A Inquisição
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Re: A Inquisição
Uma coisa pouco lembrada é que na maioria das vezes as penas mais severas, sobretudo a fogueira, eram impostas pelo braço do governo secular, sendo comum as pessoas apelarem para o julgamento na Igreja, onde podiam cumprir uma penitência, peregrinação, costurar uma cruz na roupa, etc. Isso antes do tempo moderno.
Inclusive, o tribunal da Inquisição veio controlar a histeria dos linchamentos e execuções populares que ocorriam, herdadas de longo tempo pelos povos convertidos, de caráter muito mais brutal.
Os tempos modernos tiveram que sofrer muito pelas guilhotinas, gulags, campos de concentração, conflitos de ideologias políticas, até que a militância de grupos de direitos humanos, sobretudo religiosos, conseguissem exigibilidade e justiciabilidade para "humanizar" (sic) as penas, o que dado nosso sistema carcerário, tem muito o que avançar.
E como o William frisou bem, o procedimento para quem quer falar sobre história de forma madura e honesta é buscar lê-la com o máximo de aproximação possível das lentes do seu tempo.
Zardoz, o Mágico- Mensagens : 138
Re: A Inquisição
Ainda bem que hoje temos a Constituição Federal e o Código Penal, por exemplo... Naquela época, eles tinham a Bíblia Sagrada e o Malleus Maleficarum.
Zardoz, o Mágico- Mensagens : 138
Re: A Inquisição
A Inquisição propriamente dita nasce como uma reação ao catarismo mesmo, no sul da França. Mas há que se lembrar que a coisa caiu como uma luva no projeto de refortalecimento da monarquia francesa de Filipe IV, o Belo, que detonou os nobres do sul, os judeus e os templarios.
O namoro do "braço secular " com a Igreja é mais antigo, e um realmente justificou as ações do outro. A primeira vez que o Estado se mete a executar alguém por "diferença religiosa" com a santa ICAR foi o imperador-usurpador do Ocidente Magnus Clemente Maximus, que viu os priscilianistas como hereges e desestabilzadores do Estado e os matou.
Engraçado que a Igreja, na época representada pelo "Palpatine", bispo de Mediolanum, Boca de Mel, Santo Ambrósio protestou ruidosamente contra a execução, embora no fundo os priscilianistas realmente estivessem incomodando ele e a Igreja.
Ambrosio é realmente uma figura digna de muito estudo. Desde Cosntatino I deu-se a Cesar o que era de Deus. Ele tentou, de modo extemporâneo, dar a "Deus" o que era de Cesar. Tentou (e conseguiu) manipular quatro imperadores romanos (o Maximus supracitado não caiu na sua teia, mas foi morto). Chegou a humilhar e criticar o poderoso, mas carola Teodosius I, e disse em alto e bom som: O Imperador, apesar de Vigário (substituto em latim) de Cristo na Terra, está dentro da Igreja e não acima dela. Mas note que levaram séculos pra surgir um Gregorio VII capaz de peitar outro imperador.
Vlad Tepes III- Mensagens : 254
Re: A Inquisição
Até onde sei, além dele ser uma das personagens em "O Nome da Rosa", Bernardo Gui tem um manual para inquisidores chamado "Liber Sententiarum Inquisitionis".
Resumindo, ele existiu de fato, não é um simples personagem livresco.
Imhotep- Mensagens : 208
Re: A Inquisição
Dois movimentos cristãos considerados heréticos e perseguidos pela Santa Inquisição:
1- Cátaros
O Catarismo foi um movimento cristão da Idade-Média (séc.X ao XIII). Ele diferenciava-se da doutrina romana em alguns dos principais "pilares" da doutrina católica. Para eles, o livro sagrado era a Bíblia, em particular o Novo Testamento, mas segundo sua crença, Jesus não era filho de Deus, mas apenas um profeta importante. Eles também recusavam-se à hóstia sagrada (apenas repartiam o pão em suas cerimônias) e não admitiam distinção entre sexos, permitindo inclusive que mulheres celebrassem ritos religiosos. Muito menos reconheciam a autoridade Papal ou dos bispos.
2- Bogomilos
O bogomilismo foi o movimento que deu origem ao catarismo. Surgiu no antigo Império Búlgaro e depois se espalhou pela Grécia e pelos Balcãs orientais. Como os valdenses, anabatistas, e outros, pregavam uma espécie de proto-socialismo, com perfeita igualdade social. Apesar da intensa perseguição pelas autoridades religiosas, algumas de suas comunidades persistiram na Rússia até o início do séc. XX. O escritor anarco-cristão Léon Tosltoi visitou algumas delas e rendeu-lhes profunda admiração.
Conde de Monte Cristo- Mensagens : 226
Re: A Inquisição
Há indícios na Crônica de Nestor de que o São Feodosi, um dos primeiros santos da Rússia, fosse um simpatizante da heresia.
Vlad Tepes III- Mensagens : 254
Re: A Inquisição
Na verdade já existe um tópico aqui para falar sobre os Cátaros:
https://mestredoconhecimento.forumeiros.com/t131-os-cataros
Re: A Inquisição
En Provenza, la bandera de Occitania es la cruz cátara bajo fondo rojo. Fue la religión mayoritaria en el Reino medieval de Provenza, tanto para sus reyes como para el pueblo. Fue incorporado a Francia en 1213, con la bendición del Papa, bajo la excusa de ser una Cruzada contra los herejes.
El Guarani- Mensagens : 45
Re: A Inquisição
Cruz cátara?? Não estou dizendo que está errado, mas pelo que ando lendo, os cátaros renegam a cruz pois representa algo que remete à materialidade de Cristo, e tendo em vista que há uma negação da matéria imputando-lhe um caráter negativo (obra do deus Mau).
Mas posso estar enganado, vou checar em qual obra li sobre isso.
Imhotep- Mensagens : 208
Re: A Inquisição
Um livro bom sobre as heresias catáras ou albingenses (nome dado aos hereges cátaros de uma região da França chamada Albin) é o livro "Hereges de Deus". Neste livro pode se ter uma noção de quão sangrenta foi a cruzada contra esses hereges.
Imhotep- Mensagens : 208
Re: A Inquisição
https://estanclio.blogia.com/2004/122704-los-c-taros-m-s-ac-del-mito-iv-.php
Esta es la cruz cátara, que forma parte de la bandera occitana (nacionalidad actual del originario Reino de Provenza, actualmente un departamento del Sur de la República francesa).
Cómo ellos interpretaban la cruz no lo sé.
El Guarani- Mensagens : 45
Re: A Inquisição
Existe no Brasil também:
LADURIE, Emmanuel Le Roy., Montaillou - Povoado Occitanico 1294-1324. São Paulo; Cia das Letras, 1997.
Eu indico, pra que se tenha uma noção geral da cruzada albigense, um livro chamado Deus Reconhecerá os Seus: História Secreta dos Cátaros (esse segundo nome me incomoda um pouco, mesmo assim) de Maria Nazareth Alvim de Barros.
Além disso, há o Heresias Medievais de Nachman Falbel e outro do José Rivair Macedo, que não me recordo agora de cabeça.
Imhotep- Mensagens : 208
Re: A Inquisição
O livro do Rivair é o "Heresia, Inquisição e Cruzada na França Medieval", acredito que nessa ordem...
Conde de Monte Cristo- Mensagens : 226
Re: A Inquisição
hehehehe... então eu também não sei a ordem correta, mas é esse mesmo.
Imhotep- Mensagens : 208
Re: A Inquisição
Hummm
... acabei de ler o Ladurie e seu Montaillou. Acho um pouco complicado falarmos em "teocentrismo" como padrão pra toda Idade Média, ou então como viés explicativo a todas as ações da Igreja.
Vejam só, quando so camponeses do Sabarthès, no sul da França, falavam sobre salvação (por exemplo), estavam muito mais preocupados com eles mesmos, pensavam de uma forma totalmente antropocêntrica. Para a salvação não importavam as boas ações, pagar o dízimo, pedir auxilio à Virgem... bastava o "consolamentum" dado por um "parfait" e os pecados cometidos, as falhas todas seriam "apagadas".
É óbvio que estou pegando um caso muito pequeno e até isolado, mas eles nos faz pensar se no caso os camponeses de diversas regiôes da Europa não estariam mais ligados a um certo pragmatismo em suas difícies vidas, ou senão por religiosidades um tanto quanto confusas (diversas fusões possiveis... heresias + cristianismo; ou proto-cristianismo + mitologia local pré cristã; etc) ou mesmo por práticas místicas, pagãs ancestrais ou nem tão ancestrais assim (acho que o professor Hilário comenta sobre todas essas questões no seu "A Eva Barbada"), que por fim acabam de alguma forma fugindo do grande esquemão "teocêntrico".
Bom, esse é o ponto que gostaria de levantar.
Imhotep- Mensagens : 208
Re: A Inquisição
Para o pessoal que se interessa pelas fontes, eu citei elas muito porcamente... então, caso interesse.
FRANCO, Jr., Hilário. A Eva Barbada. São Paulo: EDUSP, 1996.
LADURIE, Emmanuel Le Roy., Montaillou - Povoado Occitanico 1294-1324. São Paulo; Cia das Letras, 1997.
Imhotep- Mensagens : 208
Re: A Inquisição
Quem sempre pagava para que o alto clero se beneficia-se era a plebe.
Baphomet- Mensagens : 129
Re: A Inquisição
Não necessariamente, meu caro. A nobreza pagava também, e pagava muito bem. As corporações de ofício, comerciantes financiaram muitas das construções das catedrais para se verem representadas em vitrais ou coisas do tipo. O que acontece no caso, é que as colaborações, o dízimo para um camponês pobre são muito mais pesadas do que para o nobre, isso sim está correto, pois o excedente que um camponês produz não é tão grande assim. E outra observação, a Inquisição que atacou mais veementemente os livres pensadores como Galileu e Copérnico pertence ao período do Renovatio (Renascimento) e não ao "tenebroso" período Medieval.
Imhotep- Mensagens : 208
Re: A Inquisição
Tem mais uma coisa... o problema do seu post foi o seguinte:
Baphomet escreveu:
Quem sempre pagava para que o alto clero se beneficia-se era a plebe.
"Sempre" é algo complicado, e vou tentar explicar o porque. Do jeito que você fala, parece que o ônus caía apenas sobre a "plebe" (no sentido proletário do termo, que é algo bem contemporâneo) que é uma palavra meio complexa no contexto medieval, pois um comerciante que não tivesse título mas tivesse uma boa renda era o que? Não seria ele plebe também? Pelo que sei, até a Revolução Francesa considera-se plebe desde os "Sans Cullotes" até a "bourgeoisie". E sempre é complicado, como citei já Emannuel Le Roy Ladurie, ele deixa claro que no sul da França, na região do Sabarthès, era bastante comum os camponeses não pagarem o dízimo. Um último problema do "sempre" é: Você poderia afirmar com 100% de certeza que TODOS (olha outra palavra problemática) os camponeses na Idade Média eram contra o pagamento do dízimo? Complicado, não?!
Temos que abominar as ações da Igreja, mas temos que analisar as coisas de uma forma menos simplista, pois senão damos créditos demais para a Igreja e ignoramos a astúcia, a esperteza, a inteligência e a lógica camponesa... ou plebeia, se preferir...
Imhotep- Mensagens : 208
Re: A Inquisição
Pelo que li, a inquisição foi criada para combater os cátaros.
Os cátaros eram os discípulos de uma cisão cristã que pregava o ascetismo e não aceitava a autoridade eclesiástica da igreja católica. Desenvolveram-se nas regiões que são hoje o sul da França moderna, mas que na época (século XIII) eram ainda independentes de França. Concentravam-se mais numa cidade chamada Albi, daí também terem o nome de albigenses.
O papa apelou para uma cruzada contra eles e segue-se uma sangrenta Cruzada Albigense, durante a qual foi criada a Inquisição.
Posteriormente a inquisição teve evoluções diferentes em países diferentes com natureza muito diversa e também de época para época.
No caso de Portugal, que afetou igualmente o Brasil, a Inquisição foi criada no Reinado de D. João III, isto é, no século XVI, para tentar a conversão forçada dos judeus. Acabou em Portugal já no século XIX depois da Independência do Brasil e das Guerras Liberais. Mas já havia perdido muito do caráter religioso e até, no tempo do Marquês de Pombal, era mais uma polícia pessoal do marquês para intimidação dos inimigos dele. Usava-a para intimidar tudo e todos, não olhando, obviamente, ao caráter religioso dos inimigos.
Gárgula- Mensagens : 175
Re: A Inquisição
Poderíamos chamar de início oficial da Inquisição o ano de 1231, no papado de Gregório IX. Mas, como sabemos, balizamentos são bastante relativos e discutíveis.
Imhotep- Mensagens : 208
Re: A Inquisição
Momento para refletir!
Nós devemos pensar a Inquisição em sua complexidade, pois reduzí-la a torturas se torna um julgamento simplista, pois tudo que era condenado pela Igreja foi uma tentativa de reconstrução de uma sociedade. Este período é o mais rico da história, todo com documentação por ser explorada, além de nos permitir ver a construção de nosso imaginário.
Simplificações são um tanto quanto inúteis.
Imhotep- Mensagens : 208
Re: A Inquisição
Como a Igreja pôde prevalecer sobre as heresias antes da criação da Inquisição? Houve algum nobre herege capaz de desafiar o cristianismo romano na Alta idade Média?
Lilith- Mensagens : 217
Re: A Inquisição
Temos um problema ...
As heresias que você deve estar se referindo provém da própria Igreja na Alta Idade Média. São heresias sobre questões dogmáticas, como o Arianismo (que vem de um bispo da Igreja).
As heresias da baixa Idade Média começam a despertar no seio da massa laica. É o caso dos Valdenses e Albigenses. Ao contrário do que se pensa, estes hereges muitas vezes ganhavam o apoio e respeito de nobres das regiões (como por exemplo os albigenses e seu bom relacionamento com a nobreza do sul da França).
As tentativas de acabar com esta heresia vieram através da Ordem de Cister, uma ordem monástica... a de São Bernardo (ou Bernardo de Claraval). Não deu certo.
Depois disso vem o bispo de Osma e São Domingos, e pouco mais tarde a institucionalização da Inquisição.
Espero ter ajudado em algo.
Imhotep- Mensagens : 208
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