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Música Medieval

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Mensagem por Lilith 15/2/2020, 15:00


Gostaria de saber mais sobre música medieval, principalmente a espanhola (sou dançarina de Flamenco). Origens, influências, tipos...
Sei que há uma grande polêmica com relação ao bolero... Alguns dizem que nasceu na Inglaterra, outros na Espanha.
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Mensagem por Imhotep 15/2/2020, 15:27


Sei que a música galega é de origem céltica, e aí se pode dizer que se aproxima das músicas da região do Reino Unido, que também eram povos celtas antes da dominação dos anglos-saxões.
Mas eu ainda tenho uma teoria de uma certa influência árabe naquelas músicas com castanholas que deve ser o flamenco que você mencionou.
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Mensagem por Lilith 15/2/2020, 15:47


Também sei que a música galega tem forte influência celta.
O caso que fica meio remoto, é que com a invasão muçulmana, nada se sabe do que é realmente originário da Espanha.
Até me parece que a música flamenca tem origem cigana.
Bem, de qualquer forma, obrigada pelas dicas.
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Mensagem por Imhotep 15/2/2020, 15:59


hummm...

Tem um cd chamado Guitarra Clássica Espanhola, é lindíssimo, ao menos pra mim que sou muito fã de cultura árabe. Os ciganos tem muito dos árabes tal como os russos tem da música árabe nas suas canções populares devido à proximidade da Turquia.

Então acho que da mesma forma que o flamenco tem muito da dança do ventre, a música também tem.

A música litúrgica do século VII tinha influência moura na Espanha, desde então tem muito disso na música espanhola.

Procure por Juan del Encina, certamente não vai se arrepender.
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Mensagem por Lilith 15/2/2020, 16:14


Em meados do século XVI, consegui informações de grande influência da música italiana na Espanha e estou rodeando minha pesquisa um pouco nesta pespectiva, até encontrar algo novo.
Pouco depois, pude perceber a influência também de cantautores, cantores regionais com música livre e temas de cunho social de enorme importância para a música da região.

Acredito que o grande nome da guitarra clássica espanhola, na minha opinião, chama-se Francisco Tárrega. Mas aí já remonta ao século XIX.
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Mensagem por Vlad Tepes III 15/2/2020, 16:32


As castanholas não é uma característica árabe; de resto as castalonhas nem sequer são árabes; precedem os árabes em muito... creio que são Fenícias.
Mas existe um instrumento importante na música antiga que foi intriduzido na península pelos árabes... bem, não bem pelos árabes mas sim pelos Berberes... o Alaúde (não sei se o nome em Português é esse)... e, claro, o Rabel.
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Mensagem por Vlad Tepes III 15/2/2020, 16:37


Os primeiros cantares, como não podia deixar de ser, são cânticos litúrgicos hispano/visigótico/mozarabe; Como introdução, creio que pode utilizar o "site" do "Instituto Teológico San Ildefonso"... se quer escutar algo, procura por ensemble "Antigua Capilla Hispanica", ou por "Marcel Pérès"... depois continua a procurar.
O canto litúrgico Mozarabe, nos fins do séc. XI, princípios de XII, foi substituído por um outro que todo mundo hoje conhece, o canto Gregoriano... menos adornado que o Mozarabe; por ser Mozarabe, não quer dizer que tenha grande influência Árabe; A principal influência do canto litúrgico é Hebraica, as outras são residuais.
Lembrei que para o canto Mozarabe pode talvez dar uma mirada em "Léon"... Por vezes se celebram missas/espetáculo na Catedral de Léon... com cantos do Antifonário de Léon... para canto gregoriano, procura nesses monastérios de Catalunha... há muito por onde pegar; não terá dificuldade... não perca, o canto polifônico em "Ars Nova" de Vernell de Montserrat.
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Mensagem por Vlad Tepes III 15/2/2020, 16:40


Em musica profana, pouco vai encontrar.
Bom, talvez encontre muita fantasia mas pouco restou da época; Pode procurar por Martin Codax, Guillermo de Berguedá e esses são essencialmente provençais, e fundamentalmente por Alfonso X El Sabio... das Cantigas de Santa Maria não terá dificuldade em encontrar... pode começar, pelo grupo "Sema", ou "Jordi Savall", ou... e depois escolha a que mais te agradar.
Pra os outros as coisas ficam um pouco mais difícil. Martin Codax, não tenho aqui o CD, mas é um "ensemble" Francês.
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Mensagem por Vlad Tepes III 15/2/2020, 16:44


Depois, pode procurar canções de gesta e aí encontrará de tudo... castellano, gallega, portuguesa, árabe...

Agora, se já vai na influência italiana... bem já passou a Idade Média... se vai ao flamenco onde ficou a Idade Média isso é coisa de anteontem... a celtas e a Galícia... música celta se vende bem, uma invenção de ontem.

Se quer escutar guitarra, certamente que não há problema em recomendar, Don Andrés Segovia...
Bem, Segovia não é "Don"... mas um homem do seu tamanho certamente que merece um titulo de grandeza.
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Mensagem por Imhotep 15/2/2020, 16:54


Vlad, não quis dizer que as castanholas são árabes, mas que o flamenco tem influência árabe. É um encontro da música de cigana com os mouros.
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Mensagem por Frederico Mercúrio 15/2/2020, 17:21


Tente as Cantigas de Santa Maria, compostas pelo rei Alfonso X, O Sábio. Há uma excelente gravação registrada pelo The Martin Best Ensemble pela Nimbus Records.
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Mensagem por Frederico Mercúrio 15/2/2020, 17:25


A música folclórica galega nada tem a ver com a música celta que se faz na Irlanda e Reino Unido. O que aconteceu é que uma série de intelectuais galegos foram introduzindo uma visão céltica da Galiza e alguns grupos imitaram a música celta que se faz na Irlanda. Essa sim é música celta. O que na Galiza se chama "música celta" não é própria da Galiza, senão que é um gênero importado da Irlanda, um de cujos introdutores foi Carlos Núñez, o gaiteiro. Se você vai a uma aldeia galega rural e toca essa "música celta" os paisanos vão achar que você é um estrangeiro e vão achar essa música estranha. sorriso
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Mensagem por Frederico Mercúrio 15/2/2020, 17:29


Quanto ao flamenco, existem várias teorias.
Uma delas diz que o flamenco teria sua origem na India, mais precisamente nos povos nômades e ciganos, que vieram, aos poucos, para a Península Ibérica.
Ali esses elementos ciganos/hindus se juntaram a outros elementos árabes.

Recomendo ouvir Paco de Lucia e Camarón de la Isla.
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Mensagem por Frederico Mercúrio 15/2/2020, 17:32


Alguém aí chamou a atenção para as canções de Juan del Encina.
Realmente são muito bonitas e sintetizam bem o estilo espanhol, esta síntese de culturas, ritmos e paixões. Acrescentaria as poesias musicadas de Lope de Vega, também maravilhosas. Embora já um pouco mais tardias, ainda trazem em si o espírito medieval, pois tanto a música como alguns países (Espanha, p.ex) demoraram um pouco mais a entrar na Renascença e Idade Moderna.
Os CDs Música no Tempo das Caravelas e Lope de Vega - Poesias Cantadas, ambos com o conjunto Música Antiga da UFF, valem realmente a pena serem ouvidos.
Contêm não só musicas desses mestres como também muitas ''anônimas'' - outra característica bem medieval (o artista gostava de permanecer no anonimato!).
Confiram: música excelente sob todos aspectos.
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Mensagem por Johann Wolfgang 15/2/2020, 18:19


Música flamenca é medieval???
Contestável isso..
Mais fácil buscar por cantos gregorianos.
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Mensagem por William de Baskerville 15/2/2020, 19:44


Cara, vi uma palestra do musicólogo português Manuel Pedro Ferreira. A apresentação se chamava "A Música dos Cancioneiros Medievais Galaico-Porugueses", na qual ele chegava a comentar sobre as origens e influências das músicas galegas. De uma maneira geral, pelo que me lembre, rastrear as origens com exatidão é uma tarefa complicada, já que poucos documentos musicais se preservaram e o sistema de notação que estava disponível no período não era de notas musicais... era uma tabulação doida (não sei explicar, não sou musicólogo!). A preocupação com o registro por escrito de músicas e melodias, parece, que tem origem grega, que, por sua vez, foi adotada pelos romanos. É pela cultura romana que tal sistema se espalhou pelo Ocidente. Isto é um dado que vale para toda Europa Ocidental. Por outro lado, não se pode fechar os olhos para a influência andaluza. Digo andaluza porque a cultura árabe se "misturou" com aquilo que já existia no Sul da Península Ibérica (tema polêmico p'rá caramba! Mas vale a menção). Por sua vez, a musicalidade que adentrou em terreno ibérico preservava o legado do Oriente próximo mais aquilo que havia sido absorvido durante o processo de expansão árabe, ou seja, neste caso, a musicalidade grega (da Ásia Menor) e a musicalidade persa. Mensurar de que maneira a Galícia absorveu esta ou aquela influência é um tema bastante polêmico, como advertiu o professor Manuel Pedro Ferreira durante a palestra. No Brasil, os membros do Grupo de Música Antiga da UFF seriam os mais qualificados para respondar a tais questionamentos.
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Mensagem por William de Baskerville 15/2/2020, 19:47


Abordar este tema com poucas fontes e pouca bibliografia acessível torna as coisas complicadas, ainda mais que estamos tratando de música transmitida pela prática, pela observação e por vias orais, e não por um conhecimento racionalizado. Por mais que existisse a influência da "Schola Cantorum", um número grande de músicas eram produzidas e aprendidas sem a dependência de suportes de escrita ou outros recursos gráficos de preservação e notação. Muitas coisas ficarão, infelizmente, na obscuridade...

Certeza, certeza mesmo eu tenho que no que se refere à tradição céltica na Galícia, tema produzido no chamado "Rexurdimento Cultural" na região, no século XIX. Aí temos a criação de um mito cultural, uma filiação com um passado "criado".

As iluminuras medievais, como as do Apocalipse do Beato de Liébana ilustram um pouco o uso de instrumentos musicais no final da Alta Idade Média, ou das Cantigas de Santa Maria, no tempo do rei Afonso X, ajudam a reconstituir a obscura história da música medieval ibérica...

O negócio que o tema "música medieval" envolve história da cultura em sentido mais amplo, circularidade cultural, tradição, musicologia, arqueologia, codicologia, religião e filologia.
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Mensagem por William de Baskerville 15/2/2020, 19:49


Enfim... O tema não é simples... Encontrar obras no Brasil dedicadas ao estudo de música medieval é uma tarefa bem difícil... sendo assim, é muito fácil pairar dúvidas e incertezas. Na verdade, não sei de quase nada. Sei que o "Grupo de Música Antiga da UFF" desenvolve apresentações muito legais.
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Mensagem por Trovador 16/2/2020, 00:37


Faço parte de um trio vocal masculino e estamos preparando um repertório de Ars Nova, e algumas peças que estamos estudando são essas daqui:

Guillaume de Machaut - Puis qu'en oubli
Solage - Fumeux Fume Par Fumée
Francesco Landini - Adiu, adiu, dous dame yolie        
Guillaume de Machaut - Puis qu'en oubli
English motet {13th Cent.} Rosa delectabilis
Philippe de Vitry - Hugo, Hugo princeps invidie
Trovador
Trovador

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Mensagem por Arcano 16/2/2020, 15:14


Me recordo de um Grupo de Estudos da PUC Minas sobre as Cantigas de Santa Maria com historiadores, psicólogos, músicos, estudiosos de literatura, teologia, letras e línguas... acredito ser a maior referência no Brasil e talvez o maior grupo do gênero mundial. Uma vez até assisti a defesa da dissertação do professor Sérgio Canedo e achei brilhante. Vejo que as CSM são muito abordadas na área das letras e história aqui no Brasil, mas pouco estudadas como música nas bandas de cá. Como referência musical, sugiro o trabalho do Eduardo Paniagua.
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Mensagem por Cachorrão 17/2/2020, 19:14


Gostaria de indicações de livros e autores que tratem das figuras dos Jograis e Trovadores na sociedade medieval Ibérica. Preferencialmente em Portugal.
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Mensagem por William de Baskerville 17/2/2020, 19:26


A Maria do Amparo Maleval é uma das especialistas neste assunto. Hà vários livros dela disponíveis para compra. A coleção Estante Medieval da Editora da UFF, organizada por ela, apresenta obras dedicadas à história e literatura galego-portuguesa medieval. Existem outras obras fundamentais para o estudo dos trovadores medievais, mas elas estão esgotadas, sendo possível, no entanto, adquiri-las em sebos. Procure por J. J. Nunes e Carolina Michaelis. Estes nomes são referências no assunto. Eles editaram na íntegra as Cantigas de Amigo e o Cancioneiro da Ajuda. Vale também buscar informações de contexto com José Mattoso em História de Portugal, volume 2; Fragmentos de uma composição medieval; Formação de um país, volumes 1 e 2.
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Mensagem por Cachorrão 17/2/2020, 19:53


Muito obrigado, William.

Como sempre você dando ótimas dicas.

Mas explorando um pouco mais de seu conhecimento e boa vontade.
Você conhece algum autor que trabalhe especificamente com os Jograis e também fazendo uma análise da tradição épica jogralesca ibérica (mais precisamente portuguesa).
Teria?
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Mensagem por William de Baskerville 17/2/2020, 19:59


Cara, épico português? Serei sincero, só conheço os Lusíadas. Não conheço nenhum épico ou gesta portuguesa. Sei que em Portugal foi traduzido uma espécie de versão da história de Carlos Magno e os pares de França, mas tem mais cara de prosa e não de poema épico. Agora, ''épica jogralesca''?... não sei... são textos de natureza diferente. Épico tem um perfil ''historiográfico'', o jogral nem sempre ou muito pouco, como as cantigas de escárnio. Creio que o Heitor Megale tem um trabalho sobre isto, ao aproveitar o estudo da ''Demanda do Santo Graal'', na versão galego-portuguesa. No mais, é isto.
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Mensagem por Baphomet 4/3/2020, 19:47


Sequentia

Grupo musical especializado em música medieval, concentrando suas músicas em textos históricos como os EDDAS, etc. Este a principal fonte da mitologia nórdica/germânica, que ilustra o grande e magnífico conteúdo do panteão desta mitologia. Existe o EDDA Poético (Antigo) e o na forma de prosa.
As Canções são recitações dos poemas édicos.

Álbum: EDDA - An Icelandic Saga - Miths From Medieval Iceland
Ano: 1999

Música Medieval 91yBjDFJuUL._SX522_
Baphomet
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