Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sociedades Secretas

+34
Seu Belzebu, o Chulapeta
Fulcanelli
Cachorrão
Aleister Crowley
kbr
Illuminatus
El Guarani
Vlad Tepes III
Terry Silver
Zardoz, o Mágico
Conde de Monte Cristo
Norman, o herege
Legolas
DICK
Giordano Bruno
Alucard
Frederico Mercúrio
Flautista de Hamelin
Lilith
Gárgula
Homem Vitruviano
Trovador
Art3mis
Dante
sombriobyte
Maçom 33° Grau
Geômetra
Necromante
Masses Crusher
Bibi
criso777
Apocalipse
Gigaview
Alquimista
38 participantes

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 6 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Senhor Galandum 16/6/2023, 19:08

A Rosacruz é um movimento filosófico que se iniciou (publicamente) no século XVII e é considerada por muitos Rosacruses antigos e modernos como um "Colégio Invisível". Várias ordens se intitulam Rosacruzes.

Os Templários eram cavaleiros, que tinham em comum o voto de pobreza e a missão de defender os "templos" e "caminhos" santos, sua organização e força os fizeram poderosos e lendários, e hoje em dia existem muitas fraternidades que se dizem templárias.
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 6 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Senhor Galandum 16/6/2023, 19:10

Eremita, é muito interessante seu raciocínio... também muito lógico, mas nem sempre o que é interessante e lógico é correto...

Gostaria de saber quais foram as fontes deste seu texto...
Por exemplo:
"Originalmente as Escolas de Mistérios do Egito em Templos como os de Osíris e Ísis possuíam apenas quatro graus similares aos quatro do Budismo Esotérico. Os três primeiros eram regulares e faziam parte do conhecimento público. Atualmente eles são simbolicamente preservados na Maçonaria"

A maçonaria tem influencia de várias filosofias e escolas antigas, agora dizer que os três primeiros graus da maçonaria preservam os graus das "escolas de mistérios do Egito" eu não posso concordar...

"um quarto grau, secreto, o qual pouquíssimas pessoas conseguiam almejar. Este grau era o Venerável Mestre que na Franco-Maçonaria Medieval era intitulado de Adepto ou Rosa-Cruz.
Séculos mais tarde este Grau se tornou uma Escola semi-independente..."

Afirmar isto seria o mesmo que afirmar que a Rosa Cruz originou-se da maçonaria, o que sabidamente é incorreto.

Quanto a sua interpretação das palavras "Rosa" e "Cruz" não irei comentar, pois isto varia de acordo com a "escola" que você é membro.

Não quero que você pense que estou te atacando com minhas observações, somente estou curioso em saber quais foram as fontes destas afirmações, pois elas contém algumas inverdades históricas.
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 6 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Eremita 16/6/2023, 19:18

Com relação a parte etimológica é apenas uma punhado de referências curiosas, são significados que como dizia Jung nem a somo de todos eles será capaz de retratar a profundida e magnificência do Símbolo.

Já em afirmar que Rosa-Cruz se originou da Maçonaria, embora por uma infeliz colocação ou melhor falta observância minha se subentende deveras seria um engano terrível afinal mais provável seria o contrário, embora também discutível. Apenas fiz uma referência ao nome utilizado.

Com relação a bibliografia não lembro neste momento, porém irei dar uma olhada por aqui, pois tenho quase certeza que está em um dos livros de H. P. Blavatsky ou outro Teosofista a parte dos Templos Egípcios e num dicionário (curiosamente) ao tal grau Rosa-Cruz do século XI (!!).
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 6 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Senhor Galandum 16/6/2023, 20:11

Blavatsky, este nome justifica tudo... hehehehe

Esta senhora tinha uma visão muito própria do universo e das Ordens esotéricas existentes... (pode ser devido às "visões" e "experiencias" que teve ou pelas ordens que fez parte)

Não tenho fundamento nenhum nem competência para questionar qualquer afirmação dela...

No quesito a maçonaria, Blavatsky participava de uma Ordem Maçonica, que não existe no Brasil, era uma Ordem Mista, filiada a uma Obediência que também não tem sede em nosso pais, e que praticava um rito que também não é se tem dados de sua existência aqui. (existe um rito que se assemelha a ele chamado Memphis-Misraim)

Mas mesmo se tudo isto fosse comum no Brasil, suas afirmações quanto a maçonaria, dizem respeito somente a Ordem dita Maçônica na qual ela fazia parte, e não a Maçonaria em si.
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 6 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos