Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Brasil não é só português

+5
Ave de Rapina
Patinho Feio
Zé Gotinha
Refael Balinha
Nefelibata
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty O Brasil não é só português

Mensagem por Nefelibata 28/12/2022, 00:51

Olá pessoal! Eu estou aqui pois há alguns meses nós estávamos questionando em um tópico em relação do português do Brasil se a língua majoritária no Brasil e nós falamos sobre as outras culturas que aqui no Brasil existe e forçando o google eu achei um site onde mostra as danças tradicionais da Finlândia. A comunidade finlandesa aqui no Brasil, existe somente no estado do Rio de Janeiro e esta localizada na região serrana.
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Nefelibata 28/12/2022, 00:55

O sul não é predominante português.

Durante os séculos XVI, XVII e XVIII a região sul era praticamente abandonada e quem ia para lá eram alguns portugueses, alguns descendentes de portugueses e era tão abandonada, ao ponto de espanhóis e argentinos no começo da segunda metade do século XIX e dos séculos anteriores quererem capturar o sul. Em alguns períodos do séculos anteriores algumas regiões do Sul foram até dominadas temporariamente pelos espanhóis e argentinos e não sei como a minoria portuguesa e descendentes na região conseguiram recuperar estas regiões e em outros períodos dos séculos anteriores, os poucos portugueses que viverem por lá e seus descendentes, conseguiram conter a invasão dos espanhóis e argentinos que eram a maioria.
No século XIX o governo do recente país chamado Brasil fez uma campanha para povoar a região então o governo trouxe para o Brasil imigrantes europeus para povoar
o Sul, é claro! A imigração portuguesa até existe no Sul mas muito restrita em Santa Catarina na Ilha de Florianópolis mas mesmo assim a cultura e minoria sim! e eles foram para esta região no século XIX.
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Nefelibata 28/12/2022, 01:00

Os portugueses e os bandeirantes vieram do estado de São Paulo, mas isso é mais em relação e especificamente ao estado do Paraná e mais nas cidades onde fala dialetos germânicos e italianos, sim as pessoas são bilíngues mas nestas comunidades está longe as línguas dela se extinguirem principalmente aquelas comunidades localizadas nas regiões bem remotas do Rio Grande do Sul. A influência de uma cultura não esta só no idioma, está também na arquitetura, na comida, nas danças típicas e até na aparência das pessoas. Vocês conhecem Minas Gerais? Vocês conhecem também Ouro Preto, Mariana, São João Del Rey, Tiradentes, Sabará, Congonhas do Campo e Diamantina. Bahia = Salvador, Pernambuco = Recife e o nordeste? Aí você me fala qual destes estados é arquitetonicamente, gastronomicamente e historicamente português! Sinceramente o sul é outra cultura mesmo e melhor que o resto do Brasil e para finalizar, os sulistas tem tamta consciência que eles são diferentes do resto do Brasil, que eu já escutei da boca de alguns sulistas principalmente do Rio Grande do Sul que o Sul deveria se separar do Brasil e isso é até verdadeiro. Em 1994 um pequeno grupo de pessoas no Rio Grande do Sul foram presas pois eles fizeram apologia para a criação da Republica dos Pampas. Só não deu certo pois este grupo era muito pequeno. Os sulistas que pensam nisto, gostaria que isso fosse feito pacificamente mas como o Governo de Brasília não comcoradaria então se fosse para pegar armas, eles preferem ficar ricos e unificados com o Brasil e claros, essas pessoas não são burras pois elas sabem que uma guerra traz consequências como pobreza, fome e morte e sem contar que se eles perdessem esta guerra, a sintuaçao para eles seria calamitosa.
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Nefelibata 28/12/2022, 01:03

Ah... ah... Pra não me interpretarem mal eu não falei que o sul não tem português, eu falei que o sul é predominantemente germânico e italiano culturalmente e citei aqui também que nos Séculos anteriores do século XIX os portugueses colonizaram a região sul mas a região sul era extremamente pouco povoada por eles e seus descendentes e que eles se concentravam mais no sudeste, no nordeste e no norte e só no século XIX que esta região ao todo foi povoado mas não pelos portugueses.

O que junta o Sul com resto do pais e só o idioma es nomes de pessoas que são em portugues. O resto e nada! Ah...Ah...
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Refael Balinha 28/12/2022, 01:12

Preservação de costumes e folclores de comunidades originárias de outros países, é bem diferente do que é brasilidade, que é um misto de culturas com predominancia "Luso-afro-indigena", o Brasil já tem uma identidade muito própria e rica... não imagino ver o Brasil representado por folclores comunitários, como esse exemplo de danças filandesas pois não representaria a verdadeira sociedade brasileira, são apenas casos isolados.
Há no Brasil folclore de comunidades de muitos povos do mundo, assim como há nos EUA e em muitos outros países... Quando essas danças finlandesas representarem o Brasil, então o carnaval do Brasil representará a Finlândia, o que acho díficil... rssrrsrssrsr
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Refael Balinha 28/12/2022, 01:14

Nefelibata escreveu:O que junta o Sul com resto do pais e só o idioma es nomes de pessoas que são em portugues. O resto e nada! Ah...Ah...
Isso é falso!! Depois da independência o Sul foi povoado por vários europeus, inclusive também pelos portugueses, mesmo tendo tido mais emigração italiana ou alemã, geneticamente e históricamente não ultrapassa a herança lusitana, pois os brasileiros de sempre (luso-afro-indígenas) também imigraram para o sul. A herança genética e mesmo cultural portuguesa é mais presente, pois são heranças que já vinham antes da independência e continuou pôs-independência com os portugueses emigrados pro Brasil.
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Refael Balinha 28/12/2022, 01:16

Em qualquer parte do Brasil a cultura brasileira é maior que as culturas das comunidades.

Nota: entende-se por cultura brasileira o luso-tropicalismo (citando Gilberto Freyre), pois é a base de sua formação, e foi esse luso-tropicalismo que permitiu a fusão cultural entre lusos, afros, indígenas, outros ibéricos (de Espanha), e posteriormente esta cultura luso-brasileira permitiu a fusão de outros europeus, contudo os comportamentos fechados, de preservação cultural de certas comunidades não são própriamente uma forma de brasilidade, são antes um mundo à parte.
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Zé Gotinha 28/12/2022, 01:22

Depende de qual parte da região Sul.

O início da colonização do sul foi de fato por portugueses que se estabeleceram no litoral. A zona costeira gaúcha (Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, etc) é predominatemente português, oriundo especialmente dos séculos 18 e 19. Destaca-se Pelotas, famosa por seus doces de origem portuguesa.

No entanto, no interior de RS, em SC e no sul do Paraná é fortíssima a presença da cultura germano-italiana. Há também culturas de eslavos, mas são minoria. Costumes e tradições são bem fortes por lá, e não se restringe ao folclore. No litoral de Santa Catarina a presença Açoriana é bem forte.

Em São Paulo-capital a predominância italiana influenciou no sotaque "macarrônico" e na culinária. Mas é evidente que S. Paulo é multicultural e mistura muitas outras culturas.

No interior de SP há muita influência italiana nos sobrenomes. A lista telefônica de muitas cidades do interior parece a de "Roma"! No entanto, no aspecto cultural, os "caipiras" (eu me incluo nessa), têm mais influência do contato dos bandeirantes (colonizadores portugueses) com tribos indígenas por aqui. Muito da culinária (cuscuz de milho, pirão, virado de feijão, pamonha, etc) e do sotaque (o famoso erre retroflexo) vem dessa mistura bandeirantes+índio, e mesmo os descendentes de italianos acabaram assimilando essa cultura.
Zé Gotinha
Zé Gotinha

Mensagens : 130

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Refael Balinha 28/12/2022, 01:33

É isso, Zé, o Brasil tem com certeza muita influência italiana e alemã no sul e SP mas também tem influência portuguesa além da influência pré-independência. Portanto o Sul tem influência europeia direta, onde os portugueses também marcam grande presença.
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Nefelibata 28/12/2022, 01:42

Quando eu falei, eu não desmereci a cultura portuguesa no Sul, o que eu falei é que lá desde o século XVI até o século XIX era pouco povoado pelos portugueses e não tinha a mesma importância que a região sudeste, nordeste e norte. No século XIX houve a povoação em massa de germanos, italianos e outros povos e para dar mais clareza, o Zé falou o que é certo: "No entanto, no interior de RS, em SC e no sul do Paraná é fortíssima a presença da cultura germano-italiana. Há também culturas de eslavos, mas são minoria. Costumes e tradições são bem fortes por lá, e não se restringe ao folclore. No litoral de Santa Catarina a presença Açoriana é bem forte."

Se você for ver a região central destes estados é bem maior que o litoral e isso só para começar...
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Nefelibata 28/12/2022, 01:45

Influencia italiana em Minas Gerais.

O sul de Minas também tem uma fortíssima influência italiana mesmo sendo um estado português e esta influência chega até a maldita Belo Horizonte onde eu nasci e te falo mais que eu me incluo no grupo de brasileiros que tem sangue italiano e português. A maioria das pessoas que eu conheço e já conheci eram netos, filhos e descendentes de italianos e muito deles herdarão vários aspectos da cultura italiana principalmente a gastronômica. Para vocês terem ideia, a bosta de Belo Horizonte foi fundada em 1896 e quem a construiu foram os operários e alguns arquitetos italianos. Os primeiros registros de Belo Horizonte não estão redigidos em português e sim em italiano e para finalizar, alguém já escutou esta musica, O....O.... Minas Gerais O....O..... Minas Gerais quem te conhece não te esquece jamais O.....O.... Minas Gerais. Esta música na verdade é uma antiga cantiga italiana que quando chegou aqui, somente as letras foram modificadas.
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Zé Gotinha 28/12/2022, 01:51

Os italianos se estabeleceram em fazendas de café em SP e leite em Minas. É natural que exista uma quantidade grande de seus descendentes lá, e que a cultura italiana esteja de alguma forma lá representada.

Mas é claro que italianos, alemães, portugueses, etc se juntam e formam uma cultura "abrasileirada". Mesmo em locais onde a presença alemã é forte e predominante (Blumenau, por exemplo), Blumenau está mais para o velho Brasil luso-índio-afro-italo-nipo, etc do que uma cidade alemã na América do Sul.
Zé Gotinha
Zé Gotinha

Mensagens : 130

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Zé Gotinha 28/12/2022, 01:53

Aliás, a cultura portuguesa não se pode chamar propriamente uma influência no Brasil, pois o Brasil nasce com os portugueses (não havia BR antes), e é a cultura portuguesa a base da cultura brasileira (o lusotropicalismo é a base da brasilidade, segundo Gilberto Freyre, como bem citou um colega acima), logo foi a fusão de outras culturas com a portuguesa que deram origem à cultura brasileira, nascendo daí a brasilidade.
Zé Gotinha
Zé Gotinha

Mensagens : 130

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Nefelibata 28/12/2022, 02:05

Eu não falei que as pessoas dos sul não falam português. Falam sim mas elas por natureza é comum que elas sejam bilíngues e que o português não seja língua materna. Como um alemão que não conhece inglês vem para primeira vez a Oktoberfest Brasil e consegue se virar em Blumenau sem falar inglês e sem português? E nestas comunidades extremamente alemãs as pessoas também são bilíngues tantos velhos e até jovens e o que ocorre não só nas comunidades mas também em cidade maiores como Blumenau é que membros de duas famílias ou mais que tem a mesma origem regional na Alemanha, quando elas se emcontram, elas se comunicam no dialeto deles e isso ocorre também nos membros de uma só família.

Das Klar! Wenn Sie Keine Deutsch Abstimmung haben, schaffen Sie es nicht dieser Personnen verstehen und Dieser Personnen spricht mit dem Luso- Brasilianer, italianisch- Brasilianer, japanesisch- Brasilianer auf portuguisisch. Das ist logisch!

Eu falei, é claro! Se você não é alemão e não tem origem alemã, estes descendentes de alemão ou este alemão vai falar com você em português pois ele sabe que você não vai entende-lo quando ele estiver falando alemão! Isto é lógico!
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Nefelibata 28/12/2022, 02:07

Eu me lembro que lendo um livro, nele constava que a maior concentração de alemães fora da Europa em 1º lugar é aqui no Brasil, no 2º lugar é na Argentina e no 3º é no Canadá e no caso dos italianos, a maior concentrações de italianos fora da Europa é 1º Estados Unidos, no 2º lugar Argentina e 3º lugar o Brasil. Pelo último senso que eu tinha visto há pouco tempo, no Brasil há 25 milhões de filhos, netos e descendentes de italianos. No caso dos japoneses, a maior concentração de japoneses fora do Japão 1º Brasil e 2º as ilhas que compõe o Havaí.
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Patinho Feio 28/12/2022, 02:34

Cidade italiana?!

Pois é, você e as pessoas que crêem nisso, não têm razão no que dizem, porque estão apenas reproduzindo o velho clichê - veiculado pela mídia - de que São Paulo é uma cidade tipicamente italiana. NÃO O É! Você sabia que SP foi fundada por famílias espanholas?! Eu, por exemplo, que sou descendente de brasileiros mestiços, portugueses e alemães [com alguma ascendência polonesa], nasci e cresci, do meado da década de 60 para a década de 70, num reduto português, na Vila Madalena, onde italianos eram raridade. Havia lá, habitantes portugueses - em sua maioria, depois espanhóis, afro-descendentes, alguns poucos japoneses!
São Paulo não é uma cidade tipicamente italiana! Depende da parte da cidade em que se esteja! DEPENDE DO ÂNGULO PELO QUAL SE OLHE! São Paulo é uma cidade tipicamente portuguesa, tipicamente espanhola, tipicamente africana, tipicamente japonesa, tipicamente nordestina, tipicamente tailandesa, tipicamente hispano-americana, tipicamente norte-americana [argh!], tipicamente COSMOPOLITA, onde existem culturas de todas, TODAS as parte do mundo!
É reamente um insulto, para quem não é italiano, ver sua cultura, sua identidade desprestigiada por conta de manipulação e ignorância!
Patinho Feio
Patinho Feio

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Nefelibata 28/12/2022, 02:44

São Paulo foi na verdade fundado por degredados portugueses e seus descendentes mamelucos.
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Nefelibata 28/12/2022, 02:45

Eu acho isso um saco!

Olha! Como eu já disse antes, eu sou descendente de italiano mas no meu caso, eu não fico querendo ser um italiano fora da Itália pois hoje em dia na minha família a cultura italiana já se perdeu mas eu falo para vocês, eu acho um saco este clichê de descendente de italiano que fala, yo sono italiano!!! Yo mangio spaggeti!! le donne italiane sono graziose!!!
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Nefelibata 28/12/2022, 02:46

Quer dizer, eu acho um saco aqueles descendentes de italianos que querem ser italiano fora da Itália.
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Ave de Rapina 28/12/2022, 02:53

Nefelibata,
A influência lusitana no sul do Brasil é maior do que você afirma... Porto Alegre e Florianópolis, por exemplo, são cidades fundadas por portugueses açorianos e é muito forte a cultura açoriana nestes lugares. Ademais, todo o litoral catarinense tem uma forte cultura açoriana... as músicas, as danças, os costumes...
Toda a campanha gaúcha... o sul do RS tem uma forte influência portuguesa... e as músicas e danças tipicamente gaúchas, bem como os trajes típicos têm uma similaridade incrível com as músicas e danças dos pequenos povoados do interior de Portugal!! O costume da se comer churrasco não foi levado por alemãs e italianos... e sim por portugueses... na Alemanha se come preponderantemente a carne de porco.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Senhor Treta 28/12/2022, 03:14

Brasil:
primeira & maior naçào mestiça do mundo ,e mais do que claro tem a sua lingua "mestiça"

A era das colonisaçoes acabo....a era internet vai impor as linguas mais faladas,,,o português du Portugal ja e visto como uma minoria linguistica ibérica,europea e em fim global

A "ex-colonia latinamericana" e a salvaçào da lingua portuguesa de qualquer maneira.

dà para perceber rsrsrsrs
Senhor Treta
Senhor Treta

Mensagens : 203

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Senhor Treta 28/12/2022, 03:16

Superamos a raça-cismo ou não.

Que interessante essa discusão... acho que não que andar a discutir de que europeu somos descendente, mas quais são as demais raças de que dependemos... a verdade é quem nem SP e nem o sul, nem o centro devem se proclamar "somos descendente destes ou daqueles", pois temos um país em via de cosntrução e acho que como coletivo já superamos essa discusão de raça que ao menos onde moro é...não sei como dizer, bom... não é mais usual...
Senhor Treta
Senhor Treta

Mensagens : 203

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Senhor Treta 28/12/2022, 03:20

Interessante isso!!!

hehehe, mudando um pouco a região em discursão!
No Ceará a população é basicamente luso-descendente, lá a mistura básica é de portugueses e índios, com algum toque de sangue africano (não é racismo, a herança cultural negra é muito pequena lá no Ceará).
Lá raramente você vai encontrar alguém que não tenha sobrenome que seja português ou espanhol.
Sim, depois dos portugueses, os espanhóis foram a segunda nacionalidade que, como eu diria, colonizou o Ceará, mas ainda assim, é muito pouco diante da ocupação portuguesa!!!
O povo nordestino é descendente da matriz básica que formou o povo brasileiro.
Lá não vemos essa miscigenação "sofisticada" como vemos pela região sul e sudeste!!!.
hehehe
Senhor Treta
Senhor Treta

Mensagens : 203

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Nefelibata 28/12/2022, 03:47

É claro que do século XVI ao século XIX o sul do Brasil foi colonizado por portugueses e que neste período o sul foi sempre uma região de conflitos entres portugueses e espanhóis e depois por brasileiros, argentinos e uruguaios e realmente, por isso lá existe uma influência portuguesa e então já que o sul é mais português que eu imagino e que vocês falam, por que os livros de história, os documentários de história e simples reportagens destacam mais a cultura germânica, italiana e outras culturas européias do que a portuguesa?
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Nefelibata 28/12/2022, 03:49

Brasil rico.

E aquela velha história, um dos motivos que faz o Brasil ser um pais de 3º mundo e por que no aqui você se encontra uma extrema riqueza e uma extrema pobreza. Eu pessoalmente, conheço bastante a região sudeste e em relação a riqueza, eu já vi coisas aqui no sudeste, que eu pensava que era coisa só de 1 mundo. Eu sei, que há algum tempo foi feita uma pesquisa que dizia que cada estados destas regiões se fosse um país independentes, o nível de vida dos estados localizados na região sudeste e partes de Minas Gerais, da região sul, da região centro-oeste e o estado de Roraima e Acre é comparado com o nível de vida da Bélgica. E com todo respeito, a Bélgica em relação a Portugal está uns 500 anos-luz.
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

O Brasil não é só português Empty Re: O Brasil não é só português

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos