Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Que livro você está a devorar?

+35
Seu Belzebu, o Chulapeta
Fulcanelli
Cachorrão
Legolas
Imhotep
Zardoz, o Mágico
Professor Black
Ivanhoe
Norman, o herege
Incógnito
Masses Crusher
Art3mis
James Halliday
Giordano Bruno
Nostradamus
Mandrake
Geômetra
Gárgula
Dante
Arcano
Alucard
Licantropo
Lilith
Flautista de Hamelin
Freud explica
Trovador
Frederico Mercúrio
Siegfried
sombriobyte
Advogado da Verdade
Apocalipse
Gigaview
kbr
Eugene Hector
Alquimista
39 participantes

Página 4 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por James Halliday 1/12/2019, 01:27


ATENÇÃO: Quem não leu os livros dele, pare por aqui...

Em FIGHT CLUB, a solução dos problemas é o clube onde todo mundo dá porrada um no outro fraternalmente e depois vira um exército de vandalismo.

SURVIVOR, o cara faz parte de uma comunidade religiosa que pretende se suicidar em massa com o chamado de Deus e ele acaba se matando em um avião.

INVISIBLE MONSTERS, uma moldelo acaba com a própria cara com um tiro de espingarda pra parar de ser valorizada por sua beleza.

CHOKE, um cara enfia pedaços enormes de carne na guela, quase morrendo, pra que as pessoas o salvem e lhe mandem dinheiro.
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por Art3mis 1/12/2019, 01:37


A vida do rebanho por si só é auto destrutiva, consumismo desenfreado, big Brothers e outros progamas de tv; as comidas que comemos, as mentiras que os meios de comunicações nos enfia na mente...
Art3mis
Art3mis

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por Art3mis 1/12/2019, 01:40


Hoje vemos uma mídia adolescente que aposta na imbecilização, com um mundo fabuloso de "mulheres gostosas", "festas sem fim", "alegria exagerada", consumismo e emoções baratas. Essa mídia, movida por Jovem Pan, Globo, Capricho, Luciano Huck e comerciais de cerveja, transforma o jovem num idiota alienado, o que é reforçado pela trilha sonora lixo das FMs.
A regra é entupir mentes com gírias criadas em laboratório por publicitários e executivos (como os terríveis "balada" e "ninguém merééce"), na tentativa de persuadir a "galera" de que senso crítico é coisa de intelectual mal-humorado dos anos 70. Toda essa falácia acaba produzindo jovens conservadores, que ficam defendendo com unhas e dentes tudo que acontece no mainstream, e se irritam com qualquer comentário que os tire dessa sensação de satisfação ilusória.
Chega de gente aceitando mensagens tendenciosas e monopolizadoras.

Whatever... vamos todos morrer.

Egocêntricos, pessimistas, anarquistas, judeus e malabaristas...

Não adianta se debater.
Art3mis
Art3mis

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por Masses Crusher 1/12/2019, 04:33

Art3mis escreveu:
Haunted - Chuck Palahniuk

É doente... Eu passei mal com GUTS... Parece até que ele quis tirar o posto do Invisible Monsters como melhor livro do Chuck...

Eu li. Guts é pequeno, tem apenas 7 páginas. Foi um texto que eu precisei fazer uma pausa, beber uma água e depois continuar a leitura.

Aproveito e ofereço pra quem quiser um conto dele chamado PUNCH DRUNK, que foi publicado na Playboy americana... É matador...

Ambos, Guts e Punch Drunk, fazem parte do livro dele, Haunted (Assombro). É simplesmente uma das coisas mais doentes que o cara já escreveu... Eu passei mal ao ler Guts...

Me revirou o estômago, realmente acredito que as pessoas tenham mesmo desmaiado, e não tenha sido "golpe de publicidade" como alguns veículos da mídia diziam...
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por Masses Crusher 1/12/2019, 04:36


O Chuck põe situações daquelas realmente para chocar as pessoas. Vi mais a mensagem quando ele termina a história: "One stupid mistake and now he'll never be a lawyer".

Guts também faz vc pensar sobre como o homem ainda é dominado por seus instintos primitivos. Como aquele prazer da gozada leva você a fazer coisas "absurdas". Mas, pensando pela óptica dele, "um momento perfeito vale a pena". Foda, foda, foda...

O texto é complicado de se ler, especialmente para quem tem um ótimo inglês. Entender cada palavra do texto é mais nojento do que entender apenas as situações... Mas se vcs não forem chocados não estarão realmente tendo uma experiência Chuck Palahniuk.
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por Masses Crusher 1/12/2019, 04:40


O Assombro, embora não seja o livro do Palahniuk que eu mais goste, é o maior exemplo da genialidade dele. Ele se passa por vários escritores e o pior é que você identifica escritores diferentes na maneira como ele escreve.

Quanto à tradução oficial, ficou muito melhor que a do Clube da Luta. Sem comparação. Já o Cantiga de Ninar e Sobrevivente eu não cheguei a achar ruim não (chatas são traduções politicamente corretas...).

Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por Masses Crusher 1/12/2019, 04:47

James Halliday escreveu:
Dono de uma exclusiva e ácida capacidade de crítica social, ele constantemente mostra a auto-destruição como, ironicamente, a saída e a solução para todos os problemas humanos.

Ampliando o conceito de auto destruição!!
Sobre a descrição do James, respeito a opinião, mas acho que "saída como auto destruição" e o "ironicamente" limitam o sentido se tomados na literalidade da coisa...se vc pensar mais como uma metáfora, ganha um sentido mais amplo, ou seja, como simbólico também. Assim, para construir algo você tem que desconstruir algo ou rearranjar, o que não implica uma destruição completa, assim como Freud estrutura a Psicanálise. Assim podemos ver a passagem final do Clube da luta, por exemplo, como uma tentativa de estabilizar a esquizofrenia, e fazer laço social com o amor da garota, fato antes impensável, no decorrer do filme, porque para ter contato e amor é preciso escutar ao desejo do outro.
Pensando assim, o autor fica mais poético e criativo.
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por Masses Crusher 1/12/2019, 04:50


E outra, acho que na verdade não é que ele fique mais criativo ou poético....acho que dá pra ver um lado dual (como o consciente e o inconsciente e sua atemporalidade e falta de contradição onde tudo é sem certo e errado), mais rico que uma simples saída para a auto destruição no sentido único de extermínio físico...é algo mais profundo, criativo que desconstrói, amplia, usa da dor para trazer prazer também...e com o outro não só aquele prazer narcísico ou infantil da saída mais imediata, apesar da gente ser assim também..

Acho que o autor, sem querer tirar sua riqueza, fala muito de saídas para o caos de existir valorizando situações limites...não certas nem erradas, mas onde frente ao nada com muita pressão a pessoa é obrigada a se reeinventar (como já dizia Sartre), o que pode ser uma tragédia, uma comédia ou simplesmente uma saída nas inúmeras que todos nós tentamos para tentarmos dar sentido para vida!! Mas quem sou eu para dizer...
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por Masses Crusher 1/12/2019, 04:52


Não somos especiais, e somos capazes de criarmos coisas maravilhosas, lindas e também destrutivas e mórbidas...isso é o dual humano, e a luta de cada um é tentar dar sentido para o mundo e a si mesmo diante desse caos!!! e bora criar pra vida não nos engolir...
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por James Halliday 1/12/2019, 05:42


O Palahniuk tem uma imaginação exuberante e tem a grande virtude de se esforçar em falar de uma sociedade viva, contemporânea, sem dar as costas a seus males mais profundos, como a miséria espiritual do homem na sociedade de consumo (Clube da Luta). É nesse mundo, o nosso, que surge um visionário capaz de promover a purificação por meio da violência, da força instintiva, congregando todos os párias do mecanismo social para construir pela destruição.
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por James Halliday 1/12/2019, 05:44


Big Brother por Chuck Palahniuk

Retirado de "Cantiga de Ninar"

O velho George Orwell trocou as bolas. Ninguém está vigiando coisa alguma. O Big Brother está cantando e dançando. Está tirando coelhos da cartola. O Big Brother se dedica a prender nossa atenção durante cada minuto que passamos acordados. Quer garantir que estejamos sempre distraídos. Quer garantir que estejamos completamente absortos. Quer garantir que nossa imaginação feneça. Até tornar-se inútil feito nosso apêndice. Ele quer garantir que nossa atenção seja preenchida. E este negócio de ser alimentado é pior do que ser vigiado. Com a mente de todos atrofiada, ninguém será uma ameaça ao mundo.
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por Incógnito 1/12/2019, 13:44


Chuck não pode ser considerado como uma leitura qualquer, um ícone pop nem fudendo. Pena que seu trabalho aqui no Brasil não é muito divulgado.

Eu já li a cantiga, livro esse que é muito loko. Esse sim é um tapa na cara da sociedade. Não tem como ler um livro dele e dizer que não mudou nada em sua vida. E o melhor de tudo é que ele abre seus olhos para o que está acontecendo ao nosso redor. Nesse mundo que dizemos "globalizado" mas que parece uma prisão na realidade.

Vamos ler coisas que estão acontecendo em nossas vidas e não acreditar em bruxinhos, sim, estou me refirindo aos livros de Harry Potter.
Incógnito
Incógnito

Mensagens : 114

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por Norman, o herege 1/12/2019, 13:52


Clube da Luta (Fight Club, 1996 - Chuck Palahniuk)

Chuck Palahniuk, jornalista e escritor, mostra um jovem que dá início a um clube e transforma a violência em uma nova forma de terapia, uma cura, quase uma purificação.

Adaptado para o cinema por David Fincher em 1999 com Brad Pitt e Edward Norton.

"A primeira regra do clube é nunca falar sobre o clube".

In Tyler we trust...
In Fight Club we bleed...

No Tyler nós confiamos...
No Clube da Luta nós sangramos...
Norman, o herege
Norman, o herege

Mensagens : 155

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por Norman, o herege 1/12/2019, 13:59


O Evangelho Segundo Tyler Durden

http://www.screamyell.com.br/literatura/clubelivro.html

"Sou um lixo - disse Tyler. - Sou um lixo, um merda, um doido, para você e para toda esta porra de mundo - disse Tyler ao presidente do sindicato. - Você nem quer saber onde moro, o que sinto, como alimento meus filhos ou como vou pagar o médico se ficar doente, e sim, sou frouxo, chato e estúpido, mas ainda estou sob a sua responsabilidade."
"Tyler nada tinha a perder.
Tyler era a palmatória do mundo, o lixo da humanidade."
trechos de O Clube da Luta

Fica difícil falar sobre o livro sem falar sobre o filme que ele gerou. Ambos se completam, ambos se acrescentam e ambos são fundamentais. Muito do que é tratado no livro é feito de maneira diferente no filme e vice-versa.

Muito do que há no livro não há no filme e vice-versa. No livro, mais do que no filme, tudo é seco, árido e desesperançoso. Talvez em inglês o efeito seja um pouco diferente e mais eficaz, já que a língua inglesa, por si só, não é mesmo poética nem melódica (falo, é claro, da "sonoridade". Não quero dizer, obviamente, que não seja possível construir poesias em inglês); mas em português, a narrativa não flui: vai aos solavancos, cheias de frases curtas que parecem brigar entre si. Apesar desse efeito traduzir bem o que vive o personagem principal que está o tempo todo como que preso em um sonho, dizendo o tempo todo que não sabe o que é real; isso tudo, o tempo todo, incomoda o leitor e deixa a leitura desconfortável.

Não que isso seja uma desvantagem. É claro que não. Mas no filme o humor era fundamental. Não um humor qualquer, mas um sórdido e sujo que te faz rir trincando os dentes. Lendo o livro, se algo lhe parece engraçado, você, antes de tudo acha que não entendeu bem. Volta, lê de novo e (talvez) só aí ri. Nervoso. E não relaxa.

O filme te convida e te aproxima do que fala. O livro te distancia e não te deixa entrar. E isso, claro, só aumenta a sensação de desespero e o incômodo da situação. No livro, a prioridade é a mensagem, o que há a ser dito. E nisso... nisso ele é forte. Muito mais forte do que o filme. É forte e é denso. O texto é compacto e vai direto ao assunto. O livro tem pouco mais de 200 páginas, mas só porque os tipos são grandes. É um livro que você lê em uma tarde e que não vai lhe deixar dormir, pode acreditar.
Norman, o herege
Norman, o herege

Mensagens : 155

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por Norman, o herege 1/12/2019, 14:01


Continuando...

Mas você quer saber, afinal, do que se trata e qual é a mensagem, não é? Trata-se de tudo o que lhe incomoda, pode ter certeza (e se não incomoda, é por que você nunca pensou a respeito), e, o principal: lhe dá as armas de que você precisa. Na verdade, O Clube da Luta é um manual prático do terrorista amador e o texto mesmo, muitas vezes, brinca (?) com isso. Está tudo lá: o quê, como é, principalmente, por quê fazer.
E, assim, chegamos ao principal (e pode acreditar, o mais divertido): a mensagem.

Só que eu não vou lhe explicar nada, não vou lhe dizer nada. A maneira como esse texto vai lhe atingir e os efeitos, dependem de cada um, de quanto o Tyler Durden que existe em você e que espreita através dos seus sonhos, está preparado para se mostrar (e quanto menos você souber sobre o que lhe espera, melhor. Mas tome cuidado: enquanto você observa o abismo, saiba que ele também lhe observa).

Mas não se preocupe, pois esse livro não é tão perigoso quanto pode parecer ou quanto podem querer fazer você acreditar. Apesar de apresentar cruamente várias dicas terroristas, toda uma ideologia desesperada (mais do que no filme), frases de efeito e palavras de ordem, Chuck Palahniuk, o autor, sabe o que faz. Ele deixa claro, que, mesmo nesta revolução (que visa salvar a humanidade), nem todos são iguais.

Há os inconscientes, mas eles não são perigosos pois nunca vão conhecer este livro, ou pelo menos, não serão atingidos por ele.

Há os "macacos espaciais", que também não são perigosos pois estarão, sempre, no decorrer de suas vidas, esperando um Tyler Durden e não tomarão atitudes próprias nunca.

E há os Tyler Durdens. Esses, sim, são perigosos, é verdade, mas por todo o livro há travas de segurança contra eles.
Norman, o herege
Norman, o herege

Mensagens : 155

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por Norman, o herege 1/12/2019, 14:05


Finalizando...

Logo depois de uma receita didática de como fazer um silenciador caseiro ou de como preparar um monitor de computador para explodir na cara do seu chefe, ele avisa: "se furar errado, o revólver explode na sua mão", "mas saiba que se houver uma faísca ou até mesmo eletricidade estática produzida pelo carpete, você está morto. Morre queimado e gritando" e "é aqui que você pode morrer se não usar uma chave de fenda com isolamento". Geralmente isso é o bastante para intimidar um Tyler Durden ainda em desenvolvimento. Pelo menos, admito, foi o que aconteceu com o meu.

Ou seja: esse livro não vai criar malucos ou influenciar alguém (não de maneira destrutiva), pois não se cria artificialmente um Tyler Durden.

Ok, mas, e daí? O que quer dizer tudo isso? A que conclusões podemos chegar? Sei lá, mas o que eu queria saber é o seguinte: Será que uma obra somente (um filme, uma música, ou sei lá... um livro), pode representar toda uma época?

Talvez... mas eu espero que não, pois gosto de pensar que eu, os que me cercam e a época em que vivemos, somos todos mais complexos do que posso supor. E, por isso mesmo, mais interessantes. Mas gostaria, também, de saber que no futuro este livro ("O Clube da Luta") tornará mais fácil entender a merda que foi viver nos dias em que vivemos. Será que uma obra somente (um filme, uma música, ou sei lá ... um livro), pode mudar ou salvar uma vida? Talvez... mas eu espero que não, pois gosto de pensar que eu, os que me cercam e as nossas vidas, todos nós, conseguimos, de alguma maneira, escapar da mediocridade. O suficiente para escaparmos de sermos salvos ou mudados tão facilmente.

Mas gostaria, também, de saber que este livro ("O Clube da Luta") tornará mais fácil entender a mim mesmo, os que me cercam e a vida que vivemos. E acredite, esse livro pode fazer isso por você. Na verdade, Tyler Durden pode fazer isso por você. O mesmo Tyler Durden que você tem medo de libertar.
Norman, o herege
Norman, o herege

Mensagens : 155

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por Norman, o herege 1/12/2019, 14:10


Enfim, quem gostou do filme PRECISA ler o livro, pois, como já dito, o que o filme mostra de uma forma, o livro mostra de outra e vice-versa. Além disso, são extremamente raros os casos onde o filme é fiel ao livro, pois sempre o diretor tentará colocar a sua visão e opinião no filme.

E pra quem se interessar, existe uma sociedade chamada "A Sociedade Da Cacofonia" (que tem como membro mais famoso o autor do livro, Chuck Palahniuk) e funciona mais ou menos como os grupos específicos descritos pelo autor no livro e no filme.
Norman, o herege
Norman, o herege

Mensagens : 155

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por Alquimista 1/12/2019, 14:41


Norman, a primeira regra do Clube da Luta é que você não fala sobre o Clube da Luta.

Na próxima você será banido definitivamente do fórum!
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por Norman, o herege 1/12/2019, 15:08

Alquimista escreveu:
Norman, a primeira regra do Clube da Luta é que você não fala sobre o Clube da Luta.

Na próxima você será banido definitivamente do fórum!

BIG LOL!

"His name is Robert Paulson... His name is Robert Paulson..."
Norman, o herege
Norman, o herege

Mensagens : 155

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por sombriobyte 12/12/2019, 02:23


Como vocês enxergam Werther?
Escrito na forma de cartas, Werther se tornou praticamente um guia para os futuros românticos. Lá, penso eu, podemos encontrar praticamente um manual do futuro pensamento que moldaria o século posterior. Desde a morte como solução, passando pela reinvenção, ou melhor, ou nova ótica homem-natureza, Werther se transforma para nós, homens do século XXI, em um guia praticamente indispensável para adentramos no pensamento alemão daquele período e de seu porvir.
Lançada a discussão, passo a bola para vocês, mas ainda tenho mais coisas pra falar. Smile

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por sombriobyte 12/12/2019, 02:26


Alguém já leu "As afinidades Eletivas", obra do final da vida de Goethe? Se não, me permita a liberdade de indicar...
É uma grande obra e toda a relação de Werther com o próprio mundo que o cerca é, até certo ponto, levado em um grau de excelência tamanha nesta derradeira obra de Goethe.
Quando lerem, se é que já não fizeram, procurem atentar para com a paisagem, sim, a paisagem se altera ao redor dos personagens principais. Vejam como, junto com as mudanças psicológicas, as mudanças físicas ocorrem mostrando um brilhantismo tremendo na arte da escrita! Neste ponto, "As afinidades" é um livro que complementa Werther e leva sua escrita, se é que isto é possível, a grau de excelência ainda maior!!

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por Gárgula 12/12/2019, 14:46


Olá,

Eu acho Os Sofrimentos do Jovem Werther um livro fantástico e pioneiro. Obra realmente de um gênio tal qual é Goethe.

Mas... não sei se essa é uma impressão só minha, mas eu acho muito redundantes os trechos em que Werther descreve sua própria paixão. O livro é fininho, mas acho que tirando as redundâncias ia acabar sendo bem mais.

A parte que acho mais brilhante é o suicídio, sobretudo a que fala que o caixão dele foi carregado por trabalhadores e enterrado, sem a presença de um padre, fora do cemitério, como era de praxe com os suicidas.

Existe a lenda, pelo menos para mim, de que esse livro levou uma onda de suicídios por toda a Europa. Centenas de jovens se mataram trajando uma roupa igual a de Werther. Gostaria de saber se vocês sabem mais algumas informações sobre isso.

Abs.
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por Siegfried 12/12/2019, 17:13


Sou músico, e como tal é curioso perceber como este esquema presente em Werther, no qual a vida iluminada por um amor transforma-se num mundo desolado na falta deste, é reproduzido à exaustão, especialmente nos ciclos de canções (vide "Die Schöne Müllerin" de Schubert e "Dichterliebe" de Schumann). A ânsia pela morte, mesmo que ela não se consume, acaba sendo a única resposta aos anseios de um ser romântico desiludido, muito embora essa ânsia não se restrinja àquela vulgaridade de um romantismo esteriotipado que vemos o tempo todo em filmes, novelas etc.
Siegfried
Siegfried

Mensagens : 210

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por Ivanhoe 12/12/2019, 23:58


Sturm und Drang, conhecido no Brasil por "Tempestade e ímpeto" - foi um movimento iniciado pela famosa "geração de 1760" que tinham como seus principais expoentes Goethe e Schiller.
Esta geração deixou legados na filosofia, poesia e literatura com obras como Werther (Goethe) e "Os Bandoleiros" de Schiller.
Inegavelmente homens como Goethe, Körner e Schiller são o fundamento de toda a estética romântica que moldaria futuramente todo o pensamento de um século XIX.
Ivanhoe
Ivanhoe

Mensagens : 128

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por Ivanhoe 13/12/2019, 00:00


O herói romântico é essa figura amargurada, cheia de autopiedade, o "outsider" desgostoso com a sociedade de onde foi banido, ou de onde se baniu - no caso das "Jornadas invernais" (Winterreise) o caminhante se isola e vai de encontro à morte na neve devido ao abandono da amada que resolve casar com outro.

Como se diz sempre, Rousseu foi uma referência importante para todo o romantismo, e já marca a geração germânica de 1770. Neste sentido, é importante pensar nas leituras que os jovens alemães fazem de ''Os devaneios do caminhante solitário''.

O tópico ressurge em Goethe (Werther) e em autores góticos de língua inglesa, como Mathurin (Melmoth), Radcliffe e M. Shelley (Frankenstein). Isso pra citar só alguns poucos autores; creio que a imagem do caminhante é onipresente na cultura romântica.
Ivanhoe
Ivanhoe

Mensagens : 128

Ir para o topo Ir para baixo

Que livro você está a devorar? - Página 4 Empty Re: Que livro você está a devorar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos