A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
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Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
Não segundo Popper.Bibi escreveu:
O falseamento de uma hipótese é outra hipótese que a contradiga.
O falseamento não seria uma outra hipótese mas sim uma evidência, um fato!
Dante- Mensagens : 345
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
O que seria um evento aleatório objetivo???
Como provar que existe não existe causa SEM que isso seja considerado metafísico?
Será que alguem pode dar um exemplo?
Marley- Mensagens : 261
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
Dante,
Eventos sem causa são pura especulação...
I - De todo o imenso, variável e complexo universo, justamente um determinado elemento foge a causalidade.
Só podia ser o homem que batizou esse "bendito" elemento como sendo incausual.
Dessa maneira, se um fato só ocorre com um tipo específico de elemento, então ele tem características que propiciem o surgimento dessa determinada ocorrência, tornando o evento estritamente físico. Não deve haver ligação do ''efeito sem causa'' com sua natureza física.
A incausalidade deveria ser aplicada para outros fenômenos, como o surgimento de estrelas, satélites, planetas, etc.
Resumindo, o "incausado" não deve ter ligação com as características físicas dos elementos...
II - Por que apenas em nível ultramicroscópico, por que isso não ocorre no ambiente macroscópico também? Esse é o "x" da questão! É como se a natureza do universo fosse um imenso organismo e estivesse conspirando contra nós no quesito tamanho, sabendo de nossas relativas limitações, o que não é verdade...
III – A realidade física não permitiria um efeito sem causa, caso contrário, surgiriam e desapareceriam objetos físicos de todos tamanhos, formas, cores, etc. Além do mais, e principalmente, nossa condição de existir, nossos ''programas'', não permitem um efeito físico sem causa, isso é intrínseco.
I U II U III tira qualquer dúvida sobre os supostos eventos incausados...
sombriobyte- Mensagens : 602
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
Dante escreveu:
São fenómenos aleatórios objetivos, como o pulo de um eléctron de um nível energético a outro, sem passar por estágios intermediários e sem existir nenhuma causa determinando o instante de pulo.
O fato de o elétron possuir em seu "DNA", em sua estrutura física, uma ordem que determine esse fato, não seria motivo suficiente para que ele ocorresse?
sombriobyte- Mensagens : 602
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
Se o "incausado" tiver ligação com as características físicas dos elementos está caracterizado uma causa, uma causa física...
sombriobyte- Mensagens : 602
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
A descoberta do aleatório objetivoMarley escreveu:
O que seria um evento aleatório objetivo???
Como provar que existe não existe causa SEM que isso seja considerado metafísico?
Será que alguem pode dar um exemplo?
Quando c. 1930 surgiram as primeiras teorias quânticas tentando explicar os fenômenos microscópicos, as mesmas se viram numa posição frontalmente contrária à posição de Laplace, pois que foram levadas a afirmar a existência de fenômenos que ocorrem devido ao mero acaso, sendo impossível explicar porque eles produzem esse ou aquele estado num dado instante. A aceitação dessas afirmações não foi fácil, nem mesmo depois da Mecânica Quântica ter mostrado ser capaz de explicar uma série de fenômenos microscópicos, como a radioatividade e a estabilidade dos átomos, e produzir tecnologias de importância como o transistor e o laser. A mais importante voz levantando-se contra a existência do aleatório objetivo foi Albert Einstein, na época o mais importante e famoso físico do mundo.
Einstein protestou contra essas ideias com uma frase que ficou famosa: Deus não joga dados!
Einstein não ficou só nisso. Em 1935, ele propôs um experimento (que hoje chamamos de experimento EPR ou de Einstein-Rosen-Podolsky ) que pretendia provar que a Mecânica Quântica não é capaz de explicações completas e por isso aparenta mostrar a existência do aleatório objetivo. Esse experimento envolvia medidas muito delicadas e só no início dos 1980's pode ser levado a cabo. Se Einstein ainda fosse vivo, teria ficado desapontado. Seu experimento acabou lhe traindo, pois mostrou que o indeterminismo e a aleatoriedade objetiva são qualidades fundamentais dos fenômenos naturais microscópicos. Ou seja: a aleatoriedade objetiva existe na Natureza.
Dante- Mensagens : 345
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
Não em Mecânica Quântica.sombriobyte escreveu:
Eventos sem causa são pura especulação...
Eu mostrei um site confiável de uma universidade confiável.
Pela Mecânica Quântica eventos incausados é considerado FATO cientifico.
O que você tem de mais confiável para embasar essa crença de que é especulação?
Procure na net :
"VARIÁVEIS ESCONDIDAS" e também o "Teorema de BELL" "Experimento de ASPECT"
.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_vari%C3%A1veis_ocultas
Dante- Mensagens : 345
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
Questiono muito a afirmação:
"Pela Mecânica Quântica eventos incausados é considerado FATO cientifico".
Do ponto de vista filosófico a mecânica quântica é uma proposta para estudar fenômenos somente a partir de seus efeitos e não das causas, já que se desconhece as causas. Perfeito, toda a estatística se baseia nisso. A mecânica estatística também. Não é necessário que se conheça as causas para se estudar um fenômeno. Somente uma abordagem quântica.
Mas daí a AFIRMAR que NÃO existe causa me parece um longo caminho.
Meio dogmático pra ser científico.
Marley- Mensagens : 261
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
Dante,
A Tese das Variáveis Ocultas COADUNA o Princípio da Causalidade, em vez de refutá-lo. Vale lembrar que Causalidade nem sempre equivale a Preditibilidade.
Bibi- Mensagens : 198
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
Hipóteses indeterministas violam a Falseabilidade.
Popper ficaria muito zangado se soubesse que estão comparando um não-evento com um evento.
Ora, é impossível diferenciar um não-evento de um evento, uma tese de uma não-tese, pois não há propriedades a comparar. O indeterminismo é infalseável enquanto o Determinismo provou em toda História da Ciência ser Falseável.
Bibi- Mensagens : 198
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
Não existe passado e nem futuro, apenas o presente...
Passado e futuro é um simples artíficio mental de sobreviência...
Não se pode imaginar o tempo como um continuum espacial, como uma linha que pode ser traçada...
O ser humano percebe o tempo apenas com diferenças de movimentos... na ausência de qualquer movimento não há referência de passado ou futuro... assim o tempo não pode depender de matérias que se movem...
O tempo da forma apresentada na discussão está totalmente seguindo um viés da percepção humana... este tempo como apresentado depende da existência e percepção humana...
Homem Vitruviano- Mensagens : 180
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
Essa é a tese das variáveis escondidas.Marley escreveu:
é uma proposta para estudar fenômenos somente a partir de seus efeitos e não das causas, já que se desconhece as causas.
"A maioria dos físicos, contudo, tem a convicção que a verdadeira teoria do universo não é uma teoria de variáveis ocultas e que as partículas não têm qualquer informação extra que não esteja presente na sua descrição feita pela mecânica quântica."
A posição atual da mecânica quântica é essa.Mas daí a AFIRMAR que NÃO existe causa me parece um longo caminho.
A natureza é assim, mesmo que não gostemos disso.
Dante- Mensagens : 345
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
A tese das variáveis ocultas foi refutada.Bibi escreveu:
A Tese das Variáveis Ocultas COADUNA o Princípio da Causalidade,
Dante- Mensagens : 345
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
Que elementos?sombriobyte escreveu:
A incausalidade deveria ser aplicada para outros fenômenos, como o surgimento de estrelas, satélites, planetas, etc.
Resumindo, o "incausado" não deve ter ligação com as características físicas dos elementos...
Veja bem:
Você deve concordar que para evitar uma sucessão infinita de causas passadas o primeiro evento foi incausado, certo?
Por que então haveria de ter evento incausado APENAS no surgimento do primeiro evento?
Porque o macro é a soma estatística do micro e na média total teremos a observação da física clássica.Por que apenas em nível ultramicroscópico, por que isso não ocorre no ambiente macroscópico também?
Porque a constante do principio da incerteza é muitíssimo pequena.A realidade física não permitiria um efeito sem causa, caso contrário, surgiriam e desapareceriam objetos físicos de todos tamanhos, formas, cores, etc.
Dante- Mensagens : 345
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
O tempo das equações da relatividade é só ilusão para você?Homem Vitruviano escreveu:
Não existe passado e nem futuro, apenas o presente...
Ad Rosam per Crucem!
Dante- Mensagens : 345
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
Dante escreveu:
Hoje, sabemos que a Natureza não é totalmente determinista.
De um lado temos os fenômenos naturais macroscópicos que são deterministas, embora sejamos forçados a considerar muitos deles como imprevisíveis e incontroláveis, dotados de uma aleatorieadade subjetiva, pois que não conhecemos, e talvez nunca conheceremos, todas suas causas e estados.
Relação com o tamanho, com as características físicas, portanto, detectado causa física para o efeito...
Por outro lado, para fenômenos microscópicos a situação é radicalmente diferente; aí imperam estados de comportamento bizarro e que obedecem somente ao acaso. São fenómenos aleatórios objetivos, como o pulo de um eléctron de um nível energético a outro, sem passar por estágios intermediários e sem existir nenhuma causa determinando o instante de pulo.
Novamente, relação com o tamanho, com as características físicas, detectado causa física para o efeito...
Por que o elétron tem uma ''inclinação'' para que isso ocorra?
sombriobyte- Mensagens : 602
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
Dante escreveu:
Você deve concordar que para evitar uma sucessão infinita de causas passadas o primeiro evento foi incausado, certo?
Sim. Quem originou o universo foi Deus, não posso descrever como: não era nascido...
A causa primária inicial não é física...
Por que então haveria de ter evento incausado APENAS no surgimento do primeiro evento?
O ''sem causa'' que você menciona é causado...
O incausado não discriminaria, distinguiria os elementos, pois este não possui inclinações, tendências físicas, memórias físicas, características físicas, ou seja, causas físicas... O efeito ''sem causa'' não escolheria os elementos, apenas surgiria...
Basta você responder essas perguntas:
Deve haver ligação entre as características físicas do efeito com a causa?
Havendo ligação, é uma causa física que originou um efeito físico?
sombriobyte- Mensagens : 602
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
Porque ele é pequenininho!sombriobyte escreveu:
Por que o elétron tem uma ''inclinação'' para que isso ocorra?
Quanto menos, maior probabilidade.
Veja a equação de DE BROGLIE, quanto maior o objeto, MENOR a função de onda correspondente a esse objeto.
Dante- Mensagens : 345
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
Então qual a causa da causa da causa.....?sombriobyte escreveu:
O ''sem causa'' que você menciona é causado...
E você acha que o surgir não implica que não possua nenhuma característica?O efeito ''sem causa'' não escolheria os elementos, apenas surgiria...
Existir é possuir uma característica!
As palavras EFEITO insinuam uma causa necessária, substitua a palavra efeito por EVENTO e a resposta é não.Deve haver ligação entre as características físicas do efeito com a causa?
Nem todo evento tem causa!Havendo ligação, é uma causa física que originou um efeito físico?
Portanto um efeito físico não precisa ter causa.
Que as Rosas floresçam em Vossa Cruz!
Dante- Mensagens : 345
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
Dante escreveu:Porque ele é pequenininho!sombriobyte escreveu:
Por que o elétron tem uma ''inclinação'' para que isso ocorra?
Quanto menos, maior probabilidade.
Veja a equação de DE BROGLIE, quanto maior o objeto, MENOR a função de onda correspondente a esse objeto.
Quer dizer que você está nos usando como referencial... Quem disse que o elétron é pequeno, ele pode ser do tamanho de uma estrela proporcionalmente, ele é pequeno em relação a algo ou alguém... E o universo pode ser do tamanho de um átomo proporcionalmente, tudo depende do referencial...
Reformulando a pergunta:
Por que as alegações, interpretações de incausalidade são diretamente proporcionais às dificuldades de observação, ou seja, às dificuldades de analisar em nível ultramicroscópico?
sombriobyte- Mensagens : 602
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
Dante escreveu:Então qual a causa da causa da causa.....?sombriobyte escreveu:
O ''sem causa'' que você menciona é causado...
Deus... ?
E você acha que o surgir não implica que não possua nenhuma característica?O efeito ''sem causa'' não escolheria os elementos, apenas surgiria...
Existir é possuir uma característica!
Não estou me referindo a isso...
E o incausado é preconceituoso, como por exemplo, por que ele só escolhe o elétron para fugir a causalidade? Ele tem uma ''quedinha'' pelo elétron ou as características físicas do elétron propiciam esse evento que possui sim uma causa física?
As palavras EFEITO insinuam uma causa necessária, substitua a palavra efeito por EVENTO e a resposta é não.Deve haver ligação entre as características físicas do efeito com a causa?
Esse seu conselho aí de cima serve para sua frase aí embaixo:
Nem todo evento tem causa!Havendo ligação, é uma causa física que originou um efeito físico?
Portanto um efeito físico não precisa ter causa.
sombriobyte- Mensagens : 602
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
Você tem algum problema com referenciais? rsrsrrssombriobyte escreveu:Dante escreveu:Porque ele é pequenininho!sombriobyte escreveu:
Por que o elétron tem uma ''inclinação'' para que isso ocorra?
Quanto menos, maior probabilidade.
Veja a equação de DE BROGLIE, quanto maior o objeto, MENOR a função de onda correspondente a esse objeto.
Quer dizer que você está nos usando como referencial...
Porque UM DOS motivos da incausalidade é o princípio da incerteza:Por que as alegações, interpretações de incausalidade são diretamente proporcionais às dificuldades de observação, ou seja, às dificuldades de analisar em nível ultramicroscópico?
Veja as partículas virtuais que surgem SEM CAUSA.
O motivo é o princípio da incerteza aplicada a pequenas regiões do espaço, o principio depende de uma constante muito pequena e portanto é mais facilmente observável para coisas pequenas, a imprecisão de objetos grandes é mascarado, camuflado pelos trilhões de partículas que o compõe.
Dante- Mensagens : 345
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
Na verdade TODAS as partículas de TODOS os objetos tem alguma incausalidade, pois cada partícula não pode ficar parada nem ter seu movimento determinado, portanto sua VIBRAÇÃO é incausada. As partículas de todas as coisas ficam vibrando de forma INCAUSADA.sombriobyte escreveu:
E o incausado é preconceituoso, como por exemplo, por que ele só escolhe o elétron para fugir a causalidade?
Ad Rosam per Crucem!
Dante- Mensagens : 345
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
Todas as suas respostas foram todas insatisfatórias... Mas vamos lá...
Dante escreveu:
Na verdade TODAS as partículas de TODOS os objetos tem alguma incausalidade, pois cada partícula não pode ficar parada nem ter seu movimento determinado, portanto sua VIBRAÇÃO é incausada. As partículas de todas as coisas ficam vibrando de forma INCAUSADA.
Sua ''incausalidade'' ainda continua preconceituosa... Ainda continua causal, com uma finalidade...
Você diz que ela atinge todas as partículas que ficam vibrando de forma incausada. Por que ela atinge apenas as características vibrantes ultramicroscópicas? Você criou uma finalidade, uma memória física, uma causa física, um objetivo.
Algo ''incausado'' apenas surge, sem causa, sem motivo, sem direcionamento para características físicas, tamanhos, etc. Pois, o ''incausado'' direcionado indica uma finalidade, portanto, é uma causa física. O ''incausado'' apenas acontece...
sombriobyte- Mensagens : 602
Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?
Seu ''incausado'' continua com causas, continua direcionado no quesito tamanho, características, etc...
No ''incausado'' deve haver uma criação de características de maneira aleatória...
Então, por que ele não atinge outras características além de vibrações ultramicroscópicas, como por exemplo, surgimento de forças atrativas ou repulsivas?
Por que não faz surgir objetos de todos os tamanhos, cores, formas, etc.?
Por que não faz desaparecer objetos de todos os tamanhos, formas, cores, etc.?
sombriobyte- Mensagens : 602
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