Flauta de Bisel
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Flauta de Bisel
Tópico com o intuito de reunir estudantes, professores e admiradores deste importantíssimo instrumento, principalmente à música barroca, para troca de informações, métodos de estudo, partituras, informações sobre eventos e formação de grupos em suas cidades.
Flautista de Hamelin- Mensagens : 252
Re: Flauta de Bisel
Novo tópico com o intuito de restaurar a reputação da flauta doce e popularizar também o nome Flauta de Bisel como um meio de romper preconceitos e derrubar o estigma negativo das flautas doce de brinquedo, resgatando as grandes e relevantes obras escritas especialmente para elas principalmente no período Barroco, transformando seu estudo em algo sério e não apenas em tocar melodias sem nenhuma ou com pouca qualidade sonora (articulações, técnicas, dinâmicas...) e pouca expressão musical. Para que as pessoas percebam que tocar flauta doce não é só fechar e abrir buracos soprando em outro, que é um instrumento rico e de complexa execução. Convido a estudantes, professores e admiradores a se unirem neste propósito.
Flautista de Hamelin- Mensagens : 252
Re: Flauta de Bisel
Justificativa do nome do tópico...
Não gosto muito da expressão flauta doce, acho que devido à popularização de flautas de brinquedo sem qualquer qualidade e do uso frequente em ensino musical que muitas vezes não dá muito certo (principalmente pelo fato de que este é um instrumento de difícil domínio e seu ensino nestes casos se limita a soprar apertando buracos)... A flauta doce é vista como um brinquedo, o termo flauta de bisel trás mais respeito como um instrumento importante e faz com que se desperte mais curiosidade. Acho importante também o uso do instrumento para execução de obras relevantes como os inúmeros concertos para flauta doce de Bach, Vivaldi, Haendel...
E que seus estudantes procurem perfeição e excelência em sua execução.
Não gosto muito da expressão flauta doce, acho que devido à popularização de flautas de brinquedo sem qualquer qualidade e do uso frequente em ensino musical que muitas vezes não dá muito certo (principalmente pelo fato de que este é um instrumento de difícil domínio e seu ensino nestes casos se limita a soprar apertando buracos)... A flauta doce é vista como um brinquedo, o termo flauta de bisel trás mais respeito como um instrumento importante e faz com que se desperte mais curiosidade. Acho importante também o uso do instrumento para execução de obras relevantes como os inúmeros concertos para flauta doce de Bach, Vivaldi, Haendel...
E que seus estudantes procurem perfeição e excelência em sua execução.
Flautista de Hamelin- Mensagens : 252
Re: Flauta de Bisel
Acho que me foi perguntado a origem ou significado do nome Flauta de Bisel. A palavra Bisel significa chanfro, e outros significados relacionados a uma forma cilíndrica com um corte, está mais claro nas versões dos dicionários abaixo. Assim como o nome flauta doce se refere a uma característica do instrumento (ter sonoridade doce), o nome flauta de bisel refere-se a outra característica que é o seu formato. Gosto dos dois nomes, a ideia de popularizar o nome bisel é para dar uma renovada na imagem do instrumento, pouco importa como a chamamos desde que procuremos toca-lá com beleza e perfeição.
Michaelis:
bisel
bi.sel
sm (fr ant bisel) 1 Borda cortada obliquamente de modo que não termine em aresta viva; chanfro. 2 Tip Peça de madeira com que se seguram as páginas nas formas. 3 Arquit Corte ou chanfradura na extremidade de uma peça de madeira. 4 Corte de cinzel em ângulos obtusos. 5 Parte de topo de um anel, que pode ser plana, trazer a gravação de um ornamento ou sinete, ou ter engastada uma gema.
Aurélio:
Bisel
s.m. Corte enviesado na aresta de uma peça. O mesmo que chanfradura. / Instrumento com o corte inclinado.
Michaelis:
bisel
bi.sel
sm (fr ant bisel) 1 Borda cortada obliquamente de modo que não termine em aresta viva; chanfro. 2 Tip Peça de madeira com que se seguram as páginas nas formas. 3 Arquit Corte ou chanfradura na extremidade de uma peça de madeira. 4 Corte de cinzel em ângulos obtusos. 5 Parte de topo de um anel, que pode ser plana, trazer a gravação de um ornamento ou sinete, ou ter engastada uma gema.
Aurélio:
Bisel
s.m. Corte enviesado na aresta de uma peça. O mesmo que chanfradura. / Instrumento com o corte inclinado.
Flautista de Hamelin- Mensagens : 252
Re: Flauta de Bisel
Bisel é de uma palavra de origem francesa (portanto, derivada do latim) "biseau", que tem o mesmo significado para os franceses (dah!).
Flautista de Hamelin- Mensagens : 252
Re: Flauta de Bisel
Só sei que é o instrumento mais fácil de tocar mal e um dos mais difíceis de tocar muito bem.
Re: Flauta de Bisel
Esclarecendo...
Minha intensão não é substituir (o insubstituível) nome Flauta Doce, mas apenas popularizá-lo usando um nome "novo" pra causar uma nova impressão (algo extremamente superficial mas que funciona... ) Eu gosto dos dois nomes só que na flautinha do R$1,99 nunca vem "Flauta de Bisel", então um nome diferente ajuda - superficialmente - no sentido de amadurecer o senso comum sobre flauta doce. E não critico músicas populares, critico sim músicas populares mal tocadas por pessoas que se dizem flautistas há anos e ainda não conseguem tocar afinado, desmerecendo assim o instrumento e também para projetos de musicalização que utiliza o instrumento de forma relaxada dando-nos o "deleite" de curtir recitais com 200 flautas doces desafinadas tocando "Noite Feliz".
Minha intensão não é substituir (o insubstituível) nome Flauta Doce, mas apenas popularizá-lo usando um nome "novo" pra causar uma nova impressão (algo extremamente superficial mas que funciona... ) Eu gosto dos dois nomes só que na flautinha do R$1,99 nunca vem "Flauta de Bisel", então um nome diferente ajuda - superficialmente - no sentido de amadurecer o senso comum sobre flauta doce. E não critico músicas populares, critico sim músicas populares mal tocadas por pessoas que se dizem flautistas há anos e ainda não conseguem tocar afinado, desmerecendo assim o instrumento e também para projetos de musicalização que utiliza o instrumento de forma relaxada dando-nos o "deleite" de curtir recitais com 200 flautas doces desafinadas tocando "Noite Feliz".
Flautista de Hamelin- Mensagens : 252
Re: Flauta de Bisel
Quero comprar uma Contralto, mas tenho uma dúvida:
Como a Contralto é afinada em fá, o q tenho q fazer para tocar uma partitura q já toco com a Soprano?
Substituir todas as notas na partitura q utilizo para tocar com a Soprano?
Ou apenas tocar a Contralto como se estivesse tocando a Soprano?
Na música q tem um do (todos os furos fechados) para a Soprano, eu teria q procurar na Contralto a digitação específica para o dó ou considerar o dó da Soprano como se fosse o fá da Contralto (todos os furos fechados)?
Não sei se a pergunta ficou clara, se precisar explico melhor.
Como a Contralto é afinada em fá, o q tenho q fazer para tocar uma partitura q já toco com a Soprano?
Substituir todas as notas na partitura q utilizo para tocar com a Soprano?
Ou apenas tocar a Contralto como se estivesse tocando a Soprano?
Na música q tem um do (todos os furos fechados) para a Soprano, eu teria q procurar na Contralto a digitação específica para o dó ou considerar o dó da Soprano como se fosse o fá da Contralto (todos os furos fechados)?
Não sei se a pergunta ficou clara, se precisar explico melhor.
Art3mis- Mensagens : 188
Re: Flauta de Bisel
Você pode tocar do mesmo jeito que toca na soprano, só que a música ficará em outra tonalidade, por exemplo se a música que você toca na soprano estiver em Dó maior, com a mesma digitação você vai toca-la em Fá maior uma quinta justa mais grave (ou uma quarta justa mais aguda na sopranino), se estiver em Sol maior quando você tocar na contralto com a mesma digitação a música vai soar em Dó maior (com a mesma digitação a música fica uma quinta justa mais grave, ou seja 7 semitons -3 tons e meio abaixo). Se você quiser manter a tonalidade original, ou seja, tocar a música com suas notas originais, realmente você tem que memorizar a digitação da flauta contralto e substituir as notas, por exemplo: você quer tocar um Dó na contralto (que na soprano seria todos os furos fechados), você terá que fazer na contralto a posição referente ao Sol da soprano (3 dedos da mão esquerda nos 3 primeiros furos e furo de trás fechados, o resto aberto).
Vou tentar fazer um diagrama:
FÁ (contralto tudo fechado) + 7 semitons ou uma 5ªjusta>>>DÓ (contralto na posição do sol da soprano ou soprano tudo fechado) + 5 semitons ou uma 4ªjusta>>>Fá (sopranino tudo fechado-é o fá uma oitava mais aguda que o fá da contralto tudo fechado)
Tentando melhorar isso, o Dó tudo fechado da soprano está 7semitons mais alto que o Fá tudo fechado da contralto e 5 semitons mais grave que o Fá tudo fechado da sopranino.
Pra tocar as músicas em uma flauta contralto na mesma tonalidade que a partitura indica para soprano você tem que digitar na flauta contralto a digitação da soprano correspondente a nota que está 7 semitons ou uma quinta justa ou 3 tons e meio mais alto. Se a música for assim: Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si-Dó# e você quer tocar essas mesmas notas na flauta contralto você toca as posições correspondentes a: Sol-Lá-Si-Dó-Ré-Mi-Fá-Sol# da flauta soprano que você já conhece.
Tentei simplificar, mas acho que ficou confuso ainda... transposição é umas das coisas mais chatinhas de teoria musical. Qualquer coisa pergunta que eu tentarei esclarecer...
Vou tentar fazer um diagrama:
FÁ (contralto tudo fechado) + 7 semitons ou uma 5ªjusta>>>DÓ (contralto na posição do sol da soprano ou soprano tudo fechado) + 5 semitons ou uma 4ªjusta>>>Fá (sopranino tudo fechado-é o fá uma oitava mais aguda que o fá da contralto tudo fechado)
Tentando melhorar isso, o Dó tudo fechado da soprano está 7semitons mais alto que o Fá tudo fechado da contralto e 5 semitons mais grave que o Fá tudo fechado da sopranino.
Pra tocar as músicas em uma flauta contralto na mesma tonalidade que a partitura indica para soprano você tem que digitar na flauta contralto a digitação da soprano correspondente a nota que está 7 semitons ou uma quinta justa ou 3 tons e meio mais alto. Se a música for assim: Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si-Dó# e você quer tocar essas mesmas notas na flauta contralto você toca as posições correspondentes a: Sol-Lá-Si-Dó-Ré-Mi-Fá-Sol# da flauta soprano que você já conhece.
Tentei simplificar, mas acho que ficou confuso ainda... transposição é umas das coisas mais chatinhas de teoria musical. Qualquer coisa pergunta que eu tentarei esclarecer...
Flautista de Hamelin- Mensagens : 252
Re: Flauta de Bisel
Sua pergunta ficou clara e é a dúvida é o problema de quem toca instrumentos de sopro, normalmente estes integram uma família que o músico tem que tocar todos (como o sax e o trompete por exemplo que existem em vários tons cada um) e a digitação muda, então tem esse sisteminha que eu tentei colocar aí acima para tentar ajudar. Com a digitação da soprano você toca normalmente a Tenor, mas pra tocar a sopranino, contralto e baixo a digitação muda, daí tem que memorizar uma nova digitação. Se você conhecer os intervalos de quinta justa de memória ajuda porque daí é só tocar a contralto transpondo a música para uma 5ª justa mais grave e saber que com esta digitação você toca a mesma música em mesmo tom na sopranino e na baixo variando uma oitava acima e uma abaixo respectivamente.
Para quem não toca em conjunto e/ou não domina e/ou não quer aprender partitura pode tocar do mesmo jeito que toca na soprano, a melodia soará a mesma só que em outro tom, serão outras notas.
Para quem não toca em conjunto e/ou não domina e/ou não quer aprender partitura pode tocar do mesmo jeito que toca na soprano, a melodia soará a mesma só que em outro tom, serão outras notas.
Flautista de Hamelin- Mensagens : 252
Re: Flauta de Bisel
Obrigada, Flautista, pela explicação.
Minha intenção é gravar uma mesma música fazendo-a soar em tons mais agudos, médios, e mais graves. Para isto pretendo usar a soprano, a contralto e a tenor e gravar juntas, colocando uma gravação em cima da outra (simultaneamente) para ver se a melodia fica mais consistente e rica.
O q vc me aconselharia para obter este efeito? Digitar a soprano, a contralto e a tenor na mesma digitação da soprano ou obedecer a digitação específica de cada flauta para as mesmas notas?
Obrigada pela atenção.
Minha intenção é gravar uma mesma música fazendo-a soar em tons mais agudos, médios, e mais graves. Para isto pretendo usar a soprano, a contralto e a tenor e gravar juntas, colocando uma gravação em cima da outra (simultaneamente) para ver se a melodia fica mais consistente e rica.
O q vc me aconselharia para obter este efeito? Digitar a soprano, a contralto e a tenor na mesma digitação da soprano ou obedecer a digitação específica de cada flauta para as mesmas notas?
Obrigada pela atenção.
Art3mis- Mensagens : 188
Re: Flauta de Bisel
Flautista, vc se referiu à "família das flautas". Poderia falar mais sobre isto? Além da Sopranino (fá), Soprano (dó), Contralto (fá) e Tenor (dó), tem mais alguma q compõe a família das flautas doces?
Art3mis- Mensagens : 188
Re: Flauta de Bisel
Família das flautas!
Oie!
Tem sim!
Tem a sopranino, uma quarta acima da soprano (a nota mais grave dela é um fá da soprano)...
E a supra-sopranino ou garklein, uma oitava acima da soprano. Sim, isso é muito agudo.
Tem também a baixo em fá, baixo em dó, contrabaixo, subcontrabaixo, octocontrabaixo.... essas últimas beeem raras, caras e pouco usadas.
Pra ter uma ideia:
Oie!
Tem sim!
Tem a sopranino, uma quarta acima da soprano (a nota mais grave dela é um fá da soprano)...
E a supra-sopranino ou garklein, uma oitava acima da soprano. Sim, isso é muito agudo.
Tem também a baixo em fá, baixo em dó, contrabaixo, subcontrabaixo, octocontrabaixo.... essas últimas beeem raras, caras e pouco usadas.
Pra ter uma ideia:
Trovador- Mensagens : 195
Re: Flauta de Bisel
Não se assustem, ela não está soprando um poste. Esta é a flauta subcontrabaixo.
Flautista de Hamelin- Mensagens : 252
Re: Flauta de Bisel
Digitar tudo como na soprano, você vai conseguir um efeito agradável, resultado da harmonização de notas diferentes em intervalos de quinta. Acho que você vai gostar. Se você respeitar as notas mudando a digitação vai soar tudo em uníssono (a mesma nota) ou com uma oitava de diferença (a mesma nota mais aguda ou grave), o efeito disso não seria tão interessante pois você só reforçaria a mesma nota. Mas você pode fazer o teste, junta umas três ou quatro notas tipo Sol LA SI DO, toca elas na soprano e depois a mesma digitação na contrato (a contralto vai soar Do Re Mi FA) e toca soprando as duas ao mesmo tempo (com essas notas isso é possível já que você vai usar uma mão só), você vai perceber o efeito que dá o intervalo de quinta justa. Para o que você quer vai ficar bom.Art3mis escreveu:
Minha intenção é gravar uma mesma música fazendo-a soar em tons mais agudos, médios, e mais graves. Para isto pretendo usar a soprano, a contralto e a tenor e gravar juntas, colocando uma gravação em cima da outra (simultaneamente) para ver se a melodia fica mais consistente e rica.
O q vc me aconselharia para obter este efeito? Digitar a soprano, a contralto e a tenor na mesma digitação da soprano ou obedecer a digitação específica de cada flauta para as mesmas notas?
Flautista de Hamelin- Mensagens : 252
Re: Flauta de Bisel
Flautista, é a subcontrabaixo ou a octocontrabaixo? A figura diz subcontrabaixo, mas eu acho que ela é meio grande pra isso...
Trovador- Mensagens : 195
Re: Flauta de Bisel
Eu também acho que é a octo... vou ver se descubro.
Flautista de Hamelin- Mensagens : 252
Re: Flauta de Bisel
Hoje comprei uma Contralto e uma tenor, ambas da Yamaha. Gostei muito dos sons delas. São ideais para o trabalho q estou realizando (músicas para meditação e paz interior com declamação de poemas).
Já tinha comprado uma tenor de madeira da AM2, mas gostei mais da tenor da Yamaha q, inclusive, tem uma chavinha para ficar mais fácil tocar o dó grave e o ré acidental. A de madeira é mais pesada e difícil de tocar as notas mais graves (ré e dó) pelo espaçamento maior dos furos. Tb não se percebe muito bem o "aperto" desses furos com os dedos, o q dá uma certa insegurança na hora de tocar. As notas mais agudas (Lá, Si, Dó) tb não saem perfeitas.
Mas o vendedor mostrou-me uma flauta "Baixo" (não sei se em fá ou em dó) enorme...rs. Gostei muito do som dela, mas custa caro. Acho q ela se encaixaria perfeitamente no meu trabalho, mas tenho medo de comprar e depois ver q não serve. Alguém a conhece?
Abrçs.
Já tinha comprado uma tenor de madeira da AM2, mas gostei mais da tenor da Yamaha q, inclusive, tem uma chavinha para ficar mais fácil tocar o dó grave e o ré acidental. A de madeira é mais pesada e difícil de tocar as notas mais graves (ré e dó) pelo espaçamento maior dos furos. Tb não se percebe muito bem o "aperto" desses furos com os dedos, o q dá uma certa insegurança na hora de tocar. As notas mais agudas (Lá, Si, Dó) tb não saem perfeitas.
Mas o vendedor mostrou-me uma flauta "Baixo" (não sei se em fá ou em dó) enorme...rs. Gostei muito do som dela, mas custa caro. Acho q ela se encaixaria perfeitamente no meu trabalho, mas tenho medo de comprar e depois ver q não serve. Alguém a conhece?
Abrçs.
Art3mis- Mensagens : 188
Re: Flauta de Bisel
Um dos problemas dessas flautas muito graves é que as chaves às vezes fazem barulho quando são usadas. Aí aparecem umas batidas estranhas no meio da música.
Trovador- Mensagens : 195
Re: Flauta de Bisel
E eu acho que estes barulhos devem incomodar durante a meditação....
Então eu pessoalmente não recomendaria comprar uma flauta doce baixo; a não ser que você encontre uma em que as chaves sejam de alguma forma silenciada. Eu não sei se existem, nunca toquei uma flauta doce baixo... nem vi de perto...
Mas assim, a minha impressão pessoal: a flauta doce é intrinsicamente um instrumento agudo. Existem flautas doces graves, e até muito graves, mas elas fogem do "ótimo" do instrumento. Ou seja, o instrumento fica muito caro mas não tem as mesmas possibilidades de um outro instrumento grave de preço comparável. É claro que outros instrumentos não vão ter o mesmo som da flauta doce (eu pessoalmente acho o som da flauta doce muito mais limpo e... sei lá, neutro... que de qualquer outro instrumento de sopro). Mas mesmo assim, não acho que uma flauta doce muito grave compense, pelo custo-benefício.
Então eu pessoalmente não recomendaria comprar uma flauta doce baixo; a não ser que você encontre uma em que as chaves sejam de alguma forma silenciada. Eu não sei se existem, nunca toquei uma flauta doce baixo... nem vi de perto...
Mas assim, a minha impressão pessoal: a flauta doce é intrinsicamente um instrumento agudo. Existem flautas doces graves, e até muito graves, mas elas fogem do "ótimo" do instrumento. Ou seja, o instrumento fica muito caro mas não tem as mesmas possibilidades de um outro instrumento grave de preço comparável. É claro que outros instrumentos não vão ter o mesmo som da flauta doce (eu pessoalmente acho o som da flauta doce muito mais limpo e... sei lá, neutro... que de qualquer outro instrumento de sopro). Mas mesmo assim, não acho que uma flauta doce muito grave compense, pelo custo-benefício.
Trovador- Mensagens : 195
Re: Flauta de Bisel
Ok, Trovador. Obrigada pelos comentários. Qdo eu voltar àquela loja vou verificar como são as chaves desta flauta. Lembro-me q tem duas chaves, mas não reparei o material. A chave da Tenor da Yamaha é plástico e, portanto, não faz barulho. Mas valeu pela dica.
Art3mis- Mensagens : 188
Re: Flauta de Bisel
Oi!
Viu, quando for verificar as chaves, verifique se elas continuam silenciosas mesmo com batidas rápidas (trinado). Digo isso porque considero o trinado uma técnica essencial na flauta doce.... Então se a chave for silenciosa quando tocada devagar, mas fizer barulho em batidas rápidas, o barulho vai ser irritante de qualquer jeito. rsrs
Viu, quando for verificar as chaves, verifique se elas continuam silenciosas mesmo com batidas rápidas (trinado). Digo isso porque considero o trinado uma técnica essencial na flauta doce.... Então se a chave for silenciosa quando tocada devagar, mas fizer barulho em batidas rápidas, o barulho vai ser irritante de qualquer jeito. rsrs
Trovador- Mensagens : 195
Re: Flauta de Bisel
O site mais completo:
https://blockfloetengriffe.de/br/index.php
No menu à esquerda, você pode escolher o tipo de flauta, e ele mostra os dedilhados, inclusive os alternativos.
Este site é mantido por um flautista doce alemão, e tá disponível em várias línguas; inclusive a tradução para o português do Brasil.
https://blockfloetengriffe.de/br/index.php
No menu à esquerda, você pode escolher o tipo de flauta, e ele mostra os dedilhados, inclusive os alternativos.
Este site é mantido por um flautista doce alemão, e tá disponível em várias línguas; inclusive a tradução para o português do Brasil.
Trovador- Mensagens : 195
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