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Mitologia Japonesa

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Mensagem por Ave de Rapina 5/1/2024, 13:01

Senso Tengu

É o Tengu da guerra e das batalhas. A face forte de Senso é de característica extremamente violenta e agressiva. Senso Tengu era tido como um Tengu louco, que não se importa com as coisas materiais e que adora sangue.
Tido como um guerreiro terrível, é ele quem toma frente em uma batalha, massacrando sem piedade aqueles que opõem a sua passagem. É ele quem traz a força e a coragem nas guerras.
A face apaziguadora de Senso pode ser considerada como um conselheiro nas guerras. Agindo sempre com inteligência sabedoria, é ele quem traz a solução nas batalhas.
Sussunda Tengu, uma vez, encontrou-o desfalecido no campo de batalha e ordenou que se levantasse em nome de sua magia, salvando-o. A partir daí, Senso adquiriu um giri com Sussunda Tengu, tornando-se seu guarda-costas.
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Mensagem por Ave de Rapina 5/1/2024, 13:02

Kaze no Tengu

Kaze no Tengu é o senhor do tempo e do vento, das transformações. É conhecedor de grandes feitiços relacionados ao elemento ar. Como grande doutor dos fenômenos da natureza, acreditava-se que a sua ira causava grandes catástrofes. Este Tengu pode ser de uma personalidade instável. Têm forte tendência a enganar pessoas, fazendo-as acreditar no impossível. Emocionalmente, pode tanto elevar alguém como destruí-la. Inteligente, Kaze no Tengu é irônico e brincalhão, no entanto, um estrategista de extremo conhecimento. Na mitologia (shinwagaku), certa vez, Kaze estava embriagado caminhando num descampado e foi cercado por um exército de demônios. Possuía em suas mãos apenas sal e enxofre, com o intuito de se esconder, ele atirou o sal e o enxofre na fogueira, produzindo assim uma fumaça que foi se espalhando lentamente sufocando o exército. A princípio, Kaze achou que era a fumaça que sufocara o exército, então retirou as folhas das plantas que o rodeava e jogou sobre a fogueira com a intenção de gerar mais fumaça, matando todo o exército.Numa conversa corri Sussunda Tengu, este lhe explicou que não foi a fumaça que sufocou os guerreiros, e sim a sua essência. Sussunda lhe disse que procurasse Karassu Tengu, que é o grande conhecedor das ervas, e aprendesse com ele.Kaze no Tengu, disfarçado com um kimono preto, adentrou ao reino dos Karassu, querendo se passar por um deles.O rei dos Karassu ficou desconfiado, pois cada vez que Kaze no Tengu falava o vento soprava com mais força. Então, este o convidou para uma grande festa, onde o embriagou com sake para que falasse a verdade, mostrando sua verdadeira face. Kaze no Tengu possui 3000 faces, e utiliza a forma que lhe convém obtendo êxito em suas estratégias. Karassu Tengu queria que Kaze no Tengu fosse seu escravo, e que em todas as guerras o vento soprasse a seu favor. Porém, Kaze no Tengu não aceitou. Kaze pediu que Karassu explicasse sobre as ervas e Karassu, em troca, pediu os ensinamentos de estratégia, e aceito sua oferta.
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Mensagem por Ave de Rapina 5/1/2024, 13:03

Bioki no Tengu

Tengu da doença e do mundo dos espíritos. Sussunda Tengu foi presenteado por Kamissama como o grande senhor das energias que governa o mundo dos semideuses. Sussunda caminhava pelos caminhos do fogo que havia aprendido com Dai-konran. De súbito, escutou um gemido, que surgira de uma montanha espiritual que se situava há uns reinos adiante. Sussunda seguiu aquele som, que incomodava aos ouvidos e dava asas a imaginação.O som ia ficando cada vez mais forte à medida que Sussunda Tengu se concentrava e buscava a direção daquele ser. O som se esvaia em sofrimento, ecoando no vale adiante. Sussunda contornou a montanha e viu um pedaço de pano caído perto de uma folhagem. Apenas apareciam os pés, que eram cobertos por folhas secas e que tinham uma coloração diferente. Sussunda observou que as folhas que cobriam os pés do enfermo estavam em decomposição e tudo aquilo que tocava, rapidamente se desfazia.Sussunda tocou-o com seu leque e disse: - "Levanta-te desta dor terrível, que ordeno em nome da minha magia". O enfermo se levantou e olhou para Sussunda, que percebeu um rosto desfigurado pelas doenças de pele.Conversaram durante dias, e o enfermo disse que era um rei e que tudo em volta havia lhe pertencido. Acreditava ter perdido seu reinado pela sua vaidade. Alguma força ou alguém deveria tê-lo punida com dores horríveis e a transformação de sua aparência. De bonito e jovem, se transformou em um velho doente. Sussunda sabia toda a razão destes acontecimentos, mas preferiu não comentar. Os rancores e tristezas transformaram-no um deus de muita maldade e fúria.Caminharam juntos durante muito tempo. Sussunda mostrou-lhe as belezas que seus poderes poderiam fazer buscando despertar outros pensamentos em Bioki, que conhecia todas as grandezas dos deuses. Bioki foi presenteado como o grande senhor dos espíritos, que governaria aqueles que necessitassem de alguma orientação e amparo.
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Mensagem por Ave de Rapina 5/1/2024, 13:03

continuação

Sussunda sabia que as feridas interiores de Bioki não estavam curadas como as marcas físicas, obrigando-o a utilizar um capuz preto que esconderia a sua face desfigurada. Bioki jamais mudara, mas, era importante que nele também residisse o bem e o mal, para que algo pudesse caminhar.
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Mensagem por Ave de Rapina 5/1/2024, 13:04

Ai no Tengu

É o Tengu do amor, dos sentimentos. Tengu considerado de elevada beleza, tanto exterior, quanto interior. É conhecedor de todos os tipos de amor e paixões.
Ai no Tengu simboliza os sentimentos positivos e negativos.
O mais inútil de todos.
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Mensagem por Ave de Rapina 5/1/2024, 13:04

Shojobu Tengu

É o Tengu da riqueza e da sabedoria. É o dono do ouro da antiguidade, guardando para si todas as riquezas e só a distribuindo àqueles que bem entendesse. É também o dono das águas da terra, sendo o mar o seu elemento negativo e os rios o positivo. É preferível se referir a ele como Shojobu, para não limitá-lo somente ao dinheiro (okane), uma forma carinhosa de apelidá-lo após a era Meiji. O shocho tem como significado os oito castelos construídos por Shojobu Tengu para que pudesse armazenar todos os seus tesouros. Shojobu é amante da cultura e possuem a maior fontes inesgotáveis de conhecimentos, que fica escondida na parte inferior do castelo Hakugaku.A mitologia conta que, certa vez, a deusa da noite Yoru visitou Shojobu em seu castelo Ginko, e maravilhada se entregou aos encantos de Shojobu, que apareceu vestido com uni kimono feito de ouro e prata. Tamanho foi o encanto da deusa da noite que desfaleceu. No outro dia, Shojobu apareceu vestido como mendigo e um simples serviçal. Até os dias de hoje, a deusa Yoru pensa que tudo não passou de um sonho.Shojobu se diverte mostrando várias faces de sedutor. Desta maneira se subentende que todo filho de Shojobo possui o seu lado sedutor e brincalhão com as coisas relacionadas ao amor, tentando sempre a conquista através de se mostrar uma pessoa fina educada e cheia de posses. Ginko, por ser um castelo totalmente feito de ouro, só poderia ser acessado durante a noite. Shojobu temia ser seguido enquanto estivesse claro devido aos reflexos que o mesmo produzia perante o deus Tayo, facilitando a descoberta de seu segredo.
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Mensagem por Ave de Rapina 5/1/2024, 13:05

Tateru Tengu

Tengu da prosperidade ou edificação, grande senhor das antigas plantações.
É um Tengu que está relacionado ao crescimento das coisas da natureza. Protetor dos alimentos e plantações, Tateru Tengu possui o grande poder de prosperar a vida das pessoas em todos sentidos.
O shocho representa as três pilastras que constroem a prosperidade: a humildade, a perseverança e o trabalho.
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Mensagem por Ave de Rapina 5/1/2024, 13:06

Do no Tengu

Tengu, do caminho e do destino. Servo fiel de Sussunda Tengu, de quem recebeu o poder de manipular as pedras. Do no Tengu é considerado aquele que dá caminho a tudo, gosta de achar soluções para todas as situações e todos. É um Tengu sensível. representa os dois grandes michi (caminhos) que levam ao céu e ao inferno.
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Mensagem por Ave de Rapina 5/1/2024, 13:06

Karassu Tengu

Karassu possui a cabeça de corvo, corpo de homem e pés de três dedos. Considerado pelos antigos como um Tengu maldoso e perverso, é o senhor da prisão e da libertação e o senhor das folhas da natureza, sendo cultuado somente pelo povo da floresta, que na época eram conhecidos como feiticeiros. É o deus do movimento e da comunicação, portanto é o elo de ligação entre o mundo físico e o espiritual. Tanto pode ser bom como ruim, é ambíguo. Karassu trabalha para todos os Tengu e está em todos os caminhos. Na mitologia, Karassu é filho do deus do caos Dai-konran com a deusa lua Aku. Karassu é primo de 1° grau por parte da mãe de Sussunda. Da união de duas energias maldosas, surgiu uma terceira energia negra, sem forma, que se alimentava de carniça e da desgraça alheia. Karassu é um deus de extrema força física e é dotado de um grande conhecimento. De braços fortes e unhas grandes, Karassu, utilizava-se de sua aparência como forma de coagir aqueles que cruzassem o seu caminho ou seus interesses.Tendo como característica, a revolta do deus Dai-Konran e a maldade da deusa Aku, Karassu é um deus agressivo, rebelde e destruidor.Senhor das revoltas, em certa ocasião se sentiu enciumado com o carinho que Dai-konran tinha por Sussunda, e desafiou para uma batalha. Sussunda em consideração a seu mestre, apenas o aprisionou na forma de corvo, por acreditar que era a forma que mais se assemelhava com aquela energia. Karassu se sentiu humilhado, e recorreu a seu pai que lhe concedeu as chaves da prisão do universo. Receoso que Karassu libertasse as energias maldosas ao universo Sussunda lançou-lhe um feitiço aprisionando-o no seu próprio reflexo.Sendo o único que prende e liberta, Karassu iniciou a sua revolta destrutiva diante cio mundo de Sussunda. Dai-konran convenceu o filho que Sussunda era forte e impiedoso, e que ele já estaria velho demais para esta batalha. Sussunda então, em respeito a Dai-konran concedeu, a Karassu o poder de ser adorado, entregando-o o submundo das magias terrestres.
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Mensagem por Ave de Rapina 5/1/2024, 13:07

Tengu também é um pássaro originário do Japão qe é parecido com o Grou ou a Íbis.

A Íbis no Egito é relacionada com o deu Thot, o deus egípcio da escrita e da sabedoria.

O Tengu, assim como a Íbis, possui um bico comprido. Provavelmente vem daí o tal do "nariz comprido".
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Mensagem por Ave de Rapina 5/1/2024, 13:10

Sobre o Jiraya

Jiraya Goketsu Monogatari é uma famosa história japonesa escrita entre 1839 e 1868 por vários autores, chegando a ser adaptada para uma peça de teatro em 1852. A peça contem 43 volumes e por isso não consegui encontrar traduções completas, encontrando apenas vários resumos.

No Japão antigo praticavam-se 5 tipos de magia: sapo, serpente, lesma, pássaro e aranha. Supostamente estes tipos de magias eram incompatíveis entre si, mas nesta história o amor conseguiu contrariar essa tendência.
Jiraya (significa literalmente jovem trovão) era o herdeiro de um poderoso clã de Kyushu. Numa altura em que a sua família passava por problemas financeiros, Jiraya foi para a província de Echigo (que é agora Niigata) e tornou-se um pirata e chefe de um bando de bandidos. Anos mais tarde conheceu um eremita (sennin) imortal que vivia no monte Myoko, que lhe ensinou magia dos sapos (não só invocação, mas todo o tipo de coisas).
Passados alguns anos, Jiraya conhece Tsunade, uma bela jovem que utilizava magia das lesmas. Os dois apaixonam-se e casam-se.
Mais tarde um dos seguidores de Jiraya, Yashagoro, foi enfeitiçado por uma serpente e tornou-se um mestre em magia de serpente e virou-se contra o seu outrora mestre e amigo. Yashagoro tomou o nome de Orochimaru e atacou Jiraya. Jiraya e Tsunade lutaram juntos contra Orochimaru, mas foram envenenados pelo veneno da serpente e ficaram inconscientes. Felizmente um dos seguidores de Jiraya, cuja vida tinha sido salva por este, veio em seu auxílio e matou Orochimaru.
Neste ponto a história acaba abruptamente…
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Mensagem por Ave de Rapina 5/1/2024, 13:15

Lobo

No Japão haviam duas subespécies do lobo cinzento: o lobo de Honshu (Canis lupus hodophilax) e o lobo de Hokkaido (Canis lupus hattai). Ambas se encontram extintas:
o primeiro se extinguiu em 1905, quando o último foi morto na região de Nara, e o segundo se extinguiu em 1889. Ambos eram endêmicos do Japão. Até a Era Tokugawa o lobo era venerado no Japão por manter afastados das plantações animais como veados. Os ainus também veneram os lobos. Porém na Era Meiji a situação mudou completamente: o governo Meiji passou a promover a pecuária, com base em ranchos ao estilo norte-americano. E com isso o lobo passou a ser perseguido, já que passou a atacar o gado dos fazendeiros, gerando assim conflitos com o ser humano. Estes matavam os lobos com estricnina e armadilhas de ferro, oferecendo também um sistema de recompensas: de acordo com a Wikipedia italiana, quem matasse um lobo ganhava 7 ienes no período entre 1878 a 1882, valor este que aumentou para 10 ienes em 1888. Em outras palavras, o lobo japonês foi vítima da modernidade e de novas formas de aproveitamento do solo.
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Mensagem por Ave de Rapina 5/1/2024, 13:17

Kyuubi no Youko

O que sei de raposas: ''Kitsune'', é que elas adoravam pregar peças e costumavam se disfarçar de humanos para enganar as pessoas. Inclusive até chegando a se casar c/ humanos ricos e importantes para obter todas aquelas mordomias.
Sobre as 9 caudas: Diz uma lenda que a cada século de vida a Kitsune ganha 1 cauda!!
Até hoje existem templos de Raposas lá no Japão. Eles pedem geralmente saúde e segurança para a família jogando moedas. Seriam então como uma espécie de 'guarda costas' - Ex. a Renamon de Digimon.
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Mensagem por Ave de Rapina 5/1/2024, 13:19

Demônios

Olha, primeiro vamos entender que a palavra demônio deriva de daimon, que originalmente nomeava qualquer ser espiritual, não necessariamente um ser malévolo... Dentro desse padrão se encaixariam por exemplo deuses menores, espíritos de heróis do passado e também protetores e inspiradores pessoais de cada indivíduo, aproximadamente equivalentes aos gênios dos romanos e também "anjos da guarda" (e também aos "demônios tentadores") do cristianismo.
Esse conceito para o japonês (de um ser especificamente malévolo, como o demônio cristão) não existe... o mais próximo desde conceito são seres fantásticos que povoam contos xintoístas, como os oni (鬼) e os tengu (天狗), mas confesso que li pouca coisa sobre eles.
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Mensagem por Ave de Rapina 5/1/2024, 13:23

Os demônios orientais tem uma conotação totalmente diferente dos ocidentais, ou do modo cristão de enxergar as coisas, melhor dito assim.
Bom, podem ser considerados Onis,Youkais e outros termos parecidos, toda forma sobrenatural, são demônios ou bestas?! Sim. São necessariamente malignos?! Não, embora muitos o sejam.

Os Onis que são os mais comuns soa formas humanoides com detalhes animalescos, como as Hannyas (oni feminino do ciúmes), Daikijin (o grande deus demônio), Raijin e Fujin (os deuses demônios do trovão e do vento), os Tengus (semelhantes a gárgulas pois protegem os templos), e outros...

Alguns deles servem como proteção aos maus espíritos, esse é sentido a uma máscara de uma hannya por exemplo.

Já os youkais podem até serem vistos como guardiões da natureza, mas ainda sim são demônios, não são necessariamente todos malignos, os youkais são de maioria semelhantes a animais, como raposas, felinos e outros.

Os demônios tem grande participação na mitologia japonesa e por isso podem ser considerados comuns e, pelo mesmo motivo, antes de conclusões precipitadas sobre o assunto, se deve pesquisar para não falar besteira.
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