Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lendas interessantes

+19
Nostradamus
Imhotep
Giordano Bruno
Vlad Tepes III
Art3mis
Bibi
Licantropo
Lilith
sombriobyte
Homem Vitruviano
Masses Crusher
Frederico Mercúrio
Dante
Necromante
Mandrake
Maçom 33° Grau
Eugene Hector
Gigaview
Alquimista
23 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por Vlad Tepes III 31/1/2020, 16:52


Sem cuidados e manutenção percebe-se que a esfinge poderia ser soterrada em menos de 3 ou 4 séculos de esquecimento. Mas não é esta a minha dúvida!

Eu imaginava que este colosso muito significava para o povo e faraós do Egito. Mas percebi que os faraós a relegavam ao esquecimento como os políticos atuais fazem com as obras de seus antecessores.

Imagino que Thutmose (ou Tutmés) admirava essa beleza arquitetônica e, depois que virou faraó, fez o devido desaterro da esfinge, explicando que o custo dessa manutenção se deu em razão do "suposto" sonho que teve quando ainda era príncipe. E fincou sua Estela para se eternizar juntamente com aquela importância colossal.
Vlad Tepes III
Vlad Tepes III

Mensagens : 254

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por Giordano Bruno 31/1/2020, 17:00


É essa estela que muitos dizem ser uma das "provas" de que realmente existe uma sala subterrânea embaixo da Esfinge, não é? Vejam o porque:

Lendas interessantes - Página 4 Estela_tutmosis4
Giordano Bruno
Giordano Bruno

Mensagens : 183

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por Alquimista 31/1/2020, 17:31


Essa estela é muito usada pelos adeptos do mistério e do misticismo para dizer que aqueles dois Anúbis estão em cima de uma planta de um subterrâneo...

Mas essa imagem que parece uma planta de uma construção são figuras emblemáticas usadas desde a época pré-dinástica.

Elas significam a per-ho, ou casa grande, palavra que depois virou faraó e tem o mesmo significado... Casa grande, ou palácio.

Não tem nada a ver com o que possa existir em baixo da Esfinge...
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por Giordano Bruno 31/1/2020, 18:11


Legal, não conhecia esta informação.

Esta mistificação em torno da Esfinge surgiu a partir de Edgar Cayce que disse existir o "Hall of Records" por debaixo da Esfinge, um local onde estaria gravada toda a "verdadeira" História da Humanidade (leia-se citações à Atlântida, Lemúria, etc).

Ele deve ter se inspirado na estela realizando uma livre associação a partir do desenho.
Giordano Bruno
Giordano Bruno

Mensagens : 183

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por Alquimista 31/1/2020, 18:40


E depois do Cayce, o Daniken usou essa história para desenvolver a ''teoria'' dele de que a Atlântida existiu.
Aliás, o Cayce disse que a Atlântida era em Bimini... E a Fundação Edgar Cayce sustentou durante anos estudos para provar a existência da Atlântida.

Mas, quanto à Esfinge, o próprio filho do Cayce foi para o Egito e custeou um monte de exames detalhados da Esfinge e chegou à conclusão que não existe quarto nenhum em baixo da pata da Esfinge...

Acho que há até um site a respeito. Vou procurar de novo e posto aqui...
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por Alquimista 31/1/2020, 18:44


Este é o site... Leiam até o final, pois no início parece que ele aceita as teorias do Cayce. Mas no final a gente vê que a história não é bem assim:

http://www.fascinioegito.sh06.com/camaesfi.htm
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por Giordano Bruno 31/1/2020, 19:18


Obrigado pelo texto.

É bem interessante notar como o filho de Cayce é mais parcimonioso até mesmo do que os seguidores do pai.
Giordano Bruno
Giordano Bruno

Mensagens : 183

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por Alquimista 31/1/2020, 20:41


Geralmente, as famílias desses médiuns sofre muita discriminação, principalmente depois que ele morre...
E o filho do Cayce deve ter passado por muitos problemas...
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por Imhotep 11/2/2020, 14:46


E a lenda de Robin Hood?
­
Poderia ter tido o mito do herói da floresta uma finalidade social e política, uma vez que expressava a insatisfação dos saxões em relação ao domínio normando, principalmente no que se refere a coleta de impostos?
Imhotep
Imhotep

Mensagens : 208

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por Nostradamus 11/2/2020, 15:30


Robin Hood pra mim é uma lenda sobre Willian Wallace.
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por William de Baskerville 11/2/2020, 16:01


Esta comparação entre o Robin Hood e o Willian Wallace eu desconhecia até agora. Eu, apesar de não ter me dedicado à história do medievo inglês, creio que tal confusão entre personagens pouco plausível. O contexto da história é diferente... são situações sociais e os agentes históricos também. Existem crônicas inglesas que narram a interferência do Willian Wallace no avanço de Eduardo II sobre a Escócia. O site "Books Google" disponibiliza essa material fac-similado de coletâneas de fontes de fins do século XIX. Existe uma coletânea de referências históricas sobre o Willian Wallace, que conta, inclusive, com um poema em dialeto "anglo-normando". Não são textos muito tardios. Tudo bem que exista um ou dois diplomas duvidosos, mas são fontes que tratam diretamente do personagem.

Já o Robin Hood, bom, ele implica questões diferentes. Sobre o personagem, só existem fontes tardias (coisa que não é excepcional em História Medieval), são de fins da Idade Média e, em sua maioria, da Idade Moderna. São baladas, canções populares e uma prosa. O historiador inglês, Peter Burke, no livro "Cultura popular na Idade Média" (ed. Cia. das Letras), atenta mais pelos esquemas literários e estereótipos e fórmulas narrativas da "Gesta de Robin Hood" em comparação com outros textos do mesmo período. Eu só advirto aqui que a preocupação dele não é identificar o fundo histórico da história, mas as fórmulas narrativas que constituem as obras do período.

Não sei, mas acho que lidar com o Robin Hood é mais ao menos como lidar com os Cavaleiros da Távola Redonda... o fundo histórico não deve ser identificado no tempo que os textos querem "reconstituir", mas a estrutura das próprias fontes, as fórmulas descritivas, as metáforas e alegorias, o vocabulário, etc. É impossível identificar um fundo histórico que identifica, por exemplo, um Sir Lancelot ou um Sir Gawain. Da mesma forma, não se pode identificar o "Robin Hood histórico" (parafraseando o termo "Jesus Histórico" e suas implicações).
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por William de Baskerville 11/2/2020, 16:05


Talvez o fundo histórico das baladas sobre o Robin Hood relacione-se às resistências contra as cobranças de impostos feitas por uma realeza em processo de fortalecimento. A passagem da Baixa Idade Média para a Idade Moderna é marcada pelo fortalecimento militar, político e administrativo das monarquias européias (Portugal, Leão-Castela, França, etc.). Tudo bem que a má fama do Rei João Sem-Terra se relacione também com o peso dos impostos e que a importância de arqueiros veio a crescer no período seguinte, mas a caracterização do Robin Hood parece ser fruto de uma longa experiência social e cultural, que veio a modelar o personagem nas baladas baixo-medievais e modernas, destacando que o nome "Robin Hood" não é exatamente um nome próprio anglo-saxão ou normando. Mas como a cultura popular não deixou muitos registros sobre si mesma nestes tempos remotos... bom... quem sabe? Vamos torcer para que uma fonte perdida reapareça para lançar luz nestas trevas.

Agora, quanto ao filme... hum... sei lá! O Riddley Scott se especializou em fazer filmes com partes iniciais muito boas. Mas a metade e o fim deixa sempre a desejar. Pô, o Robin Hood virou líder dos "Garotos Perdidos" do Peter Pan! O Guilherme Marechal (Willian Marshall) parece um conselheiro de rei ao estilo do século XIX. Recomendo "Guilherme Marechal ou o melhor cavaleiro do mundo" do Georges Duby. Tal obra ajuda a contextualizar o período no qual "teria vivido o Robin Hood". Na boa, não sei se notaram, mas o filme é bem pró-Grã Bretanha (Inglaterra não!). Posso estar viajando, mas o líder do bando era o Robin (inglês) e seus comandados o Little John (escocês), Will Scarlet (galês) e o outro... putz! Nem reparei no outro barbudo... seria irlandês? Caso isto se confirme, ficaria patente a ideia de uma Grã-Bretanha unida sob a liderança da Inglaterra. Sempre auxiliada pelos países satélites. A força francesa descrita no filme só começou a se manifestar após 1214, como fica explicitado na vitória da Batalha de Bouvines ("Domingo de Bouvines" do Georges Duby).
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por William de Baskerville 11/2/2020, 16:08


A dinastia Plantageneta, que dominava a Inglaterra no período, exercia forte pressão sobre o Reino da França. Os Plantagenetas comandavam boa parte das Ilhas Britânicas e ainda os territórios da Aquitânia. Mesmo em momentos de turbulência interna, como nas sucessões régias, o reino mantinha a sua força. Apesar dos devidos descontos, o filme é muito ruim. A reconstituição de cultura material é muito manera. Reconheço, foi um ótimo trabalho nesta parte. Mas a história em si não ficou muito boa. Senhores feudais sem seu séquito armado pessoal, nobres sem parentes que fornecessem proteção, ausência de tensão entre a Igreja Romana e o Rei João Sem-Terra (que chegou a ser excomungado), cremação do corpo de um nobre em uma época em que só havia a inumação e pompa funerária (ver "Guilherme Marechal"), não-nobres fingindo-se serem nobres com perfeição (ver o conceito de "habitus" de Pierre Bourdieu)... Ficção é ficção, mas tudo tem limite. Ainda bem que o filme não teve continuação...
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por William de Baskerville 11/2/2020, 16:12


Sobre as versões cinematográficas...

Hã... bom... sobre a ambientação da história do Robin Hood... bom, creio que a reconstituição de edifícios, casas, ferramentas, endumentárias, etc., são muito boas do filme do Ridley Scott. Acho que, desde Cruzadas, o diretor se segurou nas "inovações materiais" em seus filmes históricos. Nos extras do filme "Gladiador" ele é bem claro em sua proposta de construir a sua "Roma", a sua "Gladiatura", as suas "armas romanas"... vide o caso do hipódromo-arena de gladiatura, o tigre de bengala na arena, a "super besta" que atira quatro flechas. Nos extras do dvd do filme "Cruzadas", nota-se uma intervenção dos consultores que impede as "viagens" do Ridley Scott.

Se me perguntarem sobre a coerência da narrativa, bom, eu poria minhas fichas na versão do Kevin Costner ("Robin Hood: o príncipe dos ladrões"). Por mais politicamente correto que seja, este filme tem a história mais enxuta e coesa. É menos delirante, apesar da presença de uma bruxa e de um mouro. O filme não se propôs a ser um épico também. Todavia, o "Robin Hood", de 2010, se propõe a ser uma coisa grandiosa, realmente épica. E o resultado, para o meu gosto, ficou muito aquém. Esperava um filme melhor... queria um filme melhor. Sinto falta das relações feudo-vassálicas nestes filmes. Situação que fica bem apresentada no filme "O senhor da guerra", da década de 1960, mas este é um filme que não trata do Robin Hood, é sobre um período um pouco anterior. Bom, ficção é ficção, também. Não espero nada muito próximo das observações sociológicas do Norbert Elias, em "O processo civilizador, 2.v.". Mas também não quero delírios como a imagem da Kate Blanchet fantasiada de guerreira medieval junto com os "Garotos Perdidos" do Peter Pan...

Sobre a versão com o Errol Flynn... na boa, a do Mel Brooks é melhor.
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por Imhotep 11/2/2020, 16:32

William de Baskerville escreveu:
Talvez o fundo histórico das baladas sobre o Robin Hood relacione-se às resistências contra as cobranças de impostos feitas por uma realeza em processo de fortalecimento.

O meu propósito foi justamente discutir este ponto.

Os normandos implantaram um sistema de impostos que não era usual na Europa, baseado no "danegeld". Sabemos que a aceitação desse sistema não foi algo simples, tanto é que andou lado a lado com o processo de formação do parlamento inglês.

Sendo assim, será que não seria possível enxergar um fundo político para a lenda de Robin Hood?
Imhotep
Imhotep

Mensagens : 208

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por William de Baskerville 11/2/2020, 17:29


Sim, exato, mas eu acho que o "Robin Hood" é mais uma "situação" do que uma "pessoa em especial"... diferente de um "Rei Artur", que possui uma pessoa histórica, ainda que deformada pelo tempo. Eu cheguei a trabalhar com uma "biografia" (na falta de uma palavra melhor) e, durante o processo da pesquisa, eu poderia optar com três níveis. O primeiro é uma visão biográfica tradicional, factual e descritiva, identificando, ao estilo positivista, as fontes fidedignas para abordar um certo personagem. A segunda abordagem era problematizar esta biografia, inserindo o personagem central dentro de uma rede social, política e cultural (algo mais amplo). A terceira opção era analizar as construções feitas pelas fontes. São três níveis distintos. Todavia, em alguma situação, em algum momento, um deles deverá ser priorizado para dar o perfil da pesquisa. No caso do Robin Hood, acho, posso estar errado, o único nível que dispomos é o terceiro, é a construção produzida pelos autores das fontes, é a "representação" para ser mais exato. O que ajuda bastante o trabalho com esta abordagem é a proposição teórico-metodológica do Lucien Goldmann, "Sociologia do Romance". Acho que existem fontes que limitam muito o trato com certos temas... o exercício de especulação são legais... mas eu me sinto mais seguro lidando com fontes que abordem este ou aquele assunto, produzidas nesta ou naquela data. E ainda há a possibilidade de "Robin Hood" ser a síntese de vários salteadores ingleses de diversas épocas... mas não posso afirmar nada sobre isto. Agora, o interessante é que o "mito" é muito, muito forte... ultrapassando os limites do nacionalismo inglês...
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por Conde de Monte Cristo 11/2/2020, 17:45


Quando os senhores dos domínios (ou feudos, já encelulados e castelhanizados) no séc XII ou XIII (me corrijam, por favor) começaram a proibir os camponeses de circular na floresta, de criar seus porcos e tudo mais, restringindo a floresta que antes era comunal à caça e passeio da nobreza... seria um bom cenário pra criação de um "salvador" que fosse no local onde só tinham os nobres e ricos, roubar e dar aos pobres que foram enxotados das florestas.
Conde de Monte Cristo
Conde de Monte Cristo

Mensagens : 226

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por William de Baskerville 11/2/2020, 18:46


Ah, sim, o mito pode sim se relacionar com o avanço do regime senhorial. A limitação de acesso a florestas, moinhos, taxação pelo tráfego em estradas, etc., faz parte deste processo de fortalecimento do poder dos senhores da guerra. A restrição do espaço livre foi acompanhada pela dominação de grupos de camponeses, constituindo do chamado Senhorio Banal (ver a tese sobre o Maconais feita pelo Georges Duby). Entretanto, quem veio a cobrar impostos e empregar um aparelho coercitivo para levar a cabo tal tarefa foi o poder monárquico. Estamos, nos séculos XII e XIII, em um período de fortalecimento da realeza. A luta do ''Robin Hood'' é feita contra agentes dos reis, funcionários do fisco atuando em zonas rurais. Bom, são situações que ocorrem paralelamente. A monetarização da economia e o fortalecimento da atividade mercantil não puseram freio à pressão senhorial, ao contrário, muitas vezes intensificaram (ver os debates feitos pela ''new left'' britânica em ''A transição do feudalismo para o capitalismo''). Para além das ações perpetradas por agentes governamentais, uma das coisas legais a serem trazidas à baila concerne às resistências aos poderes constituídos. Michel Mollat possui uns trabalhos dedicados aos pobres e à marginalidade no Medievo e na Idade Moderna (não sobre o caso específico do Robin Hood). Já esse negócio de ''roubar dos ricos e dar aos pobres'' pode se enquadrar mais com um ''horizonte utópico'' que envolve ao desejo de restituição daquilo tomado pelos poderosos... É o lado ficcional que o Antônio Cândido trata no seu livro ''Literatura e sociedade''. Não podemos perder de vista isto. Umas fontes que poderiam a lançar um pouco de luz nestas questões são documentos jurídicos, leis e processos, textos que mostram casos direitos. Infelizmente não conheço nenhuma coletânea de fontes jurídicas inglesas do fim da Idade Média, o que eu tenho refere-se ao período Anglo-Saxão e a Magna Carta. Assim que encontrar alguma coisa, eu passarei a referência ou link com fontes ou bibliografia. Bom, é isso.
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por William de Baskerville 11/2/2020, 18:52


O jornal "O Globo" uma vez publicou no Segundo Caderno uma entrevista com o historiador inglês Eric Hobsbawn. O diálogo central estava em torno das manifestações de "banditismos sociais", grupos marginais que possuem algum tipo de apoio popular que considera suas ações como positivas e vingadoras. Tal questão é abordada de maneira mais aprofundada no livro "Bandidos", do próprio Hobsbawn, editado pela Paz e Terra.

Este historiador é muito interessante: não tem medo de ser considerado politicamente incorreto. Em outra reportagem dada a Veja há uns vinte anos ele diz que: o Ocidente, após dominar todo mundo, está decadente e que ELE tem pena de não ter nascido entre 1871 e 1914, quando a Europa dava as cartas.
No caso específico do banditismo, eu estou com ele. Antes de ser considerado um Soter, um bandido deve ser visto como candidato a novo Opressor.
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por Giordano Bruno 11/2/2020, 19:20

William de Baskerville escreveu:
o tigre de bengala na arena
Quanto a tigres no Coliseu, os romanos sim usaram tigres nos jogos das arenas, a partir do ano 19 antes de Cristo com um exemplar que um embaixador indiano deu de presente a Augusto. E anos mais tarde Nero adotou uma tigresa chamada Phoebe como animal de estimação.
Giordano Bruno
Giordano Bruno

Mensagens : 183

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por Giordano Bruno 16/2/2020, 18:45


Origem da lenda do Graal

A obra "O Conto do Graal", de Chrétien de Troyes, parece ter sido o primeiro registro conhecido onde esta lenda é citada. Depois disto, teria se desencadeado um ciclo de outras obras, inaugurando uma das mais férteis
tradições literárias e espirituais do Ocidente, que inspirará inúmeras recriações ao longo da Idade Média, ressurgindo com o Romantismo.

Uma vez que o símbolo arquetípico de uma Taça sagrada aparecem em lendas de muitas civilizações e povos, as especulações a respeito de quais fontes Chrétien de Troyes teria utilizado variam.
Muitos afirmam até mesmo possibilidade de ter existido uma antiga versão de ''Parsifal'', anterior a de Chrétien de Troyes.

Essa opinião de que Chrétien de Troyes teria copiado o seu conto de algum manuscrito se baseia nas palavras do próprio autor (na obra ele cita um livro anônimo cujas revelações teriam servido de inspiração para o seu conto), e nas palavras de Wolfram Von Eschenbach, autor de um livro posterior (O Parsifal), escrito pelo menos vinte anos mais tarde, que expressa desdém pela versão inacabada de Chrétien para a história, alegando que a sua fonte foi o poeta Kyot de Provença.

Até a descoberta do manuscrito persa e a formulação da teoria do professor austríaco F. V. Sutscheck, a ideia de um manuscrito original contendo a "verdadeira" história do Graal era mera especulação e não convencia completamente os historiadores. Com a descoberta do manuscrito maniqueu, pela primeira vez se teve um indício da existência de alguma obra similar ao ''Le Conte du Graal''.

Para o professor austríaco F. V. Sutschek, Chrétien de Troyes, que frequentava as cortes de Toulouse, Carcassonne, Foix e Aragão, teria copiado a sua obra do trovador Kyot (ou Guyot) originário de Provença, em Champagne. Em velhos pergaminhos da Universidade de Toledo – onde a cultura espanhola judaico-árabe brilhou com todo o seu esplendor – Kyot teria encontrado a narrativa de origem maniquéia (descoberta por ele em 1931), o manuscrito persa.

A semelhança entre este manuscrito maniqueu e as versões ocidentais para as lendas do Graal é surpreendente, segundo Sutschek:
O nome dos personagens no Parsiwalnameh e em Parsifal de Wolfram von Eschenbach assemelha-se: Gajmurat / Gaschmuret; Trefezand / Trevizent; Na Fartus / Amfortas; Clinschor / Klingsor; Arta Churus / Artus.

E qual seria a origem do nome Parsifal?

Os adversários de Mani ligavam o seu nome à palavra grega "mania" (que significa "loucura"). Faziam de Mani, portanto, um "Parsi fol" (em francês = um "parsi" louco). Parsi era o nome dado, na antiga Pérsia, aos seguidores de Zoroastro, e a tradução de Parsi seria exatamente "puro" (o nome Katharos é Puros em grego). O nome Parsi deu seu nome ao país (Pérsia).

Nas narrativas do Graal, Perceval ou Perlesvaux, Parzival ou Parsifal é o chamado "Louco Perfeito", por causa da sua pureza de intenções na busca pela vida.

Em muitos outros relatos, Mani fala sobre o símbolo de uma Taça Sagrada.

O ''Parsiwalnameh'' teria sido levado ao sul da França no início do século XIII, pelos bogomilos (sucessores dos maniqueus), e teria sido traduzido por Kyot. O Santo Graal, para muitos, teria sido um símbolo utilizado pelos Cátaros. Esta é um hipótese plausível, uma vez que os cátaros eram herdeiros espirituais da doutrina dualista dos maniqueus.

Os trovadores medievais (entre os quais Eschenbach) poderiam ter viajado até o país Cátaro, no sul da França, e deles herdado o símbolo. Depois Wolfram von Eschenbach escreveu o seu célebre romance ''Parsifal''.
Giordano Bruno
Giordano Bruno

Mensagens : 183

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por Marco Polo 23/4/2021, 19:56

Lendas interessantes - Página 4 Lenda_do_rio_lima

Lenda do Rio Lima – Rio Lethes

“Comandadas por Décios Junos Brutos, as hostes romanas atingiram a margem esquerda do Lima no ano 135 a. C.

A beleza do lugar as fez julgarem-se perante o lendário rio Lethes, que apagava todas as lembranças da memória de quem o atravessasse, os soldados negaram-se a atravessá-lo.

Então, empunhando o estandarte das águias de Roma o comandante chamou da outra margem a cada soldado pelo seu nome. Assim lhes provou não ser esse o rio do esquecimento.”

«Com relação ao rio Lima, história e lenda encontram-se tão interligadas que nem sempre é fácil delimitar onde acaba uma e começa outra.

Foi sempre a beleza do rio a provocar encómios e o sentimento de incapacidade duma expressão condigna a atrair o poder sugestivo da lenda.

Vem dos velhos tempos o processo. Estrabão designou-o por Beliom e relata ter ocorrido nas suas margens um episódio militar entre Túrdulos e Célticos. Iam já a atravessá-lo quando surgiu entre os dois povos uma discórdia.

Lutaram e foi o sangue do próprio comandante que se juntou ao de muitos outros a macular a brancura das águas. Desorientados ficaram os soldados e, sem comando, se dispersaram pelas margens, em luta pela sobrevivência.

Lucano chamou-lhe o “Deus do Tacitus“, em virtude da mansidão com que corriam as suas águas.

Tito Lívio denominou-o “Rio do Esquecimento” (“Oblivionis fluvis ou flumen“).

Rio Lima ou rio Lethes

Surgiu, então, a sua identificação como Lethes da mitologia, que tinha o condão de provocar em todos os que o transpusessem o olvido do passado e da própria pátria.

Campos Elísios passaram, em consequência, a apelidar-se os que circundavam, isto é, as suas margens.

Mais semelhantes a jardins, no conceito mitológico; onde, segundo o testemunho de Políbio, só durante três meses do ano as rosas não floriam.

É ainda Estrabão que nos diz ser esta a terra perfeita por qualquer fugitivo de Roma.

Dentro deste condicionalismo, aqui chegaram um dia, sob o comando de Décios Junos Brutos, as legiões romanas, com as altivas águias a tremularem nos pendões.

Vitoriosas haviam pisado as terras que estavam para sul e propunham-se prosseguir. Desciam, a justante, dos lados de Ponte de Lima e teriam iniciado a jornada desse dia em Vitorino das Donas:

“Daqui saiu Bruto pelos campos tão celebrados com o nome de Elysios a procurar lugar em que com o se exército pudesse vadear as cristalinas águas do Lethes tão respeitadas com a fabula virtude de encantadoras.” (João de Barros, Antiguidades de Entre Douro e Minho).

Um líder é sempre o primeiro

Encontravam-se no lugar da Passagem e fácil pareceu ao comandante a travessia. Nesse sentido emitiu ordens, mas encarniçada se revelou a resistência dos soldados, conhecedores como eram dos poderes sortílegos atribuídos às suas águas.

Não perdeu ele a serenidade nem achou conveniente procurar convencê-los por meio de palavras. Tomou a bandeira, ergueu-a ao alto, transpôs o vau e, já da outra margem, a muitos chamou pelo nome e incitou a seguirem-lhe o exemplo.

Por esse meio os convenceu de que, afinal, não era verdade o que a lenda propalava.

Assim exaltado nos advém, das mais longínquas eras, o fascínio deste rio que até aos nossos dias tem sido cantado por todos quantos puderam contemplá-lo.»

Fonte: Conde de Bertiandos, in Lendas, 1898

Lendas interessantes - Página 4 Maxresdefault


Ponte de Lima é uma vila portuguesa no distrito de Viana do Castelo, região do Norte e sub-região do Minho-Lima, com cerca de 5125 habitantes. É caracterizada pela sua arquitetura medieval e pela área envolvente, banhada pelo Rio Lima. É uma das vilas mais antigas de Portugal. Foi a Condessa D. Teresa de Leão quem, na longínqua data de 4 de Março de 1125, outorgou carta de foral à vila, referindo-se à mesma como Terra de Ponte.  

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_de_Lima

Lendas interessantes - Página 4 280px-Ponte_Ponte_Lima
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por Alquimista 24/4/2021, 14:33

Ponte de Lima é com certeza um dos lugares mais lindos e paradisíacos de Portugal.

Obrigado por nos trazer essa belíssima lenda!
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por Ave de Rapina 7/10/2022, 02:45

Lenda Galega

A lenda mais charmosa é a de Buserán, que se refere ao castro de Xansón (Moraime-Muxía). Diz assim:

"En tiempos remotos había en la cima de un castro, en el lugar de Os Castelos, una gran fortaleza perteneciente a un rico y valiente caballero, padre de una hermosa moza llamada Florinda.
En una de sus ausencias obligadas del dueño del castillo, llegó a las puertas un valiente mozo llamado Buserán. Era trovador de canciones gallegas de amor y guerra. Entró en la fortaleza, vio a Florinda y ambos se enamoraron.
Llegó el padre de Florinda de luchar de lejanas tierras y, conociendo los amoríos de su hija, expulsó al joven trovador y encerró a Florinda en un rincón de la fortaleza. Esta decisión, hizo que los dos mozos se quisieran más aún, y todas las noches Buserán dirigía a Florinda sus canciones desde los oteros de los alrededores.
El caballero, enfurecido, ordenó la persecución y muerte de Buserán. Así lo hicieron los criados. Cogieron a Buserán y lo tiraron desde lo alto de un peñasco a una furna de la costa, ahogando para siempre su voz.
Puesta en libertad Florinda y enterándose del trágico fin de Buserán, enloqueció y anduvo durante muchos días y noches por la orilla del mar llamando por su amado.
Una noche, un criado le dio al caballero la noticia de que vieran a su hija gritando en lo alto de la furna.
– ¿Donde estás Buserán?
Y desde lo más hondo del mar se escuchaban las canciones del trovador.
De repente, una gigantesca ola, deshecha en espuma, subió por los acantilados y envolvió a Florinda, llevándola con ella al fondo de la furna".

El lastimero eco de la voz de Buserán resonó durante muchos años, según aseguraban los pescadores que faenaban cerca de la furna (cueva situada en la base de un acantilado). Aún hoy se le atribuye al lugar la facultad de otorgar correspondencia de amor a todo aquel que se acerque a solicitarla.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Lendas interessantes - Página 4 Empty Re: Lendas interessantes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos