Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Existem atalhos para a genialidade?

+17
Homem Vitruviano
Arcano
Necromante
Trovador
Freud explica
Incógnito
Alucard
Dante
Lilith
sombriobyte
Flautista de Hamelin
Siegfried
Marley
Eugene Hector
Apocalipse
Gigaview
Alquimista
21 participantes

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Gárgula 22/8/2019, 11:32

Geômetra escreveu:
eu te diria seja mais sábio! E será mais feliz e completo.
Concordo. A inteligência não é nada sem a sabedoria... A sabedoria, porém, consegue gerar felicidade e sucesso para uma pessoa não tão inteligente. Mas eu digo que a inteligência me anima bastante. É como querer comprar o cara ficar musculoso e atraente com o cara ficar saudável... No meu caso, eu quero tanto a saúde quanto a força.

PS: Fontes me indicam aprender a tocar um instrumento musical. No meu caso eu já gostava do som do piano, da guitarra e do violino, só estou na dúvida de qual deles...
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Geômetra 22/8/2019, 12:01


Inteligência Musical:

É uma das inteligências, além de outras. Em relação ao instrumento, estudei empiricamente algo a respeito, e a minha conclusão foi o seguinte: Estude música erudita se quiser ser inteligente musicalmente num sentido completo. O instrumento mais elaborado concebido pelo homem foi o piano. Ele é preferencialmente usado por grandes compositores para criação. Tudo nele é muito bem estruturado e organizado.

A música popular (Rock, Blues, Jazz...) é improvisação e pouco requintada em termos de inteligência musical, se comparada a música erudita. Embora ambos os estilos me atraem.

Te recomendo também estudar Xadrez para se desenvolver no senso lógico e espacial.

Aqui falamos apenas de duas inteligências essencialmente: A lógico-matemática e a musical. Para a vida social, já foi comprovado que a inteligência intrapessoal e interpessoal são as mais requisitadas, recomendo que se desenvolva nessas também. O teatro, a psicologia e a oratória podem te ajudar nessa inteligência.
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Gárgula 22/8/2019, 13:58


Obrigado pela dica. Um amigo neurologista também me indicou teatro por este sentido. A minha intenção é não ficar super lotado, por isso ainda não comecei. Além de escritor eu sou coach, faço exercícios mentais, faculdade e tenho que dar uma de conselheiro na família... Se eu fizer teatro agora eu fico sem tempo pro lazer, o que seria ruim.

Mas acho que o teatro seria inteiramente bom na parte de superar a timidez também. Enfim, minha intenção real é fazer de tudo para adquirir novas sinapses e aprimorar as que eu já tenho. E obrigado pelo "Xadrez" aiuHIUAhe.
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Gárgula 22/8/2019, 13:59


Essa inteligência emocional não seria uma habilidade intrapessoal alta? Neste caso, teatro já ajuda, como o amigo indicou.
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Geômetra 22/8/2019, 14:51


Inteligência Emocional:

Foi amplamente divulgada por Daniel Goleman por volta da década de 1990 e se constitui na Inteligência Intrapessoal associada a interpessoal.

Inteligência intrapessoal: conhecimento de si.
Inteligência interpessoal: conhecimento dos outros e suas interações.

Estudos revelam que sujeitos com QE alto (quociente emocional) obtém mais êxito na vida pessoal e profissional de modo geral. Muitos deles aparentam serem tolos, aos olhos de um intelectual com elevado QI, porém se "dão melhor" nessa vida. Inclusive com as mulheres...

No meu entendimento deve haver um equilíbrio. A busca do justo meio entre QE e QI e as demais inteligências.
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Gárgula 22/8/2019, 15:01


Acho errado o fato de um gênio se trancar inteiramente para o xadrez ou até qualquer área da ciência. Acho certo que ele tenha de usar todas as suas forças naquilo que mais tem afinidade, como Einstein fez com a física, mas Einstein também publicou livros, deu palestras humanistas, fez trabalhos sociais, etc..

Stephen Hawking era físico, matemático, filósofo, escritor, palestrante, etc...

O melhor exemplo disso é Leonardo Da Vinci.
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Gárgula 22/8/2019, 15:02


O pior erro da humanidade é acreditar que uma teoria é sempre fato. Eu não acredito que o cérebro não pode se aprimorar, pois novas sinapses estão sendo adquiridas a todo tempo. E se o mundo todo me disser que eu já nasci com a minha inteligência, não vou ligar e continuarei me exercitando. Meus cálculos estão mais rápidos hoje em dia, depois de meses jogando o BRAIN AGE TODO DIA <. Neurocientistas dizem que o simples fato de um ser humano acreditar profundamente que tem uma doença pode criar essa doença (psicossomática). Eu acredito fielmente que estou ficando mais inteligente. A nossa crença não pode servir apenas para nos fazer mal, não é?

E vou continuar me exercitando até morrer. Vou estudar, fazer cálculos, etc.
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Gárgula 22/8/2019, 15:03


Hein, Hein, mais alguém?


PS: Não vale pegar artigo encontrado no Google.
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Freud explica 22/8/2019, 19:04


E por que não? Vai ver garimparam algo melhor do que você.

Para ser mais inteligente é preciso primeiro saber pra que você quer ser mais inteligente.

Sou quase um aforista taoísta, hehe.
Freud explica
Freud explica

Mensagens : 184

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Pedroca Reis 22/8/2019, 19:57


Nossa que nossa...

A inteligência é derivada da memória... quanto mais memória você tem, mais inteligente pode ser...

Daí vem a memória de trabalho (memória curta que processa o fato digamos)...

Faça exercícios com estes (memória longa e memória curta) e vai ficar mais inteligente, podes crer...

Os teste de QI só podem ser usados em grupos específicos.

Já vi muito pedreiro e lixeiro com uma capacidade de análise melhor que muito doutor.

Todos os jogos de memória trabalham isto, sabe aquele jogo Genius é uma boa!

Fora a alimentação, e aí já é outra historia.

Ter um hobby ajuda (este país que faz um povo imbecil que não tem hobby).
Pedroca Reis
Pedroca Reis

Mensagens : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Gárgula 22/8/2019, 22:19


Pedroca Reis, obrigado. Já estou fazendo exercícios de memória.
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Apocalipse 22/8/2019, 23:16


Gárgula, como tu conseguiste a pontuação do teu QI no teste da MENSA?

Acho que li uma vez no site oficial que eles só dão o resultado, isto é, se você está apto ou não para entrar, e não o valor do teste. Até porque a margem de erro costuma ser consideravelmente grande.
Apocalipse
Apocalipse

Mensagens : 88

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Gigaview 22/8/2019, 23:32


Verdade.

Eu mesmo já fiz o teste da MENSA mas logo depois me informaram por email que fui REPROVADO.

E nunca fui informado da pontuação no teste.

Saibam mais aqui:
http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=15639.msg723398#msg723398
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Gárgula 23/8/2019, 14:09


Pessoal, saibam que eu não apenas digo para as pessoas se preocuparem com o raciocínio e a memória, mas também faço isso na minha vida. Eu jogo um game chamado Brain Age (do Nintendo DS) todo dia com a esperança de que me ajude com os exercícios. E também tenho uma alimentação rica em Omega 3, antioxidantes e complexo B. A única coisa que pego em suplementação é a vitamina B12, pois sou vegetariano e não existe fonte de vitamina B12 sem ser na carne.
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Gárgula 23/8/2019, 14:11


Eu gostaria muito que os membros do fórum adotassem essa dieta. Não o fato de ser vegano/vegetariano, pois isso é algo muito pessoal, mas que se preocupassem mais com a saúde. Os "nerds" de hoje estão bastante obesos em sua maioria. Sedentários que esquecem que a saúde mental, principalmente da vida adulta, não depende apenas de um córtex privilegiado. Temo pela saúde das pessoas de mente aberta, pois são elas que geralmente mudam as coisas. Eu conheço um advogado que tem 82 anos e consegue correr. Ele tem uma cultura invejável e é inteligente. Ainda trabalha em seu escritório. Faz essa dieta e acorda às 5 horas da manhã para ler de tudo.

Seu raciocínio matemático para cálculos diminuiu com a idade, assim como sua memória, mas o resto está perfeito. Ele fala 8 línguas e está aprendendo a tocar violino, um instrumento musical que eu admiro.
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Geômetra 23/8/2019, 14:52


Algumas considerações vão para a ordem orgânica, partindo-se do pressuposto que o cérebro do indivíduo esteja saudável, não compreendo como apenas substâncias poderiam torná-lo mais inteligente. As sinapses são responsáveis pela transmissão da informação. Talvez algumas substâncias possam potencializar essas sinapses, mas não o tornarão mais inteligente apenas por isso. A inteligência é a rapidez com que fazemos uso de dados e informações para tomar decisões. As sinapses até podem agilizar a coleta e o envio das informações, mas sem dados e informações nada se processa em um cérebro. O desarranjo desses dados e dessas informações também podem retardar respostas mesmo em indivíduos privilegiados organicamente. Aqui a importância da filosofia para a mente humana que se encontra em desarranjo.
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Eugene Hector 23/8/2019, 19:09


Pode ajudar em casos de fadiga ou cansaço metal.

Não é tomando vitaminas que se tem um corpo mais forte, é fazendo exercícios... as vitaminas só ajudam a manter o ritmo repondo o que foi gasto, mais nada, o que não é usado o corpo joga fora.

Então tomar tais vitaminas e não estudar ou trabalhar em algo não vai ajudar muito, podemos dizer que será um sedentário mais saudável. kkkkk
Eugene Hector
Eugene Hector

Mensagens : 147

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Eugene Hector 23/8/2019, 19:10


Se você quer ser mais rápido, desafie pessoas mais rápidas que você.
Se quer ser mais forte, desafie pessoas mais fortes que você.
Se quer ser mais inteligente, desafie pessoas mais inteligentes que você.

Ser melhor, em qualquer área da percepção humana, consiste em buscar desafios cada vez maiores. Ame os desafios e faça disso sua razão de viver.
Eugene Hector
Eugene Hector

Mensagens : 147

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Maçom 33° Grau 27/8/2019, 00:22


A genialidade pode sim ser estimulada, mas apenas em quem tiver predisposição para tal.

Existem hoje sete inteligências conhecidas. Uma delas, a de Susan Polgar, é a inteligência lógica/matemática. Acredito que Susan já tivesse a predisposição para a lógica/matemática, por isso escolheu o xadrez. Qualquer criança nestas condições pode se tornar gênios em inteligências específicas. Entretanto, Susan jamais poderia ter sido gênio em música ou relações interpessoais, caso não tenha também essa predisposição.

Eu também sou enxadrista e posso afirmar, o xadrez blitz é uma modalidade extremamente difícil. Em geral, nós enxadristas não jogamos apenas a modalidade ''Xadrez Pensado''. Isso é um rotulo que não condiz ao mundo do xadrez. E mesmo no xadrez pensado é necessário tomar decisões rápidas no final do jogo, quando o tempo já está se esgotando.
Maçom 33° Grau
Maçom 33° Grau

Mensagens : 204

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Geômetra 27/8/2019, 00:39


É isso, mas na verdade acho muito difícil um gênio se formar sem informação, apesar de terem uma genialidade para algo, eles dependem de algo já formado, uma ideia ou uma linha de pensamento, para a partir desse ponto desenvolverem suas atividades geniais.
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Maçom 33° Grau 27/8/2019, 00:58


Prezado Geômetra, a genialidade pode se desenvolver sozinha (existem muitos casos assim), mas quanto mais instruções e/ou meios para desenvolve-la, maior o nível de genialidade.

É importante notar que os gênios "amam" a atividade que se destacam. Isso os leva a querer aprendem mais e mais e a perceber informações (deduzir) novas.
Maçom 33° Grau
Maçom 33° Grau

Mensagens : 204

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Geômetra 27/8/2019, 01:09


Muitas vezes o ambiente não estimula a atividade e gênios em potencial se perdem.
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por sombriobyte 27/8/2019, 02:11


É, isso é uma merda.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Lilith 27/8/2019, 12:49


Se há um gênio em potencial, ele poderá acontecer ou não acontecer. De qualquer forma, acho fundamental o real interesse da criança em desenvolver sua habilidade latente. Nestes casos, ela não poderá fingir que gosta do que não gosta.

Será que uma forte habilidade latente de uma criança, sempre coincide com os interesses dos pais e da sociedade?
Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Eugene Hector 27/8/2019, 12:59


Pessoalmente acho que a genialidade pode ser desenvolvida, tudo é uma questão de despertar o interesse e dar estímulos certos.

Cada pessoa tem a sua aptidão, um jogador de futebol pode ser genial ao fazer um gol, mesmo não tendo instrução.

Definir inteligência é algo muito difícil.

Não conheço nenhum teste de inteligência que teste a criatividade e a sabedoria.

Será que é mais inteligente aquele que raciocina rápido, ou aquele que resolve problemas complexos de forma lenta?

Se não sabemos definir precisamente o que é inteligência, como poderemos medi-la?

Como poderemos saber quem é gênio?

Pessoalmente acho que todos tem o potencial de ser gênios, assim como todos tem o potencial de desenvolver músculos se dedicarem a isso.

Um cérebro se for bem cuidado, evitando drogas, dormindo adequadamente, e procurando de exercitar em atividade intelectuais, pode se desenvolver muito e assim se tornar um gênio.

Acho que o gênio é aquele que alcança um resultado muito acima da média em alguma coisa, assim Einstein foi considerado um gênio por ter dedicado grande tempo a um problema e assim ter enxergado o que os outros não viram.

Já li um livro sobre a história de vários gênios da ciência, percebi que o que realmente os diferenciava era a o fato de terem observado coisas aparentemente banais e se dedicarem a estuda-las, assim acabaram fazendo alguma grande descoberta, normalmente por acidente.

Todos podem ser gênios.
Eugene Hector
Eugene Hector

Mensagens : 147

Ir para o topo Ir para baixo

Existem atalhos para a genialidade? - Página 4 Empty Re: Existem atalhos para a genialidade?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos