Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mundo da Música

+17
Pedroca Reis
Bibi
Norman, o herege
Eugene Hector
Lilith
Arcano
Freud explica
Necromante
Trovador
Frederico Mercúrio
Gigaview
Flautista de Hamelin
Siegfried
sombriobyte
kbr
MultiVerso
Alquimista
21 participantes

Página 4 de 12 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 10, 11, 12  Seguinte

Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por Flautista de Hamelin 1/5/2019, 16:33


Siegfried, estive em Saint Eustache várias vezes, escutando o coro de lá - uma maravilha!! Era Padre Martin que o dirigia.

Quanto a Rameau, ninguém pode teimar comigo quando se fala dele. Sabem por que?? Morei em Dijon, França, Rue Vaillant n. 5. FOI NESSA CASA QUE ELE NASCEU! NA ENTRADA HÁ UM ARCO COM OS DIZERES "AQUI NASCEU ETC ETC".

Já ouvi Les Indes no lugar em que o autor nasceu!! Emoção emocionante!!
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por Siegfried 1/5/2019, 19:53


Flautista,
Oquei, que lindo. Mas, diga-me, o que você acha de Platée?
Há passagem mais genial do que:
"C'est moi, c'est la Folie que vient détruire la lyre d'Apollon!" icon_question
Siegfried
Siegfried

Mensagens : 210

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por Siegfried 1/5/2019, 19:54


Alguém sabe detalhes da biografia de Rameau? Sua "impopularidade" talvez tenha alguma coisa a ver com ela - e é uma pena que não seja tão conhecido, já que é genial.

Evviva Rameau!
Siegfried
Siegfried

Mensagens : 210

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por sombriobyte 1/5/2019, 22:18


A biografia de Rameau é complicadíssima. Foi músico durante toda a vida, mas só começou a fazer sucesso aos 50 anos, foi criticado por ser muito revolucionário e ao mesmo tempo por ser reacionário...

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por sombriobyte 1/5/2019, 22:21


Um caso interessante na biografia de Rameau é a Querelle des Bouffons, ou Querela dos Bufões.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por Alquimista 2/5/2019, 00:40


Christophe Rousset, Les Cyclopes de Jean-Philippe Rameau! Esplêndido!

Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por Alquimista 2/5/2019, 00:43


O próprio fato de Rameau não ser muito popular já contribui para aumentar sua dificuldade. Pois o difícil está muito ligado ao que não se faz, não se está acostumado.

E devemos lembrar que Platée mesmo não é uma ópera muito tranquila, seu humor é crudelíssimo, e as exigências cênicas não agradariam a maioria das estrelas da ópera, pois apareceriam em situações bastante constrangedoras: vestido de lesma, batráquio, engatinhando... Tudo isso unido a uma das músicas mais fantásticas já escritas.

Aliás, eu diria que o período de Rameau foi o mais rico não apenas da música francesa, mas talvez de toda sua cultura.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por Alquimista 2/5/2019, 01:29


Sobre a biografia de Rameau, há uma passagem deveras curiosa.

O barão de Gleichen menciona:

''Ouvi Rameau e um velho parente de um embaixador francês em Veneza testemunhando haverem conhecido M. de St. Germain em 1710, quando ele tinha a aparência de um homem de cinquenta anos de idade.''

O tal ''M. de St. Germain'' era ninguém menos que o misterioso Conde de Saint Germain, o homem que, segundo o Imperador Frederico, o Grande, ''nunca morre''.

O que o barão de Gleichen quis dizer é que o compositor Rameau recordava-se de ter visto o Conde de Saint Germain em 1710, data em que o conde aparentava ter certa de cinquenta anos, um pouco mais do que em 1743.

Ou seja, o conde não havia mudado seu aspecto desde 1710, e até parecia ainda mais novo!
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por sombriobyte 3/5/2019, 02:27


Não conhecia essa do Graf von Saint Germain.

Um dado interessante, que Roland de Candé conta em sua História Universal da Músic: o sucesso de Castor e Pollux, em 1737, levou o rival Mouret à loucura: teve que ser internado em Charenton.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por Alquimista 5/5/2019, 02:15


TRÍTONO - DIABOLUS IN MUSICA

É interessante como a junção de duas notas pode gerar tanto assunto e tanta discussão, e tanta coisa.

Bem, para os que não sabem o trítono é o intervalo de três tons, a oitava dividida ao meio, a dissonância máxima. Na Idade Média, adquiriu esse apelido (Diabolus in musica) e foi constantemente evitado pelos compositores medievais.

Ele tanto foi evitado que anulou um modo antigo, o de começo em Si, onde sua quinta aumentada (normalmente uma consonância perfeita) caía exatamente no trítono. Isso pode parecer meio técnico demais, mas vai cair em outro plano.

No sistema tonal, ele mudou de figura e passou a ser o ponto articulador do discurso, isto é, se antes ele era evitado, agora ele era essencial, partindo daí a teoria da música "clássica" ter um caráter faustiano, a dúvida entre o divino e o demoníaco. Já o sistema atonal o equaliza às demais, isto deu margem à obra de Thomas Mann, Dr. Fausto, uma das maiores obras primas deste século que vai se acabando. Segundo o livro (isto não está claro) isto representou não apenas o fim do sistema tonal, mas também o fim de todo um pensamento antagônico, que o homem carregava desde o humanismo. Taí um tema para falar exatamente do caráter filosófico e metafísico da música.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por sombriobyte 5/5/2019, 02:52


O Tritono é interessante matematicamente porque é o unico intervalo cuja inversão é ele mesmo.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por sombriobyte 5/5/2019, 02:54


O Trítono, o meu professor de harmonia e contraponto sempre falava essas coisas dele.

Uma coisa que você não levantou, Alquimista, foi o fato do trítono ser uma espécie de parâmetro para a habilidade do compositor, existem tantas maneiras diferentes de resolvê-lo, e é tão fascinante... Um recurso muito usado pelos medíocres é descer um semitom e transformá-lo na terça maior (da mesma forma que a sétima maior expõe ainda mais a ruindade do compositor quando ele a transforma numa oitava), eu gosto muito do recurso da sexta napolitana, Bach é um gênio, concordam?

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por sombriobyte 5/5/2019, 02:56


Lembrei de uns bordões do meu professor:

"Olha só que coisa louca, com o aparecimento do trítono, o bom intérprete passou a significar o mito de que ele fez um pacto com o diabo."

"Debussy era ateu, a escala hexafônica utilizada por ele é a que mais se vale de trítonos."

Tchaus em Dós e em Fás-Sustenidos!

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por sombriobyte 5/5/2019, 02:57


Ou melhor, Fá-Si para o Siegfried, Fá-Mi para o Alquimista e Fá-Lá para o resto!

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por Siegfried 5/5/2019, 16:16


Meus colegas de composição me chamam de "o Rei do tritono e das segundas menores". Tenho um queda pela harmonia ambígua que esses intervalos geram numa música atonal.

Fá-si para a moçada
Siegfried
Siegfried

Mensagens : 210

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por Alquimista 6/5/2019, 01:02

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): A Flauta Mágica

ATO I:

Mundo da Música - Página 4 Flauta1-Serpiente-l
O Príncipe Tamino é atacado por uma serpente

Mundo da Música - Página 4 Flauta2-Damas-l
Tamino cai inconsciente e as três damas vencem a serpente

Mundo da Música - Página 4 Flauta3-Papageno-l
Tamino desperta e encontra Papageno

Mundo da Música - Página 4 Flauta4-retrato-l
As damas reaparecem e castigam Papageno e mostram o retrato de Pamina a Tamino

Mundo da Música - Página 4 Flauta5-reina-l
A Rainha da Noite conta a Tamino que Pamina sua filha foi sequestrada por Sarastro

Mundo da Música - Página 4 Flauta6-instrumentos-l
Papageno é perdoado e as Damas dão a Tamino uma flauta e a Papageno uma campainha mágica

Mundo da Música - Página 4 Flauta7a-Monostatos-l
Papageno encontra Pamina sendo guardada por Monostatos e conta que Tamino está a sua procura

Mundo da Música - Página 4 Flauta7-3muchachos-l
Tamino é conduzido por três crianças ao palácio de Sarastro

Mundo da Música - Página 4 Flauta8-orador-l
Tamino se encontra em frente a um templo com três portas: a da sabedoria a da razão e da natureza. Um sacerdote diz que Sarastro não é mau

Mundo da Música - Página 4 Flauta11-animales-l
Algumas vozes dizem a Tamino que a princesa esta viva, toca a flauta e os animais saem da floresta para o ouvir

Mundo da Música - Página 4 Flauta12-campanillas-l
Pamina e Papageno ouvem a flauta e vão ao palácio, são perseguidos e Papageno toca a campainha fazendo os perseguidores dançar sem parar

Mundo da Música - Página 4 Flauta13-Sarastro-l
Sarastro chega em um carro guiado por leões

Mundo da Música - Página 4 Flauta14-pruebas-l
Sarastro diz a Tamino e Papageno que se quiserem levar Pamina devem se submeter a provas

Mundo da Música - Página 4 1-sacerdotes-p
Sarastro e os Sacerdotes decidem submeter Pamino e Papageno a algumas provas

http://playmopera.com/operas/mozart/flauta/


Última edição por Alquimista em 18/7/2021, 04:05, editado 2 vez(es)
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por Alquimista 6/5/2019, 01:10

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): A Flauta Mágica

ATO II:

Mundo da Música - Página 4 3A-antorchas-p
Tamino promete vencer as provas por amor a Pamina e Papageno por uma esposa

Mundo da Música - Página 4 5-REINA-luz-p
Aparece a Rainha da Noite e Monostatos foge e ela manda Pamina matar Sarastro

Mundo da Música - Página 4 8B-viene-vieja-p
Aparece uma velha que diz a Papageno que tem 18 anos. Ele não entende nada

Mundo da Música - Página 4 10-Pamina-silencio-p
Aparece Pamina que escutou a flauta, mas Tamino não pode falar com ela então ela crê que ele não a quer mais

Mundo da Música - Página 4 11-rito-p
Os sacerdotes preparam um ritual de fogo e água

Mundo da Música - Página 4 13-vieja
Papageno não passa na prova do silêncio, mas pode se casar com a velha. Ele aceita

Mundo da Música - Página 4 14-Papagena-p
Então a Velha se transforma na bela Papagena

Mundo da Música - Página 4 17-fuego-p
Pamina é digna de fazer a prova do fogo junto com Tamino

Mundo da Música - Página 4 18-agua-p
Com a ajuda da flauta mágica, os dois vencem a prova da água

Mundo da Música - Página 4 19-papapapa-p
Papageno encontra sua amada e cantam o adorável pa-pa-pa-pa-pageno…

Mundo da Música - Página 4 20-lucha-p
Monostatos se une a Rainha da Noite para atacar o Templo, mas são vencidos pelos raios

Mundo da Música - Página 4 21-final-p
Todos juntos cantam a beleza da sabedoria no reino da luz, o bem venceu o mal.

http://playmopera.com/operas/mozart/flauta/


Última edição por Alquimista em 18/7/2021, 04:16, editado 1 vez(es)
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por sombriobyte 10/5/2019, 02:57


Arquitetura na música:

Desde a origem da polifonia ocidental, leia-se Leonin e Pérotin, vê-se que a preocupação com a arquitetura é uma constante. Existe um exemplo bem interessante desta organização arquitetônica, que prefiro chamar de formal, logo nos primórdios da história da musica universal, mais precisamente no último membro da dinastia iniciada por Leonin e Perotin: Guillaumme de Machaut. Machaut, ao escrever sua missa, teve uma ideia de organização formal (arquitetônica) realmente genial: Naquela época você podia organizar uma obra polifônica com ou sem a presença de um Cantus Firmus.

O Kyrie é dividido em três partes (Kyrie, Christe e Kyrie). Todos com Cantus Firmus e como nota base o Ré.

O Gloria é sem Cantus Firmus, com um Amem com Cantus Firmus - Base em ré

O Credo é sem Cantus Firmus, com um amém com Cantus Firmus - Base em ré

Sanctus - Com Cantus Firmus - Base Fá

Agnus dei dividido em três partes ( Miserere nobis - Miserere nobis – Dona Nobis Pacem) - Base Fa

Ite Missa Est - Uma técnica mais arcaica de Cantus Firmus não manipulado.

O Kyrie e o Agnus Dei tem os mesmos motivos- O Gloria e o credo tem as mesmas características. Em resumo, temos um esquema arquitetônico:

Kyrie- com o equivalente Agnus Dei- Formam as bases de um arco

Gloria e Credo – O ápice do arco

E há, subjacente, outra leitura possível- Metade com base Ré e metade com base Fá. O Ite missa est é claramente uma complementação.

Além deste exemplo notável de organização arquitetônico-musical, podemos encontrar inúmeros outros exemplos em toda a história da música. Der Fliegende Holländer de Wagner, por exemplo. A tonalidade principal é ré menor. Ora, exatamente na metade da obra (metade mesmo) Senta canta a balada, que é o centro da obra. Wagner a concebeu em Lá menor (a dominante de ré). Posteriormente as cantoras reclamaram e ele baixou a tonalidade de La para sol (somente Anja Silia canta em La). Percebemos esta fascinação pela metade. E no século XX temos Schoenberg, no seu Pierrot Lunaire. 21 Canções. A do meio é a 11. Pois bem no meio da do meio, temos o único trecho da obra em que todos os instrumentos tocam em fortíssimo.
Estes exemplos mostram que, através de uma minuciosa leitura das partituras, podemos perceber esta preocupação dos grandes músicos com a coerência da construção. Para você chegar por si só a uma análise deste tipo, estude harmonia, contraponto, formas clássicas e leia muita partitura. Estas descobertas mostram que musica é muito mais do que simples entretenimento. E quando defendo implacavelmente que muito mais enriquecedor do que ficar discutindo as 2385 gravações de determinada obra é se ater à riqueza interna de uma determinada obra, tenho lá minhas razões.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por Siegfried 10/5/2019, 13:18


Pode-se dizer que a Arquitetura (a verdadeira) se cruza na música quando esta se preocupa com a disposição do som pelo espaço. Acho isso fascinante. Me lembro agora, sem pensar muito, da versão de 1725 da Paixão segundo São João de Bach, dos responsoriais medievais, da música para cordas percussão e celesta, de Repóns (Boulez) e de tanta outra coisa.
Siegfried
Siegfried

Mensagens : 210

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por Siegfried 10/5/2019, 13:24


Existem obras em que a forma e/ou estrutura se baseiam no timbre (Debussy), ou outras num texto (música programática) ou numa estória e seu tempo dramático (operas e balés). A construção formal de obras da Idade Média, assim com algumas peças eletroacústicas, inclusive o citado "Poéme", é organizada de acordo com o ambiente em que vai ser apresentado. No caso do Varese, o pavilhao do Le Corbusier de que falamos aqui:

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com/t25p25-atracoes-turisticas-interessantes-e-suas-curiosidades#2610
Siegfried
Siegfried

Mensagens : 210

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por sombriobyte 11/5/2019, 00:03


Bem, o termo "arquitetura" é uma metáfora musical e se remete à organização formal de uma obra. Como as ideias musicais são organizadas, estruturadas, desenvolvidas, enfim, a obra em si, ou melhor, a parte "kantiana" da Arte.

Geralmente se fala em arquitetura musical quando estes diálogos entre as partes são visíveis e muito bem estruturados, de maneira lógica. É muito difícil falar na Arquitetura de Ionisation de Varèse, mas a Música para Cordas Percussão e Celesta de Bartók é uma obra arquitetural.

Como exemplos de compositores "arquiteturais" temos Bach, Mozart, Haydn, Beethoven, Brahms, Bruckner, Bartók dentre outros.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por Flautista de Hamelin 30/5/2019, 01:24


Vocês nunca leram ''O Arqueômetro'' de Saint-Yves D’Alveydre? riso 2
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por Flautista de Hamelin 30/5/2019, 01:28


Como foram nomeadas as notas musicais?

Foi no século XI, quando o teólogo e musicólogo Guido D'Arezzo (955-1050) tirou os sete nomes de um hino cantado em latim. Os meninos do coral regido por ele iniciavam os ensaios entoando esse hino composto em louvor a São João Batista. Era uma espécie de oferenda ao santo escolhido como padroeiro do coral para que ele lhes concedesse belas vozes. Cada verso que acompanhava a melodia começava um tom acima do anterior - assim, D'Arezzo identificou cada som com a primeira sílaba de cada frase.

(Ut) queant laxis
(Re)sonare fibris
(Mi)ra gestorum
(Fa)multi tuorum
(Sol)ve polluti
(La)bii reatum
Sanct loannes

(Sendo a note SI as iniciais de Sanct Ioannes)

A tradução desses versos seria algo como:
"Para que possam os teus servos exaltar, a largos pulmões, o maravilhoso dos teus milagres, retira-lhes dos lábios a impureza, oh São João".

No século XVII, um influente maestro italiano, João Batista Doni, aproveitou a dificuldade das pessoas em cantar a silaba UT para sugerir a mudança da primeira nota para DO, não por acaso a inicial do seu nome. A alteração, que só demorou a pegar na França, firmou a versão final da escala Do-Re-Mi-Fa-Sol-La-Si-Do, utilizada ate hoje em todo o mundo.
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por Flautista de Hamelin 30/5/2019, 01:36


Flauta Doce: Germânica ou Barroca?

Sempre que um leigo entra numa loja de instrumentos musicais para comprar uma flauta doce surge aquela dúvida: germânica ou barroca?

Mas agora aqui está um especialista para por um fim nesse dilema! E olha que de Flauta eu entendo! riso 1

A família da flauta doce possui vários membros: Soprano (a mais conhecida) e tenor, afinadas em Dó; Sopranino, Contralto e Baixo, afinadas em Fá.

Após o período Barroco a flauta doce caiu em desuso, sendo totalmente substituída pela transversal. Como o nome já diz, a flauta doce data deste período.

Muito depois do final do barroco um alemão resolveu utilizar o instrumento novamente. Dedilhando o instrumento ele chegou a conclusão que o instrumento era desafinado na nota Fá, assim ele alterou o tamanho de dois furos no corpo da flauta, surgindo então a flauta doce germânica.

A verdade é que a flauta Barroca não é desafinada, mas sim a posição intuitiva da nota Fá não é a que o ''alemão'' usou, mas sim uma posição um pouco mais complicada para um iniciante conhecida como forquilha.

Esta é a diferença entre a flauta doce Barroca e a Germânica, a posição da nota Fá. Não existe mudança de afinação ou timbre (a afinação depende de qual das flautas da família é e o timbre do material utilizado e da própria construção do instrumento).
Flautista de Hamelin
Flautista de Hamelin

Mensagens : 252

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por Gigaview 1/6/2019, 01:09


Música e Umbanda:

Já fui umbandista!
Na (pura e verdadeira) umbanda, a música exerce uma função muito forte que é o elo entre o mundo terreno e o dos espíritos.
Através dos "pontos cantados" (um para cada entidade), a "sintonia" é feita e tem início a bela ligação entre os dois planos.
Muitos dos pontos têm características semelhantes a sambas-enredo - tamanha a força das mensagens neles contidas - inclusive em termos de melodia (algumas vezes tristes, quase chorados...).
Os de vibração, por sua vez, demostram a força dos orixás (os "santos" da igreja católica) e seu poder (para quem tem fé... Que nem na igreja católica...) de curas, paz e "limpeza".

A quem interessar possa, não há uma gota de sangue, nem sacrifício, nem invocação ao diabo, nem dinheiro de espécie alguma, nem nada deste tipo (pelo menos na casa que frequentei!).

Saravá! (que significa apenas SALVE|!), na língua iorubá (da "mama" África!)
Gigaview
Gigaview

Mensagens : 192
Localização : Rio de Janeiro - Brasil

https://clubeceticismo.forumbrasil.net/u3 https://twitter.com/gigaview

Ir para o topo Ir para baixo

Mundo da Música - Página 4 Empty Re: Mundo da Música

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 12 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 10, 11, 12  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos