Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mitologia Nórdica

+5
Galego
Dree Elle
Ave de Rapina
Merlin
Refael Balinha
9 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 14:40

Tor ficou colérico, mas Heimdall, guardião da Ponte do arco-íris e mantenedor dos sentidos mais aguçados de todos os deuses, tinha um plano: Tor deveria ir a Jotunheim, terra de gigantes, usando trajes femininos e convencer Thrym de que era Freyja. Em princípio Tor recusou-se, mas posteriormente vestiu-se com um dos mantos de Freyja e foi a Jotunheim. Quando Thrym, exultante, apresentou o martelo para negociar com quem ele pensava ser Freyja, Tor o movimentou tão poderosamente que o grande gigante foi morto em um só golpe. Nunca mais alguém teve tamanha ousadia com o poderoso Tor.
Apesar de ser inclemente na batalha, Tor era um guerreiro protetor, tendo herdado sua condição de guerreiro de Tyr - o deus mais heroico e benevolente dentre todas as divindades nórdicas. A cólera de Tor era terrível e absoluta, mas ela geralmente se voltava contra aqueles que ameaçassem a humanidade ou os deuses. Contudo, Balder era, para Odin, um filho totalmente diferente de Tor. Equilibrado e gentil, Balder era considerado o deus da beleza e da sabedoria. Mas ele era assolado por pesadelos e temores de morte em tal intensidade que sua mãe, a deusa Frigg, pediu a todos os seres e a todas as criaturas vivas da terra que prometessem que nunca lhe fariam nenhum mal. Mas Frigg esqueceu de pedir ao visco, plantas aparentemente insignificantes, e essa foi a desgraça de Balder.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 14:42

Conforme a história se desenrolava, o deus Loki construiu uma seta de visco e armou uma tramoia para que o próprio irmão de Balder (Hod, o deus cego da guerra) o matasse. Por isso Loki foi preso sob uma serpente gigante, que fazia gotejar veneno ácido no seu rosto. A dor era tão intensa que Loki se contorcia tanto que fazia a terra tremer, criando assim os terremotos.
Nesse ínterim, Frigg pediu a Hel, filha de Loki e deusa do mundo inferior, que restaurasse a vida de Balder. Hel disse que, primeiro, todos os seres e criaturas da terra teriam de derramar lágrimas pela sua morte, do mesmo modo que Frigg havia pedido que eles o protegessem. Isso era certamente possível. Balder era um deus muito estimado - a deusa do inverno, Skadi, foi ludibriada e levada a realizar uma união infeliz com outro deus enquanto tentava se unir a Balder.
Apesar de Balder ser muito querido, a declaração de Hel nunca chegou a se concretizar. Balder tivera um filho, Forseti, o deus da justiça. Das paredes ricamente decoradas do seu castelo de ouro e prata, Forseti resolvia todas as disputas e continuava a manter viva a lenda do seu amado pai, Balder.
Os deuses nórdicos estavam predestinados a ser destruídos no dia de Ragnarok, quando entrassem em combate contra seus inimigos, os gigantes.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Ave de Rapina 3/1/2024, 14:58

Sexta-feira 13 e a Mitologia Nórdica !!

A Sexta Feira 13 é tida por muitos como um dia de má sorte (hoje não pode dizer azar !!!). Existe até uma fobia específica para quem tem medo da Sexta Feira 13 chamada Paraskavedekatriaphobia (enfim...)

Bom, a explicação mais difundida para a origem desta superstição (e quem já leu Código da Vinci a conhece) é a de que no dia 13 de outubro de 1307 (uma sexta-feira), O rei da França Filipe IV armou um grande golpe contra a Ordem dos Templários declarando-a ilegal e prendendo os membros da ordem simultaneamente em todo o país e depois os executando por heresia. Realmente foi um grande azar para os Templários !!!!

Outra teoria é a de que Jesus Cristo tenha sido morto numa sexta-feira treze, isso porque a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. Vale lembrar que na Santa Ceia 13 pessoas estavam à mesa e duas delas (Jesus e Judas) morreram (de maneira nada agradável) pouco depois.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Ave de Rapina 3/1/2024, 15:00

Mas cadê a Mitologia Nórdica?

Vamos, então, ao que realmente nos interessa!

Para quem não sabe existem duas lendas nórdicas envolvendo o número 13.

Em uma delas é falado de um banquete onde 12 deuses foram convidados. Eis que, sem ser convidado, surge nosso velho amigo Loki. O 13° “convidado” arruma o maior barraco que termina com a morte de Baldur, o queridinho dos deuses. Azar para os deuses que perderam Baldur e azar para Baldur que bateu as botas....

Na outra lenda (provavelmente criada pelos cristãos para acabar com o paganismo) a deusa nórdica do amor e da beleza, Friga (Freya) se transformou numa bruxa quando as tribos nórdicas e germânicas se converteram ao cristianismo. Todas as sextas feiras ela rogava praga aos humanos, mas não fazia isto sozinha. A bruxa Friga se reunia com mais 11 bruxas e com o próprio demônio !!! Imagina passear pela floresta à noite e encontrar com estes 13 !!!!!!!!! Seria no mínimo muiiiito azar !!!!

E bem... eles se encontravam às Sextas-feiras pois era o dia consagrado à Freya. (vale lembrar que Sexta-feira em inglês é Friday, quem vem de Friadarg que significa Dia de Friga...)

Superstição ou não todo o cuidado é pouco hoje... Evitem cruzar (no bom sentido) com um gato preto, não passem debaixo de escadas, não quebrem espelho (normalmente já traz sete anos de azar, se for numa Sexta-feira 13 então...) e principalmente não quebrem aquelas malditas correntes da Internet !!!!

Boa Sorte para todos !!
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Ave de Rapina 3/1/2024, 15:03

Ragnarok, em inglês Wrath of the Gods, ou em português Crepúsculo dos Deuses foi o dia em que os Deuses cravariam uma batalha contra seus inimigos ferrenhos, os gigantes.

Este seria o dia do 'acerto de contas'.

Para prepararem-se para o Ragnarok, alguns deuses tomaram providências.

Loki, por exemplo, criou seus três filhos, para que lutassem junto a ele contra os deuses: (Loki era metade Deus e metade Gigante)

Fenrir, o lobo monstruoso.
Hel, a deus da morte, que mora em Niflheim.
A serpente do mundo, que, se totalmente esticada, seu comprimento daria a volta no mundo.

Odin tomou outra, a construção de seu castelo Valhalla, para a formação do seu exército:

Após as batalhas no mundo, Odin enviava suas nove filhas, as Valquírias, para percorrer os campos de mortos e recolher apenas as almas dos melhores guerreiros para levá-los ao Valhala, onde, então, serviriam no exército de Odin no dia do Ragnarok.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Dree Elle 3/1/2024, 21:45

Nomes de alguns deuses:

Odin (ou Wotan), o Deus-supremo.

Thor (ou Donnar), filho de Odin, Deus do Trovão.

Freya, Deusa do Amor e da Beleza, amante de Odin.

Freyr, irmão gêmeo de Freya, Deus da fertilidade.

Tyr (ou Tiw/Ziw), Deus da Guerra e da coragem.

Loki, Deus das confusões e das Mudanças.

Heimdall, o belo deus que toca a corneta dourada, guardião da Bifrost, a torre do Arco-Íris que guia até Asgard.

Skadi, Deusa do Inverno e da Caça.

Frigga (Fricka), esposa de Odin, considerada a Mãe de todos e a deusa do Matrimônio.

As Nornas, as fianderias do destino, que traçam o destino de todos sentadas sob a árvore da vida, a Yggdrasil.

Hel (ou Holle/Hunda), a Deusa da Morte, filha de Loki.

Baldur, filho de Odin, o Deus do Amor e da Luz.

Sif (Siffa), a deusa da colheita.

Forseti, deus da Lei e da Justiça.

Bragi, o bardo dos deuses e poeta.

Vidar e Vali, os filhos de Odin que sobreviverão ao Ragnarok.

Magni e Modi, filhos de Thor.

Weiland (Weyland) o ferreiro dos deuses.

Idunna, a deusa da Juventude e da Beleza.

Eostre, deusa da primavera e da fertilidade.

Hoenir, o mensageiro de Aensir.

Sunna e Mani, o Sol e a Lua.

Ullr, o deus da caça.

Nerthus, deusa dos mares e dos rios.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Ave de Rapina 3/1/2024, 22:15

Pessoal, por que os deuses não usaram a folha da Yggdrasil pra ressuscitar o Balder assim como Sigmund usou para ressuscitar Sinfiotli?
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 22:22

Pelo o que eu sei...
...Sigmund NÃO DEVOLVEU A VIDA a Sinfioetli usando as flolhas de Yggdrasil. Sinfioetli vencendo muitos batalhas com seu pai Sigmund, venceu também Roar, que se interessava pela rainha Svinta. Mas Sinfioetli também a amava e num duelo matou Roar.

Mais tarde quando voltou a sua terra, Sinfioetli foi envenenado por Borghild, que quis vingar a morte do irmão Roar.

Sigmund corroido pela dor de perder o filho se perdeu com o corpo do jovem numa floresta e parando na beira de um rio, eocntrou um homem numa canoa que se ofereceu para levá-los. Mas o barco era pequeno para 3 e Sigmund pediu ao homem que levasse seu filho 1º.

Somente mais tarde Sigmund percebeu que o homem usava um majestoso manto azul, e reconheceu ali o deus Odin que viera buscar seu filho para levar às moradas celestes.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 22:26

Uma questão de destino...
Se Sigmund realmente ressuscitou o filho com você sugere, por que os deuses não fizeram isso com Balder? Isso é o que você pergunta.

Bem acontece que a morte de Balder não é um simples acontecimento. Odin sabia, pela revelação das Nornas que o mundo que ele criara um dia acabaria e tentou de todas as maneiras impedir ou retardar isso. Mas mesmo assim Odin sabia que não poderia evitar o destino. Uma de suas tentativas foi quando se prendeu ao tronco de Yggdrasil para, "morrendo" descobrir o segredos da runas. Para voltar dessa morte, Odin oferece em troca um olho e esse ato está cheio de uma rica simbologia.

Essa "morte" não é uma morte comum, mas sim uma morte ritual, um rito de passagem para obter algo. No caso de Odin, ele desejava obter o segredo para ver o futuro que as Nornas escondiam. Ao conseguir isso ele descobre de modo trágico que seu filho Balder morrerá, e sua morte SERÁ O PRINCÍPIO DO FIM DE TUDO.

Em todas as mitologias, há sempre um ou mais heróis ou deuses que "morrem" e voltam diferentes, após obterem um novo poder, mas, às vezes esse poder exige algo em troca. Algo que marca esse deus ou herói e faz dele um ser novo. É assim com Ulisses, Hércules, Dioniso e Orfeu na mitologia grega.

No caso de Orfeu, ele desce aos infernos para buscar sua metade mística, a esposa Eurídice. Mas volta sem ela, todavia, volta cheio de um conhecimento misterioso. Mas tarde esse conhecimento o leva a morte, e ele pode se unir a amada.

Tal como Orfeu, Odin MORRE ou "desce ao seu inferno interior e pessoal' p/ encontrar em si a verdade de um conhecimento oculto que habita em todas as coisas. E mesma coisa acontece com os demais heróis ou deuses iniciados em mistérios.

Já o olho perdido de Odin possui um significado geral e outro particular. O olho simboliza a capacidade de ver, óbvio, mas quando Odin dá seu olho, significa que ele agora só precisa de um olho para ver o mundo comum, pois sua outra metade pode ver "com os olhos do espírito" aquilo que os olhos comuns não podem ver.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 22:29

Já o significado geral é: ao entrar em contato com um novo poder ou nova forma de conhecimento, nunca poderemos voltar os mesmos, assim se obtemos parte desse poder, temos que deixar parte de nós com ele, ou pelos menos ficarmos marcados como alguém que o possui.

Odin está marcado, se tornou caolho. Ser caolho faz dele um deus capaz de ver o que não se pode ver, aquilo que está oculto aos demais. Mas também revela que ele está marcado para sempre. Assim é com Hefesto na mitologia grega, que ao enfrentar seu pai Zeus, fica coxo. Também é assim com Jacó, que na Bíblia luta com deus para conseguir uma benção. Jacó vence, mas deus fere sua coxa, para mostrar que mesmo vencendo, ele é mortal e tudo tem seu preço. Então Jacó passa a mancar.

Mas voltando a morte de Balder, um motivo simples para que ele não volte é porque uma das criaturas do mundo não chorou por sua morte. Frigg conseguiu de Hell o acordo que se todas as coisas chorassem por Balder ele voltaria, mas uma bruxa (disfarce de Loki) não o fez e por isso Balder não pôde voltar.

Porém amis que isso há uma simbologia na morte de Balder. Ele é a luz,a luz de um mundo onde as coisas não duram para sempre, e como o resto desses mundo, essa luz também se apagará. Assim Balder é como o Sol, que brilhar mas morre, todavia essa luz voltará a brilhar novamente outro dia.

A morte de Balder, com luz, representa o começo da morte de todas as coisas, pois sem a luz nada vive muito tempo. Assim as Nornas anunciam a proximidade do Ragnarok ao tornar INEVITÁVEL a morte da luz.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 22:31

Não me lembro de Sigurd (Siegfried) voltar a vida. Mas no caso de Odin aconteceu desse modo:

Desejando saber o futuro oculto pelas Nornas, Odin procurou a cabeça de Mimir na fonte onde se encontra a terceira raiz de Yggdrasil, Jotunheim. Odin deu um de seus olhos, para que Mimir permitisse que ele obtivesse conhecimento bebendo da fonte. Assim fazendo, Odin ouviu soube que era necessário "morrer" e voltar a vida para saber como ler as runas, e assim saber sobre o futuro do Mundo.

Era necessário permanecer 9 dias e 9 noites dependurado no tronco de Yggdrasil, atravessado por uma lança. Após esse sacrifício, Odin caiu e soltou um grito, voltando a viver. Assim ele aprendeu sobre como ler o futuro.

Era isso que você queria? Espero ter entendido o seu pedido.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 22:44

Uma pergunta que muitos me fazem:

MITOLOGIA NÓRDICA É DO POVO NÓRDICO

Os germânicos não são descendentes dos povos nórdicos? Uma prospera colônia, assim como a Russia foi?...
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 22:45

Os germânicos entraram no território da atual Alemanha em grandes números por volta dos séculos IV, V D.C ... Como eram compostos de várias tribos é um tanto complicado listá-las como uma unidade... Mas anyway, eram grupos de étnicos similares, de culturas, idiomas, etc parecidos...
Os escandinavos em geral fazem parte de um ciclo migratório mais antigo, do qual não existem datas precisas, só estipula-se que tenha sido em torno do século IX, VIII A.C . Considere-os "primos" dos germânicos, mas definitivamente não são a mesma coisa... Os germânicos eram tribos muito mais ricas culturalmente, mais belicistas, etc etc (E não estou falando isso pra puxar sardinha pro meu lado hein?)
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 22:47

A palavra "Wut" no Hochdeutsch significa fúria, raiva... O que na verdade vem a calhar em se tratando do deus da guerra dos germânicos... Walvater (pai da guerra, que muitos leigos confundem com "allfather" que seria o ideal cristão de um Deus) ou Heervater (pai das hordas, legiões).
O termo germânico por si só é uma grande generalização... Mas como eu disse, as tribos góticas em geral que migraram para o atual território alemão entre os séculos IV e V D.C dividiam características étnicas e culturais muito fortes... Os nórdicos NÃO são germânicos a medida em que NÃO dividiram do mesmo ciclo e período migratório que os germânicos... Houve um distanciamento não só geográfico, mas linguístico, cultural e mesmo étnico por conta da introdução de elementos do sul da europa no "mundo germânico"
Enfim... A palavra "germânico" por si só já é generalizada demais... Deixem as palavras nórdico e germânico soarem como distintas que fica melhor pra todos.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Merlin 3/1/2024, 22:48

A única tribo escandinava que migrou para o sul e foi confundida com tribos germânicas que já habitavam a atual Alemanha, foi a tribo dos Burgúndios... Cuja origem é dinamarquesa e cujo território correspondia as margens ao redor do extremo norte do Reno. Fora isso, pode ter certeza que TODAS as tribos germânicas vieram de migrações sentido leste-> oeste. Os visigodos, ostrogodos, suevos, alanos, vândalos, teutões, etc etc vieram à área correspondente à atual Alemanha e futuramente aos mais diversos cantos da Europa inclusive península Ibérica por conta da dominação huna no território em que outrora habitavam (Bielo-Rússia e extremo oeste da Rússia.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Refael Balinha 3/1/2024, 22:50

Não entendo muito de geografia, mas pelo que eu sei, nórdicos e germânicos são Teutônicos, ou Teutos. E quanto à religião e à mitologia (sobre as quais sei um pouco mais), posso dizer, que a diferença de nomes dos deuses de tribo para tribo não faz com que sejam deuses diferentes. Eram os mesmos deuses, com as mesmas características e cada um deles venerado e/ou cultuado pelos mesmos motivos (proteção, fertilidade, vitória, magia, etc.).
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Refael Balinha 3/1/2024, 22:52

Nórdico e escandinavo não são a mesma coisa, os finlandeses são nórdicos mas não são escandinavos, no caso dos islandeses, eles têm origem meio escandinava (e meio esquimó - veja Bjork), são nórdicos, mas não estão na Escandinávia

Pelo menos é assim que eu consigo entender esses povos e mais um senão: embora os dinamarqueses sejam nórdicos e normalmente considerados escandinavos, a Jutlândia não fica na Escandinávia.

Será mesmo?
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Refael Balinha 3/1/2024, 22:53

A Jutlândia compõe a maior parte da Dinamarca. Porém é uma outra península, ao norte da Alemanha, e não se confunde com a península da Escandinávia.
Aliás, a Dinamarca é maior do que a Jutlândia.
E por outro lado a Jutlândia não é só dinamarquesa.
That's is point.

Por outro lado, tenho um atlas feito na Romênia, há uns 20 anos, e nele a Groenlândia é classificada como um país europeu. Não levam em consideração a população do país, mas apenas o aspecto político e a distância relativamente próxima da Islândia.
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Refael Balinha 3/1/2024, 22:53

A Groenlândia é um país - com autonomia interna, simplesmente tem sua política externa conduzida por outro, a Dinamarca e sua defesa está nas mãos dos militares norte-americanos

Não confunda país com Estado (não unidade federativa, mas ente internacional).
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Refael Balinha 3/1/2024, 22:55

A política externa da Groelãndia é conduzida pela Dinamarca, por isso é considerado um "território" daquele país europeu; mas por outra parte a maior ilha do mundo tem, hoje em dia, autonomia nos assuntos internos
mas acredito que eles nunca tenham se preocupado com outras mitologias que não a do próprio povo Inuit (forma hoje em dia politicamente correta e usada, já que Esquimó passou a ser considerado meio insultante).

Quanto aos nórdicos e aos germânicos, concordo com os que os colocam como pequenas variante do mesmo povo, cujas diferenças (linguísticas e sociais) foram aumentando com o passar do tempo, em razão das variantes políticas (países nórdicos com governos mais centralizados e países germânicos sob o feudalismo e a fragmentação territorial durante muito mais tempo).

Com relação à terminologia "nórdicos", contudo, volto a salientar a profunda diferença que existe entre finlandeses e os demais povos nórdicos; sem contar que o que chamamos de lapões também fazem parte, politicamente, do mundo nórdico, mas têm origem inteiramente diferente.

Os finlandeses são muito próximos (em termos linguísticos e históricos, e mesmo quanto à proximidade geográfica de suas capitais) aos estonianos, mas por conta de conceito puramente geográficos, os primeiros são considerados nórdicos e os segundos fazem parte dos chamados Estados Bálticos (ou repúblicas, como preferirem).

Acho que esses termos generalizantes são na maioria das vezes pouco úteis, pois baseiam-se em um critério predominante segundo este ou aquele interesse dos classificadores.
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Refael Balinha 3/1/2024, 22:57

A Finlândia foi anexada a Suécia no século XIII, num período de expansão desta última e formaram o reino sueco-finlandês quando no século XVIII a Suécia enfraquece e o território é ocupado pela Rússia por duas vezes. A Suécia cede o território a Rússia e esta proclama autonomia da Finlândia segundo regime de grão-ducado. Em 1917 é declarada a independência da Finlândia, reconhecida primeiro pela União Soviética, posteriormente pela França, Alemanha e a Suécia.
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Galego 4/1/2024, 00:02

Durante a Idade Média as 'tribos' não gostavam muito de se misturar, mas temos que pensar não só no acontecia naquela época, mas também 'no antes'... Gente nômade; guerras que faziam escravos que iam de um lado para outro; soldados que também se deslocavam e às vezes ficavam no lugar; guerras ou pestes que traziam miséria e morte obrigando seus habitantes à procurarem outros lugares...

Bem, cada grupo tem uma característica própria, mas, se olharmos pelo lado estético da coisa (e estou falando de formação óssea), toda aquela galera do que era a Germânia e do norte europeu possuem um biotipo muito similar. Os itálicos possuem outro; idem espãnicos, francos e os bretões (fugiu-me agora o nome para caracterizar os vários grupos da atual Grã Bretanha, então estou chamando todo mundo assim por estupidez própria...). Agora isso não é uma regra, por causa do que escrevi no parágrafo anterior. (Exemplo: meu bisavô era siciliano; deveria ser moreno com cara de italiano, mas na verdade era loiríssimo com aparência de alemão.).

Acredito que em algum momento houve uma mistura naquela faixa toda que ia da Germânia, pegando o norte até as Ilhas Britânicas, mesmo porque, o uso das runas como oráculo religioso demostra que de alguma forma existiu um enlace bem grande entre eles, mesmo sendo tão diferentes... Então se houve um laço consaguíneo? Muito provável. Se isso continuou acontecendo à partir do momento que cada um se caracterizou como 'viking', 'nórdico', 'bretão', 'saxão', 'celta'...? Nada impossível, mas bem mais improvável...
Galego
Galego

Mensagens : 459

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Galego 4/1/2024, 00:10

Devemos lembrar que a princípio, nórdicos encontram-se no mesmo contexto que germânicos, afinal entende-se como cultura nórdica, a culturas dos povos que predominavam a parte setentrional da Europa - os germânicos. Estes dividiam espaço apenas com os celtas, principalmente na parte ocidental e central (devemos lembrar que os celta já foram também chamados de povos indo-germânicos, ou seja, povos que deram origem aos germânicos) e os eslavos, que ocupavam mais a parte oriental da Europa. os povos escandinavos, eram germânicos como os demais, aliás... acredita-se que o berço do povo germânico, tenha sido na Escandinávia, provavelmente através do isolamento de alguns grupos celtas. Resumindo, os vikings, que eram escandinavos, também eram germânicos. Apenas encontravam-se em um período diferente, na idade média, ou seja, posteriores as conhecidas tribos germânicas da Antiguidade. Claro que pela diferença temporal, devem ter ocorrido algumas adaptações culturais, mas a essência parece ser basicamente a mesma. Provavelmente, a cultura dos vikings encontrava-se mais fiel a cultura germânica da antiguidade, de sua origem, do que os demais germânicos daquele período (idade média), que já haviam sofrido adaptações culturais de outros povos, principalmente da cultura greco-romana. Neste caso, acredito que o termo nórdico, abrange os germânicos da antiguidade, os escadinavos vikings e até mesmo os celtas.
Galego
Galego

Mensagens : 459

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Galego 4/1/2024, 00:12

O tronco indo-europeu dos celtas não se distancia tanto dos germânicos como estes se distanciam dos troncos eslavos, itálicos e helênicos, porém lembrando que ambos derivam das tribos Nômades chamadas de indo-europeias, com uma mesma origem linguística e cultural que obviamente, com o passar do tempo e com o contato com outros povos, começam a sofrer suas variações. Mas, voltando aos celtas, estão mais próximos do germânicos, pois acredita-se que boa parte da origem das tribos germânicas estariam relacionadas a grupos celtas que teriam, de certa forma, se isolados dos demais, provavelmente na Escandinávia, dando origem aos primeiros grupos germânicos. Pode até ser que também tenham se mesclado a outros grupos indo-europeus conforme desbravavam novos territórios (afinal é quase impossível ser preciso, neste momento de conquistas territoriais, quanto a influência de outras tribos, também com a mesma origem "indo-européia", na formação cultural e linguísticas das tribos germânicas), mas, de qualquer forma, a origem dos germânicos parece estar altamente relacionada aos celtas.
Galego
Galego

Mensagens : 459

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Galego 4/1/2024, 00:14

O fato de citar fontes da antiguidade, que por sinal concordo plenamente que são bases fundamentais para qualquer historiador da antiguidade, não contrapõem o fato dos germânicos terem sua origem também entre os celtas. É óbvio que os romanos já distinguiam celtas de germânicos, até porque neste momento, já possuíam características diferenciadas.
Esta não é a questão tratada, mas sim a ideia de que os celtas tiveram a sua grande importância na formação dos grupos germânicos e por tal motivo, não deveriam ficar de fora quando nos referimos a cultura nórdica.

Obs: Quanto a prova da linguagem, confesso que tenho curiosidade em obter mais informação, para meu próprio esclarecimento, afinal, sempre soube que os dialetos mais próximos dos celtas seriam os dialetos germânicos. Por outro lado, também não deveríamos esquecer que a partir do momento que as linguagens passam a ser registradas, em diferentes localidades, tendem a tomar rumos ainda mais diferenciados, principalmente quando estudados por outros povos, como foi o caso dos romanos.
Galego
Galego

Mensagens : 459

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Nórdica - Página 2 Empty Re: Mitologia Nórdica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos