Behaviorismo
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Re: Behaviorismo
Sobre o número 1:
Concordo com os sociólogos e antropólogos que a dança da chuva tem um componente social fortíssimo, mas tem outra coisa. A dança da chuva é um comportamento supersticioso, os índios realmente acreditam que essa dança trará a chuva. Comportamento supersticioso é quando um comportamento é influenciado por eventos que não tem relação causal com ele, ou seja, a dança não tem relação com a chuva. Como isso é construído? De duas formas. Desde pequeno o indiozinho é ensinado que aquela dança trará a chuva, esse ensinamento cultural por si só já é forte suficiente pra formar essa relação, mas tem outro processo. Ao enfrentar um período de seca os índios se engajam na dança da chuva, só o fato de não estar chovendo a um tempo já torna mais provável de que a chuva não demore muito pra aparecer, mesmo que a dança não "funcione" de primeira, eles continuarão dançando, até que a chuva caia. Nesse momento a relação supersticiosa é fortalecida, pois eles relacionam o evento chuva, ao que eles estavam fazendo, dançando. Esse processo (supersticioso) acontece com todo mundo, em graus diferentes.
Não sei se isso responde a sua questão. A melhor forma de saber os processos internos e as relações que eles tem com eventos externos é perguntando pras pessoas.
Concordo com os sociólogos e antropólogos que a dança da chuva tem um componente social fortíssimo, mas tem outra coisa. A dança da chuva é um comportamento supersticioso, os índios realmente acreditam que essa dança trará a chuva. Comportamento supersticioso é quando um comportamento é influenciado por eventos que não tem relação causal com ele, ou seja, a dança não tem relação com a chuva. Como isso é construído? De duas formas. Desde pequeno o indiozinho é ensinado que aquela dança trará a chuva, esse ensinamento cultural por si só já é forte suficiente pra formar essa relação, mas tem outro processo. Ao enfrentar um período de seca os índios se engajam na dança da chuva, só o fato de não estar chovendo a um tempo já torna mais provável de que a chuva não demore muito pra aparecer, mesmo que a dança não "funcione" de primeira, eles continuarão dançando, até que a chuva caia. Nesse momento a relação supersticiosa é fortalecida, pois eles relacionam o evento chuva, ao que eles estavam fazendo, dançando. Esse processo (supersticioso) acontece com todo mundo, em graus diferentes.
Não sei se isso responde a sua questão. A melhor forma de saber os processos internos e as relações que eles tem com eventos externos é perguntando pras pessoas.
Freud explica- Mensagens : 184
Re: Behaviorismo
Eu concordo sim, os processos ocorrem ao mesmo tempo. Não há porque pensar que só um processo pode ocorrer de cada vez, acontece tudo de forma dinâmica. Ao mesmo tempo que o índio faz a dança para "poder chover", ele dança porque é bom participar de uma atividade junto com as pessoas de sua comunidade. Existem pelo menos dois processos ocorrendo juntos.
Freud explica- Mensagens : 184
Re: Behaviorismo
Com relação a número 2:
Gostei dessa frase: "Às vezes o efeito pode ser provocado por diversas causas." Está bem de acordo com a noção de determinação.
Os behavioristas também acham que podemos sentir dor sem expressar essa dor. Vale lembrar que para nós, sentir também é comportamento.
Vou considerar que o que você está chamado de estado mental são as emoções. As emoções afetam sim o comportamento, elas são uma variável determinante, porém não a tratamos como causa única (assim como não tratamos nada como causa única), pois existem variáveis que determinam o aparecimento de emoções. Então, por mais que uma emoção altere nosso comportamento, ele ainda vai ser função de algo que está ocorrendo no meio externo.
Respondeu?
Gostei dessa frase: "Às vezes o efeito pode ser provocado por diversas causas." Está bem de acordo com a noção de determinação.
Os behavioristas também acham que podemos sentir dor sem expressar essa dor. Vale lembrar que para nós, sentir também é comportamento.
Vou considerar que o que você está chamado de estado mental são as emoções. As emoções afetam sim o comportamento, elas são uma variável determinante, porém não a tratamos como causa única (assim como não tratamos nada como causa única), pois existem variáveis que determinam o aparecimento de emoções. Então, por mais que uma emoção altere nosso comportamento, ele ainda vai ser função de algo que está ocorrendo no meio externo.
Respondeu?
Freud explica- Mensagens : 184
Re: Behaviorismo
Pra clarificar.
Emoção é uma FUNÇÃO, não é um COMPORTAMENTO.
Alegria não é comportamento, é uma função.
A FUNÇÃO afeta o COMPORTAMENTO.
O que é esse algo?
Onde é esse meio ambiente?
Tem exemplo pra clarificar => algo que está ocorrendo no meio externo?
Emoção é uma FUNÇÃO, não é um COMPORTAMENTO.
Alegria não é comportamento, é uma função.
A FUNÇÃO afeta o COMPORTAMENTO.
O que é esse algo?
Onde é esse meio ambiente?
Tem exemplo pra clarificar => algo que está ocorrendo no meio externo?
Nefelibata- Mensagens : 200
Re: Behaviorismo
Emoção é função e comportamento para o Behaviorismo. Todo comportamento é função de algo, e todo emocionar-se também é comportamento.
Um exemplo: Alguém te dá uma porrada, você fica com raiva e bate na pessoa. A raiva (emoção) e a porrada influenciaram no comportamento de bater. Nesse caso a porrada que você levou foi um evento externo, que determinou seu comportamento.
Um exemplo: Alguém te dá uma porrada, você fica com raiva e bate na pessoa. A raiva (emoção) e a porrada influenciaram no comportamento de bater. Nesse caso a porrada que você levou foi um evento externo, que determinou seu comportamento.
Freud explica- Mensagens : 184
Re: Behaviorismo
Fazendo desaparecer os fatores emocionais.
Para nós, as emoções afetam sim o comportamento, elas são uma variável determinante.
Para nós, emoção e comportamento afetam sim o comportamento, elas são uma variável determinante.
Comportamento afeta e altera comportamento.
Para nós, as emoções afetam sim o comportamento, elas são uma variável determinante.
Para nós, emoção e comportamento afetam sim o comportamento, elas são uma variável determinante.
Comportamento afeta e altera comportamento.
Nefelibata- Mensagens : 200
Re: Behaviorismo
Dar soco no nariz de alguém afetado pela raiva, nada mais é que se comportar afetado por um comportamento.
Por que o agente deu um soco?
Por que o estímulo mudou o comportamento que afetou o comportamento. (explicação behaviorista)
Por que o estímulo causou a mudança do estado mental que causou o comportamento (explicação mentalista).
Por que o agente deu um soco?
Por que o estímulo mudou o comportamento que afetou o comportamento. (explicação behaviorista)
Por que o estímulo causou a mudança do estado mental que causou o comportamento (explicação mentalista).
Nefelibata- Mensagens : 200
Re: Behaviorismo
Sim, é quase isso. A explicação behaviorista ficaria assim:
Porque o agente deu um soco?
Porque o estímulo (porrada) determinou tanto o comportamento privado (raiva) quanto o comportamento público (bater).
Porque o agente deu um soco?
Porque o estímulo (porrada) determinou tanto o comportamento privado (raiva) quanto o comportamento público (bater).
Freud explica- Mensagens : 184
Re: Behaviorismo
Então...FINALMENTE você concorda que o behaviorismo ELIMINA os estados mentais e os coloca na posição de comportamento.
Não há mais de haver uma discordância dessa afirmação. Estados mentais como fome, honra, medo, etc nada mais são que resultado de estímulos. Eles são comportamentos privados.
Se podemos concordo com isso...FINALMENTE podemos voltar pro início da conversa.
Não há mais de haver uma discordância dessa afirmação. Estados mentais como fome, honra, medo, etc nada mais são que resultado de estímulos. Eles são comportamentos privados.
Se podemos concordo com isso...FINALMENTE podemos voltar pro início da conversa.
Nefelibata- Mensagens : 200
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