Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Império Romano

+17
Velha Ordem Mundial
Navegante
Merlin
Ser ou Não Ser
Dom Diniz
Meu nome não é Johnny
Eremita
Galego
Obelix
Refael Balinha
Ave de Rapina
Dree Elle
Sir Galahad
Lobo do Leste
Marco Polo
Raimundo Lúlio
Nefelibata
21 participantes

Página 30 de 30 Anterior  1 ... 16 ... 28, 29, 30

Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Ave de Rapina 6/2/2024, 00:22

A maior prova de que Marco Brutus era uma pessoa extremamente querida por Caesar foi o fato dele ter sido perdoado pelo seu ato de traição. Se não houvesse uma relação afetiva (amizade) tão forte entre os dois, com certeza Caesar teria o trucidado, mesmo sendo filho de sua amante.

E as afirmações de que Brutus pudesse ser filho de Caesar com Sevilla, é extremamente controverso. Bem para mim isso é falso, alguns historiadores afirmam que mesmo que Caesar tivesse idade para ser pai de Brutus, o provável ano em que Caesar conheceu Sevilla foi depois de Brutus ter nascido...

E as obras do Alan Messie são bem fracas, a do Rei Arthur é conto de criança...
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Art3mis 6/2/2024, 00:24

Marco Junio Brutus era 15 anos mais jovem do que Cesar, e Cesar e Servilia só se envolveram quando Cesar beirava os 30, portanto Brutus não só era nascido como já era um adolescente quando conheceu Cesar. Cesar supostamente teve uma filha com Servilia, Junia Tertia, que mesmo após a morte do "pai" e do irmão, dizia para que toda Roma ouvisse que era filha de Cesar.

Brutus nunca chegou a ser adotado por Cesar, mas seria seu herdeiro pois se casaria com sua filha Julia, se Cesar não resolvesse de última hora casa-la com Pompeu por motivos políticos. Mesmo assim, Cesar ainda tinha um relacionamento amigável com Servilia e Brutus.

Brutus só ficou ao lado de Pompeu na Guerra Civil por ser um dos mais tradicionalistas republicanos, tendo como antepassado o homem que teria deposto o último rei de Roma.

Bem, não vou nem citar que a ligação de Cesar com Decimo Brutus era de um parentesco tão distante quanto a ligação em si, portanto Cesar não teria porque se sentir tão traído assim por ele. Mas se querem acreditar que ele foi a grande decepção de Cesar, que se pode fazer, né?
Art3mis
Art3mis

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Sir Galahad 6/2/2024, 00:28

Romance histórico

Sou fã de carteirinha dos romances históricos especialmente se fala de antiguidade clássica ou oriental, mas, porém, contudo, entretanto, todavia, com UMA condição que depois o leitor vá mergulhar num texto acadêmico e fuçar se aquele detalhe tão legal que leu é real ou faz parte daquelas lacunas atuais do conhecimento humano que foram preenchidas com a criatividade do romancista. Isso não desmerece nem leitor nem romancista e muita gente boa iniciou seu interesse acadêmico assim. Não há porque condenar os romances históricos, eles são grandes chamarizes, são o fio dental na bunda redonda magnifica. Agora se tu tá interessado, investe! O máximo desprazer que você pode ter é que talvez a bunda seja de silicone ou "não funcione bem na hora H". Tudo bem. Ter pesquisado melhor costuma ser agradável também.


No caso especifico do Otaviano de Alan Massie o cara gasta algumas páginas no prefácio justificando que baseou seu texto em textos históricos recentemente descobertos, algo tipo uma agenda ou diário do próprio Augustus. Ainda não encontrei as referências magras que ele cita lá. Mas se algo assim fosse descoberto garanto que por mais desinteressado que mídia e povo brasileiro sejam por história antiga, alguma coisa na época sairia ATÉ no jornal nacional. Pena que não estou com o livro comigo, caçar tal referência ia ser divertido.
Sir Galahad
Sir Galahad

Mensagens : 513

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Merlin 6/2/2024, 00:32

Referência

Segundo Suetônio, em "Os Doze Césares", em 82.2,

"Atque ita tribus et viginti plagis confossus est uno modo ad primum ictum gemitu sine voce edito, etsi tradiderunt quidam Marco Bruto irruenti dixisse: καὶ σὺ τέκνον;"

Então, Suetônio menciona Marco Bruto, e não Décimo Bruto.

Plutarco, por outro lado, diz que César permaneceu calado, apenas puxando a borda da toga sobre a cabeça.

Marco Bruto era muito estimado por César; a mãe de Bruto, Servília, foi amante de César por muito tempo. Além disso, Marco Bruto exercia uma liderança intensa sobre a elite romana, que o tinha como exemplo; César queria atrair o apoio político de Marco.
Merlin
Merlin

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Nefelibata 6/2/2024, 00:43

Peraí...
Voltando a fita pro primeiro post desse debate...

Como tava no testamento de César quem o convenceu a desconsiderar o sonho de sua esposa com ele seria assassinado naquele mesmo dia????
Se não me engano ele estava apenas com sua guarda pessoal e um dos assassinos... não imagino que sua esposa tenha escrito algum livro...

Outra coisa que é uma pergunta que faço bastante...
O que você diria se estivesse sendo apunhalado por um pirralho e meia dúzia de velhos semi-nus? "Et tu Brute" seria a última coisa a me passar na mente...
Creio que alteração de Shakespeare foi mudar et tu Brute (de Plutarco, acho) para "quoque tu brute" ou alguma coisa do tipo (não sou fluente em latim hehehe) que significa "até tu, Brutos meu filho", mas também nunca tive paciência para ler Shakespeare...
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Art3mis 6/2/2024, 00:45

Merlin, você merece seu peso em ouro!

Nefelibata, Brutus não era um pirralho, era um homem feito por volta dos 40 anos.
Agora não entendi: Quem disse que Calpurnia escreveu um livro?
O que aconteceu foi que Cesar, dias antes, havia dispensado a sua guarda pessoal para demonstrar que confiava no povo romano e no senado. No dia de sua morte, ele não estava com sua guarda pessoal, estava sozinho com Decimo Brutus, porque Marco Antonio acabou sendo "atrasado" com motivos tolos por um dos outros senadores conspiradores e só foi notar o que havia acontecido no Senado quando Cesar já estava morto.

Cesar não deixou uma grande herança para Decimo, ele apenas o nomeou para ser administrador de uma província romana, assim como com Marco Brutus e outros senadores. Isso fazia parte do cargo dele e ele já tinha feito as nomeações para os próximos anos antes da morte, tanto que quando os conspiradores quiseram anular todos os feitos do "ditador", Marco Antonio os lembrou que todos eles seriam afetados caso isso ocorresse, já que Cesar havia nomeado a todos para administrar províncias e para cargos políticos que eles não estava dispostos a perder.

Como ficamos sabendo do sonho de Calpurnia? Simples: Ela entregou todos os papeis de Cesar, inclusive seu testamento e documentos oficiais à Marco Antonio, e deve ter contado à ele que tivera um pressagio, mas que ele o ignorou por causa de Decimo Brutus.
Art3mis
Art3mis

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Nefelibata 6/2/2024, 00:48

Oh grande Artemis, vossa divindade não entendeu...

Como chegou a informação do que ocorreu na manhã do assassinato de César ao testamento? Quer dizer... bom... acho que deu pra entender... ele morreu no dia, como pode ter escrito qualquer coisa?

E já sabia sim que ele dispensou a guarda pessoal (havia esquecido desse detalhe antes) mas mesmo assim há a carta de Brutos que o avisa de uma conspiração...

Falei ironicamente do "livro da Calpurnia" porque ela era a única que podia realmente saber o que estava no testamento do JC antes dele morrer...
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Art3mis 6/2/2024, 00:49

Ah sim. Desculpe, realmente te interpretei errado.

Bem, acho que Calpurnia não tinha acesso ao conteúdo dos documentos de Cesar, muito menos ao testamento dele. Ele deveria ter as testemunhas do testamento, que certamente seriam homens de sua confiança, mas o testamento em si ficava depositado no templo das virgens vestais, como era costume na época. E as mulheres de Roma não tinham abertura pra participarem da vida politica dos homens, salvo raras exceções, claro! Mas Calpurnia, realmente não era uma delas.
Art3mis
Art3mis

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Meu nome não é Johnny 6/2/2024, 00:51

Resumindo, a maioria acha que essa frase não existiu e que se foi falada ou se teve surpresa foi com Marco e não com Decimo.


Coitado do Decimo, bem mais legal e bem mais importante para Cesar do que o Marco.
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Art3mis 6/2/2024, 00:52

Se fosse a maioria dos membros do fórum que "acha" que foi Marco Junio ao invés de Decimo, tudo bem, mas é a maioria dos historiadores através dos tempos quem definiu isso... Isso vale alguma coisa ou só o romancista Alan Massie que "entende" de história?
Art3mis
Art3mis

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Meu nome não é Johnny 6/2/2024, 00:53

Historiadores definiram?
Que historia é essa de definir?

Ou existe uma prova ou o cara acha.
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Art3mis 6/2/2024, 00:55

Por todos os deuses! Vá ler um livro de história, vá ler "A vida dos 12 Cesares" e pare de acreditar em romancista barato!
Art3mis
Art3mis

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Marco Polo 6/2/2024, 00:56

@Meu nome não é Johnny

A "prova" é o Livro de Suetônio. O único que menciona a frase, e afirma que ela se dirigiu a Marco Júnio. Eu, particularmente, não conheço nenhuma fonte que aponte Décimo como destinatário da frase, você saberia indicar?

Também não sei de nenhuma fonte que afirme que Décimo era "bem mais importante para Cesar do que o Marco". Além da relação pessoal mais próxima, Marco Júnio também era muito mais importante para César no campo político (era um dos líderes dos optimates).
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Meu nome não é Johnny 6/2/2024, 00:59

Você disse que Suetonio falou que a frase foi dita, não e?

Eu não tenho essa referência para confirmar ou não, vou ver na net se eu acho.


Mas você viu numa postagem anterior que um colega garante que essa frase nunca foi dita?

Me diga um lance...

1 - Suetonio errou
2 - O colega está errado

Qual das opções acima é a válida?
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Marco Polo 6/2/2024, 01:01

Suetônio também não era contemporâneo de César, escreveu no final do século I d.c., começo do século II d.c. e afirmou que César teria dito a frase em grego.
Plutarco, contemporâneo de Suetônio, afirma que César "logo que viu Bruto com a espada desembainhada na mão, cobriu a cabeça com a toga e se abandonou ao ferro dos conjurados".
A frase em latim, acrescida do aposto "meu filho", se encontra no "Júlio César", de Shakespeare, que a consagrou.

Tendo em vista que a frase se consagrou em um texto dramatúrgico, e que outras fontes antigas não a citam, alguns dizem que a frase nunca foi proferida. Outros acreditam que Suetônio estava correto. Não é possível saber com certeza se a frase foi ou não pronunciada, ninguém que presenciou a morte de César deixou relatos sobre o tema - ao menos que eu saiba.

Contudo, os relatos de Suetônio e Plutarco convergem em muitos pontos, e ambos afirmam que César se rendeu ao ver Marco Júnio entre os conspiradores.

Por outro lado, não conheço nenhuma fonte, moderna ou antiga, que afirme que a frase foi dirigida à Décimo Bruto. E também é falso que Décimo era "mais importante", ou mais caro à César do que Marco. Além de ser uma figura de relevo na política, líder da facção conservadora - contrária à César - do Senado, era muito próximo de César também em sua vida particular (além de sobrinho, era filho da amante de César).

É impossível afirmar, peremptoriamente, se Suetônio estava ou não errado. Mas é muito improvável, dadas as informações que temos, que a frase tenha sido proferida e dirigida a Décimo Bruto.
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Meu nome não é Johnny 6/2/2024, 01:03

Bom... nesse caso você acha que o colega está errado, se eu entendi bem, opção 1.


Tudo bem...


Até onde eu lembro, eu não disse que Decimo era mais importante, eu disse que era mais confiável para Cesar do que Marco.

Como eu escrevi antes...
Um já tinha "traído" antes.
Corria os boatos segundo ROMA que Marco iria matar Cesar.
Cesar queria mandar Marco para longe dele, lá para a Grécia
A mãe do Marco era notoriamente contra o regime do Cesar

O outro não tinha nada que o desabonasse, que o colocasse como traidor, sempre foi fiel e leal a Cesar.

Pela lógica, com quem ele se espantaria mais, o primeiro ou o segundo?

O que já traiu uma vez ou o que nunca traiu?
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Marco Polo 6/2/2024, 01:10

Você disse: "Coitado do Decimo, bem mais legal e bem mais importante para Cesar do que o Marco".

Eu não estou falando que nenhuma das versões está certa, história não é uma ciência exata. Especialmente quando se trata sobre fatos que aconteceram há 2000 anos atrás, e sobre os quais não há muitas fontes.

O ponto é o seguinte: Suetônio é a única fonte que afirma que a frase foi dita. Segundo ele, dirigida a Marco Bruto.
A frase não teria sido dita num tom de espanto, ou susto. Ao que parece, foi em tom de desapontamento, e após proferí-la César teria desistido de lutar, escondendo o rosto com a toga.
Ou seja, não há nenhum motivo plausível para acreditar que Suetônio tenha se enganado, e que a frase teria sido destinada a Décimo.
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Meu nome não é Johnny 6/2/2024, 01:12

Mas esse lance que eu falei aí do Decimo foi uma opinião pessoal.
O Decimo salvou a vida do Cesar, o outro tentou matar e depois conseguiu.

Esse argumento é bom...

Vamos colocar da seguinte forma.

A única fonte mais confiável diz que a frase existiu e foi dita para Marco, se não houver nenhuma outra fonte discrepante, vamos ter Suetonio como a verdade mais provável.
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Art3mis 6/2/2024, 01:14

Alan Massie é um dos novelistas mais chinfrim que eu já li... E olha que leio muitos romances históricos e conheço bem o período dos romances que leio para saber diferenciar o que é história do que é enxerto.
Art3mis
Art3mis

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Art3mis 6/2/2024, 01:15

Quando vejo essa discussão, me faz lembrar de Dom Quixote lutando contra moinhos de ventos...
Art3mis
Art3mis

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Marco Polo 6/2/2024, 01:16

Pô, mas o Allan Massie também não é tão ruim quanto o cara do "Imperador". Aquilo ali nem romance histórico é. É ficção pura e simples, e de baixa qualidade.
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Nefelibata 6/2/2024, 01:19

Qualquer soldado das legiões de Caesar dariam a vida pelo seu general... Decimus Brutus só se tornou um pouco relevante para a história por te-lo salvado, nada mais além disso...

Com certeza, pelos outros fatos que você teima em ignorar, é mais provável que Caesar estimava mais Marcus do que Decimus...
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Art3mis 6/2/2024, 01:20

Allan Massie é bem fraquinho sim, mas concordo que não é justo compara-lo com o "escritor" do Imperador... Até hoje tenho arrepios só de lembrar as sandices que li nos 4 livros (sim, eu li os quatro, por isso posso falar mal à vontade, rs).
Art3mis
Art3mis

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Art3mis 6/2/2024, 01:21

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Art3mis
Art3mis

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Lobo do Leste 8/2/2024, 01:49

A ENEIDA E A TRADIÇÃO ÉPICA
 
 Império Romano - Página 30 Bernini_Enea_Anchise_Ascanio
Escultura de Bernini, Eneas carrega Anquises
 
Fonte de inspiração para Camões
em Os Lusíadas, a obra de Virgílio,
escritor da Roma imperial, tornou-se referência na poesia épica ocidental
 
 Império Romano - Página 30 Laocoonte
Cena da Eneida de Vírgilio: o sacerdote troiano Laocoonte
e os filhos são estrangulados por duas serpentes marinhas.
 
Texto de Paulo Martins* para a Revista Discutindo Literatura,
Edição 07, da Ed. Escala, Entre Gregos e Romanos.
Antes de começar a abordar o tema, faço aqui um pequeno parêntese. É comum, todas as vezes que começamos a ler o maior e melhor poema épico em língua portuguesa, Os Lusíadas, que nosso professor de literatura associe a idéia de Renascimento à tradição cultural greco-romana e, nesse caso específico, à tradição literária da poesia épica, mostrando o quanto Homero é importante como modelo seguido nesse momento histórico dos séculos 15 e 16. Realmente, não há como negar que as epopéias homéricas, Ilíada e Odisséia, são marcos incontestes do mundo grego. Afinal, até mesmo Platão, séculos depois da composição desses dois poemas, afirmara, tratando de Homero em seu livro A República, que “este poeta ensinou a Grécia”.
Nesse sentido, se o poeta grego é o cerne da civilização helênica, também o seria para os romanos e, por conseqüência, para nós, ocidentais. Contudo, a poesia homérica possuía uma característica importante e diferenciada, se comparada, por exemplo, ao Camões épico: a oralidade. Isto é, aquela poesia foi composta entre os séculos 9 e 8 a.C. e transmitida oralmente por cantores antes de ser apropriada pela escrita a partir do século 7 a.C. Tal propriedade determina as características formais do poema como as repetições sistemáticas, a presença de epítetos (aspectos exemplares das personagens) e as formulações lapidares que percorrem os milhares de versos da obra. Assim, se por um lado Homero é semelhante a Camões, por outro ele se distancia gravemente.
Então, quem é a referência do poeta português na Antigüidade Clássica? A resposta é imediata e direta: Virgílio. Tal afirmação seria até certo ponto irresponsável se não existisse um argumento de autoridade que a respaldasse.
Todos sabem que Dante Alighieri (1265-1321), o autor da Divina Comédia, no século 14, é um dos responsáveis pela grande síntese da história literária ocidental, ao associar a cultura medieval católico-cristã ao mundo clássico greco-latino: afinal, a idéia de paraíso, purgatório e inferno é, a um só tempo, cristã e pagã. Sem falarmos da presença de uma personagem fundamental no texto de Dante: seu acompanhante ao mundo dos mortos, Virgílio. Vejam, não é Homero que o acompanha!
Ainda hoje, também, nesse nosso mundo pós-moderno ecoa a voz de um poeta e crítico estadunidense radicado na Inglaterra nos anos 20 do século passado, T.S. Eliot (1888-1965). Ele nos informa sobre a importância de Virgílio para a cultura ocidental ao propor: “Nenhuma língua moderna pode pretender produzir um clássico no sentido que considero Virgílio um clássico. O nosso clássico, o clássico de toda a Europa, é Virgílio”.
Fundação da Nova Tróia
Nascido em Mântua, norte da Península Itálica, em 70 a.C., Virgílio produziu três grandes obras poéticas: As Bucólicas, As Geórgicas e A Eneida. Sua época é a do início do Império, isto é, momento em que a República romana sucumbe como conseqüência das guerras civis e da ditadura de Júlio César. Otávio Augusto assume a função de príncipe e, a partir daí, se estabelece uma sucessão, em certa medida, hereditária que só irá se extinguir com a queda do Império do ocidente, quinhentos anos mais tarde (em 476 da nossa era).
Virgílio, como escritor, está associado à imagem de Augusto, cujo lugar-tenente, Mecenas, aplica-se na constituição de um círculo cultural que serve ao poder, produzindo propaganda para o novo líder. Nesse mesmo grupo, surgem poetas como Propércio e Horácio.
A Eneida, a despeito do fato de ser uma poesia encomendada com a finalidade de exaltar o poder de Augusto, inaugura a possibilidade de constituição da épica, tendo como meio a escrita e, ainda, tendo por trás de si uma tradição literária.
Constituída por 12 cantos, a épica virgiliana trata da fundação de Roma e tem como personagem principal Enéias, guerreiro troiano que foi incumbido pelos deuses de fundar a nova Tróia: Roma. Em sua saga, Enéias percorre um longo caminho até a chegada à região do Lácio, percurso que, do ponto de vista da estrutura do poema, dura exatamente os seis primeiros cantos. E, assim, ao chegar ao local que lhe fora determinado, age, seguindo sua sina, empreendendo guerras de conquista: afinal, é um herói e, como tal, está predestinado a combater. E essa ação heróica percorre os seis cantos finais da epopéia.
O desenrolar do enredo segue a proposição do poema, pois, diz Virgílio logo no primeiro verso: “Arma uirumque cano” (“As armas e o homem canto”), e isto significa que o poema tratará, de um lado, das desventuras de Enéias (homem) e, de outro, das campanhas bélicas empreendidas por ele (armas).
O altissímo poeta
Vale lembrar que, para os poetas romanos, a imitação (mimese) é fundamental, portanto não seria possível produzir um texto épico que desconsiderasse Homero. E o poeta de Mântua, engenhosamente, estabelece a conexão de seu poema com a tradição; afinal de contas, essas desventuras do herói relacionam-se com o seu vagar pelo Mar Mediterrâneo, exatamente aquilo que ocorre na Odisséia, quando Ulisses é posto a realizar tarefas semelhantes até conseguir chegar aos braços de Penélope, sua fidelíssima esposa.

Já a segunda parte do texto está ligada a outro poema homérico (Ilíada), uma vez que o suporte é a guerra. Curioso é observarmos que essa mesma estrutura permanece viva na épica moderna de Camões. Não é por acaso que em Os Lusíadas o homem Vasco da Gama e suas desventuras são decantadas.
Na verdade, não há, na literatura dita ocidental, nenhum poema épico que não se apóie na estrutura d’A Eneida, e segundo Curtius: “Para todo o fim da Antigüidade, para a Idade Média, como para Dante, é Virgílio ‘o altíssimo poeta’”.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

Império Romano - Página 30 Empty Re: Império Romano

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 30 de 30 Anterior  1 ... 16 ... 28, 29, 30

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos