Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tarot - Mitos e Fatos

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Tarot - Mitos e Fatos - Página 2 Empty Re: Tarot - Mitos e Fatos

Mensagem por Simão, o Mago 28/4/2023, 01:50

A ESTRELA:
Muita Estrela e Pouca Constelação.
A LUA:
As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor: Eles só vão entender o que eu falei no esperado dia do Eclipse.
O SOL:
Que Luz é Essa? Que luz é essa, que vem vindo lá do céu?
O JUÍZO FINAL:
Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás: Eu vi as bruxas pegando fogo pra pagarem seus pecados.
O UNIVERSO:
GITA; Eu Sou o Início, o Fim e o Meio!
Simão, o Mago
Simão, o Mago

Mensagens : 250

Ir para o topo Ir para baixo

Tarot - Mitos e Fatos - Página 2 Empty Re: Tarot - Mitos e Fatos

Mensagem por Simão, o Mago 28/4/2023, 01:51

Quero deixar claro que estas foram as associações que o Toninho Buda fez entre a arte poético-musical de Raul Seixas e os Arcanos Maiores do Tarot e a mim, coube transmitir a versão dele.
Eu, faria outros tipos de associações.
Você, que me lê, provavelmente faria outras ainda.
Pois estes dois conjuntos infinitos: o Tarot e a Arte, podem se combinar de inúmeras formas, de acordo com o poder da imaginação de cada um de nós.
Simão, o Mago
Simão, o Mago

Mensagens : 250

Ir para o topo Ir para baixo

Tarot - Mitos e Fatos - Página 2 Empty Re: Tarot - Mitos e Fatos

Mensagem por Simão, o Mago 28/4/2023, 01:55

Considerações

O Ocultismo, para o Raul, era uma vertente heterogênea! Com mesclas de diversos estudos.
Ele jamais manteve uma abordagem especificamente de Thelema, nem especificamente de nada.
Ele mesmo disse isso na letra de Metamorfose Ambulante:

O Raul jamais pode ser compreendido como um thelemita clássico, nem como qualquer coisa clássica!
Nem mesmo como um roqueiro convencional, pois ele misturava Rock com Forró e outros ritmos nordestinos, com baladas, com tango, enfim, ele criou algo original na música brasileira.
Por isso, ele discordou do Caetano ao dizer: "Acredite que eu não tenho nada a ver com a linha evolutiva da música popular brasileira".
Foi uma resposta porque o Caetano disse, em 1967, que a Tropicália era uma continuidade da linha evolutiva da música popular brasileira, e isso passava pela Bossa Nova, que os roqueiros da época odiavam.
O ódio entre as duas alas era recíproco, hehehehe.
O Raul foi um alquimista da nossa música: ele juntou diversos elementos em seu caldeirão.
De vez em quando ele se aproximava de Thelema, depois se afastava e criava outras coisas, depois reaproximava-se para criar A Pedra do Gênesis...
Estas constantes mutações são típicas da alma do artista.
Simão, o Mago
Simão, o Mago

Mensagens : 250

Ir para o topo Ir para baixo

Tarot - Mitos e Fatos - Página 2 Empty Re: Tarot - Mitos e Fatos

Mensagem por Simão, o Mago 28/4/2023, 01:57

Enfim, o Raul bebeu de várias águas.
Inclusive de autores cristãos como o poeta San Juan de la Cruz!

Já que falamos de várias águas, isso me fez lembrar que a letra de ÁGUA VIVA foi inspirada no poema NOITE ESCURA, deste poeta místico espanhol:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_da_Cruz

Agora, seria interessante compararmos os dois textos:
http://letras.terra.com.br/raul-seixas/48294/
Tem um poema que o Raul fez para o São Francisco também.
Aliás, o Pedro Valdo disse as mesmas coisas que o São Francisco 40 anos antes, e foi para a fogueira! O Francisco de Assis era um herético, com certeza! Mas ele apareceu num momento em que o Papa Inocêncio III viu, em Francisco, a oportunidade de chamar os pobres para a Igreja. O Francisco de Assis era muito místico, já foi até chamado de "o xamã do Cristianismo" pois ele conversava com os animais e tinha conexões com a Natureza, e ele não se tocou de que foi usado numa manobra política maquiavélica do Papa criador da Inquisição.
Simão, o Mago
Simão, o Mago

Mensagens : 250

Ir para o topo Ir para baixo

Tarot - Mitos e Fatos - Página 2 Empty Re: Tarot - Mitos e Fatos

Mensagem por Simão, o Mago 28/4/2023, 01:59

Também podemos encontrar um forte orientalismo no Raul. Metamorfose Ambulante tem muito a ver com a eterna mutação Yin-Yang da qual fala o Taoísmo:
"Se hoje sou estrela, amanhã já se apagou.
Se hoje te odeio, amanhã lhe tenho amor".
O Conto do Sábio Chinês também é um conto taoísta, mas o Raul não colocou a contraparte do Conto: a borboleta também viu Chuang Tzu, o Sábio Chinês, e sonhou com ele. Ao acordar, a borboleta não sabia se ela era uma borboleta sonhando que era um sábio chinês ou um sábio chinês sonhando que era uma borboleta.
Nisso também está presente a mutação e a permutação entre Yin e Yang, percebe?
Esta é a Física do chinês.
Sim, o Raul viveu a Lei de Thelema segundo a vontade dele, e por isso houve uma indisposição entre ele e o Marcelo Motta - que segundo me informou o José Roberto Abrahão, expulsou o Raul das Ordens de Thelema porque ele mudou a letra de A MAÇÃ depois de pronta.
Mas o Raul não se adaptava à disciplina necessária para uma iniciação nas Ordens.
Por isso que eu digo: sim, ele viveu a Lei, mas de acordo com as suas próprias leis poéticas que eram avessas a toda lei.

Voltemos ao tópico
Simão, o Mago
Simão, o Mago

Mensagens : 250

Ir para o topo Ir para baixo

Tarot - Mitos e Fatos - Página 2 Empty Re: Tarot - Mitos e Fatos

Mensagem por Nefelibata 5/5/2023, 01:19

Ouvi dizer que o Tarot de Marselha é bastante usado no Brasil.
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Tarot - Mitos e Fatos - Página 2 Empty Re: Tarot - Mitos e Fatos

Mensagem por Nefelibata 5/5/2023, 01:21

Conforme já bem dito acima, a escolha do Tarot é uma escolha pessoal, e deve ser baseada em sua afinidade com os símbolos, influências e etc.

Na maioria das vezes, é dito que não é você que escolhe o Tarot, mas sim o contrário.

Sobre o Tarot de Thoth / Crowley, é um dos mais utilizados no meio esotérico atualmente, e opiniões como esta acima devem ser encaradas meramente como opiniões pessoais, e não deve levar em consideração na sua escolha, que, repito, deve ser pessoal !

O grande "problema" do Tarot de Crowley é a falta de literatura e a dificuldade de encontrá-lo no Brasil, já o Waite é mais fácil de encontrar e muita literatura é baseada neste Tarot, além de ter imagens mais simples e calaras; por isso é reconhecido como uma baralho mais "fácil".

Diferentemente do que já disseram, acredito que deva iniciar com o Tarot que desejar ... independentemente das opiniões alheias.

É interessante ter diversas cartas como referências de estudo também, mas para se entender os arcanos de fato, é preciso ter foco!

Enfim ... escolha por sua própria convicção ! ... não existe "Tarot pra Iniciante", existe iniciante no estudo do Tarot, mas não "Tarot pra iniciante".

A escolha é sua ...
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Tarot - Mitos e Fatos - Página 2 Empty Re: Tarot - Mitos e Fatos

Mensagem por Nefelibata 5/5/2023, 01:26

Sei que o assunto acima é abrangente, nada relacionado com o propósito do tópico em si, porém não sei mais aonde procurar e resolvi postar aqui, a fim de ver se alguém conhece alguma coisa ou tem alguma informação.

É algo a qual estou pesquisando, ou melhor, tentando pesquisar profundamente. Começou por trabalho e então esbarrou em algumas antepassadas italianas... Enfim, para não me alongar, estou tentando entender melhor a ligação entre a vecchia religione (strega - um culto a Diana e Lúcifer, seu irmão) e a cartomancia praticada por elas.

Tenho encontrado N dificuldades nessa pesquisa porque a origem da cartomancia, assim como ao do tarot, é algo obscuro, mas o ponto crucial é:

* Porque a Itália praticava a cartomancia com 40 cartas - do ás ao sete, mais as cartas da corte - e não com as 52 como a baraja española? (Encontrei o baralho Napoletano, que vai só de ás a sete + cartas da corte, lindíssimo, e praticamente uma cópia do espanhol, interessante esse ponto.), e mais estranho ainda, TODOS os estilos de cartomancia praticados na Europa que não utilizam o baralho todo, se aproveitam das cartas ás, oito, nove, dez e cartas da corte, NUNCA o inverso (????);


Bem, é isso, mas QUALQUER INFORMAÇÃO, indicação de leituras, sites ou o que seja, relacionado a Strega ou cartomancia italiana pode me ajudar, porque creiam, esse trabalho é uma colcha de retalhos, já comprei livros caros apenas pra usufruir da informação de um ou dois parágrafos...rs... Mas não reclamo, é algo que ficará interessante no final.

Agraço desde já o espaço e a boa vontade todos.
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Tarot - Mitos e Fatos - Página 2 Empty Re: Tarot - Mitos e Fatos

Mensagem por Simão, o Mago 5/5/2023, 01:59

Nefelibata escreveu:Sobre o Tarot de Thoth / Crowley, é um dos mais utilizados no meio esotérico atualmente, e opiniões como esta acima devem ser encaradas meramente como opiniões pessoais, e não deve levar em consideração na sua escolha, que, repito, deve ser pessoal !
Tarot de Thoth

Um dos maiores legados do Mestre Therion, abordado de forma bastante prática por Frater Goya.
Simão, o Mago
Simão, o Mago

Mensagens : 250

Ir para o topo Ir para baixo

Tarot - Mitos e Fatos - Página 2 Empty Re: Tarot - Mitos e Fatos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos