Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Music

+6
Refael Balinha
Patinho Feio
Obelix
Nefelibata
Meu nome não é Johnny
Zé Gotinha
10 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Zé Gotinha 20/8/2022, 17:17

Galego tem razão, ele as tirou do contexto em que se encontram, 'vestiu-as com outra roupagem', talvez tentando-as deixar mais 'modernosas', com o intuito de atrair a atenção das pessoas, para poder vendê-las!

Deturpação!
Zé Gotinha
Zé Gotinha

Mensagens : 130

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Patinho Feio 20/8/2022, 17:44

Nossa! É assim que os portugueses tratam os seus compatriotas? Vergonha! O Roberto Leal teve todo o direito de vestir a música antiga com uma roupagem mais moderna, porque os outros podem e ele não pôde? Se isso for feito por uma Dulce Pontes, por uma Marisa, já pode, mas como é o Roberto Leal não pode. Deixem o homem descansar em paz, ele provou que não esqueceu as suas raízes, coisa que os emigrantes portugueses na Europa fazem questão de esquecer, só vão para a terrinha pra férias, porque há solinho! O mais é falando merci e outras macacoas!!!
Patinho Feio
Patinho Feio

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Patinho Feio 20/8/2022, 17:47

Eu quando era pequeno, eu adorava as músicas de Roberto Leal mas para os dias de hoje, eu acho ridículo! Porém eu não tenho nada contra, para mim ele fica lembrado na minha memória como uma coisa da minha infância. Na música portuguesa, eu gosto muito de Madredeus e Dulce Pontes. Eu me lembro que em um breve momento um grupo português chamados Os Delfins fez sucesso no Brasil mas isso foi muito rápido.
Patinho Feio
Patinho Feio

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Refael Balinha 21/8/2022, 21:17

Falando em folk ibérico, tem outra boa banda chamada Acetre, se não me engano é de Olivença e as letras são bilingue. Alguém conhece?
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Refael Balinha 21/8/2022, 21:19

A propósito, tenho uma curiosidade sobre a situação de Olivença... gostaria de saber o que vcs pensam:
Os portugueses já deram como totalmente perdida a devolução de Olivença pela Espanha?
O governo português já se pronunciou sobre o assunto? E qual a posição da UE sobre Olivença?
E a população da cidade? Ainda fala português ou se, depois de mais de 200 anos de dominação, o espanhol é a lingua dominante da população?

Abraços a todos...
Refael Balinha
Refael Balinha

Mensagens : 287

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Galego 21/8/2022, 21:43

Acho que a generalidade dos portugueuses não se preocupa com o assunto. Os oliventinos já não falam português, e a esmagadora maioria (senão todos) tem pesadelos só de ouvir falar de voltarem a ser portugueses.
Galego
Galego

Mensagens : 459

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Patinho Feio 21/8/2022, 23:18

Pouco provável!

Eu estive em Olivença há cerca de 2 anos, não ouvi nem uma pessoa falar português naquela aldeia ou vila, mas o que é certo é que a praça principal está toda decorada com a bela calçada portuguesa, não sei porque é assim, mas olhando para o chão até parece que estamos em Portugal... Mas já é um caso perdido, ao fim de tanto tempo, Olivença só perdia se passasse a ser portuguesa!
Patinho Feio
Patinho Feio

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Patinho Feio 21/8/2022, 23:21

Mas afinal... o que Portugal ganharia com Olivença? Mais meia dúzia de quilômetros quadrados?
Isso faz falta em Portugal pra alguma coisa?

Além do mais, qual a diferença hoje entre ser português ou espanhol? Ambos são europeus da "União Européia".

Se um pedaço minúsculo de terra pertence a Portugal ou Espanha não faz a menor diferença a nenhum dos dois países. Por isso que a maioria dos portugueses cagam e andam pra Olivença.
Patinho Feio
Patinho Feio

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Nefelibata 22/8/2022, 01:15

Medo.

O pior é que se fizéssemos um referendo em todas as terras de modo a que os seus habitantes escolhessem o país a que deveria pertencer a sua terra, da maneira que as coisas estão (vide a questão da Ucrânia), éramos capazes de ter uma surpresa...

Acho que os portugueses não se importam com isso porque têm medo de enfrentar Espanha. Se fossem mais poderosos, talvez mais gente se importasse com o assunto...

Vejam se a Espanha abdica do País Basco ou de Gibraltar. Os espanhóis, de fato, têm mais fibra do que os portugueses.

Não tenho opinião segura sobre o assunto...
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Ave de Rapina 7/10/2022, 02:30

Madredeus...... é lindo mesmo!

O grupo e a Tereza Salgueiro tem uma grande legião de fãs no Brasil!
A delicadeza da voz de Tereza, a competência dos músicos... as melodias tão encantadoras tocam a gente no que temos de mais profundo e sincero em termos de emoções. Há algum tempo entrei no site oficial pra deixar uma mensagem e me surpreendi com a legião de fãs que têm pelo mundo e principalmente no Brasil
Como disse nosso "poetinha"..." Beleza é Fundamental"
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Ave de Rapina 7/10/2022, 02:34

LUAR NA LUBRE é uma das formações mais importantes de folk na Galiza e com amplo histórico de concertos nacionais e internacionais. O seu som ultraspassou fronteiras sendo solicitados desde todos os pontos do planeta para tocar nos mais prestigiosos festivais e recintos. Desde os seus primeiros trabalhos obtiveram distintos prêmios, boas críticas, atuações nos mellores cenários e dois discos de ouro que confirmam esta longa história que podes passar agora a conheecer… Viva os celtíberos!
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Ave de Rapina 7/10/2022, 02:35

Sugestão:

Omnia (Países Baixos)
Poeta Magica (Alemanha)
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Senhor Galandum 28/12/2023, 21:11

Foggy Dew

"Foggy Dew" é o nome de várias baladas irlandesas e de um lamento irlandês. A canção mais popular com esse nome (escrita por Charles O'Neill) narra o Levante da Páscoa de 1916 e incentiva os irlandeses a lutar pela causa da Irlanda, e não pelo Império Britânico, como tantos jovens estavam fazendo na Primeira Guerra Mundial. EU.

"The Foggy Dew" é um produto da situação política na Irlanda após o Levante da Páscoa e a Primeira Guerra Mundial.

Aproximadamente 210.000 irlandeses juntaram-se e serviram nas forças britânicas durante a guerra. Isto criou sentimentos contraditórios em muitos irlandeses, especialmente naqueles com simpatias nacionalistas. Embora apoiassem amplamente o esforço de guerra britânico, também sentiram que uma das justificações morais para a guerra, "a liberdade das pequenas nações" como a Bélgica e a Sérvia, também deveria ser aplicada à Irlanda, que na época estava sob domínio britânico. A Batalha de Gallipoli de 1915, na qual foram mortos muitos jovens irlandeses, principalmente de classe média, que se juntaram em resposta ao apelo de John Redmond, fez com que muitas pessoas se voltassem contra a guerra.

Em 1916, patriotas irlandeses liderados por James Connolly e Patrick Pearse, aproveitando a preocupação da Grã-Bretanha com a Primeira Guerra Mundial, tomaram alguns dos principais edifícios de Dublin, incluindo o General Post Office, enquanto outros saíram em Ashbourne e Galway no Easter Rising.

A resposta brutal à Insurreição e a execução dos seus líderes que se seguiu marcaram um ponto de viragem para muitos irlandeses. A repulsa pública pelas execuções aumentou o crescente sentimento de alienação em relação ao governo britânico.

Canon O'Neill refletiu essa alienação quando escreveu The Foggy Dew, em homenagem às poucas centenas de homens corajosos que se levantaram contra o que era então o império mais poderoso do mundo. Em 1919, participou na primeira sessão do novo Parlamento irlandês, Dáil. Os nomes dos membros eleitos foram divulgados, mas muitos estavam ausentes. Seus nomes foram respondidos pela resposta faoi ghlas ag na Gaill – “preso pelo estrangeiro”.

Esses eventos tiveram um efeito profundo em O'Neill e algum tempo depois ele escreveu The Foggy Dew contando a história do Levante da Páscoa e refletindo os pensamentos de muitos irlandeses da época que agora acreditavam que os irlandeses que lutaram pela Grã-Bretanha durante o a guerra deveria ter ficado em casa e lutado pela independência irlandesa.

O'Neill resume esse sentimento na frase : "Era muito melhor morrer sob um céu irlandês / Do que em Suvla ou Sud el Bar".

Versões gravadas
A canção (também conhecida como Down the Glen) foi tocada e gravada por muitos grupos tradicionais irlandeses, incluindo The Clancy Brothers e Tommy Makem, The Dubliners, The Chieftains, Shane MacGowan e The Wolfe Tones, entre outros. O verso que começa com "Oh, a noite caiu preta e os rifles estalam" é quase sempre omitido nas gravações da música.

Sinéad O'Connor forneceu os vocais para uma versão triste da música do álbum de colaboração dos Chieftains de 1995, The Long Black Veil, que foi eleito o Melhor Dueto pela BBC Radio 6 Music. Esta versão é tocada frequentemente antes de um show de Dropkick Murphys. Em 11 de julho de 2015, ela cantou uma versão ao vivo da música para a entrada de Conor McGregor no UFC 189 em Las Vegas , Nevada .
Dylan Walshe gravou uma versão ao vivo do Cave in Rock.
Alan Stivell no álbum ao vivo Olympia (1972) e no álbum Again (1993) (incluindo os backing vocals de Shane MacGowan).
Daniele Sepe com seu grupo de jazz italiano incluiu Foggy Dew em seu álbum Spiritus Mundi (1995), entre muitas outras canções de protesto de todo o mundo, com a voz da cantora finlandesa Auli Kokko.
Jovens Dubliners em seu álbum Breathe (1995).
A música "Livin' in America" ​​da banda de rock celta Black 47 é tocada e cantada ao som de Foggy Dew.
Banda sérvia Catholic Celts em seu segundo álbum The Celts Strike Again .
Banda sérvia Tir na n'Og em seu álbum Tir na n'Og .
A banda de rock celta Blaggards, de Houston, em seu álbum "Standards" de 2005.
Banda croata Belfast Food ao vivo em Rijeka.
A banda alemã de metal celta Suidakra no álbum Lays From Afar (1999) como o álbum mais próximo. Apresenta apenas o primeiro verso.
The Screaming Orphans em seu álbum Sliabh Liag (2013).
Pete Seeger gravou essa música com sua própria letra, chamando-a de "Over the Hills".
Banda irlandesa de metal Primordial na compilação One and All, Together, for Home (2014).
Gilles Servat em dueto com Ronnie Drew, no álbum de Servat Sur les quais de Dublin (On the Quays of Dublin) (1996) incluindo um verso escrito por Servat.
Odetta fez uma versão no início dos anos 1960.
Hamish Imlach em seu álbum autointitulado (1966).
Jag Panzer em seu álbum de 2017 The Deviant Chord .
Banda folk polonesa Beltaine de seu álbum Rockhill (2004).
Banda de estrada do Arizona, Major Lingo, no álbum Ride (1987).
Derek Warfield gravou em 2008 com The Wolfe Tones.
A banda canadense de folk-punk The Dreadnoughts em seu álbum Green Willow em 2023.
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Senhor Galandum 28/12/2023, 21:19

La Jument de Michao

La Jument de Michao ("égua de Michao" em francês) ou Le Loup, le Renard et la Belette ("O Lobo, a Raposa e a Doninha") é uma adaptação bretã recente (1973) de duas canções tradicionais da França Ocidental diferentes, também encontrada na Bretanha, a original pode ser uma canção medieval francesa de origem da Borgonha: J'ai vu le loup, le renard, le lièvre. A integração no patrimônio bretão foi feita sob a forma de uma dedução de canção (dez para um dístico) típica da Alta Bretanha (em língua Gallo), mas também de outras regiões francesas. A música dança ao ritmo do Andro (Gwened), uma das danças de roda bretãs mais conhecidas .

Trata-se de uma paródia do Dies Irae litúrgico, com origem no século XV no país de Beaune e do qual existem numerosas variantes nas regiões francesas.

A letra fala sobre a égua de Michao (Gallo para Michael) que comeu todo o feno e não passará o inverno; eles se misturam com referências a outros animais (lobo, raposa e doninha).
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Senhor Galandum 28/12/2023, 21:22

An dro ou en dro (bretão: "a virada") é uma dança folclórica bretã em 4/4. É uma forma de dança circular.

Os dançarinos dançam em fila ou círculo, balançando os braços com os dedinhos entrelaçados.

A dança é executada em fila, com os bailarinos unidos entrelaçando os dedinhos. Eles balançam os braços e dão um passo curto para a direita, um passo mais longo para a esquerda, de modo que se desviam continuamente para a esquerda.

As canções an dro fazem parte do repertório de quase todos os cantores ou grupos bretões, desde músicas tradicionais como a de Alan Stivell e Retratos de Tri Yann, até rock como o álbum de 1998 La Ouache de Matmatah .

Cantores não bretões incluíram canções dro em álbuns, incluindo Imeall de Mairéad Ní Mhaonaigh (vocalista do Altan).
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Senhor Galandum 28/12/2023, 21:25

J'ai vu le loup

J'ai vu le loup ("Eu vi o lobo") é uma canção folclórica francesa e também uma canção de ninar ou canção infantil. Acredita-se que a canção tenha origens medievais.

A canção existe em muitas versões diferentes - sempre com ter visto o lobo no topo de uma lista de outros animais, e ter visto o lobo fazer coisas com características humanas, como ter visto o lobo, a raposa e a lebre beberem, cantarem e dançar.

O compositor Maurice Emmanuel incluiu uma configuração de piano clássico em suas Canções da Borgonha: J'ai vu le loup, porém a maioria das interpretações da canção enfatiza características folclóricas mais ásperas.

A música Le Loup, le Renard et la Belette, também chamada La Jument de Michao, é uma adaptação desta música.
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Senhor Galandum 28/12/2023, 21:27

Brian Boru's March

A Marcha de Brian Boru é uma música tradicional irlandesa.

Brian Boru foi um rei supremo da Irlanda que fundou a dinastia O'Brien (978 -1014).

Em 1969, a música foi gravada pelos The Chieftains. Horslips usou-o em 1976, como introdução e base para "Trouble (With a Capital T)" do álbum The Book of Invasions.
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Senhor Galandum 28/12/2023, 21:37

Scarborough Fair

"Scarborough Fair" é uma canção tradicional inglesa de autoria desconhecida. A canção teve muitos intérpretes e versões, sendo as mais destacadas a gravação feita pela dupla Simon & Garfunkel e a versão do grupo irlandês Celtic Woman que contou com a participação da soprano Hayley Westenra. Há também versões da cantora norueguesa Aurora, da banda de Metal Progressivo Queensrÿche, da banda teuto-norueguesa Leaves' Eyes, da cantora inglesa Sarah Brightman, da banda brasileira Trio Amadeus, da dupla espanhola Sergio y Estíbaliz, do grupo de folk galego Luar na Lubre com o título Romeiro ao lonxe, do cantor português Roberto Leal com o título Olhos de Terra, Cabelos de Trigo e do grupo de folk-metal espanhol Mägo de Oz com o título Duerme... (canción de cuna). Geralmente a música é cantada na forma de um dueto de vozes masculina e feminina.

Existe uma variação da música do grupo OMNIA ( banda do gênero 'neoceltic pagan folk' dos Países Baixos), chamada de Elven Lover, a letra é próxima a original, deixando apenas o refrão e poucos versos iguais.

Parsley, sage, rosemary and thyme
No segundo verso são repetidas as palavras: Salsa, sálvia, alecrim e tomilho. É possível que seja uma alusão ao compromisso do cantor com sua amada, tendo sido proposta a seguinte interpretação para elas:

Parsley (Salsa): Eu quero que você seja a mãe dos meus filhos.
Sage (Salvia): Sou fiel.
Rosemary (Alecrim): Pense em mim.
Thyme (Tomilho): Eu sou seu.
Uma outra suposição é de que, em uma crença pagã, era dito que esses eram os ingredientes para se fazer uma poção do amor, capaz de induzir a pessoa que a tomasse a apaixonar-se pela outra.

Feira de Scarborough
O nome Scarborough Fair é uma referência à feira de Scarborough, que na idade média, era um dos maiores pontos de referência comercial de toda Inglaterra, com um enorme mercado que se prolongava durante 45 dias a partir de 15 de agosto.

Are you going to Scarborough Fair?  - Você está indo à feira de Scarborough?
Parsley, sage, rosemary and thyme.  - Salsa, sálvia, alecrim e tomilho
Remember me to one who lives there -  Lembra-me a alguém que vive lá,
She once was a true love of mine.  - Pois, ela outrora foi o meu verdadeiro amor.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Scarborough_Fair
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Senhor Galandum 28/12/2023, 21:41

Feira de Scarborough

Durante o final da Idade Média, a cidade litorânea de Scarborough, em Yorkshire, era um local importante para comerciantes de toda a Inglaterra. Foi palco de um enorme evento comercial de 45 dias a partir de 15 de agosto, que foi excepcionalmente longo para uma feira naqueles tempos. Mercadores vieram de todas as áreas da Inglaterra, Noruega, Dinamarca, os Países Bálticos e do Império Bizantino. A Feira de Scarborough originou-se de uma carta real concedida pelo rei Henrique III de Inglaterra em 22 de janeiro de 1253. A carta, que dava a Scarborough muitos privilégios, afirmava que "Os Burgueses e seus herdeiros sempre terão uma feira anual no Borough, para durar da Festa da Assunção da Abençoada Virgem Maria até a Festa de São Miguel a seguir". (No calendário católico romano moderno, as datas equivalentes são de 15 de agosto a 29 de setembro.) Naturalmente, uma ocasião tão grande atraiu muito mais do que apenas comerciantes; eles precisavam ser entretidos e alimentados e, portanto, grandes multidões de compradores, vendedores e buscadores de prazer participavam da feira. Os preços eram determinados pela oferta e demanda, com os bens freqüentemente sendo trocados através do sistema de troca. Os registros mostram que, a partir de 1383, devido a outra feira na vizinha Seamer, a prosperidade de Scarborough caiu.

No início do século XVII, a concorrência dos mercados e feiras de outras cidades e o aumento da taxação causaram um colapso ainda maior da Feira, até que ela se tornou financeiramente insustentável. O mercado foi revivido novamente no século XVIII, mas devido à intensa concorrência a Feira de Scarborough teve seu fim em 1788.

A tradicional "Feira de Scarborough" não existe mais, mas uma série de celebrações discretas acontecem todo mês de setembro para marcar o evento original. A Feira de Scarborough, em julho de 2006, que se tornou coloquialmente conhecida na comunidade como Scabz Faz, testemunhou competições medievais organizadas pelo English Heritage, além da atrações habituais.

Foi anunciado em 3 de janeiro de 2023, que a Feira seria restabelecida após mais de 200 anos de hiato. O festival será reinventado como um programa anual de artes distintas, patrimônio, culinária, eventos musicais e competições esportivas. O planejamento é inicialmente para o período de 2023 a 2026.

A feira apresenta a tradicional canção inglesa "Scarborough Fair".

https://pt.wikipedia.org/wiki/Feira_de_Scarborough
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Senhor Galandum 28/12/2023, 21:44

Tri Martolod

Tri Martolod ("Três marinheiros" em bretão) ou Tri Martolod Yaouank ("Três jovens marinheiros"), é uma canção tradicional bretã que data do século XVIII na Baixa Bretanha. Ficou famosa pela interpretação, pelo arranjo e pelas gravações feitas pelo harpista bretão Alan Stivell, na década de 1970.

A letra conta a história de três jovens marinheiros que embarcam para a Terra Nova e a história rapidamente se transforma em um diálogo romântico. A música é uma rodada em três passos típica da Cornouaille do Sul e comum nas zonas costeiras bretãs.
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Senhor Galandum 28/12/2023, 21:51

Casamento de Mairi

"Mairi's Wedding" (também conhecida como Marie's Wedding, Lewis Bridal Song ou gaélico escocês: Màiri Bhàn "Blond Mary") é uma canção folclórica escocesa escrita originalmente em gaélico por John Roderick Bannerman (1865–1938) para Mary C. MacNiven. (1905–1997) por ocasião de sua conquista da medalha de ouro no National Mòd em 1934. Em 1959, James B. Cosh criou uma dança country escocesa ao som da melodia, que tem 40 compassos, em tempo real.

O Casamento de Mairi foi composto para homenagear a conquista da medalha de ouro Mòd, que é considerada o maior prêmio de canto da Gaeldom Escocesa. Uma faixa de Mary C. MacNiven cantando sua canção vencedora no Mòd de 1934 ainda está disponível e o Mod fundou uma competição de salvas memoriais para homenagear seu nome. Seu casamento só aconteceu seis anos depois, quando ela se casou com o capitão John Campbell de Glendale, Skye. Ela continuou a cantar em concertos gaélicos e céilidhs durante a maior parte de sua vida, e morreu aos 91 anos em sua cidade natal, Portnahaven, Islay, em 1997.

A música "Mairi's Wedding" foi tocada pela primeira vez para ela no Highlanders' Institute, depois na Elmbank Street de Glasgow, e, na época, um ponto focal de atividade cultural e social para a comunidade de Highlands and Islands na cidade. Provavelmente foi através dessa apresentação que Sir Hugh Roberton conheceu a música.

Curiosidade:
A música aparece nas cenas deletadas do DVD da edição especial de 3 discos da versão de King Kong de 2005 de Peter Jackson. É ouvido enquanto Naomi Watts e Jamie Bell estão dançando no convés do navio a vapor Venture enquanto ele segue em direção à Ilha da Caveira. A música não é ouvida no filme em si, portanto, não está claro se sua presença no DVD é resultado do compositor de trilhas sonoras James Newton Howard, que substituiu Howard Shore, do próprio Shore ou do produtor do DVD.
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Senhor Galandum 28/12/2023, 21:54

Bella ciao

Bella ciao é uma canção popular italiana, provavelmente composta no final do século XIX. Na sua origem, teria sido um canto de trabalho das Mondine, trabalhadoras rurais temporárias, em geral provenientes da Emilia Romagna e do Veneto, que se deslocavam sazonalmente para as plantações de arroz da planície Padana. Mais tarde, a mesma melodia foi a base para uma canção de protesto contra a Primeira Guerra Mundial. Finalmente, a mesma melodia foi usada para a canção que se tornou um símbolo da Resistência italiana contra o Fascismo durante a Segunda Guerra Mundial.

Bella ciao tornou-se muito conhecida em todo o mundo e foi gravada por vários artistas italianos, russos, bósnios, croatas, sérvios, húngaros, ingleses, espanhóis, alemães, turcos, japoneses, chineses, brasileiros e curdos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bella_ciao
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Senhor Galandum 28/12/2023, 22:01

Morrison's Jig

Morrison's Jig é uma música tradicional irlandesa conhecida por vários nomes e muitas versões, especialmente desde que o violinista irlandês James Morrison a gravou nos Estados Unidos na década de 1920.

O tema também é chamado de Morrison's ou Jim Morrison's, Port Uí Mhuirgheasa (ou Porth Mhuirgheasa ), Cry Of The Celtic, Maurice Carmondy's Favorite (ou Favorite ), Morrison's Aaron , Stick Across The Hob, Paddy Stack's Fancy Jig, Tom Carmondy's Favorite, Lyon's Favorito.

Há por exemplo as interpretações feitas por Alan Stivell, o violinista irlandês Sean McGuire, os grupos JSD Band, Gaelic Storm...

James Morrison é o violinista que popularizou esta música. A história conta que Morrison aprendeu a música com Tom Carmondy (um amigo de Nova York), mas Tom não tinha um nome para ela. James Morrison aprendeu e lhe disse que iria gravá-la no dia seguinte para uma gravadora e chamá-la de Favorite Tom Carmondy, o que ele fez.

Tom Carmondy tocava acordeão na banda de Morrison. O jig era o favorito do seu pai (Maurice) "The stick across the hob".
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Senhor Galandum 29/12/2023, 11:30

Jig

O jig (irlandês: port, gaélico escocês: port-cruinn ) é uma forma de dança folclórica animada em compasso composto, bem como a melodia de dança que a acompanha. Ganhou popularidade pela primeira vez na Inglaterra, Irlanda, Escócia e outras partes das Ilhas Britânicas do século 16, e foi adotado na Europa continental, onde eventualmente se tornou o movimento final da suíte de dança barroca madura (o francês giga; giga italiana e espanhola). Hoje é mais associado à música de dança irlandesa, à dança country escocesa e ao povo Métis no Canadá. Os jigs eram originalmente em compassos compostos quádruplos (por exemplo,12/8 ), mas foram adaptados a uma variedade de fórmulas de compasso, pelas quais são frequentemente classificados em grupos, incluindo jigs duplos (6/8 ), jigs deslizantes (9/8 ) e jigs simples (12/8 ).

O termo jig provavelmente foi derivado do francês giguer, que significa 'pular' ou do italiano giga. O uso de “jig” na dança irlandesa deriva do irlandês jigeánnai, ele próprio emprestado do inglês antigo giga, que significa 'dança antiga'. Era conhecida como uma dança na Inglaterra do século 16, muitas vezes em 12/8, e o termo foi usado para um entretenimento pós-peça apresentando dança no início da Inglaterra moderna, mas que 'provavelmente empregava uma grande variedade de danças, solo (adequado para jigs), emparelhados, redondos, country ou corteses'; em Dancing Master de Playford (1651) 'o jogo de dança em “Kemps Jegg” é um cenário típico de uma gabarito dramático e é provável que a combinação de métrica de dança para passos e passagens não métricas para pantomima indique como um solo ou o conjunto pode ter sido dançado por músicos de palco.' Mais tarde, a dança começou a ser associada à música, particularmente em 6/8, e com jigs deslizantes 9/8.
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Senhor Galandum 29/12/2023, 11:54

Tha mi sgìth

Tha mi sgìth's mi leam fhìn (gaélico escocês, "Estou cansado e sozinho"), é uma antiga canção gaélica.

A melodia também é conhecida pelos seguintes nomes:

- A aventura das samambaias nas Highlands (“a aventura das samambaias nas Highlands”: uma aventura nas Highlands é uma dança tradicional das Highlands)
- Buain na rainich, Buinn y renniagh, Cortando samambaias, Cortando samambaias, Levantando samambaias, Puxando samambaias, Puxando as samambaias, ("para cortar ou colher as samambaias")
- Dulaman, Dúlamán (em irlandês, "Seaweed": na Irlanda, as algas marinhas eram colhidas para diversos fins, incluindo alimentação)
- O lamento das fadas
- A empregada cansada

A melodia também tem semelhanças com o Drummond Castle jig, aparecendo na coleção de danças de salão para uso do Duque de Perth.

Segundo Alan Stivell, Tha mi sgìth é "uma canção muito antiga das antigas Hébridas".

"Tha mi sgìth's mi leam fhìn" às vezes é traduzido como "Estou cansado de estar nas colinas sagradas todos os dias", mas a tradução palavra por palavra significa "Estou cansado e estou comigo mesmo" (sozinho).

Existem muitas variações da história ligada a esta canção, mas a sua versão principal conta a história de uma jovem que vai colher samambaias numa colina e conhece uma fada. Eles se apaixonam um pelo outro. Ao descobrir o relacionamento mantido pela jovem e temendo que tal caso fosse perigoso, sua família a confinou em casa e a proibiu de voltar a cortar samambaias. A música deveria ser cantada pela fada de coração partido. É cantada principalmente, inclusive por homens, para se divertirem durante as tarefas domésticas.

Note-se que, pelo contrário, de acordo com as explicações do Learngaelic (financiado por Bòrd na Gàidhlig ) e Beag air bheag (BBC), sites escoceses dedicados à aprendizagem do gaélico escocês, a fada em questão é uma ser masculino, ainda que as palavras que estas duas fontes propõem não nos permitam estabelecer nem o sexo da fada, nem mesmo a sua natureza mágica.

Tobar an dulchais tem duas gravações, alguns dos versos oferecidos são diferentes daqueles apresentados nos sites Learngaelic e Beag air bheag. No primeiro caso, seria uma “canção de amor cantada por um homem: ele está cansado todos os dias de colher samambaias e gostaria que sua noiva se juntasse a ele”. No segundo caso, seria “a canção relativa à história de uma menina que tinha um leannan-sìth [literalmente um amante das fadas]. Ele a ajudou a colher as samambaias. Seus irmãos a levaram e a esconderam. O leannan-sìth permaneceu sozinho para trabalhar”.

Uma terceira gravação, menos interessante do ponto de vista narrativo, apresenta uma aproximação fonética da letra gaélica do refrão, seguida da sua versão escocesa.
Senhor Galandum
Senhor Galandum

Mensagens : 165

Ir para o topo Ir para baixo

Folk Music - Página 3 Empty Re: Folk Music

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos