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Mensagem por Alquimista 16/1/2019, 03:45


Ei, larga a mão de ser mané!!!

Aqui nO MESTRES DO CONHECIMENTO o BBB é...

BACH, BEETHOVEN e BRAHMS


Bach: Variações Goldberg BWV 988




Beethoven: Hammerklavier Sonata




Brahms: Requiem Alemão

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Mensagem por Alquimista 17/1/2019, 03:03


Bachiana nº5 - Heitor Villa-Lobos (1887-1959)

Libreto da Bachiana Brasileira nº5 de Villa-Lobos, versos de Ruth Valadares Correia e Manuel Bandeira.


ARIA (CANTILENA)
Ruth Valadares Correia

Tarde, uma nuvem rósea, lenta e transparente
Sobre o espaço, sonhadora e bela.
Surge no infinito a lua, docemente
Enfeitando a tarde qual meiga donzela
Que se apresta e alinda sonhadoramente,
Em anseios d'alma para ficar bela.
Grita ao céu e à terra toda a Natureza,
Cala a passarada aos seus tristes queixumes,
E reflete o mar toda a sua riqueza...
Suave, a luz da lua desperta agora
A cruel saudade que ri e chora!
Tarde, uma nuvem rósea, lenta e transparente
Sobre o espaço, sonhadora e bela!



DANÇA (MARTELO)
Manuel Bandeira

Irerê, meu passarinho
Do sertão do Cariri,
Irerê, meu companheiro,
Cadê viola?
Cadê meu bem?
Cadê Maria?
Ai triste sorte a do violeiro cantadô!
Ah! Sem a viola em que cantava o seu amô,
Ah! Seu assobio é tua flauta de irerê:
Que tua flauta do sertão quando assobia,
Ah! A gente sofre sem querê!

Ah! Teu canto chega lá do fundo do sertão
Ah! Como uma brisa amolecendo o coração.
Ah! Ah!

Irerê, solta teu canto!
Canta mais! Canta mais!
Pra alembrá o Cariri!

Canta, cambaxirra!
Canta, juriti!
Canta, irerê!
Canta, canta, sofrê!
Patativa! Bem-te-vi!
Maria-acorda-que-é-dia!

Cantem, todos vocês,
Passarinhos do sertão!

Bem-te-vi!
Eh sabiá!
Lá! liá! liá! liá! liá! liá!
Eh sabiá da mata cantadô!
Lá! liá! liá! liá!
Lá! liá! liá! liá! liá! liá!
Eh sabiá da mata sofredô!

O vosso canto vem do fundo do sertão
Como uma brisa amolecendo o coração.
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Mensagem por Alquimista 17/1/2019, 03:09


Ave Maria - Canção de Franz Schubert (1797-1828)

Libreto em alemão e a tradução para o português da canção Ave Maria, de Franz Schubert.


Ave Maria! Jungfrau mild,
Erhöre einer Jungfrau Flehen,
Aus diesem Felsen starr und wild
Soll mein Gebet zu dir hin wehen.
Wir schlafen sicher bis zum Morgen,
Ob Menschen noch so grausam sind.
O Jungfrau, sieh der Jungfrau Sorgen,
O Mutter, hör ein bittend Kind!
Ave Maria!

Ave Maria! Unbeflekt!
Wenn wir auf diesen Fels hinsinken
Zum Schlaf, und uns dein Schutz bedeckt,
Wir weich der harte Fels uns dünken.
Du lächelst, Rosendüfte wehen
In dieser dumpfen Felsenkluft.
O Mutter, höre Kindes Flehen,
O Jungfrau, eine Jungfrau ruft!
Ave Maria!

Ave Maria! Reine Magd!
Der Erde und der Luft Dämonem,
Von deines Auges Huld verjagt,
Sie können hier nicht bei uns wohnen.
Wir wolln uns still dem Schicksal beugen,
Da uns dein heilger Trost anweht;
Der Jungfrau wolle hold dich neigen,
Dem Kind, das für den Vater fleht!
Ave Maria!



Ave Maria, Doce Virgem,
atende o rogo de uma donzela que te implora;
desta rocha abrupta e selvagem
minha oração eleva-se para ti.
Faz com que possamos dormir seguros até a aurora,
apesar da crueldade dos homens.
Ó, Virgem, olha as penas desta donzela,
ó mãe, escuta esta jovem suplicante!
Ave Maria!

Ave Maria! Virgem imaculada!
Quando nesta rocha devamos adormecer
e nos cubra teu manto protetor,
parecer-nos-á suave a sua dureza.
Quando sorris, aromas de rosas
perfumam esta áspera paragem.
Ó mãe, escuta a súplica desta jovem!
Ó Virgem, uma donzela te implora!
Ave Maria!

Ave Maria, Virgem pura!
Os demônios da terra e do ar
presos pela nobreza do teu olhar,
não podem alojar-se junto a nós.
Nós curvamo-nos docilmente ao destino
já que tu nos envias teu santo consolo.
Escuta, Virgem, a humilde oração
desta donzela que te implora por um pai!
Ave Maria!




Sinfonia nº9 Op.125 - Ludwig van Beethoven (1770-1827)

Libreto em alemão e a tradução para o português da Nona Sinfonia de Beethoven, versos do poema Ode à Alegria de Friedrich von Schiller.


Quarto Movimento

ODE AN DIE FREUDE
Friedrich von Schiller

O Freunde, nicht diese Töne!
Sondern laßt uns angenehmere anstimmen
und freudenvollere!

Freude, schöner Götterfunken,
Tochter aus Elysium,
Wir betreten feuertrunken,
Himmlische, dein Heiligtum!
Deine Zauber binden wieder,
Was die Mode streng geteilt;
Alle Menschen werden Brüder,
Wo dein sanfter Flügel weilt.

Wem der große Wurf gelungen,
Eines Freundes Freund zu sein,
Wer ein holdes Weib errungen,
Mische seinen Jubel ein!
Ja, wer auch nur eine Seele
Sein nennt auf dem Erdenrund!
Und wer's nie gekonnt, der stehle
Weinend sich aus diesem Bund.

Freude trinken alle Wesen
An den Brüsten der Natur;
Alle Guten, alle Bösen
Folgen ihrer Rosenspur.
Küsse gab sie uns und Reben,
Einen Freund, geprüft im Tod;
Wollust ward dem Wurm gegeben,
Und der Cherub steht vor Gott!

Froh, wie seine Sonnen fliegen
Durch des Himmels prächt'gen Plan,
Laufet, Brüder, eure Bahn,
Freudig, wie ein Held zum Siegen.

Seid umschlungen, Millionen.
Diesen Kuß der ganzen Welt!
Brüder! Über'm Sternenzelt
Muß ein lieber Vater wohnen.
Ihr stürzt nieder, Millionen?
Ahnest du den Schöpfer, Welt?
Such' ihn über'm Sternenzelt!
Uber Sternen muß er wohnen.



ODE À ALEGRIA
Friedrich von Schiller

Ó amigos, não esses sons!
Cantemos, antes, algo mais agradável
e alegre!

Alegria, centelha de imortal chama,,
filha do Eliseu!
Ébrios de fogo, deusa celestial,
Invadimos teu santuário!
Deixa que tua magia reúna
Todos os que as leis da terra dividem;
Todos os homens serão irmãos,
Sob tuas ternas e amplas asas.

Aquele que teve a boa sorte
de ser amigo de um amigo,
Aquele que conquistou uma nobre mulher,
Deixem-no associar-se ao nosso júbilo!
Sim, e também aquele que possua
Só a própria alma no mundo.
Mas deixem em isolado pranto
Quem jamais conseguiu tanto.

Todo ser vivente extrai
Alegria do seio da mãe natureza;
Todos os bons, todos os maus,
seguem seus rastros de rosas.
E beijos e vinhos ela oferece
Aos que, firmes, ficaram na morte.
O verme recebe a alegria da vida
E os anjos habitam com Deus!

Alegres como sóis incandescentes
Que cruzam gloriosos os espaços celestiais,
Correi, irmãos, por vossos caminhos,
Alegres como cavaleiros vitoriosos.

Eu vos abraço, ó milhões!
Lanço um beijo ao mundo inteiro!
Irmãos! Acima das estrelas do céu
Um Pai bondoso tem sua morada.
Prostrai-vos ante Ele, milhões!
Sentes teu Criador, Mundo?
Procura-o acima das estrelas do céu,
Acima delas Ele há de estar.




Requiem Alemão Op.45 - Johannes Brahms (1833-1897)

Libreto em alemão e a tradução para o português do Requiem Alemão de Brahms.


I - CHOR
Selig sind, die da Leid tragen,
denn sie sollen getröstet werden.
Die mit Tränen säen,
werden mit Freuden ernten.
Sie gehen hin und weinen
und tragen edlen Samen,
und kommen mit Freuden
und bringen ihre Garben.

II - CHOR
Denn alles Fleisch es ist wie Gras
und alle Herrlichkeit des Menschen
wie des Grases Blumen.
Das Gras isl verdorret
und die Blume abgefallen.
So seid nun geduldig, liebe Brüder,
bis auf die Zukunft des Herrn.
Siehe, ein Ackermann wartet
auf die köstliche Frucht der Erde
und ist geduldig darüber,
bis er empfange den Morgenregen und Abendregen.
So seid geduldig.
Denn alles Fleisch es ist wie Gras
und alle Herrlichkeit des Menschen
wie des Grases Blumen.
Das Gras ist verdorret
und die Blume abgefallen.
Aber des Herrn Wort bleibet in Ewigkeit.
Dic Erlöseten des Herrn werden wiederkommen.
und gen Zion kommen mit Jauchzen;
Freude, ewige Freude,
wird über ihrem Haupte sein;
Freude und Wonne werden sie ergreifen,
und Schmerz und Seufzen wird weg müssen.

III - BARITON UND CHOR
Herr, lehre doch mich,
dass ein Ende mit mir haben muss,
und mein Leben ein Ziel hat.
und ich davon muss.
Siehe, meine Tage sind
einer Hand breit vor Dir,
und mein Leben ist wie nichts vor Dir.
Ach, wie gar nichts sind alle Menschen,
die doch so sicher leben.
Sie gehen daher wie ein Schemen,
und machen ihnen viel vergebliche Unruhe;
sie sammeln und wissen nicht,
wer es kriegen wird.
Nun Herr, wes soll ich mich trösten?
Ich hoffe auf Dich.
Der Gerechten Seelen sind in Gottes Hand
und keine Qual rühret sie an.

IV - CHOR
Wie lieblich sind Deine Wohnungen,
Herr Zebaoth!
Meine Seele verlanget und sehnet sich
nach den Vorhöfen des Herrn;
Meia Leib und Seele freuen sich
in dem lebendigen Gott.
Wohl denen, die in Deinem Hause wohnen,
die loben Dich immerdar.

V - SOPRAN UND CHOR
Ihr habt nun Traurigkeit;
aber ich will euch wiedersehen,
und euer Herz soll sich freuen,
und eurer Freude soll niemand von euch nehmen.
Ich will euch trösten,
wie einen seine Mutter tröstet.
Ich habe eine kleine Zeit
Mühe und Arbeit gehabt
und habe grossen Trost gefunden.

VI - BARITON UND CHOR
Denn wir haben hie keine bleibende Statt,
sondern die zukünftige suchen wir.
Siehe, ich sage euch ein Geheimnis:
Wir werden nicht alle entschlafen,
wir werden aber alle verwandelt werden;
und dasselbige plötzlich in einem Augenblick,
zu der Zeit der letzen Posaune.
Denn es wird die Posaune schallen
und die Toten werden auferstehen unverweslich:
und wir werden verwandelt werden.
Dann wird erfüllet werden das Wort,
das geschrieben steht.
Der Tod ist verschlungen in den Sieg,
Tod, wo ist dein Stachel?
Hölle, wo ist dein Sieg?
Herr, Du bist würdig
zu nehmen Preis und Ehre und Kraft,
denn Du hast alle Dinge erschaffen,
und durch Deinen Willen haben sie das Wesen
und sin geschaffen.

VII - CHOR
Selig sind die Toten,
die in dem Herrn sterben,
von nun an.
Ja der Geist spricht,
dass sie ruhen von ihrer Arbeit;
denn ihre Werke folgen ihnen nach.



I. CORO
Bem-aventurados os que sofrem,
porque serão consolados.
Os que com lágrimas semeiam,
com alegria colherão.
Vão chorando
quando levam a nobre semente,
mas voltam alegres
trazendo os seus feixes.

II - CORO
Porque toda carne é como a erva
e toda a glória do homem
é como as florezinhas do campo.
A erva seca
e a flor murcha.
Assim, então, queridos irmãos, sede pacientes
até a vinda do Senhor.
Olhai o lavrador que espera
o estimado furto da terra
e é paciente na espera,
enquanto recebe a chuva diurna e noturna.
Assim então, tende paciência.
Pois toda carne é como a erva
e toda a glória do homem
é como as florezinhas do campo.
A erva seca
e a flor murcha.
Mas a palavra do Senhor perdura eternamente.
Os que foram salvos pelo Senhor regressarão
e seguirão jubilosos para Sião;
a alegria, a eterna alegria
encherá seus corações;
a alegria e a felicidade permanecerão neles,
e afastar-se-ão a dor e o pranto.

III - BARÍTONO E CORO
Senhor, mostra-me, então,
que devo ter um fim,
que minha vida tem um objetivo
e que hei de abandonar este mundo.
Olha, meus dias são
para ti um nada,
e minha vida é insignificante para ti.
Ai! Todos os homens são como o nada,
e, contudo, vivem tão seguros!
Desaparecem como uma sombra
e, entretanto, preocupam-se em vão;
armazenam sem saber
quem o recolherá.
Então, Senhor, quem poderá consolar-me?
Espero em ti.
As almas dos justos estão nas mãos de Deus
e nenhum padecimento lhes afeta.

IV - CORO
Que amáveis são as
tuas moradas, Senhor!
Minha alma deseja e suspira
pelas ante-salas do Senhor,
meu corpo e minha alma regozijam-se
no Deus vivo.
Bem-aventurados os que habitam a tua morada,
que eternamente te louvam.

V - SOPRANO E CORO
Agora, paralisa-vos a tristeza,
mas voltarei a ver-vos
e vosso coração regozijar-se-á
e ninguém poderá roubar a vossa alegria.
Consolar-vos-ei
como uma mãe consola o seu filho.
Durante um breve tempo
penei e padeci,
mas agora encontrei um grande consolo.

VI - BARÍTONO E CORO
Como aqui carecemos de morada permanente,
buscamos a futura.
Olhai: revelar-vos-ei um segredo:
nem todos sumiremos no sono,
mas todos seremos transformados;
e isto de repente e num instante,
quando soar a última trombeta.
Porque a trombeta soará,
os mortos ressuscitarão incorruptos
e seremos transformados.
Então, cumprir-se-á a palavra
que está escrita;
a morte é sepultada na vitória.
Morte, onde está o teu aguilhão?
Inferno, onde está a tua vitória?
Senhor, Tu és digno
de receber a glória, a honra e o poder,
pois criaste todas as coisas,
e pela tua vontade existem
e foram criadas.

VII - CORO
Bem-aventurados, desde agora,
os mortos
que morrem no Senhor.
Sim, o Espírito diz
que repousam do seu trabalho,
pois as suas obras os acompanham.
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Mensagem por Alquimista 30/1/2019, 00:51


Alquimia e Música

Mundo da Música - Página 3 Alquim10

As ideias Alquímicas e Herméticas também encontraram seu caminho na música renascentista. A Camerata Florentina, montada aos moldes da Academia Florentina de Ficino de cem anos antes, é um dos numerosos exemplos de pensadores da Renascença tentando ativamente incorporar a sabedoria antiga em suas obras. As luzes principais da Camerata eram compositores como Jacopo Peri (1561 - 1633), e Giulio Caccini (1551 - 1618), e foi Peri quem compôs a primeira ópera, Dafne, em 1598, e, dois anos depois, Euridice (que, ao contrário do trabalho anterior, sobreviveu completa). Em ambas as obras, que tratavam de temas que eram essencialmente alquímicos, a música está ligada à salvação da alma, e todas as primeiras óperas foram auto-referenciais, pois eram obras de arte que tomavam a arte como tema. A história de Eurídice foi posteriormente musicada em 1609 pelo primeiro gênio da ópera, Claudio Monteverdi (1567 - 1643), que também era um alquimista praticante. Seu primeiro patrono, Vincenzo Gonzaga, iniciou o jovem compositor na arte, e Monteverdi, por sua própria admissão, passou sua vida tentando incorporar verdades eternas em sua música.
Monteverdi não era o único músico alquímico, no entanto. Ficino, embora mais um mago do que um alquimista, compôs hinos a Orfeu que foram projetados para serem cantados em certos momentos e em certos lugares, geralmente fora de casa.

Mundo da Música - Página 3 Sem_tz47

A obra mais célebre do famoso alquimista (tido por muitos como um legítimo rosacruz) Michael Maier (1568 - 1622) é Atalanta Fugiens de 1617, onde cada poema alquímico tem uma ilustração correspondente à parte relevante do trabalho e a música à qual o poema se destina a ser cantado. É, na verdade, o primeiro trabalho multimídia.

Mundo da Música - Página 3 875d8610

Outro músico renascentista que se dedicou à Grande Obra (Magnum Opus) foi Claudio Merulo (1533 – 1604), que tornou-se o primeiro organista de São Marcos em 1584 e foi uma das principais figuras do final do século XVI.
Sua morte se deu a um experimento alquímico mal sucedido: seu laboratório explodiu, pois, assim como Monteverdi, ele também foi um alquimista praticante.
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Mensagem por Alquimista 12/3/2019, 01:26

Alquimista escreveu:
A Música e a Ciência :

O ''pai da ciência moderna'', Galileu Galilei, foi filho de Vincenzo Galilei, que foi um músico florentino, alaudista, e teve um importante papel na revolução musical da polifonia para a modulação harmônica.
A Camerata Fiorentina, que foi a academia da qual o músico fez parte, era composta de humanistas, poetas, músicos e intelectuais, onde se discutia literatura, ciências, artes e onde se executava música.
Claro que isso tudo teve um importante impacto na formação intelectual de Galileu Galilei.
Vincenzo estava à frente da Camerata Florentina, sendo que esta foi a responsável por ter criado o gênero operístico ao mal interpretarem os seus membros a música declamada da Grécia Antiga, que eles tanto almejavam resgatar.
A memória de Vincenzo está sendo revigorada e sua música novamente executada.
O outro filho de Vincenzo, Michelagnolo, irmão de Galileu, foi músico e alaudista também.




A MÚSICA DAS ESFERAS:
Na sua obra Harmonices Mundi (1619), Kepler imaginou um coro no qual Mercúrio, a voz mais aguda, seria o Soprano, Vénus e Terra os Contraltos, Marte o Tenor, enquanto que Júpiter e Saturno, as vozes mais graves, seriam os Baixos. Nesta sua teoria da música celestial, ao planeta Terra correspondia um intervalo musical de meio-tom, que ele associou ao modo eclesiástico de mi (modo frígio), levando-o a concluir que a melodia entoada pela Terra era “mi – fá – mi”. Kepler fazia esta descoberta durante a Guerra dos Trinta Anos, o que o levou a pensar que a Terra produzia um lamento constante, em nome da misere e fami (miséria e fome) que reinavam na altura (nas palavras de Kepler, Tellus canit MI-FA–MI ut vel ex syllaba conjicias, in hoc nostro domicilio Miseriam et Famen obtinere).
http://www.portaldoastronomo.org/tema_19_4.php

Albert Einstein, grande admirador de Mozart, quando queria achar uma solução para seus ''dilemas'' tocava suas obras ao violino. Teria a ''genialidade'' do físico alguma relação com o tão famigerado Efeito Mozart?

William Herschel (1738 - 1822)

Coelorum perrupit claustra

Famoso astrônomo que descobriu o planeta Urano (em 1781) e também a radiação infravermelha.

Contudo, poucos sabem que William Herschel não começou sua carreira como astrônomo e sim como músico.
Tocava violino e também era organista. Compôs 24 sinfonias, concertos e obras de câmara, música para órgão, anthems e outras obras vocais.
Seu interesse pela astronomia começou a se intensificar somente a partir dos anos 1770.
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Mensagem por Alquimista 1/4/2019, 14:00


''Em parte alguma da música de Wagner se consegue beleza mais serena que no prelúdio do terceiro ato do Parsifal e no episódio da Sexta-feira santa; embora se deva admitir que a concepção da natureza humana, peculiar a Wagner, se mostre também no comportamento de certos tipos neste drama. Vede Amfortas, o melancólico cavaleiro do Graal, que choraminga como uma vendeira e soluça como uma criancinha. Meu Deus! Um cavaleiro do Graal, um filho de rei cravaria em si mesmo a sua lança, em vez de exibir em lúgubres melodias, durante três atos, a sua consciência de culpado. Quanto a Kundry, aquela velha rosa do inferno, contribuiu muito para a literatura wagneriana; e eu confesso que pouca afeição dedico a tão sentimental criatura. Klingsor é o mais belo tipo do Parsifal: um antigo cavaleiro do Graal despachado do Lugar Sagrado em virtude de suas opiniões muito avançadas sobre a castidade. É espantoso seu ódio amargo; ele conhece os homens e desdenhosamente lhes pesa na balança a sinceridade dos votos de castidade. Disto se conclui naturalmente que este feiticeiro velhaco não é apenas único tipo humano, mas o único tipo moral do drama, no qual se desenvolvem moral falsíssima e idéias religiosas não menos falsas das quais o jovem Parsifal é o heróico e insípido campeão.
Aqui está em suma um drama cristão no qual ninguém está disposto ao sacrifício, conquanto seja o sacrifício uma das mais altas virtudes cristãs! Se Parsifal recupera sua lança miraculosa, é graças à velha Kundry, a criatura verdadeiramente sacrificada na história, duas vezes vítima: uma das intrigas diabólicas de Klingsor e outra do mau humor intangível de um Cavaleiro do Graal. Sem dúvida a atmosfera é religiosa, mas porque têm as vozes das crianças tão sinistras harmonias? Pensai por um momento na candura infantil que teria sido transmitida pelo espírito de Palestrina, tivesse sido ele capaz de ditar sua impressão.
As observações supra aplicam-se somente ao poeta a quem estamos habituados a admirar em Wagner, e nada têm com a beleza musical da ópera, que é suprema. É incomparável e arrebatadora, esplêndida e vigorosa. Parsifal é um dos mais adoráveis monumentos sonoros jamais erguidos à glória serena da musica.''

Claude Debussy (1862 - 1918)
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Mensagem por Alquimista 3/4/2019, 01:24


''Liszt não é um homem, Liszt é uma ideia!''
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Mensagem por Alquimista 3/4/2019, 01:30


O Cravo

Mundo da Música - Página 3 Falern10

Muitos julgam que o cravo é a versão barroca do piano. Ele soa mais ''percutido'' e metálico (apesar de ser um instrumento de cordas pinçadas, cujo som é gerado beliscando uma corda ao invés de percuti-la, como no piano ou no clavicórdio), tem uma tessitura menor e não é capaz de grandes mudanças de dinâmica como o piano que conhecemos. Nenhuma orquestra moderna apresenta um cravo, mas todo conjunto de música antiga que preze tem o seu. Ele é a base de qualquer partitura orquestral pré-clássica, geralmente no papel de baixo contínuo, algo essencial na música barroca.

Os ancestrais do cravo foram a espineta e o clavicórdio. O descendente do cravo foi o pianoforte, que por sua vez foi o pai do piano. O pianoforte soa como um cravo mais "redondo", menos metálico, e vem ganhando destaque nas orquestras de instrumentos de época, substituindo o piano em obras do século XVIII.

É importante frisar que tais linhas de parentesco só se referem à utilização dos instrumentos. Em termos técnicos, o cravo é o final de uma linha de sucessão que vem desde o saltério antigo até a espineta, a de teclados de cordas beliscadas. Já o piano é o resultado de uma sucessão que começa com o cimbalão, passa pelo clavicórdio e chega ao pianoforte, a de teclados de cordas percutidas.
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Mensagem por Alquimista 14/4/2019, 01:10


Órgãos Históricos de Minas Gerais - Parte 1

No século XVIII, Lobo de Mesquita auxiliou um padre organeiro na afinação do órgão construído totalmente ''in locco'' no Arraial do Tejuco (atual Diamantina), na Igreja de N. Sra do Carmo, e que existe até hoje. O mesmo padre já havia construído outro órgão de menores dimensões na matriz da cidade, que foi demolida em 1931 com o instrumento em seu interior, há também indícios de que seria dele a manufatura de outro órgão setecentista que ainda existe, na matriz de um pequeno povoado chamado Córregos que pertence ao município de Conceição do Mato Dentro, na antiga Estrada Real que levava ao Arraial do Tejuco. Todos os outros órgãos setecentistas que existem no Brasil são de fabricação europeia e o da Igreja do Carmo é especial não apenas por ter sido construído localmente e por ter sido executado por Lobo de Mesquita, mas também por suas dimensões ambiciosas.

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Ainda no Arraial do Tejuco (Diamantina), ao final do século XVIII assumiu o posto de organista uma mulher, e é o primeiro caso que se tem notícia de uma mulher atuando como musicista no continente americano, aliás, nem na Europa isso era comum. O nome dela era Ana Maria dos Santos Mártires, era branca (outro fato incomum entre os músicos da Minas setecentista, geralmente mulatos) e ocupou o lugar deixado por Lobo de Mesquita que partiu em 1798 para Vila Rica (Ouro Preto), este foi seu mestre e ensinou-a o ofício da música quando ela ainda era criança. Detalhe, Ana Maria era cega de nascença.
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Mensagem por Alquimista 16/4/2019, 00:46


Órgãos Históricos de Minas Gerais - Parte 2

TIRADENTES:

Em Tiradentes está um dos mais preciosos instrumentos musicais remanescentes da Minas colonial: o órgão da Matriz de Santo Antônio. Encomendado no ano de 1785, sob o reinado de D. Maria I, ao organeiro Simão Fernandes Coutinho, na cidade portuguesa do Porto, pelo valor de 202 mil réis, o instrumento foi trazido ao Brasil anos mais tarde.
O caminho percorrido não foi fácil: o órgão chegou ao Rio de Janeiro em um veleiro e foi trazido até a então Vila de São José del Rei em lombo de burro. Depois da fabricação da caixa e da montagem do maquinário em solo mineiro, em 1788 pode-se ouvir, pela primeira vez, o som do instrumento.
(Para se ter uma ideia de sua antiguidade, basta saber que em 1788 Mozart ainda estava vivo!)
Francisco de Paula Oliveira Dias (filho de Manoel Dias de Oliveira), foi o primeiro organista a tocar o órgão da Matriz.

Mundo da Música - Página 3 Orgao-10

São muitas as peculiaridades do órgão de Tiradentes. Uma é visual. Decorado em estilo rococó, ele é parte da magnífica concepção estética da Matriz, que se destaca pela talha joanina e pelo frontispício feito sob o risco de Aleijadinho. A caixa foi projetada por Salvador de Oliveira e esculpida por Antonio Rodrigues Penteado e Antonio da Costa Santeiro. Em 1798, Manuel Victor de Jesus confeccionou uma armação suntuosa para a caixa.
A outra é sonora. Construído em alta qualidade técnica, o instrumento mantém parte significativa dos tubos e da mecânica originais, além do teclado. O instrumento dispõe de um manual com 4 oitavas e 15 registros, sendo 8 para a região aguda e 7 para a grave, não possuindo pedal.
(É mister dizer que o órgão histórico de Tiradentes é exclusivo no gênero por ser o único instrumento integralmente construído pelo organeiro Simão Fernandes Coutinho que ainda se conserva, o que o torna um dos órgãos mais importantes do mundo.)
A restauração de todo o conjunto, empreendida pela sociedade, paróquia e patrocinadores, foi decisiva para que o órgão, mudo há mais de 10 anos, voltasse a soar como no século XVIII. Agora, ouvir os concertos na Matriz de Santo Antônio é mais que preservar a arte de Minas. É reviver toda efervescência musical do período barroco e, dessa forma, celebrar a nossa história.
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Mensagem por sombriobyte 28/4/2019, 03:11


Alquimista, não conheço estes belos órgãos mineiros, só ouvi falar. Ainda fazem apresentações neles?

sombriobyte

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Mensagem por sombriobyte 28/4/2019, 03:14


Considero o órgão um dos instrumentos mais maravilhosos e com mais recursos. Ele teve seu ápice na figura barroca de J. S. Bach. Ele verdadeiramente caiu em desuso a partir do período romântico, sendo dificilmente usado pelos compositores como acompanhamento e muito raramente como instrumento solo em alguma obra. Atualmente é muito difícil encontrar alguém que toque esse instrumento e é raro até ver esse instrumento.

Minha favorita nesse belo instrumento é a Fantasia em Fá menor para órgão k 608, de Mozart. E de Bach é "Wachet auf, ruft uns die Stimme", BWV 645.

sombriobyte

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Mensagem por sombriobyte 28/4/2019, 03:18


Eu já li matérias relatando que o interesse pelo órgão realmente diminuiu. Os atuais mantenedores e organistas oficiais de locais como o Mosteiro São Bento, Igreja da Consolação (se não me engano é esta) e outros (cito os de SP) reclamam da falta de interesse e cuidado para com este incrível instrumento. Até mesmo a procura das pessoas por aprender a tocá-lo diminuiu bastante, o que acaba limitando o trabalho e a divulgação do mesmo. mas creio - opinião pessoal - ser este um problema maior aqui no Brasil que no exterior.

Porém o mosteiro de São Bento-SP promove o já famoso Festival Internacional de Órgão, no mosteiro, com apresentações de artistas de várias partes do mundo e lotação até nos arredores do mosteiro. No último não pude comparecer, mas neste ano tentarei ir a algumas apresentações. Assisti a uma missa com os monjes beneditinos com canto gregoriano e a augusta presença do órgão, cuja sonoridade de tão forte emociona. É uma ótima opção aos domingos pela manhã, acontece em dois horários. Em tempo: o órgão (Walcker) da mosteiro São Bento é um dos maiores e mais bem conservados da América Latina.

Abraços,

sombriobyte

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Mensagem por Alquimista 28/4/2019, 16:17

sombriobyte escreveu:
Alquimista, não conheço estes belos órgãos mineiros, só ouvi falar.

Ainda não falei sobre o incrível órgão Arp Schnitger de Mariana.


Ainda fazem apresentações neles?

Sim, sim, semanalmente!
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Mensagem por Alquimista 28/4/2019, 16:20


Sombriobyte, o órgão não caiu em desuso a partir do período romântico.

Te aconselho a sair de Bach e Mozart e ouvir obras do século XX: experimente Volumina, de Ligeti, ou a Missa de Pentecostes e também A natividade do senhor de Olivier Messiaen. Você vai ver que o instrumento está mais vivo do que nunca...
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Mensagem por Alquimista 28/4/2019, 16:27


Ouça também a monumental obra Commotio, para órgão, de Nielsen, versão do Kevin Bowyer. Há também uma gravação do Christopher Herrick para a Hyperion, além da integral para órgão de Nielsen da BIS.

E ainda os compositores Max Reger, Leon Boellmann, Marcel Dupré, Jean Langlais, Jehan Alain e Henri Mulet.
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Mensagem por Siegfried 30/4/2019, 00:33


Nas épocas de Buxtehude, Bach e Mozart os órgãos de tubos eram as máquinas maiores e mais complexas de seu tempo.
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Mensagem por Alquimista 30/4/2019, 14:03


Órgãos Históricos de Minas Gerais - Parte 3

O incrível órgão Arp Schnitger de Mariana:

Mundo da Música - Página 3 Orgao_10

A catedral da Sé, ou de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG), possui um tesouro musical: um órgão construído em 1701, em Hamburgo (Alemanha), por Arp Schnitger (1648-1719), um dos nomes mais respeitados na história da fabricação deste tipo de instrumento em todo o mundo. O órgão chegou ao Brasil em 1753, como presente da Coroa portuguesa ao primeiro bispo da cidade, D. Frei Manoel da Cruz. Entre os órgãos da manufatura Schnitger que existem até hoje, este é um dos exemplares mais bem conservados e o único que se encontra fora da Europa. Todo policromado, tem 7 metros de altura por 5 metros de largura.

A produção de alta qualidade de Arp Schnitger foi exportada para vários países da Europa na época. De todas as suas obras, restam 30 no mundo inteiro, inteiras ou parcialmente conservadas, incluído o órgão de Mariana. O assentamento da peça no local coube a Manuel Francisco Lisboa, pai do escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Desde sua instalação, o órgão foi o centro de uma intensa atividade musical na Sé de Mariana, cuja memória escrita compõe o acervo de partituras do Museu da Música, que abriga obras de compositores do período colonial. Mariana também é sede da Associação Brasileira de Organistas.

Depois da construção, o instrumento passou um longo período em Portugal, tendo sido colocado à venda em 1747. O rei D. João V adquiriu a peça do organeiro João da Cunha, a fim de enviá-lo a Mariana, mas faleceu antes. Coube a seu filho, D. José I, presenteá-lo à recém-criada Diocese de Mariana, que, já em 1748, contava com um organista em sua Sé, o padre Manuel da Costa Dantas. Há relatos do transporte do órgão, por navio e lombo de animais, feito em 18 caixões numerados com as advertências precisas para se armar e também em 10 embrulhos grandes e pequenos numerados.

O órgão é um instrumento de sopro, composto de tubos, um para cada nota musical, alimentados por um fole e acionados por um teclado, de acordo com uma definição clássica. Após longo período de uso ininterrupto, por volta da década de 1930 o órgão da Sé parou de funcionar. Somente na década de 1970, após pesquisas sobre a sua procedência e do reconhecimento de sua importância para o acervo de instrumentos musicais no Brasil e no mundo, mobilizaram-se esforços para a sua recuperação.

O organista alemão Karl Richter esteve, então, em Mariana, para fazer uma avaliação do instrumento. Os componentes musicais foram enviados a Hamburgo, para uma reforma.  O móvel do órgão - estrutura interna e externa da caixa e as partes da decoração - recebeu restauração a cargo do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Minas Gerais (Cecor-UFMG), sob a orientação de Beatriz Coelho, que também esteve na Alemanha para ajustes na parte sonora. Em 1984, finalmente, houve a inauguração com grande festa na cidade.

Embora o órgão estivesse tocando e funcionando bem, algumas características importantes que não puderam ser reconstruídas foram deixadas para uma segunda etapa, feita por iniciativa da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana. O início se deu em julho de 1997, com a visita à cidade do especialista Bernhard Edskes, e a conclusão, em fevereiro de 2002, com a entrega oficial do instrumento.

Ainda hoje, mais de 300 anos depois da sua construção, o órgão Schnitger acompanha missas e celebrações litúrgicas, além de ser apresentado em concertos regulares e internacionais. São duas apresentações semanais, sempre às sextas-feiras e aos domingos.

Fonte: Site Órgão da Sé

https://www.mg.gov.br/conteudo/conheca-minas/turismo/orgao-da-catedral-da-se-de-mariana



Arp Schnitger (1648 - 1719), célebre organeiro hamburguês, construiu, em 1701, sob encomenda, dois órgãos que foram enviados a Portugal. Um deles se encontra ainda hoje na Catedral de Santa Maria, na cidade de Faro. O outro veio para o Brasil cinquenta anos depois de ter sido construído, por decisão do Conselho Ultramarino de adornar com sinos, ornamentos, livros e órgão a primeira diocese da Capitania das Minas do Ouro. A colônia experimentava, pela primeira vez, o reconhecimento, por parte da Corte e da Igreja, de que havia ali uma sociedade já consolidada.

O órgão Arp Schnitger é fruto do apogeu técnico do processo de mecanização da produção de ar, cujas primeiras tentativas remontam ao início da civilização ocidental. Na verdade, um órgão é um grande conjunto de flautas sopradas por um gigantesco pulmão. O instrumento de Mariana tem 964 tubos, acionados por teclas e registros. A decoração foi feita pelos portugueses, que pintaram motivos chineses - ''chinoiseries'', influenciados pela cultura de Macau, na época, colônia portuguesa no Oriente.

A articulação de dois conceitos sonoros - germânico e português - faz deste órgão um instrumento atípico, produto da tradição organária dos dois países - Schnitger era protestante reformado e conduziu a construção do instrumento considerando o Catolicismo predominante em Portugal e os princípios dos músicos deste país. Exemplo disto foi a ''sugestão'' do organeiro descoberta em 1977 quando o órgão foi levado para a restauração em Hamburgo: a arquitetura interna do instrumento continha uma estrutura de pedais. Assim, esta estrutura velada ganhou os pedais externos 276 anos depois da construção do órgão.

Schnitger está para a fabricação de órgãos como Stradivarius para a de violinos.
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Mensagem por Alquimista 30/4/2019, 17:21


Caros foristas, todas as discussões que tiveram aqui envolvendo o órgão de tubos serão transcritas para o tópico:

Órgão, o Rei dos Instrumentos
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Mensagem por Alquimista 1/5/2019, 02:23


Jean-Philippe Rameau (1683 - 1764)

Rendo tributos a um dos meus compositores preferidos, um dos grandes da Música: o compositor de Castor et Pollux, um dos pontos máximos da tradição francesa da música, que vai de Machaut a Boulez, passando por compositores como Lully, Berlioz e Debussy.

Embora não fosse inábil em gêneros como a música sacra e a música para teclado, é na ópera que seu gênio se mostra completo. Hippolyte et Aricie, Castor et Pollux, Dardanus, Les Indes galantes e Platée são as obras maestras de Rameau; a riqueza e a originalidade destas obras impressionam qualquer desavisado; orquestração maravilhosa (como a combinação entre fagote e oboé no prólogo de Les indes galantes), invenção melódica, sofisticação harmônica e vivacidade rítmica (a imitação de pássaros no finale de Platée revela uma tendência francesa que vai de Janequin a Messiaen), tudo isso é característico de Rameau.

Suas óperas pertencem ao esquema de Lully, sem alterá-lo por completo, Rameau conseguiu flexibilizar e inventar, tanto musicalmente quanto dramaticamente.

Adoro a música de Lully, mas a audição da maioria de suas óperas se revela incompleta sem a encenação, surge uma certa monotonia, um ar meio repetitivo. Com Rameau isto não acontece, os recitativos nunca se tornam monótonos, há sempre maravilhosos movimentos sinfônicos e os balés (ao contrário da geração romântica) têm verdadeiro efeito dramático.

Tendo de escolher uma ópera perfeita, escolheria, acho, Platée, uma das minhas óperas preferidas, ímpar. O libretto se junta à mais original, inventiva, engraçada e irônica música que Rameau compôs, gerando uma ópera de comicidade exótica, dionisíaca, absolutamente única, na, talvez, única ópera de comicidade aristofânica; se opondo ao terencianismo de Mozart e ao plautismo de Rossini e do Verdi de Falstaff.

Claro, também não podemos esquecer de citar o famoso Tratado de Harmonia de Rameau, que foi muitíssimo importante para sua época, pois sistematizou os avanços musicais conquistados até então e determinou a base da música tonal do séc. XVIII e de seus posteriores.

Além disso tudo, Rameau também foi um excepcional clavecinista, e suas Pièces de Clavecin são excelente música, de altíssima qualidade e invenção melódica.
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Mensagem por Siegfried 1/5/2019, 14:03


Prezado Alquimista,
Acho até constrangedor comparar a música de Lully, seca e pouco inventiva, à de Rameau, um dos maiores gênios da história da música. Como bem lembrou, as óperas de Lully precisam de todo o aparato cênico para sobreviver.
De qualquer forma, Lully (um italiano) teve o mérito de inventar uma forma operística tipicamente francesa que seria levada à excelência por Rameau.
De certa forma, Lully também prejudicou muito a música francesa com o privilégio que obteve do rei. Não temos mais obras para teatro de um gênio como Charpentier por esse motivo.
Gosto muito dos Motetos de Rameau. Mas também acho que em ópera ele se destaca mais, ao contrário de Charpentier (que sofreu o constrangimento lullyano), um dos mestres incontestáveis da música sacra.
Não foi esse o maior período da música francesa desde a renascença?
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Mensagem por Siegfried 1/5/2019, 14:04


Quanto ao caso de Lully, temos que lembrar que os librettos de Quinault limitam bastante o desenvolvimento operístico. Charpentier sofre um pouco com sua Medée, cujo libretto é uma adaptação da Medée de Corneille feita pelo irmão. No entanto em termos dramáticos Rameau é mais brilhante que os dois, talvez menos que Gluck, mas um músico muito mais genial que este.

Já Rameau tem alguns librettos brilhantes, o de Platée é fantástico; outros nem tanto, como Les Indes Galantes.
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Mensagem por Siegfried 1/5/2019, 14:06


Existe um busto de Rameau na igreja de St-Eustache em Paris, junto a Santa Cecília e outros compositores, como deuses pagãos compartilhando o espaço com santos oficiais.
Nessa igreja tiveram lugar as exéquias de Rameau e da mãe de Mozart, e o batismo de Luís XIV.
Àqueles que sonham em assistir uma ópera de Rameau, estando em Paris, sugiro prestar uma homenagem diante do tal busto - é uma simpatia que já, comprovadamente, trouxe sorte na obtenção de ingressos para as muito procuradas apresentações na Ópera Garnier.
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Mensagem por sombriobyte 1/5/2019, 14:48


Como poderia falar de Rameau? Pois essa tarefa seria extremamente ingrata sabendo que nenhuma palavra escrita se compara à música que ele escreveu!

Concordo inteiramente com as outras mensagens, e não posso acrescentar muito mais ao que já foi dito. A primeira vez que ouvi Rameau foi com Platée, e fiquei simplesmente maravilhado com aquela música ótima e aquelas surpresas que ele sabia armar tão bem. E a outra que também me marcou muito foi Les Indes Galantes, que com certeza é outra obra prima de qualidade incomparável. Mas ainda espero ansioso o dia de ver uma delas, e tenho certeza que será maravilhoso!

É uma pena que suas óperas não sejam tão encenadas quanto Verdis e Puccinis, visto que elas poderiam muito bem ser tão populares quanto essas, são fáceis, agradáveis e sem defeitos.

Concluindo, ele foi um grande gênio!

Três vivas a Rameau, um dos maiores compositores de toda a França!!!

Viva!!! Viva!!! Viva!!!

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Mensagem por sombriobyte 1/5/2019, 14:54


As óperas de Rameau tem alguns procedimentos harmônicos que prenunciam o classicismo, é bom dizer que a linguagem musical de Rameau é a mais autoconsciente de todas até então. Rameau sabe o que quer e trabalha com a música para obter, isto é essencial. Inclusive na Platée, no segundo ato há uma passagem em que o tema da abertura é citado em um tom bastante longe do original, alguém diz "Oh dieu! Une nouvelle harmonie!", uma referência explícita à música que se toca, talvez uma das primeiras da história. Certos personagens tem determinados "acentos vocais", há reaproveitamentos, com fim cômico, de trechos anteriormente tocados, algo também raro e extremamente novo, não havia antes esse pensamento sobre a música. Especialmente sobre a música operística.

Há muitas sutilezas assim em Platée, é uma ópera realmente formidável, para mim uma obra-prima absoluta. As outras não são tão sutis, mas também maravilhosas, especialmente Castor et Pollux.

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