Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mitologia Nórdica

+5
Galego
Dree Elle
Ave de Rapina
Merlin
Refael Balinha
9 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Mitologia Nórdica

Mensagem por Refael Balinha 3/1/2024, 00:14

Este tópico é para troca de conhecimentos leigos ou acadêmicos a respeito da Mitologia Nórdica, e num contexto mais global a Mitologia Germânica.
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Refael Balinha 3/1/2024, 00:14

Valhala ou Walhala (há, ainda, quem use a forma original, Valhol) na mitologia nórdica é o local onde os guerreiros vikings eram recebidos após terem morrido, com honra, em batalha.

Sendo o palácio preferido pelo deus Odin, as almas dos guerreiros sacrificados e mortos em combate serviriam, aí, a Odin.

As almas dos guerreiros passariam, então, os seus dias a treinarem-se em combates, de forma a formar um exército ("Exército das Almas Vivas"), invencível até ao advento do Ragnarok, quando combateriam ao lado de Odin. Com a chegada da noite, as almas seriam reconfortadas com as mesmas refeições dos deuses.
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Refael Balinha 3/1/2024, 00:19

Ragnarök

No site Valhöll, o Ragnarök é descrito como algo que acontecerá, e depois como algo que aconteceu!
Em outras fontes também não se sabe ao certo! Umas dizem que houve o Ragnarök, outras dizem que este virá!

Justifica-se esta incerteza pela adoração aos Deuses que teriam tombado no Ragnarök (Odin e Thor por exemplo), e a não aceitação de sua morte!

Porém na definição de Ragnarök no site Valhöll um detalhe me prendeu a atenção: "Surgirá Fimbulvetr, um inverno tríplice, que despejará neve dos quatro cantos do céu, durante este período o sol não mostrará sua face e não trará sua alegria para a terra e seus habitantes...".

Não seria esta uma menção a Era Glacial!?

Talvez o Ragnarök já tenha passado, com os detalhes que é descrito, mas os antigos germânicos acreditassem que um Ciclo de Caos fosse o verdadeiro destino da Terra, dos Homens e dos Deuses.

Estas lendas são contadas por pessoas desde a Pré-História, e esta teria sido a interpretação dos homens daquela época para o Inferno que foi a Era Glacial!

Obs: Quem conhece as teorias da Era Hiboriana (de Robert Ervin Howard) sabe que elas contam algo bem próximo, porém com direito a fantasia, Rei Kull e Conan o Bárbaro.

PS: Ainda no site há a passagem: "Embora o Cristianismo não seja mencionado, este conto implica a emergência de uma nova fé triunfante para uma humanidade recriada...".

O que corrobora a teoria de ter sido o Ragnarök algo passado!
É valido lembrar que naquela época havia 3 raças humanas que conviviam, porém só a atual raça humana sobreviveu, talvez este seja o significado de "humanidade recriada".

Deêm suas opiniões quanto a esta visão do Ragnarök.
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Refael Balinha 3/1/2024, 00:22

Pós-Ragnarok

O que acontece depois do Ragnarok?

Segundo John Grant (Introdução à Mitologia Viking):
Dizem que - depois de Fenrir matar Odin, Surtr matar Frey, Loki matar Heimdall, Garm matar Tyr, Kormungand matar Thor, Vidar matar Fenris, e Surtr pôr fogo em Yggdrasil - uma filha de Sol conduzirá a carruagem deste de um jeito melhor do que antes, os novos mortais (Lif e Lifthrasis) voltarão a povoar a terra, e os deuses Vali e Vidar sobreviverão à batalha, bem como os filhos de Thor, Magn e Modi, e o deus Hoenir. Além disso Balder e Hoder ressuscitarão.
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Refael Balinha 3/1/2024, 00:23

Segundo as Eddas: Voluspá, Vidar sobrevive ao Ragnarök vingando a morte de Odin, seu pai, ao matar Fenrir.
Também li em algum lugar que Magni (Forte), filho de Thor, herda o Mjölner pois é o único que consegue erguer o Martelo sem os itens mágicos de seu pai. Modi também sobrevive mas eu nunca li nada a respeito do destino de Thrud, filha de Thor.
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 00:33

Valquírias

Valkyrjor são mulheres que ficavam em campos de guerra escolhendo e colhendo os guerreiros mais bravos e valentes. Algumas fontes afirmam que elas próprias os matavam e outras que elas esperavam eles morrerem em batalha. Estes eram levados à Valhalla e lá esperariam até o dia de Ragnarök. Tais atos são justificados pelo fato de Odin temer tal dia de Ragnarök e querer formar um exército p/ lutar em favor a ele e aos outros deuses. As 9 valkyrjor eram: Brynhildr (que aparece na saga de Völsunga); Hildr (lenda de Hedin e Högni, na Ragnarsdrápa e na Edda); Sigrdrífa (Sigrdrífumál); Sigrún (Helgakviða Hundingsbana II); Sváva (Helgakviða Hjörvarðssonar); Ölrún, Svanhvít e Alvitr (Völundarkviða); e, finalmente Þrúðr (Thrudr, filha de Þórr e de Sif).

Mesmo várias fontes dizendo que eram apenas 9, outros nomes são encontrados nas Eddas. Até mesmo diz-se que Freyja é a Rainha das Valkyrjor.
Uma das explicações de tantos novos nomes, são diferenças entre as línguas. Como no exemplo de Hjörþrimul, que significa "batalha de espadas"; enquanto Geirahöð sign. "batalha de lanças".
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 00:37

Nott e Dag

Vé, Vili e Óðinn ainda criaram os meios para medir e gravar o tempo, as fases claras e escuras da terra que eram governadas pela deusa Nott (“noite”) e por seu amante Dag (“dia”). Óðinn fixou-os nos céus em carruagens que circulam o mundo todo a cada dois meio dias. A carruagem de Nott é puxada por um cavalo de nome Hrimfaxi e a carruagem de Dag por uma égua de nome Skinfaxi. Um homem teve um filho ao qual deu o nome de Máni e uma filha à qual deu o nome de Roðull (Rodull).

Dizia-se que os dois irmãos possuíam uma beleza radiante. Óðinn então arrebatou Máni e Roðull, e colocou-os nos céus para guiar o primeiro a lua e a segunda o sol, pois são os significados de seus nomes. Eles dirigiam carruagens, e seus cavalos eram chamados Arvak (“crina radiante”) e Alsvid (“o poderoso e jovem marchador”). Máni segue a lua ao redor e decide suas fases. Roðull é perseguida por um lobo de nome Skoll, enquanto um lobo de nome Hati Hrodnitnisson corre à frente dela tentando pegar Máni. Máni e Roðull serão devorados pelos lobos, momentos antes do Ragnarök.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 00:40

Loki

Filho dos gigantes, Loki era o deus do fogo, mas também um malicioso trapaceiro que possuía o dom da transformação e ficou entediado com a vida monótona dos deuses. Muitas de suas proezas causaram grandes danos ou ferimentos, mas geralmente ele era rápido o bastante para restaurar a ordem e evitar o desastre completo. Em certa ocasião, ele fez com que os deuses perdessem temporariamente a fonte de sua imortalidade. Em outra ocasião, ele levou Tor a uma situação de perigo em proveito próprio, mas posteriormente arquitetou o plano inteligente para recuperar o machado roubado de Tor.

Seus truques se tornaram gradativamente sujos e malvados, atingindo o ápice quando ele causou a morte do filho de Odin, Balder. Quando ele atormentou e insultou os deuses em um grande banquete, eles se viraram contra Loki e ele escapou temporariamente transformando-se em salmão. Entretanto, ele não pôde escapar do olho de Odin, que tudo via, e foi confinado em uma caverna escura. O primeiro casamento de Loki com uma giganta gerou três criaturas assustadoras e maléficas: Fenrir, o lobo, a grande serpente, Jormungand, e Hel, a deusa parcialmente decomposta do mundo inferior. Ele teve dois filhos, Vali e Narvi, de um segundo casamento. No momento da prisão de Loki, Vali foi transformado em um lobo que matou Narvi. Os intestinos do homem morto foram usados para amarrar Loki na caverna sob a boca de uma cobra gigante, que gotejava veneno, e onde ele esperou pelo Ragnarok, o crepúsculo dos deuses. O destino de Loki seria liderar o exército do mal na batalha final com os deuses, na qual ele seria morto por Heimdall.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 00:41

Odin

O principal e o mais velho dos deuses nórdicos, Odin se tornou proeminente no panteão devido ao seu gosto pela batalha. Essa qualidade lhe conferiu popularidade entre os vikings quando eles começaram a atacar objetivos fora da Escandinávia. No salão de sua grande fortaleza, Valhala, ele reunia os abatidos em batalhas. Chamados de einherjars (mortos gloriosos), esses guerreiros eram preservados por Odin para ajudar os deuses na batalha final contra os gigantes no Ragnarok.

Odin não era exatamente um guerreiro, mas inspirava os guerreiros a se lançarem freneticamente na batalha, sem nenhum sentimento e nenhum temor. Os rituais de enforcamento faziam parte da veneração a Odin, sendo que o suicídio por enforcamento era considerado um atalho para o Valhala. Odin era tido em alta consideração pelos jarls e outros membros da nobreza nórdica, embora as pessoas comuns o temessem e venerassem Tor. Odin também era o deus da sabedoria. Ele atirou um de seus olhos no poço de Mimir em troca de um gole de sabedoria. Ele se enforcou pendurando-se na árvore cósmica, Yggdrasil, para obter o conhecimento dos mortos e foi revivido por magia em seguida. Ele se mantinha informado sobre os acontecimentos em toda a parte através de seus dois corvos que vigiavam o mundo e contavam o que viam. Odin seria assassinado durante o Ragnarok por Fenrir, o lobo gerado por Loki. A veneração a Odin diminuiu à medida que os vikings desistiram de atacar e optaram por ocupações mais pacíficas. Os anglo-saxões deram seu nome (Woden) ao quarto dia da semana, Wednesday (quarta-feira, em inglês).

"Odin oferece toda carne que lhe é servida a seus dois lobos, Geri e Freki, pois ele mesmo não necessita de alimentos. Para ele, hidromel é carne e bebida." -- Glyfaginning 39
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 00:41

Thor

Deus do trovão, Tor era filho de Odin e Fjorgyn, a deusa da terra. Ele era grande para um deus, extremamente forte e um comilão (podendo comer uma vaca em uma única refeição). Tor adorava disputas de poder e era o principal campeão dos deuses contra seus inimigos, os gigantes de gelo. Os fazendeiros, que apreciavam sua honestidade simplória e repugnância contra o mal, veneravam Tor em vez de Odin, que era mais atraente para os que eram dotados de um espírito de ataque. A arma de Tor era um martelo de guerra mágico (que lançava raios de luz) com uma enorme cabeça e um cabo curto e que nunca errava o alvo. Ele usava luvas de ferro mágicas para segurar o cabo do martelo branco e um cinturão que dobrava sua força.

Tor gostava da companhia de Loki, apesar do talento desse embusteiro para colocar ambos em confusões. As estórias de suas aventuras estão entre as mais ricas da mitologia nórdica. No panteão nórdico, Tor era o destruidor do mal. No Ragnarok, Tor lutou contra seu amigo Loki, que havia passado para o lado dos malvados gigantes de gelo. A tarefa de Tor era matar a cruel serpente Jormungand, cria de Loki, mas ele morreu na batalha. Os anglo-saxões deram o nome de Tor ao quinto dia da semana, Thursday (quinta-feira, em inglês).
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 00:42

Forseti

Filho de Balder, ele era o deus da justiça e uma força de paz. Se sentava em sua sala distribuindo justiça e resolvendo as disputas de deuses e homens. De acordo com a lenda, ele sempre conseguia fazer com que os envolvidos na disputa chegassem a um acordo ou realizava um julgamento considerado justo por todos.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 00:42

Freyja

Filha de Njord, o deus do mar, Freyja era a deusa do amor e da luxúria. Ela era retratada como uma figura voluptuosa de olhos azuis. Diz a lenda que ela estava sempre procurando, no céu e na terra, por Odur, seu marido perdido, enquanto derramava lágrimas que se transformavam em ouro na terra e âmbar no mar. Odur pode ter sido Odin. Na tradição germânica, Freyja e dois outros vanirs (deuses de fertilidade) se mudaram para Asgard para viver com os aenirs (deuses de guerra) como símbolo da amizade criada depois de uma guerra. Ela usava o colar de Brisings, um tesouro de grande valor e beleza que obteve dormindo com os quatro anões que o fizeram. Ela também compartilhava os mortos de guerra com Odin. Sua cota iria com ele para o Valhala e a dela viveria em sua grande sala.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 00:45

Heindall

O Deus branco, ele se sentava ao lado da entrada da ponte do arco-íris, vigiando os gigantes ou outros monstros que tentavam entrar na fortaleza dos deuses. Ele precisava dormir muito pouco e era tão perceptivo que podia detectar o som da grama crescendo na terra ou da lã crescendo no corpo de uma ovelha. Diz a lenda que ele era capaz de enxergar centenas de quilômetros. Ele carregava a trompa Gjall, com a qual poderia avisar os deuses quando o Ragnarok começasse. Durante o Ragnarok, ele estava predestinado a ser o último a cair, em um único combate com Loki.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 00:46

Njord

Um dos vanirs, ou deuses da fertilidade, ele escolheu viver em Asgard com os aesirs quando as duas facções selaram a paz. Njord era um deus do mar. Aqueles que o veneravam obtinham a travessia segura do mar, bem como boa sorte na terra e geração de filhos. Ele era visto como uma alma antiga e gentil que acalmava os mares freqüentemente revolvidos pelo mais tempestuoso deus, Aegir. Njord era conhecido particularmente por adorar as enseadas do litoral, que eram morada de gaivotas, cisnes e outros pássaros, que eram sagrados para ele. Ele era popular com os pescadores e dizia-se que ajudava as embarcações em perigo. Ele era a origem das chuvaradas de verão. Skadi escolheu Njord como seu marido porque ele tinha pés bonitos.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 00:47

Skadi

Ela era a deusa do inverno, de quem a Escandinávia herdou seu nome, e uma caçadora que usava um arco. Era a filha do gigante Thiazi. Quando Thiazi foi morto pelos deuses, ela seguir para Asgard para exigir vingança. Temendo a disputa com a deusa do inverno, o deus de Asgard ofereceu colocar os olhos de seu pai no céu como estrelas e permitiu que ela se casasse com um deus. Ela tinha que escolher seu companheiro examinando apenas seus pés e esperava selecionar Balder. No entanto, ela escolheu Njord, um deus do mar, pois escolheu os pés errados. Eles não foram feitos um para o outro e acabaram se separando. Alguns dizem que ela se casou com Ull, o deus do esqui e do arco e flecha, e outros afirmam que ela teve vários filhos de Odin.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 00:47

Barld

Filho de Odin e Frigg e pai de Forseti, Balder disseminou a boa vontade e a paz em todos os lugares que visitou, o que fez dele um dos deuses mais amados. Sua popularidade e bondade inata atraíram a ira de Loki, que tramava o mal. Balder era atormentado por pesadelos, um sinal da morte iminente, e isso perturbava os deuses. Depois de muitos problemas, Odin determinou o destino de Balder e tomou algumas precauções para evitá-lo. Entretanto Loki interveio e Balder foi morto por um galho de visco atirado por seu irmão cego Hodr, conforme havia sido previsto. As tentativas para resgatar Balder de Hel foram frustradas por Loki. Não obstante, esperava-se que Balder retornasse após uma grande catástrofe mundial e governasse um mundo novo. A semelhança dessas expectativas pode ter ajudado na difusão inicial do cristianismo entre os nórdicos.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 00:48

Hel

A filha de Loki e uma giganta de gelo, Hel foi banida por Odin para o mundo inferior, que recebeu o nome dela, Helheim. De seu salão, Eljudnir, ela reinou sobre os que morreram por doenças, velhice ou pena capital. Em seus domínios, o poder de Hel era tamanho que ela podia desafiar outros deuses, inclusive Odin. Ela foi descrita como tendo metade do corpo de uma mulher viva e a outra metade do corpo de um cadáver. Seu trono era conhecido como a cama do enfermo. Posteriormente, os cristãos adotaram Hel e seu domínio de sofrimento eterno como o nome do local para onde iam os condenados.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 00:48

Tyr

O filho de Odin e Frigg, Tyr era o deus da guerra, famoso por sua força e valor. Como Odin, ele aceitava sacrifícios de homens enforcados. Sua estória está vinculada à de Fenrir, o filho-lobo de Loki. Tyr recebeu a difícil tarefa de alimentar Fenrir, mas Odin percebeu que Fenrir estava ficando ainda mais poderoso e perigoso. Os deuses decidiram prender Fenrir no subsolo, onde ele não poderia causar danos. Para convencê-lo de que a corrente mágica em seu pescoço era inofensiva, Tyr teve que colocar sua mão direita na boca do lobo. Quando Fenrir percebeu que a corrente não poderia ser rompida, ele mordeu a mão de Tyr. A perda de sua mão diminuiu Tyr aos olhos dos outros deuses, que riram de sua dor. Ele foi escolhido para lutar contra o grande cão Garm, o cão de guarda dos portões de Hel, durante o Ragnarok. Nesse confronto final, Garm saltaria na garganta de Tyr e ambos morreriam na luta. O deus Tyr foi julgado antes da batalha e sua runa foi gravada em espadas. Tyr pode ter sido o deus líder nos antigos panteões nórdicos, mas sua importância diminuiu à medida que a veneração a Odin aumentou. Os anglo-saxões o chamaram Tiw e deram seu nome ao terceiro dia da semana, Tuesday (terça-feira, em inglês).
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 00:49

Einheriar

Os einherjars eram heróis mortos recolhidos pelas valquírias e levados para Asgard, onde moravam com Odin. As valquírias escolhiam apenas os melhores e mais heróicos guerreiros. Em Asgard, festejavam à noite e lutavam durante o dia, Seus ferimentos eram curados magicamente. Dessa maneira, realizavam sua preparação interminável para estarem prontos quando Odin os chamasse para a luta contra os deuses no Ragnarok.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 00:50

Fenrir

O Fenrir foi gerado por Loki e pela gigante Angrboda. Os deuses levam o lobo para Asgard, mas apenas Tyr tem coragem de alimentá-lo. Como o lobo não pára de crescer, nada o mantém preso. Por fim, os anões fabricam uma corrente com as raízes de uma montanha, o silêncio do gato ao se mover e a respiração do peixe. Para atrair Fenrir e acorrentá-lo, Tyr oferece a ele comida e, como resposta, o lobo arranca seu braço. Fenrir começa a uivar até os deuses enfiarem, como mordaça, uma espada em sua boca.

No Ragnarok, Fenrir quebra a corrente e mata Odin.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 00:50

Fimbul

O lobo era um símbolo de poder misterioso na mitologia nórdica. Odin era acompanhado por dois lobos e Fenrir teve participação na destruição do mundo. Fimbul, na mitologia nórdica, é um dos precursores do Ragnarok e consiste em três invernos consecutivos, sem nenhum verão intermediário.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 00:51

Gigante do Fogo

Os gigantes do fogo ou muspilli são participantes entusiasmados no Ragnarok e acreditam na destruição do cosmo em chamas. O mais famoso dos gigantes era Surtr ("negro"), o jarl que guardava os portões de Muspellheim. Ele portava uma espada de fogo, seus cabelos eram chamas e a pele, lava incandescente. Muspellheim era um dos "níveis médios" dos nove mundos, juntamente com Midgard e Jotunheim.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 00:51

Corvos de Odin

Huginn e Munnin são os corvos de Odin. Eles voam pelo mundo, trazendo informações.
Odin, o deus-mor de Asgard, era cego de um olho. Para compensar essa deficiência e manter-se a par dos acontecimentos nos nove mundos, ele enviava mundo afora toda manhã seus dois corvos, Huginn (pensamento) e Munin (memória), que tudo vêem. No final da tarde eles voam para casa e se empoleiram nos ombros de Odin, sussurrando em seus ouvidos tudo o que viram.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 00:52

Valquírias

As valquírias eram donzelas louras de olhos azuis que ajudavam Odin, escolhendo quais guerreiros recém-abatidos entrariam no Valhala. Lá, os escolhidos lutariam todos os dias e festejariam todas as noites em preparação ao Ragnarok, quando ajudariam a defender Asgard na batalha final, em que os deuses morreriam. As valquírias cavalgavam nos céus com armadura brilhantes e ajudavam a determinar o vitorioso das batalhas e o curso das guerras. As valquírias também serviam a Odin como mensageiras e quando cavalgavam como tais, suas armaduras faiscavam causando o estranho fenômeno atmosférico chamado de Aurora Boreal.

As valquírias originais eram Brynhild ("correspondente de batalha"), Sigrun ("runa da vitória"), Kara, Mist, Skogul ("batalha"), Prour ("força"), Herfjotur ("grilhão de guerra"), Raogrior ("paz do deus"), Gunnr ("lança da batalha"), Skuld ("aquela que se torna"), Sigrdrifa ("nevasca da vitória"), Svava, Hrist ("a agitadora"), Skeggjold ("usando um machado de guerra"), Hildr ("batalha"), Hlokk ("estrondo de guerra"), Goll ("choro da batalha"), Randgrior ("escudo de paz"), Reginleif ("herança dos deuses"), Rota ("aquela que causa tumulto") e Gondul ("varinha encantada" ou "lobisomem").

"Por todos os lados vi Valquírias reunirem-se, Prontas para cavalgar as fileiras dos deuses; Skuld carregava o escudo, e Skogul cavalgava em seguida, Guth, Hild, Gondul, e Geirskogul. Das donzelas de Herjan conheces a lista, Valquírias prontas para cavalgar pela terra." -- Eddas Poéticas
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 14:38

Qual a sua lenda nórdica favorita??????

No começo, conta a lenda nórdica, havia somente fogo e gelo. Lentamente essas duas forças criaram dois seres: Ymir, o gigante, e Audhumla, a vaca. Audhumla sobreviveu lambendo o gelo salgado, ao passo que Ymir sobreviveu do leite de Audhumla. Posteriormente, o lamber incessante da vaca deu origem a uma criatura do gelo, o deus Bor. Bor viria a ser o pai de várias outras divindades, mas nenhuma delas mais importante que Odin.
Odin tornou-se o soberano de todos os deuses nórdicos, além de personifi ar todo o conhecimento. Isso ele conseguiu negociando o seu olho direito com um gigante chamado Mime em troca do acesso às fontes da sabedoria. Mais tarde, quando Mime foi decapitado em batalha, Odin ungiu a cabeça de Mime com ervas e a revivificou, mantendo a cabeça decapitada ao seu lado como um inestimável conselheiro.
Mesmo tendo gerado muitos filhos, foi a consumação de seu casamento com a deusa Frigg que gerou a maior diversidade de deuses, do majestoso e eloquente Bragi (deus da poesia) até a mais poderosa dentre todas as divindades nórdicas: Tor, o deus do trovão.
Tor era destemido nas batalhas, tendo à sua disposição grande variedade de armamentos e um martelo extremamente poderoso chamado Mjolnir. Quando lançado, o Mjolnir sempre retornava a Tor, mas não sem antes encher os céus nórdicos com raios.
Quando Thrym, rei de todos os gigantes da terra distante de Jotunheim, ouviu sobre o martelo, desejou tê-lo para si. Mas a vingança por ter roubado o martelo de Tor seria rápida e inclemente. Thrym pediu uma compensação para devolver o martelo, e em troca queria a deusa Freyja, mãe de Tor.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos