Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Guerra de Tróia

+2
Legolas
Hermes Trismegistus
6 participantes

Página 16 de 36 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17 ... 26 ... 36  Seguinte

Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:21

— Filho de Atreus, a ti, em primeiro lugar, me oporei, em tua loucura, como é lícito em conselho. Não te ires. Há pouco, menosprezaste o meu valor perante meus homens, chamando-me de pusilânime e covarde. Todos sabem, tanto os jovens como os velhos. Só que Zeus te deu as coisas pela metade: fez com que foste honrado acima de todos pelo teu cetro, mas esqueceu-se de te dar coragem, valor, que é o mais valioso dos bens. Cego que és, acreditas mesmo que os filhos dos aqueus são tão covardes como dizes? Pois bem, se teu coração te impele a partir, parte. O caminho está aberto: teus navios estão perto do mar, os navios em que muitos te acompanharam, vindos de Micenas, estão prontos. Quanto aos outros argivos, aqui ficarão, como eu, até destruirmos a cidade de Tróia. E, se também quiserem partir, que fujam com seus navios para a Hélade, mas ficaremos eu e meu amigo Estênelos, combateremos até termos alcançado o objetivo, firmes na crença de que aqui viemos com a proteção dos deuses.

Os dânaos aclamaram-no, ruidosamente. Então Nestor ergueu-se e dirigiu-lhes a palavra:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:22

— Nobre tidida, és o mais forte na guerra e no conselho, o melhor de todos os teus camaradas. Nenhum dos aqueus poderá censurar tuas palavras e muito menos refutá-las. Não chegaste, porém, ao fim da questão. És ainda jovem e podias ser meu filho, o mais moço, mas dás sábios conselhos aos reis da Hélade, pois falas em boa ordem. Agora eu, que posso me vangloriar se ser mais velho, falarei e exporei toda a questão, e ninguém poderá refutar minhas palavras, nem mesmo o majestoso Agamémnon. Sem grei, sem lei e sem pátria é aquele que ama a guerra civil, essa calamidade. Obedeçamos porém agora à negra Noite e preparemos o alimento, e que todas as sentinelas se reúnam no profundo fosso do lado de fora da muralha recém-construída. Assim ordeno aos jovens. Tu, porém, filho de Atreus, assume o comando, pois és o mais poderoso. Prepara um banquete para os mais velhos: isto te convém e te compete fazer. Tuas tendas estão cheias de vinho que os teus aliados trazem diariamente da Trácia. Todos os recursos da hospitalidade estão ao teu alcance, pois és rei de muitos homens. Então, quando muitos se tiverem reunido, obedece àquele que der o melhor conselho. Todos os aqueus têm grande necessidade de que seja bom e sábio, pois o inimigo acendeu muitas fogueiras bem perto dos navios. Quem pode regozijar-se com isso? Esta noite, ou destruirá o exército ou o preservará.

Foi ouvido, e todos o obedeceram. As sentinelas armadas ajuntaram-se, sem demora, em torno do príncipe Trasímedes, filho de Nestor, dos beócios Ascálafos e Iálmenos, filhos de Áres, também de Meríones, Afareus, Deípiros e Licômedes, filho do rei Créon, de Corinto. Sete foram os chefes dos guardas e cem jovens marcharam com cada um deles, empunhando as lanças. Saíram e foram se assentar entre o fosso e a muralha, e ali acenderam fogueiras e cada um preparou sua comida.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:22

Agamémnon, porém, convocou todos os anciãos dos aqueus, pelo menos os mais velhos e experientes, inclusive Fênix, da confiança do herói Aquiles, que costumava a fazer parte dos conselhos, para sua tenda, e colocou diante deles um lauto banquete. Eles estenderam as mãos para os alimentos que estavam preparados, diante de Agamémnon. Depois, porém, de terem satisfeito o desejo de comer e beber, o velho Nestor começou a aconselhá-los; amável e sensatamente, falou ao filho de Atreus:

— Agamémnon, contigo terminarei e contigo começarei, porque és senhor de muitos povos e Zeus te concedeu o cetro e o poder de te aconselhares em prol deles. Teu dever, portanto, consiste, acima de tudo, tanto em dizer o que tens no espírito como em ouvir e seguir o conselho de outro. Sempre que seu espírito o levar a falar para um correto objetivo, pois de ti dependerá o que ele começar. Agora direi o que me parece melhor. Eis que ninguém conceberá melhor conselho que este, que agora sustento como sustentei há muito tempo, desde que tu, rei nutrido por Zeus, mandaste tirar a donzela Briseis da tenda do irado Aquiles, de todo contra a nossa vontade, pois muitas vezes tentei dissuadir-te. Tu, porém, curvando-te ao teu perseverante desejo, injuriaste um homem excelente, honrado até mesmo pelos Imortais. Assim, tomaste e conservaste sua presa de guerra. Imaginemos, porém, mesmo agora, como poderemos persuadi-lo, apaziguando-o com presentes e palavras amáveis.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:23

— É, tens razão, não é mentira o que dizes sobre a minha rematada loucura. Fui cego e tolo, não nego que errei. Igual a muitos guerreiros é o homem que Zeus ama em seu coração, pois ele honrou esse homem e reduziu as hostes dos aqueus. Já, porém, que fui cego e tolo, obedecendo à paixão, estou disposto a arrepender-me e dar uma compensação. Diante de todos vós, nomeio os valiosos presentes: sete tripés não tocados pelo fogo, o peso de dez talentos de ouro, vinte reluzentes caldeirões e doze robustos e velozes cavalos. Terá riquezas, terá sua parte de precioso ouro o homem que tiver todos os prêmios que esses corcéis já me trouxeram. E darei sete mulheres hábeis no trabalho perfeito, mulheres de Lesbos, que escolhi entre minhas presas de guerra, quando tomei a formosa ilha, pois elas ultrapassam em beleza multidões de mulheres. Estas lhe darei e com elas irá a que tomei, a filha de Brises. E prestarei um juramento solene de que jamais entrei em seu leito ou me deitei com ela, como deitam os homens com as mulheres, esposas ou escravas. Tudo isso será feito sem demora, e, se mais tarde, os deuses permitirem que saqueemos a grande cidade de Príamos, que ele encha seu navio de muito ouro e bronze, depois de ter entrado em Tróia, quando nós, aqueus, dividiremos os despojos. Que ele escolha vinte mulheres troianas que sejam as mais belas.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:23

E continuou:

E se voltarmos à Árgos, a farta terra das messes, ele poderá ser meu genro e eu o honrarei tanto quanto a Orestes, meu filho, que está sendo criado regiamente. Três filhas tenho eu em minha casa: Crisotêmis, Electra e Ifigênia. Que ele conduza a que escolher para a casa de Peleus, como sua esposa, sem oferecer os dotes nupciais, se assim preferir. Dar-lhe-ei, porém, muitos presentes, tantos como nenhum outro homem já ofereceu com sua filha. Dar-lhe-ei sete belas cidades: Cardámile, Énope, Hira, Féres, Antéia, Epéia e Pédasos, todas perto do mar, próximas da arenosa Pilos. Nelas vivem homens ricos em carneiros e vacas, que o honrarão como um deus, oferecendo-lhe presentes e pagando-lhe tributos. Estas coisas dar-lhe-ei, se ele puser de lado a sua ira. Que ele se curve e se submeta a mim, já que sou mais majestoso e mais velho que ele.

Nestor complementou:

— Gloriosíssimo filho de Atreus, de modo algum desprezíveis são os presentes que ofereces a Aquiles. Vamos, mandemos, sem demora, homens escolhidos à tenda do pelida. Que obedeçam aqueles em que eu puser os olhos. Em primeiro lugar, que Fênix, dos dólopes, seja o chefe, depois o grande Ájax e Ulisses. Dos arautos, que sigam, também, Hódios e Euríbates. Trazei água para nossas mãos, e façamos um piedoso silêncio, a fim de que possamos orar a Zeus, na esperança de que se apiede de nós.

Sem demora, arautos derramaram água em suas mãos e jovens encheram de vinho as crateras transbordantes e, tendo executado os ritos da oferenda, serviram vinho nos copos de todos. Depois de terem derramado a libação e de beberem tanto quanto desejavam, saíram da tenda de Agamémnon, e Nestor, olhando para cada um por sua vez, pediu a todos, mas especialmente a Ulisses, para que tratassem de persuadir o admirável filho de Peleus.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:25

Assim, Ájax, Ulisses, os arautos Hódios e Euríbates e especialmente Fênix, amigo e mentor de Aquiles, seguiram ao longo da praia, erguendo preces aos deuses, a fim de que pudessem persuadi-lo. Cruzaram o extenso acampamento dos aqueus e chegaram às tendas e navios dos mirmidões. Lá, foram recebidos pelos sentinelas que guardavam uma espécie de quartel-general, algo muito parecido com uma pequena aldeia, cercada e bem protegida, e foram conduzidos na presença do filho de Peleus e neto de Éacos. Encontraram Aquiles alegrando o coração com uma sonora lira de barra prateada. Aquela lira era um dos despojos, quando destruíra a cidade do rei Eétion. Apenas Pátroclos estava sentado diante dele, em silêncio, esperando que Aquiles parasse de cantar. Os demais se encontravam entretidos com exercícios físicos, jogos, trabalhos manuais e outras atividades. Os enviados de Agamémnon avançaram, tendo à frente Ulisses, e pararam diante do herói. Extremamente surpreendido, Aquiles ainda empunhando a lira, levantou-se, e Pátroclos fez o mesmo. Aquiles saudou-os, apertando a mão de seus amigos Fênix e Ulisses.

— Sede bem-vindos. Vindes como amigos, e assim sois, pois, mesmo em minha ira, sois, para mim, os mais caros entre os aqueus.

Aquiles conduziu-os, dispensando os sentinelas, e fê-los sentar em cadeiras recobertas com tapetes de púrpura.

— Pátroclos, prepara uma grande cratera de misturar o vinho e faze a mistura bem forte, pois estes homens estão em minha casa e me são muito caros.

O filho de Menoécios obedeceu e levou ao fogo, ajudado pelas servas, uma grande vasilha e, nela, pôs o lombo de um carneiro e o de um gordo cabrito, e também o lombo de um gordo porco, cheio de gordura. Automédon segurou-os, enquanto Aquiles os trinchava. Cortou-os habilmente e colocou-os em espetos, e Pátroclos mandou que acendessem uma grande fogueira. Então, Pátroclos apressou-se em trazer aos visitantes uma jarra cheia de vinho.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:25

Depois do fogo ter-se consumido, Pátroclos espalhou as brasas e colocou os espetos do fogão. Depois que assou a carne e a colocou nos aparadores, Pátroclos trouxe pão e pô-lo numa mesa, em belos cestos; Aquiles serviu a carne. Ele mesmo fez Ulisses sentar-se junto da parede em frente e mandou que Pátroclos fizesse a oferenda aos deuses; este lançou as partes do sacrifício ao fogo. Então todos estenderam as mãos para os alimentos preparados. E, quando já haviam comido e bebido à vontade, Ájax fez um sinal a Fênix, mas Ulisses notou e, enchendo um copo de vinho, antecipou-se a Fênix, brindando ao pelida, para então dizer:

— À tua saúde, Aquiles.

E bebeu de um só gole. Pondo a taça vazia na mesa, continuou, antes que Fênix ainda tentasse expor seu objetivo:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:25

— Não nos faltam lautos banquetes, quer na tenda de Agamémnon, quer aqui e agora, eis que muitas viandas saborosas temos diante de nós. Os pormenores de um agradável festim não nos dizem respeito, porém: ao contrário, contemplamos a ruína completa e temos medo. Não sabemos se iremos salvar ou perder os navios, a não ser que te revistas de teu valor, eis que os troianos e seus aliados acamparam perto do acampamento e da muralha que construímos, acendendo muitas fogueiras. E dizem eles que não se deterão enquanto não atacarem os navios e os incendiarem. Zeus, filho de Cronos, envia-lhes augúrios favoráveis em seus raios, e Heitor, grandemente exultante em seu poderio, ataca furiosamente, confiando em Zeus e sem temer nem os homens nem os deuses. Uma fúria terrível o dominou. Ele faz preces para que a Aurora venha depressa, eis que ameaça cortar as altas popas dos navios e queimar seus cascos, e, quanto aos aqueus, matá-los todos, enquanto cumpram as ameaças e seja nosso destino morrer em Tróia, longe da Hélade. Avante, então, se queres, ainda que tarde, salvar os dânaos, que estão sendo esmagados sob a fúria dos troianos. A dor será também tua de agora em diante, nem há meio de encontrar remédio para um mal que já foi feito. Reflete, ao contrário, bem antes de tal desfecho, como poderás afastar dos gregos o dia da perdição.

Calou-se por um momento, fitando Aquiles nos olhos. E continuou:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:26

— Caro amigo, certamente, Peleus teu pai assim te aconselhou, no dia em que te mandou de Ftia para Agamémnon: que Atena e Héra dar-te-ia valor, se quisessem, mas que deverias guardar em teu peito um espírito cordial, eis que mais vale ser amistoso. Deverias evitar a ira e suas fatais conseqüências, para que tanto os jovens quanto os velhos, entre os gregos, poderiam honrar-te. Mas tu esqueceste seus conselhos. Ao menos agora, domina tua ira. Agamémnon promete a ti decorosos presentes se puseres de lado tua ira. E, se me escutares, eis quais os presentes ora em suas tendas que Agamémnon te promete: sete tripés não usados, o peso de dez talentos de ouro, vinte caldeirões reluzentes, doze dos melhores cavalos, conquistadores de prêmios. Terá riquezas, terás tua parte de precioso ouro, terá tudo quanto puderes possuindo esses corcéis maravilhosos. E dar-te-á sete mulheres, hábeis em todo tipo de trabalho, vindas de Lesbos conquistada; elas ultrapassam em beleza a todas as mulheres escravas dos aqueus. Com elas virá a que tomou de ti, a bela filha de Brises. E prestará um juramento solene de que jamais com ela se deitou, como fazem os senhores com suas esposas e escravas. Tudo isso se fará sem demora, e, caso Tróia for saqueada, encherás teu navio com todo ouro e todo bronze que puderes carregar. Escolherás vinte mulheres troianas, as mais belas depois de Helena. E, ao voltares à Pátria, poderás tornar-te genro de Agamémnon, pois ele te honrará como um filho e terás uma de suas filhas como esposa. A que escolheres entre suas três filhas, a levarás para a casa de teu pai, aonde reinarás ao seu lado, e não precisarás oferecer ao átrida os dotes nupciais. Ao invés, ele mesmo te dará muitos presentes, tantos que nenhum outro já recebeu ao casar-se.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:26

E complementou:

— E tem mais: dar-te-á sete das mais belas cidades do Peloponeso, que não são outras senão Cardámile, Énope... e a verdejante Hira... a formosa Epéia, e também Pédasos... a sagrada Féres... ah! e Antéia de muitos prados, todas na costa do mar, próximas da arenosa Pilos. Serás honrado como um deus, os povos te oferecerão presentes e te pagarão magníficos tributos.

Aquiles a tudo ouvia, atentamente. E Ulisses, levantando-se, continuou, realmente decidido a encabeçar aos demais:

— Estas coisas dar-te-á Agamémnon, se puseres de lado a tua ira. Se, porém, o filho de Atreus for muito odioso ao teu coração, ele e seus parentes, tem piedade, porém, do resto dos aqueus, acossados por todo o acampamento, que te reverenciarão como um deus. Certamente poderás conquistar grande glória aos seus olhos. Agora, poderias enfrentar Heitor, que investiria contra ti, em sua fúria, eis que não considera nenhum grego como seu igual, de todos que os navios aqui trouxeram.

Aquiles, já ansioso por falar, respondeu-lhe:

— Nobre filho de Laertes criado por Zeus, Ulisses de muitos ardis, devo recusar sem escrúpulo a oferta de Agamémnon, como sinto e como as coisas se darão, afim de que não fiqueis sentados perto de mim, enchendo os meus ouvidos de um lado e de outro. Eis que, para mim, tão odioso quanto as portas de Hádes é o homem que esconde uma coisa no coração e demonstra outra. Assim procedo como me parece ser melhor, e tenho ainda muito o que dizer a respeito.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:27

Suspirando, continuou:

— Não creio que o filho de Atreus, Agamémnon, ou outro grego me persuada, eis que não há gratidão para quem luta sem tréguas contra o inimigo. O quinhão foi o mesmo para o que ficou atrás e para o que lutou com denodo. O covarde e o herói foram honrados igualmente; o ocioso e o homem de muitos feitos devem morrer do mesmo modo. Não há vantagem para mim que meu coração tenha de sofrer o infortúnio por arriscar sempre a vida nas batalhas. Assim como a ave leva alimento no bico para o filhinho quando pode encontrá-lo, e deixa de comer ela própria, assim eu velei por muitas noites e combati em muitos dias sanguinolentos, enfrentando heróis que defendiam suas esposas. Doze cidades assaltei, com meus navios; a pé, assaltei onze, todas vizinhas de Tróia. De todas elas, tomei muitos valiosos tesouros e todos eles trouxe e entreguei a Agamémnon. E ele, que ficara atrás dos navios,, dividia-os um pouco, mas ficava com a maior parte para si mesmo. As outras presas que ele distribuiu entre os reis e os nobres são deles certamente; por quê? Só porque sou mais jovem? Somente de mim, entre todos os dânaos, ele tomou a bela amante e a reteve. Que fique com ela e se deleite...! Por que precisam os argivos da guerra contra os troianos?

E Aquiles, inclinando-se, dirigiu fixamente o olhar para o bom amigo Ulisses, dizendo:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:27

— Por que o filho de Atreus reuniu os homens e os trouxe aqui? Não foi por causa da loura Helena? São os filhos de Atreus os únicos homens mortais que amam suas esposas? Certamente, todo homem bem e prudente ama e trata bem a sua, mesmo eu amei a minha de todo o coração, embora a tenha conquistado com a lança. Agora, que ele a tomou de meus braços e me iludiu, que não me experimente, pois o conheço muito bem: não me conquistará. Ao contrário, Ulisses, que ele, contigo e com os outros reis, pense como protegerá os navios contra o fogo troiano. Ele já fez muita coisa sem mim: certamente, construiu um muro e abriu um fosso ao longo dele e levantou uma paliçada. No entanto, nem mesmo assim conseguirá deter o avanço de Heitor, o mais terrível dos troianos. Enquanto combati com os aqueus, Heitor não se atrevia a oferecer combate longe das muralhas, mas chegava apenas às portas escaneanas e ao carvalho. Ali, certa vez, me esperou sozinho e mal escapou de minha ira. Agora, porém, não lutarei contra Heitor. Amanhã, provavelmente, depois de ter feito sacrifícios a Zeus e aos outros deuses, e de ter carregado bem meus navios e me feito ao mar, podereis, se quiserdes, ver meus navios, muito cedo, navegando pelo Helesponto em direção do alto-mar. E se o Abalador da Terra permitir boa viagem, no terceiro dia chegarei à fértil Ftia, na Tessália, e lá reinarei com meu pai. Tenho muitas coisas que deixei quando vim para cá, e levarei ouro e bronze e belas mulheres, que constituíram o meu quinhão. O homem que me deu a presa de guerra, porém, tomou-a com insolência, o poderoso Agamémnon.

E, recuando, disse-lhe ainda:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:28

— Dize-lhe tudo isso, assim como te digo, Ulisses, abertamente, para que também os outros aqueus fiquem indignados, se ele espera ainda iludir algum outro homem, como sempre fez em sua imprudência. Por mais desavergonhado que seja, porém, ele não se atreveria a encarar-me de perto. Não participarei, ao seu lado, de conselhos e de ações, eis que ele me iludiu e pecou contra mim, e não poderia de novo iludir-me com palavras. Que siga seu caminho, longe de mim, pois Zeus, o conselheiro, privou-o de seu senso. Seus presentes me são odiosos e não lhes dou valor. Nem mesmo se ele me desse dez ou vinte vezes mais, e se pudesse obter quantidade maior tanto quanto existe em Orcômenos ou Tebas no Egito, onde há riqueza em abundância nas casas, nem mesmo se ele me desse tantos presentes como a areia ou o pó, nem mesmo assim poderia Agamémnon persuadir meu coração, antes de haver reparado todo o seu revoltante ultraje. Não me casarei com uma filha de Agamémnon, ainda mesmo se ela se rivalizasse com Afrodite em beleza e fosse igual em habilidades a Atena. Que ele escolha algum outro herói, alguém que esteja à sua altura e seja mais importante do que sou. Se os deuses me preservarem, e eu chegar à minha Pátria, meu próprio pai, Peleus, procurará uma esposa para mim. Há muitas filhas da Acaia e na Ftia. Muitas vezes, ali meu nobre coração me impelia a escolher uma esposa, apesar de tão jovem, uma digna companheira, para regozijar-me com a riqueza que o velho meu pai conquistou. Nem tudo que dizem, que Ílion possuía nos dias de paz, antes da chegada dos aqueus, nem tudo que as muralhas de pedra de Apolo, guardam dentro da rochosa Pitos, vale, para mim, a minha vida. Pelo saque, podem-se conquistar vacas e carneiros, e, por compra, podem-se ganhar tripés e cavalos, mas a alma do homem não pode ser conquistada ou comprada, para que possa voltar depois de ter passado através dos dentes.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:29

E continuou:

— Eis que minha mãe, Tétis, diz que dois destinos me conduzem à Morte. Se eu aqui ficar e combater em torno da cidade de Tróia, não regressarei jamais, mas minha glória será imperecível; se, porém, eu regressar à querida Pátria, minha fama gloriosa estará perdida, mas minha vida será longa, e morrerei de desgosto, como um rei, mas sem amigos e sem glória, sem fama, apenas um rei ao trono, mas sem poder. Também os outros aconselharei a voltar à Pátria, eis que jamais, agora, alcançareis o objetivo da majestosa Ílion, pois certamente o tronante Zeus estende o braço sobre ela, e seus homens se encorajaram.

Aquiles levantou-se e apontou para fora da tenda, e disse aos emissários de Agamémnon:

— Ide, pois, e transmiti esta mensagem a todos os chefes dos aqueus, para que eles possam conceber melhor conselho em seus corações, que salvem seus navios e as hostes, já que o plano que agora conceberam não poderá ser realizado; pois continuarei entregue à minha ira. Quanto a ti, Fênix, meu amigo, fica e dorme conosco, a fim de que possa regressar comigo, amanhã, se assim quiseres, pois não te reterei contra a tua vontade.

Todos permaneceram em silêncio, refletindo sobre suas palavras. Afinal, o velho Fênix, em lágrimas, assim lhe falou:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:31

— Se em verdade ainda pensas, no teu coração, em regressar, Aquiles, e se não estás disposto a afastar dos navios as tochas troianas, já que a ira caiu sobre ti, como poderia abandonar-te? O bom rei Peleus mandou-me contigo, no dia em que te enviou, ainda muito jovem, de Ftia para Agamémnon, quando nada ainda conhecias da guerra, que envolve a todos igualmente, nem dos conselhos onde os homens adquirem fama. Ele me mandou, portanto, para ensinar-te todas essas coisas: a ser um bom orador e um bom executante de ações. Não desejaria, pois, ser abandonado por ti, mesmo comandando os meus dólopes, nem mesmo se o próprio Zeus prometesse apagar minha idade e tornar-me jovem de novo, como quando, pela primeira vez, saí da Hélade, fugindo da ira de meu pai, Amíntor, que estava irado comigo por causa de sua concubina, que ele próprio amava, ultrajando, assim, sua esposa minha mãe.

E continuou, levantando-se do assento:

— Minha mãe constantemente apertava meus joelhos, pedindo-me para me deitar com a concubina, a fim de que ela passasse a odiar o velho. Atendi-a e fiz o que queria, mas meu pai, logo que descobriu, lançou muitas maldições e invocou as odientas Erínias, para que jamais sobre os meus joelhos se sentasse um filho meu. E os deuses ouviram suas maldições, Hades do mundo subterrâneo e a terrível Perséfone. Então, o espírito em meu peito já não pôde suportar viver no palácio de meu pai. Muitos amigos e parentes pediram-me para não abandonar aquele lugar, e mataram muitos carneiros e bois, e muitos porcos, foram assados nas chamas de Hefaístos e muito vinho foi bebido das jarras do velho. Durante nove noites, eles ficaram ao meu lado, noites inteiras. Mantinham-se em vigília, por turnos, e as fogueiras jamais se apagavam, uma na varanda do pátio bem cercado e outra no vestíbulo diante das portas de meu aposento.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:31

E acrescentou:

— Quando, porém, desceu a décima noite, quebrei as portas de meu aposento e fugi. Facilmente, galguei a cerca do pátio, sem ser visto pelos guardas e pelas mulheres da casa. Depois, fui para longe, através da Hélade, com seus amplos terreiros de dança, e cheguei à fértil Ftia, mãe dos rebanhos, junto ao rei Peleus. Ele recebeu-me com bondade e amou-me como um pai ama seu único filho, no meio de riquezas, e me tornou rico e me deu muitos homens para comandar, e um reino para reinar. Vivi nas fronteiras de Ftiótis, governando os dólopes. para tua atual grandeza, eu te eduquei, Aquiles, amando-te, pois com nenhum outro ias jantar ou cear no palácio, até que eu te pusesse em meus joelhos e cortasse a carne, te desse de comer e pusesse o vinho em teus lábios. Muitas vezes, molhaste a túnica sobre a minha veste, derramando o vinho com teu descuido infantil. Muito trabalhei e sofri por ti, pensando que os deuses jamais me dariam um filho: tornei-te meu filho, Aquiles, para que algum dia tu afastasses de mim a imprevisível desgraça. Agora, domina teu grande espírito, pois não podes ter um coração que desconhece a piedade, eis que os próprios deuses podem ser aplacados, embora sua excelência, honra e poder sejam ainda maiores. Com sacrifícios e preces amáveis, com libações e a fumaça das oferendas, os homens os conquistam pelas súplicas, quando alguém transgrediu e errou. Eis que há as Litês, filhas do grande Zeus, coxas e enrugadas, que olham de soslaio e seguem, perturbadas, a cega deusa Ate, poderosa e de pés ligeiros, que corre na frente de todos, para chegar a todas as partes da Terra e fazer mal aos homens, e as Litês remediam as feridas que ela deixa. Sempre, porém, que alguém as repele grosseiramente, elas vão em procura de Zeus, o filho de Cronos, e imploram que a Destruição o siga e o faça sofrer até a chegada da Morte.

E, estendendo os braços a Aquiles, disse:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:32

— Vem, bom Aquiles, faze também tu que grandes honrarias acompanhem as filhas de Zeus, e honrarias que fazem curvar a vontade também das outras criaturas. Se o filho de Atreus não estivesse enviando presentes e prometendo outros mais, e sim persistindo em sua ira, eu não te pediria para por de lado teu rancor, e proteger os argivos, embora eles disso necessitassem. Agora, porém, ele muito te dá, e te promete ainda mais, escolheu os melhores das hostes dos aqueus para procurar-te, aqueles mesmos que te são mais caros entre os filhos do pai Héleno. Não desprezes suas palavras e sua vinda. Não é censurável o rancor que te dominou até agora. Tais eram, segundo temos ouvido dizer, as ações gloriosas dos heroicos homens da antiguidade, quando uma ira furiosa os dominava: não se deixavam mover por presentes, nem se influenciar pelas palavras. Lembro-me de um fato que aconteceu há muito tempo, e não agora, e como aconteceu. Vou contá-lo a todos vós, meus amigos.

Tornou a sentar-se e continuou:

— Os curetes e os etólios, fortes na batalha, combatiam em torno da cidade de Cálidon, espoliando-se uns aos outros. Os etólios defendiam a bela Cálidon e os curetes de Apolo estavam ansiosos por saqueá-la. Ártemis, do trono de ouro, lançara a maldição sobre os etólios, irada porque Oineus não oferecera o sacrifício da colheita em seu pomar: os outros deuses regozijaram-se com os sacrifícios e somente à filha do grande Zeus ele não fizera oferenda, quer porque se tivesse esquecido,, quer deliberadamente. De qualquer modo, cometeu uma loucura. A Caçadora,, em sua ira, mandou um javali de presas reluzentes, um forte e enorme animal, que causou grandes estragos ao pomar de Oineus. Arrancou muitas árvores frondosas, com raízes e tudo, e cobriu o chão com as flores das árvores. Meléagros, filho do rei, o matou, reunindo caçadores e cães de caça de muitas cidades, pois não teria sido possível matá-lo com poucos homens, tão grande ele era, e a muitos ele enviou para a pira funerária.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:32

Fênix, muito inspirado, continuou:

— Entre os heróis caçadores estiveram Drias, filho de Áres, Ídas e Linces, filhos de Afareus, Cástor e Polideuces, irmãos de Helena, Admetos, filho de Féres, Anceus e Cefeus, filhos de Licurgos, o herói Teseus, de Atenas, Jáson de Iolcos, o grande Héracles e seu irmão Íficles, o herói Píritous, filho de Íxion, Télamon, famoso pai de Ájax, o guerreiro e sacerdote Anfiaraus, os filhos de Téstios e tios de Meléagros, a caçadora Atalanta, filha de Choeneus da Arcádia, inclusive teu famoso pai Peleus, grande herói daquela época. Ártemis provocou uma desavença por causa da cabeça e do áspero couro do javali, entre os curetes e os etólios. Ora, enquanto lutou Meléagros, calamidades pesaram sobre os curetes protegidos de Apolo, que não podiam ficar do lado de fora das muralhas, embora fossem numerosos, mas, quando Meléagros foi dominado pela ira, que dilata o coração de outros, mesmo notáveis por sua sabedoria, tornando-o pequeno para caber no peito, ele, irado no coração contra sua mãe Altéia, deixou-se ficar inerte ao lado de sua esposa, a bela Cleópatra, filha de Marpessa e neta do rio Évenos, e filha também de Ídas, que foi o mais poderoso homem da Terra, depois de Héracles, em verdade ele levantou seu arco contra Apolo, para conquistar a noiva. E, naquela época, o pai e a majestosa mãe a chamavam, dentro de seu palácio, pelo nome de Alcíone, porque sua mãe, sofrendo o destino da desventurada Alcíone, chorava, por ter Apolo levado Marpessa; junto de Cleópatra estava Meléagros, acalentando a ira em seu coração furioso com as maldições maternas, pois, em seu sofrimento pelo assassinato do irmão, ela invocara os deuses com muitas maldições, e, muitas vezes, ajoelhada, o colo coberto de lágrimas, batendo as mãos no chão, chamou Hades e a terrível Perséfone, pedindo-lhes que trouxessem a Morte ao seu filho, e a Erínia que caminha na escuridão ouviu-a no Érebos.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:33

Fênix tinha muito ainda a acrescentar:

— Dentro em pouco, os clamores e gritos dos guerreiros se elevaram acima das portas, quando as torres foram atingidas e os melhores dos etólios enviaram os mais nobres sacerdotes para pedir a Meléagros que voltasse a combater com eles, prometendo-lhe grandes recompensas. No local onde é mais fértil a planície da bela Caledônia, pediram-lhe que escolhesse um lote excelente de cinqüenta jeiras, metade de terras para vinhedos e metade de bosques para semeadura. O velho cavaleiro Oineus implorou-lhe muitas vezes, no limiar de sua câmara, pediu ao filho. Seus irmãos e a majestosa rainha juntaram suas súplicas, mas ele se recusou sempre. Muitas vezes, seus camaradas lhe pediram, aqueles que eram os melhores e mais queridos amigos, mas nem mesmo assim conseguiram persuadir o coração dentro de seu peito, até que seus próprios aposentos foram muitas vezes abalados, e os curetes subiram às torres e incendiaram a grande cidade. Então, a bela esposa de Meléagros implorou-lhe, com lamentações, e expôs-lhe todas as desgraças que caem sobre os homens cuja cidadela é capturada. Os homens são mortos e o fogo destrói a cidade e outros levam as crianças e as mulheres. O coração de Meléagros comoveu-se, ao ouvir aquelas calamidades, e ele cingiu a reluzente armadura. Assim, ele afastou dos etólios o dia da provação, mas eles já não lhe deram amáveis presentes, embora livres das calamidades. Peço-te em meu nome, que não acalentes tais planos na alma e não deixes um espírito maligno arrastar-te para aquele caminho, pois seria mais difícil proteger os navios quando eles já estivessem começando a se queimar. Aceita os presentes, pois os aqueus te honrarão como um deus, mas se entrares sem os presentes na guerra não terás tais honras, mesmo quando terminar o cerco em Tróia.

Aquiles respondeu-lhe, afavelmente:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:34

— Fênix, venerável pai, nutrido por Zeus, não tenho necessidade dessa honra. Penso que já fui honrado por decreto de Zeus, que permanecerá comigo junto dos navios, enquanto a respiração permanecer em meu peito e meus joelhos puderem mover-se. Outra coisa dir-te-ei e deves guardá-la em teu coração: não perturbes minha alma com pesares e lamentações por causa do heroico filho de Atreus. Não deves amá-lo, a não ser que queiras contar com meu ódio, quando te amo como um pai. Deverias querer aqueles que me querem. Governa como meu igual, compartilha metade de minhas honras. Estes homens levarão minha resposta, mas tu deves permanecer aqui comigo e deitar-te em um leito confortável, e, quando a Aurora surgir, deliberaremos se devemos regressar ou aqui continuar ainda por algum tempo.

Assim falou, e fez sinal a Pátroclos, franzido a testa e sem nada dizer, para preparar um leito para Fênix, a fim de que os outros resolvessem sair da tenda sem demora. E Ájax, filho de Télamon, propôs:

— Vamos embora, Ulisses, retiremo-nos: parece-me que o objetivo de nossas palavras não pôde ser alcançado desse modo. Devemos, com toda a pressa, levar aos gregos a resposta de Aquiles, embora ela não seja boa, pois, sem dúvida eles a estão aguardando. Aquiles, porém, tornou seu espírito selvagem, e não se preocupa com os amigos que o honraram acima de todos, impiedoso que é. Os homens aceitam, sem demora, dinheiro daquele que matou seu irmão ou seu filho, e o assassino permanece entre o povo depois de ter pago um grande resgate, e o coração e o espírito ousado dos parentes se contêm, quando recebem o resgate. Os deuses, entretanto, tornaram a ira em teu peito, Aquiles, implacável e amarga, por causa de uma única donzela, enquanto muitas se encontram à disposição. Agora, oferecemos-te sete das melhores e muita coisa mais. Mostra-te brando de coração e reverencia tua Pátria; nós, das hostes gregas, estamos debaixo de teu teto: queremos ser teus mais chegados e caros amigos, entre todos os outros aqueus.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:34

Aquiles respondeu:

— Ájax, tudo que disseste está de acordo com o meu próprio coração, que está inchado de tanto ódio, quando me lembro dos insultos lançados contra mim, entre os argivos, pelo átrida, como se eu fosse um vagabundo indigno de consideração. Ide, agora, e levai a mensagem. Não cuidarei da guerra enquanto Heitor não chegar às tendas e aos navios dos mirmidões, matando meus homens e deitando fogo à nossa frota. Em minha própria tenda e nos navios espero deter Heitor, ávido de sangue.

Então, cada um deles tomou uma taça e derramou a libação, e depois voltaram aos navios, indo Ulisses na frente, depois Ájax e os arautos. Pátroclos, porém, fez com que seus camaradas e as servas preparassem, a toda pressa, um leito par Fênix. Eles obedeceram e fizeram como ele ordenou: um velocino, um manto e um belo pano de linho. Ali se deitou o velho e aguardou a chegada da Aurora. Aquiles, porém, dormiu no canto mais interno de sua tenda. Ao seu lado dormiu a bela Diómede, filha de Forbas, que trouxera de Lesbos. E Pátroclos deitou-se do outro lado, junto de Ífis, que Aquiles lhe dera quando tomou a alcantilada Ciros, cidade de Enieus.

Na mesma noite, quando os outros entraram na tenda de Agamémnon, os príncipes reunidos ergueram-se e, segurando as taças de ouro, eles indagaram qual era a mensagem que traziam. Agamémnon foi o primeiro a perguntar:

— Dize, Ulisses, se ele está disposto a afastar o fogo dos navios, ou se recusou. A ira ainda domina seu espírito?

— Sim.

E um tumulto tomou conta da tenda do átrida, interrompido pelas palavras seguintes do filho de Laertes.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:35

— Gloriosíssimo Agamémnon, seu ódio não se apaziguou: ele está cheio de rancor e rejeita tuas palavras e teus presentes. Diz que deves resolver, entre os argivos, como salvar os navios e os homens. Ameaçou mesmo arrastar para o mar, ao amanhecer, seus recurvados navios. E diz que aconselharia os outros a voltar à Pátria também, já que jamais, diz ele, alcançaremos o objetivo de incendiar Ílion, pois certamente Zeus estendeu os braços sobre a cidade e incitou a coragem dos troianos. Assim falou ele. Os que foram comigo também estão aqui para confirmar, Ájax e os dois outros arautos, mas Aquiles conseguiu convencer Fênix a ficar lá durante esta noite, para que possa também partir em direção da Hélade, amanhã, se assim for o seu desejo, pois não o levará contra a sua vontade.

Todos permaneceram em silêncio, refletindo sobre suas palavras, eis que ele lhes falara com veemência. Mas, finalmente, falou Diómedes:

— Filho de Atreus, oxalá não tivesses implorado a Aquiles, oferecendo-lhe inúmeros presentes, pois ele já é bastante orgulhoso sem isso. Agora, exaltaste ainda mais seu orgulho. Esqueçamos dele, sem nos importunarmos se parta ou se fique. Ele lutará quando os deuses o incitarem. Agora, porém, façamos o que digo: ide para o leito, depois de terdes vos alimentado. Ao aparecer a bela Aurora, preparai, sem demora, as hostes e os cavalos e levai-os para diante de nossos navios e sede vós os primeiros na linha de combate.

E os reis o aplaudiram, admirando as palavras decisivas de Diómedes. Em seguida, derramaram as libações, e cada um foi para a sua tenda, a fim de descansar para então enfrentar, no outro dia, mais uma árdua batalha.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:35

DÓLON E RESOS

Os chefes dos aqueus dormiram durante toda a noite junto dos navios, dominados pelo deus Hipnos, o Sono, e por Morfeus, os Sonhos. O doce Sono, porém, não dominou Agamémnon, que ponderava muitas coisas em seu coração, tão fortes eram os suspiros do peito do rei. Sempre que olhava para a planície de Tróade, maravilhava-se com as muitas fogueiras que se queimavam diante de Ílion e com os sons das flautas e gaitas e as vozes dos homens. Quando, porém, olhava para os navios e as hostes gregas, agonizava e levantava os braços a Zeus, gemendo profundamente. Logo, teve a ideia de procurar Nestor, na esperança de que, com sua ajuda, pudesse organizar algum plano perfeito. Então, vestindo a túnica, calçou as sandálias e envolveu-se na pele de um leão, que lhe chegava até os pés.

Também Menelaus tremia, não conseguia descansar, receando que uma desgraça acontecesse aos seus amigos e aliados, que, por sua causa, haviam vindo a Tróia, para fazer guerra. Primeiro, cobriu os ombros com uma pele de leopardo, em seguida pôs na cabeça um elmo de bronze e empunhou a lança. Depois, foi acordar o irmão. Entretanto, encontrou-o pondo sua bela couraça nos ombros. Agamémnon alegrou-se ao vê-lo aproximar-se e entrar em sua tenda. Menelaus falou primeiro:

— Irmão, por que estás te armando assim? Vais mandar algum de nossos camaradas como espião entre os troianos? Receio muito que ninguém execute essa missão para ti: a de ir sozinho para espionar os nossos inimigos. Precisará ser ousado quem o fizer.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:36

— Menelaus, tanto eu como tu temos necessidade de conselhos sensatos, que nos protejam e salvem os argivos e os navios, já que mudou o coração de Zeus, que tem se regozijado mais com as oferendas de Heitor. Eis que nunca vi ou ouvi falar de um homem que, num dia, infligisse tanto mal, quanto Heitor infligiu aos filhos da Hélade, sozinho, não sendo filho de alguma deusa ou deus. Realizou feitos que, segundo penso, prejudicarão os argivos por muito tempo, tantos foram os males que infligiu. Vem, meu irmão, corramos depressa e convoquemos Ájax e Idomeneus; eu irei também procurar Nestor, a fim de pedir-lhe que se levante, se está disposto a procurar nossa brava companhia de guardas e dar instruções. Eles irão obedecer de boa-vontade, pois seu filho e Meríones, dos cretenses, comandam os guardas; a eles, principalmente, demos tal encargo.

— Que ordem ou comando tens para mim? Ficarei com esses homens, esperando até que regresses, ou irei procurar-te, depois de ter dado aos outros as devidas ordens?

— Fica aqui, para que não extraviemos um do outro, pois há muitos caminhos através do acampamento. Para onde quer que fores, convoca os homens e faze com que se levantem, chamando cada um pelo seu nome e pelo nome de seu pai, de acordo com o seu nascimento, honrando todos: e não sejas orgulhoso, mas trabalhemos também. Certamente, Zeus nos lançou estas cruéis tribulações por causa do nosso nascimento.

E Agamémnon, empunhando a lança, rumou para a tenda de Nestor. Encontrou-o dormindo. Ao lado, estavam suas armas, um escudo, duas lanças e o reluzente elmo. O velho rei, assustado, acordou e, apoiando-se no cotovelo, ergueu-se, levantou a cabeça e, meio zonzo, perguntou:

— Quem és tu, que andas perambulante através do acampamento à noite, quando dormem os outros? Procuras alguma mula ou algum dos vossos camaradas? Fala, que desejas?
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Hermes Trismegistus 3/3/2021, 02:36

— Não me reconheces, Nestor? Sou Agamémnon, a quem Zeus manda mais tribulações que a todos os homens, constantemente, enquanto houver respiração em meus pulmões e meus joelhos puderem mover-se. Estou andando desse modo porque o Sono não desce sobre meus olhos, e estou perturbado pela guerra e pelos males dos aqueus. Receio terrivelmente por eles; sinto-me profundamente abatido. O coração pula para fora de meu peito e meus membros tremem.

Nestor começou a levantar-se, quando o átrida concluiu:

— Vem, se estás disposto a fazer algo, eis que o Sono não vem doce mesmo a ti, pois te envia também os Pesadelos: vamos procurar os guardas, para ver se não adormecem, vencidos pelo cansaço, esquecendo-se de seus deveres. O inimigo está acampado muito perto: ao que parece, está disposto a oferecer combate durante a noite.

— Agamémnon, Zeus não executará todos os planos de Heitor, tudo que ele agora espera. Acho que ele sofrerá novas provações, se Aquiles afastar seu violento rancor. Certamente, irei contigo, e despertemos Diómedes, Ulisses, Ájax, filho de Oíleo, e o valente filho de Fileus. Alguém deverá ir chamá-los. Ah! não podemos esquecer de Ájax telamônio e o senhor Idomeneus, pois seus navios estão mais afastados. Censurarei Menelaus, embora seja meu honrado amigo e embora não fiques satisfeito, mas não escondo minha irritação por saber que dorme enquanto tu tanto te preocupas. Ele deveria estar agora empenhado em convocar todos os nobres, eis que estamos em uma situação que não pode mais ser suportada.

— Venerável filho de Neleus, em outra ocasião eu mesmo te teria mandado ir acordá-lo, pois muitas vezes ele se mostra negligente e inativo, não que se curve à indolência ou à estultícia, mas sim porque me acompanha e espera minha iniciativa. Agora, porém, ele acordou antes de mim e foi para o meu lado. Mandei-o convocar aqueles que te referiste. Vamos: iremos encontrá-lo diante das portas, entre os guardas, onde mandei que se reunissem.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

A Guerra de Tróia - Página 16 Empty Re: A Guerra de Tróia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 16 de 36 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17 ... 26 ... 36  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos