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O Nome da Rosa

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Mensagem por Giordano Bruno 13/12/2020, 18:11

Qualquer semelhança com frei Guilherme de Baskerville não é mera coincidência.
Esse franciscano (Ockham) foi muito importante para o desenvolvimento da lógica e das ciências exatas, que foram muito ajudadas por uma teoria sua chamada "Navalha de Ockham", na qual é escolhida a causa mais simples dentre várias concausas de um problema.
O próprio frei Guilherme em ''O nome da rosa'' usa essa teoria para desvendar o segredo de Venâncio.
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Mensagem por Art3mis 13/12/2020, 18:41

Qual o nome da rosa?

Qual o nome da moça com quem Adso teve sua primeira e última relação amorosa?
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Mensagem por Martinho Lutero 13/12/2020, 19:14

hehe

Você não prestou atenção no sonho que ele teve, descrito no livro...
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Mensagem por Martinho Lutero 13/12/2020, 19:16

Acabando com o mistério, eis o Nome da Rosa

Sexto Dia

Terça

Onde Adso, escutando o Dies irae, tem um sonho ou visão como se queira dizer.

(...)

"E uns serviam mal, uns bebiam bem, uns morriam rindo e uns riam morrendo, uns traziam ampolas e uns bebiam nos copos dos outros. SUSANA gritava que nunca daria seu belo corpo branco ao despenseiro e a Salvatore por um mísero coração de boi..."

Como se sabe, a moça fora encontrada com um coração de boi e suspeitava-se que ela tinha sido trazida do vilarejo para satisfazer os interesses do despenseiro...

Primeira e última vez que o nome aparece no livro. Eco faz o leitor ficar no lugar de Adso, que dispõe de tudo em sua frente mas não capta o sentido das coisas, nem de seus sonhos.
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Mensagem por Ivanhoe 13/12/2020, 19:29

Permita-me discordar.

Se não me engano, esse sonho Adson teve num momento no qual sua mente estava um pouco "perturbada", confusa, com todos os estranhos acontecimentos aos quais ele estava presenciando. Por isso, o sonho foi muito igualmente muito confuso, e, fica claro, que ele mistura muitas coisas que o personagem vinha vivenciando e que já havia vivenciado, durante sua passagem no mosteiro e por toda sua vida.

Leia atentamente a parte em que Guilherme lhe ajuda a interpretar o sonho. Na verdade, Adson havia sonhado com uma espécie de Santa-Ceia às avessas, se é que é possível dizer isso. E pena eu não ter a citação aqui para lhe esclarecer.

Ou seja, com isso, acredito que sua tese não se solidifica, já que Susana, como todos sabem, é um nome bíblico, e pode ter aparecido no sonho de Adson, assim como todas as outras coisas, graças a grande confusão que se formara em sua mente jovem.

E um conselho: Não se apegue muito a questão do nome da moça. Veja o nome da rosa como uma metáfora muito maior, que ajuda a decifrar essa obra e, ao mesmo tempo, a deixá-la mais misteriosa ainda.

Forte abraço!
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Mensagem por Conde de Monte Cristo 13/12/2020, 22:30

O Ivanhoe está correto.

O Umberto Eco fez uma metáfora bem bacana. Tal como nós estamos aqui loucos em busca "do nome da rosa", assim está o homem eternamente em busca de respostas para seus questionamentos. Essa busca não para nunca. O nome da rosa de fato não interessa. Ele não é o fim. O corpo de conhecimento formado a partir desta busca é que é importante. Ele cresce sempre, por isso sempre buscamos mais.
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Mensagem por Monalisa 13/12/2020, 23:06

Na verdade a palavra ''rosa'' do título do filme/romance carrega em si tantas significações que acaba por não ter significação nenhuma.
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Mensagem por Norman, o herege 13/12/2020, 23:17

Tem razão!

E eu adoro esta sua interpretação. É a que carrego comigo há um bom tempo!

Beijos!
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O Nome da Rosa - Página 2 Empty Re: O Nome da Rosa

Mensagem por Art3mis 14/12/2020, 01:26

Se não me engano, tem essa frase no final do filme:
"Permanece, pois o nome da rosa, sem a qual não existiremos".
É mais ou menos isso!
Na verdade, a rosa seria o AMOR, não somente pela garota a qual ele se relaciona, mas o amor por qualquer coisa, sem essa ''força''’ que nos impulsiona a vida, não existiríamos, não teríamos motivo para isso!!!
Bom...essa é a minha opinião!!!
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Mensagem por William de Baskerville 14/12/2020, 01:41

Stat rosa pristina nomine...

Nomina nuda tenemur

(Permanece a rosa antiga pelo Nome. Temos apenas o vazio dos nomes).

O nome da rosa tem motivo filosófico.
A obra de Umberto Eco aponta duas tendências filosóficas diametralmente opostas, que se combatem e ao mesmo tempo se atraem.
No livro ele dizia, "como se cada buscasse o aplauso do outro", e os dois eram inimigos, e ao mesmo tempo se admiravam.
Guilherme (William) de Baskerville simboliza a filosofia nominalista, que deu origem a maioria das pseudofilosofias de hoje, como o ceticismo, o relativismo, o marxismo.
O monge cego (Jorge de Burgos) simboliza a filosofia neoplatônica (gnóstica), que Umberto Eco lança como se fosse a filosofia católica, que não aparece nem no livro, nem no filme.
A filosofia católica é aristotélica-tomista.

Estas escolas apareceram na ordem:
1 - Neoplatônica (até o século XI);
2 - Aristotélico-tomista (século XII e XIII);
3 - Nominalista (meados do século XIII);

Surgiu um problema filosófico: a questão dos universais, que geralmente se estuda em Lógica.
A questão é: o universal existe?
Os neoplatônicos afirmam que existe apenas no reino das ideias, de forma divina. Para eles, bom é o ideal, e o que existe na realidade material é deficiente. Levando às últimas consequências, acabam odiando a matéria. Foi a posição de Jorge de Burgos, o velho cego.
A posição nominalista do frei de Baskerville diz que a ideia é bobagem, e apenas o material vale. Então despreza o universal e endeusa o palpável, o concreto. Caindo no extremo da valorização da matéria, chega ao panteísmo. É o sistema-raiz de todas as filosofias ateias, cientificistas e materialistas que conhecemos.

Permanece a rosa antiga pelo nome. Para os neoplatônicos, nome significa o ideal, o divino, então, "temos apenas o vazio dos nomes" seria neste sentido.
Para os nominalistas, nome significa apenas algo vago. O vazio dos nomes significa nada.
Existem duas interpretações porque Eco é semiótico.
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Mensagem por Gárgula 14/12/2020, 02:30

Os crimes se irradiam a partir da biblioteca do mosteiro - a maior biblioteca do mundo cristão, cuja riqueza ajuda a explicar o título do romance, O NOME DA ROSA (Expressão utilizada na idade média para denotar o infinito poder das palavras).
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Mensagem por Lilith 14/12/2020, 02:39

Adso (Christian Slater) não teve aquele relacionamento sexual com aquela mulher que catava lixo??? Então... durante o filme todo não se soube a identidade dela...E vc pode perceber que no final, quando Adso relata alguma coisa a respeito dela, percebe-se que ele acabou por se apaixonar por ela sem procurar saber seu nome...daí o motivo: O NOME DA ROSA.
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Mensagem por Legolas 14/12/2020, 02:50

Também creio que seja a garota, se não me engano no fim do livro ele relaciona isso.

Quando Adso estava cometendo seu 'pecado carnal' com a mulher, mencionou que ela tinha a pele como a de uma ROSA!
Depois no fim mencionou que nunca soube o nome dela. Aí fica a incógnita 'o nome da rosa'. Wink
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Mensagem por Eugene Hector 14/12/2020, 02:59

O nome da rosa, devido ao poder das palavras!
Aliás, a história reúne muitos outros enigmas interessantes.
O personagem Guilherme de Baskerville é baseado num filosofo medieval também chamado Guilherme!
Um prato cheio!
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Mensagem por Eugene Hector 14/12/2020, 02:59

A história da mulher que "pecou" junto com Adso vem para reforçar o tema da trama. Mas não foi isso que deu origem ao nome do filme.

Um abraço!
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Mensagem por kbr 14/12/2020, 04:28

A garota não teve importância? (ahm? Era só pra encher linguiça?)
O Livro de Aristóteles também não tem?
Na verdade a história também não tem então?
O que é história?
Pode ser resumida em um parágrafo? O título pode ter causa única?
Ahm?
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Mensagem por Freud explica 14/12/2020, 04:49

Bem, segundo algumas leituras este título foi inspirado em um discurso de Aristóteles e hoje é conhecido como "Nominalismo" (algo como "dar nome aos bois").

Todos sabemos o que é uma rosa. Se eu pedir para vocês imaginarem uma rosa, conseguirão fazê-lo sem esforço algum. Agora o que aconteceria se todas as rosas do mundo acabassem? Restaria apenas "O Nome da Rosa", ou seja, o conceito do que é uma rosa.

Neste filme temos a cena em que a biblioteca está em chamas. O que se pretendia? Acabar com os livros que representavam algum perigo, naquela época, à Igreja (segundo concepção de alguns monges).

Porém, ao acabar com os livros, o que restou? O conhecimento acerca dos fatos a que os livros se referiam.

Daí o título "O Nome da Rosa", pois o que realmente importa é o significado, aquilo que conseguimos reter de conhecimento acerca das coisas que nos cercam.

Espero ter ajudado mais que confundido.
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Mensagem por Zardoz, o Mágico 14/12/2020, 05:38

Creio ser super delicado tentar atribuir um significado ao título de uma obra em que o próprio autor bateu o pé na escolha (era para se chamar ''A Abadia do Crime''). Eco, mesmo em seu pós-escrito, alerta para a preocupação que tinha com a escolha do título, chegando a dizer que se pudesse escolher não TERIA feito. "Um título não deve disciplinar as ideias e sim confundi-las", com essa afirmação do próprio autor, também extraída do pós-escrito, fica claro que seria um erro tentar definir o título da obra.

Na verdade o que Eco menos queria era atribuir interpretações através do título, daí a genialidade deste. "Uma rosa tem tantos significados que quase não tem mais nenhum".
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Mensagem por Zardoz, o Mágico 14/12/2020, 05:40

A rosa antiga permanece...

Acabei de assistir mais uma vez. Não lembro direito, mas talvez seja a oitava vez que vejo esse filme. E posso dizer: a emoção continua renovada. A cada leitura, descubro uma rosa diferente, singular.

Bom, mas deixando a suspeita de lado, vou contribuir com o tópico. Alguém aí sabia que o hexâmetro que deu origem ao título da obra na verdade refere-se ao nome de Roma?

Já pararam pra pensar nas leituras diferentes que o título evocaria?
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Mensagem por Aleister Crowley 14/12/2020, 05:53

Já assisti o filme 4 vezes em uma semana... E mesmo assim não consigo encontrar uma resposta fiel para o título do filme/livro.

Reflitam!! Por que no filme não pode ter todos esses indícios? Pode ser o da mulher ao sentido filosófico. E se Eco quis colocar várias passagens que indicassem o título dado? É como se o autor mostrasse: "Por isso que coloquei esse título", "por aquilo", "por aquela coisa também" e por aí vai... kkkkkk

Caros colegas do fórum... Eu acho que o autor não daria de bandeja o porquê do título. Ele talvez tenha colocado várias passagens para identificar sua escolha, e com isso abrir discussões (como essa). Ou, ainda, confundir todos.

Eu lembro a vocês um livro maravilhoso (opinião própria) de autor bastante conhecido: "Dom Casmurro" de Machado de Assis, e tento fazer uma comparação. Em "Dom Casmurro", Machado de Assis não deixa claro se Capitu traiu ou não Bentinho. Mas ao desenrolar da trama, o autor confunde o leitor com passagens que levam a pensar na traição ou na não traição (aconselho esse livro pra quem ainda não o leu).

Enfim, eu aceito todas as opiniões, pois acho que todas estão contidas no filme. Porém, tenho aquela que mais me chama a atenção.
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Mensagem por Vlad Tepes III 14/12/2020, 14:17

No filme deram muito mais exposição à moça do que no livro. E aliás, o que ela fez para ter o seu nome no título? Nada!
O livro todo gira em torno de símbolos e não poderia ser diferente com o título, pois se nós olharmos a rosa de cima, as suas pétalas apontam para todas as direções, dando a ideia de desconhecido, e esse é o mote do livro, que tenta desvendar as mortes descobrindo o que se escondia na biblioteca.
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Mensagem por Baphomet 14/12/2020, 14:44

Uma das melhores coisas desse livro é que ele pode ser engraçado, mas sem desviar da atmosfera.
Como na cena em que Guilherme (ou William) diz como que por acaso decifrou o enigma de Venâncio (pra mim ele fez isso para dar a entender que isso não foi nada para ele, a fim de deixar Adso impressionado), e quando o mostra a Adso ele diz desanimado que não chegaram a lugar nenhum. Então ele para e olha pra ele e diz (mais ou menos isso): "Eu, que sou um pobre monge franciscano com pouco conhecimento e habilidade graças ao supremo poder de Nosso Senhor Jesus Cristo, consigo, em poucas horas, decifrar um escrito que para o seu autor só seria entendido por ele mesmo e você biltre iletrado tem a coragem de me dizer que não chegamos a lugar nenhum?
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Mensagem por Baphomet 14/12/2020, 14:52

William de Baskerville escreveu:Bem...

William de Baskerville era um frade inglês. Aliás, quem já leu o Cão dos Baskervilles e viu o perfil físico do Sherlock Holmes (o olhar, o nariz, a estatura) vai ver que Umberto Eco literalmente plagiou o personagem de Conan Doyle. Guilherme é um plágio não só pela aparência, mas também por ser um investigador, como Sherlock Holmes.
Sim, a criação do personagem Frei William (Guilhermo, Guilherme) de Baskerville se deve ao fato do Eco ser um sherlockiano de carteirinha e o sobrenome Baskerville seja uma homenagem ao caso O Cão dos Baskerville.

Essa influência sherlockiana fica implícita já logo no início da obra, no episódio do cavalo Brunello.
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Mensagem por Baphomet 14/12/2020, 14:55

Igreja pobre ou rica????

Uma das questões que são abordadas em torno dos assassinatos na abadia, é a discussão sobre como devem ser administradas as igrejas, no que diz respeito a suas posses. Qual a opinião dos colegas sobre esse assunto? E como esse assunto vem sendo tratado pelas igrejas (católicas, evangélicas, dos santos do últimos dias ...)?
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Mensagem por Dante 14/12/2020, 18:46

Igreja pobre ou rica?

Apresento-me: Parodiando o Adso, sou mau católico, impenitente e pecador. Adoro, o libro e o filme - Acho que apesar do nosso querido UE ser um anticlerical, para mim, o filme é altamente favorável à Igreja. Quase todos os personagens - o Venerável Jorge, Severino, Alinardo, Ubertino, Remigio e mesmo Bernardo Gui, a despeito de seus defeitos, tinham suas consciências ocupadas com valores morais e com a perdição ou a salvação. Vê-se claramente que a Idade Média não era uma idade de trevas como se diz.
Ao tema:
No meu entender é preciso antes de tudo ver uma coisa. O tema é claramente, no libro, sobre apenas uma igreja. A Igreja Católica, que estava em Avignon na época por que como diz o aforisma, "Onde está Pedro, está a Igreja''. Do ponto de vista filosófico e religioso a Igreja não poderia ser mais rica. Ela é a única obra visível de Jesus Cristo. Portanto, do ponto de vista material, nada mais correto e modesto do oferecer a esta instituição que representa um reino que não é deste mundo e seria merecedora de todo o resultado do trabalho dos homens de boa fé. Por mais rica que possa ser a Igreja materialmente, isto é uma miséria do que ela é merecedora.
No filme, a frase de que Cristo era pobre era questionável. Um carpinteiro é um profissional com um ofício, não é um mendigo nem um andarilho. Não era tão pobre. Quanto a Igreja, como já disse, deve ser o mais rica possível, uma vez que representa uma imensa riqueza espiritual.
No nosso mundo comum: Quando se diz que o Vaticano e a Igreja têm riquezas na verdade isto é uma pobreza de espírito, uma mesquinhez, uma vez que aqueles prédios e obras de arte são doações para Deus. Estas coisas do Vaticano matam a fome de Deus. Não matam a fome do mundo. Ninguém se alimenta comendo estátuas, quadros ou metais. No Brasil, curiosamente, não há Igreja mais abandonada, pelos seu fieis, a maioria nada doa, do que a Igreja Católica. No mundo, a chamada reforma e o iluminismo foram instrumentos de pura rapina e roubo da Igreja.
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