Música Clássica e Cinema
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Re: Música Clássica e Cinema
Vale lembrar que, por muito tempo, música de balé e de teatro foram considerados gêneros menores pelos críticos. E olha que gigantes como Stravinsky e Beethoven escreveram obras-primas nesses campos!
sombriobyte- Mensagens : 602
Re: Música Clássica e Cinema
Acho que uma trilha sonora poder ser considerada música erudita é ponto pacífico... se West Side Story de Bernstein para a Brodway pode, por que elas não? E afinal de contas, como diz o livro dos Massin, o cinema tomou o lugar da ópera como representação da arte total.
Siegfried- Mensagens : 210
Re: Música Clássica e Cinema
Eu acho que, as trilhas que ouvi são um pouco abaixo da música erudita, de Schoenberg, Mozart e Debussy. A melhor trilha que já vi foi a de "Disque M para matar". E a pior foi de "Matrix"...
Flautista de Hamelin- Mensagens : 252
Re: Música Clássica e Cinema
John Williams é considerado um compositor erudito? Apesar de ele compor trilhas sonoras para filmes, são arranjadas para orquestra, então acho que ele deve ser considerado como tal.
Ele e Hans Zimmer mais as músicas deles tem um estilo extremamente diferente do erudito que estamos acostumados a ouvir. Eles usam a música para dar clima ao filme e vice-versa. Então por esse ponto pode parecer que eles não deveriam ser considerados exatamente como eruditos.
Alguem ai poderia me esclarecer?
Necromante- Mensagens : 167
Re: Música Clássica e Cinema
Flautista de Hamelin escreveu:
Eu acho que, as trilhas que ouvi são um pouco abaixo da música erudita, de Schoenberg, Mozart e Debussy. A melhor trilha que já vi foi a de "Disque M para matar". E a pior foi de "Matrix"...
Necromante escreveu:
John Williams é considerado um compositor erudito? Apesar de ele compor trilhas sonoras para filmes, são arranjadas para orquestra, então acho que ele deve ser considerado como tal.
Ele e Hans Zimmer mais as músicas deles tem um estilo extremamente diferente do erudito que estamos acostumados a ouvir. Eles usam a música para dar clima ao filme e vice-versa. Então por esse ponto pode parecer que eles não deveriam ser considerados exatamente como eruditos.
Alguem ai poderia me esclarecer?
Em 2001 - Uma Odisséia no Espaço, em princípio, Kubrick iria usar as composições de Alex North, com quem havia trabalhado em Spartacus e em Dr. Fantástico.
Como rotina, o diretor usou trechos de músicas clássicas durante a montagem para que as cenas não ficassem sem música até que a trilha estivesse pronta, mas as músicas escolhidas por Kubrick acabaram por causar boa impressão nos executivos da MGM e o diretor resolveu mantê-las na edição final.
North só ficou sabendo da decisão quando viu o filme pronto dias antes do lançamento.
Mais tarde, Kubrick justificou sua decisão: ''Apesar de nossos compositores de trilhas serem muito bons, eles não são Beethoven, Mozart ou Brahms. Por que usar uma música que não é tão boa quando há uma enorme quantidade de música orquestral disponível, do passado e do presente? Quando você está montando um filme, é muito útil ser capaz de experimentar diferentes peças musicais para ver como elas funcionam na cena. Com um pouco de cuidado e reflexão, essas trilhas temporárias podem se tornar definitivas''.
Re: Música Clássica e Cinema
Beleza, agora posso conhecer a trilha sonora original.
sombriobyte- Mensagens : 602
Re: Música Clássica e Cinema
A boa trilha sonora é aquela que transcende as imagens e sobrevive fora das telas. Alexander Nevsky é assim. Aliás, o filme é muito inferior à partitura (com todo o respeito por Eisenstein, que deve ter fãs renhidos por aqui.)
Nevsky é um filminho de propaganda anti-nazista, nada mais. Tá certo... foi bem mais que isso em seu contexto histórico (tanto que foi banido na época do Pacto Nazi-Soviético e reconduzido aos cinemas com toda a pompa quando tropas alemães invadiram a Rússia).
Ideologicamente, contudo, Nevsky é tão ingênuo (embora nem de longe tão pernicioso) quanto "Vítimas do passado", "O Judeu Eterno" e o resto dos filmes nazistas.
Alguém já viu/ouviu "Ivan, o terrível"? É outra parceria de Eisenstein com Prokofiev. Pelo que ouvi dizer, a música é boa. A trilha existe em CD.
Deixando de lado a política e a ideologia, nada como a ducha fria de Psicose pra dar uns arrepios. Adoro essa trilha, bem como Vertigo. Dá-lhe Bernard Herrmann.
Duas coisas que vocês ainda não escreveram sobre o John Williams: é dele a ótima trilha de Schindler's List e ele compõe música extracinematográfica.
Tenho um CD do Williams chamado "The Five Sacred Trees", com uma obra homônima composta por ele para sala de concerto. (Sinceramente, prefiro as composições dele para as telas. Na sala de concerto, ele muda de personalidade e tenta dar uma de Takemitsu e Hovhaness, compositores, aliás, que ele rege naquele mesmo CD)
Mais um bom compositor: Danny Elfman. Ele é o autor de pelo menos uma obra-prima, chamada Edward Scissorhands (Edward Mãos de Tesoura). Uma música sensacional, a mais onírica que conheço. O adjetivo não é incidental. A música parece mesmo oriunda dos sonhos.
Basil Poledouris também tem sua pequena obra-prima: Conan, o bárbaro. A trilha foi inspirada em Carmina Burana e, de fato, ambas têm um jeitão bem similar.
Hans Zimmer: nunca tinha prestado atenção em qualquer de suas trilhas até assistir a "Além da linha vermelha". Que música maravilhosa aquele filme tem! O espírito lembra a melancolia do Adágio para cordas de Barber. É claro que não é assim o tempo todo. Na verdade, das onze faixas do CD, são duas (interligadas) que constituem essa pérola.
Alguém tem a trilha de "Zona de conflito"? Vi esse filme no cinema, há alguns anos. Lembro que tinha uma música excelente, principalmente na cena de abertura. Se não me engano, era para piano e orquestra de cordas. Infelizmente, nunca vi o CD à venda.
Alguém, por favor, comente Floresta do Amazonas e o Descobrimento do Brasil, de Villa-Lobos. Cansei de usar as palavras "ótimo" e "sensacional".
sombriobyte- Mensagens : 602
Re: Música Clássica e Cinema
Sombriobyte, eu assisti Alexander Nevsky, e também não gostei do filme. A cena da batalha no gelo é ridícula. Realmente a trilha sonora do Prokofiev é muita areia pro caminhãozinho daquele filme. Já Ivan o terrivel eu nunca assisti, mas tenho a trilha sonora do filme. A musica é fantástica, assim como quase tudo que Prokofiev compôs! Sds!
Necromante- Mensagens : 167
Re: Música Clássica e Cinema
No caso da trilha sonora de "Coração Valente", poderíamos dizer que a mesma valoriza o potencial fotográfico exibido na película e o merecido prêmio de melhor fotografia. Podemos acrescentar dizendo que James Horner (seu compositor e maestro) e os solistas, Tony Hinnegan, Eric Rigler, Mike Taylor, conduzem de forma lúcida esta bela composição.
Necromante- Mensagens : 167
Re: Música Clássica e Cinema
Na trilha sonora do filme Empire of the Sun há um belissimo Laudamus Te.
Alguem saberia me dizer se o John Williams compôs o "resto" da missa?
Necromante- Mensagens : 167
Re: Música Clássica e Cinema
Oops... Falha.
O tal do Laudamus Te que citei acima não é um Laudamus Te. É Exsultate Justi e portanto não deve ser um movimento de uma missa.
Necromante- Mensagens : 167
Re: Música Clássica e Cinema
Já a minha trilha preferida do James Horner é a do Flautista de Hamelin!
Flautista de Hamelin- Mensagens : 252
Re: Música Clássica e Cinema
Olá, sou guitarrista!
Acho que ultimamente as ost da indústria de games tem se saído muito melhor que a de filmes.
Eu particularmente considero as ost como a do Final Fantasy e da série Castlevania verdadeiras obras-primas.
Sou fanzão da compositora Michiru Yamane dos jogos Castlevania. Procurem ouvir a ost do Symphony of the Night e vocês verão que músicas como a Wood Carving Partita são puro barroco.
Alucard- Mensagens : 215
Re: Música Clássica e Cinema
Quando vi o filme Laranja Mecânica a minha admiração imediata não foi para Kubrick, mas para Wendy Carlos. Não pensei duas vezes e comprei o vinil Switched On Bach quando eu tinha 19 (faz tempo isso, não?!). Comprei por curiosidade e adorei o Brandemburgo 3. Foi minha primeira exposição à música de Bach. No dia seguinte comprei os seis Brandenburgos com o Collegium Aureum (Gustav Leonhardt, Franz Joseph Meyer, Harmonia Mundi... Yey!) e em dois dias eu me transformei de rockeiro pra amante de Bach e instrumentos de época.
Freud explica- Mensagens : 184
Re: Música Clássica e Cinema
Por falar em Wendy Carlos, alguém já ouviu a parodia de Pedro e o Lobo do Prokofiev com Wendy Carlos e Weird Al Yankovic? O álbum tem ainda o Carnaval dos Animais - Part Deux, que tem entre os animais unicórnios, amebas, tubarões, pombas...
E falando em P&W; a gravação que eu tenho é com Ormandy e David Bowie. Há alguns dias atrás eu vi na Tower Records uma com narração do Patrick Stewart (to boldly go where no wolf has gone before )
Eu gostaria de ouvir essa com Sir Sean Connery: "...and Petaahs part ish played by the shtringsh..." Hehehe
Freud explica- Mensagens : 184
Re: Música Clássica e Cinema
As trilhas de filmes são músicas incidentais ou isso só acontecia no teatro antigo?
No caso da trilha do filme psicose, é música incidental, por se tratar de música erudita?
Música incidental só pode ser música erudita?
Masses Crusher- Mensagens : 173
Re: Música Clássica e Cinema
Elabore um pouco melhor. Não consegui entender o que você quis perguntar.
Siegfried- Mensagens : 210
Re: Música Clássica e Cinema
Acho que ele quer saber o seguinte: sim, a música de filme é incidental. Ela "incide" sobre a trama do filme; a música incidental não tem nada a ver com música erudita ou não - ela pode ser maravilhosamente cerebral, tipo Eisenstein e Prokofiev, tipo a abertura de Beethoven para Coriolano, tipo Williams e Tubarão, e pode ser comercial e sem valor artístico. Deu para entender? Incidental não é um tipo de música clássica. Qualquer música pode ser incidental.
sombriobyte- Mensagens : 602
Re: Música Clássica e Cinema
Podemos considerar a música feita para o cinema "clássica" ou "erudita"?
Há pouco tempo vi que na programação da orquestra filarmônica do Luxemburgo estava incluida a música que John Williams fez para a "Lista de Schindler".
E já agora, qual os melhores compositores deste tipo de musica?
Eu adoro Morricone, John Barry, James Horner e Maurice Jarre. Deliro com a banda sonora do "Cinema Paradiso" de Morricone e com a de "O Carteiro de Pablo Neruda".
Trovador- Mensagens : 195
Re: Música Clássica e Cinema
E existem certos temas que são recorrentes no cinema: o coro de Lohengrin (música-padrão de casamento, ao lado da marcha do Mendelssohn), Cavalgada das Valquírias, coral da Nona Sinfonia de Beethoven...
Trovador- Mensagens : 195
Re: Música Clássica e Cinema
Eu acho que não. A música de cinema não tem uma finalidade em si, ela é um "meio", e depende barbaramente das imagens associadas a ela. Nem o compositor de músicas de cinema é um sujeito "livre", pois ele tem de compor coisas do tipo "42 segundos de música romântica seguidos de 13 segundos de música de terror, aí quero 4 segundos de suspense" etc etc. Claro que estas amarras não amarram gênios, e aí a trilha sonora de cinema rendeu pérolas como as de Nino Rota, mas mesmo assim por definição música de cinema não é música clássica. (Na música clássica o foco está no "pensar em produzir a música", no desenvolvimento temático, no refletir sobre a produção sonora, e não em apenas repertir padrões popularizados).
Arcano- Mensagens : 156
Re: Música Clássica e Cinema
Então Alexandr Nevski e Ivan o Terrível de Prokofief não é música erudita só porque foram compostas como trilha para os filmes homônimos de Sergei Eisenstein?
Siegfried- Mensagens : 210
Re: Música Clássica e Cinema
Vale a pena lembrar também de filmes nos quais a música é muito mais do que apenas incidental, ou um simples meio utilizado pelo diretor. Penso nos filmes de Visconti, como "Senso", "Ludwig", "Il Gattopardo","Belíssima", nos filmes de Bergman, como "O Olho do Diabo", com um delicioso acompanhamento de Domenico Scarlatti, também Pasolini e sua fixação pela Paixão Segundo São Mateus. Sem falar no cinema mudo, das belíssimas trilhas dos fimes de Murnau, por exemplo. Parece que para estes diretores, entre outros que não citei aqui, a música serve ao filme, assim como o filme serve à música.
Siegfried- Mensagens : 210
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