Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os primórdios da Rússia

+11
Legolas
Gárgula
Alquimista
Larry Bi
Velha Ordem Mundial
Rei de Ouros
Vlad Tepes III
Conde de Monte Cristo
Dom Diniz
Imhotep
Marco Polo
15 participantes

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Marco Polo 1/7/2021, 04:07

Boa parte dos russos - ou que veio a ser conhecido como "rus" - é uma mescla de colonizadores/invasores vikings suecos e povos eslavos nativos (os quais escravizavam e vendiam aos mercadores de escravos no Mar Negro).

Eu li sem a menção de fontes que uma parte dos hunos, depois da morte de Átila e da derrota final do seu filho Esquecionome, se estabeleceu como agricultores no norte do Mar Negro e viria a ser a matriz dos búlgaros, agora não sei se dos búlgaros ocidentais, que cruzaram o Danúbio, ou se dos búlgaros do Volga, que permaneceram ali até a invasão dos mongóis.
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Imhotep 1/7/2021, 06:46

Sem esquecer que boa parte do território da atual Ucrânia e parte do território russo foi ocupado por populações germânicas, provavelmente oriundas do norte, que se estabeleceram ali até migrarem para o oeste e o sul. Populações estas que foram expulsas da região pelos hunos por volta de 370.
Imhotep
Imhotep

Mensagens : 208

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Raimundo Lúlio 1/7/2021, 15:23

Muito certo. Por exemplo, os povos godos, ostrogodos e vândalos se tinham estabelecido no Leste (hoje Rússia e Ucrânia).
Raimundo Lúlio
Raimundo Lúlio

Mensagens : 243

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Raimundo Lúlio 1/7/2021, 15:25

Muito certo também, Imhotep. Os povos germânicos foram empurrados para Ocidente pelas hordas asiáticas, os hunos. Mas também há que salientar que a origem da Sagrada Rússia, como alguém já colocou aqui, está nas migrações dos Varegos, que se misturaram com eslavos. Se se misturaram ou não, seria tema para outro debate. Mas o que sim é verdade é que os Varegos (procedentes da Suécia) formavam as elites dos novos principados que formaram. E os varegos, que procediam da Suécia, eram por tanto germânicos. Podemos dizer então que, culturalmente, os russos são de origem germânico-eslava.
Raimundo Lúlio
Raimundo Lúlio

Mensagens : 243

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Raimundo Lúlio 1/7/2021, 15:39

Até poderia se dizer que germano-fino-balto-eslavas... kkkkkk
Raimundo Lúlio
Raimundo Lúlio

Mensagens : 243

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Imhotep 1/7/2021, 18:25

Quanto a atual Ucrânia, ela começou a se "distinguir" do resto da Rússia a partir de meados do século XIV. De início praticamente toda a Ucrânia e parte da Bielorússia estava sob domínio da Horda de Ouro, até que a Polônia anexou a Galícia por volta de 1346 e a Lituânia anexou grande parte da atual Ucrânia (incluindo Kiev e Chernigov) na mesma época, chegando no final do mesmo século até a costa do mar Negro. Apenas a Criméia e algumas áreas mais a leste continuaram sob domínio mongol. Depois de 1357 (assassinato de Jani Beg) a Horda de Ouro passou por um período de anarquia que durou até a ascensão de Tokhtamysh em 1380. A Rússia só viria a anexar a Ucrânia entre os séculos XVI a XVIII. Antes disso a Ucrânia estava dividida entre a Polônia-Lituânia (caso não saibam, os 2 países eram unidos desde 1386) e o Khanato da Criméia (um dos remanescentes da Horda de Ouro, vassalo do Império Otomano desde 1475). A banda oriental da Ucrânia (a leste do Dnieper) foi anexada pela Rússia da Polônia após a rebelião cossaca de Bogdan Chmielnick e o tratado de Andrussovo (1667), enquanto que a Criméia e as áreas mais ao sul só foi anexada em 1783 por Potemkin, o marido de Catarina a Grande, a qual também tomou áreas da Ucrânia e Bielorússia sob domínio polonês nas 3 partilhas da Polônia com a Prússia e Áustria.
Imhotep
Imhotep

Mensagens : 208

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Raimundo Lúlio 1/7/2021, 20:03

Do que se desprende que, no mínimo, a parte atual da Ucrânia oriental e do sul estão estreitamente vinculadas à Rússia, e por isso são russo-falantes, contrariamente ao que acontece na Ucrânia ocidental, que falam ucraniano. Por isso que a novela de Ucrânia ainda não acabou e está por resolver. kkkkkk
Raimundo Lúlio
Raimundo Lúlio

Mensagens : 243

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Raimundo Lúlio 1/7/2021, 20:07

De fato, já quando os eslavos aparecem no cenário ao redor dos séculos III ou IV da nossa era, eles tinham uma certa vinculação com os germanos godos, hunos, alanos e turcos, com os quais mantém boas relações de tipo comunitário. O núcleo de origem dos eslavos era a atual Bielorrússia, nas áreas pantanosas do Pripet, entre os rios Vístula e Dniper. A partir desse núcleo se espalharam por toda a Europa Oriental.

Um caso curioso é o dos prussianos, que eram povos baltos, não eslavos, e que já originariamente ocupavam o que entendemos hoje pela antiga Prússia Oriental da Alemanha. O que aconteceu é que esse território foi primeiramente germanizado e nos últimos anos polonizado. Mas devo supor que a germanização dos prussianos, de tipo cultural, não evitou que o substrato indígena se mantivesse na Prússia. O que me leva a pensar que os Alemães, neste caso o Estado de Prússia posterior, se sustentava numa ampla base, não de germanos, mas de baltos (os nativos prussianos). Mais um mito sobre a "raça germânica" que cai pelo seu próprio peso.
Raimundo Lúlio
Raimundo Lúlio

Mensagens : 243

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Raimundo Lúlio 1/7/2021, 20:08

É verdade que a Ucrânia é um conglomerado de etnias, mas há que salientar que entre todas elas destacam a dos ucranianos e a dos russos. Estes últimos ainda têm muito a dizer no futuro da Ucrânia.
Raimundo Lúlio
Raimundo Lúlio

Mensagens : 243

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Larry Bi 1/7/2021, 22:56

Pequena observação...

Fiquei imensamente feliz com o conteúdo deste tópico pois sempre tive curiosidade de saber sobre a formação do povo russo e sua história antiga. Além de sempre me admirar e me satisfazer sobre as muitas e ricas informações que vocês colocam à nossa disposição. Grato!!!
Larry Bi
Larry Bi

Mensagens : 154

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Larry Bi 1/7/2021, 22:56

Poder-se-ia dizer que os eslavos teriam vindo da Europa Ocidental e colonizado o atual território russo? E caso afirmativo, como e quando isso ocorreu? Desde já agradecido!
Larry Bi
Larry Bi

Mensagens : 154

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Raimundo Lúlio 2/7/2021, 01:24

Que eu tenha conhecimento, o lugar originário dos eslavos era o que atualmente é Bielorrússia, mais exatamente os lagos de Pripett, entre o rio Vístula e o rio Dniéper. A partir desse núcleo eles se expandiram em todas direções, rumo até os lindes com o mundo germânico, até os Balkans, até o Leste onde hoje está a Rússia... Presença dos primeiros eslavos acho que deveu ser ao redor dos séculos I e II d.C. coexistindo com alguns povos germânicos no Leste, embora a presença mais clara foi compilada pelos bizantinos ao redor do ano 600 mais ou menos.
Raimundo Lúlio
Raimundo Lúlio

Mensagens : 243

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Gárgula 2/7/2021, 02:39

O que os colegas me diriam sobre a validade do testemunho de Ibn Fadlan sobre sua viagem pelas estepes eurasianas?
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Imhotep 2/7/2021, 03:51

E a respeito da fauna da Rússia em épocas antigas, havia por lá uma espécie de cavalo selvagem chamado Tarpan, que foi extinto no final do século XIX. Também era comum nas áreas mais ocidentais e no Cáucaso o bisão europeu (também conhecido como wisent), hoje em dia restrito a algumas áreas na Polônia, Bielorússia, Lituânia, Moldávia e Cáucaso. Outro animal hoje em dia extinto que existia na ex-URSS na época é o auroque, um grande bovídeo selvagem que é ancestral de muitas raças de gado bovino. Em épocas pré-históricas existiam desde a Península Ibérica até a Coréia e da Sibéria a Índia, mas se encontra extinto desde 1627, quando o último indivíduo faleceu na Polônia. Isso sem contar com os lobos, ursos, alces, cervos, linces, dentre outros animais. Naquela época também havia o hoje extinto tigre do Cáspio no Cáucaso, nas áreas costeiras do mar Cáspio e na antiga Ásia Central Soviética e o leão asiático no Cáucaso (área esta que foi o último reduto europeu do leão, da qual se encontra extinto desde o século X). Nas áreas mais ao norte, habitadas em grande parte por povos fino-úgricos, há até hoje a rena, o urso polar e a morsa, dentre outros animais locais.
Imhotep
Imhotep

Mensagens : 208

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Raimundo Lúlio 2/7/2021, 04:45

Coisa curiosa. Plínio, o Velho, fez uma descrição dos eslavos, embora ele os chamou de "Venetos". Os historiadores contemporâneos consideram que esses "venetos" eram os eslavos. O que acham?
Raimundo Lúlio
Raimundo Lúlio

Mensagens : 243

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Raimundo Lúlio 2/7/2021, 04:46

Eu acho que há muita confusão em todas estas questões sobre as origens de certos povos. Não há como saber. Fica a critério de cada um, não acham? É complicadíssimo.
Raimundo Lúlio
Raimundo Lúlio

Mensagens : 243

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Meu nome não é Johnny 2/7/2021, 05:25

Err... não lembro se já comentaram, mas eu tenho uma dúvida: a rota que conduzia o âmbar da Finlândia e da Escandinávia passava pela Rússia, ou se desviava para oeste?
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Raimundo Lúlio 2/7/2021, 05:52

Sem esquecer a rota que levava desde Marselha subindo todo o rio Rhône e enlaçando com o rio Reno até a Dinamarca. Esta tinha uma sob-rota mais para o Oeste.

A que você fala é a que parte da Península de Istria, perto de Venezia, e atravessa a Europa do Leste até atingir a Prússia Oriental, enlaçando com os países Bálticos.

Porém ainda havia uma terceira, que atravessava a Áustria e Alemanha pra acabar em Dinamarca.
Raimundo Lúlio
Raimundo Lúlio

Mensagens : 243

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Raimundo Lúlio 2/7/2021, 05:53

A cultura de Halstatt possivelmente deve seu esplendor por se encontrar no meio deste caminho, mas depois, etruscos e romanos passaram a usar a rota da Gália, que descia o Reno até o Mar do Norte e daí via litoral até o Báltico, levando a decadência material da Europa Central.
Raimundo Lúlio
Raimundo Lúlio

Mensagens : 243

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Velha Ordem Mundial 2/7/2021, 06:45

Maldito Raimundo!!!!

Eu estava feliz e contente, passando ao largo dessa conversa! Dando só uma olhadinha, vez por outra. Agora, com a frase acima, você me obriga a ler todo o tópico (que já vai adiantado!!!!). É... no final, a culpa é minha! (curiosidade matou o gato!). Mas a "sorte" é de vocês! Mais um chato para o argumento! Até logo, quando eu tiver acabado de ler tudo!!!!
Velha Ordem Mundial
Velha Ordem Mundial

Mensagens : 196

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Meu nome não é Johnny 2/7/2021, 13:37

Outras curiosidades sobre os russos.

1) Os kazars, povo que habitava o sul da Rússia e o Cáucaso, e que depois se converteram em massa ao judaísmo, poderiam ser considerados eslavos também?

2) Até onde os eslavos colonizaram a Rússia? Chegaram a habitar o leste dos Urais? E caso isso tenha ocorrido, até que limites essa colonização se deu (mais ou menos)?
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Imhotep 2/7/2021, 14:07

Meu nome não é Johnny escreveu:1) Os kazars, povo que habitava o sul da Rússia e o Cáucaso, e que depois se converteram em massa ao judaísmo, poderiam ser considerados eslavos também?
Não, os khazares eram turcos.

2) Até onde os eslavos colonizaram a Rússia? Chegaram a habitar o leste dos Urais? E caso isso tenha ocorrido, até que limites essa colonização se deu (mais ou menos)?
Antes da conquista mongol o território da Rússia Kievana e dos principados que se originaram da fragmentação da mesma estavam mais limitado à área das florestas ao norte da grande estepe. Só viriam a ultrapassar os Urais no final do século XVI, com a conquista do Khanato da Sibéria por Yermak Timofeyevich.
Imhotep
Imhotep

Mensagens : 208

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Meu nome não é Johnny 2/7/2021, 14:35

Obrigado!
Mais alguns esclarecimentos que me enriqueceram! Grande abraço!!!
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Raimundo Lúlio 2/7/2021, 17:54

Só uma observação. Os kázars eram turcos sim, mas atenção com isso de "turcos". Digamos mais exatamente que os kázars pertenciam à grande família linguística dos Altaicos, uma das quais era a sub-família dos turcoides ou turcos. Porém, existiam muitos tipos de turcos, um deles eram os kázaros e outros bem diferentes eram os Otomanos, por exemplo. Não confundir aos turcos kázaros com os turcos otomanos que posteriormente iriam ocupar também o sul da Ucrânia.
Raimundo Lúlio
Raimundo Lúlio

Mensagens : 243

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Dom Diniz 2/7/2021, 19:49

Hoje em dia mesmo a diversidade cultural dos povos de línguas turcas espalhados pela Ásia é assombrosa. Aliás, muitos deles vivendo nas fronteiras da Federação Russa.

A propósito, os turcos entraram pra valer no jogo internacional quando os seljúcidas desceram pelo Irã e foram para o oeste em direção à Anatólia em fins do século X. Mas e na Rússia (européia ou asiática), quando os povos de língua turca começaram a se manifestar? Supõe-se que os hunos tenham sido proto-turcos, embora a confirmação disso seja difícil pelo pouquíssimo conhecimento da língua huna. Eles teriam sido seguidos por outros povos turcos ou proto-turcos - se é que se pode classificar alguém dessa forma através apenas da cultura material?
Dom Diniz
Dom Diniz

Mensagens : 377

Ir para o topo Ir para baixo

Os primórdios da Rússia - Página 4 Empty Re: Os primórdios da Rússia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos