Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mundo do Xadrez

+22
Meu nome não é Johnny
Nefelibata
007
FIAT LUX
Gyodai
Maçom 33° Grau
kbr
Terry Silver
Alquimista
Mandrake
Monalisa
Homem Vitruviano
Professor Black
Arcano
Ovelha Negra
Gárgula
Cachorrão
Geômetra
Conde de Monte Cristo
Marley
MacGyver
Aleister Crowley
26 participantes

Página 7 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Conde de Monte Cristo 29/2/2020, 02:51


A derrota de um mestre para essa abertura não mostra a qualidade da mesma...
Funciona mais pelo elemento surpresa do que qualquer outra coisa, e se essa linha de jogo fosse realmente boa, os mestres a usariam com maior frequência.
Minha humilde opinião...
Conde de Monte Cristo
Conde de Monte Cristo

Mensagens : 226

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Cachorrão 29/2/2020, 02:58


Kasparov perdendo pra Nigel Short:
http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1070668

Bobby Fischer perdendo pra Boris Spassky
http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1080046

Boris Spassky vs David Bronstein
http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1034110
Cachorrão
Cachorrão

Mensagens : 145

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por kbr 29/2/2020, 03:11


Caraca! Olha essa última partida postada pelo Cachorrão!

Porra... duplo sacrifício fodástico! Very Happy
kbr
kbr

Mensagens : 131

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Cachorrão 29/2/2020, 03:27


Realmente, esse último jogo aí foi foda!

O Spassky não deve gostar muito de cavalo não porque ele sacrificou 2 vezes.
Cachorrão
Cachorrão

Mensagens : 145

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Aleister Crowley 29/2/2020, 04:12


Acho que essa é uma das aberturas que nunca usei, nem tenho vontade. E sempre consigo bons resultados quando jogo contra ela. Diferentemente do Gambito da Dama, a aceitação e proteção do peão nessa abertura é jogável, o que faz com que as brancas tenham muita dor de cabeça no decorrer da partida, apesar de existirem outras variantes mais dinâmicas.

Pra mim é uma das aberturas mais fracas que as brancas dispõem, que nem a Bird, pois as pretas conseguem igualar a partida com facilidade e a longo prazo o peão a mais lhe dará boas perspectivas.
Aleister Crowley
Aleister Crowley

Mensagens : 124

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Cachorrão 29/2/2020, 04:20


Gosto de jogar de pretas... gambito do rei aceito.
Cachorrão
Cachorrão

Mensagens : 145

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Aleister Crowley 29/2/2020, 04:43


Mas essa linha do Sacrifício do Cavalo só dará certo se o jogador de brancas for algum mestre FIDE, ou tiver muito conhecimento teórico. Se for Capivaras vs Capivaras, tenho certeza que será vantagem para as pretas.
Aleister Crowley
Aleister Crowley

Mensagens : 124

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Conde de Monte Cristo 29/2/2020, 14:44


Spassky era o capeta com o gambito do rei.
Conde de Monte Cristo
Conde de Monte Cristo

Mensagens : 226

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Conde de Monte Cristo 29/2/2020, 14:48


Mudando um pouco o foco do assunto, qual foi o melhor na opinião de vocês, Capablanca ou Fischer?

Fischer: fenômeno que teve ascensão meteórica, estudava feito louco, almoçava com um tabuleiro do lado, no hospital comparava o piso quadriculado com um tabuleiro onde enfermeiras, pacientes e médicos eram peças, tinha pilhas de livros debaixo da cama ao alcance das mãos, umas milhares de partidas vastamente comentadas e analisadas, o cara respirava, comia, mijava e cagava xadrez.

Capablanca: não teve acesso às putas databases, muito menos à computadores, não tinha equipe, estudava muito pouco pois era um típico "gentleman, playboy, fanfarrão", gostava mesmo era de mulheres, nos países que visitava, entre uma simultânea e outra comia mais madames do que damas, e para quem não sabe ainda, nem sequer tinha um mísero tabuleiro em casa!!

Tirem suas conclusões de quem era melhor.
Conde de Monte Cristo
Conde de Monte Cristo

Mensagens : 226

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Alquimista 29/2/2020, 15:15


Pessoalmente, os dois são incríveis, porém fico com Capablanca. Mas ficaria com Morphy se ele estivesse entre as opções.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Alquimista 29/2/2020, 15:17


O Fischer também admirava o Capablanca, e já não gostava muito do Alekhine... hehehehe
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Cachorrão 29/2/2020, 15:37


Capablanca ou Fischer???

Lógico que Capablanca, pelo gênio de combinações poderosas para o mate!!!
Cachorrão
Cachorrão

Mensagens : 145

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Geômetra 29/2/2020, 15:50


Mas vocês ainda tem que levar em consideração que o Capablanca não tinha muitos adversários à altura dele.

Só o Alekhine pra tirar ele do trono mesmo!

Por outro lado, o Fischer cagava nos caras no Campeonato dos EUA, e tirou o Spassky do trono.

O Capablanca podia ser o Pelé do xadrez nas décadas de 20 e 30 porque não tinha outro melhor e o Fischer foi esperto: ganhou e depois parou!

Os dois são os Pelés brancos do xadrez! KKKKKKKKKK
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Terry Silver 29/2/2020, 16:03


O Capa nunca gostou de estudar, mas também naquela época ele tava ganhando de todo mundo, então pra quê estudar? Acho que ele fez bem em comer as madames em vez de estudar... hehe
Terry Silver
Terry Silver

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Aleister Crowley 29/2/2020, 16:14


Acho que ele não tinha nada pra fazer no serviço dele e ficava jogando xadrez o dia todo. Ele casou duas vezes ainda...

ahsuahsuha
Aleister Crowley
Aleister Crowley

Mensagens : 124

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Aleister Crowley 29/2/2020, 16:17


"Nunca haverá outro jogador igual a Capablanca..."
Kasparov

Pra mim, sem sombra de dúvidas é Capablanca. Ele sabia a essência do xadrez...

"Vocês calculam demais... Eu não... eu sei..."
Capablanca

Basta você analisar algumas partidas de Capa e verá que ele tem o jogo nas mãos.
Aleister Crowley
Aleister Crowley

Mensagens : 124

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por kbr 29/2/2020, 16:27


Só tem fã do Capablanca aqui...
Na minha opinião, Fischer foi superior a Capa, pois além do ''talento natural'', cagava lendo livros de xadrez e estudando.
kbr
kbr

Mensagens : 131

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Monalisa 29/2/2020, 16:41


Pra mim o Botvinnik era melhor que o Capa e o Fischer e era melhor que todos...
Monalisa
Monalisa

Mensagens : 121

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por MacGyver 29/2/2020, 17:08


Kasparov disse uma vez que o Capablanca foi o maior talento natural da história do xadrez, no que eu concordo com ele. Capablanca passou, se não me falha a memória, cerca de 10 ano sem perder uma única partida, o que pra mim é um dos maiores feitos de todos os tempos no xadrez. Ele marcou a sua época. Da mesma forma, Fischer foi um jogador brilhante, excepcional, que nunca será esquecido.

Eu acho que essas comparações não levam a nada, porque são jogadores que jogaram em épocas diferentes, cada qual marcando a sua época. Fazendo uma comparação, tem gente que afirma que se o Pelé ou Garrincha jogassem nos tempos atuais, eles não seriam brilhantes como foram em seu tempo, mas será que isso desmerece o que eles mostraram quando jogavam?

Essas discussões são subjetivas. É a mesma coisa de ficar debatendo sobre quem venceria um match entre Kasparov x Fischer ou até mesmo se o Fischer teria batido o Karpov se não tivesse corrido da disputa. Nunca teremos essas respostas e qualquer opinião neste sentido é absolutamente questionável.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Professor Black 29/2/2020, 17:30


Minha nossa!

Comparar campeões mundiais de xadrez de épocas distintas é como discutir religião, futebol ou política, nunca chegaremos a um ponto comum.

Fischer viveu pelo e para o xadrez; Capablanca, por sua vez, além de viver, jogou xadrez.
Professor Black
Professor Black

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Ovelha Negra 29/2/2020, 18:15


Difícil, mas impossível?

Eu não diria que é impossível, mas difícil e duvidoso. A gente pode comparar Fischer, por exemplo, com Alekhine, que chegou a ganhar de Capablanca a coroa do Xadrez!!!
Sem falar que Fischer, ainda mais do que Alekhine, era um estudante fanático do xadrez, como alguém disse aqui (vivia, dormia e cagava estudando e pensando em xadrez). Logo, não é desarrazoado imaginar que competitivamente, se pudéssemo trazer Capa para a época de Fischer, e ele ficasse à par do progresso do xadrez de então, num match, eu ainda apostaria minhas fichas em Fischer, pois Alekhine provou que mesmo sem ter o "talento natural" de Capa pro jogo, foi capaz de vencê-lo, pela determinação e profissionalismo com que ele encarava o Xadrez, ao passo que Capa "aproveitava mais a vida, e confiava no seu talento natural para jogar", o que se revelou equivocado no matche entre os dois. Conclusão: Tecnicamente, Capablanca parece ter sido ainda mais "naturalmente talentoso" que Fischer, mas competitivamente, Fischer reunia as condições de vencer um match entre ambos, mesmo se colocássemos Capa atualizado das novidades do xadrez, porque, de qualquer forma, Fischer, como e mais ainda do que Alekhine, era um fanático do jogo que estudava dia e noite, e isso lhe colocaria em situação superior de preparo para a competição entre ambos.
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Cachorrão 2/3/2020, 02:09


De onde vem o termo capivara?

Alguém sabe quem foi o primeiro a chamar um jogador de capivara?
Cachorrão
Cachorrão

Mensagens : 145

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Aleister Crowley 2/3/2020, 02:24


Essa pergunta sobre a origem do termo capivara para identificar um neófito no jogo de xadrez, tem-me sido feita amuidadas vezes. E eu não tenho condições de respondê-la, pois desconheço sua origem. Sei, isso sim, que ela deve se ter originado entre as décadas dos anos 50 e 60.
Na sinuca existe o pato, que aliás é consagrado em várias modalidades esportivas. Mas pato não é mamífero, como a raça humana. E a capivara é considerado o maior mamífero roedor do mundo. O fato é que esse apelido "pegou" e está consagrado definitivamente no jargão enxadrístico.
Aleister Crowley
Aleister Crowley

Mensagens : 124

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Terry Silver 2/3/2020, 02:43


Sobre o termo russo para capivara:
Eu pesquisei no dicionário e o que consta lá não é que a palavra é parecida. É exatamente igual! E a pronúncia, igual também! A palavra capivara para eles significa o animal mesmo, mas não creio que seja significando mau jogador. É algo como se fosse o animal arminho aqui. Esse animal nem existe no Brasil. Pode ser que em outro país ele sirva para uma outra gíria mas não aqui no Brasil. Os russos nem tem esse animal lá. Há no dicionário como há o arminho aqui. Portanto, em russo, capivara = kapivara.
Terry Silver
Terry Silver

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Alquimista 2/3/2020, 03:10


Na língua russa não há denominaçao especial para "um fraco jogador de xadrez", mas há a denominação para "jogador de xadrez", um ''mau jogador de xadrez" e para "um excelente jogador de xadrez".

Jogador de Xadrez = ШАХМАТИСТ [shakhmatist]
Excelente Jogador de Xadrez = ГРОССМЕЙСТЕР [grossmeister]
Mau Jogador de Xadrez = ПЛОХОЙ ШАХМАТИСТ [plokhoi shakhmatist]
Fraco jogador de xadrez = СЛАВЫЙ ШАХМАТИСТ [slaviy shakhmatist]

СЛАВЫЙ е ПЛОХОЙ podem ser usados com o mesmo sentido (sentido de ser fraco mesmo!).
ГРОССМЕЙСТЕР tem a traduçao de Grão-Mestre ou Grande Mestre, mas em russo é usado especificamente para um excelente jogador de xadrez.
Para outras modalidades de jogos se usa a palavra профессионал (profissional). Quanto à palavra Capivara, certamente nao há em russo, pois é uma palavra indígena de origem Tupi-Guarani, que significa comedor de capim (caapii-uara).
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo do Xadrez - Página 7 Empty Re: Mundo do Xadrez

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 7 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos