Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nascimento de Portugal

+15
Nefelibata
Marco Polo
Galego
Zardoz, o Mágico
Terry Silver
Baphomet
Nostradamus
Imhotep
Conde de Monte Cristo
Cachorrão
William de Baskerville
Vlad Tepes III
Martinho Lutero
Alquimista
Dom Diniz
19 participantes

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para baixo

Nascimento de Portugal - Página 6 Empty Re: Nascimento de Portugal

Mensagem por Galego 25/11/2021, 09:57

Estava a reler "A Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto, um relato quinhentista de uma viagem pelo Oriente. Há umas linhas que podem ajudar a perceber a utilização antiga de "mouro" em português. Aqui vai, com a ortografia atualizada (exceto quando revela a fonética da época):

"E antre alguas que nos disse, nos veio a confessar que era cristão renegado, malhorqui de nação, natural de Cerdenha, filho de um mercador que se chamava Paulo Andrés, e que não havia mais que sós quatro anos se tornara mouro por amor de ua grega moura com que era casado"

Peregrinação, III

Portanto, "mouro" ali não tem qualquer conotação étnica, mas apenas religiosa. Quer a grega quer o maiorquino são chamados "mouros", apenas porque são muçulmanos.

Note-se também neste texto quinhentista como era o português da época, com algumas coisas que normalmente se dizem ser "brasileirismos", mas que não passam de arcaísmos portugueses. A esse propósito, vou transcrever de seguida outras partes, assinalando esses arcaísmos ainda presentes na fala brasileira.
Galego
Galego

Mensagens : 459

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de Portugal - Página 6 Empty Re: Nascimento de Portugal

Mensagem por Galego 25/11/2021, 09:59

Quando digo que o português brasileiro é no essencial uma variante extremamente conservadora do português europeu, sendo as inovações relativamente poucas, normalmente as pessoas ficam bastante espantadas, porque se tem a ideia inversa. Mais ainda quando recordo que alguns "brasileirismos", como a próclise ou o gerúndio, são na verdade arcaísmos ou desenvolvimentos de arcaísmos.

Mas costumo apresentar apenas exemplos teóricos, retirados de Histórias da Língua. Desta vez apresento-lhes exemplos práticos, retirados de uma edição crítica de A Peregrinação, o fabuloso relato de viagens do quinhentista Fernão Mendes Pinto. Uma edição crítica, para quem não sabe, é uma edição feita com rigor científico, eventualmente atualizando a ortografia mas mantendo as formas fonéticas; anotando; confrontando variantes; etc.

Aqui vão pois alguns exemplos de português quinhentista, com os "brasileirismos" sintáticos e fonéticos a "bold":

"(...) comprávamos aos cristãos da terra que decendem daqueles que antiguamente o apóstolo São Tomé converteo nas partes da Índia e Choromandel."

Peregrinação, III

"A qual tanto que soube que éramos chegados nos mandou entrar na capela onde já então estava para ouvir missa, e pondo-nos em joelhos, diante dela, lhe beijámos o avano que tinha na mão, com mais outras cerimónias de cortesia ao seu uso que os portugueses nos tinham insinado. Ela nos recebeu com muita alegria, e nos disse: (...)

E despois de haver já nove dias que aqui estávamos, nos fomos despidir dela, e beijando-lhe a mão nos disse".

Peregrinação, IV

"Os Turcos, entendendo ou suspeitando nossa determinação, deram ua grande grita, e em menos de um credo se fizeram todos à vela. (...) os Turcos se chegaram tanto a nós que das suas popas nos feriam a bote de lança".

Peregrinação, V
Galego
Galego

Mensagens : 459

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de Portugal - Página 6 Empty Re: Nascimento de Portugal

Mensagem por Galego 25/11/2021, 10:02

Portanto, em apenas uma página temos 4 arcaísmos muito comuns no Brasil, e quase extintos ou mesmo extintos em Portugal:

- próclise abundante: "nos disse", etc., quando o europeu moderno diz "disse-nos" (embora noutros casos também digamos "nos disse", mas naquele em concreto não);

- utilização exclusiva do gerúndio (não pus em "bold" porque aqui também se usa muito), e nos casos em que aparece ali, nós ainda hoje usamos também em exclusividade;

- utilização muito frequente do possessivo sem artigo antes: "nossa determinação", quando o europeu moderno diz "a nossa determinação", forma que também aparece, mas é bastante menos comum;

- a escrita fonética "despidir" ou "insinado", que revela uma pronúncia do "e" átono como "i", e não como "a" (sim, "a") mudo que é típico do português europeu moderno. Não sei se no Brasil pronunciam aquelas palavras daquela maneira, mas aqui o me interessava demonstrar era a generalizaão da pronúncia "i" daqueles "e" átonos.

- a pronúncia "c" do grupo "sc" ("decendem", que hoje se escreve e diz "descendem", em Portugal), típica do português europeu até ao século XVIII, quando passou a pronunciar "xc", por reação cultista. A pronúncia "c", porém, mantém-se como regionalismo no Norte e Centro, ainda hoje.
Galego
Galego

Mensagens : 459

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de Portugal - Página 6 Empty Re: Nascimento de Portugal

Mensagem por Obelix 25/11/2021, 13:42

Obrigado mais uma vez a todos...
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de Portugal - Página 6 Empty Re: Nascimento de Portugal

Mensagem por Nefelibata 25/11/2021, 14:09

Olá pessoal! Eu estou aqui, pois tenho uma dúvida. Eu ouvir falar que em Portugal existem dialetos, não sei quantos são e quais os seus nomes, mas eu escutei aqui mesmo uma pessoa falar que possivelmente na idade média em Portugal existiam muitos dialetos e se isso for verdade a minha pergunta é o seguinte: Qual foi o motivo histórico que levou o português a ser escolhido o idioma oficial de Portugal? E naquela época este era o nome do idioma? Eu estou fazendo esta pergunta, pois nós sabemos que no caso do espanhol foi por que a região de Castela e Navarra eram dois reinos que tinham acabado de ser unificados e por isso se tornou o reino mais importante da Península Ibérica e claro excluindo Portugal, pois nesta época Portugal já era um reino independente da Península Ibérica tanto que o nome do idioma não é espanhol e sim castelhano, tenho outros exemplos: o idioma italiano surgiu na região da Toscana e ele foi escolhido para ser o idioma oficial da Itália, pois desde a idade média ao século 16 Florença foi uma das cidades mais importantes da Itália e no século XV aconteceu o Renascimento e neste momento muitos escritores pegaram o dialeto Toscano e começara a escrever neste idioma e um destes escritores foram Machiavelle e Danti Elligieri. E no caso do Francês foi por que a querra dos 100 anos acabou e em seguida a nobreza da França decidiu que Paris fosse a nova capital e o idioma que eles encontraram por lá era o frâncico que somente só se tornou o idioma oficial da França em 1538.
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de Portugal - Página 6 Empty Re: Nascimento de Portugal

Mensagem por Nefelibata 25/11/2021, 14:14

Marco Polo escreveu:Uma festa que foi trazida pelos portugueses e que se espalhou por todo Brasil é as Cavalhadas. Que trata justamente da guerra entre Mouros e Cristãos. A de menor cunho religioso e mais histórica são as Cavalhadas do Paraná.
Há dois dias eu me lembrei de uma influência de Portugal no Brasil abrindo a geladeira, e esta influência é o vinho. No Brasil os vinhos Portugueses são bastantes populares junto com os vinhos alemães, italianos, francês e do Chile e Argentina. E algumas marcas que eu conheço, Adriano, Periquita, Porto Messias Tawny e etc. Eu tenho uma dúvida, todos os vinhos de exportação de Portugal são cultivados nas margens do Douro e no Porto?
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de Portugal - Página 6 Empty Re: Nascimento de Portugal

Mensagem por Meu nome não é Johnny 25/11/2021, 14:43

Claro que não.

O que acontece é que o VINHO DO PORTO E O VINHO ALENTEJANO são os mais famosos além fronteiras, contudo há muitos outros vinhos de qualidade em outras regiões demarcadas.
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de Portugal - Página 6 Empty Re: Nascimento de Portugal

Mensagem por Galego 25/11/2021, 14:57

Nefelibata escreveu:Olá pessoal! Eu estou aqui, pois tenho uma dúvida. Eu ouvir falar que em Portugal existem dialetos, não sei quantos são e quais os seus nomes, mas eu escutei aqui mesmo uma pessoa falar que possivelmente na idade média em Portugal existiam muitos dialetos e se isso for verdade a minha pergunta é o seguinte: Qual foi o motivo histórico que levou o português a ser escolhido o idioma oficial de Portugal? E naquela época este era o nome do idioma? Eu estou fazendo esta pergunta, pois nós sabemos que no caso do espanhol foi por que a região de Castela e Navarra eram dois reinos que tinham acabado de ser unificados e por isso se tornou o reino mais importante da Península Ibérica e claro excluindo Portugal, pois nesta época Portugal já era um reino independente da Península Ibérica tanto que o nome do idioma não é espanhol e sim castelhano, tenho outros exemplos: o idioma italiano surgiu na região da Toscana e ele foi escolhido para ser o idioma oficial da Itália, pois desde a idade média ao século 16 Florença foi uma das cidades mais importantes da Itália e no século XV aconteceu o Renascimento e neste momento muitos escritores pegaram o dialeto Toscano e começara a escrever neste idioma e um destes escritores foram Machiavelle e Danti Elligieri. E no caso do Francês foi por que a querra dos 100 anos acabou e em seguida a nobreza da França decidiu que Paris fosse a nova capital e o idioma que eles encontraram por lá era o frâncico que somente só se tornou o idioma oficial da França em 1538.
Em Portugal existe uma outra língua, o mirandês, no nordeste. Mas na altura da fundação a língua largamente maioritária era mesmo o galego-português, e não tenho a certeza se a zona mirandesa fazia parte do novo país. Com a reconquista, os portugueses nunca foram muito simpáticos para com os povos de outras línguas que encontraram: mouros e moçárabes. Os primeiros falavam naturalmente árabe e línguas berberes; os segundos falavam línguas românicas muito próximas do latim. Nenhuma destas línguas sobreviveu. Porquê? O fato de os moçárabes cristãos de Lisboa terem sido massacrados pelos portugueses durante a reconquista dá para ter uma ideia.

Hoje em dia há alguns dialetos muito minoritários (apenas algumas centenas de falantes) no centro e sul, na fronteira com Espanha. Importante mesmo só o mirandês, no nordeste, que conta com alguns milhares de falantes.
Galego
Galego

Mensagens : 459

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de Portugal - Página 6 Empty Re: Nascimento de Portugal

Mensagem por Marco Polo 26/11/2021, 00:16

História de Viriato

Gostaria de saber se alguém sabe onde poderia conseguir ou se alguém poderia disponibilizar fontes primárias (suas transliterações para português ou espanhol) sobre tal figura histórica da Península Ibérica.
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de Portugal - Página 6 Empty Re: Nascimento de Portugal

Mensagem por William de Baskerville 26/11/2021, 00:27

Bom, o Viriato teria sido um guerreiro da tribo dos lusitanos que combateu os romanos no tempo da República. Lembro-me de dois livros que ajudaram: MATTOSO, José. História de Portugal: antes de Portugal. Lisboa: Estampa, s.d.; ALARCÃO, Jorge. Portugal Romano, 3ª ed. Lisboa: Ed. Verbo, 1973. Nestas obras você encontrará as referências documentais necessárias. A professora Norma Musco Mendes da UFRJ chegou desenvolver pesquisas sobre a dominação romana sobre a Península Ibérica... vale a pena procurar uns artigos dela.
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de Portugal - Página 6 Empty Re: Nascimento de Portugal

Mensagem por Dom Diniz 27/11/2021, 00:43

Obelix escreveu:Mas quem ou o que é Al-Andalus, pareceu ser importante, até por ser o título da sua mensagem...
Al-gharb l-andalus:

الغرب اﻷندالس (o Ocidente de Andalus) era como os árabes chamavam ao território que corresponde atualmente ao centro e sul de Portugal. O período islâmico português decorreu entre cerca de 711 e 1249, quando o último reino islâmico foi derrotado e expulso do Algarve (extremo sul do país).

A ocupação aconteceu sobretudo no centro e sul, tendo sido muito breve e superficial no norte, onde o país viria a ser fundado. Por isso os vestígios da presença são sobretudo evidentes no sul de Portugal, onde a generalidade dos nomes de rios e cidades antigas são de origem árabe. Alguns exemplos:

a) rios
- Guadiana (واد يانا)
- Odivelas
- Odelouca
- etc.

b) povoações
- Beja
- Santarém
- Lisboa
- Faro
- Almada
- Alcácer
- etc.

Lisboa e Beja têm nomes de origem latina, mas alterados pela fonética árabe. A toponímia urbana de Lisboa está cheia de arabismos, como, por exemplo, os bairros de Borratém, Alvalade, Alfama, Alcântara, Aljube, etc. A forma واد deu origem a inúmeros nomes de rios e cidades começados por "Od-", com a exceção de Guadiana (que teve uma forma antiga "Odiana"), de influência espanhola (é um rio de fronteira), onde واد evoluiu para Guad- (Guadalquivir, por exemplo).
Dom Diniz
Dom Diniz

Mensagens : 377

Ir para o topo Ir para baixo

Nascimento de Portugal - Página 6 Empty Re: Nascimento de Portugal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos