Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Flauta de Bisel

+5
Trovador
Art3mis
Alquimista
Joker
Flautista de Hamelin
9 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Trovador 10/11/2020, 17:16

Oiiii

Que tal postarmos nossas impressões das flautas doces que tocamos; possivelmente seguidas de vídeos ou gravações de som delas. Assim, quando alguém for comprar uma flauta doce, poderá vir aqui e ver o que outras pessoas acharam de tal marca!
O que acham?
Também é legal fazer comparações entre flautas...
No próximo post colocarei aqui as minhas impressões da minha flauta soprano profissional da AM2....
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Trovador 10/11/2020, 17:25

AM2 - Flauta soprano profissional

As promissed!
Vou fazer uma comparação entre a AM2 e a yamaha série 20, por essa ser a mais comum e acho que todos a têm por referencial básico!
rs
Bem, o som dela é muito, mas muito mais lindo, menos irritante, que de uma flauta doce de plástico série 20 da Yamaha (aquela mais comum). Não sei comparar com uma flauta Yamaha série 300 porque nunca toquei uma...
Outra vantagem: é possível tocar notas graves, principalmente o dó e o ré, beeem mais forte que o esperado. O som das notas graves chega a lembrar (um pouco de longe) uma flauta transversal ou outro instrumento, pelo volume e timbre.
A desvantagem disso é que (me parece) o timbre das duas notas mais graves é um tanto diferente das outras notas. Fica um pouco estranho. É como se houvesse algo no som da nota ré que não tem no som do mi, uma "sujeirinha" no som. A nota em si fica muito bonita, mas fica um pouco estranha na música.
As outras notas, mi até o lá 2 saem muito bonitas. Depois que comecei a tocar essa flauta não mais quis tocar a yamaha série 20, o som da yamaha começou a me irritar, rs. Em relação à 3a oitava, por outro lado, por mais incrível que pareça, a yamaha série 20 se comporta melhor! O dó 3, usando a posição comum (/1-- 45--) sai muito menos irritante na yamaha que na AM2. Na verdade metade das vezes o dó 3 não sai na minha AM2. Talvez seja um detalhe de posicionamento de dedão + intensidade do sopro + batida da língua... O jeito é usar a posição alternativa (/123 45-- X), quando possível! E o dó# 3 só pode ser feito com /1-3 4-5- X (pressionando contra a perna); na yamaha eu uso a posição esdrúxula mas funcional / 1/3 4/6/. E ainda não consegui tocar o sol 3 na AM2 (mas consigo na yamaha).
Então.... resumindo!
A AM2 soprano profissional realmente compensa, pela beleza do som e pelas notas graves. Mas não esperem conseguir tocar as notas super mega hiper agudas sem dificuldades... riso 2
Espero que tenham gostado. Depois posto sobre a sopranino AM2.
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Flautista de Hamelin 10/11/2020, 17:59

Outra revisão.

AM2 Soprano linha pro X Yamaha YRS-312BIII X Yamaha YRS-23

Concordo em quase tudo com nosso amigo Trovador. A beleza do timbre é realmente maior comparado com as duas Yamahas (soprano barroca série 300 e soprano germânica série 20), a intensidade do som afinado não achei muito superior, tem uma boa projeção muito próxima a da Yamaha série 300 e como esta consideravelmente superior a Yamaha YRS-23. Em relação à afinação a AM2 é perfeita, mantendo boa afinação mesmo com uma intensidade maior de sopro, diferente da Yamaha YRS-23 que a sonoridade é mais fraca e algumas notas não tem boa afinação. A Yamaha série 300 tem também boa projeção e afinação. Com relação às notas graves realmente tem uma cor diferente muito bonita, mas na minha AM2 essa agradável "sujeirinha" vai sumindo gradativamente ficando presente em praticamente toda 1ª oitava sumindo só no inicio da 2ª. O som das Yamahas, principalmente da YRS-23 realmente se torna irritante em comparação com a flauta AM2 que tem um som aveludado e macio, além de forte e rico em comparação com as Yamahas. A Série 300 mesmo assim parece ter uma resposta levemente melhor que as outras duas para tocar musicas populares rítmicas com andamentos mais rápidos. Com relação ao dó da 3ª oitava toco sem problemas na minha AM2, comparando com as Yamahas tenho que tocar mais forte e deixar o buraco do polegar um pouco mais fechado, soa muito bem, como a Série 300, com um timbre melhor. A nota mais aguda que conheço da 3ª oitava é o Ré, e também soa bem, então sobre o sol 3ªoit. não sei dizer a respeito. Em resumo a Yamaha YRS-23 é um instrumento bem limitado, é útil no estudo de teoria musical e talvez para o início do estudo da flauta doce, para quem quer se aprofundar é aconselhável uma Yamaha da Série 300 ou uma de madeira de boa qualidade como a AM2. Ambas tem praticamente mesma projeção, excelente afinação e boa tocabilidade. A AM2 tem um timbre mais bonito e rico, com toque aveludado e macio que a madeira proporciona.
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Flautista de Hamelin 10/11/2020, 18:01

Mais uma coisa, o orifício de passagem de ar na flauta de madeira é um pouco mais estreito, com isso tive a impressão de que você consegue mesma intensidade de som com um fluxo menor de ar, soprando menos se comparado com as Yamahas.
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Flautista de Hamelin 10/11/2020, 18:04

Sopraninos

Eu tenho uma Yamaha YRN-302BII Sopranino barroca e uma AM2 Sopranino barroca. Entre as duas preferi a Yamaha. A primeira oitava na Yamaha tem uma projeção bem melhor, consegue boa afinação com um fluxo maior de ar se comparada a AM2 spnino; nas notas agudas no fim da primeira oitava e na segunda as duas mantém o mesmo nível com uma certa superioridade da AM2 que passa a ter uma projeção levemente melhor. Mas o que me inclina a preferir a Yamaha é um motivo bem pessoal, a tocabilidade, a sopranino AM2 tem os orifícios muito próximos e pequenos que faz com que nas notas graves, principalmente do fa1 ao la1, eu tenha certa dificuldade de fechar com eficiência os orifícios, o que não é um problema se você tiver dedos finos. A madeira da Soprano que descrevi acima não me lembro o nome mas é uma madeira escura e porosa o que dá esse toque macio e aveludado, a madeira da Sopranino é Castelo, uma madeira clara muito menos porosa e aparentemente mais dura o que dá um timbre mais brilhante, principalmente nas notas agudas em comparação com a soprano.
Pra quem tem os dedos finos eu até recomendo a AM2, o timbre da flauta de madeira é realmente mais bonito, talvez com os dedos finos consiga uma melhor sonoridade mas a projeção da Yamaha Sopranino Série 300 é bem melhor, o som é bem mais forte e o timbre não é ruim. E se você tiver os dedos um pouco mais grossos nem compensa comprar a sopranino AM2, é um investimento que não compensará o retorno, a tocabilidade ficará bem comprometida em relação a Yamaha YRN-302BII.
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Flautista de Hamelin 10/11/2020, 18:06

Na sopranino fa1 e o la1 são respectivamente com todos os orifícios fechados e com os dois últimos abertos.
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Trovador 10/11/2020, 18:40

Oi, Flautista!
Gostei da sua revisão.
Eu tenho uma sopranino AM2 também, de uma madeira clara, deve ser igual à sua. Eu acho o som dela meio fraco, mas ainda assim muito bonito.
Sobre o dó3 da minha soprano, se na sua sai bem, talvez seja algum defeito na minha ou, mais provavelmente! (e eu prefiro pensar assim, rs) eu posso ter forçado demais ela na primeira semana ao tentar as notas super mega agudas. Aí eu posso ter estragado ela em algum aspecto.
Segue uma recomendação... Quando comprar uma flauta de madeira, só toque as notas mega hiper agudas (acima do si2) depois de um ou dois meses tocando ela. Smile
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Trovador 10/11/2020, 18:42

Preços?

Flautista, quanto você pagou pelas suas flautas?
Eu lembro que na época (faz um bom tempo...) paguei um total de.... acho que 250 pela soprano + sopranino da AM2 (ganhei um pequeno disconto, rs). E uns 70 pela contralto yamaha série 20...
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Flautista de Hamelin 10/11/2020, 21:07

Não me lembro bem, na época foi uns R$300,00 com o frete acho, a soprano e a sopranino da AM2. A soprano e a sopranino série 300 também não lembro bem mas cada uma era na faixa de R$60,00. Não tenho a contralto mas é bom saber o preço da série 20. Pretendo comprar uma mas tenho que terminar o método que estou estudando. (faz uns 7 meses e ainda não terminei...)
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Flautista de Hamelin 10/11/2020, 21:08

A soprano profissional e a sopranino AM2 foram exatamente R$280,00. Com o frete.
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Flautista de Hamelin 10/11/2020, 21:10

Yamaha Fife

Nem vale a pena falar muito sobre essa flauta mas talvez interesse a alguém. É a flauta YRF-21, é uma flauta soprano afinada em Dó tipo transversal chamada de pífaro. A embocadura é um pouco difícil, o timbre é meio "soprado" (lembrando a transversa em notas graves) mas sem volume, baixa sonoridade, pouca projeção. A segunda oitava é conseguida com a mesma digitação da primeira em quase todas as notas com a diferença apenas na intensidade do sopro. O baixo "volume" de som faz com que se tenha que soprar muito e perder mais ar dificultando a tocabilidade.

Em resumo, é um bom brinquedo mas na minha opinião não tem muita utilidade musical, nunca toquei uma transversal mas talvez esta flauta yamaha ajude a desenvolver uma boa embocadura para a transversal já que a janela de sopro é bem parecida. As notas graves não são ruins e até lembram o timbre "soprado" da transversa só que sem a intensidade, já as notas agudas são muito difíceis de serem executadas e não ficam com um som agradável.

Gostaria da opinião de um flautista experiente em flauta transversal, não sou profissional e como já disse nunca toquei uma transversal, talvez eu não goste do som por não saber tocar, porém acho que minha embocadura não está errada não já que a gente percebe como o som vai ficando melhor e pra mim o melhor que fica não é bom. Se obtiver alguma outra opinião posto aqui, se alguém tiver uma outra opinião por favor se manifeste.
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Trovador 11/11/2020, 00:46

Flautista, olha que legal, depois que vc falou que o dó3 sai legal na sua AM2 soprano profissional, eu ajustei a articulação e principalmente o dedão, e consegui tocar ele também! Ok! Valeu!
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Trovador 11/11/2020, 00:47

Sobre minha Soprano Marcos Ximenes, posso adiantar que esteticamente é um dos instrumentos mais bonitos que já vi, excelente acabamento e assim que tiver uma experiência maior posto o desempenho sonoro (de antemão tem um timbre perfeito).
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Flautista de Hamelin 11/11/2020, 01:34

Soprano Marcos Ximenes

Sobre a flauta doce soprano 440Hz (baseado no original R. Wijne, da coleção de F. Bruggen) pelo luthier Marcos Ximenes em jacarandá indiano com anéis em marfim sintético.
Um outro nível de flauta, supera as outras analizadas em quase todos os aspectos se igualando nos restantes. Esteticamente é um instrumento lindo, excelente acabamento, polimento com cera de carnaúba, linhas bem definidas e belo desenho, parecendo ter sido torneado a laser, além de ornamentação opcional (anéis em marfim sintético ou madre-pérola - a minha é em marfim sintético, muito bonito). Quanto a tocabilidade também é perfeita, é leve e tem uma resistência ao sopro de meu gosto. A afinação é muito bem equilibrada, com graves bem sonoros levemente mais altos (uso afinador eletrônico para mensurar afinação, em comparação com as outras flautas esta é mais afinada) e agudos precisos (variação praticamente nula com relação à nota). A projeção é muito boa, não testei limites pois ainda não está completamente maturada mas iguala a Yamaha e bem provalvemente supera com sonoridade equilibrada e agradável.

Em resumo é uma flauta digna de apresentações públicas em solo ou conjunto. Se você tem interesse em se tornar um flautista doce esta é uma opção realmente acertada. O custo da flauta varia de acordo com a madeira e ornamentação.

Nota: o grupo Quarteto Quinta Essentia usa flautas do luthier Marcos Ximenes, 1 Alto Barroca mod. Steenbergen 440Hz e 2 Tenores Barroca mod. P. Bressan 440Hz. O instrumentarium completo do quarteto também inclui outras flautas de luthieres brasileiros, vale conferir:

https://quintaessentia.com.br/projeto/instrumentarium/
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Legolas 11/11/2020, 05:32

Olá! Também gosto de tocar flauta doce. Duas são as flautas que tenho (uma em Maple e outra em Pearlwood). A flauta em Maple é nova e ainda está sendo amaciada.

As seguintes músicas eu tirei de ouvido há pouco tempo e ainda estou treinando. Não achei as partituras delas para me ajudar com os tempos de cada nota, então sei que há muito que acertar com relação a isso!

A 1ª música é o movimento Adagio do Concerto em G TWV51, de G. Ph Telemann.

A 2ª música é Lascia Ch'io Pianga, aquele trechinho da Ópera Rinaldo, de Handel. Achei que combinou muito bem com a Flauta Doce!

A 3ª música é Lilium, o tema de abertura do Anime Elfen Lied. No original é cantada em Latim por um cantor lírico. A letra é um Salmo da Vulgata Latina. Há versões instrumentais dela, e também achei que combinou muito bem com a Flauta Doce!

É isso pessoal, esse é o repertório que atualmente ando estudando.
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Legolas 11/11/2020, 05:40

Sabem indicar sites onde posso encontrar partituras para flauta doce solo como essas que eu citei? E para Tin Whistle, alguém toca esse instrumento?
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Trovador 11/11/2020, 13:58

Um site muito bom com muitas partituras pra flauta doce (e flauta transversal também), em pdf, divididas por conjunto:
https://www.kreuznacherdiakonie.de/ueber-uns/gemeinschaften/diakoniegemeinde/kantoreiarchiv/
(acho que as "flauti" é pra flauta tranvsersal, e "recorder" e o que vem abaixo é pra flauta doce).

Tem várias músicas do Der Fluyten Lust Hof, do Jacob Van Eyck (renascentista), para flauta doce solo, acho que você vai gostar.
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Trovador 11/11/2020, 14:01

Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Flautista de Hamelin 11/11/2020, 18:03

Legolas escreveu:
As seguintes músicas eu tirei de ouvido há pouco tempo e ainda estou treinando. Não achei as partituras delas para me ajudar com os tempos de cada nota, então sei que há muito que acertar com relação a isso!

A 1ª música é o movimento Adagio do Concerto em G TWV51, de G. Ph Telemann.

A 2ª música é Lascia Ch'io Pianga, aquele trechinho da Ópera Rinaldo, de Handel. Achei que combinou muito bem com a Flauta Doce!

A 3ª música é Lilium, o tema de abertura do Anime Elfen Lied. No original é cantada em Latim por um cantor lírico. A letra é um Salmo da Vulgata Latina. Há versões instrumentais dela, e também achei que combinou muito bem com a Flauta Doce!

É isso pessoal, esse é o repertório que atualmente ando estudando.
Eu estou estudando um estudo do Bruggen... Tocando tipo umas cinco vezes mais devagar que ele! ESSE CARA É O CARA!!!!!
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Flautista de Hamelin 11/11/2020, 18:04

Dúvida!!

Gostaria de saber se o "Recorder Cream" da Yamaha que vem com algumas flautas Yamaha são apropriadas para lubrificar as juntas de flautas de madeira. Obrigado.
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Flautista de Hamelin 11/11/2020, 18:13

Descobri que sim, podem e é aconselhável que sejam usadas para lubrificar as juntas da flauta.
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Trovador 11/11/2020, 18:57

Oi, Flautista!
Onde vc viu isso? sorriso E por que seria recomendado?
É que as junções da minha AM2 estão ficando um pouco frouxas.... pode ser por falta de lubrificação?
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Flautista de Hamelin 11/11/2020, 19:03

Perguntei para a AM2 e para o Luthier Marcos Ximenes (descobri que o quarteto Quinta Essentia usa alguns instrumentos dele). É necessário lubrificar as juntas das flautas de madeira com certa periodicidade para que elas não se desgastem com o atrito nem sofram muita pressão (no caso eventual de alteração das dimensões por influência de temperatura e umidade) que possa rachar as juntas. Pode ser usado vaselina também. O não uso de lubrificação nas juntas pode ocasionar frouxidão mas acho que pode ser resolvido sem muita complicação. Pergunte a um luthier como aumentar essa firmeza, eu já ouvi falar sobre substituir a cortiça por linha.
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Flautista de Hamelin 11/11/2020, 19:05

As flautas Yamaha da série 300 tem excelentes projeção e afinação e tem muita gente que acha melhor que as de madeira, porém eu pessoalmente gosto muito do timbre e riqueza sonora das flautas de madeira, então acho que vale a pena o trabalho. Mas que dá trabalho dá, ter que controlar o tempo de uso nos primeiros meses, lubrificar periodicamente e tomar cuidado com variações de temperatura e humidade... tem que gostar...
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Trovador 11/11/2020, 22:17

Sem esquecer que tem que passar óleo, senão a umidade que fica dentro penetra na madeira e a madeira expande.... aí a flauta pode rachar...
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Flauta de Bisel - Página 2 Empty Re: Flauta de Bisel

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos