Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sexo na Antiguidade

+13
Dree Elle
Sir Galahad
Art3mis
Legolas
Merlin
Dom Diniz
Lobo do Leste
Galego
Meu nome não é Johnny
Ser ou Não Ser
Obelix
William de Baskerville
Velha Ordem Mundial
17 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Sir Galahad 7/2/2024, 21:50

A obrigatoriedade do uso da peruca loira para as prostitutas caiu por terra, mas um elemento de fraqueza e abandono hoje associado às loiras sobreviveu ao longo de séculos, ressurgindo como o reverso da imagem de virginal inocência.
Não entendi a progressão da coisa. Antes da Messalina, as perucas loiras indicavam prostitutas? Então o mito seria da Loira Puta e não burra. Conheço varias prostitutas espertíssimas.

Messalina era tudo, menos burra. Agripina, mais esperta ainda.

Depois você fala que a posição fragilizada da prostituta sobressaiu. Logo seria o Mito da Loira Coitadinha e não necessariamente burra, né?

De coitadinha a virginal inocente dá pra entender bem. Mas de inocente a burra tem distância. Nas piadas, não há só ingenuidade, mas a ideia que não sabem diferenciar 2 de 3.

Finalmente, Roma já era multicultural em seu inicio (etruscos e latinos, semihelenizados). Com expansionismo bem sucedido, depois de 264aC, se torna uma especie de Babilônia ou Nova York, importante foco cosmopolita de atração portanto com gente de todo tipo de DNA. Loiras e ruivas, altas e baixas mulheres de todo tipo pipocavam em todas as classes sociais. Associar a loiras naturais ou não, a Profissão Mais Antiga, me parece uma baita furada.

Mostra mais evidências aí que esse assunto é provocante, mesmo.
Sir Galahad
Sir Galahad

Mensagens : 513

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Sir Galahad 7/2/2024, 21:52

O que sei de mitos antigos de Loiras é que elas estão associadas a Deusas do Trigo como os Loiros estão a Deuses Solares e as Morenas a deusas-Terra Fértil-mães (portanto mais comuns onde a safra fosse de outra coisa que não o trigo: uvas, azeitonas, milho, cevada ou arroz).

Atená era Loira ou Morena?
Sir Galahad
Sir Galahad

Mensagens : 513

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Art3mis 7/2/2024, 21:54

Essas Mulheres eram inteligentes, ''Loira Burra'' é só um mito, o problema é que para os romanos esse tipo de gente é considerado ''Burro'' e não sabemos o por quê, mas acho que é por causa da Religião Pagã e mais tarde Cristã!

A maioria das piadas de loira envolve ''Sexo''.
Art3mis
Art3mis

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Sir Galahad 7/2/2024, 21:55

A questão da "Loira Burra nascendo na época do império romano" não seria simplesmente porque consideravam os germanos burros e a maioria dos germanos era loiros?
Sir Galahad
Sir Galahad

Mensagens : 513

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Dree Elle 7/2/2024, 21:57

Ai Galahad... rsrsrs
Não dá trela pra esse negócio de loirice dos romanos, tipo físico... daqui a pouco começa o blábláblá...
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Nefelibata 7/2/2024, 22:00

A única coisa que eu sei é que Roma sempre tratou a prostituição de maneira dicotômica: mantinha-a a distância – como algo que não pudesse estar aparente - e, ao mesmo tempo, regulamentava-a, suportava-a, considerando esta atividade como um mal necessário.
Nefelibata
Nefelibata

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Marco Polo 7/2/2024, 22:11

Bom, saindo um pouco do tema Antiguidade...

A primeira noite é do senhor feudal

Em alguns filmes que retratam o período medieval em que os feudos eram a realidade existente e que também o camponês não tinha o direito sobre a terra apenas produzindo alimento para o senhor feudal, o camponês não tinha uma qualidade de alimentação que o preparasse para uma vida saudável, outra questão que é tratada nos filmes e que gostaria de uma confirmação é sobre o casamento de camponeses que ocorriam em determinado feudo, diz alguns filmes que a mulher que se casasse com um camponês teria que dormir uma noite com o senhor feudal, isto é, a primeira relação sexual da camponesa deveria ser com seu amo e não com o seu marido, isso era ocorrência natural ou isolada? Era apoiada pela igreja? E quais eram as consequências de tal ato?
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Dree Elle 7/2/2024, 22:13

Uma vez perguntaram a minha professora de Medieval sobre essa coisa da primeira noite ser do senhor feudal. Era tipo uma "imposto" prima noche. De fato existiu, mas era algo muito raro e isolado porque causava muita revolta entre os camponeses. Lamento não poder informar bibliografia no momento. Mas, acho que quem sabe São Google ajude.
Dree Elle
Dree Elle

Mensagens : 188

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Lobo do Leste 7/2/2024, 22:15

Foram nos filmes "Coração Valente" e "O Senhor da Guerra" (este último, antigo, de 1965, com Charlton Heston).

Sim, este direito existia, e se não me engano era de origem céltica.
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Ave de Rapina 7/2/2024, 22:16

Exato, e como foi dito anteriormente, aparece em Coração Valente.
Esta prática estava em desuso em finais do século XIII na Inglaterra, mas o rei inglês Edward I resolveu reimplantá-la na Escócia como forma de dominação sobre aquele povo, sendo esta uma das motivações para as revoltas que culminariam nas Guerras de Independência vencidas pelos escoceses.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Marco Polo 7/2/2024, 22:17

Qual era o posicionamento da igreja em relação à prima noche?
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Obelix 7/2/2024, 22:18

Eu gosto de acreditar em qualquer coisa...

Se eu fosse um nobre feudal, cheio de mulheres em minha corte, iria preferir passar a noite com uma camponesa desdentada que nunca tomou um banho na vida só para deixar meus servos irritados.
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Obelix 7/2/2024, 22:19

Por outro lado, se eu fosse um líder da resistência, propagar a fatos como a "prima nocte" seria um método bastante útil para fazer o povo escocês se revoltar contra a dominação dos ingleses.
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Obelix 7/2/2024, 22:19

Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Meu nome não é Johnny 7/2/2024, 22:21

Acredito que sim!!
Podemos relembrar do filme Coração Valente (William Walace - escocês ). A Escócia era colônia da Inglaterra.
Sim - O senhor do feudo ficava a primeira noite com a mulher do camponês - mas só as gatinhas... que deveriam ser bem poucas, graças à condição de vida naquele período. A igreja Católica deveria apoiar já que era o grande poder naquele período histórico... caso não, não ocorreria!!
Meu nome não é Johnny
Meu nome não é Johnny

Mensagens : 174

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Eremita 7/2/2024, 22:22

A Escócia não era "colônia" da Inglaterra - aliás, nunca o foi.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Eremita 7/2/2024, 22:22

Prima noctis; em latim.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Eremita 7/2/2024, 22:23

Eu ja li sobre...
... o formariage que é uma taxa paga pelo servo quando se casa. Por um acaso alguém poderia citar algum trabalho (científico e não cinematográfico) que trate da "Prima Noctis"? Seria interessante para termos algum tipo de fonte mais fidedigna.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Ser ou Não Ser 7/2/2024, 22:25

O livro de Alain Boureau. A primeira noite é do lorde, O mito do Cuissage de Droit é um dos livros, porém ele está disponível apenas em inglês.
Ser ou Não Ser
Ser ou Não Ser

Mensagens : 337

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Lobo do Leste 7/2/2024, 22:26

Obelix escreveu:Eu gosto de acreditar em qualquer coisa...

Se eu fosse um nobre feudal, cheio de mulheres em minha corte, iria preferir passar a noite com uma camponesa desdentada que nunca tomou um banho na vida só para deixar meus servos irritados.
Na hora do aperto, melhor uma camponesa desdentada do que uma cabrita. BIG LOL!
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Lobo do Leste 7/2/2024, 22:27

Falando sério, vocês acreditam que um costume tão anti-cristão era apoiado pela igreja?

Tá, as cruzadas eram contra o que Jesus falou, mas tinha gente a favor e gente contra.

Há mais algum caso de costume (pagão) sendo apoiado pela igreja?
Lobo do Leste
Lobo do Leste

Mensagens : 455

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Eremita 7/2/2024, 22:29

A Igreja não necessariamente precisava "apoiar" tal costume, mas meramente fazer vista grossa. Além do mais, não podemos entender a igreja com algo único, apesar de certa centralização que possui. Na Inglaterra, por exemplo, não houve a instalação dos Tribunais do Santo Ofício instalados em seu território (os casos eram julgados em tribunais civis, até onde sei). Ou seja, a ação da Igreja variava muito de lugar para lugar.
Eremita
Eremita

Mensagens : 419

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Ave de Rapina 7/2/2024, 22:30

Há mais algum caso de costume (pagão) sendo apoiado pela igreja?
Sim.
A Igreja muitas vezes apropriou-se de costumes pagãos como forma de "dominação" sobre a mentalidade de vários povos.
O natal é um exemplo batido disto.
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Marco Polo 7/2/2024, 22:33

Concordo com o Eremita, a igreja fazia vista grossa por causa das grandes ofertas dos senhores feudais, no tocante aos camponeses eles não tinham praticamente nenhum amparo por parte de autoridade nenhuma, tanto que os camponeses em uma possível guerra eram deixados a própria sorte, basta observar muitos filmes sobre o período da história, o que nos leva a crer que os camponeses estavam praticamente ao nível de escravos do dono das terras, o que daria o direito do senhor feudal fazer qualquer uso que bem lhe entendesse talvez a própria igreja usasse da prima noche para saciar os clérigos mais devassos, pois, o celibato era a regra da igreja, o que levaria os sacerdotes a uma promiscuidade com as camponesas ameaçando-as de morte se contassem qualquer desvio deles, apesar que a palavra de um padre, de um bispo ou de um cardeal serem na Idade Média como se fosse endossada por Deus.
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Sexo na Antiguidade - Página 3 Empty Re: Sexo na Antiguidade

Mensagem por Galego 7/2/2024, 22:35

Eis um texto muito interessante. E vejam porque o autor foi excomungado:



"Mes souvenirs sont peut-être reconstruits": Estudos Medievais, Medievalismo e as Memórias Eruditas e Populares do 'Direito da Primeira Noite do Senhor'





"Mes souvenirs sont peut-être reconstruits": estudos medievais, medievalismo e as memórias acadêmicas e populares do direito da primeira noite do Senhor
Desde o estabelecimento do discurso acadêmico moderno no século XIX, estudiosos medievais (e outros) têm insistido em separando as abordagens acadêmicas das afetivas. Uma olhada na história da recepção do Direito da Primeira Noite do Senhor demonstra como as memórias coletivas/culturais populares desafiaram e ainda desafiam mais de 100 anos de estudos publicados sobre o assunto. Como resultado, o ensaio propõe que o medievalismo, uma metaperspectiva que leva em conta a recepção afetiva e acadêmica da Idade Média nos tempos pós-medievais, fornece uma alternativa conciliatória viável ao impasse entre os dois aspectos intimamente relacionados, mas externamente. discursos mutuamente exclusivos que negociam o passado na cultura contemporânea.






Na primavera de 2003, Jacques Le Goff, uma das figuras internacionais dos estudos medievais no último terço do século XX, publicou um livro intitulado A la recherche du Moyen Age , um relato biográfico de como ele se tornou um medievalista e ao mesmo tempo, um manifesto pela histoire des mentalités praticada pelos representantes da famosa Ecole des Annales . 1 Com base em uma série de entrevistas que ele deu a Jean-Maurice de Montremy entre 21 de fevereiro e 24 de julho de 2002, o livro de memórias de 169 páginas de Le Goff foi escrito para um público composto por estudiosos medievais, bem como um público leitor educado em geral, uma vez que ainda existe na França contemporânea, aquela secção da “Velha Europa”, veja bem, onde os intelectuais, mesmo os medievalistas, desempenham descaradamente um papel importante na vida pública. 2
Embora Le Goff não consiga lembrar por que, aos dez anos de idade, decidiu que iria querer estudar história, ele lembra que foi o romance histórico de Walter Scott, Ivanhoe (1819), que o empolgou com a Idade Média quando ele leia-o aos doze anos de idade. A narrativa de Scott utilizou, segundo Le Goff, certos traços materiais da Idade Média, a floresta entre Sheffield e Doncaster, o cerco ao castelo de Torquilstone, o torneio de Ashby com seu público de camponeses, mercadores, damas da corte, cavaleiros, monges e sacerdotes para criar uma impressão de verossimilhança que capturasse sua imaginação e o colocasse no caminho para se tornar um medievalista.






Embora Le Goff acrescente imediatamente a renúncia de que ele não decidiu realmente, nesta tenra idade, que centraria seus esforços acadêmicos posteriores nos aspectos materiais da cultura medieval, a lista de atrações realistas que ele se lembra de ter notado em Ivanhoe contém quase todas as áreas a serem consideradas. ao qual mais tarde dedicaria numerosos artigos e livros (ver Le Goff 2003 : 12).

Na verdade, se pudermos depositar alguma confiança nas recordações de Le Goff, a sua experiência de leitura juvenil surgiria em muitos momentos decisivos da sua biografia: por vezes, as ligações com o seu primeiro romance medievalista eram pouco mais do que vagas analogias, como quando o público em partidas de futebol e rugby lembram-lhe o público de Ashby (ver Le Goff 2003: 18). Às vezes, porém, essas lembranças de coisas passadas eram bastante específicas, como quando as atribulações e provações da bela Rebecca de York, a quem o poderoso templário Brian du Bois-Guilbert acusa de bruxaria, levaram o adolescente Le Goff a se alistar em uma organização política. , a Front Populaire , que se opôs ao crescente anti-semitismo e ao racismo na França pré-ocupação (ver Le Goff: 12).
Uma análise mais aprofundada do livro de Le Goff revela uma dicotomia notável. Embora ele tente diligentemente estabelecer uma base afetiva para sua escolha de se tornar um medievalista, traçando memórias medievais até seus primeiros encontros com Walter Scott, conectando seu interesse pela política do século XX com suas reações a certos episódios de Ivanhoe , e para enfatizar o advento decisivo das representações cinematográficas do passado (incluindo a versão cinematográfica de Richard Thorpe de 1952; ver Le Goff: 12, 19), ele rapidamente considera essas memórias nostálgicas e traça limites claros entre a pesquisa científica e a pesquisa séria na cultura medieval, por um lado. Por outro lado, imagens ou ideias indistintas sobre a Idade Média representadas na cultura popular ou no romance histórico. Numa secção em que explica como, quando adolescente, encontrou os mesmos graus de alteridade fascinante no ritual litúrgico católico romano do século XX e, mais uma vez, naquele torneio omnipresente em Ashby, ele adverte os seus leitores dizendo que "[m ]es souvenirs sont peut-être reconstruits" (Le Goff: 20). Ele sente que não pode confiar nas suas próprias recordações, assumindo talvez que o valor de verdade de qualquer livro de memórias sofrerá necessariamente de uma perspectiva pessoal post-hoc, uma atitude que fabricaria uma teleologia linear para um estudioso que passou, num grande recital , da leitura de Ivanhoe para a leitura de Ivanhoe. ensinando na Sorbonne.
Ao fazer a sua distinção entre memórias subjectivas e investigação académica, Le Goff assemelha-se à maioria dos membros da comunidade medievalista cujos padrões discursivos dominantes exigem que separemos o lado afectivo do sujeito investigador da coloração dos seus objectos de investigação.






Embora eu concorde que tal distinção possa e talvez deva ser feita, sua veemência categórica, geralmente destinada a isolar o próprio trabalho do entrelaçamento intencional de escritos acadêmicos e pessoais defendidos pelos críticos pós-modernistas, encorajou os medievalistas a privilegiar uma visão continuista de história, ou seja, a percepção de pessoas, sociedades e civilizações como regidas pela lei da sucessão cronológica e lógica, em detrimento de outras relações anacrônicas e afetivas com o tempo. Estou pensando especificamente nos poderes da memória cultural, uma rede de objetivações que armazena significados de maneira concentrada, significados compartilhados por grupos de pessoas que decidem considerá-los garantidos. Tais objetivações, como demonstraram Maurice Halbwachs, Pierre Nora, Yosef Hayim Yerushalmi e Jan Assmann, podem ser criadas e mantidas através de textos, monumentos, sinais, sinais, símbolos e alegorias, festivais, cerimônias e ritos, qualquer coisa que ajude os membros de tais grupos para memorizar e relembrar significados e identidades compartilhadas. 3

Ao agrupar, por exemplo, as memórias de Le Goff com as de centenas de estudiosos para os quais certos aspectos de Ivanhoe se tornaram o bilhete de entrada para a Idade Média, poderíamos começar a compreender nossos vários desejos acadêmicos por origens medievais, temperamentos modernistas medievalizadores ou buscas por a “verdadeira” Idade Média. 4 Afinal, não é simplesmente por acaso que Leslie Workman, o fundador do medievalismo académico no mundo de língua inglesa, admitiu a poderosa influência de Ivanhoe (e de Scott em geral) na sua biografia, ou que Jerome McGann e Johanna Drucker optaram por aplicar ferramentas e espaços digitais para refletir de forma interativa/crítica sobre o caráter transformacional das obras literárias recebidas no que chamam de O Jogo Ivanhoe . 5
Ao pesquisar esses nós de reações afetivas/acadêmicas e memórias de certos textos, poderemos chegar a uma compreensão mais complexa e abrangente dos medievalismos pelos quais nós, estudiosos, vivemos. Será que as nossas múltiplas ressituações e alterações académicas no passado medieval estão mais intimamente ligadas aos prazeres e paixões que sentimos quando navegamos divertidamente na fronteira entre os eus contemporâneos e os outros históricos? 6 E será que talvez também seja possível que os nossos tipos sublimados de prazer em investigar a “verdadeira” Idade Média e em expor os “erros” em romances históricos, memórias e filmes populares não sejam tão fundamentalmente diferentes do prazer que o público em geral sente por tais textos? tendem a experimentar quando concordam em ser transportados de volta para um passado fictício? Na verdade, acredito que essas duas buscas de prazer se sustentam, vivem em uma síntese cintilante e, ao mesmo tempo, reivindicam distância e expressam desdém um pelo outro.
Considere, se quiser, a seguinte cena de Coração Valente , o filme que tem boas chances de se tornar a principal fonte de memórias contemporâneas do passado medieval para pelo menos uma geração de cinéfilos. Cerca de um terço do filme, Edward Longshanks, em um plano tortuoso para reprimir a insurreição nacional escocesa, compartilha os seguintes pensamentos com seus conselheiros: "O problema com a Escócia é que está cheio de escoceses. Talvez tenha chegado a hora de reinstituir um velho costume. Conceda-lhes prima nocte! Quando qualquer garota comum que habita suas terras se casa, nossos nobres terão direitos sexuais sobre ela na noite de seu casamento "( Gibson 1995 ).






Quando os senhores de Eduardo seguem alegremente seu decreto de deflorar as donzelas escocesas, o público do filme toma o partido dos escoceses amantes da liberdade e contra os bárbaros ingleses. Ao fazê-lo, eles unem seu próprio desgosto pela monstruosidade mais uma vez comprovada do feudalismo medieval com o de centenas de narrativas modernas e modernas que estabeleceram, ao longo dos séculos, o ius primae noctis (também conhecido como: droit de cuissage , droit du seigneur , ou Herrenrecht ) como o símbolo máximo de uma barbárie cujos vestígios finais estão sendo eliminados na legislação contemporânea contra o assédio sexual no local de trabalho.

Dependendo da idade e da experiência de visualização, o episódio da primeira noite de Coração Valente pode parecer apenas mais uma vaga lembrança de algo que a maioria do público de hoje já ouviu ou leu sobre a Idade Média antes de assistir ao filme. Tal como a grande maioria dos destinatários anteriores da fábula literária (ver, por exemplo, a entrada sobre droits abusifs na Diderots Encyclopédie de 1755), o público contemporâneo considera a estrutura feudal que aparentemente engendrou o droit como uma das características definidoras da cultura medieval, mesmo se a maioria das fontes que afirmam a existência do direito remontam apenas ao século XVI. Assim, os fãs de ópera de hoje se lembrarão de ter visto Il nozze di Figaro (1786), de Wolfgang Amadeus Mozart, em que Figaro, o representante triunfante de uma burguesia esclarecida, consegue frustrar os planos do vigoroso conde Almaviva de deflorar Susanna, a noiva de Figaro. 7 Os amantes da literatura francesa talvez se lembrem da fonte imediata da ópera de Mozart, a comédia antifeudalista de Pierre-Augustin de Beaumarchais, Le mariage de Figaro (1785), na qual o alter ego de Beaumarchais, Figaro, ataca o ius primae noctis com palavras que Coração Valente poderia ter falado aos seus opressores ingleses e que o público na França revolucionária, bem como os seus homólogos contemporâneos, apoiariam com entusiasmo:



[N]on, monsieur le Comte, vous ne l'aurez pas…. vous ne l'aurez pas. Parce que vous êtes un grand seigneur, vous vous croyez un grand génie! [...] noblesse, fortuna, un rang, des places; tout cela rende si fier! qu'avez-vous fait pour tanto de biens? vous vous êtes donné la peine de naître, et rien de plus: du reste homme assez ordinaire! tandis que moi, morbleu! perdu dans la foule obscura, il m'a fallu déployer plus de science et de calculs pour subsister apenas, qu'on n'en a mis depuis cent ans à gouverner toutes les Espagnes [...]. ( Beamarchais 1785 : 165)
Da mesma forma, os leitores da literatura renascentista inglesa talvez se lembrem de The Custom of Country (1619), de Beaumont e Fletcher, que, influenciado pelo romance de Miguel de Cervantes, Trabajos de Persiles y Sigismunda (1617), retrata "O costume bárbaro, mais desumano e maldito" conforme cometido pelo conde Clódio, um "canibal", "traficante de donzelas", "touro da cidade" e "babuíno", que "quebra as moças até a sela" ( Beaumont e Fletcher 1969 : 303, 30708 e 310). Ou podem partilhar o desgosto de Shakespeare pelo líder rebelde/ralé Jack Cade que, em Henrique VI, Parte Dois, não tem nada melhor para fazer do que imitar os piores (supostos) costumes dos próprios membros da nobreza contra os quais está a travar guerra. 8






Então, é claro, os leitores das obras posteriores de Walter Scott poderão recordar o droit de cuissage de The Fair Maid of Perth (1828), em que o duque de Rothsay, filho do rei Robert III da Escócia, tenta forçar "os orgulhosos , a tímida, a tímida, a rigidamente decorosa" Catharine, filha de um honesto burguês de Perth, um certo Simon Glover ( Scott 1912-13 : 328). Outros ainda podem se lembrar dos pensamentos de Winston em Mil novecentos e oitenta e quatro de Orwell , quando ele pondera sobre o

[...] impossibilidade de saber como era realmente a vida antes da Revolução. [Ele] tirou da gaveta um exemplar de um livro de história infantil [...] e começou a copiar uma passagem no diário:
Antigamente (corria), antes da gloriosa Revolução, Londres não era a bela cidade que sabemos hoje. Era um lugar escuro, sujo e miserável, onde quase ninguém tinha o que comer . [...] O capitalista possuía tudo no mundo, e todos os outros eram seus escravos. [...] O chefe de todos os capitalistas era chamado de Rei, e


Mas ele conhecia o resto do catálogo. Haveria menção aos bispos e em suas mangas de gramado, aos juízes em suas vestes de arminho, ao pelourinho, aos troncos, à esteira, ao cat-'o-nove-rabos, ao Banquete do Lorde Prefeito e à prática de beijar o O dedo do pé do Papa. Havia também algo chamado jus primae noctis , que provavelmente não seria mencionado em um livro infantil. Era a lei pela qual todo capitalista tinha o direito de dormir com qualquer mulher que trabalhasse em uma de suas fábricas. [...]
Pode muito bem acontecer que literalmente cada palavra nos livros de história, mesmo as coisas que se aceitam sem questionar, sejam pura fantasia. Pelo que ele sabe, talvez nunca tenha existido uma lei como o jus primae noctis , ou qualquer criatura como um capitalista, ou qualquer peça de roupa como uma cartola.
Tudo havia se transformado em névoa. ( Orwell 1981 : 6264)
Depois, há referências igualmente "nebulosas" em outros romances ingleses, como The Jacquerie, or the Lady and the Page ( 1841: 10, 5660), de George PR James, e Antic Hay , de Aldous Huxley ( 1923 : 250, 264, 265). 9 No entanto, talvez mais do que qualquer um desses textos literários, é outro filme, The War Lord, de 1965, do diretor Franklin J. Schaffner, que fornece o apoio contínuo à crença contínua na existência do droit de cuissage entre o público de língua inglesa. e até além. Baseado na peça de Leslie Stephens de 1955, The Lovers , o filme apresenta um valente cavaleiro normando do século XI que, a serviço de seu duque, vai para uma vila costeira isolada onde uma tentativa anterior de construir um castelo defensivo falhou. Ele começa a reconstruir a autoridade do duque diante dos bárbaros frísios na fronteira e progride até se apaixonar pela filha do ancião da aldeia. Depois que o cavaleiro decide impor seu droit de cuissage com a mulher e, uma reviravolta única nesta versão, ela se apaixona por ele e decide deixar o marido por ele, os frísios, o marido ciumento da mulher e o irmão traidor do cavaleiro se unem para sitiar a aldeia, levando a uma dramática batalha final.






Paul Halsall, em suas páginas da Internet "História Medieval nos Filmes", informa aos colegas interessados ​​que se alguém quisesse usar o filme para fins didáticos, seria necessária uma "discussão bastante extensa sobre imprecisões". 10 Como esta afirmação se relaciona com o comentário do revisor anônimo do Channel 4 Films , que não apenas elogiou o “abrangente impressionante das cenas de batalha”, o “drama íntimo” e a “trilha sonora ao estilo de Strawinski”, mas também o chamou de um "épico histórico extremamente preciso"? ( Anon. 2004)
A resposta a esta pergunta é, penso eu, que o crítico foi influenciado pela verossimilhança de O Senhor da Guerra . Para criar a impressão de verossimilhança, os diretores de arte (Alexander Golitzen e Henry Bumstead) construíram uma vila medieval com uma torre, um fosso e uma ponte levadiça em quatro acres de terreno no Upper Lake da Universal. Um rio foi redirecionado para criar uma ilha e uma margem de trinta metros de largura, e algumas das sequências de locação foram filmadas em um refúgio de caça em Calouse, Califórnia. E com Charlton Heston no papel do cavaleiro Chrysagon, o filme ganhou autoridade adicional, assim como a atuação de Mel Gibson como William Wallace adicionou autenticidade a Coração Valente.
A reação de Paul Halsall, isto é, do historiador medieval, cria a impressão de que os estudiosos estão de posse da "verdadeira" Idade Média e devem, portanto, esclarecer os estudantes e o público sobre os vários níveis de historicidade que tais textos fornecem. O resultado de tais críticas foi que, no caso do droit de cuissage , numerosos estudos e ensaios em formato de livro foram escritos sobre o tema desde o século XIX, muitos deles concebidos como corretivos históricos e científicos daquelas vagas memórias de o mito engendrado e mantido vivo por textos não científicos. Estes estudos e, mais recentemente e nomeadamente a monografia de Alain Boureau, Primeira Noite do Senhor , uma investigação cujo tema foi sugerido ao autor por Jacques Le Goff, fornecem provas da relação simbiótica entre os estudos modernistas e a moderna criação de mitos sobre o idade Média. 11
Na verdade, o desejo popular de desfrutar a “verdadeira” Idade Média nas imagens verossímeis de um filme é o que estimula o prazer dos medievalistas em criticar aqueles elementos que podem provar não históricos com base em anos de educação complexa e dispendiosa e de estudo meticuloso. Por outro lado, o desejo pelo cientificismo histórico e filológico desde o século XIX criou e ainda sustenta horizontes populares de expectativa por representações "realistas" ou pelo menos verossímeis da cultura medieval, horizontes de expectativas que incitam cineastas e produtores a fazerem o seu melhor tecnologicamente na recriação. a idade média. 12

No final, porém, a memória coletiva/cultural quase sempre se mostra mais forte do que os estudos históricos que, trabalhando a partir das premissas da racionalidade iluminista e da segurança distanciadora dos cargos efetivos, simplesmente não conseguem erradicar as poderosas narrativas enraizadas e continuamente lembradas e relembradas através do afetivo. nós que sustentam a construção de uma identidade moderna no mundo ocidental.






Assim, o conteúdo sexual, bem como o consentimento institucional, e mesmo jurídico, à violência que caracterizam o “direito da primeira noite do Senhor” oferecerão ao público em geral e aos medievalistas fascínio suficiente para continuarem a negociar a narrativa no futuro. 13

Caberá aos estudiosos do medievalismo, empenhados como estão num meta-discurso de investigação da recepção “académica” bem como da recepção “popular” da cultura medieval nos tempos pós-medievais, encontrar o seu tipo particular de prazer sublimado, investigando tanto : Por um lado, as imagens de Coração Valente e as reações emocionais de seus espectadores; e, por outro lado, a grande alegria dos medievalistas em demonstrar como o histórico William Wallace nunca realmente saqueou a cidade de York, como transformar cavalos e homens em shishkepabs não fazia realmente parte da guerra medieval tardia entre os exércitos escoceses e ingleses, e como os mais ferozes As gaitas de foles das Terras Altas deveriam ter sido usadas durante as cenas de batalha, em vez das gaitas de foles irlandesas, de som um pouco mais doce. 14 E não deveríamos perder o sono sobre que tipo de medievalismo as memórias de Coração Valente poderiam gerar. Se o Ivanhoe de Scott , um mnemótopo revestido na forma de um romance histórico, pudesse nos dar um Jacques Le Goff e uma Leslie Workman, não estou nem um pouco preocupado com o estudo pós- Coração Valente e a diversão da Idade Média no futuro. 15



Bibliografia

Anon.: "Review of Braveheart ", Channel 4 Films [ http://www.rottentomatoes.com/click/source-1396/reviews.php?
cats=&letter;=w&sortby;=movie&page;=3&rid;=1147224 , 20 de junho de 2004].

Assmann , Jan (1992): Das kulturelle Gedächtnis: Schrift, Erinnerung und politische Identität in frühen Hochkulturen. Munique: Beck.
Beaumarchais , Pierre-Augustin Caron de (1785): La folle journée, ou Le wedding de Figaro. Paris: Ruault.
Beaumont , Francis e John Fletcher (1969): O costume do país. Ed. Arnold Glover, Nova York: Octagon Books.
Blake , Richard A. (1995): "Review of Braveheart ", em: América . 172:21 (17 de junho), 29–30.
Bloch , R. Howard e Stephen G. Nichols, eds. (1996): Medievalismo e o temperamento modernista. Baltimore, MD: Johns Hopkins University Press.
Boureau , Alain (1998): A Primeira Noite do Senhor. O Mito do Direito de Cuissage. Trad. Lydia Cochrane, Chicago, IL: University of Chicago Press.
D'Arcens , Louise e Juanita Ruys (eds.) (2004): 'Maistresse of My Wit': Mulheres Medievais, Bolsa Moderna. Afluência: Brepols.






Fradenburg , Louise (1997): "'Para que possamos falar deles': Aproveitando a Idade Média", em: New Literary History 28.2, 205–230.
Frantzen , Allen J. (1990): Desejo de Origens: Nova Língua, Inglês Antigo e Ensino da Tradição. Nova Brunswick, NJ: Rutgers University Press.
Gibson , Mel (dir.) (1995): Coração Valente , Paramount Studios.
Gravdahl , Kathryn (1990): Donzelas Arrebatadoras. Escrevendo Estupro na Literatura e no Direito Francês Medieval. Filadélfia, PA: University of Pennsylvania Press.
Halbwachs , Maurice (1941): La topografia lendária dos evangelhos em terra santa: Estudo de memória coletiva. Paris: Presses Universitaires de France.
Halbwachs , Maurice (1952): Les quadros sociais da memória. Paris: Presses Universitaires de France.
Halsall , Paul: "Medieval History in the Movies", disponível em:
http://www.fordham.edu/halsall/medfilms.html#feudalism , último acesso em 20 de junho de 2004].

Huxley , Aldous (1923): Antic Hay. Nova York: Biblioteca Moderna.
Kelly , Keith (2003): "Beyond Historical Accuracy: A Postmodern View of Movies and Medievalism", Perspicuitas [ http://www.perspicuitas.uni-essen.de/medievalism/articles.htm , visitado pela última vez em 20 de junho de 2004] .
James , George PR (1841): A Jacquerie. Londres: Longman, Brown, Green & Longmans. Vol. EU.
Le Goff , Jacques, com a colaboração de Jean-Maurice de Montremy (2003): A la recherche du moyen age. Paris: Louis Audibert.
Litvack , Frances (1984): Le Droit de Seigneur na literatura europeia e americana (do século XVII ao século XX. Birmingham, AL: Summa Publications.
Louis , Marie-Victoire (1994): Le Droit de Cuissage. França 1860–1930. Paris: Editions de l'Atelier/Editions ouvrières.
McGann , Jerome e Johanna Drucker: "The Ivanhoe Game", disponível em: [ http://eotpaci.clas.virginia.edu/speclab/ivanhoe/framework/history.htm , visitado pela última vez em 20 de junho de 2004].
Nora , Pierre (1984–1992): Les lieux de mémoire. 7 volumes. Paris: Gallimard.






Orwell , George (1981): Mil novecentos e oitenta e quatro. Nova York e Scarborough, ON: Signet Classics.
Paden , William (2004): "Aprendi no cinema: ensinando filmes medievais", Richard Utz e Jesse G. Swan (eds.), Medievalismos pós-modernos. Cambridge: Boydell & Brewer (no prelo).
Schaffner , Franklin J. (dir.) (1965): O Senhor da Guerra. Imagens Universais.
Schmidt-Bleibtreu , Hermann Friedrich Wilhelm (1988): Jus Primae Noctis im Widerstreit der Meinungen. Bona: Röhrscheid.
Shakespeare , William (1980): A Segunda Parte do Rei Henrique VI. Ed. Andrew S. Cairncross, Londres: Methuen.
Simmons , Clare A., ed. (2000): Medievalismo e a busca pela 'verdadeira' Idade Média. Londres: Cass. Scott , Walter (1912–13): A Bela Donzela de Perth. As Obras de Walter Scott, Incluindo os Romances e Poemas de Waverley, edição Caledoniana, vol. 39.
Simon , John (2002): "Review of Braveheart ", em: The National Review 47 (10 de julho): 68.
Utz , Richard, (a ser publicado em 2005): "Revisão de 'Maistresse of My Wit' : Mulheres Medievais, Bolsa Moderna. Ed. Louise d'Arcens e Juanita Ruys (2004)", The Medieval Review .
Utz , Richard, (1998): "Falando de Medievalismo: Uma Entrevista com Leslie J. Workman", Richard Utz e Tom Shippey (eds.). Medievalismo no mundo moderno: ensaios em homenagem a Leslie Workman. Afluência: Brepols. 433–49.
Wettlaufer , Jörg (1999): Das Herrenrecht der ersten Nacht: Hochzeit, Herrschaft und Heiratszins im Mittelalter und in der frühen Neuzeit. Frankfurt: Campus.
Wunderlich , Werner (2001): "Mozart Medieval: König Garibald e La Clemenza di Tito", Studies in Medievalism 11, 113–43.
Yerushalmi , Yosef Hayim (1982): Zakhor, História Judaica e Memória Judaica. Seattle, WA: University of Washington Press.

Notas

1 Uma versão anterior deste ensaio foi apresentada pela primeira vez na Décima Nona Conferência Internacional sobre Medievalismo, na Universidade de New Brunswick, Canadá, em 1º de outubro de 2004, como parte de um workshop plenário intitulado “The Making of Medievalism”. Gostaria de agradecer à presidente do painel, Christa Canitz (Universidade de New Brunswick), à organizadora do painel, Kathleen Verduin (Hope College), e aos outros participantes e debatedores, William Calin (Universidade da Flórida), Clare A. Simmons (Ohio State University), Gwendolyn Morgan (Montana State University) e Nils Holger Petersen (University of Copenhagen), pelas suas reações e sugestões. Gostaria ainda de mencionar que a minha investigação sobre a memória cultural pós-medieval da Idade Média foi originalmente possível graças a uma Licença de Desenvolvimento Profissional concedida pela Universidade do Norte de Iowa, no semestre de outono de 2001.







2 Um excelente exemplo deste papel público é o papel de liderança do medievalista George Duby nas operações do canal cultural francês, La sept, que mais tarde se tornaria o canal franco-alemão, ARTE.
3 Para as definições de memória cultural/coletiva desses estudiosos, ver: Halbwachs ( 1952 ) e ( 1941 ); Nora ( 1984–1992 ); Yerushalmi ( 1982 ); e Assmann ( 1992 ).
4 As expressões aqui utilizadas referem-se a três importantes publicações que investigam a recepção crítica da cultura medieval na época pós-medieval nos últimos 15 anos: Frantzen ( 1990 ); Bloch e Nichols ( 1996 ); e Simmons ( 2000 ).
5 Meu conhecimento sobre a importância de Walter Scott no pensamento de Leslie J. Workman baseia-se em muitas conversas pessoais. Veja mais meu "Falando de Medievalismo: Uma Entrevista com Leslie J. Workman" ( 1998 ); O Ivanhoe Game de McGann e Drucker, um exercício fascinante de resposta interativa do leitor, pode ser acessado em:
http://eotpaci.clas.virginia.edu/speclab/ivanhoe/framework/history.htm. .

6 Para um exame provocativo do desejo do sujeito de “aproveitar” a Idade Média em termos do pensamento freudiano e lacaniano, ver Fradenburg ( 1997 ).
7 Sobre a tendência de Mozart para temas medievais, ver Wunderlich ( 2001 ).
8 "O nobre mais orgulhoso do reino não usará a cabeça sobre os ombros, a menos que me pague tributo; nenhuma donzela se casará, mas ela me pagará sua virgindade, antes que a tenham: os homens me segurarão in capite; e cobramos e ordenamos que suas esposas sejam tão livres quanto o coração desejar ou a língua puder dizer” ( Shakespeare 1980 : 128).
9 O “romance histórico” de James (subtítulo) visa reproduzir em uma história os fatos históricos conhecidos sobre os tempos medievais com o máximo possível de “identidade e verossimilhança” (“Prefácio”, ix). Títulos adicionais em inglês que mencionam o droit são discutidos por Litvack ( 1984 ).
10 "Medieval History in the Movies" faz parte do altamente informativo " Medieval Sourcebook " de Halsall ( http://www.fordham.edu/halsall/medfilms.html#feudalism , [20 de junho de 2004]).
11 Entre os outros grandes estudos recentes estão: Schmidt-Bleibtreu ( 1988 ); Gravdal ( 1990 ); Luís ( 1994 ); e Wettlaufer ( 1999 ); Jörg Wettlaufer também estabeleceu a bibliografia mais abrangente (parcialmente anotada) sobre o assunto; está disponível em: http//:www.fibri.de/jus/erwlit.htm [20 de junho de 2004].
12 Vale ressaltar que Coração Valente não só ganhou o Oscar em 1995 de melhor filme e melhor diretor, mas também de melhor fotografia, melhor maquiagem e melhores efeitos sonoros, áreas essenciais para a criação tecnológica de verossimilhança.
13 Este mesmo aspecto da “formalidade” da “direita” é o que “encanta pela sua inversão radical” daquilo que o público (masculino) preza ( Boureau 1998 : 4). Os críticos tendem a ignorar esta característica, criticando a inserção do droit de cuissage como uma complicação desnecessária dentro do filme ou mesmo uma tentativa de agradar – horribile dictu – os especialistas medievais. Ver, por exemplo, a crítica de Blake ( 1995 : 29-30): "Eduardo [...] espera conquistar os nobres escoceses, concedendo-lhes jus primae noctis, o direito de um nobre - para usar o termo vagamente - de deitar-se com a noiva de qualquer um de seus camponeses no dia do casamento. Esse suborno não apenas parece insignificante, mas também me parece bobo. Essa multidão de bandidos assassinos pegaria o que ou quem quisessem, quando quisessem, com ou sem jus. O decreto, no entanto, oferece um dispositivo de script útil para deixar Wallace um pouco ensaboado. […] Gott, e a vingança pesam mais do que notas de rodapé e fontes primárias. "
14 Para estes “problemas”, ver a resenha de Simon sobre Braveheart ( 2002 ). Para discussões recentes sobre as demandas por historicidade e filmes, ver Kelly ( 2004 ) e Paden ( 2004 ). Em 2001, a questão da precisão histórica em Braveheart gerou um programa de TV britânico, Fact or Fiction: Braveheart , escrito por Tony Robinson e dirigido por David Wilcox.






15 Mais recentemente, a coletânea de ensaios de Louise d'Arcens e Juanita Ruys, Maistresse of My Wit ( 2004 ), mostra uma variedade de maneiras pelas quais esse tipo de medievalismo inclusivo pode ser praticado. Veja minha próxima resenha deste volume em The Medieval Review ( 2005 ).
Sexo na Antiguidade - Página 3 Compte
Galego
Galego

Mensagens : 459

Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos