Folk Music
+6
Refael Balinha
Patinho Feio
Obelix
Nefelibata
Meu nome não é Johnny
Zé Gotinha
10 participantes
Página 2 de 4
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4
Re: Folk Music
O folk atingiu o ápice nas décadas de 40 e 50 por meio de artistas como Pete Seeger e Woody Guthrie. Nos anos 60, representado por nomes como Bob Dylan e Joan Baez, o gênero teve sua consolidação definitiva na cena musical. Ressurgido universalmente sob a influência de diversos outros estilos, o folk está inserido em um cenário independente, ancorado, sobretudo, na difusão da música pela internet. No Brasil, o gênero e todas as suas ramificações (folk rock, neo folk, alt-folk, free folk, punk folk, anti-folk, etc) ocupam grande espaço entre os jovens, capitaneando uma cena musical fundamentada em autonomia.
Refael Balinha- Mensagens : 287
Re: Folk Music
Minhas considerações:
Por alguma razão que os liga a Bob Dylan na gravação de seu primeiro disco (como "Mr. Tambourine Man"), The Byrds é sempre o exemplo mais citado para representar o que chamam Folk Rock.
Pessoalmente, não vejo tanto Folk assim neles. Em minha opinião, The Band está muito mais para Folk Rock do que The Byrds, mas a questão é puramente estética e essa discussão sobre o que é ou não Folk não leva a nada - já que todos os estilos musicais existentes têm, em última análise, origem folclórica.
Joe Cocker na época do Mad Dogs & The Englishmen puxava muito mais para Soul/R&B do que para Folk ou Country (que, afinal, dependendo da variante, também pode ser considerado Folk).
Em minha opinião, ainda que praticamente inaugurando um novo estilo, o pessoal da baía de San Francisco representa melhor o Folk Rock, só que daí também já é uma puta evolução do gênero - mas, novamente, quem dirá o que é e o que não é?
Outro ponto a ser observado é que geralmente só se considera o Folk de procedência anglo-saxônica como originador do Folk Rock. Temos aí um problema, já que o Rock é notadamente uma produção do folclore africano (Blues) evoluído em terras americanas (Mississipi Delta) - portanto também Folk.
E, ainda, se abstraírmos a idéia de Rock em sua origem e associarmos o estilo ao folclore de outras culturas, teremos uma mistura a que, por falta de melhor denominador, também chamaremos Folk Rock - ou Experimental Rock, ou Progressive Rock, só porque introduz na música Rock elementos folclóricos desconhecidos do mundo ocidental e soa "exótico".
Ora... Mas se até a música clássica erudita surgiu do folclore europeu!
Resumindo, dada a riqueza cultural de nosso mundo, a exemplificação do que é Folk Rock fica tão problemática quanto a própria definição, estando ambas quase-que fatalmente condicionadas à mescla de culturas locais com a cultura de massas ianque - isto é, quando os músicos são criativos o bastante para conseguir realizar essa fusão sem se deixarem tragar só pela massificação global, uniformizante.
Por alguma razão que os liga a Bob Dylan na gravação de seu primeiro disco (como "Mr. Tambourine Man"), The Byrds é sempre o exemplo mais citado para representar o que chamam Folk Rock.
Pessoalmente, não vejo tanto Folk assim neles. Em minha opinião, The Band está muito mais para Folk Rock do que The Byrds, mas a questão é puramente estética e essa discussão sobre o que é ou não Folk não leva a nada - já que todos os estilos musicais existentes têm, em última análise, origem folclórica.
Joe Cocker na época do Mad Dogs & The Englishmen puxava muito mais para Soul/R&B do que para Folk ou Country (que, afinal, dependendo da variante, também pode ser considerado Folk).
Em minha opinião, ainda que praticamente inaugurando um novo estilo, o pessoal da baía de San Francisco representa melhor o Folk Rock, só que daí também já é uma puta evolução do gênero - mas, novamente, quem dirá o que é e o que não é?
Outro ponto a ser observado é que geralmente só se considera o Folk de procedência anglo-saxônica como originador do Folk Rock. Temos aí um problema, já que o Rock é notadamente uma produção do folclore africano (Blues) evoluído em terras americanas (Mississipi Delta) - portanto também Folk.
E, ainda, se abstraírmos a idéia de Rock em sua origem e associarmos o estilo ao folclore de outras culturas, teremos uma mistura a que, por falta de melhor denominador, também chamaremos Folk Rock - ou Experimental Rock, ou Progressive Rock, só porque introduz na música Rock elementos folclóricos desconhecidos do mundo ocidental e soa "exótico".
Ora... Mas se até a música clássica erudita surgiu do folclore europeu!
Resumindo, dada a riqueza cultural de nosso mundo, a exemplificação do que é Folk Rock fica tão problemática quanto a própria definição, estando ambas quase-que fatalmente condicionadas à mescla de culturas locais com a cultura de massas ianque - isto é, quando os músicos são criativos o bastante para conseguir realizar essa fusão sem se deixarem tragar só pela massificação global, uniformizante.
Refael Balinha- Mensagens : 287
Re: Folk Music
O meu favorito:
o harpista Bretão Alan Stivell, um dos maiores icones da nova musica Celta no mundo. Mais que um musico, um grande ativista pela cultura Bretã e pelo patrimonio cultural Celta em todo o mundo. Além de, claro, um gênio.
Álbuns:
Telenn Geltiek (1961)
Reflets (1971)
Renaissance de la Harpe Celtique (1972)
Live Olympia (1972)
Chemins de Terre (1972)
E langonned (1974)
Live à Dublin (1975)
Trema'n Inis (1976)
Before Landing (1977)
Journée à la Maison (1978)
International Tour (1979)
Tir Na Nog - Symphonie Celtique (1979)
Terre des Vivants (1981)
Légende (1983)
Harpes du Nouvel Âge (1985)
The Mists of Avalon (1991)
Again (1993)
Brian Boru (1995)
1 Douar (1998)
Back to Breizh (2000)
Au delà des mots (2002)
Explore (2006)
o harpista Bretão Alan Stivell, um dos maiores icones da nova musica Celta no mundo. Mais que um musico, um grande ativista pela cultura Bretã e pelo patrimonio cultural Celta em todo o mundo. Além de, claro, um gênio.
Álbuns:
Telenn Geltiek (1961)
Reflets (1971)
Renaissance de la Harpe Celtique (1972)
Live Olympia (1972)
Chemins de Terre (1972)
E langonned (1974)
Live à Dublin (1975)
Trema'n Inis (1976)
Before Landing (1977)
Journée à la Maison (1978)
International Tour (1979)
Tir Na Nog - Symphonie Celtique (1979)
Terre des Vivants (1981)
Légende (1983)
Harpes du Nouvel Âge (1985)
The Mists of Avalon (1991)
Again (1993)
Brian Boru (1995)
1 Douar (1998)
Back to Breizh (2000)
Au delà des mots (2002)
Explore (2006)
Refael Balinha- Mensagens : 287
Re: Folk Music
Refael Balinha,
Fico feliz que tenha entrado no tópico, uma vez que o trabalho de Alan é praticamente desconhecido no Brasil. Acho que poderíamos nos apresentar, ou pelo menos dizer a relação que cada um de nós tem com a música desse gênio vindo da Bretanha.
Começando por mim, conheço o trabalho de Alan Stivell a mais ou menos dois anos, quando tive a oportunidade de ouvir o belíssimo álbum Brian Boru. Desde então, meu interesse só aumentou bem como minha admiração por esse músico fantástico. E você?
Fico feliz que tenha entrado no tópico, uma vez que o trabalho de Alan é praticamente desconhecido no Brasil. Acho que poderíamos nos apresentar, ou pelo menos dizer a relação que cada um de nós tem com a música desse gênio vindo da Bretanha.
Começando por mim, conheço o trabalho de Alan Stivell a mais ou menos dois anos, quando tive a oportunidade de ouvir o belíssimo álbum Brian Boru. Desde então, meu interesse só aumentou bem como minha admiração por esse músico fantástico. E você?
Zé Gotinha- Mensagens : 130
Re: Folk Music
Quais outros músicos Bretões que vocês conhecem, tocando música de inspiração folclórica Celta?
Eu conheço o Dan Ar Braz e um grupo muito interesante chamado Manau. Alguém conhece mais?
Eu conheço o Dan Ar Braz e um grupo muito interesante chamado Manau. Alguém conhece mais?
Zé Gotinha- Mensagens : 130
Re: Folk Music
Gosto muito de música Celta em geral (embora ainda tenha minhas dúvidas quanto ao tradicionalismo em grupos como Anuna ou a maravilhosa Loreena McKennitt), mas aproveitei a "nacionalidade" (aspas porque a Bretanha não é reconhecida como região independente política e economicamente da França) de Alan para tentar conhecer mais artistas do gênero nessa região.
Zé Gotinha- Mensagens : 130
Re: Folk Music
Tem o Tri Yann.
São Bretões e tocam música celta.
Tem um show gravado em dvd, muito bom, feito em Berci que tem um monte de músicos bretões. É um festival de música celta bretã, aí tem no mesmo show Alan Stivell, Dar ar Braz, Tri Yann, Armens, Gilles Servat e mais algumas outras participações (aparecem os nomes no final). O nome do dvd (pra quem se interessar) é 'Bretagnes a Berci'.
São Bretões e tocam música celta.
Tem um show gravado em dvd, muito bom, feito em Berci que tem um monte de músicos bretões. É um festival de música celta bretã, aí tem no mesmo show Alan Stivell, Dar ar Braz, Tri Yann, Armens, Gilles Servat e mais algumas outras participações (aparecem os nomes no final). O nome do dvd (pra quem se interessar) é 'Bretagnes a Berci'.
Refael Balinha- Mensagens : 287
Re: Folk Music
Adoro o Alan Stivell.
As melhores pra mim são:
Suite Sudarmoricaine
Tha mi sgith
The foggy dew
Pop-plinn
Tri martolod
As melhores pra mim são:
Suite Sudarmoricaine
Tha mi sgith
The foggy dew
Pop-plinn
Tri martolod
Obelix- Mensagens : 257
Re: Folk Music
Tem também o Turlough O'Carolan.
Quem conhece esse grande harpista celta do passado?
Quem conhece esse grande harpista celta do passado?
Obelix- Mensagens : 257
Re: Folk Music
Tenho uma seleção com músicas do O'Carolan (muitas, mas não só dele) tocadas pelo Patrick Ball. Gostei tanto que acabei comprando pela Amazon. Aliás, só fui conhecer este compositor através da Internet.
Nefelibata- Mensagens : 200
Re: Folk Music
Aí galera, vale citar o Blackmore's Night como música folk?
Eu acho que o Ritchie e a Candice mandam muito bem na música tradicional, não acham?
Eu acho que o Ritchie e a Candice mandam muito bem na música tradicional, não acham?
Nefelibata- Mensagens : 200
Re: Folk Music
Tem também o Lovin' Spoonful, uma das melhores bandas folk-rock dos anos 60.
Seguindo o rastro do The Byrds, o Lovin' Spoonful estava entre as primeiras bandas norte-americanas a desafiar o domínio da "British Invasion" na metade dos anos 60. Entre 1965 e 1967 eram incrivelmente famosos, lançando um clássico atrás de outro; incluindo "Do You Believe in Magic", "Daydream" e "Summer in The City".
Discografia oficial:
Do You Believe in Magic (1965)
Daydream (1966)
Hums of The Lovin' Spoonful (1966)
You're a Big Boy Now (1967)
Everything Playing (1968)
Revelation Revolution '69 (1968)
Run With You (1969)
Seguindo o rastro do The Byrds, o Lovin' Spoonful estava entre as primeiras bandas norte-americanas a desafiar o domínio da "British Invasion" na metade dos anos 60. Entre 1965 e 1967 eram incrivelmente famosos, lançando um clássico atrás de outro; incluindo "Do You Believe in Magic", "Daydream" e "Summer in The City".
Discografia oficial:
Do You Believe in Magic (1965)
Daydream (1966)
Hums of The Lovin' Spoonful (1966)
You're a Big Boy Now (1967)
Everything Playing (1968)
Revelation Revolution '69 (1968)
Run With You (1969)
Nefelibata- Mensagens : 200
Re: Folk Music
E aqui vai uma curiosidade da banda The Lovin' Spoonful para os mais recentes em conhece-la, e talvez para os mais antigos, a origem do nome.
Surgiu da letra de Coffe Blues do bluesman Mississipi John Hurt.
Surgiu da letra de Coffe Blues do bluesman Mississipi John Hurt.
Nefelibata- Mensagens : 200
Re: Folk Music
Falar nisso...
Alguém que saiba bem galego poderia por favor me ajudar a entender essa música do Luar na Lubre?
Vese voar
unha moura soidade
que vai xurdindo
baixo o solpor;
sombras que doan
seu alento
e transforman o ar
nun incerto mencer;
voces que son
as pegadas dun tempo,
eco de doces
acordes de alalás.
Cando atoparemos
druidas envoltos
nos fumes das lubres
no bosque de Emaín;
e o val enfeitizado
polas sombras que ainda emerxen
da última noite,
noite de luar.
Soños galopando
xa rachan co silencio
e o vento asubía
acordes de alalás.
Muita coisa eu obviamente entendo (alalás, as palavras que são iguais em portugues, etc), mas há palavras que trazem duvidas... (soidade = saudade? ouvi dizer que alguns galegos usam mesmo "saudade" / "morriña" para esse sentimento, na maioria das vezes em relação ao seu lar).
Alguém pode me ajudar?
Alguém que saiba bem galego poderia por favor me ajudar a entender essa música do Luar na Lubre?
Vese voar
unha moura soidade
que vai xurdindo
baixo o solpor;
sombras que doan
seu alento
e transforman o ar
nun incerto mencer;
voces que son
as pegadas dun tempo,
eco de doces
acordes de alalás.
Cando atoparemos
druidas envoltos
nos fumes das lubres
no bosque de Emaín;
e o val enfeitizado
polas sombras que ainda emerxen
da última noite,
noite de luar.
Soños galopando
xa rachan co silencio
e o vento asubía
acordes de alalás.
Muita coisa eu obviamente entendo (alalás, as palavras que são iguais em portugues, etc), mas há palavras que trazem duvidas... (soidade = saudade? ouvi dizer que alguns galegos usam mesmo "saudade" / "morriña" para esse sentimento, na maioria das vezes em relação ao seu lar).
Alguém pode me ajudar?
Patinho Feio- Mensagens : 119
Re: Folk Music
Soidade => é a circunstancia de estar só (sozinho).
Aqui é mais bem o "Sentimento íntimo e estado de ânimo provocados pelo desejo (desexo) de algo ausente que se estranha...Sinónimo de saudade, morriña, nostalgia (nostalxia)....
Aqui é mais bem o "Sentimento íntimo e estado de ânimo provocados pelo desejo (desexo) de algo ausente que se estranha...Sinónimo de saudade, morriña, nostalgia (nostalxia)....
Galego- Mensagens : 459
Re: Folk Music
Muito obrigado pela resposta!
Essa música é a minha preferida do Luar na Lubre - é lindíssima!
Moitas apertas para todos dende Brasil!
P.S. e "moura"? que espécie de "soidade" é "moura"?
Essa música é a minha preferida do Luar na Lubre - é lindíssima!
Moitas apertas para todos dende Brasil!
P.S. e "moura"? que espécie de "soidade" é "moura"?
Patinho Feio- Mensagens : 119
Re: Folk Music
Já que citaram o Luar na Lubre darei minha contribuição ao tópico.
Para mim a música folk está estritamente relacionada à música tradicional/folclórica de uma etnia, e ponto final. Por exemplo, na Itália temos Pino de Vittorio e Angelo Branduardi, na França temos Gwendal, na Dinamarca temos Krauka e por aí vai...
Mas em minha opinião a melhor música folk/tradicional do mundo é a Ibérica.
Só para listar os nomes mais importantes do gênero:
Luar na Lubre (já mencionado!)
Milladoiro
Trasga
Galandum Galundaina
Brigada Victor Jara
Alberto Jambrina
La Musgaña
Nuevo Mester de Juglaría
Vanesa Muela
Kepa Junkera
Sangre Cavallum
Para mim a música folk está estritamente relacionada à música tradicional/folclórica de uma etnia, e ponto final. Por exemplo, na Itália temos Pino de Vittorio e Angelo Branduardi, na França temos Gwendal, na Dinamarca temos Krauka e por aí vai...
Mas em minha opinião a melhor música folk/tradicional do mundo é a Ibérica.
Só para listar os nomes mais importantes do gênero:
Luar na Lubre (já mencionado!)
Milladoiro
Trasga
Galandum Galundaina
Brigada Victor Jara
Alberto Jambrina
La Musgaña
Nuevo Mester de Juglaría
Vanesa Muela
Kepa Junkera
Sangre Cavallum
Galego- Mensagens : 459
Re: Folk Music
Tem a linda Nolwenn Leroy e seu álbum Bretonne.Zé Gotinha escreveu:Quais outros músicos Bretões que vocês conhecem, tocando música de inspiração folclórica Celta?
Eu conheço o Dan Ar Braz e um grupo muito interesante chamado Manau. Alguém conhece mais?
Meu nome não é Johnny- Mensagens : 174
Re: Folk Music
Então nesse sentido o Roberto Leal também era folk, correto?Galego escreveu:Para mim a música folk está estritamente relacionada à música tradicional/folclórica de uma etnia, e ponto final.
...
Mas em minha opinião a melhor música folk/tradicional do mundo é a Ibérica.
Meu nome não é Johnny- Mensagens : 174
Re: Folk Music
Esse Roberto Leal, ou lá como se chamava, usou as canções tradicionais portuguesas e deturpou-as. Ficaram HORROROSAS e irreconheciveis!
Estas músicas do cancioneiro português que o Roberto Leal conspurcou, são muito lindas quando cantadas e tocadas como no original.
Por que é que esse gajo não foi cavar batatas ou para a IURD, pois me parece que fez parte dessa seita?
Estas músicas do cancioneiro português que o Roberto Leal conspurcou, são muito lindas quando cantadas e tocadas como no original.
Por que é que esse gajo não foi cavar batatas ou para a IURD, pois me parece que fez parte dessa seita?
Galego- Mensagens : 459
Re: Folk Music
Qualquer português de bom gosto tem asco do Roberto Leal, que deturpa, macaqueia e ridiculariza tudo o que é português. Aliás, o próprio Roberto Leal afirmava que se sentia estrangeiro em Portugal. E de facto ele de português só tem mesmo o nome.
Galego- Mensagens : 459
Re: Folk Music
Roberto Leal, ficou com o nome associado aos da IURD quando pretendeu compar uma radio para a IURD.
Roberto Leal, fala como os da IURD, não sei se pertenceu ou não. Roberto Leal negou, porque viu que isso o prejudicaria.
A IURD foi das piores exportações do Brasil que vieram para Portugal.
Quando eles vieram para o norte (Porto e arredores) correram com eles.
Roberto Leal, fala como os da IURD, não sei se pertenceu ou não. Roberto Leal negou, porque viu que isso o prejudicaria.
A IURD foi das piores exportações do Brasil que vieram para Portugal.
Quando eles vieram para o norte (Porto e arredores) correram com eles.
Galego- Mensagens : 459
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4
Página 2 de 4
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos