Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apolônio de Tiana

+3
Meu nome não é Johnny
Giordano Bruno
Marco Polo
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Apolônio de Tiana

Mensagem por Marco Polo 23/6/2021, 20:00

Creio que alguns de vocês podem nem nunca ter ouvido falar de Apolônio, sendo que ele é um personagem pouco divulgado.


Mas criei esse tópico para que troquemos informações sobre ele, e para perguntar se algum de vocês saberia onde posso encontrar o livro de Apolônio escrito por Filóstrato, baseado nos escritos de Damis; o escrito por Charles Blount, o escrito por Voltaire e, ou, o escrito por Hierócles.
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Giordano Bruno 23/6/2021, 22:57

O que eu sei é muito pouco. Andei estudando esse pouco quando comecei a estudar sobre a Capadócia e as religiões de lá.
Há uma tradução do Livro das Pedras, mas acho que vai ser difícil você encontrar. Eu não encontrei...
Giordano Bruno
Giordano Bruno

Mensagens : 183

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Giordano Bruno 23/6/2021, 22:58

Era um filósofo, vegetariano, fez voto de silêncio e não falou por cinco anos. Relatam alguns milagres dele, como ressuscitar a filha de um romano. As igrejas cristãs da época o consideravam um demônio, porque não professava o Cristianismo. E deu muito trabalho à Igreja de Éfeso, tão paparicada por Paulo de Tarso.
Giordano Bruno
Giordano Bruno

Mensagens : 183

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Marco Polo 24/6/2021, 01:18

Bom, naturalmente ele não pregava a religião cristã. Sua longa vida, segundo os relatos de seu assistente Damis, durou de 98 a.C, à 2 d.C.


Na época, eram poucos os que pregavam a religião cristã.
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Marco Polo 24/6/2021, 01:22

O livro das Pedras não era de Apolônio e sim de Geber.


O livro das pedras foi escrito por جابر بن حیان (Abu Musa Jabir ibn Hayyan - Geber), durante sua longa vida que foi de 721 à 815 (94 anos). Portanto não há possibilidade de ter sido nem mesmo traduzido por Apolônio.
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Giordano Bruno 24/6/2021, 01:32

Não eram poucos não. A igreja cristã em Éfeso, cidade que Apolônio escolheu para morar, já era bem desenvolvida na época de Paulo de Tarso, por volta de 50 a 60 d.C. Tanto que suas cartas aos efésios fazem parte da Bíblia. Mas Apolônio foi muito elogiado, principalmente pelos seus biógrafos, que pretendiam mostrar que ele era tão milagroso como Jesus, o que causou impasses entre seus seguidores e os cristãos.
Giordano Bruno
Giordano Bruno

Mensagens : 183

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Giordano Bruno 24/6/2021, 01:34

Realmente, você tem razão. Ele era alquimista e estudou alguns escritos que contavam que Apolônio também o era.
Giordano Bruno
Giordano Bruno

Mensagens : 183

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Marco Polo 24/6/2021, 02:17

Algo não está encaixando.


Para escrever seu livro sobre Apolônio, Filóstrato se inspirou nos manuscritos de Damis e seu filho, que haviam sido dados à ele por Séptimo Severo e sua esposa Julia Domna. Damis, havia sido seguidor de Apolônio de aproximadamente 57 a.C, ao ano 0 de nossa era, quando faleceu e foi substituído por seu filho.



Acontece que, o filho de Damis escreveu nos manuscritos que Apolônio faleceu no ano 2 de nossa era. E Damis já havia dito que ele havia nascido no ano 98 a.C.
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Marco Polo 24/6/2021, 02:18

Giordano Bruno escreveu:Não eram poucos não. A igreja cristã em Éfeso, cidade que Apolônio escolheu para morar, já era bem desenvolvida na época de Paulo de Tarso, por volta de 50 a 60 d.C. Tanto que suas cartas aos efésios fazem parte da Bíblia. Mas Apolônio foi muito elogiado, principalmente pelos seus biógrafos, que pretendiam mostrar que ele era tão milagroso como Jesus, o que causou impasses entre seus seguidores e os cristãos.
Como poderia alguém nascido em 98 a.C, e falecido em 2 d.C, escrever cartas aos efésios, por volta de 50 e 60 d.C.


Creio que, ou a bíblia ou o livro de Damis deve estar errado, o que seria bem difícil de acreditar. Porque, ambas as versões tem mais de uma citação. Mas seria ainda mais difícil de acreditar que alguém tenha vivido entre 148 e 158 anos, tal como alguns atribuem a Geber uma longa vida de 215 anos.

Algo não se encaixa. Me ajude a descobrir.
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Marco Polo 24/6/2021, 02:20

Quanto às cartas, achei apenas uma citação; na tese de Suetônio sobre Apolônio de Tiana. Eu pelo menos, nunca duvidei do trabalho de Suetônio, nem nunca ouvi falar de alguém que duvidasse. Portanto, creio que essa versão possa até estar certa. Mas uma coisa eu garanto. Se uma estiver certa, a outra está errada. Afinal, sem dúvida, Apolônio nunca chegou à viver 148, ou 158 anos. Tal como, eu tenho certeza de que Geber nunca chegou a viver 215 anos.
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Marco Polo 24/6/2021, 02:22

Quanto à uma outra versão,

Tanto Porfírio em seu livro "A vida de Pitágoras", quanto Jâmblico em seu livro "A vida Pitagórica"; apresentam Apolônio como o mais influente dos filósofos neo-pitagóricos. E ambos dizem em seus livros que Apolônio foi apresentado à seita por volta do ano 70 a.C, quando já havia alcançado a maioridade grega (21 anos). O que quer dizer que Apolônio não poderia ter nascido antes de 91 a.C.

Muitos biógrafos que falaram de Nero, Domiciano e, ou Apolônio; disseram que Apolônio foi acusado de traição, perseguido por ambos os imperadores. Em ambas as ocasiões, os livros dele foram queimados e ele não podia fazer nada porque estava morto. Sendo que Nero governou entre 54 e 68, e que durante o governo de Nero, Apolônio já estava morto, dificilmente ele poderia ter escrito alguma carta entre 50 e 60.
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Marco Polo 24/6/2021, 02:24

Ah,

Só ressaltando que o que eu quis dizer foi que na época à que o Giordano se refere Apolônio já havia há muito falecido. Portanto não há como ele ter chegado a conhecer essa "igreja de Éfeso bem desenvolvida, na época de Paulo de Tarso, por volta de 50 e 60 d.C".
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Giordano Bruno 24/6/2021, 03:54

Ao que eu saiba, Apolônio nasceu no ano 2 antes de Cristo e faleceu no ano 98 depois de Cristo, portanto, com cem anos de idade.
E as Cartas aos Efésios foram escritas por Paulo de Tarso, preocupado com a fama de Apolônio como milagreiro.
Os cristãos o chamavam de demônio.
Giordano Bruno
Giordano Bruno

Mensagens : 183

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Giordano Bruno 24/6/2021, 03:55

A Carta aos Efésios, escrita por Paulo de Tarso quando preso, para alguns teólogos parece mais uma carta que tenha sido escrita não só para os Efésios, mas para muitas outras igrejas da região, como uma circular, e deve datar de depois de 60 d.C.
Vou ver se há alguma coisa a mais sobre o assunto.
Giordano Bruno
Giordano Bruno

Mensagens : 183

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Giordano Bruno 24/6/2021, 03:56

Paulo não cita nominalmente a Apolônio, mas há um trecho que dizem ter sido escrito em decorrência de Apolônio estar conseguindo muitos seguidores. É o capítulo que fala "O fruto da luz e as obras das trevas", versículo 6, que diz: "Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência."
Giordano Bruno
Giordano Bruno

Mensagens : 183

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Marco Polo 24/6/2021, 06:07

Realmente foi um equívoco meu; Apolônio viveu de 2 a.C a 98 d.C; só o que não bate é a informação de que ele havia virado neo-pitagórico em 70 a.C, já com maioridade atingida (21 anos), portanto não podendo nascer depois de 97 a.C.

Realmente as cartas foram escritas por Paulo de Tarso. E há também outras citações de Apolônio na bíblia, mas com o nome de Apolo, não me lembro agora se no primeiro ou no segundo Coríntios.

E há também quem diga (o próprio Filóstrato por exemplo), que ele nunca morreu até hoje; e de fato, nunca foram encontrados restos mortais dele; talvez porque a igreja destruiu, talvez porque ele morreu e foi enterrado posteriormente e em outro lugar, talvez até porque nunca tenha morrido ou nunca existido. Mas talvez também nunca saibamos ao certo.
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Marco Polo 24/6/2021, 06:08

Filóstrato bem que disse:

"Sobre a sua morte, se é que ele morreu, as versões são incontáveis".
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Meu nome não é Johnny 24/6/2021, 06:54

Os rivais de Jesus

Excelente documentário da National Geographic sobre as seitas cristãs que deram origem ao Cristianismo.

Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Merlin 24/6/2021, 20:03

Apolônio foi um misterioso personagem que apareceu no início desta era cristã, no século I. Os documentos que falam a respeito dele quase nunca mencionam a palavra nascimento e sim aparecimento já que era considerado uma manifestação direta do poder divino na terra, não tendo nascido da maneira convencional. São lendas que não podemos afirmar como verdade, nem negar suas evidências, Entre os atributos de sua natureza, consta-se que ele apenas manifestava um corpo aparente. Alguns documentos antigos afirmam que Ele, certo dia, surgiu na terra sem ascendentes, mas também há documentos que dizem ser Ele filho de uma Virgem, assemelhando-se a Jesus. Também foi defensor dos injustiçados, capaz de praticar os mais arrojados e difíceis atos de bravura. Era considerado um Deus em forma de Homem.
Apolônio, segundo conta, realizou grandes milagres em sua passagem pela Terra.
Dos ensinamentos de Apolônio, consta-se um texto de caráter hermético que muitos chamam de Evangelho de Apolônio, chamado de Nuctemeron.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Fulcanelli 24/6/2021, 22:58

Não pude deixar de notar que o texto do colega acima fala sobre este pequeno livro chamado Nuctemeron, publicado como apêndice à obra "Dogma e Ritual da Alta Magia" de Éliphas Lévy. Eu o li, creio que é hermético sim, prossegue a tradição alexandrina da Tabula Smeradigna e o "Divino Pimandres". Mas NÃO FOI ESCRITO por Apolônio de Tyana. Pelo que se lê em Mead e outros autores, só restaram testemunhos escritos sobre Apolônio, muito em particular o livro de Filostrato que se baseia em grande parte no diário de Damis. Nada do punho de Apolônio foi preservado, muito menos o suposto "nuctemeron", um livro mágico até interessante, mas não escrito pelo Adepto da Ásia Menor.
Fulcanelli
Fulcanelli

Mensagens : 79

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por El Guarani 25/6/2021, 01:28

Nuctemeron, fraude?

El Nuctemeron de Apolonio de Tiana es mucho más prosaico, siguiendo un antiguo manuscrito de Gilberto Gautrinus, De vita et morte Moysis, y significando luz en la noche, o noche iluminada por la luz, es un título análogo a Luz en las tinieblas, que era clásico en la literatura hermética.
Pero yo diría que el Nuctemeron es un perfecto fraude, porque se reduce a doce horas del alma en las que unos u otros, demonios, espíritus, estrellas o serpientes, cantan alabanzas a Dios. Horas simbólicas, análogas a los doce signos del Zodíaco, y a los trabajos alegóricos de Hércules. Con siete genios en cada hora, que no merecen si ser nombrados.
El Guarani
El Guarani

Mensagens : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Giordano Bruno 25/6/2021, 02:48

Fulcanelli escreveu:Nuctemeron, publicado como apêndice à obra "Dogma e Ritual da Alta Magia" de Éliphas Lévy.
O médico e escritor francês Gérard Anaclet Vincent Encausse, mais conhecido como Papus foi chamado assim porque era o nome do médico do Nuctemeron de Apolônio de Tiana.
Giordano Bruno
Giordano Bruno

Mensagens : 183

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Dree Elle 25/6/2021, 07:08

Este livro, Nuctemeron, me lembrou de outro livro de magia, o Necronomicom.

Alguém já leu alguma tradução dele? Sabe se se trata de magia sumeriana?
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Merlin 25/6/2021, 13:47

O popular Necronomicom parece só mais um livro de magia negra, e se tem alguma relação com os antigos ritos sumérios-babilônicos eu não sei. O mais provável é que seja picaretagem. Tenho uma versão da editora Anúbis.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Fulcanelli 25/6/2021, 14:00

O Lovecraft nunca escreveu um Necronomicom, só citava em suas obras, mas tem gente que acreditava tanto na existência dele que resolveu escrever pessoalmente. Já vi pelo menos um vendendo.
Fulcanelli
Fulcanelli

Mensagens : 79

Ir para o topo Ir para baixo

Apolônio de Tiana Empty Re: Apolônio de Tiana

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos