Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Saga de Hércules

2 participantes

Página 14 de 16 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15, 16  Seguinte

Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:24

Filas, rei dos tésprotes, e Laógoras, rei dos dríopes, ambos oriundos do Épiros, a frente de um exército, assim que souberam da derrota de Côronos dos lápitas pelas forças de Héracles, atacaram a cidade de Cálidon, aproveitando o enfraquecimento do seu governo. Depois, invadiram e saquearam o santuário de Delfos, na Fócida. E, além do mais, Laógoras teve o sacrilégio de celebrar um banquete no templo de Apolo.

Héracles, a pedido do deus Apolo, reuniu Dejanira e um exército liderado por Ceix e, juntos, atacaram os dríopes, expulsando-os do seu território, para os málios passarem a residir em seu país. Durante a batalha, Dejanira foi ferida no peito e teve que ser retirada do conflito.

Héracles, em mais um ataque, deparou-se com Filas, o aliado dos dríopes, em Éfina, matou-o e levou consigo Midéia e Astíoque, suas filhas, como cativas, e, longe de Dejanira saber, sob o efeito dos feitiços de Héra, teve dois filhos: com a primeira, Antíocos, e com a segunda, Tleopólemos.

Por sua vez, os dríopes, derrotados, dividiram-se em três grupos que se dirigiram para Eubéia, onde fundaram a cidade de Caristos, outra parte foi para a longínqua ilha de Cipros e outra para Micenas, aonde Euristeus lhes deu asilo permitindo que fundassem as cidades de Ásine, Hermíone e Eiones.

Héracles, ainda não esquecido do ultraje de Ormenos, de Ormínios, por não ter aquele rei admitido passagem por seu reino e não ter-lhe prestado ajuda, aventurou-se na região do Pélion a fim de provocar o rei atual, seu filho Amíntor, e lhe pedir a mão de sua filha, Astidâmia. Certamente, Amíntor negou tal pedido, pois desconfiava que aquele herói havia sido o assassino de seu pai. Ademais, Héracles já era casado e a princesa sua filha já tinha um filho, Lépreos. Por isso, expulsou-o de seu palácio.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:25

Numa das suas visitas clandestinas, Héracles fê-la mãe de um menino, Etésipos (ou Ctésipos). E Amíntor, ao saber da gravidez de Astidâmia, quis matá-la e amaldiçoou Héracles e toda a sua família. O filho de Zeus, resolvido, tomou a cidade de Ormínios e matou Amíntor.

Cragaleus, um pastor, filho de Dríops, o rei epônimo dos dríopes do Épiros, gozava fama de sábio e equânime. Um dia, achegaram-se a ele Ártemis, Apolo e Héracles, para saber qual deles teria a supremacia da cidade de Ambrácia. Cragaleus disse que pertenceria a Héracles. Irritado, Apolo transformou-o em rochedo, no próprio lugar da sentença.

Héracles, empolgado pela sede de vingança, lembrou-se ainda de Êuritos, o rei de Ecália, que um dia o havia expulso de sua terra, recusando dar-lhe o prêmio prometido, sua filha, a quem o vencesse num concurso de arco e flecha.

Mesmo recém-casado com a bela Dejanira, a filha de Dionisos e Altéia, almejou conquistá-la para que o servisse como escrava ou ama de seus filhos. Por isso, organizou uma expedição de guerra, contando com a ajuda de seus melhores amigos, e partiu contra Ecália, com um exército composto pelos málios da cidade de Tráquis e um grupo de guerreiros lócrios epicnemídios.

A cidade foi saqueada, Héracles matou o rei e seus filhos — entre os quais Clítios, Toxeus e Hípasos. Em seguida, após recolher os despojos, deu sepultura aos heróis aliados mortos em combate. Entre eles, Hípasos, filho do rei Cêix, Árgios e Melas, filhos de Licímnios. Depois, levou consigo Íole, com suas duas irmãs (uma delas chamava-se Dríope), que serviriam de faxineiras e cozinheiras. Porém, nem de longe imaginava que Íole seria a sua ruína.

— Aí está, Íole, como se dão as coisas neste mundo! Teu pai, há anos atrás, não quis entregar-te a mim como esposa; pois agora lhe tirei a vida e tomo-te como escrava.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:25

A MORTE DE HÉRACLES

O filho de Zeus, no entanto, flechado pelo traiçoeiro Éros, sentiu-se tragicamente hipnotizado por Íole, que constantemente o seduzia, ao invés de limitar-se a servir-lhe. O herói, descontrolado, possuiu-a. Íole, mais tarde, daria à luz um filho chamado Cámiros, o futuro herói epônimo de Cámiros, em Rodes.

Héracles levou Íole ao cabo Ceneus, à nordeste da ilha de Eubéia, aonde erigiu um altar a Zeus. No caminho, perto de Tráquis, querendo oferecer um sacrifício ao pai, em ação de graças, pela conquista de Ecália, chamou seu mensageiro Licas:

— Licas, vem cá! Vai até Dejanira e pede-lhe que me mande uma túnica limpa para que eu possa me apresentar com dignidade diante de Zeus, meu pai, e lhe oferecer a minha hecatombe. Vai, e não demores a retornar!

Dejanira, em sua casa, ansiava por notícias de seu marido. Por fim, ouviu gritos de alegria no palácio. Um mensageiro chegou correndo:

— Teu marido está chegando, vitorioso. Neste momento seu serviçal Licas está anunciando a vitória ao povo. Ele ainda não chegou porque está anda fazendo as oferendas de gratidão a Zeus.

Logo surgiram Licas, seus guerreiros e os prisioneiros.

— Saudações, esposa de meu senhor! A justiça de Héracles venceu, com a ajuda dos deuses, e a cidade foi conquistada. Mas os prisioneiros que te estamos trazendo devem ser protegidos, por ordem de teu esposo, especialmente esta infeliz donzela.

Íole atirou-se aos seus pés, pedindo-lhe proteção. Dejanira levantou-a do chão e disse:

— Quem tu és? Pareces solteira e de origem nobre!

A princesa permaneceu calada.

— Dize-me, Licas, quem são os pais dessa donzela?

— Como posso saber? Por que estás me perguntando?

Mas a expressão de seu rosto revelava que ele estava tentando ocultar alguma coisa. Depois de hesitar um pouco, ele prosseguiu:

— Certamente não é de nenhuma casa humilde de Ecália.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:26

A donzela apenas suspirou, permanecendo calada, de maneira que Dejanira nada mais lhe perguntou e mandou que ela fosse bem tratada em sua casa. Enquanto Licas cumpria essas ordens, o primeiro mensageiro aproximou-se de sua senhora e sussurrou-lhe:

— Não confies no emissário do teu marido, ó Dejanira! Ele está escondendo a verdade de ti! Foi de sua própria boca que ouvi que o teu esposo só conquistou Ecália por causa dessa donzela. Já ouviste falar: é Íole, a filha de Êuritos, a quem Héracles amou antes de te conhecer. Ela veio para esta casa não para ser tua escrava, mas tua rival e concubina de teu marido.

Isso entristeceu Dejanira profundamente. Porém ela logo se consolou e mandou chamar Licas, que lhe disse:

— Juro por Zeus do alto do Olimpo que te digo a verdade e não sei quem são os pais da donzela.

Dejanira retrucou-lhe em prantos:

— Licas, pára de desonrar o nome de Zeus, pois receberás o castigo merecido. Ainda que eu esteja me queixando da infidelidade de meu marido, não seria injusta a ponto de culpar essa donzela que jamais me causou mal algum. Eu tenho piedade dela, pois sua beleza custou-lhe a felicidade, precipitando na escravidão toda a sua pátria.

Ouvindo-a falar de maneira tão compreensiva, Licas confessou tudo. E disse-lhe ainda que Hércales o havia mandado para buscar roupas novas para o sacrifício.

Dejanira ficou com medo que ele se apaixonasse definitivamente por Íole, que era muito bonita e jovem, e pensou na possibilidade de ser repudiada.

Em seguida, Dejanira o dispensou sem repreendê-lo e mandou-o esperar até que ela preparasse uma recompensa pelo grande exército de prisioneiros que seu marido lhe mandara.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:27

Uma feroz onda de ciúmes encheu o duvidoso coração de Dejanira, fazendo-a lembrar-se do cantil que lhe entregara o centauro Nessos, quando ele agonizava, atingido pela flecha de Héracles. O conteúdo daquele cantil lhe ajudaria a reconquistar o homem a quem amava. Longe do fogo, e escondido dos raios de luz, Dejanira guardara o unguento que ela preparara segundo todas as indicações do centauro. Pela primeira vez, ela se lembrava da poção mágica do amor, que imaginava ser inofensiva.

Sem perda de tempo, penetrou sorrateiramente no quarto e tingiu uma túnica fina com o unguento, usando um chumaço de lã para espalhá-la de maneira uniforme sobre o tecido, em tudo o que era bordado em vermelho, para que o sangue não ficasse visível. Em seguida, dobrou cuidadosamente a bela túnica e guardou-a numa caixa. Atirou negligentemente a lã suja no chão, saiu do quarto e deu a camisa a Licas para que a entregasse a Héracles, sem restar mais dúvidas, desejando afastar Íole dos pensamentos de Héracles

— Leva esta túnica a meu marido. Eu mesma a fiz, e nenhum outro além dele deve usá-la. Ele também não deve expô-la ao fogo nem à luz do Sol antes de tê-la mostrado aos deuses no solene dia do sacrifício, pois esta foi a promessa que fiz. Ele deverá reconhecer, por este anel que te confio, que a mensagem que levas veio realmente de mim.

Licas correu até onde Héracles e os seus se encontravam, na região do Cenéon, entre Tráquis e o caminho que dava acesso à Eubéia, e entregou a túnica ao amo. Um ou dois dias depois, o jovem Hilo partiu também ao encontro de seu pai para convencê-lo a apressar a sua volta. E, perdendo de vista o filho, Dejanira entrou outra vez no quarto onde preparara a poção mágica de Nessos e, casualmente, encontrou o chumaço de lã no chão exposto aos raios do Sol e por eles aquecido. Aquela visão deixou-a horrorizada, pois a lã desfizera-se, transformando-se em pó, e dos restos erguia-se uma espuma peçonhenta e borbulhante.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:27

A mulher, chocada, foi tomada de terror e, terrivelmente inquieta, pôs-se a vagar pelo palácio. E imediatamente mandou que Filoctetes, filho de Péas, impedisse que Héracles vestisse a túnica fatídica.

Enquanto isso, dado o momento propício, quando Hilos chegava ao local, sem ser visto pelo pai Héracles, este vestiu a túnica e, logo, foi sozinho ao altar fazer o sacrifício de doze touros a Zeus. Lá chegando, ao verter o vinho sobre um altar improvisado e logo que as chamas do sacrifício se ergueram, repentinamente ele começou a sentir no corpo uma dor horrenda como se tivesse vestido uma túnica feita de chamas implacáveis.

— Que raio de roupa é esta?

— É a túnica que Dejanira confeccionou para ti, Héracles.

A roupa colava em sua pele queimando, e o veneno penetrava em sua carne, entrando pelos ossos e fazendo o corpo todo apodrecer em pouco tempo.

— Mas que dor horrível! Tenho que tirá-la de mim!

Héracles tentou tirar a túnica, mas apenas conseguiu arrancar pedaços de sua própria pele, soltando um grito que se fez ressoar pelo vizinho monte Oeta, como se estivesse sendo mordido por escorpiões. O calor de seu corpo derretia o veneno da Hidra misturado com o sangue de Nessos. Héracles gritou, urrou, derrubou o altar do sacrifício, envidando todos os esforços possíveis para tirar aquela veste fatídica. O fogo que devorava as entranhas de Héracles fazia crepitar os seus músculos e derreter a moela dos seus ossos. E Hilos, chocado, permanecia imóvel, sem saber o que deveria fazer para ajudá-lo.

Com o sangue fervendo, ele então tentou saltar dentro de um rio, mas sentiu-se queimar ainda mais do que antes e percebeu que estava condenado à Morte. Enlouquecido, sentindo a Morte de perto, saiu correndo pela montanha, como um tigre furioso, foi ao encalço de Licas e pegou-o por um pé e atirou-o longe, que, ao cair no chão, foi transformado em pedra, indo rolar pelo recife até ser tragado pelas ondas do mar.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:28

— Aí está, traidor, o preço da tua perfídia!

Na ânsia louca pela dor que sentia, imaginou que fosse uma armadilha preparada por Licas e Dejanira para liquidá-lo. Os deuses expandiram a pedra e transformou-a nas Ilhas Lícades, “conchas”.

Foi então que o tessaliano Filoctetes viu-o e correu em seu auxílio. Mas o herói, não podendo mais suportar as dores, quis acabar com uma vida que para ele era um sacrifício.

— Vem, Filoctetes, ajuda-me!

Arrancou árvores do monte Oeta, onde a relva nunca era ceifada, empilhou galhos e troncos, preparando uma pira funerária, num lugar que, mais tarde, foi chamado de Frígia, “sítio queimado”, enquanto Filoctetes mal sabia o que fazer. Depois cercou os troncos e galhos com um parapeito de pedras. Em seguida, soltando gritos, estendeu a pele do Leão de Neméia sobre ela. E, sob os olhos estupefatos e assustados de Hilo e de seus servos, Héracles deitou-se sobre a pele, usando a clava como travesseiro, esperando a Morte, com gritos e gemidos.

Héracles, percebendo a presença de Hilos, seu filho, amaldiçoou Dejanira e ao seu casamento:

— Filho! Vamos, empunha a espada contra o teu pai, arranca meu pescoço e cura-me da dor que tua mãe me causou!

Hilos apenas arregalava os olhos. Héracles, dirigindo-se aos demais e de novo ao seu filho, continuou:

— Não foi uma espada, nem um animal selvagem, nem um exército de Gigantes que me venceu; tudo isso foi feito pela mão de uma mulher! Por isso, meu filho, tira minha vida e pune tua mãe!

E pediu a Hilos que desposasse Íole, sabendo que tudo o que acontecia não era a sua culpa, mas sim uma intervenção clara da vingativa deusa Héra. E ordenou-lhe também procurar Egímios, rei dos dórios, para pedir-lhe que o adotasse:

— Filho, se tu tens pena de teu pai, faz o que te digo!

Hilos, em desespero, correu a Tráquis para ir ter com Dejanira, sua mãe.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:29

O herói, ao ver que Filoctetes permanecia por ali, ainda que muito assustado, mandou que apanhasse as setas envenenadas e o arco e ordenou-lhe que ateasse fogo à pilha de lenha. Os serviçais, aterrorizados por aquele pedido, fugiram às pressas; só Filoctetes ali ficou, que obedeceu à vontade do herói. As chamas, subindo em turbilhão, não tardaram em envolvê-lo e, vendo Tânatos em uma alucinação, fez um último pedido a Filoctetes:

— Filoctetes, meu amigo, em paga deste último favor que tu me fazes, deixo-te meu arco e minhas flechas; guarda-as em segredo, que um dia delas precisarás, e jamais revela a ninguém o local onde agora arde a minha pira! Faz com que os outros também mantenham segredo, te peço! Jura, meu amigo, jura!

— Eu juro, Héracles, eu juro pelos deuses!

Filoctetes prometeu. Mas o Destino havia traçado que, um dia, sobre o monte Oeta, batendo com o pé no chão, com um olhar significativo, contaria sem falar onde havia outrora a pira de Héracles. Ele, mais tarde, a caminho de Tróia, seria por isso punido com um grave ferimento no mesmo pé, mas voltaria vivo da guerra.

Ao subir as chamas da pira, raios caíram do Céu, avivando-as ainda mais, e as dores de Héracles pareceram menores. Foi quando um rio vizinho, Oliras, ou Diros, hoje chamado Gorgopótamos, jorrou e tentou extinguir, em vão, a pira onde já ardia o corpo do herói. As águas do rio derrotado, então, seguiram seu curso conservando o calor das chamas e deram origem às Termópilas. E quando tudo o que era mortal ficou consumido, Filoctetes retirou-se, levando consigo suas armas poderosas, e foi procurar os servos que haviam estado no local do suplício de seu amo, prometendo-lhes a morte certa se revelassem o que deveria ser segredo.

Zeus sentiu grande orgulho de seu filho e disse aos demais Olímpicos:

— Héracles será nosso porteiro e irá casar-se com minha filha Ivi, a deusa da juventude. Se alguém fizer qualquer objeção, eu começarei a lançar meus raios.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:30

E virou-se para a filha Atena:

— Vai, querida Atena, em tua quadriga, e traze o novo deus ao Olimpo!

Zeus parecia tão zangado, que Héra não ousou dizer nada. Atena surgiu em sua quadriga para apanhar o filho de Zeus e seu irmão. Niqué, a Vitória, segurava as rédeas. Héracles, parando de gemer e não sentindo mais dores, diante dos olhos assustados de Macária, que de repente apareceu, desceu da pira e subiu ao carro, em silêncio. Nesse instante, Héracles tornou-se jovem, bem mais jovem, e suas feridas desapareceram. E o deus Hermes, pondo-se à frente, deu uma piscadela a Macária e voou para o Olimpo, na qualidade de guia às deusas e ao novo deus, e foram todos acolhidos por Apolo, que segurava ramos de louro. Atena levou Héracles à sala do conselho e apresentou-o aos demais deuses. Só Áres, seu arquinimigo, é que lhe deu as costas. Mas disse-lhe Deméter:

— Áres, deixa de ser tolo...!

E o deus, lentamente, voltou-se e apertou a mão do recém-chegado — embora seus modos rudes.

Enquanto as Ninfas extinguiam o fogo da pira com a água do Oliras, Héracles tornava-se imortal, no Olimpo. E foi muito bem recebido pelos demais deuses que lá moravam. Héra, reconciliando-se com Héracles, percebendo que havia sido vencida e deveria se conformar, adotou-o como filho (chegando mesmo a oferecer-lhe um seio, segundo uma tradição etrusca?) e deu-lhe por esposa sua formosa e jovem filha Ivi (Hebe), que lhe daria dois filhos: Alexíares e Anicetos. Este ato de Héra valeu-lhe o epíteto de Teléia, a grande deusa do casamento. Héracles tornou-se o deus do recinto fechado, da propriedade e das aquisições territoriais. Passaria a ser o protetor dos gregos e, futuramente, o mais venerado deus dos sabinos e latinos. Seu fantasma terreno, eidolon, foi mandado para o mundo subterrâneo, e, no céu, surgiu uma nova Constelação: a do Ergonasim, na forma de um homem que se ajoelha sobre o joelho direito e está sempre trabalhando, lembrando o Héracles servidor.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:30

Quando só restavam as cinzas da fogueira, e Íolas e outros amigos se aproximaram do lugar onde Héracles fora queimado para apanhar os ossos, não encontraram mais nada. Não havia dúvida de que, cumprindo a antiga sentença dos deuses, Héracles havia sido elevado para o Olimpo. Levaram-lhe uma oferenda fúnebre, consagrando-o assim como uma divindade que haveria de ser honrada por toda a Hélade.

Segundo um boato, um grupo de Sátiros achegou-se da pira apagada, em cinzas, curiosamente, e pularam para trás ao darem com a armadura do herói vazia sobre a pira, não de todo queimada.

Enquanto isso, Hilos chegava em Tráquis, aos atropelos e sem o seu pai.

— Mulher! Gostaria que tu jamais tivesses vivido e que não fosses minha mãe!

— Meu filho, que aconteceu? Por que falas assim comigo?

Com ar de desprezo, Hilo respondeu-lhe com a voz quase sumindo sob os soluços:

— Estou vindo das montanhas de Cenéon, como me enviaste. E roubaste a vida de meu pai!

Dejanira ficou pálida como um cadáver, mas conteve-se e disse-lhe:

— Quem disse isso a ti, meu filho? Quem pode me acusar de tamanho crime?
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:31

— Eu me convenci do destino de meu pai com meus próprios olhos. Encontrei-o nas montanhas de Cenéon, onde ele estava se preparando para sacrificar a Zeus os animais em doze piras, como oferenda de gratidão. Meu pai vestiu a túnica que mandaste através de Licas, e começou o sacrifício. A princípio meu pai orou com toda a serenidade. Mas subitamente, quando da brasa do sacrifício as chamas já se erguiam, sua pele começou a transpirar copiosamente, a roupa colou-se ao seu corpo, e ele foi acometido de intensa tremedeira. Como se uma serpente o estivesse devorando, ele urrava, chamando por Licas. Ele o atendeu e repetiu para o meu pai as tuas recomendações. E a Fúria tomou conta de meu pai, que agarrou Licas por um pé e atirou-o contra os rochedos do mar, despedaçando-o. Diante de todos, sem que ninguém ousasse se aproximar, ele atirou-se no chão, gritando, e então voltou a levantar-se. Amaldiçoou a ti e ao vosso casamento. Me mandou que o abandonasse para não vê-lo morrer!

Dejanira ajoelhou-se de pesar. E Hilo continuou:

— Logo tu o verás, vivo ou morto, bem na tua frente. Pois esta é a tua obra... mãe. Tu traíste o maior de todos os heróis!

Sem justificar-se, desesperada, Dejanira deixou seu filho. Os criados do palácio a quem ela confiara o segredo da poção do amor explicaram ao jovem que, em seu ódio, ele havia sido injusto para com sua mãe. Hilos correu atrás da infeliz, mas chegou tarde demais. Ela estava morta, sobre a cama do marido. Seu peito estava perfurado por uma espada de dois gumes. Chorando, o filho abraçou o cadáver e deitou-se a seu lado, desolado com suas palavras precipitadas.

Então, a notícia da morte de Héracles chegou aos ouvidos de todos, na Hélade, e satisfatoriamente aos ouvidos do rei Euristeus. Este, mais do que contente com tal notícia, mais ainda o preocupava, pois Héracles tinha um exército de filhos:

— Quando eles crescerem vão querer se vingar! Unidos, tornar-se-ão perigosos e muito poderosos.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:31

Decidiu perseguir a todos os filhos e descendentes do herói, os Heráclidas; estavam espalhados por todos os lugares da Hélade: em Micenas, em Tirinto, em Tebas, em Téspias, em Árgos... Uma parte deles, que estava em Micenas, teve que fugir imediatamente da Argólida. Macária levou-os para Tráquis, aonde encontraram asilo com o rei Cêix.

Já Alcmena, mesmo tendo morrido seu filho Héracles, estava morando na cidade de Tirinto, junto com Licímnio, Íolas e alguns Heráclidas. Mas Euristeus expulsou-os da cidade, obrigando-os a ir para Tráquis, junto de Hilos. Mas o soberano de Micenas pediu, ou melhor, insistiu ao rei Ceix que fizesse o mesmo àqueles asilados em Tráquis. Por isso, sob a ameaça que vinha da poderosa Micenas, todos tiveram que abandonar Tirinto, Tráquis, Tebas e Árgos e fugiram para a Ática, aonde Teseus era rei. O rei deu asilo a todos eles e hospedou-os em Maratona. Lá se reuniram em torno de Hilos, que tomou a frente de todos, como seu tutor.

A reunião dos Heráclidas, em Maratona, tirou o sono de Euristeus. E conforme cresciam os filhos do filhos de Zeus, seu medo crescia ainda mais.

Quanto aos filhos que Héracles tivera com Mégare, Terímacos e Creontíades, estes, reacendendo a pira do pai, sacrificaram-se e alcançaram a Morte.

Hilos era chefe entre seus irmãos Heráclidas, apesar de ser mais jovem que a maioria deles. Junto de Teseus, o rei de Atenas, planejavam vingança por terem sido expulsos da Argólida. Por isso, prepararam uma expedição contra o Peloponeso, especialmente os territórios governados por Euristeus, já que se tornava o rei supremo da Hélade.

Os Heráclidas tentavam, debalde, voltar para o Peloponeso. Mas somente Tleopólemos, filho de Héracles e Astíoque, e seu tio-avô Licímnios obtiveram permissão de se estabelecer em Árgos.

Numa discussão entre os dois, Tleopólemos irritou-se e afugentou um boi que se encontrava perto deles; o jovem o fez com um pau, mas escapou-lhe da mão e foi golpear Licímnios, que acabou morrendo mais ou menos da mesma forma que o pai Eléctrion.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:32

Os parentes do morto obrigaram Tleopólemos a exilar-se de Árgos. Ele partiu com a mulher, Polixo, e se estabeleceram em Rodes, aonde foi fundar duas cidades: Lindos e Iálisos.

Enquanto isso, no Olimpo, Asclépios, tendo recebido após a morte honras divinas, foi admitido à mesa dos deuses, mas brigou com Héracles, por uma questão de precedência. Zeus tentou acalmá-los. Héracles retrucou por Asclépios querer sentar-se antes que ele à mesa; Asclépios achava-se no direito, dizendo ser mais importante, como deus da Medicina. Zeus, indignado, mandou que se calassem e obrigou-os a sentarem-se.

Mas Zeus, pretendendo valorizar ainda mais o seu filho, decidiu imortalizá-lo ainda entre os Astros, e uma Constelação passou a levar o seu nome (Hercules). Porém, Asclépios, mesmo não levando seu nome, seu espírito também perpetuou entre as estrelas, na Constelação de Ofiúco (Ophiucos).

OS HERÁCLIDAS EM ATENAS

Os Heráclidas já estavam fracassando no seu retorno ao Peloponeso. Alguns estavam sucumbindo e outros sendo expulsos. Principalmente ao apareceram os poderosos exércitos micênicos do rei Euristeus. Por isso, Hilo retirou-se da batalha, vencido, e foi buscar reforços com os antigos aliados de seu pai.

Agora reinavam sobre a Ática os filhos de Teseus, Acamas e Demofóon, que substituíam o pai na sua ausência. Teseus teve que abandonar Atenas pelas pressões a respeito do assassinato de Hipólitos, um de seus filhos. Portanto, com o seu exílio ao país do rei Licômedes, Acamas e Demofóon receberam o encargo de zelar pelo reino, ainda que Menesteus, filho de Peteus, tencionava ser o novo soberano.

Porém, os filhos de Héracles não eram nada fracos. Tinham como chefes Hilo, que não conhecia o significado da palavra medo. Ao seu auxílio também tinha vindo o velho Íolas, sobrinho do grande herói, acompanhado de vários guerreiros. Íolas, que por diversas vezes ajudara Héracles, quando então Euristeus tentava liquidá-lo, agora, ainda que já estivesse idoso, desejava apenas uma coisa: vingança.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:32

Todos estavam reunidos, acampados na praça do mercado, em Atenas, junto ao altar de Zeus, e imploravam a proteção dos atenienses. Mas foram ameaçados Copreus, o mensageiro do rei Euristeus, que desdenhosamente dirigiu-se a Íolas e lhe disse:

— Tu pensas que encontrastes lugar seguro aqui, Íolas! Mas quem ousaria provocar a hostilidade do poderoso Euristeus? Sai daqui com todos os teus asseclas e vai imediatamente para Árgos, onde, por força de uma decisão judicial, sereis condenados ao apedrejamento!

Imperturbável, Íolas respondeu:

— Não! Este altar é um lugar sagrado que me protegerá não só de ti mas também dos exércitos de teu senhor. Estamos a salvo nesta terra livre!

— Terra livre? A Hélade pertence a Euristeus, que é senhor absoluto. Saibas que não vim para cá sozinho. Segue-me uma força que logo expulsará a todos vós, liquidando com essa suposta liberdade.

Íolas, então, clamou ao povo de Atenas:

— Piedosos atenienses! Não tolerais que os protegidos de Zeus sejam expulsos com violência, que os deuses e toda a cidade sejam honrados!

Ouvindo esse apelo, os atenienses, incitando uns aos outros, acorreram de todos os lados à praça do mercado. E perguntaram aos estranhos que suplicavam aos pés de Zeus:

— Quem é esse homem honrado? Quem sois? Por que vinde pedir proteção ao senhor do Olimpo?

Assim perguntaram, e descobriram que se tratavam dos filhos de Héracles. Por isso, foram tomados de piedade e respeito, mandaram o mensageiro afastar-se do altar e comunicaram suas intenções aos reis de Arenas.

E Copreus, ignorando a importância de qualquer outro rei senão a de Euristeus, perguntou, intimidado:

— Quem é o rei deste país?

— Seus julgamentos tu podes acatar com toda a confiança: Demofóon e Acamas, filhos do grande Teseus, são nossos reis.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:33

Logo chegou aos ouvidos dos jovens reis, no palácio, a notícia de que a praça do mercado estava ocupada por refugiados e de que um exército estrangeiro, precedido por um emissário, tinha chegado ao país fazendo exigências. Demofóon e Acamas dirigiram-se à praça e ouviram da boca do mensageiro as pretensões de Euristeus:

— Meu nome é Copreus, de Árgos, filho do grande rei Pélops e embaixador de Euristeus, o soberano de Árgos, Tirinto, Micenas, de todo o Peloponeso e, é claro, de toda a Hélade. Os homens que pretendo levar também pertencem a Árgos, são súditos de meu senhor. Vós, filhos de Teseus, não deveis ser tão imprudentes a ponto de pretender ser os donos da Hélade, nem deveis entrar em guerra com Euristeus por causa desses refugiados!

Demofóon e Acamas entreolharam-se chocados com tamanha petulância. Mas eram sábios e sensatos. Demofóon tomou a palavra:

— Como é que poderemos analisar corretamente essa questão e decidir a disputa antes de termos ouvido ambas as partes? Que o líder desses jovens exponha o que tem a dizer.

Íolas ergueu-se dos degraus do altar, inclinou-se respeitosamente perante o rei e disse-lhe:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:33

— Ó reis de Atenas, nobres filhos do grande Teseus, fiel amigo de Héracles, nosso parente. Pela primeira vez vejo que estou numa cidade livre, pois aqui impera o direito de falar e ouvir. Em outros lugares, eu e meus protegidos fomos expulsos sem que nos ouvissem. Euristeus expulsou-nos de Árgos, não permitindo que ficássemos sequer mais uma hora em suas terras. Como pode ele ainda chamar-nos de seus súditos ou alegar qualquer direito sobre mim e esses jovens, se nos privou de todos os nossos direitos? Acaso um refugiado de Árgos também fica proibido de pisar em todo e qualquer lugar da Hélade? Não, pelo menos não em Atenas! Os habitantes desta cidade heróica não irão expulsar de suas terras os filhos de Héracles. Nem vós, ó reis, tenho certeza. Vosso pai, Teseus, deu-nos asilo e um lugar para vivermos em Maratona, mas tivemos que deixar a cidade por nos sentirmos pressionados e inseguros. Aqui, Zeus e o povo ateniense nos protege.

E, virando-se para os Heráclidas, disse-lhes:

— Consolai-vos, filhos, estamos no reino da liberdade. Aqui encontramos nossos parentes, pois, os reis desta terra não estão recebendo estrangeiros, pois, tanto Teseus como Héracles eram ambos netos do grande rei Pélops. E lembrai-vos, também, ó nobres reis, que Teseus, vosso pai, foi tirado do reino de Hádes graças ao nosso pai e senhor Héracles.

Copreus retrucou:

— E daí? Sou filho de Pélops e...

— Pois não sabes honrar a teu pai. Ao invés, serves a um rei injusto e cruel.

As palavras do jovem rei Acamas chocaram Copreus, que ficou paralisado, sem saber o que dizer. Mas Demofóon tinha na boca as palavras certas:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:34

— Três motivos levam-nos a acatar o teu pedido, senhor Íolas. Primeiro, Zeus e este altar sagrado; depois, o nosso parentesco; e, por fim, todo o bem que Héracles fez a nosso pai. Estamos cercados por vistas grossas, inimigos que pretendem apossar-se deste país, porque o invejam. Se permitíssemos que fôsseis levados à força desse altar, estas terras deixariam de ser as da liberdade, do respeito aos deuses e da virtude! Por isso, mensageiro, volta para Micenas e anuncia ao teu senhor que jamais permitiremos que leves esses refugiados!

Copreus, erguendo de maneira ameaçadora o seu bastão de mensageiro, disse-lhes:

— Vou-me embora, mas sabeis que voltarei com o exército argivo. Dez mil escudeiros aguardam apenas um sinal de meu rei. Eu mesmo os comandarei. O exército já está de prontidão nas fronteiras.

— Vai, e não voltes. Não temos medo nem de ti nem de tua Árgos!

Os filhos de Héracles, então, que formavam um exército, ergueram-se alegremente do altar e saudaram seus generosos salvadores. Íolas tomou mais uma vez da palavra e em nome deles agradeceu aos cidadãos de Atenas.

Os reis de Atenas deram início aos preparativos para receberem de armas em punho as hostes de seu novo inimigo. Reuniram os videntes e mandou que se fizessem oferendas solenes. Queriam acomodar Íolas e seus protegidos no palácio, mas Íolas declarou que não pretendia deixar o altar de Zeus e que ficaria ali com seus homens a fim de orar pela salvação da cidade.

— Só depois de conquistar a vitória, com a ajuda dos deuses, é que concederemos descanso a nosso corpos cansados, sob o teto de vossa hospitalidade.

Entrementes, os reis subiram à torre mais alta do palácio e dali observaram o avanço do exército inimigo. Reuniram então os guerreiros atenienses, fizeram todos os preparativos para a guerra, aconselharam-se com os videntes e estavam prontos para fazer as oferendas solenes. Demofóon então chegou, com passos rápidos e expressão transtornada, e aproximou-se de Íolas.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:35

— Que faremos, amigos? Embora nosso exército esteja armado e pronto para enfrentar os argivos, os videntes afirmam que a vitória só se dará sob uma condição impossível de ser satisfeita. O Oráculo disse que não devemos sacrificar bezerros nem bois, e sim uma donzela da mais nobre estirpe. Só assim poderemos obter a vitória. Como faremos uma coisa dessas? Qual o pai que irá suportar tal condição? Que cidadão me entregaria sua filha? Isso provocaria uma revolta sem tamanho...

Os Heráclidas ouviram assustados as palavras de seu protetor. E Íolas complementou:

— Ai de nós! Somos como náufragos que, tendo chegado a uma praia, são novamente arrastados para o alto-mar por uma tempestade! Vã Esperança, por que nos acalentaste com teus sonhos? Estamos perdidos, meus filhos. Ele agora nos entregará, e não podemos sequer censurá-lo por isso!

Subitamente, contudo, um brilho de esperança luziu nos olhos de Íolas.

— Sabes o que nos haverá de salvar, nobre rei? Entrega-me a Euristeus, no lugar dos filhos de Héracles. Ele decerto preferirá matar vergonhosamente a mim, que fui o fiel acompanhante do filho de Zeus. Estou ficando velho, e é com alegria que sacrifico a minha vida por esses jovens!

— Tua oferta é nobre, mas não nos ajuda em nada. Achas mesmo que Euristeus se dará por satisfeito com a tua morte? Não, ele quer exterminar os descendentes de Héracles. Se tiveres alguma outra ideia, diz. Esta não serve para nada.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:35

O SACRIFÍCIO DE MACÁRIA E A MORTE DE EURISTEUS

Os altos lamentos provocados pelo cruel Oráculo chegaram ao palácio real, onde se encontravam Alcmena e Macária, mãe e filha de Héracles, protegidas dos olhares dos curiosos. Alcmena, já muito velha e senil, nada percebia do que estava acontecendo lá fora. Mas sua neta ouvia os lamentos. Temendo pelo destino de seus irmãos, correu para a praça do mercado. Permaneceu escondida durante algum tempo no meio da multidão e assim inteirou-se da situação em que se encontravam a cidade e os filhos de Héracles, assim como do terrível oráculo. Os Heráclidas tinham de enfrentar uma nova dificuldade. Como o Oráculo declarasse que a vitória sobre Euristeus dependia do sacrifício de uma vítima humana, feminina, da parte dos filhos de Héracles, decidiram fazer um sorteio.

Com passos firmes, dirigiu-se aos reis de Atenas e propôs:

— Vós estais procurando uma vítima que vos permita alcançar a vitória na guerra, evitando que os filhos de Héracles sejam assassinados pelo tirano de Árgos. Esquecestes de que a filha de Héracles também está entre vós? Pois sou Macária, a filha mais velha de Héracles e Dejanira. Estou pronta para ser sacrificada e tenho certeza que os deuses me aceitarão, pois o faço voluntariamente. Se a cidade vai combater pelos descendentes de Héracles, sacrificando assim centenas de seus filhos, será que não haverá entre os descendentes do herói uma só pessoa disposta a morrer para assegurar essa vitória? Não seríamos dignos de ser salvos se nenhum de nós pensasse assim!

Íolas e todos os que estavam à sua volta permaneceram silenciosos por muito tempo. Por fim, o líder dos Heráclidas disse:

— Tu provaste seres digna de teu pai. Mas parece-me que seria mais justo se todas as donzelas de tua família se reunissem e sorteassem qual delas deve morrer pelos seus irmãos.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:36

Mas retrucou Macária jubilosamente:

— Não quero morrer em virtude de um acaso, meu primo, senão por livre e espontânea vontade. Mas não hesiteis mais para que o inimigo não vos surpreenda, revogando o Oráculo.

E assim, acompanhada das mais nobres mulheres de Atenas, a nobre donzela entregou-se voluntariamente à Morte, num sacrifício, e, onde morreu, perto de Maratona, nasceu uma fonte, que levou o seu nome: Macária, “a bem-aventurada”.

Admirados, o rei e os cidadãos de Atenas a seguiram com o olhar. Mas o Destino não lhes permitiu refletir sobre o que acontecia. Mal Macária desapareceu, um mensageiro chegou correndo ao altar com uma expressão de contentamento.

— Onde está Íolas? Tenho uma mensagem amistosa para ele. Onde está Íolas?

Este ergueu-se do altar, mas não conseguiu ocultar a dor que ainda sentia. E perguntou-lhes o mensageiro:

— Não me conheces mais? Sou o velho criado de Hilo, filho de Héracles e Dejanira. Tu sabes que meu senhor separou-se de vós quando fugia em busca de aliados. E agora ele acaba de chegar com um poderoso exército.

Ao ouvir essa notícia, os refugiados ficaram exultantes, assim como os cidadãos de Atenas. Íolas não vacilou um momento sequer. Mandou que lhe trouxessem armas e protegeu seu corpo com uma armadura. Entregou os filhos e a avó de seu amigo aos cuidados dos mais velhos dentre os atenienses, que ficariam no interior da cidade. Com o jovem exército e os reis Demofóon e Acamas, saiu para juntar-se ao exército de Hilo. Quando o exército estava pronto para o combate e eles se viram diante das infinitas fileiras do poderoso exército do rei Euristeus, Hilo desceu de sua carruagem de guerra, colocou-se no meio do espaço estreito que o a hoste argiva deixara livre e gritou para o rei dos argivos:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:46

— Príncipe Euristeus, antes que comece esse inútil derramamento de sangue e duas cidades entrem em guerra por causa de umas poucas pessoas, ouve a minha sugestão: decidamos nós dois a luta num duelo honesto. Se eu cair, tu terás o direito de levar contigo os meus irmãos e fazer com eles o que quiseres. Mas, se tu fores derrotado, então que as honras ao pai deles e teu domínio sobre o Peloponeso sejam asseguradas a mim e a todos os descendentes de Héracles.

O exército de aliados aprovou por aclamação esta sugestão, enquanto as hostes inimigas também murmuravam, concordando. Só Euristeus, que já dera provas de sua covardia diante de Héracles, mais uma vez não ousou colocar em jogo a própria vida e não deixou o abrigo proporcionado pelas fileiras de soldados sob o seu comando. Copreus, lembrando-se das palavras do rei Acamas, entristeceu pela escolha que fez, servindo um rei como Euristeus.

Mas Hilo não obteve resposta e teve que voltar para junto de suas tropas. Os videntes fizeram oferendas e logo ecoou o grito de guerra. E Demofóon soltou a voz:

— Cidadãos! Lembrai-vos de que estais lutando pela vossa própria cidade, a cidade que vos deu a vida e vos dá alimento!

Do outro lado, Euristeus, pela boca de Eumolpos, seu comandante, exortava os seus a não envergonharem Árgos e Micenas. As trombetas atroavam, escudos chocavam-se, as carruagens retumbavam, as lanças eram atiradas, espadas chocavam-se, e em meio a todo esse clamor ouviam-se os gritos dos feridos.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:46

Num primeiro momento, os aliados dos Heráclidas recuaram ante o ataque das lanças argivas, que ameaçavam romper as suas fileiras, mas logo conseguiram afastar os inimigos e avançar. Começou então um embate corpo a corpo que por longo tempo deixou a batalha empatada. Mas, por fim, as fileiras dos argivos foram derrotadas e seus guerreiros, pesadamente armados, fugiram em debandada, com Euristeus à frente, que nem ao menos havia enfrentado um só inimigo ou atirado uma única lança. Este, apavorado, fustigava com toda a força os cavalos que puxavam o seu carro, e fugia em direção de Micenas. Então Íolas também foi tomado pelo desejo de guerrear, e justamente quando Hilo passava a seu lado, em seu carro de guerra, estendeu-lhe a destra e pediu para subir no carro, em lugar dele. Hilo cedeu respeitosamente o lugar ao amigo e apeou. Não era fácil para Íolas, que passava a comandar guerreiros, dominar as duas parelhas de cavalos mas, decidido, tocou os cavalos. No santuário de Atena, que ficava na estrada para Maratona e nas proximidades de Palene, avistou ao longe a carruagem de Euristeus em fuga, mas já se sentia velho demais para persegui-lo e matá-lo; já haviam-se passado muitos anos depois que os Heráclidas haviam sido expulsos da Argólida. Íolas, porém, pretendia castigar Euristeus, mas estava para morrer e sem forças para tanto.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:47

Mesmo assim, decidido, levantou preces a Zeus para que lhe concedesse, apenas por um dia, sua antiga juventude e a sua força. E o milagre aconteceu: duas estrelas desceram do céu, colocaram-se sobre os arreios dos cavalos e ao mesmo tempo a carruagem inteira foi encoberta por uma densa neblina. Isso durou apenas alguns minutos; logo as estrelas e a neblina tornaram a desaparecer. Héracles e Ivi, deuses do Olimpo, com o consentimento de Zeus, lhe devolveram, a rogo seu, a força e a juventude. Íolas estava rejuvenescido, com os cachos castanhos, a postura ereta e os braços fortes de um jovem guerreiro. Com as mãos firmes segurava as rédeas das duas parelhas, e assim corria em grande velocidade com a sua carruagem, e ele pôde incitar os seus a levantar um combate contra Micenas. Imediatamente, com todo o seu vigor, conduziu os cavalos num terrível galope e, como um raio, alcançou a meia distância o aterrorizado Euristeus na entrada de um vale através do qual o argivo pretendia fugir, junto dos Rochedos Cirônicos. Euristeus não reconheceu o homem que o perseguia e desviou-se de sua carruagem, mas Íolas levou a melhor e, então, antes que o argivo pudesse alcançar as portas da cidade, Íolas estendeu para trás o braço robusto e atirou sua lança com tanta força, que atingiu um de seus cavalos, poupando-o da Morte. Mas obrigou-o a descer da carruagem, bateu-lhe no rosto, amarrou-o e levou-o consigo para as hostes aliadas, como troféu de guerra.

Enquanto isso, o heráclida Hilo, com seu exército, penetrou nos domínios da cidade e invadiu o palácio. Neste ataque, morria também a filha do rei, Perímede, e seus fiéis parentes foram massacrados. A batalha estava vencida, e o exército desordenado dos argivos puseram-se em fuga, e logo não restava um só inimigo no solo da Ática.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:47

O exército dos vencedores chegou a Atenas e Íolas, voltando a assumir a sua forma natural, conduziu o humilhado perseguidor dos Heráclidas, com as mãos e pés atados, à presença da mãe de Héracles. Só então Euristeus percebeu que havia sido Íolas que o havia capturado.

— Enfim chegaste, rei dos injustos!

Euristeus, como sempre um covarde, cabisbaixo, só ouvia o que a velha Alcmena lhe dizia.

— Depois de tanto tempo, eis que te alcança a justiça dos deuses! Olha teus inimigos nos olhos, Euristeus!

O rei vencido levantou os olhos.

— Então foste tu quem perseguiu meu filho ao longo de tantos anos, humilhando-o e impondo-lhe tarefas difíceis e cruéis; foste tu quem o mandou matar serpentes venenosas e leões famintos, para que ele tombasse; foste tu quem o mandou descer até Hádes para que ali perecesse? E agora tu pretendias expulsar a mim, a mãe dele, e aos seus filhos de toda a Hélade? Mantém os olhos em mim, rei das víboras!

Euristeus ergueu novamente os olhos, temendo que o maltratassem.

— É, Euristeus, encontraste uma cidade e um povo livres do teu poder, que não tiveram medo de ti. Agora morrerás, e deves dar-te por satisfeito de morrer simplesmente, pois merecias ser torturado lentamente até a morte!

Euristeus conteve-se e falou com calculada frieza:

— Não estou tentando evitar a Morte. Só quero falar uma coisa para me justificar: não foi por minha própria vontade que persegui Héracles. A deusa Héra foi quem me encarregou de travar essa batalha, e tudo o que fiz foi por ordem dela. Mas como eu me tornei, embora a contragosto, inimigo de um poderoso homem e semi-deus, tinha que fazer de tudo para me proteger do seu ódio. Por isso, depois de sua morte pus-me a perseguir os seus descendentes, meus inimigos, já que são os vingadores de seu pai. Faze comigo o que bem entenderes, não me importa ter que deixar esta vida, pois não me arrependo do que fiz.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Hermes Trismegistus 17/3/2021, 02:48

Assim falou Euristeus, que parecia aguardar serenamente o seu infortúnio. Mas o próprio Hilo pronunciou-se a favor do prisioneiro, e os cidadãos de Atenas invocaram a generosidade de sua cidade, que costumava perdoar os criminosos vencidos. Alcmena, porém, permaneceu inflexível. Pensou em todos os sofrimentos que seu filho tivera que suportar na terra enquanto fora servo daquele rei cruel. Lembrou-se da morte de sua querida neta, que se sacrificara voluntariamente para assegurar a vitória sobre Euristeus, retratou o destino que se teria abatido sobre ela e sobre todos os seus netos se Euristeus fosse agora o vencedor, e não um prisioneiro.

— Não, ele deve morrer.

Euristeus então voltou-se para os atenienses e disse:

— A vós, senhores, que pedistes misericórdia, minha morte não haverá de trazer mal algum. Se me enterrardes de maneira honrosa no lugar onde fui alcançado por meu perseguidor, no Templo de Atena em Palene, então, como um hóspede propício, vigiarei as fronteiras de vosso país para que nunca sejam atravessadas por nenhum exército inimigo. Pois sabeis que algum dia os descendentes destas crianças e destes jovens que agora protegeis vos atacarão, pagando com o mal pelo bem que vós agora fazeis. E então eu, o inimigo jurado dos descendentes de Héracles, serei o vosso salvador.

Euristeus foi levado para fora da cidade, onde morreria com dignidade, a seu pedido. E uma espada lhe cortou a garganta. O corpo caiu e sua cabeça ficou suspensa nas mãos de um soldado ateniense.

A cabeça de Euristeus foi levada, às ocultas, até Alcmena, matriarca dos Heráclidas, que deu o ultimato: arrancou-lhe os olhos com os fusos. Em seguida, reuniram o corpo e a cabeça do rei e enterraram perto de Palene, sob a estrada que conduzia a Atenas, para proteger a cidade. Em seguida, levantaram um túmulo e realizaram seu funeral. Afinal, por mais crimes que ele tivesse cometido contra Héracles e seus filhos, os vencedores não o deixaram sem sepultura.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Saga de Hércules - Página 14 Empty Re: A Saga de Hércules

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 14 de 16 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15, 16  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos