Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ocultismo na Música

+11
Norman, o herege
Pedroca Reis
Alquimista
Baphomet
sombriobyte
Dree Elle
Alucard
Masses Crusher
Seu Belzebu, o Chulapeta
Aleister Crowley
King Diamond
15 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Ocultismo na Música

Mensagem por King Diamond 29/6/2020, 13:59

Pra quem curte saber sobre essas coisas...

Algumas bandas, como o Led Zeppelin, possuem, em suas letras, mensagens ligadas ao ocultismo. Stairway To Heaven, por exemplo, é um clássico.
King Diamond
King Diamond

Mensagens : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por King Diamond 29/6/2020, 14:01

Embora algumas coisas sejam interessantes...
Quase morro de ri quando algum carinha diz que Slayer é satanista por causa do pentagrama...
King Diamond
King Diamond

Mensagens : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por King Diamond 29/6/2020, 14:02

Banda com temática ocultista de verdade e legal é Therion... os caras são Draconianos...
King Diamond
King Diamond

Mensagens : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por King Diamond 29/6/2020, 14:03

Mas o ocultismo no rock/metal vai bem mais além do que isso...
King Diamond
King Diamond

Mensagens : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por Aleister Crowley 29/6/2020, 14:12

Os princípios hedonistas de Crowley, com a pregação do aproveitamento dos prazeres terrenos, incluindo sexo e drogas, foram base para todas as doutrinas satanistas que se seguiram, embora Crowley não tenha de maneira clara em sua obra se declarado satanista, sendo mais apenas um anti-cristão, tendo tomado para si próprio a denominação de "Número 666".
Aleister Crowley
Aleister Crowley

Mensagens : 124

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por Seu Belzebu, o Chulapeta 29/6/2020, 14:43

O tema do "Ocultimo & Música" é muito interessante, e eu mesmo trato um pouco disso em minhas pesquisas.
Só que tais pesquisas, para ser idôneas, precisam ser efetuadas por pessoas que não tenham os preconceitos inquisitoriais dos fundamentalistas religiosos!
Estamos no Século XXI e esses caras ainda não saíram da ignorância da Inquisição.

O rock, quando surgiu para o mercado na década de 50, estava mais vinculado a temáticas do tipo "o cara que tem um carrão e toca um som e está a fim de pegar uma menina para transar". A sexualidade se manifestava, mas muito do ponto de vista masculino.
Foi Janis Joplin a primeira cantora a tratar disso pelo lado das mulheres. Ela costumava dizer: "Eu canto com meu corpo, com meu sexo, com minha voz".

O Ocultismo só poderia entrar um pouco aí, nas sonoridades que resgatavam a antiga ligação entre corpo, dança e ritmos alucinantes, típica das manifestações xamânicas.
Tanto que uma tribo convertida ao Cristianismo reclamou: "Vocês nos converteram, e agora os seus jovens tocam o tipo de música que nós tocávamos quando praticávamos nossos rituais".

A partir de Bob Dylan, as letras do universo pop começaram a se aperfeiçoar.
E com Jimi Hendrix, o Ocultismo entraria mais forte através dos sons hipnóticos, e de letras como a de "Voodoo Child (Slight Return)":

"E se eu não me encontrar mais com você neste mundo,
então eu, eu te encontro no próximo.
E não se atrase, não se atrase
porque eu sou uma criança vodu.
Deus sabe. Eu sou uma criança vodu".

Como descendente de negros e índios, Hendrix herdou muito dessa sonoridade ritualística.
A sua avó materna era uma descendente das tribos cherokee e eles tiveram longos papos sobre a magia indígena.
Hendrix passou tudo isso para o blues e também para o universo roqueiro, por consequência.
É a partir dele que pode se falar numa presença explícita do Ocultismo no Rock.
Seu Belzebu, o Chulapeta
Seu Belzebu, o Chulapeta

Mensagens : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por Masses Crusher 29/6/2020, 15:02

Metal é um estilo de música, independente da temática, portanto não critique o gosto dos outros.
Quem foi o maluco que inventou que o pentagrama é o símbolo do satanismo? Não seria por acaso o pentalfa?
Não há nada de mais em ocultismo no rock, pois assim como livros, música é uma forma de comunicação.
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por Masses Crusher 29/6/2020, 15:04

A música Trem das 7 do Raul Seixas não tem nada a ver com trem, ela simplesmente está falando do fim do mundo, o trem que surge de trás da montanhas azuis é o apocalipse, o trem também traz de longe as cinzas do velho aeon. Que trem é esse?
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por Masses Crusher 29/6/2020, 15:06

O Zé Ramalho diz em uma música a seguinte frase: "e virá como guerra a terceira mensagem, na cabeça do homem ambição e coragem", também é um sinal de ocultismo, sem falar em outras músicas como Eternas Ondas, kriptonia e taxi lunar.
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por Masses Crusher 29/6/2020, 15:06

Um amigo meu também falou que o Pink Floyd também carrega mensagens ocultas nas músicas.
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por Alucard 29/6/2020, 17:33

O trem das sete do grande Raul, refere-se à MORTE, não ao apocalipse... re-leia a letra e entenderá...

Se tu quer mesmo pesquisar sobre esse assunto (música + misticismo), comece a ouvir um bom Heavy Metal pois 99,999% possuem ''referências místicas'', taxadas com acusações de satanismo, bruxaria, misticismo em geral... um bom conselho é começar com a, na minha opinião, a melhor... Iron Maiden... rs...

Saúde, PAZ e um bom Rock!!! Music
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por Dree Elle 29/6/2020, 17:45

Procurem sobre a banda "Tool". Smile
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por King Diamond 29/6/2020, 17:58

Muito boa sua interpretação sobre o trem das sete.

Eu gosto muito de heavy metal, mas em que fonte de dados você se baseou para chegar ao cálculo de que 99,99 % das bandas tem base ocultista??

Eu não calculei matematicamente, mas se chegar a 10% já me surpreenderia. (Muitas são vulgarmente satanistas e sem profundidade mesmo, ainda que o som seja bom.)

O Iron Maiden praticamente trata de temas políticos, sociais e históricos (o "Seventh son of a seventh son" é uma rara exceção). Até mesmo em The number of the beast, superficialmente mística, ela trata de fato da incoerência e violência histórico-políticas da "santa inquisição".

Nem tudo que se faz parecer ocultismo o é, e muitas vezes o que menos se suspeita é uma rica fonte... (para os puderem ver)
King Diamond
King Diamond

Mensagens : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por Alucard 29/6/2020, 18:10

A informação que passei foi da boca do próprio Raul, numa entrevista do mesmo na transamérica em 1987 eu acho...

Ele fala muito também sobre a sociedade alternativa, o Novo Aeon de Crowley... porém não nessa música (trem das sete)...

“Um apocalipse entendido como o fim de um mundo (modo de viver) e o começo de outro”
Essa é uma frase falando da morte também (mesmo que seja com ''palavras de peso'' cristão), mas não do novo Aeon...
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por Alucard 29/6/2020, 18:17

Existe uma coisa em que acredito, em meu sentimento, e procuro alimenta-lo sempre exageradamente de informações para poder ter minha conclusão, o que falam dessa música, já ouvi de amigos que conhecem também, assim como ouvi na entrevista do próprio uma outra coisa em relação a essa e tantas outras músicas...
Procuro não expor minha opinião tomando como base suposições ou possibilidades, não que alguém esteja, mas é a ''minha realidade'' de encarar as coisas... adoro Raul desde quando comecei a tocar violão, ele é sempre o mais pedido pra tocar em roda de amigos... já ''viajei'' muito nas ''viagens'' dele...
Bom, mas é natural... tu pode estar certo ou eu posso... o importante é expor as ideias...

Voltando ao assunto do tópico e já que citaram Crowley... vamos lá...

O rock, de uma maneira geral, prega a rebeldia contra os costumes vigentes e ataca o sistema vigente (sempre foi considerado um meio de expressão, principalmente da juventude), incluindo, é claro, a RELIGIAO ATUAL... a anti-religião é facilmente confundida com uma religião/seita, na sua grande maioria... anti-cristã... como informação nunca é demais, vamos lá...

* Beatles - John Lennon foi um estudioso de Aleister Crowley assim como Raul Seixas, os dois chegaram até a se encontrar e conversar sobre o assunto, pois John também tinha interesse na sociedade alternativa, Aleister Crowley aparece entre os personagens da capa do disco ‘Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band’...

Ocultismo na Música C7cf76d691c5630cfc6bb541a1172345
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por Alucard 29/6/2020, 18:23

* Black Sabbath – o próprio nome da banda (uma referência a encontros de ''feiticeiras''), olhem as capas dos discos... e Ozzy Osbourne desenvolveu um visual meio que demoníaco... e tem aquele som ''Mr Crowley''... em homenagem a quem??? ...
* Led Zeppelin - o guitarrista Jimmy Page foi um estudioso de Aleister Crowley também... assim como Raul e John Lennon...
* Doors - Jim Morrison se casou em um ritual pagão com uma ''bruxa'', o mesmo se auto denominava um "shaman" reencarnado...
* Iron Maiden – o album ‘The Number of The Beast’ deu maior polêmica... o disco ‘Seventh Son Of a Seventh Son’ do Iron Maiden possui várias citações a trechos da obra de Aleister Crowley... e o mascote Eddie é um demoninho né...
* AC/DC – o album ‘Highway To Hell’ e músicas como ‘Hell's Bells’, na capa de ‘Highway To Hell’ além de Angus estar fantasiado de demônio, o vocalista Bon Scott usa um colar com um pentagrama...
* Mercyful Fate - banda Dinamarquesa com visual ‘satânico’ do vocalista King Diamond (rs), a banda usava no palco restos humanos (ossos) reais... o que não é considerado crime na Dinamarca...
* Rolling Stones – ouça ‘Simpathy For The Devil’ e os álbuns ‘Goats Head Soup’ e ‘Voodo Lounge’...

... Alice Cooper, Eagles, Kiss ... tem muitas e muitas...

Podem se surpreender porque passa brincando de 10%...
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por Alucard 29/6/2020, 18:25

O Livro da Lei de Crowley, a doutrina conhecida por Thelema (palavra grega que significa VONTADE) e que pode ser resumida em "Faz o que quiseres que tudo deve ser da lei ... todo homem é um indivíduo único e tem direito a viver como quiser", influenciou muitos artistas e isso ajudou bastante para a ligação do Rock/Ocultismo... em tese, Aleister Crowley foi importante para o nosso velho e bom rock`n` roll... rs...
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por sombriobyte 29/6/2020, 18:31

Ocultismo na música? Xiii, tem vários...

Eric Satie, Claude Debussy, Vangelis, Grupo Era, Enigma, apenas para citar alguns.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por Baphomet 29/6/2020, 18:40

É preciso levar em consideração que o tema "Ocultismo", bem como acessórios vinculados ao tema (símbolos em capas, anéis, colares, etc etc etc...) chamam atenção, principalmente de leigos e curiosos.

Então, muitas bandas usam desse artificio (alegorias, como desenhos em capas de discos e acessórios) como uma ferramenta de marketing, pra vender discos e chamar atenção.

E muitas vezes, os integrantes nem sabem o que estão usando, que lhes é imposto pelo seu produtor, que é quem se preocupa com as vendas.

O que não quer dizer que outras não sejam sinceras...
Baphomet
Baphomet

Mensagens : 129

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por Baphomet 29/6/2020, 18:45

Matéria muito interessante:

Iron Maiden: Bruce Dickinson e Aleister Crowley

Todos sabem que o mago inglês Aleister Crowley (1875-1947) tem influenciado o mundo do rock (e as artes em geral). E todos sabem também que o cantor inglês Bruce Dickinson é um cara multitalentoso e uma das personalidades mais inteligentes do heavy metal. Mas é possível que nem todos saibam que Bruce Dickinson sempre teve um grande interesse por história da magia, ocultismo e... Aleister Crowley! E ao contrário do que a maioria pensa, Crowley não era satanista, mas sim um filósofo e ocultista praticante assíduo envolvido em diversos ramos da magia (magick) e da filosofia oculta, desde a bruxaria pagã europeia até a cabala, alquimia, magia sexual, tantrismo, hinduísmo, budismo etc. Contudo, Crowley ficou muito conhecido e mal-afamado devido ao seu comportamento "inadequado" e "chocante" para a época (a Era Vitoriana) e às difamações de fundamentalistas religiosos; nos dias de hoje, provavelmente ele não chamaria tanto a atenção.

Mas certamente Dickinson chama muita atenção devido ao seu trabalho artístico, sua inteligência e suas outras habilidades e interesses. Como músico e letrista, o trabalho dele é repleto de referências ao mago inglês e a diversas áreas da filosofia oculta, desde as músicas de sua carreira solo e do Iron Maiden até o seu filme Chemical Wedding (2008).
Do álbum solo Accident of Birth, a música "Man of Sorrows" fala do próprio Crowley quando menino, profetizando o seu futuro, quando iria então estabelecer a vinda de um Novo Mundo, de uma Nova Era. Em "Man of Sorrows", pode-se encontrar também a frase "do what thou wilt", que significa "faze o que tu queres", uma referência mais direta e explícita a Crowley e à sua Lei de Thelema. Entretanto, tal lema thelêmico tem uma origem anterior a Crowley, remontando à obra Gargântua e Pantagruel, do escritor francês François Rabelais, na qual uma abadia fictícia chamada Abadia de Thelema apresenta esse lema como uma de suas "leis". Essa famosa frase posteriormente foi adotada também por um dos clubes ingleses pseudossatanistas chamados Hellfire Club ("Clube do Fogo do Inferno"), onde se reuniam os aristocratas para praticar orgias, bebedeiras, comilanças, jogatinas e discutir arte e literatura. Porém, na filosofia de Crowley, e de acordo com a letra de "Man of Sorrows", "faze o que tu queres" se refere à Vontade do Eu Superior de cada indivíduo e não a meros desejos impulsivos e descontrolados. Esse Eu (ou a Individualidade, o Logos, o Daimon socrático etc.), de acordo com a letra da música, supostamente sofre por estar preso em um corpo carnal denso e frágil e por não se fazer conhecido pelo própria presonalidade do indivíduo, que também sofre perdido, desorientado, sem conhecer a Si mesmo e seu verdadeiro destino.

The Chemical Wedding, seguinte álbum de Dickinson, é em parte baseado na obra literária e artística do poeta inglês William Blake (1757-1827), que por sua vez também influenciou a filosofia de Crowley a ponto de este acreditar ser uma reencarnação daquele. Porém o título do álbum se refere a outro trabalho importante e lendário, o manifesto rosacruz intitulado The Chemical Wedding of Christian Rosenkreutz ("O Casamento Alquímico de Christian Rosenkreutz"), publicado em 1616 e que narra o casamento alquímico entre um rei e uma rainha. Esse matrimônio alquímico é basicamente uma alegoria para a união sexual do masculino com o feminino - estes simbolizados pelo Sol e a Lua, Fogo e Água, Espada e Cálice - por meio da magia sexual devidamente ritualizada a fim de expandir a consciência, assim como a união entre as duas partes da alma conhecidas na psicologia junguiana como animus (masculino) e anima (feminino). É claro que a magia sexual era uma prática comum na filosofia thelêmica de Crowley.

Na letra de "The Chemical Wedding", o refrão é bastante simbolista: "We lay in the same grave / Our chemical wedding day" ("Nós nos deitamos no mesmo túmulo / Nosso dia do casamento alquímico"). O túmulo é uma representação para o caldeirão na alquimia, no qual a matéria-prima densa é putrefata, desintegrada, quer dizer, transformada, para em seguida dar surgimento a algo novo; ou seja, o casamento do homem e da mulher (os alquimistas) que "morrem" no êxtase alquímico-sexual para dar surgimento a uma nova consciência, expandida, repleta de êxtase, alegria, e livre.

"The Tower", também do álbum The Chemical Wedding, é uma das letras desse álbum mais ricas em referências alquímicas e relativamente crowleyanas. A música fala especialmente sobre as imagens alquímicas do tarô e do zodíaco (ambos de suma importância no sistema de Crowley). O próprio título se refere a uma das cartas mais "sinistras" do tarô: A Torre, que é referida no Livro da Lei (Liber AL), de Crowley. Na letra, os versos "There are twelve commandments / There are twelve divisions" ("Há doze mandamentos / Há doze divisões") aludem aos doze signos astrológicos divididos em casas de 30º no cinturão (imaginário) do zodíaco com suas "influências", ou "mandamentos". O verso "The pilgrim is searching for blood" ("O peregrino está à procura de sangue") diz que o alquimista buscador, em sua senda solitária, está buscando a iluminação; o sangue é uma referência à fase "vermelha" da alquimia chamada rubedo. Nessa última fase alquímica, a Pedra Filosofal é "encontrada", e o alquimista (ou qualquer iniciado) se torna um sábio "imortal" autoconsciente, realizando sua própria Vontade livre, uma referência direta à Lei de Thelema e que está presente no seguinte verso da música: "To look for his own free Will" ("Buscar por sua própria Vontade livre").
E no refrão, temos os versos "Lovers in the tower / The moon and sun divided / the hanged man smiles / Let the fool decide / the priestess kneels / the magician laughs" ("Amantes na Torre/ A Lua e o Sol divididos / o Enforcado sorri / Deixe o Louco decidir / a Sacerdotisa se ajoelha / o Mago dá risada"), nos quais podemos encontrar referências diretas a várias cartas do tarô: The Lovers (Os Amantes), The Tower (A Torre), The Moon (A Lua), The Sun (O Sol), The Hanged Man (O Enforcado), The Fool (O Louco), The Priestess (A Sacerdotisa) e The Magician (O Mago). Pode-se dizer que a letra de "The Tower" contém alguns dos segredos alquímico-ritualísticos de magia sexual.
Há outras músicas interessantes em The Chemical Wedding, incluindo aquelas inspiradas diretamente em William Blake: "Book of Thel", "Gates of Urizen" e "Jerusalem".
Do álbum Tyranny of Souls, podem-se destacar alguns versos. O título da música "Navigate the Seas of the Sun" significa a libertação das restrições e a expansão da consciência, pois o Sol é um símbolo da cabeça humana, da inteligência e da consciência. Nessa música, encontramos "Our children will go on and on to navigate the seas of the Sun" ("Nossas crianças continuarão a navegar os mares do Sol"), que na filosofia thelêmica diz respeito ao arcano (carta, trunfo) do tarô O Sol, no qual duas crianças gêmeas, inocentes e livres "navegam" os raios solares, representando a humanidade em mais uma fase evolutiva, com seus aspectos masculinos e femininos assimilados e harmonizados pelo Eu Superior do iniciado.
Na faixa-título "A Tyranny of Souls", estão os versos "Who rips the child out from the womb? / Who raise the dagger, who plays the tune? / At the crack of doom on judgment day" (Quem tira a criança do útero? / Quem ergue a adaga, quem toca a música? / A beira da condenação no dia do julgamento"). É uma descrição do Aeon (Era, Idade, Tempo) de Crowley, retratado na carta do tarô crowleyano O Aeon (nos tarôs "tradicionais", é conhecido como O Julgamento). Esse Aeon é marcado pela destruição do velho Aeon de Osíris e pelo nascimento do novo Aeon, o de Hórus, ambos deuses da mitologia egípcia. A criança arrancada do útero, de acordo a letra da música, é Hórus, filho de Osíris e Ísis; a adaga erguida significa a morte do Aeon passado, o Aeon de Osíris, ou a Era de Peixes, considerada uma era tirana, repressora, restritiva e opressora; a música referida nos versos é tocada tradicionalmente por um ser angélico com uma trombeta, anunciando o Novo Aeon, com o julgamento e condenação do velho Aeon. Mas, no Novo Aeon, Hórus mantém silêncio para representar a "perfeição" do Novo Tempo.

Com relação ao Iron Maiden, Bruce Dickinson tem colaborado bastante nos processos de composição. Do álbum Piece of Mind, a letra de "Revelations" apresenta alguns "mistérios". O verso "Just a babe in a black abyss" ("Apenas um bebê em um abismo negro") é um referência ao conceito ocultista e crowleyano de "bebê do abismo", um termo para designar aquele que mergulha e atravessa o Vazio. Trata-se de um abismo metafísico e psíquico entre o universo real e o universo ilusório, entre a "insana" dimensão do psicomental, do metafísico, e a igualmente insana (e aparentemente "segura") dimensão da matéria; o magista ou iniciado que fracassa em cruzar o Abismo (e em assimilar o conhecimento nele contido) geralmente enlouquece. O verso "No reason for a place like this" ("Nenhuma razão para um lugar como este") mostra que, uma vez no Abismo, a razão humana como se conhece é completamente abolida.

Do álbum Powerslave, a faixa-título fala sobre um faraó, tido como um deus, que não quer morrer, mas continuar governando no mundo material. Na filosofia thelêmica de Crowley, Osíris representa a Era decadente que insiste em continuar, mas que deve ser destruída para dar lugar ao Aeon de Hórus (filho de Osíris), como mencionado anteriormente. Por outro lado, o faraó é uma representação de todo magista que fracassa em cruzar o Abismo, tornando-se assim um "escravo do poder da morte", psicoespiritualmente. Isso pode ser visto especialmente nos versos "Into the abyss I'll fall - the eye of Horus / Into the eyes of the night - watching me go" ("no abismo eu cairei - o olho de Hórus / Nos olhos da noite - me olhando ir"). E no verso "Shell of a man god preserved" ("A casca de um homem-deus preservado") o faraó/deus/mago está morto fisicamente, com seu cadáver mumificado ou não, ao mesmo tempo que ele se torna um ser vazio e insano, sem conexão com o seu Eu, ou seja, uma "casca" no mundo dos mortos, o plano da ultratumba, cujos portais estão no próprio abismo interior, segundo outro verso: "But open the gates of my hell" ("Mas abra os portais de meu inferno").
"Moonchild", do álbum Seventh Son of a Seventh Son, é uma referência direta a uma das obras de Crowley de mesmo nome. A letra da música fala sobre a união de dois magistas (homem e mulher) e o nascimento de um ser supra-humano (entendido também como uma supraconsciência). Na letra, o homem é representado por Lúcifer, o Portador da Luz, o Não Nascido, e a mulher é a Prostituta Escarlate, Babalon (nome derivado de Babylon), como aparece nos versos "The fallen angel watching you / Babylon, the scarlet whore" ("O anjo caído observando você / Babilônia, a prostituta escarlate").
Os nomes Babalon e Mulher Escarlate - apesar de derivados da Bíblia, em grande parte considerada uma obra de mitologia - são próprios do sistema mágico thelêmico de Crowley e equivalentes à deusa Lilith (mesopotâmica), Hécate (grega), Kali (hindu), entre outras, representando ainda os aspectos femininos da Natureza e a Grande Mãe do universo, livre dos dogmáticos conceitos (pseudo)morais sobre bem e mal propagados pelo fundamentalismo.
O álbum Seventh Son of a Seventh Son é todo "profético", com colaborações de outros membros da banda em torno de temas como magia, alquimia, ocultismo, bem e mal etc. Em The Final Frontier acontece o mesmo, trazendo alguns temas sobre alquimia, magia crowleyana e expansão da consciência. Na música "Starblind", pode-se ler o verso "Let the elders to their parley meant to satisfy our lust" ("deixar os anciãos às suas barganhas significa satisfazer nosso desejo"). Lust é o título de uma das cartas do tarô de Crowley, que se refere, entre outras coisas, a tudo o que é dos sentidos e que provoca êxtase, pois, nas palavras de Crowley, "não tema que deus algum lhe negue isso." Os anciãos representam a religião dogmática e repressora do Aeon passado, que oferecem "liberdades de carcereiros" e que "parlamentam" aquilo que lhes traz vantagens ilícitas. Enquanto eles falam e negociam e ficam no passado, os desejos (lust) do novo Aeon, ou seja, a Vontade livre e o desejo pela vida, são satisfeitos naqueles que se libertaram do dogmatismo e que estão sem "o dispositivo cruel da religião", de acordo com o verso "Religion's cruel device is gone". A frase "You are free to choose a life to live" ("Você é livre para escolher uma vida para viver") é outra referência à Lei de Thelema, ao cumprimento da Vontade.

Ainda do álbum The Final Frontier, a letra da música "The Alchemist" pode parecer óbvia, mas ela fala sobre algo mais do que um mero alquimista. O trecho "My dreams of empire from my frozen queen will come to pass" ("Os sonhos de império da minha rainha congelada irão passar") refere-se à rainha inglesa Elizabeth, que protegia o também multitalentoso, suposto espião e mago John Dee (1527-1608), citado no verso "Know me, the Magus I am Dr. Dee" ("Conheça-me, o Mago Dr. Dee sou eu"). John Dee é conhecido especialmente por seu trabalho sobre a polêmica magia enochiana e por sua associação com o alquimista e clarividente Edward Kelley (1555-1597), com quem "criou" esse sistema de magia, posteriormente praticado por Crowley (que acreditava ser a reencarnação também de Edward Kelley).

A letra da música descreve as práticas de Dee e Kelley com a magia enochiana, considerada um sistema angélico, descrevendo também os contatos com os anjos, isto é, os "demônios". Enquanto Kelley se comunicava com os seres enochianos, de acordo com o verso da letra "Know you speak with demons" ("Sei que você fala com demônios"), John Dee ia anotando todo o sistema. O termo "angélico", entretanto, não diz respeito às imagens populares e "agradáveis" de anjinhos rechonchudos ou anjos esbeltos e delicados, mas a seres considerados alienígenas terríveis e demoníacos (no sentido original da palavra grega "daimonos", quer dizer, "espírito", "gênio"), conhecidos popularmente como "anjos caídos", os supostos instrutores e doadores do conhecimento nos primórdios da espécie humana. Tais anjos enochianos foram contactados por Crowley, que fez as invocações pelas chamadas enochianas, resultando em sua obra Liber 418 - A visão e a voz. As invocações enochianas de Dee-Kelley e Crowley são referidas no seguinte verso de Dickinson: "Hear the master summon up the spirits by their names" ("Ouça o mestre chamar os espíritos por seus nomes").

O Iron Maiden sempre carregou uma forte aura de intelectualismo, profetismo e mistério, contando muitas vezes com as inteligentes e valiosas contribuições de Dickinson. Por afinidades intelectuais e de interesses, independentemente do tempo cronológico, Crowley sempre esteve presente, ou apenas "pairando", no trabalho de Dickinson. E diferentemente de Ozzy Osbourne, cuja letra da música Mr. Crowley é um tanto sarcástica e superficial, Bruce Dickinson tem se interessado muito mais seriamente pelas questões que envolvem a magia de Aleister Crowley. E ambos sempre buscaram ir mais além, demonstrando que é possível chegar à "última fronteira" entre a consciência e a supraconsciência...

P.S.: Caro leitor, esta matéria tem unicamente o intuito de informar algo sobre o trabalho temático da banda, sobre o simbolismo e a mensagem por trás das letras em seus devidos contextos, independentemente das crenças pessoais de quem quer que seja. Se você gostou do texto, comentários inteligentes são sempre bem-vindos. Se não gostou, você pode também esquecer esta matéria e poupar o seu tempo não "trollando", demonstrando assim maturidade e inteligência.

Referências bibliográficas
BLAKE, William. O matrimônio do céu e do inferno. São Paulo: Iluminuras.
BUDGE, E. A. Wallis. A magia egípcia. São Paulo: Madras, 2003.
CROWLEY, Aleister. The holy books of Thelema. San Francisco: Weiser Books, 1983.
CROWLEY, Aleister; DUQUETTE, Lon Milo. Enochian world of Aleister Crowley. Las Vegas: New Falcon, 2011.
GRANT, Kenneth. Nightside of eden. London: Skoob Books, 1994.
GRANT, Kenneth. O renascer da magia. São Paulo: Madras, 1999.
JUNG, Carl G. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
REGARDIE, Israel. Magia hermética. São Paulo: Madras, 2003.
TYSON, Donald. Magia enochiana para iniciantes. São Paulo: Madras, 2005.
WILSON, Robert Anton. O gatilho cósmico. São Paulo: Madras, 2004.

Adriano C. Monteiro é licenciado em Letras e um sincero apreciador de heavy/rock.
Baphomet
Baphomet

Mensagens : 129

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por Alquimista 29/6/2020, 19:02

sombriobyte escreveu:Ocultismo na música? Xiii, tem vários...

Eric Satie, Claude Debussy, Vangelis, Grupo Era, Enigma, apenas para citar alguns.

Faltou citar o teósofo Scriabin!!!  sorrisocolgate  


Sim, Erik Satie tem umas obras com títulos bem sugestivos, tais como:
Sonneries De La Rose-Croix: I. Air De L’Ordre
Sonneries De La Rose-Croix: II. Air Du Grand Maitre
Sonneries De La Rose-Croix: III. Air Du Grand Prieur

risadinha
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por Alquimista 29/6/2020, 19:05

Será que poderíamos enquadrar o Atalanta Fugiens de Michael Maier nesse rol de ilustres? santo
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por Alucard 29/6/2020, 23:17

Uma carta escrita pelo Raul quando censuraram umas músicas dele...

Ocultismo na Música Texto110
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por Masses Crusher 29/6/2020, 23:25

Sobre Trem das 7, eu continuo com a mesma opinião camaradas, mas sobre o Zé Ramalho ninguém sabe nada sobre ele e seu ocultismo? Tem também aquela outra música do Raul, "Raul Seixas na cidade de Thor" ou alguma coisa parecida.
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por Alucard 30/6/2020, 02:22

A ''morte'' tem significados diferentes dependendo dos valores (culturais) de cada um aqui...

Em meus valores, apocalipse não passa de apenas uma palavra a mais no dicionário, o que você passou a respeito de trem das sete é uma boa explicação, mas como já disse, fico com a explicação dele (Raul) descrevendo um desencarne dentro de seus entendimentos naquele momento...

Vou colocar trechos de duas músicas dele que ele cita claramente o Novo Aeon...

... Dança o bebê ... Uma dança bem diferente ... Querer o meu ... Não é roubar o seu ... Pois o que eu quero ... É só função de eu ... Sociedade alternativa ... Sociedade novo aeon ... É um sapato em cada pé ... É direito de ser ateu ... Ou de ter fé ... Ter prato entupido de comida ... Que você mais gosta ... É ser carregado, ou carregar ... Gente nas costas ... Direito de ter riso e de prazer ... E até direito de deixar ... Jesus Sofrer ...

Ou a mais famosa e clara de todas!!!

... Viva, viva, viva a sociedade alternativa ... Faz o que tu queres ... Há de ser tudo da lei ...
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Ocultismo na Música Empty Re: Ocultismo na Música

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos