Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mitologia vs Hermes

+12
Alquimista
Dree Elle
FIAT LUX
Art3mis
Chuck
Rei de Ouros
Legolas
Nostradamus
Gyodai
Obelix
Larry Bi
Hermes Trismegistus
16 participantes

Página 3 de 17 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 10 ... 17  Seguinte

Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Hermes Trismegistus 30/3/2021, 02:22

Os nomes dos deuses, inclusive seus próprios mitos, muitas vezes, eram diversificados dependendo da região em que eram cultuados. Por exemplo, RÉIA era o nome comum para a mãe de Zeus na Grécia, mas na Frígia ela era venerada como CÍBELE. O deus HERMES foi o deus com mais atribuições e era cultuado com vários nomes em diversas regiões da Grécia.

SÓCOS nada mais era que o HECÁTEROS cultuado na Eubéia, só que numa versão mais humana. Quem foi Hecáteros? Possivelmente era o mesmo SILENO, já que era ele o pai de todos os espíritos das florestas: ninfas Oréades, Sátiros, Silenos... E tinha por esposa ANCILA (ou Anquíale). Por isso, deveria ser filho do titã Jápetos.

Nesta pesquisa, respondemos a uma pergunta feita anteriormente: quem eram os pais das ORÉADES? Eram SILENO e ANCILA, que era a única filha de Jápetos e Clímene, e irmã legítima de Epimeteus, Átlas e Mênetos (Prometeus era filho de Jápetos e Têmis).

Deusas LITÊS: personificação das Preces, eram filhas de Zeus. Eram humildes, coxas e cheias de rugas. Os males causados pela deusa Ate (deusa do Erro) podiam ser reparados através delas.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Gyodai 30/3/2021, 02:26

Sim, Hermes, mas como a mitologia não é uma coisa real, seria muito legal essa sua teoria, imagina vários mitos que dizem de Ares destronando Zeus e se acontecesse aquela rebelião toda... seria demais! Gostaria que fosse assim, também tenho várias outras teorias.
Gyodai
Gyodai

Mensagens : 91

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Hermes Trismegistus 30/3/2021, 02:29

Quanto à Mitologia não ser real, é relativo. Em parte ela foi narrada por poetas e historiadores antigos, na maioria deles da época clássica da Grécia. Eram muito supersticiosos, mas não quer dizer que não fossem reais as histórias. Elas podem sim ter acontecido só que de outra forma, sem exageros, sem monstros, sem deuses e sem essas grandes façanhas, impossíveis de serem realizadas.

Houve um historiador antigo chamado Diodoro Sículo, que, desacreditado, costumava a dar significado e lógica aos mitos, pois acreditava na sua veracidade. Por exemplo: as Górgonas não eram monstros, mas um povo africano de guerreiras, adoradoras da serpente. E Hádes, o deus dos Infernos, seria nada mais nada menos que Aidoneus, rei dos molossos, do Épiro.

Ele dava localizações geográficas aos lugares míticos e místicos, algo que podemos tranquilamente aceitar, pois fica com mais sentido e mais real.

Como dizer que a Guerra de Tróia, fazendo parte dos mitos, foi irreal se já foi comprovada sua veracidade? Como negar a existência de Teseus e Aquiles, se houveram heróis do período clássico que se diziam seus descendentes?
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Hermes Trismegistus 30/3/2021, 02:31

Os antigos podiam até mesmo criar histórias para explicar os eventos naturais, como a formação das tempestades, as gigantescas ondas marinhas, a explosão de vulcões, a chuva, a origem do mundo, a existência do homem (homem e mulher), o raio, o trovão... Ou mesmo davam nomes e atributos às coisas, formando imagens de deuses e espíritos. Ora, isso é real, mesmo sendo fabuloso, pois é cultural.

Se acreditarmos que esses mitos eram irreais, então a Grécia Arcaica não existiu, não teve história anterior à época clássica.

Ademais, MITO não quer dizer "irreal", "fábula" ou "ficção", mas significa que é uma história contada de boca-em-boca, através de gerações, sem registro histórico, ou seja, real até prova em contrário, pois faz parte da história da Grécia Antiga. Essas histórias só passaram a ser escritas na época clássica, centenas de anos depois do período Arcaico, e remodeladas pelos escritores modernos.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Hermes Trismegistus 30/3/2021, 02:33

Como negar que Sansão existiu, ou que Josué pediu a Deus que parasse o sol no céu e foi atendido, ou que Moisés abriu o Mar Vermelho, se está tudo na Bíblia? Então a Bíblia também é mitologia... Se for falar isso para algum cristão, vai virar polêmica. E, sendo assim, os Hebreus dessa época também não tiveram história, se tudo for "mito" no sentido de "irreal".

Não precisamos acreditar na existência desses personagens nem nos seus mitos, mas basta entendermos a mensagem, o significado de cada um, para aprendermos mais e, quem sabe, seguirmos alguns bons exemplos. Afinal, real ou irreal, não vai mudar nada, se não quisermos.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Larry Bi 30/3/2021, 02:39

Como se chamavam os 6 filhos de Poseidon e Hália (irmã dos telquines)?

Como se chamavam os filhos de Poseidon e Clito? Sei que o primogênito de Clito se chamava Atlas. Seria outro Atlas? Ou uma versão diferente sobre a origem do gigante que segura o céu ou a terra?
Larry Bi
Larry Bi

Mensagens : 154

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Gyodai 30/3/2021, 02:46

Eu sei, Hermes, mas eu não quis dizer "esse tipo de irreal", você me entendeu mal, não queria dizer isso que você entendeu, mas eu estou falando que como "tudo é possível" na mitologia, poderia acontecer algo assim, não que eles inventassem tudo da cabeça e botaram em escrituras, claro que não! Eles estudaram muito, eu sei, e depois escreverem e narraram as suas teorias, mas a bíblia é diferente, meu amigo... Como provar que o mundo foi realmente um acidente, BIG BANG, BOOM, pronto... As mitologias são como ciência, logo depois, daqui a uns mil, dois mil anos depois, a ciência será só um mito e os homens terão novas teorias, é... Dizem que a ciência prova tudo, diziam que a mitologia provara tudo, mas ninguém sabe de nada. Para eles, o lance de deuses provocarem as nuvens, tempestades, chuva e etc, era tãããããããão explicado quanto o ciclo da água hoje em dia, talvez toda a ciência vire uma mera mitologia logo depois...
Gyodai
Gyodai

Mensagens : 91

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Larry Bi 30/3/2021, 02:54

Não confunda ciência e mitologia. Na ciência não existe supertições e nem estórias fantásticas envolvendo deuses, demônios e magia. A ciência estuda os fenômenos da natureza para dar uma explicação lógica e verdadeira sobre sua origem.
O problema é que ainda não existe uma explicação para tudo. A teoria do Big Bang foi criada baseada no pouco conhecimento que os cientistas possuem sobre o universo. Com o passar do tempo, e com novas descobertas, essa teoria sofrerá alterações até que finalmente seja descoberta a verdadeira origem do universo.
Nem daqui a 1 bilhão de anos a ciência será considerada uma mitologia. Nunca existirá outra explicação lógica para a origem de todas as espécies senão através da evolução, porque é um fenômeno muito comum que ocorre o tempo todo na natureza, e só não acredita nele quem ainda não entende a forma como ele ocorre.
Toda a tecnologia que possuímos atualmente só existe graças aos avanços da ciência.
Larry Bi
Larry Bi

Mensagens : 154

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Gyodai 30/3/2021, 03:00

A ciência é uma mitologia.

Aposto que os profetas antigos diziam: "Aposto que nem daqui a 1 bilhão de anos ninguém vai chamar nossas profecias de mito."

Cara, a mitologia estudava os fenômenos da natureza para dar uma explicação lógica e verdadeira sobre sua origem. Eles acharam que era real, como nós achamos. Você acredita na ciência? Amigo, nada é verdadeiro, ninguém sabe a verdade, dizem que os humanos estão muito além, mas não sabemos nem 10% da verdade...
Gyodai
Gyodai

Mensagens : 91

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Gyodai 30/3/2021, 03:01

Tecnologia e ciência não combinam nem um pouco.
Gyodai
Gyodai

Mensagens : 91

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Larry Bi 30/3/2021, 03:05

Antes todos acreditavam que um deus atirava os raios do céu, até que alguém descobriu como eles realmente são formados. Se os antigos religiosos estudassem alguma coisa, não acreditariam que um deus nos trazia o sol e que uma deusa nos trazia a lua e acompanhava outra deusa que cobria o céu e a terra com a escuridão.
Eles não tinham conhecimento, e para explicar esses fenômenos era mais fácil criar seres maravilhosos do que observa-los e estuda-los.
Larry Bi
Larry Bi

Mensagens : 154

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Gyodai 30/3/2021, 03:08

Como a ciência. BIG LOL!
Gyodai
Gyodai

Mensagens : 91

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Larry Bi 30/3/2021, 03:10

Não, a ciência estudas os fenômenos.
Larry Bi
Larry Bi

Mensagens : 154

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Gyodai 30/3/2021, 03:12

A mitologia também. BIG LOL!
Gyodai
Gyodai

Mensagens : 91

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Larry Bi 30/3/2021, 03:14

E qual é a diferença entre a bíblia e a mitologia?
A única diferença é que ainda existe gente que acredita nas estórias bíblicas e na mitologia não.
Larry Bi
Larry Bi

Mensagens : 154

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Gyodai 30/3/2021, 03:18

Toda a diferença, a bíblia tem provas arqueológicas, mitologia não, depende da fé de cada um.
Gyodai
Gyodai

Mensagens : 91

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Larry Bi 30/3/2021, 03:22

Somente a ciência se baseia em provas.

Na minha opinião as estórias bíblicas são tão reais quanto as estórias das mit. grega, egípcia, celta, nórdica, etc. Todas as lendas bíblicas como as de Adão e Eva, Dilúvio, Arca de Noé, paraíso, inferno, jardim do Éden, gigantes (da fábula de Davi) e muito mais, não são exclusividade da bíblia. Basta mudar os nomes dos personagens para perceber que a bíblia não passa de uma mistura de mitos e lendas de povos antigos.

Por Exemplo:
Quando Moises pediu a seu deus que aparecesse na sua forma real, a divindade disse que não poderia, pois ele não resistiria a tamanho esplendor e morreria.
O que aconteceu com Semele quando Zeus apareceu para ela na sua forma real?

Você já percebeu a semelhança entre o jardim do Éden e o jardim das Espérides?

São inúmeros os exemplos.

Claro que eu respeito as crenças de cada um, mas eu gosto muito de discutir sobre essas coisas e não resisto.
Larry Bi
Larry Bi

Mensagens : 154

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Hermes Trismegistus 30/3/2021, 03:28

Oi, gente, bela discussão, isso é bom, assim aprendemos mais com os outros e também expomos nossa idéias.


Até agora não há nada mais que um pequeno conflito de idéias, o que não é negativo, pois os ânimos não se exaltaram, e isso nos faz pensar. Esta discussão certamente se estenderá por dias se a levarmos adiante. É um bom assunto, mas muito peculiar, muito pessoal. Eu mesmo nem tenho certeza do que posto sobre religião, a origem do Universo, a existência de Deus ou de deuses, as teorias científicas... nada se pode realmente afirmar, pois são só teorias. Mas com boas idéias podemos até chegar bem perto da realidade, mesmo que não saibamos.

É certo que quase todas as mitologias, de quase todos os povos, são, em parte, similares, inclusive a Bíblia — muito se parecem. No entanto, não descarto que a ciência também seja uma espécie de mitologia, porque não se pode provar (ainda!). São só hipóteses baseadas em fenômenos naturais, mesmo que a teoria do Big Bang seja a coisa mais provável, mas só teremos certeza quando descobrirem os "furos" que faltam. Caso isso ocorrer, adeus MITOLOGIA, adeus ensinamentos BÍBLICOS.

Gosto de relacionar a Mitologia, a Bíblia e a Ciência como uma coisa só, sem preconceitos, mas com interpretações diferentes e idéias cultuadas por segmentos diferentes. Não consigo separá-las. Podem me chamar de louco, mas para mim, Deus e o Caos são o próprio Big Bang.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Hermes Trismegistus 30/3/2021, 03:32

Larry Bi escreveu:Como se chamavam os 6 filhos de Poseidon e Hália (irmã dos telquines)?
Não sei o nome dos seis filhos de Poseidon e Hália, mas tiveram uma filha chamada Rodos (ou Rode), que deu nome à ilha de Rodes. Era uma ninfa, foi desposada por Hélios e teve uma filha, Electríone, e os Helíacos (Cércafos, Óquimos, Tríopas, Tênages, Cândalos, Áctis e Macareus).

Como se chamavam os filhos de Poseidon e Clito? Sei que o primogênito de Clito se chamava Atlas. Seria outro Atlas? Ou uma versão diferente sobre a origem do gigante que segura o céu ou a terra?
Também não sei o nome de todos os filhos de Poseidon e Clito, mas sei que seus filhos eram cinco pares de gêmeos, que ocuparam os dez lotes de uma grande ilha do Oceano. A parte central foi entregue ao filho Átlas, que passou a reinar sobre os demais, e o país passou a chamar-se de Atlântida. Esse não era o mesmo Átlas filho de Jápetos e Clímene, apesar de seus reinos não ficarem muito distantes. O gigante Átlas era rei na Mauretânia, uma parte a noroeste da Líbia (África), e a Atlântida ficava além do Oceano, que parece ter sido entre as ilhas do Atlântico, e ilhas atuais como Canárias, Madeira, Açores e Bermudas foram seus mais altos picos.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Larry Bi 30/3/2021, 03:38

Eu costumo fazer perguntinhas difíceis. Mas essa será mais fácil.

Eu li uma vez que Hera, furiosa com o nascimento de Atena, resolveu ter um filho sem ser fecundada por seu marido, e com a ajuda de Clóris, Hera deu a luz a Hefesto. Posso considerar Hefesto como filho legítimo de Zeus?
Larry Bi
Larry Bi

Mensagens : 154

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Hermes Trismegistus 30/3/2021, 03:43

Lamento, mas essa informação, ao meu ver, está incorreta: HEFAÍSTOS foi o primeiro filho de Zeus e Héra. Na verdade, Héra teve sozinha um filho-monstro chamado TÍFON, que foi repudiado pela mãe e atirado ao covil da serpente Píton. Esse monstro não deve ser confundido com TÍFEO, que lutou contra Zeus.

Hefaístos também foi repudiado, mas pela sua feiura, e jogado pela janela do Olimpo, e foi cair no mar onde foi salvo e criado pelas nereidas Eurínome e Tétis.

Há escritores modernos que confundem Hefaístos com Tífon, e Tífon com Tífeo, porém são personagens diferentes.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Gyodai 30/3/2021, 03:47

Sim, Larry, é isso que eu estava querendo dizer. Eu sempre faço as pessoas entenderem mal, mas não acredito na ciência também.
Gyodai
Gyodai

Mensagens : 91

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Obelix 30/3/2021, 03:49

A força de Héracles era muito grande, mas ele tinha a força de um Hecantoquiro?

Héracles teve muitos filhos... Qual deles é o mais famoso (ou seja, que teve mais atos heroicos)?

Sei que essa é absurda, mas você sabe me dizer qual é o signo de Héracles???

Héracles era muito amigo de Ificles? Ou eles se odiavam????
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Gyodai 30/3/2021, 03:52

Sei não, também queria saber.
Gyodai
Gyodai

Mensagens : 91

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Hermes Trismegistus 30/3/2021, 03:57

Não dá pra comparar a força de HÉRACLES com a força de um HECATÔNQUIRO. Por quê? Porque não se cruzaram, não eram da mesma época. Jamais se enfrentariam. Héracles foi capaz de enfrentar o deus da guerra, derrotou Centauros e Gigantes, monstros fabulosos, mas tenho a impressão que Héracles não venceria nenhum dos Hecatônquiros. Mas Cronos venceu, e este foi vencido por Zeus.

O filho mais famoso de Héracles foi HILOS, que tomou a frente do exército dos Heráclidas contra as forças do rei Euristeus. Este deve ter sido o que mais se pareceu com Héracles, mas temos que levar em conta que ele não era um semideus, pois era filho de Héracles e Dejanira. Sabe-se que os cinquenta filhos de Héracles e das filhas de Téspios eram muito frágeis, nenhum deles fez parte da revolta dos Heráclidas por sua debilidade. Outro filho famoso e poderoso entre os filhos de Héracles foi TÉLEFOS, rei dos míssios, e ainda TLEOPÓLEMOS, que comandou os ródios contra os troianos.

O SIGNO DE HÉRACLES???? Tá brincando...

ÍFICLES era seu irmão e um de seus melhores amigos, juntamente com seu filho Íolas. Fez parte de várias expedições com Héracles, mas morreu após ser ferido numa delas. Héracles jurou vingança assim que concluísse seus trabalhos. Íolas foi companheiro de Héracles em quase todas as suas aventuras.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia vs Hermes - Página 3 Empty Re: Mitologia vs Hermes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 17 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 10 ... 17  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos