Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Artes Marciais Milenares

+13
Gyodai
Terry Silver
Nefelibata
Velha Ordem Mundial
Conde de Monte Cristo
Raimundo Lúlio
Meu nome não é Johnny
Norman, o herege
Alquimista
Obelix
William de Baskerville
Ovelha Negra
Marco Polo
17 participantes

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Meu nome não é Johnny 14/7/2021, 15:30

Quer dizer que... Wesley Snipes... Tudo enganação?!?!?!?!

Meu mundo caiu!!!!
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Meu nome não é Johnny 14/7/2021, 15:32

O pior é que faz sentido.

Desde quando um cara que tem por função espionar e assassinar precisa saber lutar? Aliás, se esse cara CHEGAR a lutar é porquê ele já se fodeu, pois está sozinho no meio do território inimigo.

É ridícula essa noção de que no Japão antigo havia um grupo de superespiões vestidos de preto que saíam matando e assassinando com armas exóticas e artes marciais estranhas.
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Gyodai 14/7/2021, 18:02

Eu não concordo... Pra mim, um espião não ter como se defender é a mesma coisa que um policial não se defender porque não tem uma arma... Também não gosto do nome "ninjutsu", que seria realmente a arte do shinobi; técnicas de disfarce, armamento secreto, envenenamento, etc. Mas eu acho o taijutsu legal, e vejo nele muita semelhança com o koryu-jujutsu.
Gyodai
Gyodai

Mensagens : 91

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Obelix 14/7/2021, 18:37

Terry Silver escreveu:Este ninjutsu romântico (que chamarei de Gendai Ninjutsu) se dividiu em duas escolas principais: Bujinkan (de Hatsumi) e Genbukan (de Tanemura).
Meu querido, a Genbunkan foi fundada por Shoto Tanamura que após ser aluno da Bujinkan e de Hatsumi, se desprendeu da organização com somente 1/3 de todo o ensinamento da Bujinkan e fundou sua própria organização. Portanto, a Genbunkan é só um "fruto" que nasceu a partir da "árvore" Bujinkan Budo Taijutsu.

Nenhuma das duas é "verdadeira", visto que ninjas não treinavam ninjutsu, mas prefiro a Genbukan por ser mais coerente.
PQP! Se beber não digite, se digitar não beba. Creio que ninjas faziam capoeira. Só pode, é claro... Você prefere a Genbunkan que é um rascunho da Bujinkan. Gosto é gosto, né.

Ainda assim, não treinaria ninjutsu...
Isso. Pratique algo que não necessite de um cérebro e você se dará muito bem.

De quê tipo de autenticidade estamos falando? Histórica ou griffe?
A Bujinkan com o Soke Hatsumi detém os NOVE makimonos (pergaminhos históricos das nove escolas ninjas e samurais que são a base de ensino da organização) passados de Mestre para Mestre há séculos. Este fato tem a benção do Imperador japonês, de TODO o povo japonês e todas federações de artes marciais não só no Japão mas no mundo todo. Hatsumi é altamente condecorado e o respeito que este homem possui em seu país é indiscutível.

Você insisti em falar MAL de algo que obviamente não entende. O ninjutsu proporcionou ao SHINOBI ser um excelente espião e assassino em sua época e seus ensinamentos funcionam e são praticados até hoje. O taijutsu (técnica de combate corporal ninja e samurai) é uma compilação de golpes e contra-golpes tão traumáticos que impede esta arte de ser competitiva.

A eficiência do Ninjutsu/taijutsu EM BATALHAS REAIS é histórica e indiscutível.
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Terry Silver 14/7/2021, 20:10

Terry Silver escreveu:Este ninjutsu romântico (que chamarei de Gendai Ninjutsu) se dividiu em duas escolas principais: Bujinkan (de Hatsumi) e Genbukan (de Tanemura).
Meu querido, a Genbunkan foi fundada por Shoto Tanamura que após ser aluno da Bujinkan e de Hatsumi, se desprendeu da organização com somente 1/3 de todo o ensinamento da Bujinkan e fundou sua própria organização. Portanto, a Genbunkan é só um "fruto" que nasceu a partir da "árvore" Bujinkan Budo Taijutsu.
Blá, blá, blá... "conhecimento"? hum...


Nenhuma das duas é "verdadeira", visto que ninjas não treinavam ninjutsu, mas prefiro a Genbukan por ser mais coerente.
PQP! Se beber não digite, se digitar não beba. Creio que ninjas faziam capoeira. Só pode, é claro... Você prefere a Genbunkan que é um rascunho da Bujinkan. Gosto é gosto, né.
Prefiro por uma questão de lógica, um currículo conciso e enxuto sempre é melhor que um emarando de técnicas retiradas (leia: copiadas) de Ryus incompatíveis e 14, 15 dans de graduação são demais pra mim, mas repito: NENHUM DOS DOIS É NINJUTSU.

De quê tipo de autenticidade estamos falando? Histórica ou griffe?
A Bujinkan com o Soke Hatsumi detém os NOVE makimonos (pergaminhos históricos das nove escolas ninjas e samurais que são a base de ensino da organização) passados de Mestre para Mestre há séculos. Este fato tem a benção do Imperador japonês, de TODO o povo japonês e todas federações de artes marciais não só no Japão mas no mundo todo. Hatsumi é altamente condecorado e o respeito que este homem possui em seu país é indiscutível.
Eba! chegamos na melhor parte!!
Gozado que esses "pergaminhos" não tem nenhum valor histórico comprovado, motivo que sempre fez o Ninjutsu do Hatsumi ser REPETIDAS vezes recusado como Koryu!

Você sabe o que é Koryu, corujinha nervosa?
Não acredita em mim?? Leia o artigo e olhe só o que diz umas das mais respeitadas autoridades em koryu do Japão, Diane Skoss (Koryu.com):

Ninjutsu: is it koryu bujutsu?

http://www.koryu.com/library/ninjutsu.html

Você insisti em falar MAL de algo que obviamente não entende. O ninjutsu proporcionou ao SHINOBI ser um excelente espião e assassino em sua época e seus ensinamentos funcionam e são praticados até hoje. O taijutsu (técnica de combate corporal ninja e samurai) é uma compilação de golpes e contra-golpes tão traumáticos que impede esta arte de ser competitiva.
Eis o vocabulário ninja:

"Vocês não sabem o que estão falando" = "Eu não sei o que estou falando"

"Isso é mentira!" = "Eu não tenho argumentos"

AHHHHHHHH... quer dizer que o ninjutsu é tão mortal que por isso não existe competição???? hahahahaahahaha Você caiu no meu conceito, putz!

Fui!
Terry Silver
Terry Silver

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Meu nome não é Johnny 14/7/2021, 20:40

O Terry está certo. Já ouvi falar dessa história de que o Hatsumi foi rejeitado pela organização japonesa que certifica artes marciais tradicionais - houve, se não me engano, um "probleminha" de autenticidade dos tais pergaminhos.
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Obelix 15/7/2021, 01:36

Ninjutsu/Taijutsu, Aikido e algumas outras artes trabalham em 90% de suas técnicas torções e estrangulamentos auxiliados pelo desequilíbrio ou queda total do adversário. Sendo assim, nem Tóri (aquele que aplica o golpe) e nem o Uke (aquele que recebe o golpe, a vítima) conseguem fazer algo para minimizar os efeitos do golpe. Em muitas dessas técnicas isso é possível (como no Judo) mas na maioria, NÃO. Uma vez iniciada, se feita da forma correta e com o mínimo de velocidade, algo irá fraturar, luxar ou sangrar eminentemente. Por isso, técnicas assim seriam com certeza proibidas em competições. São ditas técnicas "sujas" como dedos nos olhos, estrangulamento da gengiva etc... e como o Ninjutsu é 90% assim, então não da pra ser competitivo mesmo. Isto é fato. Não é nerdismo. Não estou inventando. Falo somente do que sei.
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Obelix 15/7/2021, 01:37

O motivo de muitas das escolas da Bujinkan não ser Koryu é unicamente político e pessoal pra algumas famílias dos criadores das escolas. Rincha entre familiares dos criadores e alunos comuns veem de antes do Takamatsu (Sensei de Hatsumi). Quem merecia o poder sobre os pergaminhos ou não, não tira a autenticidade e eficiência dos ensinamentos contidos nele.
Cara, bobagem a gente discutir.
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Obelix 15/7/2021, 01:41

Terry Silver escreveu:AHHHHHHHH... quer dizer que o ninjutsu é tão mortal que por isso não existe competição???? hahahahaahahaha Você caiu no meu conceito, putz...
O ninjutsu não é mais nem menos mortal que as outras artes. Apenas os golpes (em maioria absurda) seriam considerados "sujos" e "desleal" por qualquer tipo de competição. Isso sem falar que boa parte dos ensinamentos dependem de armas (bastões, facas, espadas), portanto, adeus competições com base nisto também. E sim, poderiam subir num ringue de MMA mas perderiam o combate facilmente, uma vez que as regras impostas os deixariam praticamente paralisados... Ah sim, eles sabem também socar, chutar e aplicar chaves, mas lutadores de Muay Thay e Jijiteros trabalham isso bem mais e não teriam a menos chance. Por isso não se vê ninjutsukas em ringues de MMA. Por que seriam obrigados a dançar a dança do inimigo e seguir as regras dele.... e seriam destroçados com certeza. Ninjutsu/taijutsu não foi desenhado para ringues assim como Jiujitsu não foi desenhado para lutar contra vários oponentes etc. Cada arte se dá melhor num tipo de terreno e situação específica, isso, claro, não torna uma melhor que a outra.
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Obelix 15/7/2021, 01:43

Meu nome não é Johnny escreveu:O Terry está certo. Já ouvi falar dessa história de que o Hatsumi foi rejeitado pela organização japonesa que certifica artes marciais tradicionais - houve, se não me engano, um "probleminha" de autenticidade dos tais pergaminhos.
Houve de fato um problema com os familiares descendentes dos criadores e fundadores dos Ryus. Quanta a autenticidade, ela é comprovada e autêntica. Os próprios familiares dos fundadores não possuem outros makimonos. Estão todos em mãos de Hatsumi. Houve dizer que houve uma complicação de ordem unicamente política, todavia isso não impediu Hatsumi de continuar ensinando já que a herança lhe passada em mãos é autentica. Todos respeitam esse fato.
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Terry Silver 15/7/2021, 01:57

Obelix escreveu:Ninjutsu/Taijutsu, Aikido e algumas outras artes trabalham em 90% de suas técnicas torções e estrangulamentos auxiliados pelo desequilíbrio ou queda total do adversário. Sendo assim, nem Tóri (aquele que aplica o golpe) e nem o Uke (aquele que recebe o golpe, a vítima) conseguem fazer algo para minimizar os efeitos do golpe.
Melhor você falar sobre Ninjutsu, em Aikido o buraco é mais embaixo... Aikido é muito mais do que desequilíbrio, existem Kaeshi wazas (reversões de técnica) e por último,  ninguém morre ou tem membros dilacerados quando recebe uma técnica feita de forma forte e rápida, ele apenas faz o ukemi necessário pra "fugir" do dano.

Treinar devagar é pra iniciantes ou pra polir a técnica, senão vira Tai Chi.
Terry Silver
Terry Silver

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Obelix 15/7/2021, 02:46

Me foi ensinado que o título de Ninja ou Shinobi só pertence a aquela casta de guerreiros/espiões que viveram no Japão Feudal a vários séculos atrás. O praticante de Ninjutsu de hoje em dia recebe o nome de Ninjutsuka. E no caso de serem alunos da Bujinkan também recebem o nome de Budoca devido ao ensinamento do Budo também estar presente nessa organização.

Eu disse que (na minha opinião) um Ninjutsuka não vence as atuais competições de MMA nem a pau. Isto se deve porque (como já disse) 90% dos tipos de golpe estariam proibidos além de que não treinam muita trocação de golpes, o que limita muito a resistência contra algum "casca grossa". Estou chamando os golpes de proibidos porque pelo que sei nenhuma competição permite dedos nos olhos, cotovelada na nuca e Shizenken (uso de unhas e dentes no combate) etc... etc...!! Logo, os ensinamentos que poderiam fazer escapar de uma chave do Jiu estariam proibidos, ou seja: Competição com regras = ninjutsuka em apuros.
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Alquimista 15/7/2021, 03:45

Primeiramente é preciso dizer que eu respeito o Terry Silver, o cara sabe muito e lê pra caramba (além de ter uma grana danada para comprar tudo quanto é publicação estrangeira que eu mataria para ter em minha biblioteca), mas não acho (e com certeza nem ele) que ele tenha conhecimento absoluto de tudo quanto é arte marcial do Japão como você talvez creia.

A primeira questão que eu gostaria de esclarecer é sobre os "ninjas não lutarem".

Não só os ninjas lutavam, como eram muito bons nisso segundo crônicas históricas. Sim, crônicas históricas relatam o modus operandi dos ninjas mas quase nunca usavam o termo ninjutsu, que é moderno, ao invés disso usavam uma miríade de designações dependendo da região ou cultura regional que relatasse o fato. Historiadores (veja bem, historiadores e não "achadores de fundo de quintal") como Yamaguchi Masayuki, Koyama Ryoutarou, Tobe Shinjuurou e Sugiyama Hiroshi estudaram o advento do ninjutsu, sua história e implicações e apontam vários gunkimonogatari (crônicas de batalhas de época) e outros como Buyo Benryaku (este seria o primeiro a usar o nome ninja e ninjutsu ao invés de shinobi, shinobijutsu, rappa Houjou godai-ki, seppa, koyo gunkan, kagimono-kiki, etc (todos nomes de ninja e do ninjutsu)).
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Alquimista 15/7/2021, 03:47

Sobre alguns dos relatos, existe o Tamon-in Nikki, um diário do monastério de Nara, considerado material de primeira por historiadores e muitos outros aspectos da história do Japão, que narra como um grupo de ninjas de Iga entraram no castelo Kasagi (na era Tenbun), combateram dentro de suas muralhas e habilmente fizeram dois prisioneiros em meio a confusão. Entraram na raça!

Outro relato, um documento chamado Mikawa go fudo-ki, que dá conta da investida de Tokugawa Ieasu contra o castelo Kaminojo, da família Imagawa, e relata sobre como um grupo de ninjas de Koga invadiram, mataram figuras chaves dentro do castelo, criaram uma confusão dos diabos e no meio da confusão, se fingindo de aliados, atacaram o inimigo em desordem, lutando face-a-face até abrir caminho ao portão (isso tudo salvaguardando dois familiares resgatados de Tokugawa). Uma confirmação dessa batalha pode ser vista através de uma carta de agradecimento de Tokugawa à família Iwane, que eram ninjas na época, a carta diz entre outras coisas:
"Isto se refere à batalha em que Udono Fujitaro Nagateru foi derrotado. Até então, nenhum ato de coragem poderia igualar-se a esse."
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Alquimista 15/7/2021, 03:52

Vou dizer somente mais de um relato, aliás, um relato muito bem documentado: Iga no Ran. Iga no Ran foi a retaliação da província de Iga contra a dominação da província de Ise por Oda Nobunaga (na verdade, fui muito mais complicado que isso, mas deixemos assim). O filho de Nobunaga, Oda Nobuo, tentou estabelecer um centro de controle em uma montanha de Iga, em uma construção da família Tanabatake, e foi impedido pelos ninjas e Iga. Nobuo resolveu tomar a província pela força e atacou com um belo contingente de 12000 homens bem treinados mas foi massacrado e mal escapa vivo (sério, o número de sobreviventes da primeira onda de ataque a Iga foi ínfimo). Iga só caiu quando Oda Nobunaga resolveu colocar seu gigantesco poderio militar na jogada, entrando na província com 6 frentes e com um total de 47000 soldados, mais toda a população da província daquela época (que era por volta de 20000 pessoas). Resultado, foi gente fugindo pra tudo quanto é lado, mas a província de Iga foi reduzida a pó (foi nessa época que a família Hattori foi pedir guarida para Tokugawa, dando início a um longo relacionamento).

Existem um número de outros documentos relatando ninjas em guerras, mas eu sinceramente estou morrendo de preguiça de pesquisar meus livros para postar uma bibliografia descente aqui (depois eu faço isso). Uma coisa sobre ninjas e batalhas interessante de se notar é que um dos ninjas mais notórios do Japão, Hattori Hanzo, era também conhecido com Yari no Hanzo (o fantasma da lança) por sua habilidade comprovada com a lança e se lançou à sua primeira batalha com a idade entre 14 e 16 anos. Hattori Hanzo era tido como um lanceiro feroz e também um mestre da espada curta (shinobigatana). A lança de Hattori Hanzo está guardada no templo Sainen-ji en Shinjuku desde sua morte. Não me passa pela cabeça porque um sujeito que não lutaria em campo de batalha teria uma lança e ainda seria conhecido como Yari no Hanzo (o fantasma/hanzo da lança).
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Alquimista 15/7/2021, 04:03

Terry Silver escreveu:visto que ninjas não treinavam ninjutsu
Isso não é inteiramente mentira, visto que o termo ninja e ninjutsu só surgiram em 1684, mas acontece que os ninjas passavam sim por um treinamento determinado e existem pelo menos 3 livros históricos a dar conta disso, ainda que superficialmente: o Bansenshukai, o Shoninki e o Ninpiden, todos eles muito antigos.

Prefiro por uma questão de lógica, um currículo conciso e enxuto sempre é melhor que um emarando de técnicas retiradas (leia: copiadas) de Ryus incompatíveis e 14, 15 dans de graduação são demais pra mim, mas repito: NENHUM DOS DOIS É NINJUTSU.
Você não conhece mesmo a Genbukan, não é?

fez o Ninjutsu do Hatsumi ser REPETIDAS vezes recusado como Koryu!
Na verdade, isso aconteceu uma única vez e eu sei exatamente porque. E você sabe? Me diga então. Quero ver se você vai falar a mesma bobagem de sempre. Faço outra pergunta: Porque o kukishin ryu, escola comprovadamente histórica de Kumano e cuja a linhagem familiar é contínua há séculos, não é koryu? Outra perguntinha, porque a Takenouchi Ryu Bichuden, escola também comprovadamente antiga não foi aceita na Nihon Kobudo Kyokai? Me responda isso já que você é tão esperto.

Você sabe o que é Koryu, corujinha nervosa?
Eu sei, e você, sabe? Então me responda, quais fatores são levados em conta para se classificar uma escola como koryu e quantas organizações se dedicam na pesquisa e respaldo dessas koryu?

Enquanto isso, elaborei 10 questões para os cretinos que gostam muito de acusar mas detestam ler. Você é capaz de respondê-las?
01 - Bujinkan não é Koryu!
02 - As escolas da Bujinkan nunca existiram!
03 - Hatsumi treinou muito pouco para ser soke!
04 - Takamatsu ensinava kung fu e não artes japonesas!
05 - A Bujinkan foi inventada por Hatsumi!
06 - Hatsumi é Aikidoka e copiou tudo do Aikido!
07 - Takamatsu inventou suas escolas de ninjutsu!
08 - Hatsumi não passa de um mercenário....
09 - Não existem Japoneses treinando na Bujinkan!
10 - É impossível um ser humano aprender tantas escolas como Hatsumi o fez.

Quem tiver mais questões que queiram que eu responda (se puder), por favor, postem aqui.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Alquimista 15/7/2021, 04:21

Meu nome não é Johnny escreveu:Quer dizer que... Wesley Snipes... Tudo enganação?!?!?!?!

Meu mundo caiu!!!!
O Ninja hollywoodiano é uma apropriação de uma estética japonesa para renovar os "filmes de espionagem tipo 007", que andavam em baixa nos anos 1980.

Nesta época, o Japão expôs-se para o mundo em sua perspectiva pós-fordista e o Ninja veio bem a calhar: um anti-herói, conceito que também estava muito em voga nesta época, com alguns elementos bastante chamativos e "ganchos" suficientes para mostrar que os EUAmericanos também poderiam ser Ninja e ficarem menos chateados com os Zaibatsu como a Nissan e a Semp.

Em suma, o Ninja é uma versão anacrônica dos atuais grupos de elite; vide Rambo II, que foi o muxoxo dos EUA: "Olha, viu? Um de nós pode limpar um acampamento de vocês de maneira furtiva - aprendemos com vocês, safados."
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Alquimista 15/7/2021, 04:28

Pra quem se interessar, tem um livro excelente sobre o ninjutsu, pesquisado nos rigores científicos por um PhD em história japonesa. O livro se chama: A arte do Ninja - Entre ilusão e realidade (Kacem Zoughari, editora JBC).

Membro da Nihon Budo Gakkai, pesquisador do Departamento Francês de Assuntos Estrangeiros e pesquisador e professor do Instituto Nacional Para Estudos das Línguas e Civilizações Orientais. Palestrou pelo mundo afora em lugares como o Institudo de Judo Kodokan, Nihon Budokan Kyokai, Ryukyu Kai, só para se citar alguns. Kacem fornece dados e fatos históricos estudados a partir de textos originais antigos de uma quantidade absurda de fontes lá do Japão, e como ele disse: "tudo que coloco e apresento nesse humilde livro pode ser provado. Posso argumentar e explicar seu conteúdo, com prazer, a quem queira."

A bibliografia do livro também mais parece um catálogo de textos históricos do museu de Ueno de tanto texto, crônicas e livros que o cara revirou para escrever sua obra. Talvez seja a obra mais importante sobre o ninjutsu, do ponto de vista da discussão histórico-introdutória e filosófico escrito em uma língua ocidental. Importante porquê ele não foi feito para gente como eu, que já estudo há muito tempo e já estava por dentro de vários dos fatos que ele cita em seu livro, é importante porque ele foi feito para pessoas como você, que ainda estão por fora desse fenômeno que aconteceu no Japão antigo.

O livro é excelente, ponderado e muito sóbrio. Recomendo a quem quiser saber mais sobre o ninjutsu.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Gárgula 15/7/2021, 06:34

Obelix escreveu:Ninja-tos (as famosas espadas ninjas) nada mais eram do que Katanas ou Daikatanas feitas de material podre por um mal ferreiro, que em batalhas eram facilmente partidas ao meio e devido a isto eram jogadas fora no meio do mato. Ninjas também acreditavam que "achado não era roubado" e "recolhiam" o que sobrou da katana, afiavam a ponta e as colocavam na cinta ou nas costas. Tcha-tchan-tchan... Nascia a ninja-to. Se olharem em fotos notarão que a ponta da ninja-to é quadrada, como se fosse uma espada partida... Isso ocorre porque ninja-tos eram originalmente KATANAS PARTIDAS.
Portanto, é uma inverdade dizer que elas eram totalmente retas.
Devemos separar as várias espadas japonesas que eram fabricadas: existiam katanas japonesas terrivelmente ruins, feitas com o pior tipo de minério e na pior forja do mundo, feito para os samurais de mais baixo escalão e portanto totalmente horríveis.

E sim, elas eram a MAIORIA das katanas disponíveis.

MAS, existiam Katanas que eram um primor de trabalho e com dureza, flexibilidade e uma lâmina totalmente impecáveis.

E sim, elas eram a MINORIA das katanas disponíveis.
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Gárgula 15/7/2021, 06:36

O aço japonês era pavoroso mesmo, a metalurgia da época operava MILAGRES e ainda assim conseguiam produzir boas espadas. Quando um Daimyo (senhor feudal japonês) queria uma arma realmente boa, ele mandava importar o minério da China e dava na mão dos melhores cuteleiros que existiam na terra deles (ex. Masamune) e aí se forjavam boas espadas.

No início do século XIX surgiu uma espada japonesa que era igual a uma katana, mas o modelo de forja e têmpera era totalmente diferente, me foge o nome da espada, mas ela era própria para cortar capacetes de aço sem perder o fio.

A droga é que eu não me lembro o nome exatamente da espada, vou precisar procurar.
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Gárgula 15/7/2021, 06:37

Aliás, hoje em dia, o aço japonês é o melhor do mundo e, inclusive, há submarinos militares construídos em aço especial que alcançam a profundidade de 1.000 metros. O ferro de lá não é bom mas o aço é feito de ferro importado do Brasil.
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Mister Kryptonita 15/7/2021, 15:07

Não esqueçam que o Japão é, falando de forma grosseira, o "topo" de uma cadeia vulcânica. Ou seja, uma formação recente e que não apresenta virtualmente recursos minerais. As jazidas minerais só ocorrem nas formações da Era Pré-Cambriana conhecidas como Escudos Cristalinos.

O pouco de ferro que pode ser obtido lá é extraído de uma areia escura, o satetsu, o que leva a um aço cheio de impurezas, inferior ao que podia ser obtido na mesma época na Europa. Que os cuteleiros japoneses tenham conseguido fazer uma espada como a katana daquilo é prova de sua perícia.
Mister Kryptonita
Mister Kryptonita

Mensagens : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Moonchild 15/7/2021, 18:12

Meu conhecimento sobre processos de metalurgia beira ao pífio...

A pouca coisa que sei sobre esse assunto é decorrente da fabricação de pratos de bateria, que por tocar e amar toda forma de lutheria, foi um assunto que sempre pesquisei bastante...

Enfim, se a máxima na fabricação de pratos for a mesma que a da forja de espadas (que não acredito ser tão distante, afinal muda-se o produto e a matéria mas continua sendo metal) o aspecto da "técnica" no refinamento é algo dos mais importantes, muito mais que a própria matéria utilizada...

A grosso modo, a prova disso é que no Brasil se usas uma liga chamada b8, outras empresas dão nomes diferentes e modificam um pouco, mas é sempre nessa... enquanto marcas estrangeiras como Sabian usam b20...
As curiosidades nisso são: A Paiste, uma outra marca estrangeira, é uma das melhores marcas, e por muitos a melhor, mesmo também usando o b8 (que muitos dizem ser um liga pobre!)... Enquanto várias marcas chinesas, que não são tão boas, usam a liga b20...

Enfim, é notável nesse tipo de fabricação a importância do material... Afinal, pratos chineses mesmo sendo feitos a "zóio" conseguem ser até melhores que os nacionais... Porém nada muda o fato de que a PAISTE, com o B8, consegue ficar de igual pra igual (superando muitas vezes) as maiores do mundo que utilizam o b20...

E o importante nisso tudo é, que diabos isso tem realmente a ver com o assunto? Bom sei lá, pelo menos vocês que leram até aqui chegaram a conclusão que eu não digo coisa com coisa mesmo... Abraços!
Moonchild
Moonchild

Mensagens : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Gyodai 15/7/2021, 18:44

Amigo do Rock, o que você me fala dos pratos da marca Zidjan?? São de qualidade boa realmente ou é meio lenda?

Ps.: Sou um baterista fracassado.
Gyodai
Gyodai

Mensagens : 91

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Moonchild 15/7/2021, 19:41

HAuhUha... estão também entre os melhores do mundo...

Sabian, Zildjian, Paiste, Anatolian, Ufip, Bosphorus, Istambul...
São todos pratos dignos de serem considerados os "melhores"...


Porém os mais populares dentre os melhores, são Sabian, Zildjian e Paiste... que investem bastante em endorses e tem o estilo de som mais "consagrado"...

A maioria com séries que beiram a perfeição, no caso da Zildjian detalhe para os Constantinoples, K/Z, dentre outros fascinantes...

Além deles tem linhas da Wuhan, Stagg, que são realmente válidas.
E no Brasil as marcas, Orion, Octagon e Krest, também tem dentre suas linhas uma ou outra que merecem destaque! Mas nada que chegue muito perto dos estrangeiros...

E nesses todos, o mais engraçado é que a PAISTE é a única top que se arrisca a fazer ótimos pratos com materiais usados pelas menos favorecidas... Mas também, processo todo manual e artesãos fodidos! Não podia dar em outra, somando que eram os pratos do Coppeland do The Police! ahuhuahuahu

Enfim, em pratos o que interessa é o timbre... mas também existe esse lance de resistência a pancada e todo mais, porém é mostrado aí que o barato mesmo tá na mão do artesão, e não do material!
Moonchild
Moonchild

Mensagens : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Artes Marciais Milenares - Página 4 Empty Re: Artes Marciais Milenares

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos