Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Guerra de Tróia

+2
Legolas
Hermes Trismegistus
6 participantes

Página 15 de 36 Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16 ... 25 ... 36  Seguinte

Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:31

Quando, porém, Licurgos envelheceu, deu-a a seu filho Ereutálion, e ele, cingindo-a, desafiava todos os mais bravos. E eles tremiam, sem se atrever a enfrentá-lo, mas meu espírito muito firme impeliu-me a enfrentar o seu valor, embora eu fosse o mais jovem de todos. Assim, combati contra ele, e Atena deu-me a glória. Ele era o homem mais alto e mais forte que já matei até hoje. Seu corpo, estendido, cobriu o chão e manchou-o com seu sangue. Ah, se eu fosse jovem como então e meu valor não se teria alquebrado. Então, Heitor teria contra quem combater. Mesmo aqueles de vós, contudo, que sois os melhores de todos os aqueus, não se mostram ansiosos de enfrentar Heitor em combate singular.

E houve um tumulto entre os gregos, pois conheciam essa história. Inesperadamente, um a um, foram-se erguendo os voluntários para o combate. Primeiro, ergueu-se Agamémnon. Depois dele, levantou-se Diómedes, depois Ájax telamônio, logo em seguida o outro Ájax, filho de Oíleo, depois Idomeneus e o escudeiro Meríones, depois Eurípilos, também o etólio Toas e o príncipe ítaco Ulisses. Nove foram os guerreiros que se ergueram como voluntários, depois de Menelaus.

Nestor falou novamente:

— Tirai a sorte entre vós, e ver-se-á quem será escolhido e que ajudará os aqueus, e, se escapar da guerra, terá um bom motivo para rejubilar-se.

Assim falou, e cada um dos nove gregos marcou sua pedra e colocou-a no elmo de Agamémnon. Cada um dos gregos desejava que a sorte caísse em Ájax, ou em Diómedes, ou, até mesmo, em Agamémnon, o chefe de todos eles. Nestor sacudiu o elmo e de lá tirou uma pedra, a mesma que pertencia a Ájax, e um arauto a levou por toda a parte entre as fileiras, mostrando-a a todos os mais nobres dos aqueus. Nenhum, porém, a reconheceu e todos a repudiaram. Somente Ájax a reconheceu: era a sua pedra. O arauto colocou-a em sua mão. Ájax atirou a pedra no chão, dizendo:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:32

— Vede, amigos, a sorte é minha e eu mesmo fico satisfeito por isso, eis que espero vencer Heitor. Vamos, enquanto volto a por a armadura, erguei preces a Zeus, em silêncio, para que os troianos não possam ouvi-las... ou mesmo em voz alta, pois, afinal de contas, não temos medo de ninguém. Ninguém, com sua vontade contra a minha, há de me fazer fugir pela força, nem mesmo pela habilidade; não foi para isso que nasci e fui criado em Salamina.

Calcas, de longe, rezava para Zeus, olhando para o céu:

— Pai Zeus, que reinas do monte Ida, gloriosíssimo e muito grande, concede a vitória a Ájax, e que ele possa conquistar gloriosa fama e, ainda que ames Heitor e o protejas, concede a ambos igual valor e glória.

Enquanto isso, Ájax armava-se. Depois de ter posto sobre o corpo a armadura, avançou como se fosse o próprio deus Áres. O baluarte dos aqueus avançou, com um feroz sorriso nos lábios, e seus pés davam passos gigantescos, enquanto empunhava a pesada lança. Os argivos regozijavam-se ao vê-lo e um terrível tremor tomou os membros dos troianos. Inclusive os de Heitor, mas isso não o fez recuar, nem quando viu o majestoso escudo de Ájax, que foi confeccionado por Tíquios, o melhor artesão de Hile. Ele fez para Ájax o reluzente escudo, com couros de sete bois, e sobre eles colocou uma oitava camada de bronze. Trazendo-o diante do peito, aproximou-se de Heitor e disse-lhe:

— Heitor, agora conhecerás o poderio do melhor dos gregos, semelhante a Aquiles, que neste momento está sentado junto aos navios, irado contra Agamémnon, mas. Sou bem capaz de enfrentar-te. Vamos, demos início ao combate!

Heitor, olhando-o fixamente, respondeu:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:33

— Ájax, filho do famoso Télamon, não me experimentes como se eu fosse uma débil criança ou uma mulher que nada conhece sobre a guerra. Estou bastante familiarizado com as batalhas, sei manejar perfeitamente bem o meu escudo, sei bailar a terrível dança de Áres e conduzir os cavalos ao mais duro combate. Eu poderia pegar-te desprevenido e matar-te com minha lança, mas prefiro fazê-lo abertamente, face a face, como faço agora!

Nem terminou de falar e atirou a lança, indo atingir o escudo de Ájax. O duro bronze atravessou seis camadas de couro, mas foi detido na sétima. E, imediatamente, Ájax arremessou a sua arma e atingiu o escudo de Heitor. A lança atravessou-o e atingiu a couraça do herói troiano. Perfurou a túnica e arranhou o flanco de Heitor, mas este curvou-se para um lado e evitou o negro Destino. Então, ambos, ao mesmo tempo, puxaram as lanças e investiram um contra o outro, como leões furiosos. Heitor atingiu o centro do escudo de Ájax com sua lança, mas o bronze não o atravessou, pois a ponta desviou-se. Ájax, por sua vez, avançou e perfurou o escudo do troiano. A lança atravessou-o e feriu o pescoço de Heitor, fazendo escorrer seu sangue. Nem assim, o filho de Príamos cessou de lutar, mas, recuando, apanhou uma enorme e pontuda pedra e atirou contra o adversário. Foi atingir em cheio o escudo do gigante grego, e o bronze retumbou. Ájax, em resposta, agarrou uma pedra ainda maior e arremessou-a com toda a força. Ela foi atingir o escudo de Heitor, fazendo o herói cair de joelhos. Apolo ajudou-o a levantar-se. E ambos apanharam as espadas, mas foram apartados pelos arautos dos dois exércitos, Taltíbios dos gregos e Idaeus dos troianos, interpondo seus bastões entre ambos. Idaeus falou:

— Basta de luta, filhos! Sois ambos corajosos, e ambos estimados por Zeus. Todos nós somos testemunhas que sois corajosos, mas aproxima-se a Noite, e convirá respeitá-la.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:33

Ájax, ainda decidido, disse:

— Idaeus, faze com que Heitor decida. Foi ele que desafiou o mais valente dos gregos para um combate. Se ele desistir, então obedecer-te-ei.

Heitor, baixando a espada, dirigiu-se a Ájax.

— Ájax, deu-te Zeus um corpo poderoso, força e habilidade no manejo da lança, pois és o melhor lanceiro de todos os aqueus. Suspendamos por hoje o combate. Recomeçaremos noutro dia, lutando até que um deus conceda a um dos nossos povos a vitória e a glória. Vem a Noite, e convém obedecê-la, o que poderá alegrar a todos os aqueus e a todos os troianos. Vamos trocar presentes, para que os demais possam dizer que combatemos com ira, mas fizemos um acordo e compartilhamos provisória amizade.

Assim propôs, deu a Ájax sua espada de punho de ouro, que trazia com sua bainha e seu talim. E Ájax, em troca, deu-lhe um cinto brilhante de escarlate. Os dois se separaram, cada qual misturou-se em suas hostes. Os troianos ficaram aliviados pela vida de seu campeão Heitor e foram consolá-lo. Já os dânaos rejubilaram-se, cumprimentaram Ájax, batendo-lhe em suas costas, afetivamente, e acompanharam-no em júbilos até a presença de Agamémnon.

A TRÉGUA

Chegando à tenda de Agamémnon, este matou um touro de cinco anos, em honra de Zeus. Esfolaram-no e o dividiram em pedaços, colocando-os em espetos e assando-os. Pronto o banquete, comeram. Agamémnon ofereceu a Ájax o lombo, parte especial para o convidado de honra. Então, quando todos comeram e beberam à vontade, o velho Nestor, cujos conselhos pareciam os melhores também nos velhos tempos, sábia e amavelmente, expôs a sua opinião:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:34

— Filho de Atreus e vós outros que sois os melhores dos aqueus, muitos dos nossos morreram, aqueles cujo sangue escuro o cruel Áres derramou junto do belo Escamandros, e suas almas desceram para a casa de Hades. Deveis, portanto, cessar a guerra ao amanhecer e nós mesmos reuniremos e carregaremos os cadáveres em bois e mulas. Queimemo-los, depois, um pouco distante dos navios, de modo que cada um de nós possa levar as cinzas para seus filhos e esposas, quando regressarmos à Pátria. E levantemos um túmulo comum junto à pira, construindo-o na planície e, próximo, ergamos uma muralha, para proteção tanto dos navios quanto de nós mesmos. E nela coloquemos portas, através dos quais passem os carros e, bem perto, do lado de fora, escavemos um fosso profundo, que, com seu circuito, possa deter cavalos e homens ainda mesmo que a batalha dos troianos caia pesadamente sobre nós.

Assim falou, e todos os reis e capitães concordaram. Os navios, até então, eram protegidos unicamente por pequenos amontoados de pedras, terra e troncos, servindo de barricadas, no intuito de dificultar o avanço dos teucros e um possível atentado de incendiar a frota. Mas já estava mais do que na hora de se construir uma fortificação digna e segura, já que os exércitos inimigos se aproximavam cada vez mais, e os gregos não logravam assaltar os muros de Tróia.

Houve também uma assembléia dos troianos, terrivelmente perturbados, nas alturas da cidade de Ílion e em frente do palácio de Príamos. O sábio Antenor foi o primeiro a falar:

— Ouvi-me, troianos, dárdanos e aliados, para que eu possa dizer o que ordena meu espírito. Enquanto continuarmos a combater sob o peso da violação feita por Pândaros do sagrado pacto que tínhamos combinado, nada de bom poderá esperar o nosso povo. Assim, não vos oculto o meu modo de pensar e vos aconselho a restituir ao átrida a argiva Helena, com todos os seus tesouros roubados.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:34

Páris, como uma flecha certeira, em pé, retrucou:

— Antenor, o que dizes não me agrada. Deves pensar em alguma outra proposta melhor que esta. Se falaste isto seriamente, os deuses devem ter-te privado do juízo. Falarei agora aos troianos, sem rebuço: não devolverei essa mulher, mas estou disposto a devolver todos os tesouros que trouxe de Esparta e a eles acrescentar outros de minha casa.

E tornou a sentar-se. Diante dele, levantou-se Príamos e, sensatamente, falou-lhes:

—Ouvi-me, príncipes troianos, dárdanos e aliados. Comei, agora, vossa ceia, vigiai e ficai atentos todos vós, mas, ao amanhecer, deixai Idaeus ir aos navios para levar aos filhos de Atreus a proposta de meu filho Alexandre, por cuja causa começou a luta. E que ele faça, também, esta sábia proposta: que eles talvez estejam dispostos a cessar a guerra até queimarmos os mortos. Então, mais tarde, combateremos de novo, até que o Destino decida entre nós e conceda a vitória a um dos dois lados.

Os demais príncipes e comandantes de Tróia ouviram-no e obedeceram, e, então, os teucros voltaram para suas casas e os aliados aos seus acampamentos, dentro dos muros de Tróia, onde cearam. Ao amanhecer, Idaeus foi até os navios dos gregos e, acompanhado de dois sentinelas dânaos, encontrou-os em conselho, junto à popa do navio de Agamémnon. Idaeus parou no meio deles e dirigiu-lhes estas palavras:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:35

— Filhos de Atreus e vós príncipes, os mais nobres de todos os aqueus, Príamos enviou-me para apresentar a proposta do príncipe Páris, por cuja causa a luta começou, na esperança de que ela possa ser agradável e aceitável a todos vós. Todos os tesouros que ele trouxe para Tróia nos navios — e oxalá tivesse ele perecido antes disso! —, todos esses tesouros ele está disposto a restituir, e ainda ajuntar-lhes outros de sua própria casa. A esposa do glorioso Menelaus, porém, ele diz que não devolverá, embora em verdade os troianos lhe peçam que devolva. E também esta promessa me mandaram fazer, a de que talvez estejais dispostos a cessar a guerra até queimarmos os mortos. Então, mais tarde, combateremos de novo.

Ouvindo-o, calaram-se os dânaos por longo tempo, inclusive Menelaus, que nenhuma palavra conseguiu pronunciar; finalmente, Diómedes falou:

— Que ninguém agora aceite os tesouros de Alexandre, nem que com eles vos devolvam Helena. Mesmo ele, que é inteiramente tolo, sabe que os troianos estão condenados à destruição. Daí, tomaremos tudo o que bem entendermos.

Aplaudiram os príncipes aquelas palavras, em sinal de aprovação. Agamémnon dirigiu-se a Idaeus:

— Idaeus, tu mesmo ouviste as palavras dos aqueus, como te respondem. E eu próprio sinto-me feliz que assim seja. Quanto à incineração dos mortos, não me oponho: não se deve descuidar com presteza, de apaziguar os corpos dos mortos com fogo, segundo regem nossos bons costumes. E que Zeus seja testemunha dos juramentos.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:36

E levantou o cetro a todos os deuses. Idaeus regressou à sagrada Ílion. Os troianos e dárdanos estavam assentados, todos reunidos em assembléia, aguardando pela volta de Idaeus. Assim chegou, transmitiu a mensagem, de pé no meio de todos, e eles, sem demora, entraram em ação, alguns carregando os mortos e outros indo buscar lenha para as fogueiras. E, do outro lado, os argivos saíram dos navios, uns para carregar os mortos, outros indo buscar lenha nas alturas do monte Ida.

O Sol começava, então, a iluminar os campos. Era difícil reconhecer cada homem, distinguir o amigo do inimigo, pois os cadáveres jaziam cobertos de sangue e despojados de suas armaduras. No meio de um mar de lágrimas, lavaram os troianos o sangue dos seus, muito mais numerosos cadáveres. Príamos não permitiu que os troianos se lamentassem em voz alta: assim, em silêncio, com os corações pesados, eles empilharam os cadáveres na pira e queimaram-nos com o fogo trazido da sagrada Ílion. O mesmo faziam os gregos, empilhando os cadáveres na pira.

E, antes do amanhecer, um escolhido grupo dos aqueus levantou um túmulo comum junto à pira, na planície e, perto dele, construíram uma muralha e altas torres, como proteção para os navios e para seus exércitos. E na muralha abriram portas, que poderiam dar passagem aos carros e, do lado de fora, escavaram, junto à muralha, um profundo fosso, largo e extenso, e cravaram estacas ao longo dele.

Assim trabalharam os aqueus, enquanto os deuses, sentados em torno de Zeus, contemplavam o grande trabalho dos aqueus. E Poseidon a eles se referiu:

— Há algum mortal na ilimitada Terra que ainda revelará aos deuses seu espírito e suas intenções? Não vês que os aqueus construíram uma muralha para os seus navios e escavaram um fosso em torno dela, mas não ofereceram oferendas aos deuses? A fama da muralha se espalhará até onde se espalhar a luz do dia e os homens se esquecerão da muralha que eu e Apolo construímos, com esforço, para o rei Laómedon.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:36

Então, grandemente irado, Zeus a ele falou:

— Estranho é o que dizes, Poseidon, meu irmão! Algum outro deus poderia temer tais coisas, algum que fosse muito mais fraco que tu na força e no poder. Em verdade, tua fama é que chegará até onde chegar a luz do dia. Vamos, quando afinal os aqueus tiverem partido em seus navios para a Hélade, derrubarás a muralha e a arrastarás para o mar e cobrirás de novo a grande praia de areia, de maneira que a grande muralha dos aqueus seja destruída.

Enquanto os deuses discutiam no Olimpo, o Sol baixava no horizonte, e os aqueus, após seu árduo trabalho, feito num grande mutirão, mataram bois entre suas tendas e jantaram. Acabavam de chegar de Lemnos, enviados por Eunéo, filho do famoso Jasão e Hipsípile, vários barcos com vinho em milhares de jarras enviadas aos parentes gregos. Aos filhos de Atreus, separadamente e de presente, Eunéo mandou o vinho, mil medidas. Os demais gregos passaram a comprar o vinho, alguns com o bronze, alguns com o ferro, alguns com o próprio gado e alguns com escravos, e realizavam festins. Durante toda noite, os aqueus se entregaram ao festim, e também os troianos em sua cidade. Só que a estes, Zeus não lhes deu tranqüilidade. De quando em quando, o rei do Olimpo assustava-os com raios e trovões, repetidos em frequentíssimos intervalos, parecendo anunciar novas desgraças. O pálido medo caiu sobre eles, que derramaram o vinho das taças no chão, não se atrevendo a beber antes de derramar a libação ao onipotente filho de Cronos. Depois, ainda temerosos, foram-se deitar.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:37

VITÓRIA DOS TROIANOS

Ao surgir a Aurora, Zeus reuniu a assembléia dos deuses no pico mais alto do alcantilado Olimpo.

— Ouvi-me todos, deuses e deusas. Assim, que nenhum de vós tente burlar minhas palavras, e sim tereis que aprová-las, a fim de que eu possa, sem demora, realizar o que pretendo. Quem quer que eu veja ansioso para se separar do Olimpo e ir prestar ajuda, quer seja aos troianos, quer seja aos gregos, voltará para este lugar caído em desgraça, ou, então, eu o precipitarei no escuro Tártaros, longe, muito longe, onde há a maior profundidade abaixo da terra, onde há portas de ferro e uma soleira de bronze, tão abaixo da casa de Hades quanto é a Terra abaixo do céu; e jamais tornará a ver a luz do Sol. Saberá, então, como sou o mais poderoso de todos os deuses. Escutai, atentai bem para que possais compreender. Amarrai no céu uma corda de ouro e a segurai, todos vós, deuses e deusas, mas não podereis arrastar do céu para a Terra Zeus, nem se vos esforçardes com todo o vigor. Quando, porém, eu desejasse vos arrastar, poderia fazê-lo, e a própria Terra e o próprio Mar. Se eu amarrasse a corda no cume do Olimpo, tudo isso ficaria pendurado no meio do ar: tanto sou superior aos deuses e aos homens.

Todos permaneceram em silêncio, abalados por suas palavras, tão ameaçador que era. Então Atena, a mais corajosa, falou:

— Pai, mais poderoso dos que governam, agora também sabemos que teu poderio é insuperável. Mesmo assim, no entanto, lamentamos os lanceiros gregos, que sofrem um negro destino e perecem. Em verdade, nós nos absteremos da guerra, como ordenas, mas daremos conselhos aos argivos para seu proveito, de maneira que nem todos pereçam devido à tua ira.

Zeus sorriu, e lhe disse:

— Anima-te, Tritogênia, querida filha. Não falo agora com intenção de ser sério e quero ser amável contigo.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:38

Tendo dito estas palavras, sempre amável à sua filha preferida, fez atrelar ao carro seus velozes cavalos alados, de cascos de bronze e crinas de ouro, vestiu-se de ouro, pegou o bem feito chicote dourado, subiu no carro e tocou os cavalos. De boa-vontade, a parelha correu entre a Terra e o constelado Céu, e chegou ao Ida e ao Gárgaros, no cume, onde Zeus tinha um recinto sagrado e um altar para a queima de incenso. Ali, o pai dos deuses e dos homens deteve os cavalos, desatrelou-os do carro e colocou uma espessa nuvem em torno deles. E foi sentar-se no cume, exultando-se em sua glória, contemplando a cidade dos troianos e os navios dos aqueus.

Os aqueus fizeram apressadamente a refeição e puseram, depois, suas armaduras. E também os troianos, do outro lado, estavam se armando na cidade, menos em número, mas não menos ávidos de combate, em vista da dura necessidade, para a defesa de suas esposas e de seus filhos. Todas as portas foram abertas e as hostes as atravessaram, os infantes e os cavaleiros, e elevou-se um grande fragor.

Assim, os guerreiros se encontraram e chocaram-se suas armas. Ouviram-se os gemidos e as aclamações, dos que matavam e dos que morriam, e a Terra começou a cobrir-se de sangue.

Enquanto era manhã e progredia a luz do Dia, os dardos de ambos os lados voavam e os guerreiros caiam. Quando, porém, o Sol chegou ao meio do céu, Zeus equilibrou a balança de ouro, tomada emprestado de sua filha Astréia, a dama da justiça. Nela colocou dois pesos, duas malditas Queres, representando a Morte, de prolongada desgraça, um dos troianos e outro dos gregos, e segurou a balança pelo meio e levantou-a. E abaixou-se no prato da balança o dia de perdição dos aqueus. Móros, o Destino, condenou os gregos, cujo peso baixou para a terra e o dos troianos elevou-se ao céu.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:38

Zeus, com um trovão, anunciou aos gregos a mudança de sorte, ao mesmo tempo em que os fulminava com um raio. Os gregos estremeceram, e os seus mais ilustres heróis começaram a dar sinais de fraqueza. Nem Idomeneus se atreveu a ficar, nem Agamémnon, nem os dois Ájax, nenhum deles ousou permanecer em confronto. O generiano Nestor ficou sozinho, não por sua própria vontade, e sim porque seu cavalo havia sido ferido: Páris feriu-o com uma seta no alto da cabeça, perto da crina. O animal empinou com a dor, e a seta se cravou em seus miolos, e ele lançou a confusão nos demais cavalos companheiros. Enquanto o velho procurava cortar os tirantes com a espada, os cavalos de Heitor aproximaram-se, trazendo seu condutor, Eniopeus, e o príncipe Heitor, no meio do tumulto. E o velho teria perdido a vida, se Diómedes não o tivesse visto. Com forte grito, dirigiu-se a Ulisses:

— Ulisses, para onde foges, virando as costas como um covarde? Olha, para que alguém não te crave a lança nas costas. Pára, e afastemos do velho Nestor aquele furioso guerreiro.

Mas Ulisses não o viu e correu rumo aos navios. O filho de Tideus, embora sozinho, juntou-se à primeira fila dos combatentes, postou-se diante dos cavalos de Nestor e dirigiu-lhe estas palavras:

— Meu velho, os jovens guerreiros te acossam de perto e tuas forças diminuem e a Velhice te aflige; teu escudeiro fraqueja e teus cavalos são morosos. Vem, sobe para o meu carro, para que vejas que espécie de cavalos são os de Trós, que sabem como correr através da planície, na fuga ou na perseguição. Tomei-os de Enéias. Que os escudeiros dirijam teus cavalos e nos dirijamos contra os troianos, para que Heitor possa saber que ainda empunho furiosamente a lança.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:39

Nestor atendeu-o. Assim, os valorosos escudeiros Estênelos e Eurimédon tomaram os cavalos de Nestor, e os dois grandes heróis entraram no carro de Diómedes, e Nestor tomou em suas mãos as rédeas e dirigiu os cavalos. Sem demora, aproximaram-se de Heitor, e contra ele o filho de Tideus arremessou a lança. Não o atingiu, mas atingiu no peito seu áuriga Eniopeus, filho de Teabaus. Ele caiu do carro, e os velozes cavalos recuaram. Heitor, mesmo pesaroso, chamou entre os seus o robusto Arqueptólemos, filho de Ífis, para substituí-lo. O guerreiro subiu no carro e pegou as rédeas.

Zeus, trovejando, lançou um terrível raio, atingindo o chão diante dos cavalos de Diómedes. Os cavalos, aterrorizados, agacharam-se por baixo do carro. As rédeas escaparam das mãos de Nestor, que sentiu temor em seu coração, dizendo a Diómedes:

— Fujamos a galope, Diómedes. Não vês que hoje Zeus te nega a vitória? Eis que agora, neste dia, Zeus dá a glória àquele homem, porém, mais tarde, haveremos de conquistar a glória do pai dos deuses. E nenhum homem, por mais poderoso que seja, pode contrariar a vontade de Zeus, que é muito mais poderoso que todo o exército dos aqueus.

— Tens razão, Nestor. Mas dói-me pensar que Heitor poderá um dia afirmar entre os troianos que o filho de Tideus fugiu para os navios, afugentado pela sua lança. Assim, ele se vangloriará e a terra terá que se abrir diante dos meus pés.

— Que dizes?! Ainda que Heitor te chame de covarde e tíbio, os troianos e os dárdanos, também as viúvas, não acreditarão, aquelas cujos bravos maridos atiraste ao pó.

Com tais palavras, ditas rapidamente, Nestor obrigou os cavalos a dar meia volta para por-se em fuga, enquanto os troianos atiravam contra eles seus projéteis. Heitor gritou aos fugitivos:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:40

— Tidida! Os gregos te honram na assembléia e no banquete, mas de hoje em diante te desprezarão como mulherzinha medrosa. Foje, covarde! Jamais recuarei, e jamais escalarás nossas torres ou levarás nossas mulheres para vossos navios. Muito em breve hei de infligir-te a Morte!

Diómedes ficou hesitante sem saber se ordenava voltasse os cavalos e travava um combate face a face.

— Não dês ouvido, Diómedes! Vamos para os navios!

Três vezes hesitou, e três vezes Zeus trovejou do monte Ida, anunciando-lhe a desgraça. Heitor, com um forte grito, convocou os troianos:

— Troianos, lícios e dárdanos, sede corajosos, meus amigos, e lembrai-vos de vosso valor! Eis que reconheço que Zeus favoreceu-me e concedeu-me a vitória e grande glória, e provações aos gregos! Tolos, que construíram essas fracas muralhas, que nem merecem nossa atenção. Elas não hão de deter o nosso poderio, e nossos cavalos saltarão o fosso que eles escavaram. Quando eu chegar aos navios, que alguém se lembre do fogo, que eu possa incendiá-los e matar os argivos, cegos pela fumaça!

E incitou seus quatro cavalos:

— Xantos e tu, Podargos, e vós, Aéton e divino Lampos, pagai-me, agora, os muitos cuidados que vos deu Andrômaca. Ela vos alimentou com trigo e vinho, e vos entregou a mim; agora, vamos, firmes e velozes, a fim de que possamos tomar o escudo de Nestor, cuja fama chega ao Céu, que é todo de ouro, e para que possamos tirar dos ombros de Diómedes a couraça que o próprio Hefaístos fabricou. Se pudermos tomá-los, esta noite mesmo os aqueus estarão recolhidos aos seus navios.

Héra ficou irada e tremeu em seu trono, sacudindo o alcantilado Olimpo. E procurou por Poseidon:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:40

— Grande abalador da Terra, nem mesmo teu coração se apieda, dentro do peito, dos gregos que perecem. No entanto, eles te fazem muitas oferendas em Hélice e Egéia, e tu desejas sua vitória. Se todos nós que favorecemos os gregos resolvermos a rechaçar os troianos e conter o tronante Zeus, ele, então, se arrependerá de ficar sentado sozinho no Ida e sozinho decidir os destinos da guerra.

E, irado, Posseidon respondeu:

— Que dizes, Héra, de impetuosas palavras?! Quanto a mim, não desejo que lutemos contra Zeus, nosso irmão, eis que ele é muito mais poderoso que qualquer um de nós, e talvez contra todos os Olímpicos...

Enquanto isso, todo o espaço situado entre o fosso e a muralha em frente dos navios estava repleto de cavalos e de guerreiros carregando escudos, encurralados. Heitor empurrou-os até ali, já que Zeus lhe dera a glória. E teria, então, incendiado os navios, se Héra não tivesse animado o espírito de Agamémnon a incitar os aqueus. Correu entre as tendas e os navios, levando no vigoroso braço um manto de púrpura, e parou junto ao negro navio de Ulisses, no centro do acampamento, de maneira que se pudesse fazer ouvir de todos os lados.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:41

— Que vergonha, argivos, covardes, embora vos mostreis bravos na aparência! Onde está o vosso valor? Que é feito de vossa jactância, quando vos proclamáveis os mais bravos, as gabolices que fizestes em Lemnos, devorando muita carne do gado e bebendo crateras de vinho, e prometendo, cada um, enfrentar cem ou duzentos troianos na guerra? Agora, não podeis enfrentar nem ao menos um único, Heitor, que em breve irá incendiar os navios. Zeus, enlouqueceste outro poderoso rei com tal destruição e lhe privaste da glória? Que maldição atiraste aos meus homens? Creio que jamais passei diante de um dos vossos belos altares, quando para aqui me dirigia com os navios, sem que, em todos eles, não tivesse queimado a gordura e os quartos dos bois, em meu desejo de lançar a devastação sobre Tróia. Concede-me, Zeus, pelo menos este desejo: faze com que possamos fugir e escapar ilesos, e não permitas que sejamos derrotados.

Zeus, apiedado, mandou um sinal favorável aos gregos: enviou uma águia que, levando nas garras um filhote de corça, foi prostrar-se junto do altar de Zeus, largando o gamozinho ali mesmo, onde os aqueus fariam o sacrifício. Os gregos, vendo que o augúrio era favorável a eles, investiram com mais afinco sobre os troianos.

À testa de todos, pôs-se Diómedes com seus cavalos e guiou-os para fora do fosso, a fim de lutar corpo a corpo. Ele foi o primeiro a derrubar um herói troiano, Agelaus, filho de Frámadon. Agelaus virou seus corcéis para fuga, mas, ao fazer a volta, Diómedes cravou a lança em suas costas, entre os ombros, e empurrou-a até o peito. Ele caiu do cavalo e mordeu o pó da terra.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:41

Depois de Diómedes, avançaram os dois filhos de Atreus, Agamémnon e Menelaus, e, depois deles, os dois Ájax revestidos de furioso valor, e depois Idomeneus e o escudeiro Meríones, semelhante a Eniálios (o deus Áres), em seguida Eurípilos, filho de Eusámnon. Teucros veio em nono lugar, e tomou posição atrás do escudo de seu meio-irmão Ájax, filho de Télamon, e passou a abater os inimigos com as suas certeiras flechas. Teucros matou Orsílocos, Oremneus, Ofelestes, Daétor, Crômios e Licófon, semelhante aos deuses, e Poliamémnon, filho de Amopáon, e também Melânipos. Todos foram mortos em rápida sucessão. E, vendo-o dizimar as hostes troianas, Agamémnon teve que elogiá-lo:

— Teucros, filho de Télamon, atira assim, na esperança de que te tornes uma luz para os gregos e para teu famoso pai, que te criou quando eras pequeno e levou-te para sua casa. Mesmo estando ele longe, faze-o compartilhar de tua glória. E eu te prometerei, e em verdade será cumprido, que, se Zeus e Atena concederem-me o saque de Ílion, em tua mão colocarei primeiro um valioso prêmio.

— Agamémnon, por que me incitas, quando eu mesmo não poupo as minhas forças? Não me deterei enquanto tiver força, e desde o momento em que começamos a obrigá-los a recuar para Ílion, estive aguardando a oportunidade e matando os homens com meu dardo. Oito setas disparei e todas elas plantei na carne dos guerreiros inimigos.

E, fitando ao longe Heitor, disse:

— Mas não consigo acertar naquele cão danado!

Falou ao mesmo tempo em que disparava outra seta contra Heitor e seu coração ansiava para feri-lo. Errou o alvo, porém, e, com a seta, feriu no peito o admirável Gorgítion, bravo filho de Príamos, cuja mãe era a linda Castianira, de Esime, comparada com as deusas em formosura. Gorgítion inclinou a cabeça para um lado e caiu morto.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:42

E Teucros disparou outra seta visando Heitor, mas, ainda desta vez, falhou, pois Apolo o fez desviar os olhos. Feriu, porém, seu áuriga Arqueptólemos, rasgando-lhe o peito, que caiu do carro e seus cavalos espantaram-se. Heitor, encolerizado, dominando os cavalos, conseguiu ver Teucros atrás de Ájax. Chamou o irmão Cebríones, que estava perto, tomar as rédeas, e aquele, tendo ouvido, obedeceu. Heitor, imediatamente, saltou do carro, gritando ameaçadoramente, e, agarrando uma pedra, atirou-a contra Teucros, disposto a matá-lo, enquanto este preparava-se para atirar outra seta contra o príncipe troiano. A pedra, passando por Ájax, foi atingir o ombro de Teucros; quebrou-se o arco e sua mão entorpeceu-se, e ele caiu de joelhos, largando a arma no chão. Ájax correu para o seu lado e ergueu o escudo diante dele. Então, seus camaradas, Mecisteus, filho de Équios, e Alástor abaixaram-se e o levaram aos navios.

Zeus-Tronante novamente incutiu ânimo aos teucros, e eles rechaçaram os aqueus para o profundo fosso, e Heitor avançou entre os da vanguarda, exultando em seu poderio. Quando, porém, em sua fuga, eles passaram pela paliçada e pelo fosso, e muitos caíram sob as mãos dos inimigos, detiveram-se e concentraram-se junto dos navios. Encurralados e preocupados, ergueram súplicas aos deuses em voz alta.

Héra os viu e apiedou-se deles. Dirigiu-se a Atena, dizendo-lhe:

— Atena, não pensaremos mais nos gregos, mesmo no último momento de sua destruição? Eis que, no cumprimento de um destino fatal, eles perecerão diante do assalto furioso de um único homem. Não vês de que maneira insuportável Heitor a tudo devasta, e que chacina já fez?
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:42

— Oxalá esse homem perdesse a vida e a força, perecendo às mãos dos argivos, em sua Pátria. Meu pai, contudo guarda, como um louco, um espírito pervertido e não quer atender aos meus planos, esquecendo-se de que muitas vezes salvei seu filho Héracles, quando ele se via às voltas com os trabalhos que Euristeus lhe impunha. Ele implorava ao Céu, e Zeus me mandava para ajudá-lo, tu bem o sabes. Se eu soubesse disso, quando ele foi mandado ao reino de Hades para trazer do Érebos o mastim Cérberos, ele não teria escapado das transparentes águas do Estige. Agora, porém, Zeus me odeia e fez a vontade de Tétis, que beijou seus joelhos e acariciou-lhe o queixo, pedindo-lhe para honrar Aquiles, o saqueador de cidades. Chegará o dia, porém, em que ele ainda chamará sua querida filha. Agora, porém, aparelha para nós os cavalos, enquanto eu vou à casa de Zeus para me armar, a fim de ver se o filho de Príamos irá regozijar-se quando aparecermos nos baluartes da guerra. Certamente, muitos troianos irão alimentar os cães e as aves de rapina, caindo diante dos navios dos aqueus.

E a deusa Héra concordou. Esta aparelhou os cavalos, com as testeiras de ouro. Atena, porém, desfez-se de suas macias e multicoloridas vestes, na soleira da casa de Zeus, e vestiu-se com a túnica de guerra de Zeus, armou-se e subiu ao reluzente carro, empunhando a pesada lança. Héra, sem demora, instigou os cavalos com o chicote, e as portas do Céu gemeram, abrindo-se sob a guarda das deusas Horas.

Zeus, ao ver as deusas do alto do Ida, irou-se grandemente e mandou Íris levar uma mensagem:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:43

— Vai, veloz Íris, faze-as voltar e não permitas que elas venham diante de mim, pois não seria conveniente que isso acontecesse. Assim profetizo e assim será: estropiarei seus cavalos e as arrancarei do carro e o despedaçarei. Nem em dez anos elas hão de se curar das feridas que o raio lhes infligirá, de modo que Atena possa aprender o que significa combater contra seu pai e desobedecê-lo. Com Héra, não estou tão ofendido ou irado, pois estou acostumado com suas atitudes.

Íris, veloz como o vento, voou com a mensagem, do monte Ida, na Míssia, ao alto Olimpo, na Tessália, no outro lado do Egeus. Alcançou-as ainda nas portas do Olimpo.

— Aonde vos dirigis tão apressadamente? O pai Zeus, senhor do Olimpo, não admitirá que ajudeis os argivos. Eis que o filho de Cronos fez-lhes uma ameaça que certamente cumprirá: estropiar vossos cavalos, arrebatar-vos o carro e destruí-lo. Dez anos passarão sem que vos cureis das feridas que o raio vos infligirá, a fim de que aprendais o que significa contra ele lutar. Contigo, Héra, ele não está tão ofendido ou irado, mas quanto a ti, serás detestável, uma víbora despudorada, se te atreveres a erguer tua lança contra Zeus.

Íris, terminando, retornou, mas Héra dirigiu-se a Atena:

— Filha de Zeus e Métis, já não tolerarei mais lutar contra Zeus, em benefício dos mortais. Que uns pereçam e outros vivam, como quiser o Acaso, e, quanto a mim, que Zeus faça o que ponderar seu coração dos gregos e dos troianos.

Tendo dito estas palavras, fez retroceder os cavalos. As Horas retiraram do jugo, para as deusas, os cavalos de belas crinas, e amarraram-nos junto das manjedouras de ambrosia e encostaram o carro na reluzente parede. As deusas sentaram-se em cadeiras de ouro, junto dos demais deuses, embora mortificadas no coração.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:43

Zeus, porém, levou seu carro do Ida para o Olimpo e chegou à assembléia dos deuses. Poseidon tirou do jugo os cavalos, para ele, colocou o carro em seu lugar, estendendo um manto sobre ele. O tronante Zeus sentou-se em seu trono de ouro e sob seus pés o Olimpo tremeu. Atena e Héra sentaram-se afastadas de Zeus e nenhuma delas lhe falou qualquer coisa. E ele percebeu isso.

— Por que estais tão vexadas, Palas e Héra? Certamente não vos cansastes de matar na batalha dos troianos, que odiais tão amargamente... Seja o que for que disserdes, tal é meu poder e minhas invencíveis mãos que todos os deuses não poderiam deter-me. E quanto a vós, um tremor se apoderou de vossos fortes membros antes de olhardes para a guerra e para os terríveis labores da guerra. Uma coisa vos digo e certamente se cumpriria: não teríeis voltado em vossos carros à casa dos Imortais no Olimpo se tivésseis sido atingidas pelos meus raios.

Assim falou, e Héra, sentada do lado de Atena, começou a murmurar, maquinando males para os troianos. Atena permaneceu em silêncio, irada que estava contra o pai Zeus, e a mesma ira se apoderou da deusa. O peito de Héra, porém, não pôde conter o que sentia:

— Terrível filho de Cronos, que palavras foram estas que disseste? Bem sabemos, também, que teu poder é inflexível, mas ainda assim temos piedade dos gregos que são atingidos pelo negro Destino e perecem. Em verdade, evitaremos a guerra, se ordenares, mas daremos conselhos aos argivos para seu proveito, a fim de que nem todos pereçam pela razão ou por tua ira.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:44

— Com a Aurora, Héra, se quiseres, verás o onipotente Zeus destruir ainda mais as hostes argivas, eis que o valoroso Heitor não se afastará da guerra enquanto o filho de Peleus não se erguer junto dos navios, no dia em que lutarem junto das popas, na terrível extremidade em prol do cadáver de Pátroclos, pois assim ditou o Destino. Não me preocupo com tua ira, Héra, nem mesmo se fores até os confins da Terra e do Mar, aonde se encontram Jápetos e seus irmãos sem o benefício dos raios de Hiperíon, o Sol divinizado, nem os Ventos, mas o profundo Tártaros os cerca. E ainda se fores para mais além em tuas peregrinações, não me preocuparei com tua ira, pois nada há mais desprezível que tu.

Héra, tristíssima, emudeceu. A luz do Sol afundou-se no Oceano, trazendo a negra Noite sobre a Mãe-Terra. Os troianos lamentaram o desaparecimento da luz, mas para os aqueus a Noite foi bem-vinda, e três vezes ergueram preces por ela. Então, o glorioso Heitor reuniu um conselho dos troianos, levando-os para longe dos navios, junto do torrentoso rio, ande o terreno estava livre dos cadáveres. Desceram dos carros e ouviram as palavras de Heitor. Empunhava a lança de onze côvados, em cuja extremidade reluzia a ponta de bronze e em torno da qual havia um anel de ouro. Apoiando-se nela, ele se dirigiu aos troianos:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:44

— Eu tinha intenção de destruir os navios e todos os aqueus, e regressar a Tróia varrida pelos Ventos, mas a Noite chegou bem cedo e isso, acima de tudo, salvou os argivos e seus navios que se encontram na praia. Atendamos à negra Noite e preparemos o alimento. Tirai dos carros os cavalos e colocai forragem diante deles. Trazei da cidade, sem demora, bois e gordos carneiros; trazei vinho e o trigo de vossas casas e ajuntai muita lenha, de maneira que até o nascer do dia possamos acender muitas fogueiras e seu clarão se levante ao céu, antes que, aproveitando a Noite, os aqueus comecem a fugir de volta ao mar. Oxalá não embarquem eles em seus navios sem combater, à vontade, e sim possam ainda muitos deles levar para a Pátria uma cicatriz, feridos ou por uma seta ou por uma lança ao saltar para o navio, de modo que qualquer outro homem aborreça a ideia de trazer a lamentável guerra aos troianos. Mandemos arautos proclamar em toda a cidade que os jovens adolescentes e os velhos devem reunir-se em torno de Tróia, nas torres construídas pelos deuses. E que as mulheres acendam cada uma fogo em sua casa. Mantenhamos guarda constante, para que alguma emboscada não penetre na cidade enquanto o exército estiver fora. Fazei como digo, troianos. Que as palavras que ora digo sejam propícias, e assim sejam aquelas que, ao amanhecer, falarei entre os troianos. Espero, e imploro a Zeus, que sejam afastados daqui esses cães lançados pelos maus Fados, que o Destino trouxe nos negros navios.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 2/3/2021, 18:45

E continuou:

— Assim, protejamo-nos esta noite, e bem cedo, com a Aurora, armemo-nos e levantemos o violento Áres junto dos navios. Verei se o filho de Tideus, o valoroso Diómedes, me expulsará dos navios para a muralha, ou se o matarei com o bronze e levarei os sangrentos despojos. Amanhã, ele irá demonstrar o seu valor, se enfrentar o poder de minha lança. Creio que ficará ferido entre os primeiros e muitos camaradas em torno dele, quando o Sol nascer para o dia de amanhã. Oxalá tivesse eu tanta certeza de que ficaria livre da velhice e seria imortal e reverenciado como são Atena e Apolo quanto tenho certeza de que esse dia trará tribulações aos argivos.

Os troianos lançaram aclamações. Tiraram do jugo os cavalos e amarraram-nos com cabrestos, cada um perto de seu carro. Sem demora, trouxeram da cidade bois e carneiros, também vinho e trigo, e ajuntaram muita lenha. E os Ventos levaram ao Céu o cheiro da carne assada.

De corações elevados, eles, durante a noite, permaneceram no campo de batalha, acampados, e acenderam muitas fogueiras, entre os navios e a corrente do Xantos (ou Escamandros). Mil fogueiras crepitavam na planície e junto de cada qual estavam cinqüenta homens. Os cavalos, comendo cevada e aveia, ficaram junto dos carros, esperando a Aurora surgir em seu glorioso trono.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:21

A EMBAIXADA A AQUILES

Assim os troianos mantiveram sua vigília, mas o triste Pânico, companheiro da fria Derrota, apossou-se dos aqueus e todos os seus chefes foram presa de dor intolerável. O espírito dos aqueus se despedaçou tal qual as ondas do mar, agitadas pelo Bóreas e pelo Zéfiros.

Agamémnon, com o coração dilacerado por grande dor, mandou os arautos convocar todos os heróis pelo nome, para a assembléia, mas sem gritar, e ele próprio estava entre os primeiros. Assim, eles se reuniram no conselho, tomados pelo pesar, e Agamémnon ergueu-se, derramando lágrimas, e se dirigiu aos demais príncipes:

— Meus amigos, chefes e conselheiros, o grande Zeus arrastou-me a ruinosa loucura, o impiedoso deus do Olimpo, pois antes prometera e assegurara que eu saquearia Ílion das altas muralhas e partiria, mas, agora, arquitetou cruel desilusão e impõe-me o inglório regresso a Árgos e Micenas, depois de perder muitos homens. Tal me parece ser o prazer do onipotente Zeus, que humilhou os chefes de muitas cidades e ainda há de humilhar mais, pois seu poder é grande. Vamos, façamos o que digo: fujamos com os nossos navios para a querida Pátria, eis que jamais conquistaremos a vasta Tróia.

Todos se mantiveram em silêncio, durante muito tempo, tristes e calados, porque compreendiam a situação desoladora das hostes gregas. Mas, afinal, Diómedes falou aos demais:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 15 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 15 de 36 Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16 ... 25 ... 36  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos