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Tocata e Fuga em Ré Menor

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Mensagem por Siegfried 24/9/2019, 01:21


Pois é, ninguém ainda mostrou as evidências que levaram a crer que fosse de Bach. Ninguém ia dar os louros para Bach assim, de mão beijada. Duvido que alguém, irresponsavelmente, atribuiria a ele, do nada.

Cuique suum.

Trovador,

Tem uma versão orquestrada do Stokowski. Será que é essa à qual que você se refere?
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Mensagem por Trovador 24/9/2019, 01:26


Sim, muito provavelmente. Inclusive ela toca no filme "O Aviador", creio eu.
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Mensagem por Necromante 24/9/2019, 13:20


O Bussoni não foi aquele que fez a transcrição para piano da chaconne da partita BWV 1004 para violino solo? Eu tenho essa gravação com o Michelangelo.
Quanto à tocata e fuga em versão para quarteto de cordas, eu encontrei uma vez num programa chamado Soulseek. Ficou lindíssima. E é uma peça que permite o trabalho com vários instrumentos.
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Mensagem por Frederico Mercúrio 24/9/2019, 14:54


Uma coisa que eu detesto, é a chamado hipocrisia crítica em relação aos compositores. É quando a música é julgada pelo nome que está ligado a ela, e não por suas qualidades. Daí que (e isso é algo plenamente verificável) se mostrarmos para alguém uma obra de um compositor pouco conhecido, ou pouco prestigiado e mentirmos dizendo que a tal música é do famoso autor Fulano de Tal, a pessoa irá se deslumbrar, se exaltar.

Em compensação, se, no caso, for revelado o verdadeiro nome do compositor, aí a reação será de desprezo, desinteresse, desrespeito. E o "detalhe" é que o objeto é o mesmo.

É como a Lilith disse, o fato dela ser ou não de Bach não diminui a sua qualidade. Penso que são os compositores que devem ser julgados por suas obras e não as obras por seus compositores.

Portanto, a discussão sobre a referida peça e sua comparação com aquilo que entendemos ser o "estilo Bach" pode ser dialética e intelectualmente saudável. Mas, desde que seja feita sem medo das possíveis consequências.
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Mensagem por Siegfried 24/9/2019, 15:18


Trovador,

Esse arranjo do Stokowski foi feito para o filme Fantasia, da Disney.
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Mensagem por Alquimista 24/9/2019, 20:26


Nunca analisei ou ouvi de pertinho, mas a Fuga trabalha com as pausas de maneira interessante, fazendo alternar o tema entre as vozes, desobrigando o acompanhamento (dá pra imaginar as restrições da fuga em um violino, instrumento ao qual a obra foi escrita originalmente). É um efeito engenhoso.
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Mensagem por Frederico Mercúrio 24/9/2019, 20:44


Há um erro muito sério de linguagem na participação da colega Lilith. Está no uso do termo fato. Passa a impressão que já se comprovou a não autoria do "Homo Eisenachianus" no texto.

Que tal deixarmos esse tópico só para analisar a obra (no instrumento pelo qual ela foi originalmente composta e naquele pelo qual "ela" é mais "experimentada" e saboreada) e criarmos outro para discutir o estilo e a "mentoria" da planta?
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Mensagem por Lilith 24/9/2019, 23:21


envergonhado
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Mensagem por Necromante 25/9/2019, 00:20


Apoiado, deixemos esse tópico para analisar a obra.

Um abraço a todos...
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Mensagem por Incógnito 25/9/2019, 00:34

Necromante escreveu:
em qualquer gravação que tenha a tocata e fuga podemos ler "J.S. Bach". Até nos sites de música erudita onde haja partituras ou venda de cds se procurarmos por Bach poderemos achar lá a tocata e fuga.

Sim, mas isso não serve como argumento para dizer que a obra é de Bach. Eu por exemplo tenho um cd no qual um Concerto para oboé do Alessandro Marcello aparece como sendo do seu irmão Benedetto, que foi durante muito tempo considerado o autor da obra.
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Mensagem por Siegfried 25/9/2019, 00:53


O problema é que não parece Handel, nem Buxtehude, nem Scarlatti, nem Pachelbel... parece... Bach.

Só se for do irmão gêmeo maligno dele...
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Mensagem por Frederico Mercúrio 25/9/2019, 01:10


Pode ser de Bach. Mas como eu disse, deixemos para outro tópico...
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Mensagem por Alquimista 25/9/2019, 02:44

Siegfried escreveu:
O problema é que não parece Handel, nem Buxtehude, nem Scarlatti, nem Pachelbel... parece... Bach.

E o Johann Adam Reincken, organista e compositor muito admirado por Bach?
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Mensagem por Alquimista 25/9/2019, 02:46


Vídeo da obra junto com a partitura:

BWV 565 -Toccata & Fugue in D Minor (Scrolling)



Organista: Michel Chapuis
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Mensagem por sombriobyte 26/9/2019, 03:01

Siegfried escreveu:
Esse arranjo do Stokowski foi feito para o filme Fantasia, da Disney.

Eu tenho uma gravação com transcrição de Eugene Ormandy com a Philadelphia Orchestra.

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Mensagem por Flautista de Hamelin 26/9/2019, 12:56


Claro que a BWV 565 é de Bach!!!

Essa galera chata que fica tentando cortar o nosso Bachrato!!! Humph!
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Mensagem por Fabiano Venâncio 17/6/2021, 23:00

Johann Peter Kellner é o mais provável candidato.

Acredita-se que ele foi aluno de Bach, ele definitivamente sabia sobre Bach, mas não está provado se ele era seu aluno. A Tocatta e fuga em Ré menor de Bach é atribuída a Johann Peter Kellner por alguns musicólogos, porém não há prova definitiva de que tal peça não tenha sido composta por Bach, é tudo especulação, mas o estilo soa muito semelhante com algumas peças de Kellner.
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Mensagem por Fabiano Venâncio 17/6/2021, 23:01

Claro que apenas semelhante aos primeiros trabalhos de Bach. Em nenhum lugar tão complexo e dramático quanto as obras maduras de Bach, como BWV 542, 546, 543, 544.
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Mensagem por Diabolus in Musica 18/6/2021, 02:12

A Tocata e Fuga em Ré menor, BWV 565, é uma peça musical de órgão atribuída a Johann Sebastian Bach. Publicada pela primeira vez em 1833 através dos esforços de Felix Mendelssohn, a peça rapidamente se tornou popular e hoje é uma das obras mais famosas do repertório de órgão. A atribuição da peça a Bach, no entanto, tem sido contestada desde os anos 1970 por vários estudiosos.
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Mensagem por Diabolus in Musica 18/6/2021, 02:15

Como acontece com a maioria das obras de órgão de Bach, nenhum manuscrito autógrafo da BWV 565 sobreviveu. A única fonte quase contemporânea é uma cópia sem data de Johannes Ringk, aluno de Johann Peter Kellner. Várias composições dele sobreviveram, e ele também é notável hoje por suas cópias de numerosas obras para teclado de Georg Böhm, Johann Pachelbel, Johann Heinrich Buttstett, Dieterich Buxtehude e outros mestres importantes.

O título da peça é dado no manuscrito de Ringk como Toccata Con Fuga. É muito provavelmente uma adição posterior, semelhante ao título de Toccata, Adagio and Fugue, BWV 564, porque na era barroca tais peças de órgão seriam comumente chamadas simplesmente de Prelúdio (Praeludium, etc.) ou Prelúdio e Fuga. A cópia de Ringk é abundante em marcações de tempo italiano, fermatas (uma característica das cópias de Ringk) e pontos em staccato, todos recursos muito incomuns para a música alemã pré-1740. Todas as cópias de manuscritos posteriores que são conhecidas hoje se originam direta ou indiretamente de Ringk.

O BWV 565 exibe uma estrutura típica do norte da Alemanha simplificada com uma abertura livre (tocata), uma seção de fuga (fuga) e uma seção de fechamento livre curta. A conexão com a escola de órgão do norte da Alemanha foi notada cedo pelo biógrafo de Bach Philipp Spitta em 1873. No entanto, os numerosos trechos recitativos raramente são encontrados nas obras de compositores do norte e podem ter sido inspirados por Johann Heinrich Buttstett, cujas poucas obras livres sobreviventes, particularmente seu Prelúdio e Capriccio em Ré menor, exibem características semelhantes. Uma passagem na fuga de BWV 565 é uma cópia exata de uma frase em uma das fantasias em Ré menor de Johann Pachelbel, e a primeira metade do tema é baseada também nesta passagem de Pachelbel. Era prática comum na época criar fugas sobre temas de outros compositores, e várias dessas peças de Bach são conhecidas (BWV 574, 579, 950, etc.); além disso, o padrão de baixo da Passacaglia e Fuga em Dó menor, BWV 582, é emprestado da passacaglia de órgão de André Raison, também usando apenas a primeira metade da passagem de Raison (exatamente como BWV 565 toma emprestado de Pachelbel).
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Mensagem por Diabolus in Musica 18/6/2021, 02:18

A obra foi publicada pela primeira vez pela Breitkopf & Härtel no final de 1833 como parte de uma coleção de obras de órgão de Bach. A edição foi concebida e parcialmente preparada por Felix Mendelssohn, que já tinha BWV 565 em seu repertório em 1830. A primeira grande apresentação pública também foi de Mendelssohn, em 6 de agosto de 1840 em Leipzig. O concerto foi muito bem recebido pela crítica, entre eles Robert Schumann. Mais tarde, no século 19, Franz Liszt adotou a peça em seu repertório de órgão, e uma transcrição para piano foi feita pelo aluno de Liszt, Carl Tausig, que ganhou fama substancial. Outra transcrição popular foi concluída em 1899 por Ferruccio Busoni. No século 20.

A famosa abertura da obra já chamou a atenção e elogios de Schumann, que, no entanto, a admirou como exemplo do senso de humor de Bach. No século 20, a obra era geralmente vista de forma muito diferente, como uma peça ousada e dramática. O musicólogo Hermann Keller, escrevendo em 1948, descreveu as passagens em uníssono dos primeiros compassos como "descendo como um relâmpago...". Uma visão semelhante foi expressa pelo notável estudioso de Bach e ex-diretor do Bach-Archiv Leipzig, Hans-Joachim Schulze.


Escrevendo em 2005, Hans Fagius, organista e estudioso de Bach, comentou que embora a questão da autoria possa permanecer sem solução, a popularidade duradoura da obra não é difícil de entender, pois há “um impulso e uma energia fantástica na peça que simplesmente a tornam irresistível.”
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Mensagem por Diabolus in Musica 18/6/2021, 02:20

A Toccata começa com um floreio de uma única voz nas gamas superiores do teclado, dobrado na oitava. Em seguida, ele espirala em direção ao fundo, onde um acorde diminuto com 7ª aparece (o que na verdade implica um acorde dominante com uma 9ª menor contra um pedal tônico), construído uma nota de cada vez. Isso se resolve em um acorde D maior:

Tocata e Fuga em Ré Menor - Página 2 Pvtsnl0o

Seguem três passagens curtas, cada uma reiterando um motivo curto e dobrado na oitava. A seção termina com um acorde de sétima diminuta que se resolve na tônica, Ré menor, por meio de um floreio. A segunda seção da Toccata é uma série de figurações e floreios fracamente conectados; o pedal muda para a chave dominante, Lá menor. Esta seção segue para a terceira e última seção da Toccata, que consiste quase inteiramente em uma passagem dobrada na sexta e compreendendo reiterações da mesma figura de três notas, semelhante a passagens duplas na primeira seção. Depois de um breve floreio de pedal, a peça termina com um acorde de Ré menor.
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Mensagem por Diabolus in Musica 18/6/2021, 02:22

O tema da fuga de quatro vozes é composto inteiramente de semicolcheias, com um ponto de pedal implícito definido contra um breve assunto melódico que primeiro cai, depois sobe. Essas figuras violinísticas são frequentemente encontradas na música barroca e de Bach, tanto como temas de fuga quanto como material em peças não imitativas. Excepcionalmente, a resposta está na chave subdominante, em vez da chave dominante tradicional. Embora tecnicamente uma fuga de quatro partes, na maioria das vezes há apenas três vozes, e alguns dos interlúdios são em duas, ou mesmo em uma voz (notada como duas). Embora apenas a harmonia triádica simples seja empregada em toda a fuga, há uma entrada inesperada do sujeito em dó menor e, além disso, uma declaração solo do pedal do sujeito - uma característica única para uma fuga barroca. Imediatamente após a entrada final do assunto, a composição é resolvida para um acorde B ♭ maior sustentado. Segue-se uma coda multi-seccional, marcada como Recitativo. Embora tenha apenas 17 compassos, ele passa por cinco mudanças de andamento. Os últimos compassos são tocados Molto adagio, e a peça termina com uma cadência plagal menor.

Como era prática comum para a música alemã do século 17, o registro pretendido não é especificado, e as escolhas dos intérpretes variam de soluções simples, como organo pleno, até soluções extremamente complexas, como a preferência de Liszt por glockenspiel na seção inicial, e a quintadena para para notas repetidas nos compassos 12–15.
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Mensagem por Diabolus in Musica 18/6/2021, 02:24

Algumas das primeiras publicações a levantar a questão da autoria foram artigos de Walter Emery (1966) e Friedrich Blume (1965), e o livro Fugue de Roger Bullivant (1971). Dez anos após o volume de Bullivant, um artigo do musicólogo Peter Williams foi publicado, tratando especificamente do BWV 565 e delineando uma série de problemas estilísticos presentes na peça. Estes incluíam, mas não estavam limitados a, o seguinte, todos únicos ou extremamente raros para música de órgão do período da tocata supostamente de:

- Oitavas paralelas ao longo da abertura da tocata
- Verdadeiras respostas subdominantes na fuga
- Uma declaração pedalada do assunto, desacompanhada de outras vozes (também em Bullivant e mencionada em outro lugar)
- Harmonias primitivas ao longo da peça, com contra-sujeitos na fuga movendo-se frequentemente através de terças e sextas apenas
- Conclusão da peça em uma cadência plagal menor (também em Bullivant)

Em 1998, a questão foi explorada em um estudo do tamanho de um livro do musicólogo Rolf-Dietrich Claus. Em 2006, uma análise estatística apoiou a validade da questão da autoria sobre a fuga de BWV 565. Diversas teorias sobre a autoria da obra foram apresentadas por estudiosos. Por exemplo, a peça pode ter sido criada por outro compositor que deve ter nascido no início do século 18, uma vez que detalhes de estilo (como harmonia triádica, acordes espalhados e o uso de pedal solo) podem indicar pós-1730, ou mesmo expressões idiomáticas pós-1750. Em 1982, o estudioso David Humphreys sugeriu que tal compositor poderia vir do círculo do professor de Ringk, Johann Peter Kellner (1705–1772), que tinha laços estreitos com a família Bach.
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Mensagem por Diabolus in Musica 18/6/2021, 02:26

Outra teoria, apresentada pela primeira vez por Williams em 1981, sugere que BWV 565 pode ter sido uma transcrição de uma peça perdida de violino solo. Oitavas paralelas e a preponderância de terças e sextas podem ser explicadas pela tentativa de um transcritor de preencher a harmonia que, se preservada como está, seria inadequadamente fina em um órgão de tubos. Isso é corroborado pelo fato de que o sujeito da fuga e certas passagens (como os compassos 12 a 15) são evidentemente inspirados pela música de cordas. Bach é conhecido por ter transcrito obras de violino solo para órgão pelo menos duas vezes. Williams colocou essa teoria em prática ao escrever uma reconstrução da conjecturada obra original para violino, que foi executada (pelos violinistas Jaap Schröder e Simon Standage) e publicada. O violinista Andrew Manze posteriormente produziu sua própria reconstrução, também em lá menor, que ele executou e gravou. Outra versão para violino foi criada pelo estudioso Bruce Fox-Lefriche em 2004, e outros instrumentos de cordas também foram sugeridos para a peça original, por exemplo, um violoncelo de cinco cordas - uma possibilidade explorada em um artigo de 2000 de Mark Argent.

Entre os numerosos exemplos de estudiosos que se referiram ao trabalho como de atribuição duvidosa estão o Cambridge Companion to Bach de 1997, editado pelo acadêmico e intérprete John Butt, bem como monografias recentes sobre a música de Bach pelo cravista e musicólogo David Schulenberg e Richard Douglas Jones. No entanto, a designação de BWV 565 como uma obra de atribuição duvidosa não é apoiada pelo renomado estudioso de Bach, Christoph Wolff. Escrevendo sobre BWV 565 em sua biografia seminal de Bach, Johann Sebastian Bach - o músico erudito, ele não aborda a maioria dos problemas específicos da peça, em vez disso, mantém que toda e qualquer passagem problemática é explicada pelo fato de que BWV 565 deve ser um trabalho cedo. As oitavas paralelas, escreve Wolff, devem ser explicadas pelas deficiências do órgão Arnstadt de Bach, que o compositor procurou retificar.
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