Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Old School Computer & Games

+21
Moonchild
Gyodai
Chuck
007
Necromante
Homem Vitruviano
kbr
Alquimista
Flautista de Hamelin
Gárgula
Eugene Hector
Alucard
sombriobyte
Professor Black
Paranhos
Geômetra
MacGyver
Masses Crusher
Marley
Ovelha Negra
James Halliday
25 participantes

Página 3 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por Geômetra 30/10/2019, 00:30


Quem programava em Basic e nunca sonhou em preencher a tela inteirinha com sprites? rssss Tinha um expert 1.0 e sempre procurei isso em livros, mesmo no livro vermelho não vi pista alguma.
Bom, o tempo passou e agora programo microcontroladores em baixo nivel.
Geômetra
Geômetra

Mensagens : 228

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por Alucard 30/10/2019, 00:41

Geômetra escreveu:
Existe um MSX dedicado para isso, se não me engano. Era Yamaha e era vendido junto com um teclado, mas não no Brasil.

Como funciona? Bom, sei lá!

O tal MSX era o Yamaha CX5M e quem me dera ter um desses!! Ele usava um teclado musical (neutro) e tinha vários cartuchos de sons (FM) para usar nele e também MIDI IN/OUT, mas não me lembro se ele podia criar sons pelo PSG (Ay chip).
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por Paranhos 30/10/2019, 00:58

Geômetra escreveu:
Quem programava em Basic e nunca sonhou em preencher a tela inteirinha com sprites? rssss Tinha um expert 1.0 e sempre procurei isso em livros, mesmo no livro vermelho não vi pista alguma.
Bom, o tempo passou e agora programo microcontroladores em baixo nivel.

Ao que me lembro, o MSX 1 permite apenas 4 sprites ocupando as mesmas linhas da tela e um total de 32 sprites monocromáticos. Acho que deve saber disso melhor que eu. Mas eu fazia animações em BASIC com eles usando o recurso de matriz (arrays). Rodava devagar, mas era um barato.
Paranhos
Paranhos

Mensagens : 206

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por Flautista de Hamelin 30/10/2019, 04:16


O MUNDO É DOS EXPERTS

Old School Computer & Games - Página 3 Images12
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por James Halliday 30/10/2019, 05:54

Paranhos escreveu:
Geômetra escreveu:
Quem programava em Basic e nunca sonhou em preencher a tela inteirinha com sprites? rssss Tinha um expert 1.0 e sempre procurei isso em livros, mesmo no livro vermelho não vi pista alguma.
Bom, o tempo passou e agora programo microcontroladores em baixo nivel.

Ao que me lembro, o MSX 1 permite apenas 4 sprites ocupando as mesmas linhas da tela e um total de 32 sprites monocromáticos. Acho que deve saber disso melhor que eu. Mas eu fazia animações em BASIC com eles usando o recurso de matriz (arrays). Rodava devagar, mas era um barato.

A maioria dos jogos de MSX 1.0 rodavam em modo texto usando caracteres coloridos redefinidos (Não lembro se era o que em BASIC correspondia a Screen 0 ou 1).

Essas Screens se não me engano também suportavam Sprites. Lembro que no Yie Ar Kung-Fu, só o Young Lee era Sprite, o resto eram caracteres coloridos redefinidos.

Nos MSX 2.0 e 2.0+ os jogos eram feitos com cópias de imagens de páginas não visíveis da VRAM. Os jogos eram todos em Screen 5...
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por James Halliday 30/10/2019, 06:03


Quem se lembra das antigas softhouses nos anos 80/90 vendendo jogos e aplicativos para computadores APPLE, TK90X, CP400 (TRS COLOR), MSX (1, 2, 2+, TURBO R), AMIGA, PC, entre outros micros de 8 ou 16 bits?
Os bons tempos devem ser lembrados. Era uma época muito legal, onde a molecada lotava as salas de espera enquanto as fitas k-7 ou os velhos disquetes de 5 1/4 eram gravados.

Ainda lembro o nome de algumas softhouses da época: Paulisoft, Softnew, Champion Software, Solar Softs, Cobra software, entre muitas outras...
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por kbr 30/10/2019, 13:48


Softhouse... boas lembranças!

Eu lembro da Solar Soft MSX. Vendia games, aplicativos, e produtos da DDX (Digital Design) e da ACVS (Ademir Carchano & Cia) vendendo os famosos kits MSX 2 E 2+ e periféricos como FM PAC, Cartuchos Megaram, etc. Depois partiram para AMIGA e PC. Também venderam jogos e aplicativos para ZX SPECTRUM (TK 90).

Bons tempos..............
kbr
kbr

Mensagens : 131

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por Paranhos 30/10/2019, 15:09


Alguém lembra da Takeru e da menos conhecida MSX Força?
Paranhos
Paranhos

Mensagens : 206

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por Ovelha Negra 30/10/2019, 17:11


Curiosidade 4:

Um Score perfeito em Pac-Man é 3,333,360.
Ovelha Negra
Ovelha Negra

Mensagens : 197

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por kbr 30/10/2019, 17:28


Jogos de Esporte no MSX

Os jogos da Konami eram demais. Gostava de todos, mas o ping-pong é o que eu mais gostava de jogar. O de futebol para a época era muito bom tendo a possibilidade de escolher a origem dos jogadores. Existia o jogo BMX Simulator ou algo assim que no começo achei um lixo mas depois percebi que era legal também. Todos os Hyper Sports eram legais. Tinha também o jogo Hole in One que era ótimo.
kbr
kbr

Mensagens : 131

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por kbr 30/10/2019, 17:29


O MSX, pelo que sei, era um "irmão" bem próximo do micro Adam. Eu já cheguei a ter o emulador do Colecovision e comparei com alguns jogos do MSX tipo Zaxxon II e na minha opinião o jogo da Sega para Coleco é mais bonito. Eu não conheço a qualidade gráfica de cada um. Em outros casos, a versão MSX ficou melhor como do HERO.
kbr
kbr

Mensagens : 131

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por kbr 30/10/2019, 17:32


Era sensacional (apesar de bemmmm demorado) carregar uma fita k-7 num MSX, para quem não tinha Drives de 5 1/4 ou 3 1/2 , eram as únicas formas de salvar algum programa, ou carregar um jogo!
Vocês lembram que fitas K-7 vocês tem ou tinham (Orionsoft, Plansoft, Ectron, Paulisoft, Energy)?
E quando não funcionava a fita (mesmo vc alterando toda hora o azimute)? Quantas vezes você ia troca-la? (eu já tive que ir três vezes trocar uma fita)
Quantos programas vocês gravaram? (Eu me lembro de gravar em uma fita K-7 Basf vários programas de muitas revistas INPUT)
E como foi a mudança de K-7 para Drive, estranha? Bizarra?
kbr
kbr

Mensagens : 131

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por kbr 30/10/2019, 17:38


Eu era feliz e não sabia!

Eu tinha 3,5 Mhz de clock e era feliz e não sabia!!

Alguém mais tem essa sensação??

Hoje estou na casa dos Ghz e não sou tão feliz assim...
kbr
kbr

Mensagens : 131

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por Eugene Hector 30/10/2019, 18:14

kbr escreveu:
O MSX, pelo que sei, era um "irmão" bem próximo do micro Adam. Eu já cheguei a ter o emulador do Colecovision e comparei com alguns jogos do MSX tipo Zaxxon II e na minha opinião o jogo da Sega para Coleco é mais bonito. Eu não conheço a qualidade gráfica de cada um. Em outros casos, a versão MSX ficou melhor como do HERO.

Coleco era um sistema muito bom.
O gráfico de Smurfs por exemplo é superior aos dos concorrentes da época.
Eugene Hector
Eugene Hector

Mensagens : 147

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por MacGyver 30/10/2019, 23:05


E aí? Vocês acham que ainda existe pouca demanda de Software para nosso querido MSX?? Eu sinto que sim. Poderia até citar tipos de Software:

*Um Game Maker (Bem. Existe um Software para criar games de nave, só não lembro o nome, além de um RPG Maker. Mas um Game Maker para outros tipos de jogos faz falta)

*Um compositor de músicas em PSG (Programable Sound Generator) tão simples de usar quanto o Guitar Pro (Existem outros compositores para fazer músicas com a Moonsound e com o FM-PAC, mas não achei tão simples assim de usar)

*Uma interface gráfica para o Uzix (O Uzix é a versão Unix para MSX)

*Um Software RAID para criação de novos Softwares, a exemplo do Delphi, Visual Studio e NetBeans.

*Mais compiladores nas linguagens C, C++, PASCAL, FORTRAN, COBOL, JAVA, SmallTalk, dentre outras.
MacGyver
MacGyver

Mensagens : 333

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por Homem Vitruviano 31/10/2019, 00:33

Paranhos escreveu:
Se ao referir-se o caso ''engenharia reversa'' lembrou-se da confecção dos Pseudo-ULAs de nossos Tk-90/95, existe uma entrevista bem reveladora com um dos papas da Microdigital na época onde ele revela que tudo que faziam era testar as saídas/entradas (in/out) dos pinos da ULA e anotar em papel seu comportamento, feito a bse de vários equipamentos de medição elétrica/eletrônica.

Ovelha Negra escreveu:
-- técnicos brasileiros fizeram algumas coisas sim. Acesse o clube do TK90X e leia sobre o Projeto Arco Íris. Leia o livro GUERRILHA TECNOLÓGICA, de Vera Dantas. Acesse a página da Agência Brasileira de Inteligência e veja o que foi produzido nos anos 70/80.

Além das disputas de mercado envolvendo espionagem etc, Clive Sinclair teve problemas com o nosso clone TK-82C. Ele perdeu na justiça brasileira porque a Microdigital provou ao juiz que o micro dela tinha cerca de 20 circuitos integrados a mais do que o original.
Homem Vitruviano
Homem Vitruviano

Mensagens : 180

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por Flautista de Hamelin 31/10/2019, 04:17


Quem se lembra do "Basic Creative" da Dynacom?

Este é para poucos, a Dynacom lançou na época um aparelho ou um mini teclado que se encaixava nas entradas do Joystick; parecia com aqueles tecladinhos de balança de açougue, ou similar, e era muito tosco, e pior, como era um teclado de chapa, você poderia tomar choque se estivesse descalço!!! ahahahhahahahahahah!!!!!!!!

Bem, na caixa desta porcaria dizia que poderíamos fazer jogos, programas, etc...
Eu fui correndo comprar, coloquei no Atari, e tcham... A porcaria realizava apenas funções de chorar, como relógio, pintar em 8 cores, calculadora, e jogos de pong!!!
Espero que vocês, assim como eu, não tenham caído nesta!!!

hahahahhahahaha
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por Alquimista 31/10/2019, 14:21

Ovelha Negra escreveu:
Curiosidade 4:

Um Score perfeito em Pac-Man é 3,333,360.

Pacman Secret??!!!

Alguém aqui já conseguiu fazer a manha de vidas infinitas nesse game?

Era assim:

Na primeira fase - comer 1 fantasma;
Na segunda fase - comer 2 fantasmas;
Na terceira fase - comer 3 fantasmas,
Na quarta fase - comer 4 fantasmas, depois fazer "cima", "baixo" e "cima", então morra uma vidinha e terá vidas infinitas!!!
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por Alquimista 31/10/2019, 14:26


Atari 2600 CD (!!!!)

Ok, vocês devem estar pensando: "Esse cara é louco!", ou então "Palhaço! Acha que somos idiotas?!"

Mas a verdade é que realmente fizeram um desses!!! NÃO É SACANAGEM!!!

Em resumo, alguém usou um cartucho que permite receber as roms em formato de áudio. Então esse alguém adaptou um CD Player sobre o 2600 e adaptou o cartucho ao console internamente. Assim ele não precisa tirar o cartucho especial para jogar cartuchos comuns, apenas muda uma chave adaptada atrás do 2600 para jogar cartuchos ou jogos gravados em CDs de Áudio!!!

Estou procurando na internet algum esquema para a construção deste tipo de cartucho, mas no caso eu gostaria de adaptar o projeto para ler cartões SD/MMC (aqueles de câmeras). Assim o custo do cartucho cairia consideravelmente, pois estes cartões estão bem popularizados, podem ser compartilhados com outros aparelhos e tem uma capacidade enorme. Levando em consideração que TODOS os jogos do Atari compactados ocupam meros 9MB... Mesmo descompactando, não chegam nunca a ocupar todo o cartão!!!, e a comunicação com o PC é fácil.

Por enquanto são só devaneios... Mas se o maluco aí em cima fez um Atari 2600 com CD, por que eu não posso fazer um cartucho desses, né?

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...!!!!!!
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por Paranhos 31/10/2019, 14:48


Isto não é totalmente novo. Recordam do cartucho que era conectado ao gravador de fita k7? Pois é, o mesmo princípio usado em micros de 8 bit (MSX, TK90X, etc). Hoje, muitos usuários destas máquinas deixaram as fitas de lado e gravaram o formato de áudio delas em CD, carregando da mesma forma, por um CD player ou mesmo tocando pelo Winamp, usando a saída de áudio do PC. Quanto tua ideia de usar outras mídias, bem legal! Posta os progressos, etc...
Paranhos
Paranhos

Mensagens : 206

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por Alquimista 31/10/2019, 15:14


É isso mesmo! Na época do Atari existiu o Starpath Supercharger e eram vendidos jogos específicos para ele em fitas cassete. Seu intuito era aumentar a capacidade de armazenamento para se produzir jogos mais elaborados e maiores e também diminuir o custo de produção, uma vez que as fitas cassete eram muito baratas e você só precisava de um único cartucho para servir de interface.

Mas no projeto do Atari 2600 CD aí de cima o cara usou um Cuttle Cart, que tem funcionamento semelhante ao do Starpath Supercharger, mas é de produção caseira e recente. O cara parou de produzir a versão de 2600 e passou a produzir o Cuttle Cart II para 7800.

O que eu tenho em mente é algo parecido com o Krokodille Cartridge (ou KrokoCart, como também é chamado), mas com um slot para cartões SD/MMC (Memória Flash ou EEPROM) ao invés de uma memória flash interna como a que ele usa. Assim, o cartucho poderia ser expandido, além do fato que poderia ser aproveitado o mesmo cartão usado na câmera fotográfica, celular, etc., resultando em economia pra quem já possui um cartão desses. Ah! Tendo o projeto pronto, trocar o slot de cartão para poder ler outro tipo de memória também não seria difícil.

Prometo que se conseguir torná-lo realidade o disponibilizo aqui de alguma forma. Seja vendendo os carts, seja disponibilizando os esquemas do mesmo.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por James Halliday 31/10/2019, 17:18

Alquimista escreveu:
Ovelha Negra escreveu:
Curiosidade 4:

Um Score perfeito em Pac-Man é 3,333,360.

Pacman Secret??!!!

Alguém aqui já conseguiu fazer a manha de vidas infinitas nesse game?

Era assim:

Na primeira fase - comer 1 fantasma;
Na segunda fase - comer 2 fantasmas;
Na terceira fase - comer 3 fantasmas,
Na quarta fase - comer 4 fantasmas, depois fazer "cima", "baixo" e "cima", então morra uma vidinha e terá vidas infinitas!!!

Não é nada fácil realizar um jogo perfeito de Pac-Man de 3.333.360 pontos!
Você tem que completar todas as 256 fases (o número máximo de telas permitido nos jogos da época) comendo todas as pílulas, frutas e fantasmas, sem perder uma única vida!

É tão difícil que ao longo de 60 anos desde que existe Pac-Man menos de 20 jogos perfeitos foram registrados até hoje! Claro que faço parte dessa estatística; realizei um jogo perfeito de Pac-Man quando tinha 16 anos!


Há também um outro segredo em Pac-Man: em cada dédalo há um ponto acima da posição inicial onde é possível ''ocultar'' o Pac-Man por 1/4 de hora. Nesse local, os fantasmas não conseguem te pegar.
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por James Halliday 31/10/2019, 17:26


Minhas aventuras com o Atari 2600...

Vocês sabiam que controles do Master System/Mega Drive/MSX funcionam no Atari?

Sabe aquele cabo que liga na caixinha atrás da TV? Se a ponta estiver estragada, você pode descascar e usar um adaptador coaxial e conectá-lo diretamente na entrada A/V da TV.

Já fiz um Atari funcionar com uma Bateria 9V, mas não é muito viável...
James Halliday
James Halliday

Mensagens : 146

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por Necromante 31/10/2019, 17:59


Vc é o MacGyver? BIG LOL!

Digo, vc é o mesmo usuário registrado aqui que usa o nick MacGyver?
Necromante
Necromante

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por Alquimista 31/10/2019, 18:39

James Halliday escreveu:
Não é nada fácil realizar um jogo perfeito de Pac-Man de 3.333.360 pontos!
Você tem que completar todas as 256 fases (o número máximo de telas permitido nos jogos da época) comendo todas as pílulas, frutas e fantasmas, sem perder uma única vida!

É tão difícil que ao longo de 60 anos desde que existe Pac-Man menos de 20 jogos perfeitos foram registrados até hoje! Claro que faço parte dessa estatística; realizei um jogo perfeito de Pac-Man quando tinha 16 anos!

2


Há também um outro segredo em Pac-Man: em cada dédalo há um ponto acima da posição inicial onde é possível ''ocultar'' o Pac-Man por 1/4 de hora. Nesse local, os fantasmas não conseguem te pegar.

Essa foi uma grande sacada de Toru Iwatani.

Como se demora horas para realizar a proeza de fazer um jogo perfeito em Puck-Man, o lance de ficar 15 minutos ''escondido'' dos galaxians (fantasmas) Blinky, Pinky, Inky e Clyde te dá tempo suficiente pra fazer um lanchinho ou ir ao banheiro. BIG LOL!  E você não perde nenhuma vida! Genial!
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Old School Computer & Games - Página 3 Empty Re: Old School Computer & Games

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos