Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sociedades Secretas

+34
Seu Belzebu, o Chulapeta
Fulcanelli
Cachorrão
Aleister Crowley
kbr
Illuminatus
El Guarani
Vlad Tepes III
Terry Silver
Zardoz, o Mágico
Conde de Monte Cristo
Norman, o herege
Legolas
DICK
Giordano Bruno
Alucard
Frederico Mercúrio
Flautista de Hamelin
Lilith
Gárgula
Homem Vitruviano
Trovador
Art3mis
Dante
sombriobyte
Maçom 33° Grau
Geômetra
Necromante
Masses Crusher
Bibi
criso777
Apocalipse
Gigaview
Alquimista
38 participantes

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Bibi 2/7/2019, 02:03


Pitágoras optou por transmitir seus conhecimentos de forma velada, como ensinamentos reservados apenas aos seus discípulos, membros da "escola". Sendo de natureza secreta, os seus ensinamentos reservados aos membros da "Ordem" somente muito depois da sua morte, em parte foram então divulgados.

A Escola Pitagórica desde a sua fundação tem recebido diversos nomes, sendo mais conhecida genericamente simplesmente como Escola Pitagórica. Durante séculos muitas organizações assumiram este e ensinaram coisas que nada tem a ver com os ensinos genuínos, incluindo mitos, lendas, fantasias, e normas de conduta que na verdade não foram instituídos pelo Mestre. Assim, em decorrência do caráter secreto dos ensinamentos da escola original foi fácil a outras organizações, por razões diversas, anexarem e atribuírem a Pitágoras muitos conceitos que possivelmente não foram transmitidos diretamente por ele e sim conhecimentos de outras fontes, até mesmo convicções pessoais nem sempre verdadeiras. Muito do que algumas organizações disseram e ainda dizem são frutos de seguidores mal informados e mesmo de plagiadores ligados até mesmo a ensinamentos que estão distantes de poderem ser considerados positivos. Assim sendo, por certo os adeptos da Escola Pitagórica e também pessoas que jamais a ela pertenceram adicionaram muitos mitos e informações fantasiosas.

Se por um lado se sabe que conceitos estranhos foram adicionados aos conhecimentos originais, por outro lado também é sabido que parte daquilo que era realmente foi ensinado se mantém até hoje reservado apenas à Ordem Pitagórica, e é bem provável que parte dos ensinamentos originais hajam sido esquecidos. Assim ignora-se parte importante das suas realizações matemáticas, o que não aconteceu com muitos matemáticos gregos posteriores que escreveram livros que ainda existem hoje.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Bibi 2/7/2019, 02:07


A Escola Real de Crotona, como ele costumava chamar, chegou a congraçar cerca de 300 membros. Tratava-se de uma escola um tanto esquisita por certos métodos de ensino adotados, como, como exemplo, o de os discípulos assistirem as aulas sem ver o mestre, que se posicionava por detrás de uma cortina, portanto não se deixando ver. Somente após três anos é que ele falava face a face com os discípulos.

Diz-se que os ensinamentos eram desenhados, ou escritos na areia, de onde derivou a palavra Aristocrata (Sociedade Aristocrata).

Embora a Sociedade de Pythagoras não tivesse fins políticos, mesmo assim ela acabou sendo envolvida. Em outras palavras, embora jamais a escola haja exercido atividade política, ainda assim os políticos acabaram envolvendo-a tentando mantê-la sob controle e exercer influência sobre seus seguidores em decorrência da sua grande importância sobre o pensamento da época.

A Escola Pitagórica era de grande rigidez em muitos sentidos, mas basicamente ela primava pelo desenvolvimento do caráter humano, pelo exercício da caridade, pelo respeito ao cumprimento dos compromissos e pela palavra empenha. Isto pode ser constatado por um dos episódios registrado da vida de Pitágoras. Conta-se que certa vez um viajante se hospedou em uma estalagem onde se tornou gravemente enfermo. O estalajadeiro o tratou e teve despesas com ele. O moribundo agradeceu ao seu benfeitor e disse-lhe que naquele momento não tinha condições de ressarci-lo pelas despesas, mas deu-lhe uma gravura com um símbolo dizendo-lhe que ele a afixasse na sala, pois que mais tarde ou mais cedo ele receberia o que lhe era devido. Algum tempo depois da morte do enfermo, um hospede ao ver o símbolo indagou sobre ele e o estalajadeiro contou-lhe o ocorrido. Imediatamente o hospede pagou todas as despesas e ainda o gratificou pelo seu gesto praticado.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Bibi 2/7/2019, 02:12


Consta que Pitágoras certa feita afastou-se por algum tempo da sua escola quando soube que o seu mestre Pherekydes, que residia em Delos, estava acometido de um mal muito asqueroso, razão pela qual ninguém dele se aproximava. Pythagoras foi para Delos em 513 a.C. cuidar do seu mestre Pherekydes, então já muito velho e praticamente no leito de morte, abandonado por todos por ter todo o corpo coberto de chagas purulentas, sem ao menos ter condições de sair do leito nem sequer para o atendimento de suas necessidades fisiológicas. Pitágoras foi ao encontro do seu mestre e ao chamá-lo, ouviu a voz de Phrekydes pedindo-lhe para que se afastasse para evitar o contato com aquele terrível mal. Pitágoras não o atendeu, entrou na casa e cuidou das chagas do mestre, lavou suas roupas, e o atendeu em todas as suas necessidades, permanecendo com ele por alguns meses até a morte do amigo e mestre. Só então ele voltou a Crotona, em 510 a.C.

Entre as viagens de Pitágoras consta que esteve também na Índia onde foi venerado como Pitar Guru, Pai e Professor, e como Yavanacha-rya, o filósofo jônio. Ele era conhecido através de outros nomes desde o Egito antigo, donde ele passou vinte anos em preparação.

A Escola de Crotona foi fundada quando o Mestre tinha 56 anos. Aos 60 anos ele se casou com uma discípula de cujo matrimônio teve sete filhos. Foi um matrimônio feliz, pois a sua companheira veio demonstrar ser uma mulher bem especial. Ela não só o inspirou durante anos, como continuou a divulgar a Doutrina de Pitágoras após a morte dele.
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Bibi 2/7/2019, 02:15


A Escola Real era baseada nas regras restritas quanto à admissão. Antes do discípulo se aprofundar nos conhecimentos era exigido 5 anos de silêncio no que dizia respeito às atividades da organização e os ensinamentos. Neste período o discípulo apenas escutava a voz do Mestre e devia obedecer a exigência de silêncio total na presença dele e dos discípulos mais antigos. A preparação do discípulo compreendia três etapas. Na primeira o discípulo só tinha o direito de escutar, no segundo já podia fazer perguntas, e somente no terceiro podia expor suas próprias idéias e submetê-las à apreciação dos outros irmãos e do Mestre.

Como aconteceu muitas vezes no caso de gênios, Pitágoras, por divulgar seus conhecimentos e doutrina, criaram inimizades gratuitas, tanto políticas quanto pessoais. Entre os inimigos mais ferrenhos que teve consta um de nome Cylon que pelo motivo de não haver sido aceito como membro da escola por ser portador de um caráter que muito deixava a desejar, sendo um político rico e influente, conseguiu insuflar o povo a atacar e destruir a Escola. Assim aconteceu, a população invadiu a escola e Pitágoras, já então muito idoso, dizem que foi sacrificado, por volta do ano 508 a.C.

Os autores antigos não são unânimes em afirmar que Pitágoras foi morto quando do ataque à escola. Iamblichus não aceitava essa versão e afirma que Pitágoras fugiu, mas que voltou a Crotona. Segundo este historiador a Sociedade Pitagoreana prosperou por muitos anos e se difundiu de Crotona para outras cidades italianas. Na verdade é obscuro se o Mestre voltou ou não para Crotona. Possivelmente ele não morreu durante o ataque à escola, pois há indícios de que viveu cerca de 100 anos de idade, ao mesmo tempo há fontes confiáveis de que ele foi professor de Empédocles o que leva a possibilidade dele haver morrido bem depois de 508 a.C.

http://www.joselaerciodoegito.com.br/site_pitagoras_crotona.htm
Bibi
Bibi

Mensagens : 198

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Masses Crusher 5/9/2019, 00:03


Alguém aqui sabe algo sobre a maçonaria?

Será que alguém pode revelar os segredos? Caramba!! Meu colega deixou a maçonaria, e não revela o motivo que o levou a deixar a maçonaria, sempre que toco no assunto, ele desconversa. Será que eles ameaçam as pessoas? Isso é só uma curiosidade, não acredito nessas crendices populares que falam que eles sentam em um bode e o adoram. Alguem aqui sabe quais são as setes virtudes?
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Necromante 5/9/2019, 00:41


Eu já li parte de um livrinho que descrevia um rito de iniciação, da própria maçonaria. Na época eu tinha 13 anos, não lembro muito, e também não tive paciência de ler tudo. Na época achei os diálogos eram muito sem noção. Tinha outro livrinho descrevendo o interior das lojas. Todas elas têm pinturas idênticas, a mesma quantidade de coluna, a mesma disposição das cadeiras. O teto é pintado com configurações astrológicas e tudo na sala principal tem um simbolismo. Meu palpite é que maçonaria é só um clube do bolinha. Às vezes fazem um churrasco, às vezes fazem caridade, formam um círculo de amizade... É como uma igreja, mas é mais legal. Pra você entrar, tem que ser um cara popular.
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Geômetra 5/9/2019, 01:09


O maior segredo deles é dizer que tem um segredo.

Trata-se de um amontoado de idiotices. A finalidade da maçonaria é ser um clube social para pessoas de destaque ou de dinheiro numa comunidade. Dar status e criar redes de relacionamento que beneficiem seus membros.

O ritual de iniciação é só uma bobagem, muito parecida com a das ordens universitárias americanas.

Conselho pra todos, jamais percam tempo com essas sandices.

Em tempo, a não ser que alguém queira algum beneficio financeiro gerado por essa rede.
Fui convidado e não aceitei.
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Maçom 33° Grau 5/9/2019, 01:17


Não estou gostando nada disso!

Não
Maçom 33° Grau
Maçom 33° Grau

Mensagens : 204

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por sombriobyte 5/9/2019, 02:08


Eu descobri o grande mistério POR TRÁS da maçonaria.

• Lá só aceita homem.
• Dizem aceitar se for gay.
• Usam um avental que parece uma saia, mas só protege a frente liberando a retaguarda.
• São cheios de segredinhos.
• No meio do símbolo da maçonaria tem um "G".

Conclusão: tudo bichona!

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Dante 5/9/2019, 04:23


Para mim a Maçonaria de hoje não passa de um antro de velhos beberrões reacionários sem nenhum conhecimento filosófico.
Dante
Dante

Mensagens : 345

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Art3mis 5/9/2019, 12:59


Masses Crusher,

De repente seu amigo desconversa não porque foi ameaçado e sim por estar honrando a palavra que deu, ao dizer que guardaria segredo. Já pensou nisso?

O Geômetra comentou que foi convidado e não aceitou, não falou de ninguém pressioná-lo.

Mas não posso dizer, porque nunca fui convidada e revoltada por isso pensei:

Ah, é? Então vou ser uma Virgem Vestal, pois só mulheres podem, mas descobri que me faltava um requisito...he,he.
Art3mis
Art3mis

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Trovador 5/9/2019, 13:36


Um amigo meu disse que a maçonaria prega valores morais e antigos.

Valores morais e antigos?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Só um clube social para quem quer aparecer de bonzão.
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Masses Crusher 5/9/2019, 14:27


Não creio que as pessoas deixem de revelar os segredos por darem a palavra de honra. Sabemos que esse negócio de palavra de honra rara vez funciona, e por que quando se trata de maçonaria, funciona tão bem? Procure algum site onde alguém revela os segredos, procure um livro. Quando meu colega desconversa, eu vejo no olho de que há muito mais do que uma palavra de honra em jogo. Se o motivo deles guardarem os segregos for a palavra de honra, temos que descobrir a maneira que eles utilizam para fazer com q as pessoas cumpram com a palavra, dessa forma poderíamos ajudar os políticos no Brasil a manter a palavra deles...
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Homem Vitruviano 5/9/2019, 14:43


Para entrar é preciso ser crente em deus, qualquer deus, daí já imaginem o que sobra...

É como o Lions, tem que ser convidado e o segredo deles é dizer que tem um segredo...

No fim, é apenas mais um rebanho, pior talvez, porque muitos deles se acham os lobos...

"A vontade de sistema é uma falta de retidão" Nietzsche...
Homem Vitruviano
Homem Vitruviano

Mensagens : 180

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Gárgula 5/9/2019, 15:11


Sim, a crença em um deus, qualquer um, é requisito obrigatório para ser maçom.
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Gárgula 5/9/2019, 15:12


A maçonaria nada mais é do que um clube que visa o enriquecimento financeiro dos seus integrantes. Mas esse "segredo" é realmente algo sério. Já conheci várias pessoas que temem revelar esse segredo. Então, boa coisa não é...
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Lilith 5/9/2019, 15:41


Art3mis,

A maçonaria aceita também mulheres, depende da loja, hoje existem lojas mistas, e os carbonários sempre aceitaram mulheres.
Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Art3mis 5/9/2019, 16:16


Carbonário é carvoeiro, maçom é pedreiro, são ordens diferentes apesar de semelhantes.
Sei que existem lojas mistas, mas elas não são consideradas pelos maçons, hummm...vamos dizer... "puros".....seria como uma "vertente", na falta de um termo melhor.

Beijocas! beijinho
Art3mis
Art3mis

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Art3mis 5/9/2019, 16:19

Masses Crusher escreveu:
Não creio que as pessoas deixem de revelar os segredos por darem a palavra de honra. Sabemos que esse negócio de palavra de honra rara vez funciona...

Não sei se você já se decepcionou ou se não tem dado sorte com as pessoas, o que posso lhe dizer é que existem, sim, pessoas que cumprem a palavra dada espontaneamente, sem ter sofrido nenhuma ameaça ou pressão.

Eu conheço pessoas assim e espero que você também passe a conhecer.

abs
Art3mis
Art3mis

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Lilith 5/9/2019, 16:41


Obrigada pelo esclarecimento.

Quando disse "puro" não foi sarcasticamente, como posso erradamente ter dado a entender, quis dizer original, sem mistura.

Quanto a algumas potências aceitarem e outras não, ainda faz com que a participação feminina seja algo meio que de 2ª linha.

Eu, pessoalmente, acho que para não perder seu sentido original a maçonaria só devia era ter homens mesmo.
De outro lado, acho que não deve haver homens num grupo como as rendeiras do Ceará, p.ex.
Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Homem Vitruviano 5/9/2019, 19:41


Um colega meu que é maçom, disse que eu me alinhava à postura desse grupo, e que eu poderia participar...

Eu, assim como meu pai já fez, recusei. Meu pai recusou por preconceito, eu recusei por conceito, ao meu ver trata-se apenas de outro rebanho...
Homem Vitruviano
Homem Vitruviano

Mensagens : 180

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Flautista de Hamelin 5/9/2019, 20:15


Na minha cidade há um tempo atrás a maçonaria estava decadente. Daí veio pra cá um cara que trabalhou na bolsa de valores. Ele foi iniciado e apoiado pelos maçons... Hoje é prefeito.
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Geômetra 6/9/2019, 00:00


Só reforça o que eu disse, um ótimo clube social.

Melhor que a Universal.
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Maçom 33° Grau 6/9/2019, 00:16


Entra na Maçonaria e vai decobrir o porque de tanto silêncio... eles não ameaçam ninguém.

Pra quem já estudou um pouco sobre esoterismo sabe o que significa o símbolismo do principal escudo maçônico.

Quem tem olhos que veja, quem tem ouvidos que ouça, já dizia um antigo ''mestre''...
Maçom 33° Grau
Maçom 33° Grau

Mensagens : 204

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Maçom 33° Grau 6/9/2019, 00:19


A Maçonaria aceita todos os credos: umbandista, protestante, católico, espírita, hindu, etc...

É uma escola que visa o aperfeiçoamento do ser humano. É misógino, mas tem seus motivos ancestrais.

Tenho uma formação universitária de arquitetura FAU/UFRJ e de escultura também EBA/UFRJ, e vi que na história da arquitetura e das artes existem registros antigos em gravuras, pinturas, esculturas dos maçons livres construindo as grandes obras da arquitetura através da história da civilização européia.

Eles detinham um saber matemático e de construção que ajudou a desenvolver a matemática, a engenharia, a arquitetura, etc... Enfim, é só uma reflexão pessoal...
Maçom 33° Grau
Maçom 33° Grau

Mensagens : 204

Ir para o topo Ir para baixo

Sociedades Secretas - Página 2 Empty Re: Sociedades Secretas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos