Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

+23
Masses Crusher
Art3mis
Mandrake
Paranhos
Ovelha Negra
Geômetra
MacGyver
Frederico Mercúrio
Professor Black
Alucard
Pedroca Reis
Freud explica
Maçom 33° Grau
Marley
Gárgula
Homem Vitruviano
Licantropo
Eugene Hector
Dante
Flautista de Hamelin
sombriobyte
Bibi
Alquimista
27 participantes

Página 2 de 17 Anterior  1, 2, 3 ... 9 ... 17  Seguinte

Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Bibi 2/7/2019, 01:20


Naturalmente hoje nós particularmente lembramo-nos de Pythagoras pelo seu famoso teorema de geometria. Quanto ao teorema de Pythagoras agora sabemos, era conhecido pelos Babilônios 1000 anos antes. O Proclus, o último filósofo Grego importante, que viveu por volta de 450 aC escreveu:

O Pythagoras transformou o estudo de geometria numa educação liberal, examinar os princípios da ciência desde o início e investigar os teoremas numa maneira intelectualmente espiritual: ele descobriu a teoria do irracional e a construção das figuras cósmicas.
O teorema atribuído a Pythagoras, ou geralmente ao Pythagoreans.

A soma dos ângulos de um triângulo é igual a dois ângulos direitos (retos).

Teorema de Pythagoras - para um triângulo direito (reto) o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados nos outros dois lados. Devemos anotar aqui que para Pythagoras o quadrado na hipotenusa certamente não seria como um número multiplicado por si mesmo, mas sim como um quadrado geométrico construído no lado. Dizer que a soma de dois quadrados é igual a um terceiro quadrado queria dizer que os dois de seção retangular para cima formam um quadrado idêntico ao terceiro quadrado.

A descoberta do irracional. Isto certamente é atribuído ao Pythagoreans mas parece um desencontro ter sido devido a eles. Isto foi contra a filosofia do Pythagoras pois todas as coisas são números, desde que por um número o que ele quer dizer é a relação de dois números inteiros. Entretanto, por causa de sua crença que todas coisas são números seria uma tarefa natural tentar provar que o hipotenusa de um isósceles triângulo direito (reto) tem um comprimento correspondente a um número.

Os cinco sólidos regular. Pensou-se que Pythagoras soube construir os primeiros três mas é possível que tenha construído os outros dois.

Pythagoras ensinou na astronomia que a Terra era uma esfera no centro do Universo. Ele também reconheceu que a órbita da Lua era inclinada ao equador da Terra.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Bibi 2/7/2019, 01:24


A Sociedade do Pythagoras em Croton era afetada por acontecimentos políticos apesar de seu desejo de permanecer fora desse segmento. Pythagoras foi a Delos em 513 aC cuidar de Pherekydes seu velho e amigo professor que estava moribundo. Permaneceu aí por alguns meses até a morte do amigo então retornou a Croton. Em 510 aC Croton atacou e derrotou Sybaris seu vizinho e há certamente algumas sugestões que Pythagoras esteve envolvido na disputa. Então por volta de 508 aC a Sociedade de Pythagorean em Croton foi atacada por Cylon, um nobre de Croton. Pythagoras escapou para Metapontium e alguns autores dizem que morreu aí, alguns relatam que ele cometeu suicídio.

O Cylon, um Crotoniano e cidadão privilegiado por nascimento, fama e dinheiro, mas um tirano perturbador, violento e de disposição difícil , avidamente desejou participar do meio dos Pythagorean . Aproximou-se de Pythagoras, então um homem velho, mas foi rejeitado por causa do caráter acima descrito. Quando Cylon soube de sua recusa ele e seus amigos juraram fazer um grande ataque a Pythagoras e seus seguidores. Assim um ódio ativou Cylon e seus seguidores a perseguir os Pythagoreans. Esta é a causa da fuga de Pythagoras para Metapontium.
Isto parece ser o mais acertado mais alguns não aceitam esta versão e argumentam que o ataque por Cylon era um negócio menor. Certamente a Sociedade de Pythagorean prosperou durante muitos anos a extensão de Croton e em muitas outras cidades Italianas. Alguns argumentam que isto é uma razão forte para acreditar que Pythagoras retornasse a Croton e citam outra evidência como a idade avançada de Pythagoras ao redor de 100 anos no tempo de sua morte.

A evidência é incerta como, quando e onde a morte de Pythagoras ocorreu. Certamente a Sociedade de Pythagorean expandiu rapidamente depois que de 500 aC, tornou-se política em natureza e também surgiu um grande número de facções.

Nascido: aproximadamente 569 aC. em Samos,
Morreu: aproximadamente 475 aC.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Bibi 2/7/2019, 01:30


Flautista de Hamelin:

Provavelmente, nenhum símbolo matemático evocou tanto mistério, romantismo, falsas concepções e curiosidade humana como o π.

3,14159265358979323846… Este é apenas o início de um número muito especial com uma infinidade de casas decimais: o número π - a razão entre o perímetro de um círculo e o seu diâmetro.

No dia 14 de Março (data que nos EUA se escreve 3/14), celebra-se em todo o mundo o Dia do π (3,14…). Esta celebração tem como objetivo promover junto do público em geral o gosto pela matemática, aproveitando o interesse que o π tem suscitado ao longo dos tempos em todas as culturas. O ano de 2006 foi muito especial, porque marcou o 300º aniversário da aplicação da letra grega π para designar este número, utilizada pela primeira vez em 1706 na publicação “Synopsis Palmariorium Mathesios” de William Jones.

Pode-se provar que o número pi é irracional e transcendente.

Um número diz-se irracional quando não pode ser representado por uma fração de dois inteiros e transcendente se não anular nenhuma função polinomial de coeficientes inteiros.

Durante muito tempo os matemáticos acreditaram que todas as grandezas eram comensuráveis, o que podemos traduzir em linguagem moderna pela afirmação que todos os números eram racionais. Os gregos demonstraram que a diagonal do quadrado não era comensurável com o lado do quadrado, o que nós podemos exprimir em linguagem atual, dizendo que não pode ser expressa como quociente de dois inteiros, ou não é racional.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Bibi 2/7/2019, 01:33


As características rebeldes destes números valeram-lhes o nome de números irracionais.

Os números racionais têm uma expansão decimal finita (regulares) ou infinita periódica (irregulares).

Ao contrário dos números racionais, os irracionais têm uma expansão decimal infinita e não periódica.

Lambert em 1761 e Legendre em 1794 provaram que é irracional.

Em 1882, Lindemann demonstrou que é transcendente, isto é, não pode expresso como raiz de uma equação algébrica de coeficientes racionais. Resulta daqui que nunca poderia ser construído com recurso a uma régua e compasso (com um número finito de passos). Só o podem números que não sejam transcendentes e, mesmo assim, dum tipo muito particular.

Uma consequência direta deste fato resulta em que um dos mais famosos problemas geométricos da antiguidade, a quadratura do círculo, não é possível.

Apesar da sua simples definição, o número surge em inúmeras relações na matemática, física e engenharia, em temas bem diferentes dos que envolvem áreas de círculos ou comprimentos de arco.

O valor de p
A primeira referência ao valor de p (pi) aparece na Bíblia, no Primeiro Livro dos Reis, 7, versículo 23: “Fez mais o mar de fundição, de dez côvados, de uma borda até à outra borda, redondo ao redor, e de cinco côvados ao alto; e um cordão de trinta côvados o cingia, em redor.” Aqui, o valor de p é 3, bastante inexato, portanto.

Desde sempre, este número mágico despertou a atenção dos estudiosos. Os historiadores calculam que, desde 2000 a.C., os homens têm consciência de que a razão entre a circunferência e o seu diâmetro é igual para todos os círculos. Deram conta que, se duplicarem a distância através de um círculo, então também a distância em volta dele é igual ao dobro. Em notação algébrica, diremos que

pi = circunferencia/diametro

em que o valor de pi é constante.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Bibi 2/7/2019, 01:37


Note-se que o nome ''pi'', usando a letra grega, só foi introduzido em 1706 por William Jones (1675-1749).

O valor exato de pi desde cedo despertou o interesse dos matemáticos. Arquimedes de Siracusa (287-212 a.C.) chegou ao valor de 22/7 ou seja 3,142857…

Só no sec. XVIII é que se provou que pi é um número irracional, isto é que não pode ser expresso como uma fração, própria ou imprópria. Em termos práticos, isso significa que o número de casas decimais que pi pode ter é infinito.

No sec. XIX, demonstrou-se que p é um número transcendental, isto é, não pode ser expresso por uma equação algébrica com coeficientes racionais.

Como corolário, deve dizer-se que é impossível fazer a ''quadratura do círculo'', isto é, desenhar um quadrado com o mesmo perímetro de determinado círculo.

Podem apreciar-se na tabela a seguir os progressos feitos no cálculo do valor de p. Só no sec. XX., nos anos 50, é que se começaram a utilizar computadores para o cálculo das casas decimais de p.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Bibi 2/7/2019, 01:40


Os valores de p através dos séculos

Pessoas/Povo Ano Valor

Babilónia - ~2000 B.C. - 3 1/8
Egípcios - ~2000 B.C. - (16/9)^2= 3.1605
Chineses - ~1200 B.C. - 3
Antigo Testamento - ~550 B.C. - 3
Arquimedes - ~300 B.C. - encontra 3 10/71<Pi<3 1/7 usa 211875/67441=3.14163
Ptolomeu - ~200 A.D. - 377/120=3.14166...
Chung Huing - ~300 A.D. - raiz(10)=3.16...
Wang Fau - 263 A.D. - 157/50=3.14
Tsu Chung-Chi - ~500 A.D. - 3.1415926<Pi<3.1415929
Aryabhatta - ~500 - 3.1416
Brahmagupta - ~600 - raiz(10)
Al-Khwarizmi - 820 - 3.1416
Fibonacci - 1220 - 3.141818
Ludolph van Ceulen - 1596 - Calcula p até 35 casas decimais
Machin - 1706 - 100 casas decimais
Lambert - 1766 - Prova que pi é irracional
Richter - 1855 - 500 casas decimais
Lindeman - 1882 - Prova que p é transcendental
Ferguson - 1947 - 808 casas decimais
Computador Pegasus - 1957 - 7,840 casas decimais
IBM 7090 - 1961 - 100,000 casas decimais
CDC 6600 - 1967 - 500,000 casas decimais

Hoje é possível calculá-lo com mais de dez mil milhões de casas decimais (para quê?).

Para conseguir decorar valores longos de p, começaram a ser inventadas mnemônicas, como esta, com 23 casas decimais, em que o número das letras de cada palavra representa um algarismo:

How I want a drink, alcoholic of course, after the heavy lectures involving quantum mechanics. All of thy geometry, Herr Planck, is fairly hard...:

3.14159265358979323846264...

Apresentamos agora algumas curiosidades acerca do número π:

A sequência 123456789 aparece pela primeira vez no 523551502º dígito.

A soma dos primeiros 144 dígitos de π é 666.

É claro que 144 é igual a (6+6)x(6+6).
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Bibi 2/7/2019, 01:43


O primeiro milhão de casas decimais de π tem:

* 99959 zeros
* 99758 uns
* 100229 três
* 100230 quatros
* 100359 cincos
* 99548 seis
* 99800 setes
* 99985 oitos
* 100106 noves

π é a razão entre as áreas do círculo e do quadrado, de lado igual ao raio do círculo.

A altura de um elefante, da pata ao ombro, é igual a 2.π.(o diâmetro da pata do elefante).

Albert Einstein, nasceu no dia do π, dia 14 de Março de 1879.

Pi é o nome da organização de espionagem da Alemanha de Leste, no filme de Alfred Hitchcock de 1966, A Cortina Rasgada.

Hiroyuki Goto estabeleceu um novo recorde mundial em 1995, ao recitar de cor as primeiras 42000 casas decimais de π. Gastou pouco mais de 9 horas.

Em Abril de 1995, a agência Reuter noticiou que um rapaz chinês de doze anos de idade, Zhang Zhuo, recitou de memória o valor de π até 4000 casas decimais. Aparentemente, terá demorado apenas cerca de vinte e cinco minutos.

π é um número ideal para a exibição de talentos, tais como a memorização de números, visto que os seus algarismos não obedecem a qualquer padrão.

O matemático John Conway realçou que, se agruparmos os dígitos de π em blocos de dez algarismos, a probabilidade de que um desses blocos seja formado por dez dígitos diferentes é de cerca de 1 para 40000. E curiosamente, esta ocorrência surge logo no sétimo bloco.

http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2001/icm34/indice.htm
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Bibi 2/7/2019, 01:44


LYRICS:

When ink and pen in hands of men
Inscribe your form, bipedal P
They draw an altar on which
God has slaughtered all stability
No eyes could ever soak in all the places you anoint
And yet to see you all at once we only need the point.
Flirting with infinity, your geometric progeny
That fit inside you oh so tight
With triangles that feel so right

(3.1415926535897932384626433832795028841 9716939937510582097494459)

Your ever-constant homily says flaw is discipline
The patron saint of imperfection frees us from our sin
And if our transcendental lift shall find a final floor
Then Man will know the death of God where wonder was before

Yeah, I know this Pi @#%$ backwards and forwards
Check it out

I did three chicks then I pointed at the door
A girl entered in so that made it four
I snapped one time in came another five
Add 'em all up and that makes nine
The average age 26.5
Now that's what I call gettin' some pi
Five of the chicks wore 6-inch heels
Two of the nine squealed like seals
514 was the area code
Quebec, Canada my winter abode
And my 1.3 million dollar chalet
Pi backwards, pi forwards, all night and all day

3.1415926535897932384626433832795028841971 6939937510582097494459230781640628620899 862803482534211706798214808651328230664709384460955058223172 5359408128481117450284502...
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Bibi 2/7/2019, 01:47


Tradução da musica:

Quando a tinta e caneta nas mãos dos homens

descreveram a sua forma, bípede "P"

Eles criaram um altar no qual

Deus sacrificou toda a estabilidade

Nenhum olho jamais poderia mergulhar em todos os digitos que vc unge

E ainda assim para percebe-los todos de uma vez só precisamos de um ponto

Flertando com o infinito, há essa sua progênie geométrica

tudo se encaixa dentro de você, mesmo que meio tão apertados

Com triângulos que formam quadrados

Sua homilia sempre constante, mostra que falha é a disciplina

ó santo padroeiro da imperfeição nos liberta de nossos pecados

E se o seu salto transcendental encontrar um piso final

Então o homem vai conceber como a morte de Deus, onde era antes assombro total.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Bibi 2/7/2019, 01:48


Ancient (Katharevousa) Greek
Yielding π to 22 decimal places:
Άεὶ ὁ Θεὸς ὀ Μέγας γεωμετρεί,
τὸ κύκλου μήκος ίνα ορίση διαμέτρῳ,
παρήγαγεν ἀριθμόν ἀπέραντον,
καὶ ὄν, φεύ, ουδέποτε ὄλον θνητοὶ θὰ εὔρωσι
Translation:
Always the Great God uses Geometry;
So that he could define the perimeter of the circle using its diameter,
He produced an infinite number,
Which, alas, mortals will never find in its entirety
Portuguese
We can use this sentence (pi to 11 decimal places) in Brazilian Portuguese:
Sim, é útil e fácil memorizar um número grato aos sábios. (Yes, its useful and easy memorize a number thanks to the wisemen)
Nós e todo mundo guardamos pi usando letra por número. (We and all the world memorize pi using letter for number)
http://en.wikipedia.org/wiki/Piphilology
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Licantropo 28/7/2019, 15:23


DEUS, UM DELÍRIO, O VÍRUS DA FÉ - Documentário [HD] - Richard Dawkins

https://www.youtube.com/watch?v=w120gbhBjec
Licantropo
Licantropo

Mensagens : 52

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Dante 18/8/2019, 12:27


Tomás de Aquino e as 5 "Provas" Da Existência...

Eis um resumo da SUMMA THEOLÓGICA, volume 2, onde Tomás De Aquino "prova" a existência de Deus:

1ª - Raciocina então: ''se aquilo pelo qual é movido por sua vez se move, é preciso que também ele seja movido por outra coisa e esta por outra. Mas não é possível continuar ao infinito; do contrário, não haveria primeiro motor e nem mesmo os outros motores moveriam como, por exemplo, o bastão não move se não é movido pela mão.

Portanto, é preciso chegar a um primeiro motor que não seja movido por nenhum outro, e por este todos entendem Deus.''

2ª - Da causa primeira universal: ''Constatamos no mundo sensível a existência de causas eficientes. É, entretanto, impossível que uma coisa seja sua própria causa eficiente, porque, se assim fosse, esta coisa existiria antes de existir, o que não tem nenhum sentido.

Ora, não é possível proceder até o infinito na série de causas eficientes, porque, em qualquer série de causas ordenadas, a primeira é causa intermediária e esta é causa da última, quer haja uma ou várias causas intermediárias.

Com efeito, se suprimirdes a causa, fareis desaparecer o efeito: portanto, se não há causa primeira, não haverá nem última, nem intermediária. Ora, se fosse regredir até o infinito dentro da série de causas eficientes, não haveria causa primeira, e, assim, não haveria também nem efeito, nem causas intermediárias, o que é evidentemente falso. Portanto, é preciso, por necessidade, colocar uma causa primeira que todo o mundo chama Deus.''

3º - a prova da contingência. Em sentido amplo, contingência significa a possibilidade de um objeto qualquer de não ser, de não existir.

É tudo aquilo que pode ser como não ser. É contingente o fato de cada um de nós existirmos. Poderíamos não ter existido. A contingência metafísica significa que contingente é todo ente ao qual a existência não é essencialmente necessária.

4ª - A existência do Ser Supremo é tirada dos graus dos seres. ''Verificamos que alguns seres são mais ou menos verdadeiros, mais ou menos bons, etc. ora, diz-se o mais e o menos de coisas diversas segundo a sua aproximação diferente de um máximo. Existe, pois, alguma coisa que é o mais verdadeiro, o melhor, por conseguinte, o mais ser. Ora, o que é o máximo num gênero é a causa de tudo que pertence a este gênero. Existe, portanto, um ser que é para todos os outros causa de ser, de bondade, de perfeição total, e este ser é Deus.''

5 ª - O quinto caminho apontado por Tomás de Aquino como prova da existência de Deus é o do finalismo, ou seja, do governo do mundo: ''No conjunto das coisas naturais verificamos uma ordem regular e estável. Ora, toda ordem exige uma causa inteligente, que adapta os meios aos fins e os elementos ao bem do todo. Portanto, a ordem do mundo é obra de uma Inteligência ordenadora, transcendente a todo o universo.''

Em seguida um trecho sobre AS LEIS do mesmo autor...
Dante
Dante

Mensagens : 345

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Dante 18/8/2019, 12:32


Segundo Tomás de Aquino, por ser racional, o homem conhece a lei natural, ou seja, está plenamente capacitado para saber que ''se deve fazer o bem e evitar o mal''. Trata-se da participação da lei eterna pelo homem dotado de inteligência. A lei eterna outra coisa não é senão o plano racional de Deus, isto é, a ordem existente no universo todo. Por esta lei dirige tudo para o seu fim específico.

Além desta lei eterna e da lei natural, Tomás fala da lei humana, ou seja, jurídica. São normas feitas pelos homens para impedir que se pratique o mal. É a ordem promulgada por quem tem a responsabilidade pela comunidade.

Seguindo Aristóteles, Tomás de Aquino considera o Estado como uma necessidade natural. É que o homem é um ser social e precisa de orientações para viver em sociedade. Entretanto, Tomás de Aquino deixa claro que as leis humanas não podem contradizer a lei natural.

Aliás, no pensamento dele as normas do direito positivo existem para que os que são propensos aos vícios e neles se obstinam sejam persuadidos, a bem da ordem pública, a evitar tais desvios. Insiste Tomás na função pedagógica das leis humanas e nas sanções que podem e devem incluir. O objetivo é a convivência pacífica entre os homens.

Tomás de Aquino e a Filosofia Grega

Tomás de Aquino repensou Aristóteles, o grande filósofo grego do século V antes de Cristo. Deu diretrizes novas ao pensamento de Platão, outro grande filósofo daquele século. Deus é para Tomás o Criador de tudo, noção não atingida pela filosofia grega. O dualismo inexplicável entre o mundo ideal e o mundo fenomenal, entre Deus e a matéria foi inteiramente superado por Tomás de Aquino.

A ética de Aristóteles é sem obrigação e sem sanção, mas não assim a moral exposta pelo Aquinate.
Dante
Dante

Mensagens : 345

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Dante 18/8/2019, 12:35


Na lógica, parte da filosofia que trata da lei do raciocínio correto, Tomás de Aquino expôs e comentou os ensinamentos de Aristóteles, dado que a lógica aristotélica é perfeita. O filósofo grego foi o pioneiro que investigou cientificamente as leis do pensamento e as formulou com exatidão. Kant, filósofo alemão, afirmou que os filósofos posteriores nada acrescentaram ao que Aristóteles ensinou neste aspecto da filosofia.

CONCORDA QUE ESSAS PROVAS SÃO ACEITÁVEIS?
Se sim, explique o porque.

E, podemos fazer uma analogia com/entre as "provas" e as Leis de Tomás de Aquino?
Dante
Dante

Mensagens : 345

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Homem Vitruviano 18/8/2019, 13:04


Acho que as provas nada provam pelo simples fato que partem da premissa "deve haver"

Parto do caminho oposto, que acho mais justo: O que seria necessário para que o mundo viesse a existir? (evito aqui o termo "criado")

Por que parece que há inteligência em certas coisas da natureza?
(Não estamos falando de uma inteligência antropomórfica necessariamente mas o conceito de inteligência apenas, como sendo a capacidade de resolver novos problemas... E isso é possível na natureza)

As duas questões anteriores se relacionam? Como?
Em que sentido seria necessária uma inteligência para que o mundo viesse a existir?

Na minha opinião isso resume tudo: Se alguém conseguir responder isso, prova que houve um deus... ou não.
Homem Vitruviano
Homem Vitruviano

Mensagens : 180

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Gárgula 21/8/2019, 23:47


Limitação da linguagem humana.

Wittgenstein afirmava que discutir ética, metafísica e deus seria inútil, já que a linguagem humana não poderia referir-se ao indizível.

Ou seja, não há deus, e sim invencionisse léxica humana.

Concordam?

Dissertem.
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Alquimista 22/8/2019, 00:18


https://mestredoconhecimento.forumeiros.com/t9-a-biblia-e-suas-farsas#119

Alquimista escreveu:Um dos arJJJJumentos mais batidos dos defensores da existência do tetragrammaton é centrado na ''prova'' do (ilusório raciocínio do) Primeiro Motor Imóvel de Tomás de Aquino.
É um questão filosófica, não científica, mas a filosofia, na realidade, apesar de ser um belo exercício de imaginação e pensamento, é uma ferramenta IMPRECISA para se investigar a verdade (ao contrário do que os filósofos arguem). Pois raciocínios que parecem lógicos para a nossa mente e baseados na razão podem ser extremamente equivocados. Sim, a nossa ''mente racional'' também pode nos pregar peças. Vou dar alguns exemplos de como realmente funciona a lógica no cérebro humano.

Todos achamos que fazer somas aritméticas é um exercício deveras racional, correto?
Experimentem então fazer a seguinte conta mentalmente e o mais rápido que puderem:

Comecem com 1000 / Acrescenta 40 / Soma mais 1000 / Acrescenta 30 / Soma mais 1000 / Acrescenta 20 / Soma mais 1000 / e acrescenta 10.

Qual é total??? .......................... 5000, certo? A maioria dos humanos diria que sim! Agora peguem uma calculadora e refaçam o cálculo. Vocês terão uma grande surpresa!!!!

E que tal essa: peçam para uma pessoa calcular de cabeça o mais rápido que puder quanto é 2x3x4x5x6x7x8. Deem pouco tempo, o suficiente para que o reles mortal apenas possa fazer uma estimativa.
Ok, agora peçam pra outra pessoa resolver o produto 8x7x6x5x4x3x2, sempre dando pouquíssimo tempo para que ela dê como resultado somente uma estimativa.
Se tudo for feito corretamente, podem apostar que a segunda estimativa será maior que a primeira, mesmo que a ordem dos fatores não altere o produto.

Agora, como é a realidade??? Ah, existem certas circunstâncias da realidade que contrariam totalmente a lógica racional humana, como é o caso dos Infinitos de Cantor.
Sabemos que infinito + 1 = infinito, mas como que o cérebro aceita que existem infinitos maiores e infinitos menores??? A matemática prova, mas não adianta. A mente nunca entenderá uma aberração dessas.
Assim é a realidade, e ela pode ser altamente contra-intuitiva. Se duvidam, sugiro um elegíaco final de semana no Hotel de Hilbert.
O cérebro humano não foi evoluído pra apreender o mundo real. Por questões de adaptação e sobrevivência, ele está mais pra um simulador de modelos de ''realidades'', por isso é tão importante a questão das origens, do sentido... Tudo fruto do, podemos dizer assim, bug (cerebral) da lógica e da razão. Mas os ''filósofos'' da religião gostam assim, de encadeamentos de pensamentos bem ''redondinhos''. É o que eles estão acostumados. Por isso é tão fácil se autoiludir.

Daí a filosofia ser uma ferramenta falha que nos leva a raciocínios falsos, mas que soam como tendo algum sentido. Afinal, a lógica do Primeiro Motor Imóvel faz tanto sentido pra mente humana quanto a dos Paradoxos de Zenão de Eléia, não é mesmo?! Zenão, vejamos...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Dante 22/8/2019, 01:01


Martin Heidegger - "A linguagem é a morada do ser"
Dante
Dante

Mensagens : 345

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Dante 22/8/2019, 01:04


Argumento cosmológico de Kalam

Muitos argumentos racionais e filosóficos para a existência de Deus foram apresentados.

Como vimos, São Tomás de Aquino nos apresenta um argumento baseado na ideia de movimento e de contingência. Ele se fixa em analisar a passagem da potência ao ato que ocorre no mundo. Este movimento do mundo é causado por uma sequência de motores, cada qual colocando em movimento o próximo motor. Não havendo a possibilidade desta sequência de motores ser infinita, há a necessidade de um primeiro "motor imóvel." Segundo ele também, a existência de seres contingentes no mundo implica a existência de um ser necessário, que é Deus.

No entanto, um dos argumentos mais complexos e bem construídos para provar a existência de Deus é o Argumento Cosmológico de Kalam, cuja autoria deve-se a cristãos, mas que foi desenvolvido por filósofos muçulmanos. Ele baseia-se na ideia que tudo que começa a existir deve ter alguma coisa que o faça existir. Há razoável concordância que o ser necessário deve ser eterno, assim se o universo não é eterno, ele não serve como ser necessário, como argumentam os ateus.

1. Tudo que começa a existir tem uma causa para sua existência.

2. O universo começou a existir.

2.1 Argumento baseado na impossibilidade de um infinito real.

2.11 Um infinito real não pode existir.
2.12 Um regresso temporal infinito de eventos é um infinito real.
2.13 Portanto, um regresso temporal infinito de eventos não pode existir.

2.2 Argumento baseado na impossibilidade da formação de um infinito real pela adição sucessiva.

2.21 Uma coleção formada por sucessivas adições não pode ser realmente infinita.
2.22 A série temporal de eventos passados é uma coleção formada por sucessivas adições.
2.23 Portanto, uma série temporal de eventos passados não pode ser realmente infinita.

3. Portanto, o universo tem uma causa para a sua existência.

Paz e saúde.
Dante
Dante

Mensagens : 345

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Marley 22/8/2019, 01:31


Refletindo sobre o argumento:

O ponto de partida do argumento é que "tudo tem uma causa."

Desenvolve-se então um raciocínio para chegar à conclusão de que alguma coisa não deve ter causa.

O mais lógico então é considerar que a afirmação inicial, em que toda a argumentação se baseou, é falsa, isto é, nem tudo tem causa. E com isso toda a argumentação deve ser descartada.

Assim sendo, na melhor das hipóteses, essa argumentação pode ser considerada como uma prova, dentro do sistema de proposições de quem a elaborou, de que não é verdade que tudo tem causa.

Não se deve elaborar argumentações a partir de proposições falsas. Só argumentos a partir de proposições verdadeiras são válidos.
Marley
Marley

Mensagens : 261

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Maçom 33° Grau 22/8/2019, 01:41


Isto é do tempo que se pensava que o vazio era vazio mesmo.

Não havia suspeita de que a incerteza está em toda parte, aguardando a oportunidade de se tornar algo menos incerto.
Maçom 33° Grau
Maçom 33° Grau

Mensagens : 204

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Maçom 33° Grau 22/8/2019, 01:42


O argumento começa aceitando como axioma a premissa 1: "Tudo que começa a existir tem uma causa para sua existência."
Maçom 33° Grau
Maçom 33° Grau

Mensagens : 204

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Maçom 33° Grau 22/8/2019, 01:46


Parece-me uma variação dos argumentos ontológicos guardando certa semelhança com Aquino e Anselmo, só que cai em circularidade.
Maçom 33° Grau
Maçom 33° Grau

Mensagens : 204

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Maçom 33° Grau 22/8/2019, 01:47


Argumento ontológico de Santo Anselmo da Cantuária

Se é possível se pensar em ''algo tal que não se possa pensar em algo maior'', então ''algo tal que não se possa pensar em algo maior'' existe na inteligência. Mas se ''algo tal que não se possa pensar em algo maior'' só existir na inteligência, então na realidade existe, de fato, algo maior. Mas como que ''algo tal que não se possa pensar em algo maior'' na inteligência é também ''algo tal que se possa pensar em algo maior''? Portanto, ''algo tal que não se possa pensar em algo maior'' existe também na realidade.
Maçom 33° Grau
Maçom 33° Grau

Mensagens : 204

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Bibi 22/8/2019, 02:01


Caos, emergência, auto-organização... Essas lentes, através das quais é possível encarar a realidade, e que constituem parte do aparelho sensorial da teoria da complexidade do Morin, são polidas com o conceito de recursividade, em que uma coisa é ao mesmo tempo causa e consequência de si.

Mas levando o raciocínio ao fim, posso ver que a coisa não é bem assim... Em um determinado nível qualitativo, aparentemente é isso que ocorre, as coisas são causas e consequências de si, mas pode-se deslocar a atenção para um nível subjacente, em que nota-se relações causais, mesmo que caóticas determinísticas... Assim, a causa última mantém-se insondável, até o momento...
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 2 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 17 Anterior  1, 2, 3 ... 9 ... 17  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos