Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Music

+6
Refael Balinha
Patinho Feio
Obelix
Nefelibata
Meu nome não é Johnny
Zé Gotinha
10 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Folk Music Empty Folk Music

Mensagem por Zé Gotinha 18/8/2022, 23:16

FOLK-SE

Welcome to the World Music world! Make your contribution: tell us about the music of your people!
Zé Gotinha
Zé Gotinha

Mensagens : 130

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Zé Gotinha 18/8/2022, 23:18

O que é Folk ?

Eu, particularmente, cheguei à conclusão que as pessoas formam um conceito do que seja música folk a partir da maneira como conheceram a música folk. As gerações mais novas conceitualizam a música folk a partir do indie folk. Por isso, não têm a perspectiva histórico/cultural do que seja a música folk e sua visão se limita a um pequeno segmento do universo da folk music.

É muito provável que a maioria dos artistas que vc considera folk eu conheço ou pelo menos tenha ouvido falar (Red House Painters, Iron And Wine, Deb Talan, Eliot Smith). Mas duvido muito que a maioria dos artista folk que eu conheço sejam de seu conhecimento. Porque eles não se enquadram no indie folk.

Na minha perspectiva, ouvir Folk Music sem ter a perspectiva histórico/cultural não difere muito de ouvir música pop descartável. Folk music sem perspectiva histórico/cultural é só uma musiquinha "bonitinha" a mais para consumir e jogar fora.
Zé Gotinha
Zé Gotinha

Mensagens : 130

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Zé Gotinha 18/8/2022, 23:21

Resumindo, a conceitualização do que seja Folk music depende de como você "entra" no universo da música folk.

Caso você não saiba, a música regional/nativa de outros países já era considerada folk music no revival do final dos nos 50/começo dos anos 60.

O que me incomoda não é o fato da Folk Music ser ou não mais uma "modinha". Estou pouco me lixando para "modinhas" visto que há muito minhas fontes de conhecimento de novas músicas não se dá através dos veiculadores de "modinhas". O que me incomoda sim é o reducionismo, o tornar a música folk apenas uma musiquinha bonitinha, feito de encomenda para anúncios publicitários. A Folk Music no Brasil é "limada" das características não musicais que a diferem dos outros gêneros musicais, a saber, o ativismo e a preocupação com temas ligados à realidade. O contexto histórico, cultural, social em que se insere a Folk Music é jogada no lixo, para facilitar sua metamorfose em música pop de fácil consumo.

Apenas estou observando algo que talvez você não tenha percebido. Espero que você, leitor, se aprofunde um pouco mais no universo da Folk music. Mais cedo ou mais tarde você perceberá que o indie folk é apenas uma pequena parte desse universo. E não o universo inteiro.
Zé Gotinha
Zé Gotinha

Mensagens : 130

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Zé Gotinha 18/8/2022, 23:22

Então, fiquemos assim. Se os fãs de indie folk acham que todo o universo folk se resume aos indies folkies, que assim seja.

Afinal... todos podem ter ouvidos, mas nem todos ouvem...

(Tanto palavrório apenas para justificar o consumo da folk music pela ótica superficial da música pop...)
Zé Gotinha
Zé Gotinha

Mensagens : 130

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Meu nome não é Johnny 19/8/2022, 00:16

Quer que te dite meu trajeo musical? De como ouvia com mamãe e papai os vinis de Simon e Garfunkel, ou Joan Baez, Joni Mitchel, Pete Seeger, Leonard Cohen, Bob Dylan? Ou que ouço e gosto muito de Pete, Paul & Mary, Johnny Cash, Arlo Guthrie, Bert Jansch, Tom Paxton ou Jean Ritchie, que eu muito bem sei que era integrada na tradição folk dos apalaches, escrevendo hinos e muito mais?
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Zé Gotinha 19/8/2022, 01:04

Um dia deu para pesquisar alguma coisa de folk music que não seja indie folk, hein??? rs

Se você aprendeu tudo isso com mamãe e papai, deveria conhecer muito mais sobre folk music do que eu. Tudo que eu conheço eu descobri sozinho. Mamãe e papai não tinham um vinilzinho sequer de folk music.

Mas se você tem toda essa trajetória musical, me diz aí o que diferencia esse pessoal todo dos indies folks?

Ou será que não há diferença alguma? São todos iguais porque tocam violão, instrumentos e/ou vozes?
Zé Gotinha
Zé Gotinha

Mensagens : 130

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Nefelibata 19/8/2022, 02:03

No sentido original a folk music é americana... e no máximo com influência de negros que mesclavam seu blues... A não ser que um músico nativo tenha colhido algodão nos campos americanos nas décadas de 50/60, eu relaciono ele mais com WORLD music do que com folk music.
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Obelix 19/8/2022, 02:09

A música folk não é americana no sentido original.

Folk = Popular, folclórico.

Música folk é a música folclórica de cada povo sim.


Não tenho nada contra quem não quer conhecer sobre a música folk e só quer escutar um Bob Dylan ou coisa do tipo, mas se quer discutir sobre o assunto pesquisar um pouquinho não vai tirar pedaço de ninguém.
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Zé Gotinha 19/8/2022, 02:21

O que hoje é denominado "World Music" faz parte do enorme guarda-chuva da Folk Music há muito tempo, como pode ser visto numa interpretação de Pete Seeger.
Para quem não sabe, a música em questão é uma música brasileira legítima, "Luar do Sertão", composta por Catulo da Paixão Cearense.
Como importante artista e pesquisador da Folk Music, creio que Pete Seeger deva saber muito mais do que qualquer um de nós o que é ou o que não é Folk Music.
Se as pessoas que não pesquisam coisas mínimas acham que conhecem mais Folk Music que Pete Seeger... O que se há de fazer? Só lamentar a presunção...
Zé Gotinha
Zé Gotinha

Mensagens : 130

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Zé Gotinha 19/8/2022, 02:23

E, para quem também desconhece, Pete Seeger foi e é um nome muito mais importante para a Folk Music que o próprio Bob Dylan.

Dylan é um extraordinário compositor, cantor mais ou menos, e teve uma fase Folk apenas. Curta. Boa parte da lenda de Dylan se deve a esse período. Mas ele é muito mais um artista de música pop/rock que artista folk. É só examinar a sua discografia para constatar isso.

(Pelo sacrilégio de afirmar que Dylan não é o maior artista Folk que o senso comum considera ser, é bem capaz que eu tome umas cacetadas neste tópico... Mas tá valendo, porque o senso comum é o irmão gêmeo da desinformação)
Zé Gotinha
Zé Gotinha

Mensagens : 130

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Obelix 19/8/2022, 02:32

O problema todo é que o gênero folk abrange vários sub temas...
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Obelix 19/8/2022, 02:38

FOLK é abreviação de Folklore.

Usada não apenas para música tradicional, herdada dos antepassados, mas também para os artistas que continuam compondo nesse molde: WOODY GUTHRIE e PETE SEEGER. A palavra passou a servir também para a canção de protesto nos anos 60: BOB DYLAN e JOAN BAEZ.
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Zé Gotinha 19/8/2022, 02:47

I Got a Bad Feeling 'bout Dylan

Bob is Woody's bastard son. Cat got his tongue though.
Can't imagine Woody is happy 'bout that.

I've got a bad feeling about Dylan
in this time of war
I think there's tears a flowin'
that were never there before
he's hiding underneath that hood
watching all the killing
but he can't think of anything new to say
I've got a bad feeling 'bout Dylan

He wanders the globe in search of things
that he found many years ago
and when the time is ripe for change
he'll play the same old show
standing silent at the microphone
with hate he should be filling
taunting the masters of my war
I've got a bad feeling 'bout Dylan

selfish though I know I am
he's given more than most
but I know that when he goes away
he won't leave behind his ghost

I've got a bad feeling about Dylan
like I'm gonna flip on the news
and hear he's pulled a Hank Williams
and soaked up his own fuse
you say those boys'll live forever
well I'm no longer willin'
to buy that silly point of view
I've got a bad feeling 'bout Dylan

Woody is waiting up for him
Cisco and Sonny and Leadbelly too
sitting in a circle with guitars
maybe they need him too

I've got a bad feeling about Dylan
in this time of war
I think there's tears a flowin'
that were never there before
he's hiding underneath that hood
watching all the killing
but he can't think of anything new to say
I've got a bad feeling 'bout Dylan

by Tom Flannery
Zé Gotinha
Zé Gotinha

Mensagens : 130

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Patinho Feio 19/8/2022, 02:49

Não conheço o som, mas Folk pode ser Pop e Pop pode ser Folk, até porque Pop e Folk designam a mesma coisa, "do povo". Mas, tirando isso, não há problema algum quanto ao caráter Pop de algo Folk por definição musical e vice-versa.
Patinho Feio
Patinho Feio

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Zé Gotinha 19/8/2022, 02:53

Cada vez mais eu me convenço que a música Folk jamais será conhecida no Brasil para além de meia dúzia de pessoas. Mas, tudo bem...

Com o termo "Folk" no Brasil, ocorreu a mesma "transfiguração" que ocorreu com o termo "Funk". Deve ser por isso que o mesmo termo é usado para definir dois gêneros musicais absolutamente idênticos: o funk americano dos anos 70 e o funk carioca...
Zé Gotinha
Zé Gotinha

Mensagens : 130

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Zé Gotinha 19/8/2022, 02:59

Nada contra a música pop. Cada um tem a liberdade de ouvir o que quiser, mesmo que não tenha consciência de que a indústria/mídia musical "filtra" aquilo que nos é dado ouvir. Que ela cria "hypes" artificiais para consumo imediatista. Só acho que estão abrigando muita coisa debaixo do guarda-chuva da música folk que não tem nada a ver.

Quando morreu Utah Phillips, duvido que esse fato tenha sido citado em alguma discussão sobre música folk em fóruns brasileiros. Ou até mesmo que os membros dos ditos fóruns saibam quem foi Utah Phillips.

E olha... por mais que eu me esforce, não consigo ver/ouvir nenhuma relação entre Utah Phillips e o gênero pop.

Mas se Pop Music é igual a Folk Music... bem, talvez Utah Phillips não tenha sido "The "Golden Voice of the Great Southwest": Legendary Folk Musician". Talvez ele não tenha sido um lendário músico Folk... talvez ele tenha sido um músico lendário de Rap ou alguma outra coisa parecida...

Do jeito que as coisas vão, não duvido muito de que logo a definição de música Folk no Brasil vai ser: "Música bonitinha, gostosinha de ouvir. Inofensiva. Muito utilizada como fundo musical de anúncios de televisão"

Não adianta querer "forçar a barra". A música Folk não é para o público que só quer diversão e entretenimento rápidos. Para isso é que existe a música pop.
Zé Gotinha
Zé Gotinha

Mensagens : 130

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Patinho Feio 19/8/2022, 03:08

'Tá, mas daí, quando alguma dupla sertaneja da moda semi-country se dispõe a verter um clássico gringo ou desenterrar uma modinha, sei lá, gaúcha, todo mundo mete o pau, isto é, se não for condenada a expressão mera e pitorescamente regional/ista.

Quer dizer... Não dão valor nem ao Pop Pop, nem ao Folk Folk... Aí não tem jeito! E ficamos nessa de culpar a mídia. Acho uma posição demasiado confortável, pois com a Internet já era pra gente ter passado dessa fase, né...

Ou alguém que leia este tópico passa mais tempo na televisão do que no celular, mais tempo ouvindo sinal aberto do que na cavucagem amadora de streaming?
Patinho Feio
Patinho Feio

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Patinho Feio 19/8/2022, 03:11

Não vejo nada demais em categorizar Pop como Folk, se fica mais facil de reconhecer, mesmo porque rótulos são complicados.

Se eu tenho uma harmônica no pescoço, eu não posso ser um Slim Harpo albino, mas sim um Bob Dylan, um Neil Young. Isso que é o mais facillmente caracterizado... e até mesmo caricaturado... ahaha

Que nem, tem um artista que eu gosto muito que se chama Elliott Smith... o cara também, gostava de Bob Dylan, gostava de Beatles, enfim, fazia um som com voz e violão por pura limitação financeira, já que quando conseguiu dinheiro ele pode gravar os sons da maneira que estava na cabeça dele. Mas até então ele era um pastiche do Nick Drake para a mídia.

Talvez seja esse o grande problema de gente que faz um som voz e violão, e muitas vezes é caracterizado como Folk, por falta de opção... é simplesmente porque é a maneira mais facil de mostrar a música pra todo mundo.

Sim, eu gosto de usar harmonias vocais também, vejo o Nick Drake como um cara que conseguia de maneira legitima fazer do violão uma orquestra inteira... enfim. Tudo isso que é sabido de quem dedilha, desde o Jão Gilba's.
Patinho Feio
Patinho Feio

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Zé Gotinha 19/8/2022, 03:21

Concordo contigo que, em tese, quem esteja nesse fórum não deve estar ouvindo a grande mídia. E que hoje a internet seja o maior meio de informação para quem queira se informar sobre qualquer assunto.

Mas há alguns problemas:

- A internet, por ser um espaço "democrático" (ainda), permite que qualquer pessoa poste a informação que desejar, mesmo que ela tenha parcos conhecimentos sobre o tema. Isso, mais que informar, tende a desinformar o público.

- Boa parte do público da internet é da geração Ctrl+C, Ctrl+V. Apesar de dispor de um banco de informações fantástico como a internet, esse público é indolente e não se dá ao trabalho de pesquisar. Para eles, é muito mais fácil se associar a uma rede social e, acriticamente, engolir tudo que seja divulgado. Se for ler um texto sobre música Folk, esse público não passa da terceira linha...

- A persistir essa desinformação sobre música Folk no Brasil, movido por estratégia de marketing, em breve poderá ocorrer o fenômeno que citei como exemplo. O termo "Folk" para os brasileiros não terá o mesmo significado que tem para americanos, ingleses... Seria um fenômeno parecido com aquele que foi conduzido pela mídia, também por motivos mercadológicos. Pagode, sertanejo, passaram a designar tipos de músicas que nada tinham a ver com o pagode ou o sertanejo "original". É a velha história de se vender gato por lebre...
Zé Gotinha
Zé Gotinha

Mensagens : 130

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Zé Gotinha 19/8/2022, 03:25

Bem, parece que esta questão de de rotular como Folk Music coisas que não são folk é uma questão de estratégia de marketing mesmo. No momento atual, a onda de consumo parece ser essa e existe um mercado potencial para consumir "Folk" music.

Acessei há pouco a página de uma banda no myspace.com. É uma banda brasileira, que canta músicas em inglês. Vou omitir o nome da banda.

Na página da banda há as seguintes informações:

Influências:
Simon and Garfunkel, Beatles, Queen, Pearl Jam, Radiohead, Black Sabbath, Led Zeppelin, Everly Brothers, Fleetwood Mac, Yardbirds, Savoy Brown, Small Faces, Erudit Guitar Composers.

Semelhantes:
Folk, Acustic, Rock.


Das doze influências citadas pela banda, ao que parece somente Simon and Garfunkel tem origem na música Folk dos anos 60.

Aí eu me pergunto: como é que uma banda que reconhece que mais de 90 por cento de suas influências musicais são Rock/Pop pode produzir música Folk com um mínimo de autenticidade/credibilidade?
Zé Gotinha
Zé Gotinha

Mensagens : 130

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Obelix 19/8/2022, 03:30

Bom, é uma mescla de coisas.

Eu acho que se você pegar as tradições foclóricas de cada país e jogar na música, tem muita gente que faz isso, que não é classificado como Folk... é classificado como Regional, como MPB, enfim... um monte de coisas.
Agora, pegar uma música Apalache, ou uma música Irlandesa que nem a Wild Mountain Thyme, ou então uma música de trems, como Gotta Travel On, que são músicas do "folclore" desses paises (que por si só tem uma história antiquissima de músicas que foram e voltaram, de épocas de reis, de épocas de estalagems, enfim, músicas que foram se modificando).

Mesmo Silver Dagger, uma dessas músicas apalaches, ela foi ganhando modificações tanto nas palavras, como até um pouco na melodia... ouvindo uma versão do Roger Mcguinn, pra uma versão da Joan Baez, para uma versão do John Jacob Niles, e por fim chegando a uma versão de um coral a a capella do inicio dos anos 30, você vê a diferença, que em cerca de 20 anos, essa música sofreu. Imagina em mais de 100, que é a previsão de que ela tenha nascido.

Estamos falando de países que tem uma cultura fodida de antiga, e a gente tem uma cultura com cara própria que começou a ser valorizada a pouco tempo, caso contrário teriamos que cantar ou fados, ou músicas em tupi.

Então deixa esse povo ser folk minha gente.
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Patinho Feio 19/8/2022, 03:38

Em minha opinião, uma coisa é Folk ("puro", seja de que raiz for, mas pra "galera" provavelmente ligado apenas à música tradicional britânica e de colonização branca ou negra nos EUA), outra, Folky (que se assemelha ao Folk comercializado/popularizado, seja de que estilo for, mas quase sempre Rockeado), outra, Revival Folk (o pessoal do banquinho e violão dos 60 que a gente adora citar como caras fodas, fossem folcloristas de profissão -- viajantes-coletores --, intérpretes da antologia de música local, ou compositores originais de cunho político ou não), e outra, ainda, Folk Rock (que é tanto o povo que teve a idéia inicial nos 60 -- e de repente ficou legal colocar guitarra e bateria -- quanto a trilha sonora Pop de Sitcoms que vão na onda "cool" e caem como luva para cenas de adultos-jovens deprimidos).

Aí tudo isso se funde e confunde e a gente fica achando que o Folk "de verdade" já era, e que, aliás, jamais o tivemos. Não é assim, poxa... E fica parecendo também que só existe Folk no eixo UK-USA, que todo o resto soa "trucho" ("falso", mas essa palavra em Espanhol manda muito melhor o que eu quero dizer: tem a ver com "muamba") e mal-feito, macaqueado...

E essa é a verdade mesmo no que toca à maioria dessas bandinhas Indie fora do eixão. Mas 'tô pra dizer p'cês que o que a gente tem de mais Folk e Pop no Brasil ainda é a música nordestina como um todo. Claro que há outros ritmos muito legais e tudo o mais, mas é aquela história... Não chegam ao público e acabam por aí, grandes talentos condenados ao regional, como eu disse.

E a questão não é nem de quem será a culpa. O que eu disse sobre a relação entre Internet e música "de qualidade" e a ineficácia da mídia de massas para esse público, repito, vale apenas para os que lêem este tópico, porque nem a "membresía" (de novo Espanhol salvando Português) neste fórum vale muito.
Patinho Feio
Patinho Feio

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Obelix 19/8/2022, 03:46

Demais esse texto, cara! Nossa, gostei muito mesmo, até vou salva-lo aqui pra mostrar depois pra minha muié... hahahaha

Pior que eu tava lendo, ouvindo Pancho & Lefty do Townes Van Zandt, e me deu uma certa melancolia. Não sei porque eu relacionei a música com o texto perfeitamente.
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Zé Gotinha 19/8/2022, 03:50

Obelix escreveu:Bom, é uma mescla de coisas.

Eu acho que se você pegar as tradições foclóricas de cada país e jogar na música, tem muita gente que faz isso, que não é classificado como Folk... é classificado como Regional, como MPB, enfim... um monte de coisas.
Agora, pegar uma música Apalache, ou uma música Irlandesa que nem a Wild Mountain Thyme, ou então uma música de trems, como Gotta Travel On, que são músicas do "folclore" desses paises (que por si só tem uma história antiquissima de músicas que foram e voltaram, de épocas de reis, de épocas de estalagems, enfim, músicas que foram se modificando).
A música folk americana é diferente da música folk inglesa, que é diferente da música folk irlandesa, que é diferente da música folk escocesa... e aí vai... Quando penso em música folk brasileira não consigo pensar em artistas brasileiros emulando Bob Dylan, Neil Young, Nick Drake e outros. Para mim, muitos artistas da música dita "regional" fazem sim o que poderia ser chamado de música folk "brasileira". Creio que muitos ouvintes de música folk nascidos lá fora, se viessem aqui e ouvissem "folk" a la Dylan ou a la Neil Young iriam acabar perguntando: "não sabia que no Brasil vocês ouviam nossa música folk... Mas gostaria de conhecer música folk brasileira... existe isso?". Pelo menos é o que dá para se deduzir quando ouvimos Pete Seeger entoar "Luar do Sertão". Eu não tenho autoridade para definir o que seja folk music, mas creio que Pete Seeger deva ter um pouco pois ele era um estudioso do assunto.
Zé Gotinha
Zé Gotinha

Mensagens : 130

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Zé Gotinha 19/8/2022, 03:56

Obelix escreveu:Mesmo Silver Dagger, uma dessas músicas apalaches, ela foi ganhando modificações tanto nas palavras, como até um pouco na melodia... ouvindo uma versão do Roger Mcguinn, pra uma versão da Joan Baez, para uma versão do John Jacob Niles, e por fim chegando a uma versão de um coral a a capella do inicio dos anos 30, você vê a diferença, que em cerca de 20 anos, essa música sofreu. Imagina em mais de 100, que é a previsão de que ela tenha nascido.
Sim, é sabido que muitas canções folk sofreram alterações ao longo do tempo. Mas com esse argumento você está querendo dizer que ao longo dos 40 anos - tempo decorrido entre o revival da folk music do anos 60 e os dias de hoje - a música folk sofreu tantas transformações que acabou virando música pop/rock?

Estamos falando de países que tem uma cultura fodida de antiga, e a gente tem uma cultura com cara própria que começou a ser valorizada a pouco tempo, caso contrário teriamos que cantar ou fados, ou músicas em tupi.
Teríamos que cantar fados ou música em tupi? Não acho que isso seja necessário.

O problema não é o fato dos brasileiros terem uma cultura que não é "fodida de antiga". O problema é que os brasileiros, em especial parte de suas classes médias urbanas, padece de grave problema de identidade cultural.

Então deixa esse povo ser folk minha gente.
Claro que sim. Cada um é livre para se auto-rotular como quiser. Vivemos em uma democracia. Afinal, se os pagodeiros e os sertanejos "modernos" fazem isso, por que é que os "folkeiros" não podem fazer? No final das contas, o que interessa mesmo é vender o peixe, não acha?
Zé Gotinha
Zé Gotinha

Mensagens : 130

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music Empty Re: Folk Music

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos