Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Certo ou Errado?

+16
Geômetra
Paranhos
Homem Vitruviano
Marley
MacGyver
Flautista de Hamelin
Licantropo
sombriobyte
Dante
Necromante
Freud explica
Lilith
Druso
Eugene Hector
Gigaview
Alquimista
20 participantes

Página 2 de 12 Anterior  1, 2, 3, ... 10, 11, 12  Seguinte

Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Alquimista 1/6/2019, 00:52


Druso, aos 14 minutos do vídeo o palestrante confirma que o Kardec acreditava na inferioridade do negro SIM.

E quanto às linhas da Revista Espírita que o Necromante postou, qual seria sua defesa perante a postura nitidamente racista de Kardec?
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Druso 1/6/2019, 06:49

Alquimista, eu acho que no sentido, de odiar as pessoas da raça negra e fazer o mal a elas nenhum deles foram racistas !! O iluminismo e o universalismo são-nos geralmente apresentados como sendo momentos históricos, políticos e culturais de catarse com pretensão de elevar a exigência de um humanismo radical e intransigente contra a barbárie e o atraso civilizacional. Nada mais falso! De todos os clássicos destes períodos, ou seja, de Kant a Hume, Hegel, Tocqueville, Montesquieu, Comte, Durkheim e tantos outros em cujo pensamento assentam hoje os modelos políticos, nenhum deles escapa ao mais ordinário dos racismos. Todos eles acreditavam na superiodade civilizacional e cultural dos europeus. “Suspeito que os Negros e, em geral, as outras espécies humanas de serem inferiores à raça branca. Não houve nunca nenhuma outra nação civilizada que a de cor branca….” dizia Hume. Racistas mesmo foram os membros da Ku Klux Klan, pois eles odiavam as pessoas da raça negra !
Druso
Druso

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Alquimista 1/6/2019, 15:26


Não vejo diferença alguma entre as declarações dos pensadores iluministas que você expôs e as do Allan Kardec em relação às pessoas negras. Pra falar a verdade, acho que as de Kardec foram até mais ofensivas.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Necromante 1/6/2019, 15:52


RACISMO:

Racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos. Muitas vezes toma a forma de ações sociais, práticas ou crenças, ou sistemas políticos que consideram que diferentes raças devem ser classificadas como inerentemente superiores ou inferiores com base em características, habilidades ou qualidades comuns herdadas. Também pode afirmar que os membros de diferentes raças devem ser tratados de forma distinta.

Allan Kardec era racista de carteirinha.

"O progresso não foi, pois, uniforme em toda a espécie humana; as raças mais inteligentes naturalmente progrediram mais que as outras, sem contar que os Espíritos, recentemente nascidos na vida espiritual, vindo a se encarnar sobre a Terra desde que chegaram em primeiro lugar, tornam mais sensíveis a diferença do progresso(sic!). Com efeito, seria impossível atribuir a mesma antiguidade de criação aos selvagens que mal se distinguem dos macacos, que aos chineses, e ainda menos aos europeus civilizados"
(Allan Kardec, A Gênese, ed. cit. p. 187).

"6 --Por que há selvagens e homens civilizados? Se tomarmos uma criança hotentote recém nascida e a educarmos nas melhores escolas, fareis dela, um dia, um Laplace ou um Newton?" (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 126).

"Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão?" (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127).

"Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados" (Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra, in Allan Kardec, A Gênese, Lake _ Livraria Allan Kardec editora, São Paulo, p. 187).

Certo ou Errado? - Página 2 Allan-kardec-envergonhado
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Druso 1/6/2019, 16:42

Pessoal , eu acho que mesmo escrevendo a seguinte frase, "“Suspeito que os Negros e, em geral, as outras espécies humanas de serem inferiores à raça branca. Não houve nunca nenhuma outra nação civilizada que a de cor branca….” David Hume , célebre cético não odiava e não fazia o mal as pessoas negras da sua época , o mesmo se aplica a todos os pensadores iluministas que citei e inclusive Allan Kardec !!
Druso
Druso

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Lilith 1/6/2019, 18:54


Druso, eu acho que sua concepção de racismo está equivocada, ou um pouco distorcida.

Uma pessoa para ser racista não precisa odiar nem maltratar, ela apenas deve acreditar que é superior a uma determinada etnia.
Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Druso 1/6/2019, 19:02

Lilith, acho que os Pensadores Iluministas e Allan Kardec não conseguiram superar as limitações do século 19 ! para voçê, qual a diferença entre o suposto racismo deles com o racismo dos membros da Ku Klux Klan ?
Druso
Druso

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Lilith 1/6/2019, 22:54


A diferença? Bom, minha avó era uma cristã dedicada mas também era uma pessoa extremamente racista. Ela não gostava de negros mas não ao ponto de odiá-los. Senão não teria uma empregada negra que trabalhou na casa dela por muitos anos. Ela com certeza achava aquela mulher - igualmente dedicada, mãe de família e capaz - uma pessoa inferior. Jamais se sentaria na mesma mesa com ela, pelo que me lembro...
Os membros da Ku Klux Klan também eram cristãos dedicados e também, como a minha avó, não gostavam de negros.

A diferença?

Minha avó era uma pessoa só, não fazia parte de um grupo (ou uma seita) e nem era cristã extremista. Você já leu como se comporta psicologicamente um indivíduo quando se mescla em um grupo? Que a mentalidade grupal passa ser a dominante? Lembra daquela moça que estava num estádio assistindo um jogo de futebol e foi flagrada pela câmera xingando um jogador de macaco? Ela declarou que parecia ser outra pessoa pois que nunca faria aquilo no seu dia a dia normal. E se o grupo em questão é uma seita extremista... pode sair de perto que lá vem chumbo.

Essa é a diferença. É como veneno: se um medicamento for administrado em doses controladas então tá tudo normal, porém se o mesmo for administrado em excesso daí passa a ser veneno.
Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Alquimista 2/6/2019, 01:27

Druso escreveu:acho que os Pensadores Iluministas e Allan Kardec não conseguiram superar as limitações do século 19 !

Os Iluministas era do século anterior.

Como um sujeito que foi o codificador de uma religião que prega a caridade e que ao mesmo tempo alegava receber ensinamentos dos espíritos superiores não conseguiu superar as limitações e preconceitos de sua época?

A resposta é simples: Allan Kardec não é tudo aquilo que vocês imaginam ser.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Druso 2/6/2019, 02:02

Alquimista, seguinte eu não sou espírita e a tendência é me tornar um cético... bem em relação a sua pergunta , mudando de opinião agora, acho que ele superou as limitações e preconceitos de sua época , quando disse o seguinte "Nós trabalhamos para dar a fé aos que em nada creem; para espalhar uma crença que os torna melhores uns para os outros, que lhes ensina a perdoar aos inimigos, a se olharem como irmãos, SEM distinção de RAÇA, CASTA, SEITA , COR, opinião política ou religiosa; numa palavra, uma crença que faz nascer o verdadeiro sentimento de caridade, de fraternidade e deveres sociais” Alquimista voçê poderia me citar alguns livros sobre ceticismo !
Druso
Druso

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Seria um Paradoxo ?

Mensagem por Druso 2/6/2019, 02:21

Lilith escreveu:
A diferença? Bom, minha avó era uma cristã dedicada mas também era uma pessoa extremamente racista. Ela não gostava de negros mas não ao ponto de odiá-los. Senão não teria uma empregada negra que trabalhou na casa dela por muitos anos. Ela com certeza achava aquela mulher - igualmente dedicada, mãe de família e capaz - uma pessoa inferior. Jamais se sentaria na mesma mesa com ela, pelo que me lembro...
Os membros da Ku Klux Klan também eram cristãos dedicados e também, como a minha avó, não gostavam de negros.

A diferença?

Minha avó era uma pessoa só, não fazia parte de um grupo (ou uma seita) e nem era cristã extremista. Você já leu como se comporta psicologicamente um indivíduo quando se mescla em um grupo? Que a mentalidade grupal passa ser a dominante? Lembra daquela moça que estava num estádio assistindo um jogo de futebol e foi flagrada pela câmera xingando um jogador de macaco? Ela declarou que parecia ser outra pessoa pois que nunca faria aquilo no seu dia a dia normal. E se o grupo em questão é uma seita extremista... pode sair de perto que lá vem chumbo.

Essa é a diferença. É como veneno: se um medicamento for administrado em doses controladas então tá tudo normal, porém se o mesmo for administrado em excesso daí passa a ser veneno.
 Não Gostar e Odiar não seria a mesma coisa ?  mas gostei da sua Análise ?  Você é Cética ? Very Happy


Última edição por Druso em 2/6/2019, 07:37, editado 1 vez(es)
Druso
Druso

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por sombriobyte 2/6/2019, 02:25


Boa essa! Como espíritos dito superiores estavam tão em sintonia com bobagens do séc. 19 como Darwinismo social e frenologia? Mistério! BIG LOL!

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por sombriobyte 2/6/2019, 02:26


Realmente a Lilith matou a pau.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Alquimista 2/6/2019, 07:05

Druso escreveu:Alquimista voçê poderia me citar alguns livros sobre ceticismo !

Geralmente a galera começa com os básicos:

  • Carl Sagan - O Mundo Assombrado pelos Demônios
  • Richard Dawkins - Deus, Um Delírio

Mas um bom começo seria ler esse tópico AQUI!!!
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Druso 2/6/2019, 07:46

sombriobyte escreveu:
Boa essa! Como espíritos dito superiores estavam tão em sintonia com bobagens do séc. 19 como Darwinismo social e frenologia? Mistério! BIG LOL!
 a resposta a sua pergunta, está no vídeo a partir de 5:35 até 6:06 ...https://www.youtube.com/watch?v=haUhAow5sDM e aqui em O Livro dos Médiuns que diz " Os Espíritos podem guiar os homens nas pesquisas
científicas e nas descobertas? resposta “A Ciência é obra do gênio; só deve ser adquirida pelo trabalho, pois é somente pelo trabalho que o homem se adianta no
seu caminho. Que mérito teria, se apenas precisasse interrogar os
Espíritos para saber tudo? A esse preço, qualquer imbecil poderia
tornar-se sábio. O mesmo se dá com as invenções e descobertas da
indústria. Depois, uma outra consideração, é que cada coisa deve
vir a seu tempo e, quando as ideias estão maduras para recebê-la; se
o homem tivesse este poder, subverteria a ordem das coisas, fazendo
que aparecessem os frutos, antes da estação própria.
Deus disse ao homem: tirarás teu alimento da terra, com o
suor de teu rosto; admirável figura que pinta a condição em que
ele, aqui, se encontra; ele deve progredir em tudo, pelo esforço do
trabalho; se lhe dessem as coisas inteiramente prontas, de que lhe
serviria sua inteligência? Seria como o estudante, cujo dever, um
outro fizesse.”
29. O sábio e o inventor nunca são assistidos pelos Espíritos
em suas pesquisas?
“Oh! Isto é muito diferente. Quando chega o tempo de uma
descoberta, os Espíritos encarregados de lhe dirigir a marcha, procuram o homem capaz de levá-la a bom termo e lhe inspiram as
ideias necessárias, de maneira a lhe deixarem todo o mérito, porquanto estas ideias, é preciso que ele as elabore e as execute. O
mesmo acontece com todos os grandes trabalhos da inteligência
humana. Os Espíritos deixam cada homem na sua esfera de ação;
daquele que só está apto para cavar a terra, não farão o depositário
dos segredos de Deus; mas saberão tirar da obscuridade o homem
capaz de secundar seus desígnios. Não vos deixeis, portanto, arrastar pela curiosidade ou ambição num caminho que não corresponde ao objetivo do Espiritismo e que vos levaria às mais ridículas
mistificações.”
Druso
Druso

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Lilith 2/6/2019, 16:15

Druso escreveu:
Não Gostar  e Odiar não seria a mesma coisa ?
Há uma diferença imensa. Você pode não gostar de algo mas tolera. Veja o caso da minha avó. Se ela odiasse negros, não toleraria um dentro de sua casa. Espero que eu tenho sido clara.
Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Lilith 2/6/2019, 16:19

Druso escreveu:
mas gostei da sua Análise ? Você é Cética ? Very Happy
Já frequentei a Seicho-no-ie e depois a Wicca, hoje não sigo mais. Se sou cética? Bom, a minha mãe vivia falando que desde menina eu era muito questionadora. BIG LOL!
Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Druso 2/6/2019, 16:33

         Eles se Consideram Racistas- Cristãos !! :: MUAHAHAHAHAHAHA!
Druso
Druso

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Druso 13/6/2019, 20:02

Pessoal, seria certo afirmar , que o método científico também irá progredir ou evoluir ?
Druso
Druso

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Lilith 14/6/2019, 01:20


Oi Druso,

eu penso que o método científico possibilita que as metodologias e as teorias aplicadas à determinado conhecimento científico possam sim evoluir. Vide o caso da mecânica newtoniana e da relatividade geral de Einstein, e também tudo o que concerne ao estudo dos buracos negros.
Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Druso 14/6/2019, 07:10

Oi Lilith, Existem algumas áreas da ciência (por exemplo, a Física Quântica) que têm como base teorias que se apóiam apenas na conclusão lógica a partir de várias outras teorias e poucos experimentos, já que há uma limitação tecnológica para se comprovar empiricamente determinadas hipóteses
Druso
Druso

Mensagens : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Licantropo 28/6/2019, 00:01

A mentalidade mais produtiva que você pode ter é simplesmente esta: sempre, sempre, sempre ter um sistema de crenças que não resista à mudança. Vá para onde a informação o levar, sem medo, porque certamente a verdade nunca é algo para temer.
Licantropo
Licantropo

Mensagens : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Alquimista 28/6/2019, 00:08


Seja bem-vindo, Licantropo!
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Licantropo 28/6/2019, 00:11

Obrigado, Alquimista!
Licantropo
Licantropo

Mensagens : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Licantropo 28/6/2019, 01:39

Pseudo-céticos / céticos de mente fechada. Não questiona nada de instituições não-religiosas estabelecidas, mas toma o que elas dizem sobre a fé e exige que os outros façam o mesmo.Não faz perguntas para tentar entender coisas novas, mas julga se elas se encaixam na ortodoxia.Imediatamente julga como falso e desmascara tudo o que contradiz seu paradigma.Não estão interessados ​​em verdades, evidências ou fatos, apenas na defesa de seus pontos de vista.Não consegue pensar em termos de possibilidades, mas vê seus paradigmas como fixos e constantes.Estão dispostos a mentir e enganar para desacreditar seus oponentes.Automaticamente descarta e nega todos os dados que contradizem o materialismo e a ortodoxia.É crítico e rápido para tirar conclusões sobre coisas que eles sabem pouco ou nada sobre.Escarnece e ridiculariza os que a eles se opõem, em vez de usar análise objetiva e exame.Quando confrontados com evidências ou fatos que não podem refutar, usa semântica, jogos de palavras e negação para tentar ofuscar a questão.Incapaz de adaptar seus paradigmas a novas evidências e nega dados que não se ajustam a eles.Vê o establishment científico como uma religião e autoridade a ser tomada com fé e nunca questionada ou desafiada. Não compreende a diferença entre o processo / metodologia científica e a instituição científica.Assume que o establishment científico é objetivo e imparcial, e livre de política, corrupção, controle, censura e supressão, sem outro motivo senão a fé cega na autoridade.Nunca admitirão que estão errados, independente de evidências.
Licantropo
Licantropo

Mensagens : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Certo ou Errado? - Página 2 Empty Re: Certo ou Errado?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 12 Anterior  1, 2, 3, ... 10, 11, 12  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos