Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crazy Diamond

+12
Henrique Wakeman
Chuck
Legolas
kbr
Moonchild
Gyodai
Joker
Obelix
King Diamond
Alucard
Masses Crusher
Régis Já Deu
16 participantes

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Crazy Diamond

Mensagem por Régis Já Deu 28/12/2020, 15:05

Syd Barrett, verdadeiro diamante louco, shine on us, crazy diamond.

Crazy Diamond 200px-Sydbarret


Uma Singela Lembrança...

Syd Barrett: 06-01-1946 + 07-07-2006

Mas você nunca esteve entre nós, não é? Só em físico.
Em alma e mente partiste nos anos 60 e nunca mais voltou. Durou pouco... mas fizeste muito, deixaste muito...
Esses dias te vi num vídeo, destes "bem raros" que algum fã, assim como eu, gravou em 1968.
Meu Deus! Tão perto e tão distante... você foi brilhante!

SHINE FOREVER!!!

Louco Diamante, brilhe em outras dimensões, encante a outros como nos encantou.
Valeu Roger Keith Barrett!


Última edição por Régis Já Deu em 28/12/2020, 15:32, editado 1 vez(es)
Régis Já Deu
Régis Já Deu

Mensagens : 59

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Régis Já Deu 28/12/2020, 15:09

O Syd ainda tinha muito o que mostrar...

Não concordam? A carreira dele ficou com aquele gostinho de ''quero mais''... Como todos vocês sabem, alguns artistas tendem a melhorar o seu estilo... Por exemplo, o trabalho dos Beatles de 1962 para 1966, melhorou muito! O que eles faziam, eram muito mais música! Por que teria que ser diferente com o Syd? Fico imaginando, o que o diamante louco poderia mostrar mais, se não tivesse abandonado o mundo da música. Fico imaginando as composições loucas, obscuras, que ele poderia ter feito, caso não tivesse se aposentado!

Em comparação, muitos professores de biologia envelhecem frustrados, por saberem que poderiam ter sido bons médicos. A mesma coisa aconteceu com o Syd, embora ele fosse um músico bastante talentoso, criativo e genial, não é muito conhecido mundialmente... Logo, concluo que o Syd deveria ter feito mais trabalhos na indústria da música, antes de sair tão cedo. Alguém discorda? rs
Régis Já Deu
Régis Já Deu

Mensagens : 59

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Régis Já Deu 28/12/2020, 15:11

No Pink Floyd, eu acho ele incrível, ele ainda não estava tão "estranho, se excluindo", isso foi acontecendo a medida que a popularidade da banda aumentava, mas enquanto não eram tão populares, ele mostrava muito o seu talento, e realmente, era incrível.
E eu gosto muito da carreira solo, e toda vez que escuto um álbum da carreira solo dele (e, às vezes, até mesmo quando ele ainda estava no Pink Floyd) dá um gostinho de "quero mais". Acho que se não fossem os problemas que o abuso das drogas deram a ele...
Na minha opinião, o Syd é a alma do Pink Floyd. Ele que serviu de inspiração para os álbuns de maior sucesso da banda e etc. Em suma, é um dos meus músicos preferidos!
Régis Já Deu
Régis Já Deu

Mensagens : 59

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Masses Crusher 28/12/2020, 18:09

Régis ''Já deu'' hahahahahahaha
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Masses Crusher 28/12/2020, 18:10

Eu não acho que o Syd pudesse melhorar, pois já tinha feito músicas perfeitas (ao contrário do Beatles dos primeiros discos)... devia era ter continuado fazendo mais músicas perfeitas.
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Masses Crusher 28/12/2020, 18:11

E concordo com você que todo fã do Manowar é um idiota. BIG LOL!
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Alucard 28/12/2020, 18:24

Cara, sim e não.

Você diz que ele teria melhorado ou mantido o nível caso não tivesse se aposentado, mas o fato é que a aposentadoria dele foi compulsória, não tinha opção. O cérebro do cara derreteu. Dali não sairia mais nada, infelizmente...

Agora, se a suposição fosse "ah, SE ele não tivesse ficado louco, teria sido mais genial ainda", aí sim, eu concordo.

Mas saiba de uma coisa: ele não teria tocado aquele mesmo estilo space rock psicodélico pra sempre... como todo músico, ele teria mudado e evoluído, e talvez você não gostaria do que ele viesse a fazer (como foi com Peter Gabriel, por ex, apesar deu gostar de algumas coisas da carreira solo dele, a maioria é bem marromenos e não chega perto do que ele produziu com o Genesis).

Além disso, se tivesse se mantido são e continuasse no Floyd, talvez Waters nunca teria 'desabrochado' como gênio criativo, nós nunca teríamos conhecido Gilmour e sua incrível musicalidade (convenhamos, ele adiciona umas camadas a mais em qualquer música) e talvez Wright não pudesse ter evoluído tanto pra desenvolver aquele estilo característico...

Quer dizer... no fim, acho que as coisas acontecem como têm que acontecer, por mais doloroso que isso seja.
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por King Diamond 28/12/2020, 19:03

Acho que ele teria muita coisa para mostrar se não fossem as drogas. Mas como os colegas disseram, que, se isso também acontecesse, Gilmour não seria o que é hoje, Waters e Wright também não mostrariam seus talentos. Eu fico ainda imaginando como seria ainda o Floyd se no lugar de Syd, ao invés de entrar o Gilmour, entrasse o Jeff Beck como foi cotado.
King Diamond
King Diamond

Mensagens : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Régis Já Deu 28/12/2020, 19:13

Jeff Beck no Floyd não se encaixaria. O choque de egos com Waters não permitiria uma longevidade dele na banda.
Régis Já Deu
Régis Já Deu

Mensagens : 59

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Obelix 29/12/2020, 01:27

Régis Já Deu escreveu:Na minha opinião, o Syd é a alma do Pink Floyd. Ele que serviu de inspiração para os álbuns de maior sucesso da banda e etc. Em suma, é um dos meus músicos preferidos!
Concordo. Syd influenciou 3 álbuns de maior sucesso do Pink Floyd.

Dark Side of the Moon (1973): No começo do Pink Floyd, Syd era outra pessoa. Extrovertido, de bem com a vida, e de acordo com seus amigos, uma pessoa descolada, que tinha muitos amigos. A medida que a popularidade da banda aumentava, Syd manifestava cada vez mais o seu comportamento errático. Com isso, ele mostrou para a banda um lado que todos desconheciam... O seu lado obscuro, tenebroso, calado, esquizofrênico, ou seja, o seu possível lado negro, que eu acredito que tenha contribuído para o tão conhecido ''Dark Side of the Moon''.

Wish You Were Here (1975): Como todos sabem, esse álbum foi praticamente dedicado a Syd Barrett, com a faixa ''Shine On You Crazy Diamond (parte 1 & 2)'' (Brilhe seu Diamante Louco) e ''Wish You Were Here'' (Queria Que Você Estivesse Aqui). Na primeira faixa e última faixa (a que inicia e dá fim ao álbum), a banda diz para o mundo o talento que Syd possuia. Na 4ª faixa (Wish You Were Here), é praticamente uma indireta para Barrett, alegando que ele era um membro extremamente importante, e que eles queriam que Syd ainda estivesse ali, com eles...

The Wall (1979): Como já confirmado, grande parte desse álbum foi baseado no comportamento errático de Syd Barrett, ou seja, o seu esgotamento mental. O filme ''The Wall'' mostra o personagem ''Pink'' bastante baseado em Waters e Barrett. O cara se torna um astro do Rock, e não aguenta toda a pressão que é submetida a ele, caindo em uma depressão e raspa todo o seu corpo (sobrancelha, cabelos, peito), igual ao Syd Barrett.
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Joker 29/12/2020, 02:09

Bem...
O lunático está na grama, como diz a música do Dark Side, o lunático é o Syd.
Todos os Floyds falam que Shine on foi feito para o Syd, o que causa maior curiosidade é ele aparecer no estúdio enquanto gravavam essa música.
The Wall, não tenho nada a acrescentar...
Joker
Joker

Mensagens : 161

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Joker 29/12/2020, 02:13

E tem também aquele lance que foi o Syd que escolheu o nome da banda, ao reunir os primeiros nomes de Pink Anderson e Floyd Council, dois blueseiros que o Barrett tanto admirava.
Joker
Joker

Mensagens : 161

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Masses Crusher 29/12/2020, 02:27

Eu discordo: acho isso mais uma citação/homenagem do que uma influência.

Acho que o Barrett influenciou todos os discos do Floyd até antes do Dark Side, que eu acho que foi onde o Floyd do Waters e Gilmour descobriu seu "novo som".

Antes, o Ummagumma, More, Obscured by Clouds, todos eles tem uma espécie de fantasma do Barrett lá, tem o som dele, tem melodias e evoluções que parecem com ele.

Gosto muito de todos até o Final Cut, e de todos solos do Barrett que são geniais, grande cantor/compositor e guitarrista de surf music espacial.
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por King Diamond 29/12/2020, 05:13

Reparem a batida em Dominoes...

Semelhança ou mera coincidência com a batida em ré menor de Another Brick in the Wall?

Acho que Roger Waters, gênio que é, sempre teve em Barrett sua principal fonte de inspiração.

Na minha opinião, muitas músicas de Barrett em sua fase solo, se tivessem contado com a qualidade de produção que o Floyd tinha na época, acrescido da qualidade de produção que o quarteto desenvolveu (se as músicas tivessem sido trabalhadas como músicas do Floyd), certamente constariam ao lado das maiores músicas do grupo.
King Diamond
King Diamond

Mensagens : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Gyodai 29/12/2020, 05:28

Se tem uma coisa que me deixa puto é que sempre nas listas dos melhores álbuns de todos os tempos, os Beatles saem na frente com Sgt. Peppers, mas o Pink Floyd foi o pioneiro na psicodelia, o que houve foi que o fato de os Beatles serem os queridinhos da imprensa britânica na época, conseguindo então por isso a reputação do pioneirismo psicodélico.
Syd Barrett idealizou o Pink Floyd e é dele o primeiro álbum psicodélico da história do rock!
Gyodai
Gyodai

Mensagens : 91

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Obelix 29/12/2020, 06:48

Sempre ouvi que o Floyd foi o pioneiro, mas mesmo assim, não foram eles. Existiam muitas bandas psicodélicas antes de Syd. Só que não tiveram oportunidade e talento para ficarem conhecidas.
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Obelix 29/12/2020, 06:50

Por exemplo, escute 13th Floor Elevators, Grateful Dead, Jefferson Airplane...
O pessoal já tava fazendo rock psicodélico nos Estados Unidos muito antes de ele vir para a Inglaterra.
E o Sgt. Peppers é muito importante, pois ele ajudou muito na popularização do rock psicodélico, apesar de eu preferir o The Piper at the Gates of Dawn...
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Régis Já Deu 29/12/2020, 13:34

Não podemos esquecer que antes do Piper eles lançaram compactos extremamente revolucionários, de 1965 a 1966, e que várias músicas do Piper já estavam nos shows nesse período. Quanto aos Beatles é óbvio que eles conheciam muito bem a música alternativa que rolava nos Pubs na Inglaterra e em 67 fizeram uma versão comercial daquilo que rolava no underground. Aliás, o próprio John Lennon foi várias vezes espiar sessões de gravação do Piper, já que as duas bandas gravaram na mesma época no Abbey Road.
Lembremos também, The Kinks, Frank Zappa and The Mothers of Invention e The Small Faces, todos lançaram discos conceituais antes dos Beatles.
Régis Já Deu
Régis Já Deu

Mensagens : 59

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Masses Crusher 29/12/2020, 14:13

Mano, eu posso citar ''N'' bandas de garage rock do começo dos anos 60 que faziam um som psicodélico do caralho! Pra quem se interessar, procurem por Nuggets: Original Artyfacts from the First Psychedelic Era, 1965–1968, vale muito a pena!
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Alucard 29/12/2020, 14:39

Concordo com o Obelix... mas você já pensou, num mesmo estúdio, rapá, John Lennon e Syd Barrett gravando e trocando figurinhas, cara, eu queria ter visto isso!
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Alucard 29/12/2020, 14:41

Só tenho mais uma coisa a comentar... os dois discos são foda!!
Duas bandas excelentes, mas prefiro Pink Floyd com seus experimentalismos, herdado do nosso saudoso Barrett!
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Moonchild 29/12/2020, 14:57

A obra máxima desse camarada brilhante foi The Piper At The Gates of Dawn, quando ainda fazia parte do Pink Floyd, como todos aqui sabem: um álbum de rara beleza e que possibilita ao ouvinte a mais diversa sorte de sensações. Enfim, é um disco para ser compreendido pela alma. Neste espaço, proponho que citemos uma música do álbum supracitado que foi marcante para cada um de nós e o que sentimos, imaginamos ou até mesmo interpretamos ao ouví-la. Vou começar:

Scarecrow

Essa música sempre chamou minha atenção. Parece-me uma alegoria que reflete a própria existência de Barrett encarnada em um espantalho. O espantalho é o reflexo da vida melancólica dele, uma vida que a maioria das pessoas leva e não percebe ou simplesmente mascara. O final é icônico:

"O espantalho negro e verde é mais triste do que eu
Mas ele já está conformado com seu destino
Porque a vida não é má - ele não se importa
Ele permanece parado no campo onde cresce a cevada"

Essa música é algo tão pessoal e se encaixa tão bem à vida moderna das pessoas que até comove. Uma alegoria magnífica que ratifica Syd Barrett como a mente mais privilegiada da psicodelia.
Moonchild
Moonchild

Mensagens : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Régis Já Deu 29/12/2020, 15:16

Essa música é muito simples, mas também é muito boa. A utilização da metáfora que Barrett fez da vida dele, ao comparar com a de um espantalho (sem vida) foi simplesmente genial! Utilizando em sua música o tema ''Espantalho'', ele conseguiu mostrar para todos nós uma mensagem muito bonita, mesmo que não seja direta.

É de se perceber que ele realmente não ligava muito para as coisas, e essa música foi a mensagem dele desde o início, tendo que após encerrar sua carreira solo, sua vida passou a ser morar na casa da sua mãe, enquanto aguava margaridas, sendo que ele tinha uma grande fortuna, e se quisesse, não viveria assim. Barrett era feliz em seu mundinho simples, que criou só para ele, rs. Realmente, era um gênio louco!
Régis Já Deu
Régis Já Deu

Mensagens : 59

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Obelix 29/12/2020, 15:26

Astronomy Domine

Desde a primeira vez que a ouvi até hoje, funciona pra mim inevitavelmente como uma viagem interna, desde os primeiros segundos da música até o final ela me relaxa por completo e me leva pra algum outro lugar, dentro da minha mente onde eu me deparo com um azul que uma vez conheci! rs
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Joker 29/12/2020, 17:59

The Piper, magnífico, pra mim empata com Dark Side em termos de essência musical, e nos faz viajar e sentir que a alma e espírito de Barrett esta ali...
Joker
Joker

Mensagens : 161

Ir para o topo Ir para baixo

Crazy Diamond Empty Re: Crazy Diamond

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos