Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Existem atalhos para a genialidade?

+17
Homem Vitruviano
Arcano
Necromante
Trovador
Freud explica
Incógnito
Alucard
Dante
Lilith
sombriobyte
Flautista de Hamelin
Siegfried
Marley
Eugene Hector
Apocalipse
Gigaview
Alquimista
21 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Necromante 26/6/2019, 01:29

Siegfried escreveu:É ou não é um fato que pode fazer um sujeito virar gênio?

Acho que o gênio nasce gênio. Não dá pra VIRAR gênio não...
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Siegfried 26/6/2019, 02:09


Está bem, meu amigo, então está dito. Temos opiniões diferentes, e isso é muito bom. Ah! Só uma coisinha, acho a técnica de Pollock fantástica (independentemente da genialidade, se é que é possível separar), tão boa quanto a de um El Greco ou um Tintoretto, os primeiros a "dissolverem" as belas "fotografias" renascentistas.
Siegfried
Siegfried

Mensagens : 210

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Homem Vitruviano 20/7/2019, 03:45

Marley escreveu:
O fenótipo reúne as características dadas pelo meio. Por exemplo, se nascerem gêmeos e um for mandado ao Pólo Norte e outro ao deserto do Saara eles certamente serão diferentes; terão a mesma estrutura genética mas diferentes características fenotípicas. Logo eu acho que o fenótipo influi sim na vida de qualquer um. Uma pessoa que sempre viveu cercada por livros tem muito mais chance de apreciá-los do que um indivíduo que nunca teve contato com eles.

Fenótipo . [De fen(o)- + -tipo.] S. m. Genét. 1. Característica de um indivíduo (2), determinada pelo seu genótipo e pelas condições ambientais.
Homem Vitruviano
Homem Vitruviano

Mensagens : 180

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Homem Vitruviano 20/7/2019, 03:46


Há muito frequentei os bancos escolares, e como fiz o curso clássico, a única matéria "científica" era Biologia. Mas creio que está ocorrendo um certo engano. O fenótipo são as características FÍSICAS de uma pessoa, determinadas pela sua carga genética, em interação com o meio ambiente, que é histórica, geográfica e socialmente construído.
Homem Vitruviano
Homem Vitruviano

Mensagens : 180

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Homem Vitruviano 20/7/2019, 03:49


Na verdade o mais importante atalho é a alimentação. Todos os gênios da humanidade foram vegetarianos.

Leonardo da Vinci que o diga... riso 1
Homem Vitruviano
Homem Vitruviano

Mensagens : 180

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Alquimista 20/7/2019, 05:21


Homem Vitruviano, seja bem vindo!
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Alquimista 20/7/2019, 05:22

Homem Vitruviano escreveu:
Na verdade o mais importante atalho é a alimentação. Todos os gênios da humanidade foram vegetarianos.

Leonardo da Vinci que o diga... riso 1

Você está enganado, EU não sou vegetariano. BIG LOL!
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Gigaview 20/7/2019, 05:54


A carne atrapalha - por desequilibrar os 4 temperamentos (fleumático, colérico, melancólico, sanguíneo), mas acredito que o ponto chave é a força de vontade do espírito, opondo-se à mesmice mediana que domina todas as épocas - com raras exceções...
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Siegfried 20/7/2019, 10:06

Homem Vitruviano escreveu:
Há muito frequentei os bancos escolares, e como fiz o curso clássico, a única matéria "científica" era Biologia. Mas creio que está ocorrendo um certo engano. O fenótipo são as características FÍSICAS de uma pessoa, determinadas pela sua carga genética, em interação com o meio ambiente, que é histórica, geográfica e socialmente construído.

Rachmaninoff tinha mãos grandes porque herdou-as, não porque tocava piano. A prática do piano, com certeza, deu-lhe uma agilidade que ele não teria, se fosse, digamos, bilheteiro do metrô.

Por outro lado, se geneticamente tivesse propensão à artrite, e se tivesse se alimentado erroneamente, ou trabalhado demais sob condições adversas - ou não - poderia ter, eventualmente, desenvolvido uma artrite que paralisaria suas enormes mãos. O que ainda assim poderia ocorrer, se ele fosse bilheteiro do metrô, ou ao irmão dele.

Rachmaninoff era compositor porque sua carga genética relativa à musica foi estimulada/apropriada pelo meio ambiente, que é social, econômica e historicamente determinado, e não por que tivesse algum "fenótipo artístico".

Vamos dar à genética o que é da genética e, à pobre sociologia, o que é da sociologia.
Siegfried
Siegfried

Mensagens : 210

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Marley 20/7/2019, 10:37


Caríssimo Homem Vitruviano,
sua definição é correta sim e, para variar, eu me expressei mal. O fenótipo é dado sim pelo meio mas isso SOMADO à carga genética. Obviamente Rachmaninoff não teria mãos enormes por tocar piano pois isso caracterizaria a lei do uso e desuso que já foi mais do que derrubada pela ciência.

Desculpe o mal entendido e obrigado pela correção.

Um abraço a todos.
Marley
Marley

Mensagens : 261

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por sombriobyte 20/7/2019, 12:56


Por acaso a discussão "científica" aqui é Lamarck versus Darwin? Ou Mendel?

Relutei em escrever o que virá em seguida. Porém, como este tópico tornou-se ainda mais fantástico do que se poderia imaginar, ainda é tempestivo:
Nietzsche era vegetariano. Wagner zombava disso. Até que resolveu também adotar o vegetarianismo e obrigou a todos em sua casa a seguir essa dieta.
Por isso, Parsifal leva aquela bronca do Gurnemanz por matar o cisne.
Logo, a não ser que o Alquimista seja um gênio, Wagner não era gênio até tornar-se vegetariano. Óperas como Lohengrin seriam medíocres devido à profana proteína animal ingerida pelo seu criador.
No entanto, se Alquimista é um gênio, dar-se-ia o contrário: A Proibição de Amar seria uma obra muito mais autêntica do que Parsifal, pois mais rica em aminoácidos.
Conhecem outro compositor vegetariano?

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Trovador 20/7/2019, 17:51


Wagner tornou-se vegetariano durante a composição do Anel. Então o caso seria dizer que Tristão e Isolda é maior que Parsifal.
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Trovador 20/7/2019, 17:52


Na verdade quando eu escuto as óperas de Wagner (sim, T & I, musicalmente e em termos de realização dramática, é maior que Parsifal) não sinto vontade de comer carne, sinto vontade de comer bolo de chocolate com suco de cupuaçu ou de mangaba, tapioca com queijo e suco de cupuaçu ou de mangaba, mas nunca carne. Gastronomia e música: tudo a ver, um alimenta o corpo e a outra o espírito.
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Trovador 20/7/2019, 17:54


Pergunto-me se Mozart, dito gênio, pontuava corretamente seus textos.
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Alquimista 20/7/2019, 18:50


Se pontuação correta definisse gênios, creio que nosso panteão seria reduzido.

Pontos e vírgulas: criaturas sofredoras, essas.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Necromante 20/7/2019, 19:37


Agora ficou bom. Estão querendo explicar a genialidade alheia. O gênios são gênios porque simplesmente são...

Mas em todo caso, tenho absoluta certeza de que qualquer um que comer 7 laranjas, 10 bananas, 1 kiwi, 1 copo de iogurte e 25 pizzas todos os dias, se tornará um gênio.
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por sombriobyte 21/7/2019, 04:40


Creio que se a pontuação fosse como no grego, dada por partículas como "aí", "então", "pois"; não teríamos tantos erros de pontuação. Estes erros acontecem com tanta frequência porque na fala a pontuação não existe e um texto escrito com pressa ou de uma pessoa que ignora as leis vai sair invariavelmente todo errado. Ninguém raciocina com pontos e vírgulas...

Em resumo, saber pontuar bem significa saber pontuar bem, nada mais.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por sombriobyte 21/7/2019, 04:42


Quando ouço Wagner tenho vontade de tomar uma Alka-Seltzer.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Dante 9/8/2019, 00:47


Postula-se a existência de uma qualidade humana chamada ''inteligência'', medida quantitativamente pelo teste de QI. Mas há muito mais dimensões no termo ''inteligência'' do que um teste de QI se propõe a quantificar, tais como a capacidade de apreender e organizar dados, capacidade de resolver problemas e empenhar-se em processos de pensamento abstrato etc.
Dante
Dante

Mensagens : 345

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Gárgula 21/8/2019, 23:19


Olá, pessoal, sou novo aqui!

Como ficar mais inteligente?

Inteligência!
Bom, eu andei fazendo umas pesquisas importantes a respeito da inteligência e de como manter um hábito saudável para tanto melhorar o nosso raciocínio e memória quanto retardar o envelhecimento do cérebro. Compartilharei tudo o que aprendi com vcs e espero que postem suas impressões aqui.
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Gárgula 21/8/2019, 23:21


ALIMENTAÇÃO

As vitaminas mais importantes para este assunto são: Omega 3, B12, C, Ácido Fólico.

Como sou vegetariano, estava com pouco Omega 3 devido ao fato de não comer peixe, mas pesquisando eu fiquei sabendo que a linhaça é uma ótima fonte deste óleo que funciona como lubrificante para o cérebro.

Vocês podem procurar as melhores fontes e as que melhor se encaixam ao gosto que estão acostumados para manter uma alimentação saudável para o cérebro.

Os alimentos mais famosos são: morango, laranja, uva, abacate, brócolis, couve flor, castanha, nozes, batata, arroz, soja (tudo de soja), lentilha, café (moderado)...
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Gárgula 21/8/2019, 23:24


Hábitos

Assim como os músculos, o cérebro também atrofia com o tempo, então exercitá-lo é a melhor maneira de mantê-lo em forma. Fazer coisas novas e conhecer coisas novas é uma ótima maneira de adquirir novas sinapses...

Meus hábitos diários são:

Jogar 20 minutos de BRAIN BOOSTER / BRAIN AGE todos os dias (um jogo da Nintendo especializado em exercícios mentais).
Jogar uma partida de xadrez contra a máquina (mas é preciso gostar. O desprazer é ruim para o cérebro... Fazer as coisas com prazer ajuda mais. Por isso eu prefiro o Brain Age que o xadrez).
Ler qualquer coisa, assuntos variados (leio revistas, principalmente a Scientific American, e também leio ficções e livros de negócios...)
Ler em voz alta é melhor pois trabalha melhor a memória.
Praticar pelo menos trinta minutos de exercícios aeróbicos por dia (comecei hoje, por questões de saúde).
DESENHAR... Isso trabalha no seu lado criativo. Assista a coisas artísticas também.
Ouvir música > Pode soar como mito, mas muitos neurologistas que me atenderam disseram que algumas músicas são boas para o cérebro. As mais lógicas, como as de Mozart, ajudam na parte matemática. Mesmo que 1%, qualquer coisa vale pra mim no que se diz ficar mais inteligente.
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Gárgula 21/8/2019, 23:27


O resultado do QI que fiz no teste da MENSA foi 148. Isso não é a genialidade que eu esperava ter, afinal de contas a gente sempre se acha mais inteligente do que somos. Mas hoje conhecemos a teoria das inteligências múltiplas, o que tem deixado pessoas como eu um pouco feliz, pensando na possibilidade de ter um gênio em outras áreas.

Eu queria sei lá... ter um QI de 200  riso 2 . De qualquer modo, não sei até onde o ser humano pode ir com o devido esforço, mas sei que não vou parar. Antigamente eu só queria saber de ler e estudar coisas de cosmologia, mas hoje eu leio sobre tudo, de tudo, menos futebol, funk, bla bla bla social...

Nos testes de lógica matemática (a maioria da MENSA), não passo disso. Fiz 152 uma vez, mas não conta, pois é a média que conta e não o maior resultado. Mas uma vez eu fiz um desses de internet que mostra três figuras e te pergunta qual é a próxima, dentre 8 opções. O resultado foi melhor, e me disseram que este seria para o lado direito do cérebro... Enfim, muita gente nesse fórum aparenta ter um QI bem maior. Não ligo se sou mais ou menos inteligente que a galera daqui, apenas quero me superar a cada dia. Meu maior rival sou eu mesmo... Espero que pensem assim e adquiram novos hábitos para melhorar a inteligência.

PS: Não tomem ritalina, modafinil e outras palhaçadas que prometem aumentar a concentração.
TODA >>> T.O.D.A <<< TODA droga tem efeitos colaterais.
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Gárgula 21/8/2019, 23:31


Aceito dicas construtivas que melhorem no funcionamento do meu cérebro. Palhaçadas eu ignoro (a não ser que sejam genialmente bem humoradas).
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Geômetra 22/8/2019, 00:42


Para o intelecto, exercício intelectual:

Partindo do pressuposto que o sujeito tenha um estado saudável cerebral e neural, a formação do intelecto se dá pelo exercício intelectual. Porém, testes de QI já foram erradicados como meio de mensuração da inteligência humana. O Teste de QI só avalia inteligência Lógico-Matemática. Existem 7 a 8 inteligências identificadas por Howard Gardner, o teste do QI avalia apenas uma delas.

Quanto a ficar mais inteligente, eu te diria seja mais sábio! E será mais feliz e completo. A inteligência leva a melhoria da racionalidade, mas a racionalidade no homem é limitada. De qualquer forma devemos buscar a sua melhoria, mas isso é fácil de se obter com a prática do intelecto no saber específico que buscas.
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 3 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos