Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mundo do Xadrez

+22
Meu nome não é Johnny
Nefelibata
007
FIAT LUX
Gyodai
Maçom 33° Grau
kbr
Terry Silver
Alquimista
Mandrake
Monalisa
Homem Vitruviano
Professor Black
Arcano
Ovelha Negra
Gárgula
Cachorrão
Geômetra
Conde de Monte Cristo
Marley
MacGyver
Aleister Crowley
26 participantes

Página 2 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Cachorrão 24/2/2020, 19:22


Depois que o Alekhine conseguiu o milagre de tirar o título do Capablanca, ele correu do cubano, como diria o ditado popular, igual o capeta corre da cruz. Evitava disputar qualquer torneio em que o cubano fosse participar pra não dar nenhuma chance de revanche.

O Alekhine tem muitos méritos por ter conseguido tal feito, mas na minha opinião não é maior que Capabanca, que foi um gênio espetacular que ficou 8 anos sem perder uma única partida em torneios de elite.

Vale lembrar que o Kramnik venceu um match contra o Kasparov, mas isso não o faz maior que o Ogro de Baku.
Cachorrão
Cachorrão

Mensagens : 145

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Arcano 24/2/2020, 19:26


Na minha opinião...

A melhor de todos os tempos...
Paul Morphy vs Duke Karl / Count Isouard
http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1233404
Arcano
Arcano

Mensagens : 156

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Arcano 24/2/2020, 19:27


Na série "La passión del Ajedrez", Leontxo Garcia conta que este jogo foi disputado no intervalo após primeiro ato da ópera "O Barbeiro de Sevilla".
O Conde e o Duque propuseram a partida e jogaram juntos com as negras.
Uma das partidas mais famosas da história. Inspiração pura.
Arcano
Arcano

Mensagens : 156

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Professor Black 24/2/2020, 19:40


http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1023029

É incrível, quando se pensa que já se viu de tudo em xadrez me deparo com esta partida de Eduard Gufeld. É conhecida esta partida como "Mona Lisa", só lances finos das pretas e muita frieza, mas muita mesmo.

Aliás, olhando o histórico deste enxadrista, surpreendi-me com suas partidas, por ex. esta contra Smyslov também foi brilhante: http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1126175

Alguém já conhecia este jogador?
Professor Black
Professor Black

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Homem Vitruviano 24/2/2020, 19:51


Incrível, definiu bem, muita frieza...
Homem Vitruviano
Homem Vitruviano

Mensagens : 180

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Homem Vitruviano 24/2/2020, 19:51


Eu achei mais brilhante a primeira partida...
Homem Vitruviano
Homem Vitruviano

Mensagens : 180

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Homem Vitruviano 24/2/2020, 19:52


A Imortal Polonesa, essa é uma das partidas mais belas que já foi jogada.

Uma obra de arte do grande M. Najdorf.
Homem Vitruviano
Homem Vitruviano

Mensagens : 180

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Conde de Monte Cristo 24/2/2020, 20:09


Demais essa partida entre Petrosian e Spassky.

http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1106725

A partida segue empatada até que Petrosian dá aquele toque de genialidade.

30.Dh8+!! Simplesmente judiou do Spassky!
Conde de Monte Cristo
Conde de Monte Cristo

Mensagens : 226

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Monalisa 25/2/2020, 01:50


Curiosidades, fatos interessantes, engraçados, etc

Se você conhece ou presenciou algum fato interessante, curioso ou engraçado sobre xadrez, coloque aqui para que todos saibam!

Vou começar com uma história que já deve ser de conhecimento de muitos...

Em 1965, quando venceu pela 1ª vez o Campeonato Brasileiro, Mequinho jogava a penúltima rodada com Olício Gadia, quando a partida foi suspensa. Então Gadia, convicto que o garoto Mecking não se arriscaria em uma sessão de suspensas já que o empate lhe garantia o título, falou:
- Proponho o empate!
- Proponho que o senhor abandone! - exclamou Mequinho.
O riso foi geral entre os assistentes. A seguir, o garoto demonstrou com presteza como ganharia o final. Gadia, muito sem jeito, abandonou na hora.
Monalisa
Monalisa

Mensagens : 121

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Monalisa 25/2/2020, 01:51


O Xadrez é o único esporte em que uma mulher conseguiu conquistar um campeonato nacional numa competição mista contra homens. Trata-se da campeã húngara Judit Polgar, considerada a melhor jogadora de todos os tempos.
Monalisa
Monalisa

Mensagens : 121

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Aleister Crowley 25/2/2020, 02:01


Nimzowitsch não podia sentir o cheiro da fumaça de cigarro e em um torneio ele exigiu para jogar que os adversários não fumassem na sala de jogo (antigamente era permitido). Os rivais concordaram. Na partida com Lasker, quando este colocou uma carteira de cigarro na mesa antes de sentar para jogar, Nimzowitsch correu para o árbitro para reclamar. Este disse:

- Mas Lasker não está fumando.

Ninzo replicou:
- Eu sei que ele não está, mas ele ameaça fazê-lo!

Talvez daí venha a expressão "No xadrez a ameaça é mais forte que a execução".
Aleister Crowley
Aleister Crowley

Mensagens : 124

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Aleister Crowley 25/2/2020, 02:03


No torneio internacional de Sousse, 1967, o GM Milan Matulovic fez um lance que perderia imediatamente a peça.

Ele desistiu do lance e fez outro, dizendo que estava meramente ajustando as peças no tabuleiro (J'adoube). Seu oponente, o GM Istvan Bilek reclamou com o árbitro, mas nada aconteceu. A partida terminou empatada. Depois desse incidente, Matulovic recebeu o desagradável apelido de "J'adoubovic".

Matulovic jogou 33.Bf3?? e antes que Bilek jogasse 33...Txf3, Matulovic colocou o bispo de volta em e2 e jogou 33.Rg1
Aleister Crowley
Aleister Crowley

Mensagens : 124

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Monalisa 25/2/2020, 02:13


Fato pitoresco!

Anatoli Karpov venceu seu primeiro torneio internacional (categoria absoluto) em 1967, aos 16 anos, na cidade de Trince, Tchecoslováquia. O fato pitoresco é que Karpov foi enviado por engano! Os soviéticos pensavam que fosse um torneio da categoria júnior... Mas Karpov deu mostra de seu potencial como futuro campeão mundial e venceu o torneio. Os participantes devem ter imaginado: ''Se o júnior fez esse estrago, imagine o que fariam os adultos!''.
Monalisa
Monalisa

Mensagens : 121

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Monalisa 25/2/2020, 02:15


Bobby Fischer, quando ganhou o campeonato de juniores dos EUA em 1956, recebeu como prêmio uma máquina de escrever portátil e declarou: "Isto é muito mais bonito que ir à escola!" No ano seguinte ganha novamente e adivinha o prêmio... Uma outra máquina de escrever!!! E por certo não achou muita graça, já que foi o mesmo prêmio do ano anterior...
Monalisa
Monalisa

Mensagens : 121

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Aleister Crowley 25/2/2020, 02:48


Um psiquiatra que trabalhava em um hospício em Moscou ficava irritado com os urros de alegria e as gargalhadas frenéticas de um dos internos. Ao questioná-lo sobre o que lhe causava tamanha graça, este respondia diante de um tabuleiro de xadrez: "Acabei de ganhar de Deus de novo, ninguém pode comigo, nem Deus..."
Decidido a dar um banho de humildade no sujeito, o psiquiatra enviou uma carta a Mikhail Tal, então campeão do mundo e um dos melhores jogadores russos de todos os tempos, explicando a situação e pedindo que tirasse uma partida com o sujeito.
Para surpresa de todos, Tal aceitou o desafio, e foi ao jogo. Para surpresa geral, o maluco ganhou 4 e empatou 1. Alegando tempo curto, Tal não jogou mais nesse dia. Aí que o maluco ficou mais frenético ainda: "Ganho de Deus e você me trás o campeão dos mortais?"
Alguns anos depois, momentos antes de um evento de simultâneas, Tal reconhece o maluco entre os desafiantes e declara: "Hoje vencerei 19 partidas e perderei 1". Mas para sua surpresa, a partida com o maluco foi muito tranquila e Tal venceu sem problemas. Eufórico, ele corre e liga para o psiquiatra, e este então lhe responde: "Agora não adianta mais, ele já está curado..."
Aleister Crowley
Aleister Crowley

Mensagens : 124

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Ovelha Negra 25/2/2020, 02:57


Alekhine tinha um gato chamado "Chess" que levava para a sala de jogos durante seu match contra Euwe.
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Ovelha Negra 25/2/2020, 02:59


Lasker uma vez estava em um navio e viu um homem estudando uma posição de xadrez. O homem perguntou se ele sabia jogar. "Oh, de vez em quando" respondeu Lasker. O homem convidou-o para jogar algumas partidas. "Eu jogo muito, então para compensar sua falta de experiência eu vou te dar a vantagem de uma Dama. Se você ganhar, a vantagem vai passar para a de uma Torre, e assim por diante".
Lasker deixou o homem ganhar a primeira partida, e depois a segunda. Então falou: "Deve ter alguma vantagem em jogar sem a Dama. O Rei fica com mais espaço para se mexer quando o espaço do lado dele não está ocupado. Nessa partida, eu vou te dar a Dama de vantagem, que tal?"
O homem riu, Lasker insistiu e ele aceitou. Lasker foi e derrotou-o. O homem pediu para jogar de novo, e mais uma vez Lasker o derrotou. Ele só descobriu o que acontecera quando viu o nome de Lasker na lista de passageiros do navio.
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Ovelha Negra 25/2/2020, 03:02


Diz a lenda que certa vez Nimzovich foi abordado por um amador que lhe pediu para que o mestre analisasse uma partida sua.
Logo na abertura o amador fez um lance extravagante de cavalo que foi prontamente condenado por Nimzovich. Então, meio chateado com a crítica, o amador argumentou:
- Mas mestre, esse lance já foi jogado por Lasker!

E Nimzovich retrucou:
- Lasker é um gênio, ele pode! Você não, então tem que seguir os conceitos...

Ai, kkkk.
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Marley 25/2/2020, 03:23


Partida espiritual entre Korchnoi e Maróczy?

Alguém sabe se isso é verdade?
Perguntei uma vez para um kardecista por que os espíritos não jogam xadrez com os encarnados. Ele respondeu:
"Há uma notável partida de xadrez jogada em 1985 entre um vivo (o famoso campeão internacional de xadrez, Viktor Korchnoi, naquela época, terceiro no ranking mundial), e um falecido mestre em xadrez (o húngaro Géza Maróczy [1870-1951], classificado em terceiro no ranking mundial por volta de 1900)."

Alguém sabe se isso ocorreu mesmo, e como foi?
Marley
Marley

Mensagens : 261

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Professor Black 25/2/2020, 04:09


Isso tudo não passou de uma viagem de um médium que disse que incorporou o caboclo desse Maroczy e foi jogando os lances por ele! E no final ainda perdeu.
Ao meu ver, isso foi apenas uma maneira que esse cara arranjou para conseguir jogar contra o grande Korchnoi! (E pelo visto deu certo!)
Professor Black
Professor Black

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Aleister Crowley 25/2/2020, 04:18


Se for assim, eu vou dizer que incorporei o Capablanca e exigir um match imediato contra o Magnus Carlsen!

E lá irei eu, todo pimpão jogar meu jogo de jogador nível 1200 de rating e perder feio! E se questionarem o porquê do amontoado de erros da minha partida, eu direi que a culpa pela derrota foi devido ao longo período que o Capablanca passou sem jogar! MUAHAHAHAHAHAHA!
Aleister Crowley
Aleister Crowley

Mensagens : 124

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Geômetra 25/2/2020, 04:28


Uai, eu também vou fazer isso, kkkk.
Mas vou incorporar um Alekhine.
Mais seguro, né?
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Geômetra 25/2/2020, 04:29


Eu lembro dessa história. Eu tinha um recorte de jornal com essa matéria, deve ser de 87 ou 88. Acho que o Korchnoi tem alguma crença espírita, ou simpatia, por isso deve ter aceitado o desafio.
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Mandrake 25/2/2020, 04:42

Marley escreveu:
Partida espiritual entre Korchnoi e Maróczy?

Alguém sabe se isso é verdade?
Perguntei uma vez para um kardecista por que os espíritos não jogam xadrez com os encarnados. Ele respondeu:
"Há uma notável partida de xadrez jogada em 1985 entre um vivo (o famoso campeão internacional de xadrez, Viktor Korchnoi, naquela época, terceiro no ranking mundial), e um falecido mestre em xadrez (o húngaro Géza Maróczy [1870-1951], classificado em terceiro no ranking mundial por volta de 1900)."

Alguém sabe se isso ocorreu mesmo, e como foi?

Pura bobagem. Foi um jogo postal, que durou 8 anos. Na época já existiam programas de computador razoavelmente fortes, que podiam oferecer razoável resistência. E na posição final o suposto Maroczy cometeu um erro que nenhum MI ou GM cometeria nem em relâmpago, quanto menos num jogo postal. Além de a manobra Td1-Td3-Tg3 ser muito estranha para um jogador forte.
Mandrake
Mandrake

Mensagens : 107

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Mandrake 25/2/2020, 04:45


[Event "Spiritualist exhibition game"]
[Site "?"]
[Date "1985.06.15"]
[Round "?"]
[White "Geza Maroczy / Robert Rollans"]
[Black "Viktor Korchnoi"]
[Result "0-1"]
[ECO "C18"]
[BlackElo "2695"]
[PlyCount "94"]
[EventDate "1985.??.??"]

1. e4 e6 2. d4 d5 3. Nc3 Bb4 4. e5 c5 5. a3 Bxc3+ 6.bxc3 Ne7 7. Qg4 cxd4 8. Qxg7 Rg8 9. Qxh7 Qc7 10. Kd1 dxc3 11. Nf3 Nbc6 12. Bb5 Bd7 13. Bxc6 Bxc6 14. Bg5 d4 15. Bxe7 Kxe7 16. Qh4+ Ke8 17. Ke2 Bxf3+ 18. gxf3 Qxe5+ 19. Qe4 Qxe4+ 20. fxe4 f6 21. Rad1 e5 22. Rd3 Kf7 23. Rg3 Rg6 24. Rhg1 Rag8 25. a4 Rxg3 26. fxg3 b6 27. h4 a6 28. g4 b5 29. axb5 axb5 30. Kd3 Kg6 31. Rf1 Rh8 32. Rh1 Rh7 33. Ke2 Ra7 34. Kd3 Ra2 35. Rf1 b4 36. h5+ Kg5 37. f5+ Kxg4 38. h6 b3 39. h7 Ra8 40. cxb3 Rh8 41. Rxf6 Rxh7 42. Rg6+ Kf4 43. Rf6+ Kg3 44. Rf1 Rh2 45. Rd1 Kf3 46. Rf1+ Rf2 47. Rxf2+ Kxf2 0-1
Mandrake
Mandrake

Mensagens : 107

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 2 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos