Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bretões e Gauleses

+4
Nefelibata
Obelix
Meu nome não é Johnny
Merlin
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Bretões e Gauleses

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 14:25

Bretões eram um povo celta "civilizado", isto é, eles eram cristãos e viviam juntos com os Romanos na Britannia (grande parte do que é hoje a Inglaterra). Seus irmãos de sangue eram os Pictos, povo selvagem que habitava a atual Escócia e que nunca sofrera a influência romana. Por volta do século III p.C., os Bretões começaram a serem atacados pelos Saxões, Anglos e Jutos, que eram povos germânicos igualmente pagãos e extremamente violentos provenientes do extremo Norte da Alemanha e da Dinamarca e pelos próprios Pictos. Mas foram esses três povos germânicos que provocaram a derrota total dos Bretões nos séculos V e VI. Dessa forma, muitos Bretões foram deslocados para o Oeste da Inglaterra ("Angle-land" em inglês antigo) ou foram para o Noroeste da Gália (França), onde estabeleceram uma forte raíz sendo que, até hoje, cerca de 250 mil pessoas falam o bretão cotidianamente.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 14:26

Ah, e os bretões antes de serem cristianizados tinham sua própria religião politeísta que chegou a entrar em choque com o cristianismo durante e após a ocupação romana...
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Meu nome não é Johnny 25/1/2024, 22:22

Gauleses?

Uma dúvida minha: como era um gaulês tipico da época de Julio Cesar?
Que armas ele usava?
Como se vestia?
Como era uma vila, cidade, fortazela deles?

E estrategias típicas do povo, alguém sabe?
Quem se destacou como líder Gaulês?
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Obelix 25/1/2024, 22:23

Líder Gaulês famoso foi o Vercingetorix, derrotado por César.
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Meu nome não é Johnny 25/1/2024, 22:24

E estratégias, eles tinham alguma em destaque?
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Merlin 25/1/2024, 22:28

Se pudermos citar um líder anterior à época de Julius Caesar, eu diria que Brenno é destaque.

Saqueou Roma e motivou (após esmagar a infantaria romana em um movimento de pinça) a primeira reforma das legiões, de Camillus, que extinguiu o antigo sistema de hoplitas (influência da Magna Grécia em todas cidades italianas) e dividiu o exército em três linhas (hastati-principe-triarii), muito mais versáteis que o sistema antigo. Brennus pode ser colocado ao lado de Aníbal como um dos comandantes que ensinaram algo à Roma (só por isso Roma se tornou um grande império, aprendia com as derrotas).

Quanto à parte militar, os gauleses eram desorganizados, apesar de, individualmente, serem bons guerreiros. Mas valor individual vale bem menos que coesão em matéria de guerra.

O armamento era, a grosso modo, formado de lanças ou espadas e, para proteção, escudos de diferentes formatos. Alguns lutavam sem camiseta, outros com alguma armadura leve. Armaduras médias ou pesadas eram, em geral, utilizadas apenas pelos nobres que podiam pagar. Assim como elmos.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Merlin 25/1/2024, 22:35

Infantaria gaulesa:
Bretões e Gauleses 6022

Cavalaria celta:
Bretões e Gauleses GaulWarriors

Nobres celtas:
Bretões e Gauleses CeltCav2_WarriorCeltWar

Lembrando que as imagens podem ser de épocas diferentes, mas são apenas para dar uma ideia.

Esta imagem é especial, os "fanáticos nus". Pelo que li eles utilizavam "tatuagens mágicas" como proteção (que não estão presentes na imagem). Seriam o equivalente celta do berserk viking: não se importavam tanto com a própria vida.

Bretões e Gauleses Celtfan_WarriorCeltWar
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Merlin 25/1/2024, 22:37

Vale lembrar também que, ao contrário do que se pensa, os gauleses não eram selvagens.

Roma considerava TODO aquele que não estivesse inserido no modo greco-romano de vida como um "bárbaro".

Os gauleses possuiam um comércio relativamente desenvolvido, cunhavam moedas, tinham uma religião repleta de deidades (já ouvi falar que o panteão celta tem 1 milhão de deidades, mas creio ser exagero), etc.

O próprio aspecto dos gauleses nas imagens que mandei mostra que não eram tão "bárbaros" como muitos de nós imaginam.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Merlin 25/1/2024, 22:38

Relendo ali notei que as vezes digitei "celta" quando queria falar "gaulês". Apesar de não serem sinônimos, acho que dá para entender.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Meu nome não é Johnny 25/1/2024, 22:40

Como um gaulês agia?
Em guerras?
Na sociedade?
E Merlin, você é um historiador?
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Meu nome não é Johnny 25/1/2024, 22:41

Outra coisa que seria muito útil para mim.
O elmo de nobre, com asinhas, as asas era feitas com que?
Como eles faziam?
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Meu nome não é Johnny 25/1/2024, 22:41

Pergunta: o que aconteceu com povo Gaulês depois da antiguidade?
Eles viraram os francos?
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Nefelibata 25/1/2024, 22:43

A respeito da parte militar dos gauleses:
Joguem o excelente Rome: Total War...
Esse jogo é tão sinistro que o The History Channel usou ele num programa pra recontar as investidas de Aníbal sobre Roma.
Mas não fala só dos romanos, mas dos gauleses, cartagineses, bretões, egípcios e todos os outros povos daquela época.
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Merlin 25/1/2024, 22:45

Não sou historiador, apenas gosto do tema e li bastante já sobre a era antiga na Europa, principalmente a parte militar.

Os francos eram uma tribo germânica. Os gauleses, assim como outros povos celtas (bretões e celtíberos), foram dominados por povos romanos e depois germânicos.

O pool genético celta se encontra preservado, hoje, apenas em locais que não sofreram com tantas invasões e que, quando invadidos, não desempenharam papel político ou militar importante na era antiga, como a Galícia e as Astúrias na Espanha, a Escócia e a Irlanda na Grã-Bretanha. No resto dos locais, como na Gália, os celtas se misturaram com povos provenientes de outros locais (romanos, germânicos, etc) de maneira mais intensa, e tiveram suas culturas substituídas ou mescladas.

Quanto à costumes, não sei nada "de cabeça" agora, mas você pode pesquisar com o google e na wikipedia em inglês.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Merlin 25/1/2024, 22:50

O Rome Total War é realmente o jogo que mais chegou perto de propiciar uma experiência semelhante à das guerras antigas.

Mas o jogo tem algumas falhas históricas, sendo muitas graves, como o hastati, que está mais parecendo um legionário da época de Augusto do que o verdadeiro hastati.

O mod Rome Total Realism arruma estes e outros erros, além de colocar mais cidades e modificar bastante a economia e construção (no RTW normal é fácil nadar em rios de dinheiro até no Hard).

E o mais incrível é que o jogo não é tão pesado. Se diminuir a qualidade gráfica dá pra jogar no tamanho huge das unidades mesmo em PCs mais antigos.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Merlin 25/1/2024, 22:51

Não tenho conhecimento dos gauleses usando aço. No máximo ferro, com resíduos de carbono provenientes do carvão usado no processo de fabricação de armas e utensílios.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Meu nome não é Johnny 25/1/2024, 22:52

E aqueles elmos de asinhas, como era feitos?
As asas era de penas ou aço?

Eles existiram mesmo?
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Merlin 25/1/2024, 22:53

Não fala ali nada ali sobre os gauleses.

Por sinal é exatamente o texto da wikipedia em português sobre a história do aço...

E tudo isso depende da interpretação. Jamais se produziu ferro puro, e muitos autores chamam o "ferro" da idade do ferro de aço com pouco carbono.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Merlin 25/1/2024, 22:54

Sou fã de Asterix, mas não sei se as "asinhas" são historicamente corretas ou não. Muito menos o material com que eram feitas.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Merlin 25/1/2024, 22:56

Isso em qual período?

Os bárbaros do final do império já estavam, até certo ponto, civilizados, e é bem provável que tenham adquirido o "segredo" do aço através de contato com outras culturas.

Mas se eu não encontrei referências a respeito do uso de aço pelos gauleses (que na época da conquista da Gália eram mais evoluídos que os germânicos), acho difícil o uso de aço pelos germânicos antes de 200-300 dc, ainda mais fabricando armas superiores às romanas.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Meu nome não é Johnny 26/1/2024, 00:01

As vilas e aldeias do Gauleses eram redondas né?
Com uma casa central e cabana, fazendas e armazéns espalhados, e tinha barricadas?
Tinham que tipo de defesas?
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Meu nome não é Johnny 26/1/2024, 00:02

Mas depois de tantas invasões não deve ter sobrado nada né... se conhece algum forte gaulês?
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Meu nome não é Johnny 26/1/2024, 00:02

Versingetorix tem um filme?
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Obelix 26/1/2024, 00:03

Alésia era o nome da fortaleza que Vercingetorix se protegeu dos romanos.
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Sir Galahad 26/1/2024, 00:05

Merlin
...já disse quase tudo. O fenômeno dos guerreiros possuídos por ira divina aparece em todos os povos derivados de indoeuropeus (aqueus, latinos primitivos, celtas e germanos).
O filme que mostra o Vercingetorix acho que se chama saga do guerreiro. O papel de Vercingetorix é interpretado por Cristopher Lambert e incrivelmente ele não comete muita canastrice.
Os choques entre germanos e celtas são muito antigos (pré-romanos) frequentes na história do vale do Reno, mas assume proporção realmente épíca nos choques entre os bretões e saxões pela posse da Britânia pós-romana.
Sir Galahad
Sir Galahad

Mensagens : 513

Ir para o topo Ir para baixo

Bretões e Gauleses Empty Re: Bretões e Gauleses

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos