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Heresias e Paganismo

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Mensagem por Monalisa 15/4/2020, 03:55

O Conde de Monte Cristo escreveu:
Bom... Vou tentar ajudar...
Tem o "Manual dos Inquisidores" de Eymerich Nicolau. Não o li, mas já vi professores falando dele.
Existem bulas papais bastante úteis, como a ''Super Illius Specula'' de João XII. "Montaillou: Um povoado occitânico", do Le Roy Ladurie, que fala da heresia cátara neste povoado, que é bem específico mas dá pra elucidar algumas questões importantes ou quebrar certos paradigmas.
"A Mulher na Idade Média", do José Rivair Macedo... Muito útil... é paradidático, mas dá pra usar muita coisa.
"Bruxaria e História: as práticas mágicas no Ocidente cristão'', de Carlos Roberto Nogueira. Fala bastante do feminino, heresia, etc.
Espero tê-la ajudado.
Abraços...
Obrigada pela ajuda Conde! Anotei todas as referências que indicou. Vou dar uma olhadinha neste material.
Monalisa
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Mensagem por Monalisa 15/4/2020, 03:57

O Conde de Monte Cristo escreveu:
Ah... só lembrando que o auge mesmo foi no século XV, com o Malleus Maleficarum e a bula ''Summis Desiderantes'' (de Inocêncio VIII).
Mas esta leitura creio que não ajudaria a amiga, pois são de 1484, ou seja, fora da Idade Média...
Obrigada!

Estarei dando uma olhada neste livro também.
Monalisa
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Mensagem por Cachorrão 15/4/2020, 04:11

Mulher, tem um livro nota 1000 pra te indicar: ''A Deusa, As Bruxas e a Igreja'', vale a pena, muito bom mesmo! Também tem o da Margaret Murray: ''O Culto das Bruxas na Europa Ocidental''.
Cachorrão
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Mensagem por Lilith 15/4/2020, 05:36

Já tentou o livro "Os crimes dos papas"?
Ainda não cheguei a ler, mas me disseram que envolve bastante esse assunto.
Boa sorte! piscadinha
Lilith
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Mensagem por Monalisa 15/4/2020, 05:50

Obrigada pelo carinho...

Pessoal, quero agradecer muitíssimo a atenção que vos dedicaram a mim, saiba que cada um está me ajudando de modo ímpar. Estava meio desanimada em prosseguir com a pesquisa, mas vcs acenderam de novo a chama. Não da fogueira (hehehe... brincadeirinha!)

Paz para todos.
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Mensagem por Norman, o herege 15/4/2020, 13:58

Eu queria saber se quando as ordens mendicantes apareceram elas foram consideradas heresias ou não porque eu até achei um artigo dizendo que os principais inquisidores eram franciscanos e dominicanos, e também queria saber em que livro eu posso encontrar essas informações.
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Mensagem por Imhotep 15/4/2020, 14:12

Em português há o livro "As heresias medievais" de Nachman Falbel editado pela perspectiva. Nele há um breve, porém excelente apanhado das heresias.
Boa pesquisa.
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Mensagem por Martinho Lutero 15/4/2020, 14:20

A Ordem dos Frades Menores, vulgo Ordem dos Franciscanos, não foi a primeira das ordens mendicantes, várias outras já haviam se desenvolvido desde o século VII, aproximadamente, inspiradas no voto de pobreza utilizado por várias ordens monásticas.
O que marca a diferença entre as ordens mendicantes (como a franciscana) e as ordens heréticas é a discordância ou concordância com a estrutura, com a liturgia ou com o dogmatismo da Igreja Cristã.
Você pode procurar nas diversas biografias de São Francisco de Assis e irá perceber que um dos primeiros passos do santo quando começa a ter uma série de seguidores é peregrinar até a sede da Igreja e pedir orientação e benção do papa, enquanto várias outras ordens heréticas, pelo contrário, condenavam a figura do bispo de Roma como um usurpador.
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Mensagem por Legolas 15/4/2020, 15:21

Um livro que indicaria é Terapeutas do Deserto - De Filon de Alexandria a S. Francisco de Assis e Graf Durkheim, Ed. Vozes. Autores: de Leonardo Boff e Jean Yves Leloup.
Talvez, um dos problemas do livro esteja numa tentativa de traçar um perfil que acaba se tornando esteriotipado de modo a entrar em concordância com a Teologia da Libertação (do qual Boff é partidário) e o movimento new-age (do qual Leloup é um entusiasta). A bem da verdade, cabe lembrar, S. Francisco não foi um inovador, ao contrário era ortodoxo (no sentido teológico da palavra), na medida em que desejava que a Igreja retornasse a simplicidade dos primeiros tempos do Cristianismo. Era avesso a hierarquias ainda que respeitasse aquela mantida pela Igreja Católica. Também lhe angustiava a ideia de ser um herege e por esta razão expôs ao Papa suas ideias. Talvez sua novidade esteja no fato de entrar em contato com nossa fragilidade de um modo poético como em seu "Cântico às Criaturas". Nos trás também uma percepção ecológica e da rede de relações existentes entre as criaturas de Deus, mesmo que possamos aqui cometer um anacronismo.
Para finalizar, indico também os "Escritos Franciscanos" da Editora Vozes. O preço é salgado mas talvez você possa encontrar em alguma boa biblioteca, ou mesmo em um convento franciscano.
Boa sorte!!!!!
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Mensagem por Dom Diniz 15/4/2020, 15:57

Os hereges inspirados em São Francisco de Assis surgiram enquanto este santo acabara de falecer, por causa dos abusos do primeiro Geral da ordem, que havia sido indicado pelo próprio Francisco.
O geral era tão relaxado, que os frades escandalizados acabaram tomando um rumo oposto que acabou levando à heresia. Assim apareceram os espirituais com Ubertino de Casale, os dulcinianos de Fra Dulcino e Gerardo Segalelli, os irmãos de Espírito Livre, os beguinos e begardos, e outros. E o que eles tinham em comum era a crença nas pseudo-profecias de Joaquim da Calabria (ou de Fiori), que eram milenaristas. Foram condenados principalmente pelo Papa João XXII, que também não tinha muitas qualidades, mas teve esse mérito.
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Mensagem por Norman, o herege 15/4/2020, 17:53

Valeu mesmo gente!!!!!
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Mensagem por Norman, o herege 15/4/2020, 17:54

E sobre ordens mendicantes como os beneditinos, alguém sabe alguma coisa?
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Mensagem por Dom Diniz 15/4/2020, 18:07

A ordem beneditina está longe de ser mendicante, já que é a ordem mais rica da igreja.
A ordem é rica, mas os monges fazem voto de pobreza. Os bens materiais eles não tem como propriedade, mas os têm em uso.
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Mensagem por Simão, o Mago 18/12/2023, 00:29

Cristianismo e Paganismo - O Choque.

Vou tomar como base algo que poucos levam à sério.
Porém vou postar a bibliografia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristianismo_e_paganismo


A primeira proibição efectiva dos cultos pagãos foi decretada no Império Romano em 392. Por essa altura, deu-se a última séria tentativa da aristocracia apresentar um pretendente pagão à chefia do Império.[1]
Em 435 as medidas contra o paganismo foram reforçadas com a pena de morte para quem continuasse a fazer rituais pagãos, que envolviam sacrificios humanos e de animais.[2] As dificuldades da Igreja ainda cresceram com as invasões bárbaras do século V. A maioria dos invasores eram pagãos, mas verificou-se um ponto de viragem à volta do ano 500, quando os Francos se converteram do paganismo ao cristianismo. Com a conversão dos lombardos arianos e dos pagãos anglo-saxónicos à volta do ano 680, o cristianismo passou a dominar quase por completo o espaço cultural da Europa ocidental.
Entre os habitantes do campo e nos estratos mais baixos da sociedade, porém, o paganismo continuou de forma mais ou menos mitigada. Os pagãos não se tornaram cristãos do dia para a noite. Os sacerdotes cristãos passaram a cristianizar muitas festas pagãs, dando-lhes um novo sentido. A maioria dos templos Pagãos foram sendo derrubados e no seu lugar erigidas igrejas da nova fé. O que a Igreja não conseguía destruir das antigas práticas religiosas, adaptava, transformando-as em práticas cristãs. No Natal, por exemplo, mantiveram-se ao lado do culto associado ao nascimento de Jesus, as fogueiras e as festas dos caretos (no nordeste transmontano de Portugal), etc. Nessa época os Romanos festejavam Saturno e o nascimento do deus Mitra - cultuado entre os soldados romanos. Os camponeses começaram a aceitar a religião que falava de Jesus, um homem que havia sido pregado na cruz pelos romanos. Ele lembrava o deus Odin que havia se pendurado em uma árvore para adquirir a sabedoria das Runas.[carece de fontes] Com o tempo passaram a associar Maria, mãe de Jesus, à Mãe Terra.[carece de fontes]
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Mensagem por Simão, o Mago 18/12/2023, 00:30

2ª Parte.

Durante um longo período, houve uma fé dupla: acreditavam em Jesus, mas não abandonavam inteiramente as suas crenças e práticas pagãs. Isso foi mais claro nas regiões germânicas onde a influência do cristianismo faz-se sentir nas inscrições em que se nota uma clara mistura das duas crenças quando lemos em uma mesma pedra a invocação de protecção ao deus Thor e, ao mesmo tempo, ao Cristo.
Algumas orações cristãs de gosto popular, apresentam paralelismos em recitações de encantamentos pagãos. Algumas invocavam Jesus e diversos deuses Celtas a um só tempo. Não vamos pensar que tal dominação ocorreu de forma pacífica ou rápida. Na verdade, a Igreja Católica nunca conseguiu extinguir, de fato, as crenças classificadas pagãs.[carece de fontes]
No final do século XIV, a perseguição aos "hereges" assumiu também a forma de perseguição a cultos e práticas pagãs. Durante quase 400 anos, muitas pessoas morreram acusadas de prática de bruxaria, época conhecida como "Caça às bruxas". Muitos dos acusados eram denunciados por médicos, tentando implantar a medicina científica contra os curandeiros e "bruxos" adeptos das medicinas naturais.
Desde finais do século VII e até 1789 - ano da Revolução Francesa - o paganismo esteve praticamente ausente nas altas esferas intelectuais e políticas do mundo ocidental.[3]
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Mensagem por Simão, o Mago 18/12/2023, 00:31

Bibliografia/Referências.

↑ J. N. Hillgarth, ed., Christianity and Paganism, 350-750: The Conversion of Western Europe, Philadelphia, University of Pennsylvania Press, 1986, p. 2; Theodosian Code, XVI, 10, 12 (392), trad. de Pharr, pp. 473-74.
↑ Theodosian Code, XVI, 10, 25 (435), trad. de Pharr, p. 476. ver
↑ J. N. Hillgarth, ed., Christianity and Paganism, 350-750: The Conversion of Western Europe, Philadelphia

OBS: No Filme As Brumas de Avalon, aparece a cena da troca da Deusa por Virgem Maria e dos Deuses por Jesus Cristo e o Deus Cristão (Para alguns o mesmo).

http://pt.wikipedia.org/wiki/As_Brumas_de_Avalon

Algo similar à isto ocorre também no Filme o Anel dos Nibelungos no final.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anel_dos_nibelungos
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Mensagem por Simão, o Mago 18/12/2023, 00:31

A Caça as Bruxas.

A caça às bruxas foi uma perseguição religiosa e social que começou no século XV e atingiu seu apogeu nos séculos XVI e XVII principalmente na Alemanha, na Suíça e na Inglaterra. As antigas religiões pagãs e matriarcais eram tidas como satânicas. O mais famoso manual de caça às bruxas é o Malleus Maleficarum, ou "martelo das feiticeiras", de 1486.
Num sentido mais amplo, a expressão "caça-às-bruxas" costuma ser utilizada em diversas outras ocasiões. Como exemplo temos que, durante a guerra fria, os EUA perseguiam toda e qualquer pessoa que julgassem ser comunista, seja por causa fundamentada ou não. Dessa forma, temos a caça às bruxas comunista dos EUA.
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Mensagem por Simão, o Mago 18/12/2023, 00:32

A caça-às-bruxas européia

Aspectos importantes da caça-às-bruxas (quadro sintético)
O número total de vítimas ficou provavelmente por volta dos 50 mil e certamente não mais que 100 mil (O número total de julgamentos oficiais de bruxas na Europa que são conhecidos e, de certeza, acabaram em execuções foi de cerca de 12 mil).[1] No passado chegou-se a dizer que teriam sido 9 milhões e até hoje alguns propagam esse número totalmente equivocado.
Embora tenha começado no fim da Idade Média, a caça às bruxas européia foi um fenômeno da Idade Moderna, período em que a taxa de mortalidade foi bem maior.
Embora supostas bruxas tenham sido queimadas ou enforcadas num intervalo de quatro séculos — do século XV ao século XVIII — a maioria foi julgada e morta entre 1550 e 1650, nos 100 anos mais histéricos do movimento.
O número de julgamentos e execuções tinha fortes variações no tempo e no espaço. Seria fácil encontrar localidades que, em determinado período, estavam sendo verdadeiros matadouros logo ao lado de regiões praticamente sem julgamentos por bruxaria.
A maior parte das mortes na Europa ocidental ocorreram nos períodos e também nos locais onde havia intenso conflito entre o Catolicismo e o Protestantismo, com conseqüente desordem social.
Ocorriam mais mortes em regiões de fronteira ou locais onde estivesse enfraquecido um poder central, com a ausência da Igreja ou do Estado. Fatores regionais tiveram papel decisivo nos modos e na intensidade dos julgamentos.
A maioria das vítimas foi julgada e executada por cortes seculares, sendo as cortes seculares locais de longe as mais cruéis. As vítimas de cortes religiosas geralmente recebiam melhor tratamento, tinham mais chances de serem inocentadas, e recebiam punições muito leves.
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Mensagem por Simão, o Mago 18/12/2023, 00:33

2ª Parte.

Muitos países da Europa quase não participaram da caça às bruxas, e 3/4 do território europeu não viu um julgamento sequer. A Islândia executou apenas quatro "bruxas"; a Rússia apenas dez. A histeria foi mais forte na Suíça calvinista, Alemanha e França.
Numa média, 25% das vítimas foram homens, assim sendo 75% das mulheres, mas a proporção entre homens e mulheres condenados podia variar consideravelmente de um local para o outro. Mulheres estiveram mais presentes que os homens também enquanto denunciantes e não apenas como vítimas.
Benedict Capzov, luterano fanático, foi responsável pela morte de aproximadamente 20.000 bruxas, apoiando-se na “lei” do Antigo Testamento. Carpzov, para condenar a morte, usava (Lv 19,31; 20,6.27; Dt 12,1-5), e citava de preferência o Êxodo (22,18); “Não deixarás viver a feiticeira”.
Até onde se sabe, algumas vítimas adoravam entidades pagãs e, por isso, poderiam ser vistas como indiretamente ligadas aos "neopagãos" atuais, mas esses casos eram uma minoria. Também é verdade que algumas das vítimas eram parteiras ou curandeiras, mas eram uma minoria. A maioria era cristã ou judia, uma vez que a população pagã era bem rara na Europa da Idade Média.
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Mensagem por Simão, o Mago 18/12/2023, 00:33

Cronologia

No passado os historiadores consideraram a caça às bruxas européia como um ataque de histeria supersticiosa que teria sido supostamente forjada e espelhada pela Igreja Católica. Seguindo essa lógica, era "natural" supor que a perseguição teria sido pior quando o poder da igreja era maior, ou seja: antes de a Reforma Protestante dividir a cristandade ocidental em segmentos conflitantes. Nessa visão, embora houvessem ocorrido também julgamentos no começo do período moderno, eles teriam sido poucos se comparados aos supostos horrores medievais. As pesquisas recentes derrubaram essa teoria de forma bastante clara e, ironicamente, descobriu-se que o apogeu da histeria contra as bruxas ocorreu entre 1550 e 1650, juntamente com o nascimento da Reforma Protestante e da celebrada "Idade da Razão".
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Mensagem por Simão, o Mago 18/12/2023, 00:34

2ª Parte.

Virtualmente todas as sociedades anteriores ao período moderno acreditavam em magia e formularam leis proibindo que crimes fossem cometidos através de meios mágicos. O período medieval não foi exceção, mas inicialmente não havia ninguém caçando bruxas de forma ativa e esse contexto relativamente benigno permaneceu sem grandes alterações por séculos.
As posturas tradicionais começaram a mudar perto do fim da Idade Média. No início do século XIV, na parte central da Europa, começaram a surgir rumores e pânico acerca de conspirações malignas que estariam tentando destruir os reinos cristãos através de magia e envenenamento; falava-se de conspirações por parte dos muçulmanos e de associações entre judeus e leprosos ou judeus e bruxas. Os judeus que por toda Idade Média tiveram liberdade de religião começaram a ser vistos com desconfiança pela população. Depois da enorme devastação decorrente da peste negra (que vitimou 1/3 da população européia em meados do século XIV) esses rumores aumentaram e passaram a focar mais em bruxas e "propagadores de praga". Depois da Peste também se espalhou aquela idéia de que o banho frenquente desprotegia a pele e trazia doenças para o corpo através da água, que era supostamente contaminada por conspiradores.
Casos de processo por bruxaria foram aumentando lentamente, mas de forma constante, até que os primeiros julgamentos em massa apareceram na segunda metade do século XV. Ao surgirem as primeiras ondas da Reforma Protestante o número de julgamentos chega a diminuir por alguns anos. Entretanto, em 1550 com o fortalecimento dos estados protestantes a perseguição cresce novamente, atingindo níveis alarmantes especialmente em terras alemãs e suíças. Esse é o período mais histérico e sanguinário da perseguição, que vai de 1550 a 1650. Depois desse período os julgamentos diminuem fortemente e desapareceram completamente em torno de 1700.
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Mensagem por Simão, o Mago 18/12/2023, 00:34

Evoluções no estudo da caça às bruxas

A partir de 1970 uma pequena e silenciosa revolução ocorreu na compreensão e no estudo da caça às bruxas européia. Os historiadores passaram a estudar detalhadamente os registros históricos dos julgamentos, ao invés de confiar em relatos tendenciosos dos casos mais famosos e outras fontes menos seguras. Essa metodologia trouxe mudanças significativas na visão que se tinha do período. Por exemplo, no passado já se chegou a afirmar que nove milhões teriam sido queimadas, mas hoje se sabe que qualquer estimativa que diga que foram mais de 100 mil está muito distante da realidade. familia de bruxas mais perseguidas pelos caçadores foi a familia Massay que desapareceu do Egito onde eles se encontravam. É preciso ressaltar a importância de usar apenas fontes recentes e atualizadas ao pesquisar o tema.
Benedict Carpzov, Practica Nova Rerum Criminalium Imperialis Saxonica in Tres Partes Divisão, Wittenberg, 1635.
Henry Charles Léa, A History of the inquisition of the Middle Ages. Nova Yorque, Happer.
Recent Developments in the Study of The Great European Witch Hunt[1].
Who Burned the Witches?[2]
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Mensagem por Simão, o Mago 18/12/2023, 00:35

Referências.

↑ Estimates of executions. Baseado no ensaio de Ronald Hutton Counting the Witch Hunt.
↑ Wicca: For th of Us - The Burning Times
↑ Recent Developments in Study of The Great European Witch Hunt
↑ Who Burned the Witches?
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