Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ouvido Absoluto

+18
Bibi
Norman, o herege
Alquimista
kbr
Tom Severo
Frederico Mercúrio
Alucard
Freud explica
Flautista de Hamelin
Siegfried
Incógnito
Eugene Hector
Trovador
Arcano
Masses Crusher
sombriobyte
Lilith
Necromante
22 participantes

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 5 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Bibi 21/9/2019, 16:29


Gente acho que todos juntos já disseram tudo sobre o assunto, mas concordo com o Alucard, ouvido absoluto não existe, existe ouvido treinado.

Ou existe também olhos biônicos?

No oriente ninguém fala sobre ouvido absoluto, no entanto esses músicos diferenciam não só um acidente tonal, como oitavos do nosso tom sem esforço! Será que todo músico oriental tem ouvido absoluto?

Claro que não! Ouçam essa:

Já precisei fazer exames auditivos várias vezes, por controle de saúde. Nos dois últimos exames, o médico me chamou e disse que eu ouvia mais do que uma pessoa normal (em outras palavras "eu tinha ouvido biônico"), me mostrou o gráfico e tanto nos sons agudos como nos graves eu identificava frequências que a maioria das pessoas não conseguiam ouvir.

Claro que eu não acho que eu tenho "ouvido biônico", com certeza pelo fato de ter estudado música muitos anos, meus ouvidos são mais treinados a ouvir nuances que a maioria das pessoas não conseguem por não ter adquirido o mesmo treino.

Assim como o cérebro de um pianista tem uma igualdade maior de um lado e outro (do que outras pessoas que não trabalham com música e até do que outros instrumentistas) pelo uso constante do lado esquerdo e direito (segundo pesquisas inglesas e em países escandinavos).
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 5 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Maçom 33° Grau 21/9/2019, 17:44


Uma vez li uma reportagem na revista Veja (se não me engano) há muitos anos. Nela se dizia que o ouvido absoluto era um dom raro e muito desejado e que os musicistas que o possuíam eram privilegiados (estou resumindo com minhas palavras pois já faz um bom tempo que li esta reportagem). O autor dizia que o maçom Mozart possuía ouvido absoluto e em certa ocasião identificou a nota produzida por um porco, se não me engano. Ainda nesta reportagem dois estudiosos de música eram unânimes em dizer que só seria possível adquir ou desenvolver ouvido absoluto iniciando os estudos ainda na infância, pois para um adulto, mesmo que houvesse nascido com o ouvido absoluto, seria impossível desenvolvê-lo.
Maçom 33° Grau
Maçom 33° Grau

Mensagens : 204

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 5 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Incógnito 21/9/2019, 19:36


Não é que você pode ter ou não um ouvido absoluto.
Há pessoas que nascem com o "dom" de identificar a altura das notas e memorizá-las. No início, até se pensa que todo mundo ouve desse jeito. Mas o normal é ter um ouvido relativo, isso é, você memoriza a relação entre os sons. O ouvido absoluto pode ser "simulado" por quem tem ouvido relativo, aprendendo-se a memorizar as notas, o que é tão eficaz quanto. Mas seu ouvido continuará sendo relativo. Você escuta o intervalo entre dois sons. O natural é você, identificando um deles, encontrar o outro a partir do intervalo percebido.
Quem tem ouvido absoluto identifica os dois sons e encontra o intervalo pela relação entre eles. Há uma diferença nada sutil na maneira de perceber.
Como eu disse anteriormente, nenhum deles funcionará muito bem para fins musicais se não for treinado. Aí sim, não há idade para se treinar um ouvido. Pode-se desenvolver a percepção através do treino, seja o seu ouvido absoluto ou relativo.
Entenda: niguém "adquire" ouvido absoluto. Cada um desenvolve o ouvido que tem, assim como um tenor nunca será um baixo. Tem que desenvolver a voz com a qual nasceu.
Incógnito
Incógnito

Mensagens : 114

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido Absoluto - Página 5 Empty Re: Ouvido Absoluto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos