Old School Computer & Games
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Re: Old School Computer & Games
Quem programava em Basic e nunca sonhou em preencher a tela inteirinha com sprites? rssss Tinha um expert 1.0 e sempre procurei isso em livros, mesmo no livro vermelho não vi pista alguma.
Bom, o tempo passou e agora programo microcontroladores em baixo nivel.
Geômetra- Mensagens : 228
Re: Old School Computer & Games
Geômetra escreveu:
Existe um MSX dedicado para isso, se não me engano. Era Yamaha e era vendido junto com um teclado, mas não no Brasil.
Como funciona? Bom, sei lá!
O tal MSX era o Yamaha CX5M e quem me dera ter um desses!! Ele usava um teclado musical (neutro) e tinha vários cartuchos de sons (FM) para usar nele e também MIDI IN/OUT, mas não me lembro se ele podia criar sons pelo PSG (Ay chip).
Alucard- Mensagens : 215
Re: Old School Computer & Games
Geômetra escreveu:
Quem programava em Basic e nunca sonhou em preencher a tela inteirinha com sprites? rssss Tinha um expert 1.0 e sempre procurei isso em livros, mesmo no livro vermelho não vi pista alguma.
Bom, o tempo passou e agora programo microcontroladores em baixo nivel.
Ao que me lembro, o MSX 1 permite apenas 4 sprites ocupando as mesmas linhas da tela e um total de 32 sprites monocromáticos. Acho que deve saber disso melhor que eu. Mas eu fazia animações em BASIC com eles usando o recurso de matriz (arrays). Rodava devagar, mas era um barato.
Paranhos- Mensagens : 206
Re: Old School Computer & Games
Paranhos escreveu:Geômetra escreveu:
Quem programava em Basic e nunca sonhou em preencher a tela inteirinha com sprites? rssss Tinha um expert 1.0 e sempre procurei isso em livros, mesmo no livro vermelho não vi pista alguma.
Bom, o tempo passou e agora programo microcontroladores em baixo nivel.
Ao que me lembro, o MSX 1 permite apenas 4 sprites ocupando as mesmas linhas da tela e um total de 32 sprites monocromáticos. Acho que deve saber disso melhor que eu. Mas eu fazia animações em BASIC com eles usando o recurso de matriz (arrays). Rodava devagar, mas era um barato.
A maioria dos jogos de MSX 1.0 rodavam em modo texto usando caracteres coloridos redefinidos (Não lembro se era o que em BASIC correspondia a Screen 0 ou 1).
Essas Screens se não me engano também suportavam Sprites. Lembro que no Yie Ar Kung-Fu, só o Young Lee era Sprite, o resto eram caracteres coloridos redefinidos.
Nos MSX 2.0 e 2.0+ os jogos eram feitos com cópias de imagens de páginas não visíveis da VRAM. Os jogos eram todos em Screen 5...
James Halliday- Mensagens : 146
Re: Old School Computer & Games
Quem se lembra das antigas softhouses nos anos 80/90 vendendo jogos e aplicativos para computadores APPLE, TK90X, CP400 (TRS COLOR), MSX (1, 2, 2+, TURBO R), AMIGA, PC, entre outros micros de 8 ou 16 bits?
Os bons tempos devem ser lembrados. Era uma época muito legal, onde a molecada lotava as salas de espera enquanto as fitas k-7 ou os velhos disquetes de 5 1/4 eram gravados.
Ainda lembro o nome de algumas softhouses da época: Paulisoft, Softnew, Champion Software, Solar Softs, Cobra software, entre muitas outras...
James Halliday- Mensagens : 146
Re: Old School Computer & Games
Softhouse... boas lembranças!
Eu lembro da Solar Soft MSX. Vendia games, aplicativos, e produtos da DDX (Digital Design) e da ACVS (Ademir Carchano & Cia) vendendo os famosos kits MSX 2 E 2+ e periféricos como FM PAC, Cartuchos Megaram, etc. Depois partiram para AMIGA e PC. Também venderam jogos e aplicativos para ZX SPECTRUM (TK 90).
Bons tempos..............
kbr- Mensagens : 131
Re: Old School Computer & Games
Alguém lembra da Takeru e da menos conhecida MSX Força?
Paranhos- Mensagens : 206
Re: Old School Computer & Games
Curiosidade 4:
Um Score perfeito em Pac-Man é 3,333,360.
Ovelha Negra- Mensagens : 197
Re: Old School Computer & Games
Jogos de Esporte no MSX
Os jogos da Konami eram demais. Gostava de todos, mas o ping-pong é o que eu mais gostava de jogar. O de futebol para a época era muito bom tendo a possibilidade de escolher a origem dos jogadores. Existia o jogo BMX Simulator ou algo assim que no começo achei um lixo mas depois percebi que era legal também. Todos os Hyper Sports eram legais. Tinha também o jogo Hole in One que era ótimo.
kbr- Mensagens : 131
Re: Old School Computer & Games
O MSX, pelo que sei, era um "irmão" bem próximo do micro Adam. Eu já cheguei a ter o emulador do Colecovision e comparei com alguns jogos do MSX tipo Zaxxon II e na minha opinião o jogo da Sega para Coleco é mais bonito. Eu não conheço a qualidade gráfica de cada um. Em outros casos, a versão MSX ficou melhor como do HERO.
kbr- Mensagens : 131
Re: Old School Computer & Games
Era sensacional (apesar de bemmmm demorado) carregar uma fita k-7 num MSX, para quem não tinha Drives de 5 1/4 ou 3 1/2 , eram as únicas formas de salvar algum programa, ou carregar um jogo!
Vocês lembram que fitas K-7 vocês tem ou tinham (Orionsoft, Plansoft, Ectron, Paulisoft, Energy)?
E quando não funcionava a fita (mesmo vc alterando toda hora o azimute)? Quantas vezes você ia troca-la? (eu já tive que ir três vezes trocar uma fita)
Quantos programas vocês gravaram? (Eu me lembro de gravar em uma fita K-7 Basf vários programas de muitas revistas INPUT)
E como foi a mudança de K-7 para Drive, estranha? Bizarra?
kbr- Mensagens : 131
Re: Old School Computer & Games
Eu era feliz e não sabia!
Eu tinha 3,5 Mhz de clock e era feliz e não sabia!!
Alguém mais tem essa sensação??
Hoje estou na casa dos Ghz e não sou tão feliz assim...
kbr- Mensagens : 131
Re: Old School Computer & Games
kbr escreveu:
O MSX, pelo que sei, era um "irmão" bem próximo do micro Adam. Eu já cheguei a ter o emulador do Colecovision e comparei com alguns jogos do MSX tipo Zaxxon II e na minha opinião o jogo da Sega para Coleco é mais bonito. Eu não conheço a qualidade gráfica de cada um. Em outros casos, a versão MSX ficou melhor como do HERO.
Coleco era um sistema muito bom.
O gráfico de Smurfs por exemplo é superior aos dos concorrentes da época.
Eugene Hector- Mensagens : 147
Re: Old School Computer & Games
E aí? Vocês acham que ainda existe pouca demanda de Software para nosso querido MSX?? Eu sinto que sim. Poderia até citar tipos de Software:
*Um Game Maker (Bem. Existe um Software para criar games de nave, só não lembro o nome, além de um RPG Maker. Mas um Game Maker para outros tipos de jogos faz falta)
*Um compositor de músicas em PSG (Programable Sound Generator) tão simples de usar quanto o Guitar Pro (Existem outros compositores para fazer músicas com a Moonsound e com o FM-PAC, mas não achei tão simples assim de usar)
*Uma interface gráfica para o Uzix (O Uzix é a versão Unix para MSX)
*Um Software RAID para criação de novos Softwares, a exemplo do Delphi, Visual Studio e NetBeans.
*Mais compiladores nas linguagens C, C++, PASCAL, FORTRAN, COBOL, JAVA, SmallTalk, dentre outras.
MacGyver- Mensagens : 333
Re: Old School Computer & Games
Paranhos escreveu:
Se ao referir-se o caso ''engenharia reversa'' lembrou-se da confecção dos Pseudo-ULAs de nossos Tk-90/95, existe uma entrevista bem reveladora com um dos papas da Microdigital na época onde ele revela que tudo que faziam era testar as saídas/entradas (in/out) dos pinos da ULA e anotar em papel seu comportamento, feito a bse de vários equipamentos de medição elétrica/eletrônica.
Ovelha Negra escreveu:
-- técnicos brasileiros fizeram algumas coisas sim. Acesse o clube do TK90X e leia sobre o Projeto Arco Íris. Leia o livro GUERRILHA TECNOLÓGICA, de Vera Dantas. Acesse a página da Agência Brasileira de Inteligência e veja o que foi produzido nos anos 70/80.
Além das disputas de mercado envolvendo espionagem etc, Clive Sinclair teve problemas com o nosso clone TK-82C. Ele perdeu na justiça brasileira porque a Microdigital provou ao juiz que o micro dela tinha cerca de 20 circuitos integrados a mais do que o original.
Homem Vitruviano- Mensagens : 180
Re: Old School Computer & Games
Quem se lembra do "Basic Creative" da Dynacom?
Este é para poucos, a Dynacom lançou na época um aparelho ou um mini teclado que se encaixava nas entradas do Joystick; parecia com aqueles tecladinhos de balança de açougue, ou similar, e era muito tosco, e pior, como era um teclado de chapa, você poderia tomar choque se estivesse descalço!!! ahahahhahahahahahah!!!!!!!!
Bem, na caixa desta porcaria dizia que poderíamos fazer jogos, programas, etc...
Eu fui correndo comprar, coloquei no Atari, e tcham... A porcaria realizava apenas funções de chorar, como relógio, pintar em 8 cores, calculadora, e jogos de pong!!!
Espero que vocês, assim como eu, não tenham caído nesta!!!
hahahahhahahaha
Flautista de Hamelin- Mensagens : 252
Re: Old School Computer & Games
Ovelha Negra escreveu:
Curiosidade 4:
Um Score perfeito em Pac-Man é 3,333,360.
Pacman Secret??!!!
Alguém aqui já conseguiu fazer a manha de vidas infinitas nesse game?
Era assim:
Na primeira fase - comer 1 fantasma;
Na segunda fase - comer 2 fantasmas;
Na terceira fase - comer 3 fantasmas,
Na quarta fase - comer 4 fantasmas, depois fazer "cima", "baixo" e "cima", então morra uma vidinha e terá vidas infinitas!!!
Re: Old School Computer & Games
Atari 2600 CD (!!!!)
Ok, vocês devem estar pensando: "Esse cara é louco!", ou então "Palhaço! Acha que somos idiotas?!"
Mas a verdade é que realmente fizeram um desses!!! NÃO É SACANAGEM!!!
Em resumo, alguém usou um cartucho que permite receber as roms em formato de áudio. Então esse alguém adaptou um CD Player sobre o 2600 e adaptou o cartucho ao console internamente. Assim ele não precisa tirar o cartucho especial para jogar cartuchos comuns, apenas muda uma chave adaptada atrás do 2600 para jogar cartuchos ou jogos gravados em CDs de Áudio!!!
Estou procurando na internet algum esquema para a construção deste tipo de cartucho, mas no caso eu gostaria de adaptar o projeto para ler cartões SD/MMC (aqueles de câmeras). Assim o custo do cartucho cairia consideravelmente, pois estes cartões estão bem popularizados, podem ser compartilhados com outros aparelhos e tem uma capacidade enorme. Levando em consideração que TODOS os jogos do Atari compactados ocupam meros 9MB... Mesmo descompactando, não chegam nunca a ocupar todo o cartão!!!, e a comunicação com o PC é fácil.
Por enquanto são só devaneios... Mas se o maluco aí em cima fez um Atari 2600 com CD, por que eu não posso fazer um cartucho desses, né?
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...!!!!!!
Re: Old School Computer & Games
Isto não é totalmente novo. Recordam do cartucho que era conectado ao gravador de fita k7? Pois é, o mesmo princípio usado em micros de 8 bit (MSX, TK90X, etc). Hoje, muitos usuários destas máquinas deixaram as fitas de lado e gravaram o formato de áudio delas em CD, carregando da mesma forma, por um CD player ou mesmo tocando pelo Winamp, usando a saída de áudio do PC. Quanto tua ideia de usar outras mídias, bem legal! Posta os progressos, etc...
Paranhos- Mensagens : 206
Re: Old School Computer & Games
É isso mesmo! Na época do Atari existiu o Starpath Supercharger e eram vendidos jogos específicos para ele em fitas cassete. Seu intuito era aumentar a capacidade de armazenamento para se produzir jogos mais elaborados e maiores e também diminuir o custo de produção, uma vez que as fitas cassete eram muito baratas e você só precisava de um único cartucho para servir de interface.
Mas no projeto do Atari 2600 CD aí de cima o cara usou um Cuttle Cart, que tem funcionamento semelhante ao do Starpath Supercharger, mas é de produção caseira e recente. O cara parou de produzir a versão de 2600 e passou a produzir o Cuttle Cart II para 7800.
O que eu tenho em mente é algo parecido com o Krokodille Cartridge (ou KrokoCart, como também é chamado), mas com um slot para cartões SD/MMC (Memória Flash ou EEPROM) ao invés de uma memória flash interna como a que ele usa. Assim, o cartucho poderia ser expandido, além do fato que poderia ser aproveitado o mesmo cartão usado na câmera fotográfica, celular, etc., resultando em economia pra quem já possui um cartão desses. Ah! Tendo o projeto pronto, trocar o slot de cartão para poder ler outro tipo de memória também não seria difícil.
Prometo que se conseguir torná-lo realidade o disponibilizo aqui de alguma forma. Seja vendendo os carts, seja disponibilizando os esquemas do mesmo.
Re: Old School Computer & Games
Alquimista escreveu:Ovelha Negra escreveu:
Curiosidade 4:
Um Score perfeito em Pac-Man é 3,333,360.
Pacman Secret??!!!
Alguém aqui já conseguiu fazer a manha de vidas infinitas nesse game?
Era assim:
Na primeira fase - comer 1 fantasma;
Na segunda fase - comer 2 fantasmas;
Na terceira fase - comer 3 fantasmas,
Na quarta fase - comer 4 fantasmas, depois fazer "cima", "baixo" e "cima", então morra uma vidinha e terá vidas infinitas!!!
Não é nada fácil realizar um jogo perfeito de Pac-Man de 3.333.360 pontos!
Você tem que completar todas as 256 fases (o número máximo de telas permitido nos jogos da época) comendo todas as pílulas, frutas e fantasmas, sem perder uma única vida!
É tão difícil que ao longo de 60 anos desde que existe Pac-Man menos de 20 jogos perfeitos foram registrados até hoje! Claro que faço parte dessa estatística; realizei um jogo perfeito de Pac-Man quando tinha 16 anos!
Há também um outro segredo em Pac-Man: em cada dédalo há um ponto acima da posição inicial onde é possível ''ocultar'' o Pac-Man por 1/4 de hora. Nesse local, os fantasmas não conseguem te pegar.
James Halliday- Mensagens : 146
Re: Old School Computer & Games
Minhas aventuras com o Atari 2600...
Vocês sabiam que controles do Master System/Mega Drive/MSX funcionam no Atari?
Sabe aquele cabo que liga na caixinha atrás da TV? Se a ponta estiver estragada, você pode descascar e usar um adaptador coaxial e conectá-lo diretamente na entrada A/V da TV.
Já fiz um Atari funcionar com uma Bateria 9V, mas não é muito viável...
James Halliday- Mensagens : 146
Re: Old School Computer & Games
Vc é o MacGyver?
Digo, vc é o mesmo usuário registrado aqui que usa o nick MacGyver?
Necromante- Mensagens : 167
Re: Old School Computer & Games
James Halliday escreveu:
Não é nada fácil realizar um jogo perfeito de Pac-Man de 3.333.360 pontos!
Você tem que completar todas as 256 fases (o número máximo de telas permitido nos jogos da época) comendo todas as pílulas, frutas e fantasmas, sem perder uma única vida!
É tão difícil que ao longo de 60 anos desde que existe Pac-Man menos de 20 jogos perfeitos foram registrados até hoje! Claro que faço parte dessa estatística; realizei um jogo perfeito de Pac-Man quando tinha 16 anos!
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Há também um outro segredo em Pac-Man: em cada dédalo há um ponto acima da posição inicial onde é possível ''ocultar'' o Pac-Man por 1/4 de hora. Nesse local, os fantasmas não conseguem te pegar.
Essa foi uma grande sacada de Toru Iwatani.
Como se demora horas para realizar a proeza de fazer um jogo perfeito em Puck-Man, o lance de ficar 15 minutos ''escondido'' dos galaxians (fantasmas) Blinky, Pinky, Inky e Clyde te dá tempo suficiente pra fazer um lanchinho ou ir ao banheiro. E você não perde nenhuma vida! Genial!
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