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Nascimento de Portugal

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Mensagem por Nefelibata 24/11/2021, 10:59

Olá pessoal! Eu estou aqui, pois eu tenho uma pergunta para fazer, mas antes disso eu vou contar rapidamente um acontecimento. Há 2 dias eu escutei um cd que é a trilha sonora da minissérie os Maias, eu escutei uma música muito bonita e esta música se chama Matinal e o grupo é Madredeus e nela tem a vos da vocalista e de um homem e esta música é como se fosse canto gregoriano misturado com canto árabe, mas não tinha letra. Ao ouvir esta música, eu lembrei que eu tenho o cd de uma cantora portuguesa que se chama Dulce Pontes e nele tem uma música que se chama canção do mar e nesta música existe uma influência da música árabe, então como eu leio muitos livros de historia, eu me lembrei que do século VI a 1130 Portugal foi governada por reinos mouros e durante este período os árabes deixaram muitas influências culturais em Portugal e estas influências ocorriam desde o idioma até a arquitetura, então, por favor, me corrigem se eu estiver errado, mas da mesma forma que eu penso que o Brasil de hoje é de uma certa forma uma cultura européia com uma fortíssima influência africana e indígena, para mim a Portugal de hoje é caracterizada como uma cultura Euro latina com uma forte influência árabe, mas não dos árabes modernos que às vezes tem o hábito de atravessar o estreito de Gibraltar ilegalmente, mas sim dos antigos árabes que construiram o período de ouro da Península Ibérica, então como eu não sei se estou totalmente certo a minha pergunta é o seguinte: a Portugal Árabe ainda existe? Ainda existe vestígios daquela época?
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Mensagem por Galego 24/11/2021, 12:25

A ocupação muçulmana começou no século VIII, e no Sul só terminou em 1249. A influência hoje reduz-se ao vocabulário e aos topónimos. O português brasileiro até talvez tenha mais arabismos do que o padrão europeu, porque deriva exatamente das falas do sul de Portugal. Por exemplo, "açougue" é árabe, e no padrão europeu foi substituído por "talho".

Onde a presença árabe é mais óbvia é na arquitectura popular do sul de Portugal e sobretudo nos nomes de terras e rios. Eu vivi no Algarve ("al-Gharb" extremo sul) durante um ano, e é incrível o número de palavras começadas por "al-" que se usam na linguagem quotidiana. Para mim era um mistério o significado de palavras como "alcagoitas" ou "albricoques" (esta última, curiosamente, é um latinismo adotado pelos árabes). Por isso não me vou estender muito sobre os arabismos na linguagem, pois são basicamente os mesmos que existem no Brasil.

A arquitetura popular do sul é claramente mediterrânica, e muito semelhante à do norte de África. Há certas paisagens rurais do Alentejo e Algarve que parecem saídas de Marrocos ou da Tunísia.

A presença arábica nos nomes de terras é esmagador. Praticamente todas as cidades, vilas e aldeias do Sul têm nomes árabes ou romanos mas alterados pela fonética árabe. O mesmo acontece com o nome dos rios. Eis alguns exemplos:

- Lisboa (al-Uxbuna, deturpação árabe de Olissiponem)
- Beja (deturpação árabe de Pacem)
- Alvalade (nome de um bairro de Lisboa e de várias povoações do sul)
- Alcântara (nome de um bairro de Lisboa e de várias povoações do sul)
- Alcabideche
- Alcochete
- Odivelas (Odi- vem do árabe antigo "wadi", "água")
- Alcoitão
- Aljezur (plural de al-Jazeera, de acordo com um amigo marroquino)
- Odelouca (de novo "wadi")
- Alcoutim
- rio Guadiana (elemento "wadi" em "Guadi-")
- rio Tejo (deturpação árabe de "Tagum")

etc. etc. etc. etc. etc.

Há quem diga que a música popular alentejana tem influência árabe. Talvez.
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Mensagem por Nefelibata 24/11/2021, 12:36

E os castelos Portugueses?

Olá! Eu estou aqui mais uma vez, pois eu tenho duas dúvidas. E o castelo que existe em Lisboa que me parece que fica em uma montanha, pelo que eu escutei ele é um castelo construído pelos Mouros e antes disso eu pensava que ele tinha sido construído pelos romanos, e o antigo castelo de verão da antiga e histórica Dinastia de Avis localizado em Sintra? E com exceção do castelo da fantasia que também fica nas aproximidades de Lisboa, os outros castelos portugueses não possuem influência da arquitetura árabe? Eu escutei também que o uso do azulejo azul com imagem seria influência desta cultura.
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Mensagem por Nefelibata 24/11/2021, 12:40

No Brasil existe pequenas influências do árabe não só no vocabulário mas também na culinária. Um exemplo disso é o quibe que parece um pequeniníssimo bastão com pontas arrendondadas, me parece também que a almôndega também é árabe e pelo que sei existe no Brasil e na Espanha.
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Mensagem por Galego 24/11/2021, 12:55

O atual castelo de Lisboa é em grande parte uma reconstrução do castelo cristão, construído após a tomada da al-Uxbuna moura (1147). Antes havia realmente um castelo mouro, construído sobre uma fortificação visigótica, por sua vez construída sobre uma fortificação romana. Também a magnífica Sé medieval de Lisboa, um dos poucos edifícios a sobreviver ao terramoto e tsunamis de 1755, foi feita sobre uma mesquita moura, como têm revelado as escavações.

Não sei responder se os castelos portugueses têm influência árabe, mas é natural que sim.

O azulejo com tons azuis é típico do século XVIII, apenas. Tem realmente origem árabe, mas os azulejos medievais e renascentistas eram bastante coloridos.
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Mensagem por Obelix 24/11/2021, 23:25

Pelo que eu sei, os Mouros eram árabes que na idade média tinham um vasto império da Espanha, passando pelo norte da África até o Oriente Médio. O que eu não sei é qual povo árabe em específico são os chamados Mouros, ou se eram uma mescla.

Também queria dicas de livros que abranjam essa área (Mouros, Árabes, e os povos vizinhos da europa), uma visão histórica, é claro, transparente...
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Mensagem por Galego 24/11/2021, 23:35

A palavra vem do latim "maurus", que se referia aos habitantes do Norte de África. Obviamente na altura nada tinha a ver com religião muçulmana, que só nasceu muitos séculos depois.

Aqui na Hispânia que é onde a designação é mais comum, referia-se na Idade Média aos norte-africanos de religião muçulmana. Era usado na altura da ocupação muçulmana, e manteve-se até aos dias de hoje.

Em Portugal a palavra usa-se pouco, hoje. O seu uso mais comum é por parte das pessoas do Norte, que chamam "mouros" aos do Sul, em especial de Lisboa (Al Lishbuna), aludindo à longa duração do domínio mouro no Sul do país (do século VIII ao XIII). Já se usa muito pouco para referir os "mouros" propriamente ditos.

Em espanhol usa-se mais ("moro"), referindo-se sempre aos norte-africanos. Creio que ganhou um sentido xenófobo.

Os mouros ocuparam a Península quase toda desde o século VIII (711 é a data normalmente referida) até 1250 (Portugal) ou 1492 (Espanha). Salvo pequenos períodos excepcionais, mantiveram uma política de tolerância e aceitação das religiões e línguas dos povos hispânicos. Permitiram que os moçárabes (hispânicos cristãos de língua latina) conservassem as suas línguas e a sua religião cristã, bem como as suas igrejas. Permitiram também o culto judaico. Tinham conhecimentos científicos e uma cultura muito superiores aos povos hispânicos. A Reconquista cristã, que começou logo no século VIII e só terminou com a conquista do último reino árabe do Algarve (Portugal) em 1250 e de Granada (Espanha) em 1492, não teve as mesmas preocupações humanistas, e arrasou as mesquitas ou transformou-as em igrejas. Em todo o território português só sobreviveu uma mesquita até aos dias de hoje, mas transformada em igreja. Igualmente exterminou em poucos anos as línguas moçárabes do Sul - que no entanto influenciaram o atual português sulista, que por sua vez é a base do português brasileiro.
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Mensagem por Galego 24/11/2021, 23:39

Há uma interessante biblioteca eletrônica com referências a este assunto, entre muitos outros.

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Mensagem por Obelix 24/11/2021, 23:48

Ok, mas e então de que civilização afinal era o Império que se espalhou por essa região? Era uma única civilização a que dominou a Península Ibérica, o Oriente Médio e o Norte da África na mesma época e que nos livros de história é chamado de Império Mouro? Se não, era um só povo, nessas 3 regiões quais eram em cada uma respectivamente?
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Mensagem por Obelix 24/11/2021, 23:51

Pelo que sei, a invasão dos mouros na Espanha e Portugal soube respeitar a diferença religiosa e não se preocupou em destruir igrejas.
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Mensagem por Galego 24/11/2021, 23:56

Obelix escreveu:Ok, mas e então de que civilização afinal era o Império que se espalhou por essa região? Era uma única civilização a que dominou a Península Ibérica, o Oriente Médio e o Norte da África na mesma época e que nos livros de história é chamado de Império Mouro? Se não, era um só povo, nessas 3 regiões quais eram em cada uma respectivamente?
Bom, eu aí não estou tão seguro. Sei que por aqui houve árabes mesmo e norte-africanos. Teria de consultar bibliografia especializada.
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Mensagem por Galego 24/11/2021, 23:58

Obelix escreveu:Pelo que sei, a invasão dos mouros na Espanha e Portugal soube respeitar a diferença religiosa e não se preocupou em destruir igrejas.
Historicamente o islamismo sempre foi uma religião tolerante. Durante a ocupação da Península Ibérica os cristãos puderam manter o seu culto, frquentar igrejas e até subir na hierarquia islâmica. Apenas durante um curto período de tempo isso não foi possível. Aos cristãos que viviam sob domínio muçulmano chamava-se moçárabes. Já os cristãos das Reconquista não tiveram a mesma humanidade. Tanto que os moçárabes quase sempre lutaram, livremente, ao lado dos muçulmanos, e, quando sob domínio cristão, muitas vezes revoltaram-se, querendo os muçulmanos de volta (por exemplo, Coimbra em 1111).
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Mensagem por Raimundo Lúlio 25/11/2021, 00:07

Outra questão, porém, é avaliar se foram as Cruzadas que tornaram o Islã intolerante e fortemente refratário às inovações tecnológicas e costumes do Ocidente, como admite o senso comum (e também muitos historiadores sérios).

Todos sabem que a civilização árabe-islâmica (pelo menos antes das Cruzadas) era mais tolerante e bem mais aberta à ciência que a Europa cristã medieval. Foi somente depois que começaram a surgir movimentos puristas, na mesma medida que os estados islâmicos se enfraqueciam e se isolavam.
Observe, por exemplo, a Pérsia, que rejeitou o uso de armas de fogo (mas acrescente-se que acabou sendo derrotada por outro estado islâmico, o Imperio Otomanos, que não tinha essa restrição).

A verdade é que, se analisarmos bem, as reações islâmicas que houveram às Cruzadas nunca foram gerais nem efetivas.
É certo que a queda de Jerusalém foi um grande impacto, mas no século seguinte o sultão Saladino ainda era um soberano esclarecido, como seus antecessores, e que somente muito depois veio Baibars com uma política religiosamente assentada de combate aos cristãos, que então controlavam apenas algumas cidades da costa palestina...

Não devemos cair na ingenuidade de aceitar que os estados islâmicos, por não adotarem uma política de estrita unidade (a ferro e fogo, como na Europa), eram tolerantes no sentido moderno do termo.
Adotavam, sim, uma política tributária que pressionava a islamização, e tiveram sucesso em todos os casos. Eram, em seu modo sutil, tão inclinados à unidade religiosa quanto seus congêneres europeus...

(isso sem contar os surtos de perseguição)

É possível concluir, pelos fatos, que as Cruzadas não levaram o Islã ao isolamento ou à radicalização.
Esses são fatos distintos, de outra época, e com causas completamente separadas.
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Mensagem por Raimundo Lúlio 25/11/2021, 00:10

Daí levei a refletir quando foi que o Islã se tornou "radical"?

Já vimos que não foi com as Cruzadas. Durante e depois delas, tivemos dezenas de soberanos e estados tolerantes (como também alguns intolerantes, da mesma forma que alguns antes das Cruzadas).
Também o isolamento não poderia ter sido provocado pelas Cruzadas (seria ilógico), mas isso não o que se discute aqui.

O Islã, ao contrário do Ocidente, não passou por um renascimento ou pelo movimento racionalista.
Sua cultura já era suficientemente laica (como podermos ver pela filosofia "livre-pensadora" de Averróis), e é de se imaginar que não havia sentido para uma reação contra o poder eclesiástico (até porque este inexistia), como aconteceu na Europa.
E, apesar disso, a Europa "ultrapassou" (em termos de tecnologia e compreensão da ciência) o Islã no século XVII, e foi então que esse último mergulhou em um profundo isolamento, quase ao ponto do obscurantismo.

É verdade que essas sociedades literalmente "pararam no tempo", entre os séculos XVII e XX, e depois depararam-se com profundas contradições, que levam ao Ocidente uma imagem distorcida do Islã, mas baseada sempre em alguns fatos reais...
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Mensagem por Raimundo Lúlio 25/11/2021, 00:13

Obelix escreveu:Ok, mas e então de que civilização afinal era o Império que se espalhou por essa região? Era uma única civilização a que dominou a Península Ibérica, o Oriente Médio e o Norte da África na mesma época e que nos livros de história é chamado de Império Mouro? Se não, era um só povo, nessas 3 regiões quais eram em cada uma respectivamente?
Obelix, o assunto é muito vasto pra ser explicado aqui, mas vou tentar ser sucinto. O Império Islâmico começou no século VII, tendo por elemento propulsor a avidez das tribos árabes por razias e saques (atividades já costumeiras nessa sociedade) e a coesão que lhes foi imprimida pelo elemento religioso, a religião islâmica, pregada pelo profeta Maomé, morto em 632. A expansão sob os califados dos chamados "califas perfeitos" (considerados os legítimos sucessores de Maomé, sendo que todos tinham alguma relação com o profeta) foi fulminante e vigorosa, sendo que em menos de um século depois de seu início, na Península Arábica, já começaram a conquista da Península Ibérica (em 711, como já referiu o Galego). O Império era heterogêneo etnicamente, sendo que abrigava árabes como também bérberes (nativos do norte da África, que aliás eram a maioria dos invasores de 711), persas, turcos e outros povos. Com o tempo, foram ocorrendo dissidências e rupturas nas diversas regiões do enorme império, que se estendia da Península Ibérica à Indonésia, passando pelo Norte da África, Oriente Médio e Ásia Central. Muitos governos paralelos ao califado central (omíada, depois abássida) surgiram, como os fatímidas, aglábidas, ghaznévidas, almôadas, safávidas, ayúbidas, dentre outros, que se desnvolviam independentemente de Damasco (sede dos omíadas) ou Bagdá (sede dos abássidas), mas, independentemente da falta de unidade política pode-se falar de um "mundo muçulmano", unido pela religião e que estimulou o comércio, as letras, as ciências (que, aliás, se desenvolveram numa escala fora de comparação com o Ocidente da época), entre outras coisas. O Império acabou oficialmente em 1258, quando da destruição do califado abássida (que só possuía função simbólica na época, sem nenhum poder de fato) e também de Bagdá pelo príncipe mongol Hulagu, neto de Gêngis Khan, que se tornaria Ilkhan da Pérsia (uma das divisões do Império Mongol). Obviamente, o legado dessa civilização permanece até hoje! Espero ter ajudado, abraços!
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Mensagem por Galego 25/11/2021, 00:24

Mais influências: as expressões (uso abundante do gerúndio), algum vocabulário ("ruim", "moço", por exemplo, que praticamente não se usam no resto do país), muitas particularidades fonéticas ("ei" dito "ê", "ou" dito "ô", alguns "e" átonos ditos "i"). Depois há todas as outras, que apesar de hoje serem gerais em todo Portugal na altura eram exclusivas das zonas moçárabes, como o "ch" pronunciado "x": no século XVI só se pronunciava assim no Sul moçárabe, no norte era "tx", como aliás ainda é hoje em algumas zonas rurais. Ou o "s" de fim de sílaba (não o carioca), que tal como é dito no Brasil era exclusivo do sul moçárabe. No Norte era um "s" "molhado", como o padrão espanhol do Norte - mas não o do Sul, e o sul-americano, que são também de influência moçárabe, como o português do Sul no século XVI. O atual "s" final de sílaba (como o brasileiro carioca) é muito mais recente.

A influência não é bem árabe, mas sim moçárabe, e nem todos os linguístas estão de acordo que todos estes fatores se devam a essa influência. Mas a maioria acha que sim, comparando com as zonas moçárabes espanholas que apresentam basicamente os mesmos fenómenos.

Eu recomendaria a "História da Língua Portuguesa" do Paul Teyssier, que sei que está traduzida e publicada no Brasil, mas não sei em que editora. Tem a vantagem de condensar em cerca de 100 páginas toda a história da língua, sendo facilmente lido por não linguístas, e o seu autor foi um dos maiores especialistas no assunto.
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Mensagem por Obelix 25/11/2021, 00:32

GALEGO:
E qual seria essa literatura especializada que tu se referiu respondendo à minha pergunta? Você sabe algum título sobre esse assunto que tenha sido lançado no Brasil? Ou talvez um título que abranja essas invasões de modo geral (bárbaros, arabes etc). Valeu!
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Mensagem por El Guarani 25/11/2021, 00:42

Al-Andalus
Perdonad que escriba en castellano, pero no sé portugués. Os comento un poco las etapas de la dominación árabe sobre la península Iberica.

En 711 se produce la invasión y queda prácticamente toda la península bajo el control del árabe salvo la zona montañosa del norte de la que surgirán los reinos cristianos.

En un primer momento el “Imperio Árabe” se encontraba unificado bajo el dominio de la Dinastía Omeya, esta dinastía se destacó más por formar un Imperio más interesado en el tema comercial y administrativo que en el religioso, por lo que fue muy permisivo con los pueblos dominados, de echo aquí en muchas partes de la Península se recibió la invasión más como una liberación que como una invasión propiamente dicha. En esta primera etapa el Imperio absorbió la cultura de los pueblos dominados, sobre todo destaca la adopción del sistema administrativo bizantino y el gusto por la Grecia Clásica.

A finales del siglo VIII se produce un cambio de gobierno, la dinastía Abassida toma el poder y asesina a todos los miembros de la Dinastía Omeya salvo a uno que fue huyendo a lo largo del norte de África hasta refugiarse en la Península Ibérica, donde se hará fuerte y formará el Emirato de Córdoba (Reino independiente). Los Abassidas daban mucha más importancia a la religión que los Omeyas, y la aristocracia dejó de ser exclusividad del pueblo árabe para pasar a todo el pueblo musulmán, de esta forma se formó el “Imperio Musulmán”. Como vemos la pertenencia de la Hispania al imperio común de los musulmanes fue escasa en el tiempo, formándose rápidamente un reino políticamente independiente pero religiosamente dependiente del califa de Bagdad.
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Mensagem por El Guarani 25/11/2021, 00:45

El emirato de Córdoba supo absorber lo mejor de la cultura árabe y de la cultura cristiana, y sobre todo consiguió mantener su independencia (no hay que olvidar que estaba rodeada por dos colosos: al sur el imperio Abassida y al norte el Imperio Carolingio). El apogeo del emirato llegó a finales del siglo IX o principios del X con la creación del Califato de Córdoba, es decir, ahora el reino era independiente política y religiosamente hablando. En esa época la ciudad de Córdoba llegó a tener más de medio millón de habitantes (¡¡el doble que hoy en día!!), fue el centro comercial más importante de Europa occidental, pero sobre todo fue la entrada de los conocimientos orientales y muy decisivamente fue la puerta de entrada para la recuperación de los textos de la Grecia Clásica que siglos más tarde hicieran famosas a las “Escuelas de Traductores” de Toledo y Sicilia, gracias a las cuales se formo la filosofía occidental tal y como hoy la tenemos.

En siglo XI llegó la gran crisis de Al-Andalus con la desfragmentación del Califato, formándose numerosos Reinos independientes unos de otros y con luchas entre ellos. Ante esta situación los Reinos cristianos actuaron apoyando a unos Reinos en contra de otros y siendo determinantes en las victorias de unos contra otros, como es evidente los Reinos cristianos se fueron comiendo los pequeños reinos árabes (llamados reinos Taifas). Esta situación duró hasta que Alfonso VI conquistó el Reino Taifa de Toledo (ciudad símbolo del poder Ibérico) produciéndose una llamada de auxilio de algunas de las Taifas al imperio al imperio Almorávide del norte de África (mediados del siglo XII). El imperio Almorávide era un Imperio que ocupaba más o menos la zona del actual Marruecos y parte de Argelia, y se distinguía por cierto fanatismo religioso y destreza guerrera, ya que se formó a partir de tribus aisladas del interior del desierto que no tenían muchos contactos con el resto de civilizaciones.
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Mensagem por El Guarani 25/11/2021, 00:47

Bueno, pues los Almorávides tuvieron que conquistar primeramente los distintos reinos Taifas ya que había muchos que preferían caer en manos cristianas que en el poder almorávide, de echo la Taifa de Zaragoza permaneció independiente de los almorávides gracias al apoyo de Castilla, gran e histórico aliado de dicho reino musulmán.

Bueno, como es de imaginar la unión de los distintos Reinos Árabes supuso un nuevo retroceso de los Reinos Cristianos, pero el fanatismo de los almorávides no cuajaba entre los musulmanes hispanos (mucho más moderados) y se produjeron varias revueltas que terminaron con la creación de las segundas Taifas, además estas revueltas en la Península supusieron también una revolución en el norte de África que puso fin al imperio Almorávide. Bueno, con la creación de los segundos Reinos Taifas se volvió a la situación anterior.
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Mensagem por El Guarani 25/11/2021, 00:49

En esta época se produjo la fusión del reino de Aragón con el de Cataluña, formándose la Corona de Aragón que veía imposibilitada su extensión por la Taifa de Zaragoza. En este caso Castilla no pudo hacer nada para que cayera bajo dominio Aragonés dicho reino árabe. Bueno, al igual que la Taifa de Zaragoza fueron cayendo las distintas Taifas hasta llegar a otra situación límite en la cual los Reinos Taifas volvieron a pedir auxilio a un nuevo imperio formado en el norte de África: el imperio Almohade (principio del siglo XIII). Los almohades se caracterizaron por una moderación religiosa y mayor desarrollo cultural que los almorávides por lo que no se produjeron tantas tensiones con los Reinos Taifas peninsulares. Nuevamente con la fusión de los reinos árabes se produjo un retroceso cristiano que llegó hasta tal punto que hacia mitad del siglo XIII el Papa declaró una cruzada contra los Almohades, en ella participaron todos los reinos cristianos peninsulares (¡¡incluido Navarra que no tenía frontera con ellos!!) además de varios ejércitos llegados de Europa occidental. La guerra terminó con la “milagrosa” victoria cristiana de las Navas de Tolosa en 1256 (más o menos). Con esta derrota el imperio almohade se descompuso y nuevamente se formaron nuevos reinos árabes en la península: las terceras Taifas.

Esta derrota supuso el fin del predominio árabe en la península, llegando al final de sus conquistas el Reino de Portugal y la Corona de Aragón. Castilla por su parte no tenía prisa en realizar sus conquistas, salvo por un lado la Taifa de Murcia que se disputó con la Corona de Aragón, y por el Oeste la Taifa de Sevilla que se apresuró a conquistar por miedo de que la invadieran los Portugueses, de esta forma solo quedo independiente el Reino Taifa de Granada que perduró hasta 1492 como reino feudatario de Castilla cuando fue conquistada por los Reyes Católicos.
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Mensagem por El Guarani 25/11/2021, 00:53

En cuanto al pueblo árabe permaneció en la península (al menos en Castilla) hasta comienzos del siglo XVII, de echo hay en el Quijote un capítulo donde muestra el exilio de uno de los “moriscos” así como su ayuda durante “el cautiverio de Argel”. Su expulsión supuso una crisis económica sin precedentes en el reino pues ¿adivináis quienes hacían los trabajos más duros en la época? Tal vez un poquito de historia para los xenófobos les haría cambiar de opinión,…

En cuanto a la asimilación cultural del mundo árabe por castilla fue mucho mejor que por parte de Portugal ¿¿sólo quedan restos de una mezquita??, en España hay restos árabes por todas partes, evidentemente son mayores cuanto más nos acercamos al sur, pero haberlos haylos, de echo uno de los monumentos árabes más visitados son los Reales Alcázares de Sevilla, bueno pues ¿adivináis quien construyo el palacio principal y más conocido de todos? ¡¡Pedro I “el cruel”!! es decir, un rey castellano, por raro que pueda parecer Pedro I mandó llamar a los mejores arquitectos del Reino de Granada para que construyeran su palacio lo cual demuestra cierta tolerancia e incluso fascinación hacia el mundo árabe. Evidentemente durante los ocho siglos de presencia árabe en la península hubo muchos capítulos de intolerancia religiosa, pero afortunadamente no fue la tónica predominante ni por parte de los reinos cristianos ni por parte de los reinos árabes, a esto hay que sumar la presencia de los Judíos en ambas zonas y los cuales, aunque con algún problema de intolerancia mayor que los demás (mayormente debido a temas económicos que religiosos) convivieron junto a las otras dos culturas (esta convivencia hay que verla desde el punto de vista medieval y no desde el punto de vista contemporáneo!!!). Tal vez la solución al fanatismo sea echar la vista atrás…
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Mensagem por Obelix 25/11/2021, 01:01

Muito obrigado, Guarani, não vou tentar agradecer em castelhano, mas os seus comentários foram os que mais adicionaram fatos ao meu conhecimento, por mais que tenha escrito-os em outra lingua. As últimas mensagens que foram as mais complicadas, mas talvez seja o sono. Gracias, valeu até mais.
Mas quem ou o que é Al-Andalus, pareceu ser importante, até por ser o título da sua mensagem...
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Mensagem por Marco Polo 25/11/2021, 09:47

Uma festa que foi trazida pelos portugueses e que se espalhou por todo Brasil é as Cavalhadas. Que trata justamente da guerra entre Mouros e Cristãos. A de menor cunho religioso e mais histórica são as Cavalhadas do Paraná.
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Mensagem por Galego 25/11/2021, 09:55

o Al-Andalus designa precisamente a Península muçulmana. Daí o atual nome Andaluzia.
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