Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Atari, um estilo de vida

+17
Lilith
kbr
Pedroca Reis
007
Trovador
sombriobyte
Paranhos
Professor Black
Masses Crusher
Geômetra
Marley
Eugene Hector
Alucard
MacGyver
Ovelha Negra
James Halliday
Alquimista
21 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por Ovelha Negra 3/11/2019, 11:34


Atari no Brasil em 81!

Olá amigos,
Descobri recentemente uma pessoa que possui um console de Atari vendido aqui no Brasil antes dos fabricados pela Polyvox.
Segundo ele as empresas Mesbla e Mappin se reuniram e trouxeram do exterior vários consoles e cartuchos de Atari e ''nacionalizaram'' este material confeccionando caixas e manuais e colocaram novas etiquetas de identificação, inclusive as do painel frontal e da parte de trás (estas me parecem ser feitas de plástico).
Tudo isso em português e com o nome do fabricante como "Atari Eletronica Ltda".
É uma raridade, no Brasil o Atari oficial da Polyvox só chegou no final de 1983.
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por Ovelha Negra 3/11/2019, 11:35


Curiosidade: Games de Michael Jackson!

O saudoso Michael Jackson gostava muito de comprar coisas, inclusive videogames e máquinas de arcade tipo fliperama (e muitas outras coisas). Tem muito material de filmes também.
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por Masses Crusher 3/11/2019, 13:51


Dá pra notar como ele era uma criança por dentro!
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por Eugene Hector 3/11/2019, 14:25


A sala de jogos do Michael é monstruosa, maior que minha humilde casa!! kkkk Eu já tinha visto ela uma vez num programa!!
Eugene Hector
Eugene Hector

Mensagens : 147

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por Professor Black 3/11/2019, 14:44


Ovelha, esse Atari pré-Polyvox é um produto pirata, pois pelo que eu entendi era um Atari americano modificado e por debaixo dos panos da própria Atari. Então seria perigoso usar o logo original.
Professor Black
Professor Black

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por James Halliday 4/11/2019, 06:20


E os computadores Atari?

Em meados dos anos 90 um amigo músico chegou da Inglaterra com um micro Atari ST. Apesar de defasado para aquela época, ele trabalhava com ele e era um micro muito legal. Era como um notebook só que sem o monitor. A imagem era muito boa e os jogos também. Foi o único que conheci embora sei que a Atari fabricou muitos computadores.
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por Ovelha Negra 4/11/2019, 14:17


Qual era o seu clone?

Alguns aqui talvez não tiveram um Atari original... qual console compatível com Atari você teve? *Se possível, contem alguma história ou façam algum comentário sobre o aparelho.

Tive 2
O primeiro foi um CCE Supergame VG-3000... compacto e feio de doer! Com os controles embutidos no próprio console, ou seja: se o controle desse algum problema, coisa que eventualmente acontecia devido a fragilidade, teria de trocar o aparelho todo! Fora que o controle era bem ruim, a alavanca era fina demais e o botão era na lateral.
Vinha com o Pac Man de brinde!

O segundo era um Dactar, esse sim!
Achava tão bonito quanto o Atari, pelo fato de ter um design (um pouco mais "radical" que o Atari) e o joystick tinha dois botões (com a mesma função, é claro), sem contar que no controle tinha o detalhe ergonômico de ter aquelas empunhaduras para os dedos.
Vinha com um cartucho de 4 jogos, só me lembro que entre esse games vinha o SeaQuest, era o que eu gostava mais de jogar! Na época foi comprado na Mesbla.

*Infelizmente não os tenho mais. Vendi o Dactar e o aparelho da CCE ficou guardado em casa (com defeito) durante um bom tempo.
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por Ovelha Negra 4/11/2019, 14:21


Queria saber mesmo sobre os clones brasileiros... sou encucado com o Dynavision... achei que a Dynacom só tivesse os clones de Nintendo!
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por MacGyver 4/11/2019, 14:41


O Supergame CCE VG3000 é bastante parecido com o Gemini, que na minha opinião foi o melhor dos consoles compatíveis com Atari.

Ele até que foi bem popular no Brasil e nos dias de hoje ainda é encontrado com certa facilidade no Mercado Livre. Ele é o clone mais compacto que eu conheço (tirando os modificados por pessoas que entendem do assunto e os sem slot de cartuchos), porém era bem capado e frágil. A fonte dele é Bivolt interna, ele não tem as chaves de dificuldade, sempre programado no difícil e não tem chave de cor. O popular era o cinza escuro, e o modelo vermelho é bem mais difícil de ser encontrado. Até hoje não achei pra vender e só o conheço por fotos.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por MacGyver 4/11/2019, 14:44

James Halliday escreveu:
E os computadores Atari?

Em meados dos anos 90 um amigo músico chegou da Inglaterra com um micro Atari ST. Apesar de defasado para aquela época, ele trabalhava com ele e era um micro muito legal. Era como um notebook só que sem o monitor. A imagem era muito boa e os jogos também. Foi o único que conheci embora sei que a Atari fabricou muitos computadores.

Atari XL 800

É um home-computer fabricado pela Atari contemporâneo ao MSX, Commodore 64, ZX-Spectrum e similares... nunca foi lançado no Brasil.

É bom salientar que esse modelo apesar de ter entrada pra cartuchos NÃO É COMPATÍVEL COM VCS/2600.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por Paranhos 4/11/2019, 15:50


Esse VG3000 era sem vergonha demais!!
Sem chave de dificuldade, sem chave P&B e os 2 controles grudados (detalhe interessante da porta extra para joystick). Deve ser da leva dos últimos modelos fabricados pela CCE, em tempo que todos os modelos (2600, Dactar, Dynavision, etc...) já sofriam com as mutilações de fábrica.
Paranhos
Paranhos

Mensagens : 206

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por MacGyver 4/11/2019, 16:11


Pior que até o Atari 2600 original, nos seus últimos modelos vinha com controles embutidos, sem botão de cor e sem chaves de dificuldade.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por Alucard 4/11/2019, 16:36


Além do meu Atari 2600, tenho um video game Supergame CCE 2800 (clone do Gemini Coleco) deste criança.

Aliás, o Supergame 2800 é muito bem construído (para os padrões da indústria nacional da época), mas o Coleco, se bobear, tem a construção melhor até que o Atari original!

Na primeira vez que vi um Coleco Gemini, a primeira coisa que pensei foi... "Como que essa coisinha pequena faz o mesmo que o meu Atari 2600?".
Eu ainda não sabia como era dentro de um 2600. E quando eu vi, tive tal enigma descoberto!!
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por James Halliday 5/11/2019, 09:12


Quem teve ou tem o Supergame CCE VG 3000, o último que saiu, compacto, sabe que ele tem um problema sério: não tem botão de dificuldade! Bom, ao menos poderiam ter colocado ele sempre no modo fácil então, que é o que a maioria das pessoas gostam, mas não fizeram isso e alguns jogos ficam impossíveis de jogar, como Pelé Soccer com o gol pequeno, Q*Bert cheio de bolinhas e Frogger que não atravessa do outro lado do rio... enfim, uma droga.
Outra coisa que acontece também é que este console não tem o botão pra deixar o jogo preto e branco.

Mas aí pensei, fucei e achei a solução! Descobri que estes botões não foram colocados por uma economia ridícula da CCE, porém eles existem, só falta mesmo o botão.
Abaixo vou mostrar aonde ficam os pontos dos botões.

- Pra quem não conhece o irmão mais novo e menor do Atari, o Supergame CCE VG3000, saibam que só tem 3 botões nele: a chave de ligar, o select e o início.

- Placa do console com as devidas marcações: basta soldar fios aí e as outras pontas nas chaves.

- Pode por chaves se quiser e fazer igual no Atari, ou simplesmente soldar um fio no ponto de retorno e outro no da dificuldade e programar para sempre no fácil. Eu aconselho o uso deste tipo de chave.

- No meu só fiz um furo: ela cobre o furo e fica com acabamento profissional.

- Achei inútil por a chave de preto e branco e como o vídeogame é apertado por dentro, fiz uma única chave juntando os dois pontos de dificuldade - os dois ficam no fácil ou no difícil.

- FAÇAM POR CONTA E RISCO - NÃO MEXAM COM O VÍDEO GAME LIGADO. O PROCESSO É SIMPLES, MAS REQUER SABER MANUSEAR UM FERRO DE SOLDA.

- Se for por chaves, aconselho abrir o videogame antes e estudar bem o espaço dentro dele pra por as chaves; o videogame é muito apertado, tem que ser chaves muito pequenas. A minha mesmo tive que derreter um pedaço do plástico dentro do console pra encaixar a chave; mais um motivo pelo qual optei por uma única chave. Tive medo de estragar o console; como derreti apenas dentro, por fora não dá pra ver nada, então tá bom.

- Agora com seu Supergame CCE tendo as chaves de preto e branco/colorido e de dificuldade, você não vai ficar agora sempre jogando no modo mais difícil.
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por MacGyver 5/11/2019, 15:01


Belas dicas!

Enfim, esse CCE não dá pra levar a sério, comprometem o produto seriamente em função da economia de 1 botão de plástico.

Isso é que é respeito pelo cliente.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por Ovelha Negra 5/11/2019, 15:22


Acho que ninguém ia se recusar a comprar este vídeo game se ele fosse o equivalente a 10 reais mais caro na época e tivesse estes botões, realmente não entendo o pq disso.
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por Alucard 6/11/2019, 01:45


O meu Atari, comprado nas finadas lojas Mesbla, veio sem o seletor de dificuldade (A/B). E o pior que não era um defeito, ele vinha com borrachinhas "originais" tampando os buracos.
Todos os jogos eu tinha que jogar no modo mais difícil, muitos nem tiveram como jogar.
Foi só comigo que aconteceu uma coisa dessas?
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por MacGyver 6/11/2019, 01:59


Não foi só com você!
Isso foi um corte (ridículo) de gastos na fabricação do console, creio que seu VCS também não tenha a chave COLOR/P&B.

Foi um "desprivilégio" apenas dos usuários do Atari original.

Os usuários de clones, como o Supergame da CCE, ou o Dactar da Milmar, tinham os botões todos, no final dos anos 90.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por Alucard 6/11/2019, 02:09


Realmente é o cúmulo.

Quanto custaria uma chavinha dessas? 50 centavos no máximo?
Se fosse algo sem importância... mas era algo que detonava teu console, tinha jogo que não dava pra jogar sem aquilo.
O que mais me deixou com raiva foi que levei meu Atari em uma conceituada eletrônica na cidade e pedi pra ver se dava pra colocar a tal chavinha. O tecnicuzão abriu ele, olhou e falou que não dava, pq veio sem... muitos anos depois, quando isso já não tinha mais importância, eu abri meu Atari e liguei as trilhas de cima com a de baixo com um fio de telefone, e funcionou perfeitamente. Como é que um técnico pode ser tão incompetente assim?
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por MacGyver 6/11/2019, 02:19


Provavelmente esse técnico era daqueles que falavam que "Atari estraga a TV porque força o tubo, entende dona?!"...
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por sombriobyte 6/11/2019, 02:57


Os anos 80 foram "perdidos" para a economia brasileira, a crise era tal que os caras vendiam o videogame sem a chave para cortar custos...

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por James Halliday 6/11/2019, 05:11


Jogo de MSX no Atari:

Trata-se do jogo Knightmare desenvolvido pela Konami. O jogo foi reprogramado em Batari Basic (Atari 2600 Basic): http://bataribasic.com.

Apesar da limitação do console, o jogo até que ficou bom.



Este jogo tem duas versões. Uma de 4Kb e outra maior, a do vídeo.
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por Alucard 7/11/2019, 14:30


Músicas famosas em jogos de Atari:

Bobby is going home: Durante o jogo toca a canção What a Friend We Have in Jesus e quando o Bobby chega em casa toca a canção Home Sweet Home.

Battle Zone: tem um pequeno trecho do refrão da Abertura 1812 de Tchaikovsky, onde na música se escuta os canhões dando tiros... parece que é uma música em homenagem à Batalha de 1812 da Rússia contra as tropas de Napoleão... Na gravação em vinil da extinta Borges e Damasceno o som dos canhões eram reais... Depois se lançou outras versões com efeitos bem fracos...

No começo do M*A*S*H* toca um pedacinho de nada da Suicide in Painless, que é o tema do filme e da série.

No Gyruss tem a Toccata & Fugue in d minor, de Bach. Ela toca durante todo o jogo.
E ela também aparece na introdução do Donkey Kong Junior.

Não para por aí não, no jogo Moonsweeper, depois de perder todas as vidas toca um pedacinho de uma música cristã chamada Swing Low, Sweet Chariot.

Sneak n Peak (Esconde Esconde): Eu sei de duas que tocam no jogo, tem a Camptown Races, e quando encontra o amigo escondido toca a For He's a Jolly Good Fellow.

Smurfs: Durante o jogo toca uma canção chamada Simple Gifts.

O tema do Frogger veio lá do Japão. Chama-se Inu No Omawarisan - The Dog Policeman.

Na hora que você morre no Pitfall toca um trecho do tema da série Dragnet. Vou deixar o link escondido pra não pesar tanto o tópico:
http://goo.gl/EjuE8

O tema título do California Games nos vários sistemas que o game foi portado é uma canção chamada Louie Louie.
http://goo.gl/JDPJF

Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por Alucard 7/11/2019, 14:38


Yankee doodle aparece no The Official Frogger, junto com várias canções, praticamente num pot-pourri. Outro jogo divertido com canções bem legais é o Rabbit Transit, onde toca a London Bridge is Falling Down e For He's Jolly a Good Fellow. Rabbit Transit é muito legal.

Vale salientar que tanto o The Official Frogger quanto o Rabbit Transit eram jogos do Starpath Supercharger, um acessório utilizado para rodar jogos em cassete no 2600.
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por Trovador 7/11/2019, 19:09

Alucard escreveu:
Bobby is going home: Durante o jogo toca a canção What a Friend We Have in Jesus e quando o Bobby chega em casa toca a canção Home Sweet Home.

Bob is going Church seria mais apropriado. Tem outro jogo do Atari que toca uma música de igreja também, aquela musica "glória, glória aleluuuuuuuuuuuuuuuia"... é um que tem que chegar do outro lado da tela.



Na hora que você morre no Pitfall toca um trecho do tema da série Dragnet. Vou deixar o link escondido pra não pesar tanto o tópico:
http://goo.gl/EjuE8

Rapaz, essa do dragnet no pitfall foi muito doido... Eu lembro que eu ria demais quando alguém morria no pitfall... Um primo meu correu atrás de mim, porque ele disse que se eu risse dele morrendo iria me pegar... mas ao ver a cara dele e essa música com aquele "vibrato" do timbre... eu não conseguia me controlar, resultado tive que sair correndo... rsrsrssrs
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Atari, um estilo de vida - Página 2 Empty Re: Atari, um estilo de vida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos