Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

+13
Fulcanelli
Illuminatus
Aleister Crowley
Necromante
Trovador
Lilith
Marley
sombriobyte
Alucard
Freud explica
Eugene Hector
Dante
Alquimista
17 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Gigaview 18/5/2020, 14:21

Muito esclarecedores seus posts, Nostradamus. Poderia falar um pouco mais sobre o CIH?
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Gigaview 18/5/2020, 14:22

Nossa existência é um canteiro onde podemos criar um jardim e nele fazer florescer rosas.
A Rosa é um símbolo de grande conhecimento, pois os espinhos do conhecimento nos leva às pétalas da sabedoria, e a sabedoria nos mostra que no amor fraterno e incondicional manteremos o equilíbrio na dualidade do espírito.

Essa metáfora criada por mim serve para transmitir a você e a todos que possuem algum conhecimento e sabem discernir a quem transmitir o meu abraço fraterno e o agradecimento por palavras que nos esclarecem o que pode não ser oculto.
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Nostradamus 18/5/2020, 15:13

Atualmente, o Círculo Iniciático de Hermes (CIH) é considerado uma das Instituições que estão com uma abordagem "séria" e organizada, ligada à prática da "Magick" e ao estudo teórico da Magia "Prática". A filiação consta de um processo um pouco longo, pelo que se pode constatar, de aproximadamente 6 meses (podendo chegar a 9 meses).

Infelizmente, os não residentes em Curitiba tem mais problemas em se filiar, já que tem de se deslocar até Curitiba em busca da orientação pessoal e Iniciação burocrática, antes de poder formar Capítulos em suas cidades.
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Nostradamus 18/5/2020, 15:16

Se o buscador está procurando pelo passado mais "clássico" do Rosacrucianismo, então eu o aconselho a não procurar a AMORC.

Pessoalmente, conheço ótimos membros na AMORC, e que são sinceros buscadores. mas a questão financeira é algo que realmente incomoda muitos buscadores, com relação aos estudos Rosacrucianos na AMORC. As taxas realmente são altas, mas a quantidade de sinceros buscadores a pagá-las é alta.

Não se pode dizer também que tudo na AMORC é condenável. A formação teórica e filosófica da Ordem é muito boa, e os seus membros tem acesso a um ótimo acervo dentro das Bibliotecas da Ordem. Além disso, a Egrégora da Ordem é muito positiva e agregadora, diferente das Egrégoras de outras Ordens que são mais desagregadoras e agressivas, e exigem mais força de seus membros.

Pessoalmente, eu aconselho ao buscador que procure uma Instituição Rosacruciana mais Ortodoxa, mas que aborde também aspectos Esotéricos.

A Fraternidade Max Heindel aborda de forma bastante lúcida a Astrologia e a Teurgia, com práticas de Cura e de meditação aos adeptos.

A Rosacruz Áurea é ainda mais ortodoxa e Cristã, e possui um Sistema de Graus bastante rígido e organizado. Não aceita práticas nem exercícios de qualquer espécie, e exige grande valor Moral, Filosófico e Ético do estudante.

Cabe ao buscador decidir o que fazer.
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Dante 18/5/2020, 15:40

Nostradamus...

Concordo com você em muitos pontos...

Principalmente no quesito "Cristianismo". Não consigo conceber um Rosacrucianismo desvinculado do Cristianismo.

O que você chamou de "Linha de Estudos EGIPCIANISTA" é outro assunto que me incomoda...
Foi na época da FUDOSI que esta ideia começou a ser difundida e hoje, infelizmente, muitas pessoas associam o Rosacrucianismo com o Egito e muitos estudantes rosacruses realmente acreditam que o Rosacrucianismo se iniciou no Egito...

Mas insisto... é impossível estudar e entender o Rosacrucianismo e negligenciar a importância do trabalho de Lewis, e da AMORC. Apesar das divergências e problemas apontados, hoje a AMORC faz um trabalho importante para o Rosacrucianismo...
Dante
Dante

Mensagens : 345

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Dante 18/5/2020, 15:43

SÉTIMA CARTA ROSACRUZ

"Nossa comunidade existiu desde o primeiro dia da criação e continuará existindo até ao último. É a sociedade dos Filhos da Luz. Seus membros conhecem a luz que brilha no interior e no exterior das trevas e a natureza do destino humano. Em sua Escola, o Mestre, a própria Sabedoria Divina, ensina aos que procuram a verdade pela verdade e não por qualquer benefício mundano. Os mistérios explicados nesta Escola reportam-se às coisas que é possível conhecer, relativas a Deus, à Natureza e ao homem. Todos os antigos sábios aprenderam em nossa Escola. Entre seus membros, alguns são habitantes de outros mundos, distintos deste. Esparsos pelo Universo, todavia estão ligados por um só Espírito. Entre eles não há diferença de opiniões. Estudam num só livro e, para todos, o método de estudo é o mesmo. Esta Sociedade é composta de Escolhidos, dos que buscam a luz e podem recebê-la. O que possuí maior receptividade para a luz é o Chefe. O lugar de reunião é intuitivamente conhecido por cada membro e facilmente alcançado por todos, residam onde residirem..."

"Desejas ser um membro da nossa Fraternidade? Desejas conhecer os Irmãos? Entra em teu coração, aprende a conhecer a divindade que se manifesta em tua alma."


Como está escrito no texto acima, a verdadeira Ordem Rosacruz "não é deste mundo", é invisível aos olhos do vulgo, e as ditas Ordens que estamos discutindo e foram citadas neste tópico são, no máximo, caminhos para a verdadeira Ordem...

Que as Rosas Floresçam...
Dante
Dante

Mensagens : 345

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Nostradamus 18/5/2020, 18:24

Eu também acho que o papel de Lewis e da AMORC, atualmente, são importantes, especialmente do ponto de vista da DIVULGAÇÃO.

A questão aqui não é que a AMORC seja "má". Ela não é "má", por adotar uma Linha de estudos Egipcianista. Foi uma opção Espiritualista adotada por seu Fundador, baseado em suas próprias convicções sobre o tema (Rosacrucianismo).

A formação filosófica e Espiritualista fornecida pela AMORC é muito proveitosa, para quem sabe "tirar o proveito" dela, literalmente falando. A carga teórica exposta a seus membros, especialmente nos seus Graus iniciais, é muito válida.

Há ainda outros detalhes sobre a Ordem que não convém citar neste tópico, em virtude da grande quantidade de piadas e comentários "non-sense" que são feitos em muitos posts. Mas quem pesquisar um pouco mais sobre a AMORC, tanto na Internet, quanto com membros e ex-membros da Ordem, poderá descobrir de que pontos estou falando.
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Dante 18/5/2020, 18:38

Já que eu tô falando bastante hoje...

O Livro "Conceito Rosacruz do Cosmos" de Max Heindel é uma leitura obrigatória para qualquer indivíduo que deseja trilhar a senda do Rosacrucianismo...
Dante
Dante

Mensagens : 345

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Dante 18/5/2020, 18:39

Nostradamus...

Se você tiver oportunidade leia as monografias da CR+C, estas monografias não tiveram sua linguagem modernizada nem sofreram algumas modificações e adaptações...

É uma leitura interessante e tenho certeza que você vai ter outra ideia a respeito de Lewis seus ensinamentos e convicções...
Dante
Dante

Mensagens : 345

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Nostradamus 18/5/2020, 19:12

Vou seguir sua dica e verificar algumas Monografias da CR+C. Nunca "endiabrei" a figura de Harver, embora discorde atualmente de muitas das ações que se praticam na AMORC, especialmente as práticas financeiras.
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Nostradamus 18/5/2020, 19:13

Quanto ao Conceito Rosacruz do Cosmos, a primeira vez que li a Obra, fiquei ABISMADO com a relevância e com a LÓGICA que as idéias de Max Heindel apresentaram.

Trata-se de uma Bíblia do Rosacrucianismo moderno, e uma leitura INDISPENSÁVEL a todos aqueles que pretendem se aprofundar na Filosofia Rosacruz....especialmente na Filosofia Cristã, mais tradicional.

A Cosmologia é simplesmente magnífica...
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Baphomet 18/5/2020, 22:54

Dúvidas depois que li o tópico apareceram....

Primeiro gostaria de confirmar minha opinião de que a SCA não é rosacruz. Ela é uma fraternidade cristã com bases no Martinismo, mas não é necessariamente Rosacruz... estou certo? Digo isso porque tentei a certo tempo me filiar, mas desisti justamente pela carga cristã.

Segundo ponto... queria deixar claro. A Rosacruz como um todo não condena em nenhum momento o ocultismo. No entanto ela deixa claro que nos ensinamentos (principalmente a AMORC) não há essa intenção oculta. Os princípios são sempre tratados de forma científica (por assim dizer) e isso é bom em um ponto e chato em outro. Eu vejo que isso acontece mais pelo fato de que as pessoas de um modo geral temem o ocultismo prático e até teórico... claro que pela má fama que a história mantém advinda da desinformação. Mas que no fundo, todo o trabalho moral e ético e as práticas místicas vão acabar trabalhando isso... só muda a perspectiva.

O terceiro ponto... me filiei a AMORC, mas não fui iniciado e passei por um processo financeiro difícil o que me fez ficar sem as monografias... Contudo meu objetivo ao entrar numa fraternidade é a magia e sempre foi. Já conhecia a CIH pela internet e por mais vontade que tenha de conhecer a fundo mesmo é longe de onde moro. Portanto gostaria de saber mais a respeito da CIH enquanto práticas reais no que concerne ao conhecimento mágico (não querendo desviar o assunto, visto que eu acho que não estou). E apesar de todas a minha vontade diante da ordem CIH ainda não consegui desfazer o receio por ela... não saberia dizer ao certo o motivo agora. Gostaria muito de uma opinião clara a esse respeito. Visto que isso poderá me ajudar e mesmo com a distância me direcionar para tal.
Baphomet
Baphomet

Mensagens : 129

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Nostradamus 19/5/2020, 01:47

A SCA (Sociedade das Ciências Ocultas) é uma Ordem essencialmente Cristã, que ainda assim aborda alguns aspectos ligados ao Esoterismo.

Em sua Grade de Estudos, há uma gama de exercícios, em sua maioria Teúrgicos, que podem às vezes se parecer com práticas e exercícios Ocultistas, mas que na verdade não são (ou até podem ser, dependendo de como você encare o que é "Ocultismo").

Na verdade, a SCA procura abordar uma Linha de Estudos, que mostra os aspectos mais reservados e íntimos do Cristianismo, abordando práticas que procuram mostrar ao Aspirante, que o próprio Cristianismo possui abordagens essencialmente "Ocultas" e solitárias. Porém, a SCA não aborda a "Magick", e não possui práticas Cerimoniais em sua Grade de estudos que é divulgada.

Quanto ao CIH (Círculo Iniciático de Hermes),

Ele é uma Instituição Iniciática essencialmente Ocultista. Aborda em sua Grade de Estudos disciplinas ocultistas como a Astrologia, a Teurgia, Cabala, além de práticas ligadas à Evocação, Invocação, etc;.

Porém, como já foi dito neste tópico, o CIH possui sedes físicas apenas no Sul e Sudeste do país (Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro).

O processo de filiação é longo (entre 6 e 9 meses), e a Iniciação "Burocrática" (Cerimonial "oficial") só pode ser realizado na Sede Central do CIH, em Curitiba. Só após isso, os membros da Ordem tem autorização para a formação de Capítulos em suas cidades.

Porém, tente procurar melhor, e entre em contato com a Ordem. Talvez haja algum Frater ou Soror em sua cidade, e você não sabe disto.

Só assim poderá fazer seu julgamento, e decidir entre continuar com "receio", ou investir nela.
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Baphomet 19/5/2020, 01:59

Nostradamus, obrigado mesmo!
Dúvidas resolvidas!
Baphomet
Baphomet

Mensagens : 129

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Gigaview 19/5/2020, 02:37

Gostei muito dos comentários feitos neste tópico, muitas dúvidas foram respondidas, atualmente sou membro da AMORC e também continuo buscando em outros caminhos a minha evolução espiritual devido aos comentários aqui feitos.
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Gigaview 19/5/2020, 02:40

Só uma observação: o rosacrucianismo está inevitavelmente ligado sim ao Egito, e toda ordem que se diga Rosacruz deve manter essa tradição.
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Aleister Crowley 19/5/2020, 05:45

Gigaview...

Tome cuidado ao afirmar
"O rosacrucianismo está inevitavelmente ligado sim ao Egito, e toda ordem que se diga Rosacruz deve manter essa tradição... "

Uma das poucas ordens que se intitulam Rosacruz e que faz este vínculo (Rosacrucianismo x Egito) é a AMORC... podemos afirmar que os ensinamentos Rosacrucianos são uma amalgama de várias correntes filosóficas e algumas delas como o hermetismo podem ser originárias do Egito, mas o Rosacrucianismo em si não...
Aleister Crowley
Aleister Crowley

Mensagens : 124

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Aleister Crowley 19/5/2020, 05:48

Bom, sou membro da SCA, e por mais que faça pouco tempo ainda, acho que dá pra falar algumas coisas.....
A SCA realmente acaba tendo uma linhagem bem cristã, o que às vezes pode ser chato, se o que você está procurando é começar com magia prática logo, e não com exercícios sobre você mesmo e sua evolução, PORÉM, vi dizerem aí que a SCA não trabalha com Magick, e fiquei meio perdido.
Fui aceito na SCA, com a certeza de que eu trabalharia com a CABALA JUDAICO-CRISTÃ, primeiro teoricamente e depois, e fosse do meu desejo, poderia avançar nos estudos e praticar a mesma RITUALISTICAMENTE, portanto, não concordo que a SCA não trabalhe com Magick.
Trabalha com Cabala e astrologia também. Até meu mapa astral foi feito pela mesma, e tenho vários trabalhos para fazer em relação a ele.
Aleister Crowley
Aleister Crowley

Mensagens : 124

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Nostradamus 19/5/2020, 14:45

Aleister Crowley escreveu:Gigaview...

Tome cuidado ao afirmar
"O rosacrucianismo está inevitavelmente ligado sim ao Egito, e toda ordem que se diga Rosacruz deve manter essa tradição... "

Uma das poucas ordens que se intitulam Rosacruz e que faz este vínculo (Rosacrucianismo x Egito) é a AMORC... podemos afirmar que os ensinamentos Rosacrucianos são uma amalgama de várias correntes filosóficas e algumas delas como o hermetismo podem ser originárias do Egito, mas o Rosacrucianismo em si não...

O Movimento Rosacruz TEM RAÍZES CRISTÃS. É uma Filosofia Cristã-Esotérica (Cristã com abordagem mais TRANSCEDENTAL), que teve suas raízes na Europa entre os séculos XVI e XVII.

Atualmente, a sigla "Rosacruz" pode se referir a várias coisas, desde Entidade Esotéricas que fazem uso dessa sigla, até títulos Esotéricos concedidos a membros de Ordens Esotéricas e/ou Ocultistas.

Mesmo entre as Entidades Esotéricas que fazem uso da sigla "Rosacruz", HÁ DIFERENÇAS. Há entidades que seguem uma linha mais Cristã-Esotérica, como por exemplo a Fraternidade Rosacruz Max Heindel e a Rosacruz Áurea (Lectorium Rosicrucianum).

Outras Escolas Rosacruzes tem uma abordagem mais OCULTISTA, como a OKRC (Ordem Kabalística da Rosa-Cruz) ou mesmo EGÍPCIA, como a AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosacruz). Outras ainda possuem uma filosofia ligada a exercícios Ocultistas, ligados a Misticismo e Magia, com finalidade Iniciática, como a FRA (Fraternitas Rosicruciana Antiqua).

A escolha por uma Instituição Rosacruz depende muito do tipo de estudo e práticas que o estudante e propõe a fazer, se identificando mais com uma abordagem X ou Y.
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Giordano Bruno 26/5/2020, 01:43

O que é rosacrucianismo?

Antes de mais nada, é preciso esclarecer o termo "Rosacruz".

1) O Rosacrucianismo não é uma organização, mas uma linha de pensamento. Dessa forma, não existem organizações chamadas Rosacruzes.

2) A utilização do nome Rosacruz se restringe às partes mais internas de determinadas Escolas Iniciáticas como: Golden Dawn, Stella Matutina, C:.I:.H:., entre outros.

3) A partir da explicação acima, entende-se que nenhuma escola deve utilizar o nome Rosacruz, como parte integrante de sua razão social.

4) As escolas que tem nas suas partes mais internas (a partir do Grau de Adeptus Minor) vínculos com essa linha de pensamento e conduta, normalmente fazem parte de uma Confederação internacional, que regulamenta o conhecimento e os rituais das organizações participantes da Confederação, para que se mantenha a tradição iniciática e a linhagem da organização, sem prejuízo para os membros.

5) Existem muitas escolas que se dizem Rosacruzes mas não possuem nenhum vínculo com Confederação alguma. Essas escolas podem induzir ao erro e normalmente adotam como conduta, o que é extremamente perigoso para o estudante, a auto-iniciação.

Alguns livros para pesquisar:

Vida e Mistério dos Rosa+Cruzes - Jean-Claude Frère, Ed. Pensamento *
A Bíblia dos Rosacruzes - Bernard Gorceix, Ed. Pensamento
A Doutrina Secreta dos Rosa-Cruzes - Magus Incognito, Ed. Pensamento
O Iluminismo Rosa-Cruz - Frances A. Yates, Ed. Pensamento
Rosacrucianismo Sem Véus - Mauro Alfredo Chagas Reli, FA Editora *
Os Mistérios da Rosa-Cruz - Christopher Mcintosh, Ibrasa *

* Os livros marcados com *, são preferenciais para pesquisa.
Giordano Bruno
Giordano Bruno

Mensagens : 183

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Nostradamus 26/5/2020, 02:00

Permita-me complementar apenas num ponto.

Os rosacruzes autênticos, vinculados ao lendário Christian Rosenkreuz do séc. XIV, tinham como principal postura em sua conduta pessoal, a abstenção aos prazeres mundanos e dedicação total à espiritualidade, e a prática de não professarem nenhuma arte que não fosse a de curar efermidades, por altruísmo, assim tinham como principal objetivo a benemerência.

ref. "Magia e Maçonaria" - R.A.Gilbert, ed. Pensamento
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Giordano Bruno 26/5/2020, 02:44

Caro Nostradamus:

Sua observação está correta, e ela apenas acrescenta, não contradizendo o objetivo maior do rosacrucianismo clássico, advindo de Rosenkreutz, como você bem observou.
Giordano Bruno
Giordano Bruno

Mensagens : 183

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Giordano Bruno 26/5/2020, 02:45

Só um detalhe:

O livro "Magia e Maçonaria" é de W. Wynn Westcott, um dos fundadores da GD. O R. A. Gilbert é somente o organizador dos textos...
Giordano Bruno
Giordano Bruno

Mensagens : 183

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Nostradamus 26/5/2020, 05:11

Sim... aliás, Westcott e Woodman eram autênticos rosacruzes.

Mas cabe observar que organizações autênticas possuíam o termo Rosacruz em seu nome, como a SRIA, por exemplo.
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Nostradamus 26/5/2020, 05:13

Assim como uma ordem não precisa ter em seu nome o título de Rosacruz, ela também não precisa ter o título de Hermética para seguir tais filosofias ou linhas de pensamento. Porém, muitas as tem.

No caso do Hermetismo, a H.O.G.D. - Ordem Hermética da Golden Dawn, ou a própria C.H.I., ou a V.O.H. e outras não citadas.

No caso da rosacruz, a AMORC - Antiga e Mística Ordem Rosa Cruz, ou a Fraternidade Rosacruz, ou a Lectorium Rosicrucianum, ou a Ordem Rosacruz Kabalistica, ou a S.R.I.A., ou a Rosacruz Áurea e outras não citadas.

O fato de tê-las no nome não as desmecere. O que as desmerece é sua postura, sua maneira de atuar, de orientar seus membros.
Nostradamus
Nostradamus

Mensagens : 136

Ir para o topo Ir para baixo

A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar? - Página 3 Empty Re: A Rosacruz: uma Sociedade Secreta milenar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos