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Mitologia Celta

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Mensagem por Larry Bi 28/6/2021, 20:05

Espaço para discutir uma das mitologias mais estranhas que eu já vi. Perguntas para ferver o crânio de qualquer cidadão:

1= Se o fundo do mar era o inferno, e a Espanha ("eu entendi direito?" - sim, entendeu) era a terra dos mortos, para onde iam os homens quando morriam?

2= Os Sidhs, espaços cavados nas montanhas eram considerados as moradas dos Deuses, sobretudo quando eles começaram a ser vencidos pelos homens, na Irlanda (os homens e os Deuses entraram em guerra na mitologia celta - e os homens venceram). Mas, quando eles passaram a morar nos tais Sidhs, adquiriram um caráter mais destacado, vamos dizer mais próximo do que concebemos como divino. Por quê?

3= A mitologia bretã e a Irlandesa se misturam, mas não necessariamente se complementam. Alguns Deuses de cada cultura se aproximavam bastante em significados e às vezes em nome, mas não eram os mesmos. Isto se deve a um amálgama da época, pela fricção interétnica, ou os Deuses eram semelhantes na origem da cultura celta e ganharam características próprias ao longo do desenvolvimento de cada uma daquelas culturas?
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Mensagem por Marco Polo 29/6/2021, 01:33

É de ferver o crânio mesmo!

As coisas que posso dizer é :
1) Primeiro, não há homogeneidade de panteâo, mesmo porque a cultura celta é heterogênea mesmo. Fica até difícil conceituar o que é ou não celta.
2) Os deuses não são forças cosmogônicas, estão mais pra ancestrais que foram divinizados, principalmente os Tuatha.
3) O conceito de sidh se restringe aos celtas do Eire e está dentro do contexto MÍTICO de que a ilha teve 5 (ou 6 com os Fomorianos) ondas de ocupação humana. A penúltima, da Tribo dos Deuses das Artes, ou dos Ofícios, sei lá: Tuatha De Dana. A última, dos Milesianos, que parecem ter grande relação com a Galiza. Quando Milesianos venceram em guerra os Tuatha, houve um acordo que os derrotados seriam honrados pra sempre, mas que deveriam ficar restritos ao subsolo das colinas (sidh em gaélico).
4) Mas o brabo que a coisa não é linear e admite avatares de modo que um deus pode ser tio de sua avó, ou loucura do gênero.
5) Outra dificuldade: é que realmente não há heterogeneidade completa. Alguns deuses irlandeses tem boa correspondência com bretões (Lugh) e que até mesmo alguns deuses celtas continentais tem boa correspondência com insulares. Há ainda deuses de substrato pre-celta que foram adotados como parece ser Dana e Kernuno.
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Mensagem por William de Baskerville 29/6/2021, 02:28

Larry Bi escreveu:1= Se o fundo do mar era o inferno, e a Espanha ("eu entendi direito?" - sim, entendeu) era a terra dos mortos, para onde iam os homens quando morriam?
Não existia "inferno" para os celtas pagãos. Os mortos iam para uma terra feliz onde viviam os deuses, sobre a qual parece que havia duas tradições: uma que a localizava no subterrâneo (Annwn), outra numa ilha invisível a Oeste (Hy Brazil, para os irlandeses).

2= Os Sidhs, espaços cavados nas montanhas eram considerados as moradas dos Deuses, sobretudo quando eles começaram a ser vencidos pelos homens, na Irlanda (os homens e os Deuses entraram em guerra na mitologia celta - e os homens venceram). Mas, quando eles passaram a morar nos tais Sidhs, adquiriram um caráter mais destacado, vamos dizer mais próximo do que concebemos como divino. Por quê?
Em tempos pagãos, provavelmente eles sempre foram concebidos como divinos. A concepção dos Sidhe como um povo humano que viveu na Irlanda antes dos celtas provavelmente é uma interpretação evemerista tardia, de monges cristãos ou de um folclore já modificado pelo cristianismo.

3= A mitologia bretã e a Irlandesa se misturam, mas não necessariamente se complementam. Alguns Deuses de cada cultura se aproximavam bastante em significados e às vezes em nome, mas não eram os mesmos. Isto se deve a um amálgama da época, pela fricção interétnica, ou os Deuses eram semelhantes na origem da cultura celta e ganharam características próprias ao longo do desenvolvimento de cada uma daquelas culturas?
Irlandeses e bretões pertencem a dois subgrupos linguísticos e culturais diferentes dentro do grupo celta: goidélico (irlandês e escocês), supostamente mais antigo e britônico (bretão), que teria chegado mais tarde às ilhas britânicas. Ao que parece, a separação é bastante antiga, de por volta de 1000 a.C., o que significa que as duas culturas tiveram um bom tempo de evolução independente.
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Mensagem por Larry Bi 29/6/2021, 03:44

O William está matando bem, visto que as duas últimas perguntas não têm resposta "verdadeira", são justamente para nós nos metermos a discutir e elocubrar. Claro, levando em consideração textos sérios de quem anda estudando isso a muito tempo.

A primeira pergunta se responde, olhando do ponto de vista do que se sabe a partir do celticismo irlandês, da seguinte maneira. Os homens mortais que eram vinham da Espanha, terra dos mortos e, não, iriam para lá quando morressem. Quem observa as vagas vindas da Espanha, são os deuses. Os Fomorii também não guardam as almas dos mortos. Lá é o inferno, mas somente por ser a terra dos deuses do inferno, e não o inferno dos homens.
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Mensagem por Larry Bi 29/6/2021, 03:45

Marco Polo,
Você relatou bem a parte histórica da relação entre os Sidhs e os Deuses, mas o que eu estou buscando é uma discussão sobre os porquês. Melhor dizendo, eu quero que nós juntos possamos estruturar uma análise teórica razoável que explique a relação entre os deuses e os homens e, sobretudo, das duas diferentes interpretações dos mesmos deuses, em ocasiões diferentes - conforme minhas perguntas.
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Mensagem por Larry Bi 29/6/2021, 03:46

William,
Apesar dos relacionamentos inter-raciais que são mencionados nas lendas célticas, e das guerras entre os dois povos, eu não penso levar em consideração a ideia de que os deuses seriam homens de uma ocupação anterior (a menos que entrem em jogo considerações razoáveis sobre o fato). Vou tratá-los como deuses. E justamente daí é que eu acho que vão sair argumentos interessantes. Outra coisa: eu li sobre essas interpretações de monges e outros "historiadores" considerarem os deuses como humanos, mas não são todos. Existem em iguais partes os que também os consideram como deuses, simplesmente. Eu não quero, ainda, partilhar as considerações feitas sobre isso nos livros que eu li. Talvez nem mesmo partilhá-las em momento algum. Quero que nós possamos construir uma interpretação razoável.
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Mensagem por Larry Bi 29/6/2021, 03:47

E eu não entendi, se vocês acham que os deuses bretões e irlandeses se aproximam pela interação ou se distam pela singularidade das culturas e eram próximos na origem.


Mais uma pergunta.
William, esse "Brazil" tem alguma relação com o nome "Brasil" atual? Digo do país mesmo.
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Mensagem por William de Baskerville 29/6/2021, 05:12

Larry Bi escreveu:eu não penso levar em consideração a ideia de que os deuses seriam homens de uma ocupação anterior (a menos que entrem em jogo considerações razoáveis sobre o fato). Vou tratá-los como deuses.
Se quer pensar do ponto de vista dos celtas pré-cristãos, está correto. Os Tuatha de Danaan eram provavelmente deuses que, mais tarde, foram considerados por cronistas cristãos como lembrança de heróis humanos. Diodoro da Sicília fez coisa semelhante, ao tratar os deuses gregos como lembranças de reis e guerreiros reais do passado.

Não é difícil construir interpretações evemeristas, pois os deuses gregos, assim como os irlandeses, foram desde a origem muito "humanos". Quem quiser considerar poderes sobrenaturais e força sobre-humana como simples exageros poéticos de feitos reais, pode facilmente "traduzir" as histórias dos deuses do olimpo, tanto quanto as dos Tuatha como histórias de um povo humano.
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Mensagem por William de Baskerville 29/6/2021, 05:13

Larry Bi escreveu:E eu não entendi, se vocês acham que os deuses bretões e irlandeses se aproximam pela interação ou se distam pela singularidade das culturas e eram próximos na origem.
Acredito que seja mais o segundo caso. Foram algum dia mais próximos, mas depois se distinguiram. Assim como os celtas, como um todo, se distanciaram de outras tradições indo-europeias das quais eram mais próximas na origem. Por exemplo, o Nechtan irlandês é "primo" em primeiro grau do Nodens britânico, primo em segundo grau do Netuno romano e primo em terceiro do Apam Napat védico.
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Mensagem por William de Baskerville 29/6/2021, 05:16

Larry Bi escreveu:William, esse "Brazil" tem alguma relação com o nome "Brasil" atual? Digo do país mesmo.
A rigor, não. Apesar de especulações românticas em contrário, a semelhança é mesmo mera coincidência.

O nome da ilha lendária vem do sidhe irlandês Breasal (uma espécie de benévolo Hades irlandês), cujo nome significa "chefe dos guerreiros", pois ele reinaria sobre os guerreiros mortos (mais ou menos como Odin no Walhalla).

O nome do Brasil vem do árabe warssii, “amarelo-avermelhado”, originalmente aplicado a tecidos tingidos com a planta "wars" da Arábia, depois a outras tinturas semelhantes extraídas de vegetais - primeiro o sappan ou pau-brasil da Índia, depois a ibirapitanga da América do Sul, que o substituiu.
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Mensagem por Legolas 29/6/2021, 06:12

Hy-Breasil
Como tudo entre os celtas, vigora mais de uma versão. (deve ser o mal de uma cultura ágrafa, porque isto de múltiplas interpretações parecem ser o traço comum nelas) No caso de Hy-Breasil (também grafado como Hy-Breasail), conheço as seguintes explicações:

- O nome Breasil derivaria do gaélico bress (abençoar) e Hy é o equivalente a terra, assim, Hy-Breasil quer dizer Terra Abençoada. O autor seria o não menos lendário São Brandão - O Santo Navegador que lá por volta do século VI d.C teria descoberto esta versão do Éden no oceano Atlântico que por conta disto é por muitos chamado de Ilha de São Brandão. (segundos alguns, seria na verdade os Açores, Madeira ou Canárias ) Isto é relatado em Navigatio Sancti Brendani.

- Bran seria o verdadeiro desbravador desta Terra Abençoada, que também seria conhecida como Terra da Promissão / Tir Tairngiré, Terra da Juventude/ Tir-nam-ôg, Terra dos Vivos/Tir-nam-beo ou Planíce da Felicidade / Mag Mell. Isto consta em Brain Imram /Viagem de Bran em muitos relatos que fazem partem das sagas marítimas irlandesas (as "Irish Imrama") e das várias echtai (contos de aventuras) que eram difundidos oralmente na Irlanda desde +/- VI a.C.

- Hy-Breasil é vista no caso como o lar derradeiro que alguns Tuatha Dé Danann optaram ao abandonar a Irlanda quando vencidos pelos Milésios (parte que ficou optou como refúgio os Sidhs) O único que ficou de fora não buscando seja refúgio no Sid ou além foi Dagda. (tudo por culpa de seu filho Angus)


Só por curiosidade: O tema "Hy-Breasil" fez parte do enredo de carnaval da Imperatriz Leopoldinense em 2004. Smile
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Mensagem por Legolas 29/6/2021, 06:21

Quando se fala em mitologia celta, há a falsa impressão que estejamos nos referindo a um conjunto harmônico de lendas que carregam com elas conceitos similares, ocorre que existem sensíveis diferenças. Vamos lá...

Existem os celtas continentais que correspondem às tribos celtas que viveram no chamado período lateliano (algo por volta do século V a.C) nas redondezas da França e os do período hallstatt (século VII a.C) que habitaram nas vizinhanças da Áustria. (estou falando de localizações geográficas e temporais APROXIMADAS)

Os celtas insulares correspondem às tribos que migraram para ao que corresponde hoje as ilhas britânicas, ou seja, parte da Escócia, Inglaterra, País de Gales, Cornualha, Ilha de Man e Irlanda. (e ainda a chamada Pequena Bretanha que faz parte hoje da França) - Isto já no apagar das luzes do período lateliano.

Um capítulo a parte representam os chamados celtibérios e célticos que correspondem às tribos que se espalharam pela Península Ibérica pelo o que é hoje parte respectivamente da Espanha e Portugal que ocorreu ainda no período lateliano. (algo por volta do século III a.C se a memória não falha)

Há as tribos que chegaram mais longe como a Turquia para fundar seus reinos (os Galátas) ou que vagaram errantes prestando serviços de mercenário (como no Egito, por exemplo). Todas são do período lateliano ou após.

Os celtas continentais do período hallstatt correspondem o núcleo originário, passando pelos celtas continentais latelianos que são os mais romanizados, enquanto os celtas insulares pós-periodo lateliano representam os remanescentes mais miscigenados e sincréticos.
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Mensagem por Legolas 29/6/2021, 06:24

Tendo em vista as diferenças que foram apontadas acima por mim, vemos que por exemplo celtas continentais do período hallstatt não possuíam druidas bem como também suas divindades não podiam ser representadas por qualquer tipo de imagem ou estátua e eram a rigor antropomórficas na concepção bem como as oferendas eram feitas ao lar livre, seja jogadas para queimar em fogueiras, afundar em rios ou se perderem no fundo de poços. (numa perspectiva de ritual realizado meio que pensando na privacidade)

Celtas continentais do período lateliano já possuíam a figura dos druidas como personagens condutores de seu culto, já há uma tentativa de tornar as divindades como padroeiras de alguma coisa (guerra, amor e etc) bem como também encontram aqui e acolá imagens esculpidas (final do lateliano), além de que os ritos ficam mais elaborados e diria mesmo com um tom mais de espetáculo público (exemplo: o Homem de Vime)

Ao final, nos celtas insulares pós-lateliano (particularmente os que viviam na Irlanda) vemos uma fusão de divindades que eram cultuadas isoladamente por cada tribo (tipo Brigith pelos Brigantes) num grande panteão: os Tuatha Dé Danann.

Com a chegada do cristianismo na Irlanda, os Tuatha Dé Danann se incorporam ao panteão de santos e beatos da Igreja (Santa Brigith, por exemplo ) ou servem de exemplo de como poder da Palavra de Deus é mais poderosa do que os antigos deuses que terminam sendo encarados como meros demônios.

Igualmente por influência da ocupação de povos germânicos e nórdicos na Irlanda muito dos Tuatha Dé Danann se transformam em fadas, duendes e outros seres mítico similares.
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Mensagem por Legolas 29/6/2021, 06:28

Cosmogênese Celta

A ideia geral dos mitos celtas a respeito da Criação é de que surgiram vindos do interior da terra, logo a ideia de ir em direção ao Leste em grande parte é decorrente da concepção que vão voltar de onde vieram (onde o Sol nasce) e fogem de onde há perigo (onde o Sol se põe).


Entram em acordo as narrativas que na terra-natal dos Tuatha Dé Danann havia quatro prósperas cidades, a saber Falias, Findias, Gorias e Murias. De cada uma trouxeram ´objetos de poder´ que seriam uma espada, uma lança , um caldeirão e uma pedra.

Os poços, cavernas, outeiros, nascentes de rios, colinas, montanhas eram considerados, digamos, locais de poder ou meio que portais para o Outro Mundo que para os celtas ficava no mesmo plano material que o nosso só que separado por ação de mágica.

No particular das montanhas eles chegavam mesmo a construírem pequenas colinas meramente amontoando pedras e muita terra num dado lugar onde fosse planície aberta, sendo que Sidh (colocado como lugar de morada mágica eterna dos Tuatha que ficaram na Irlanda) é uma palavra de raiz gaélica que quer dizer colina, assim as deusas que foram pra ao Sidh eram chamadas de Bean-Sidhe / Mulher da Colina enquanto os deuses tinham o nome correspondente a Fer-Sidhe / Homem da Colina ou de forma geral todos eles eram Aes Sidhe / Povos da Colina.

Curiosidade: os Fomorianos que são o arquetípico dos vilões e da, digamos, Forças do Mal tem o nome derivado de duas palavras de raiz gaélica que querem dizer do Fundo do Mar. Agora não bem que os Fomorianos viviam numa espécie de reino submarino, mas a hipótese mais aceita que eles seriam um povo que chegava do alto-mar (as embarcações somem ao chegarem a linha do horizonte tal como fossem tragadas pelo mar).
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Mensagem por Legolas 29/6/2021, 06:32

Se bem que os Tuatha Dé Danann encontram seu fim seja no Sidh ou numa ilha mítica, por seu lado os relatos que dão conta da sua origem são bem desencontrados já que uns dizem que eles vieram do céu, passando por situar sua morada em algum lugar ao norte do globo, até mencionam sua terra-natal como sendo nas ilhas meridionais do mundo.

De toda maneira, fosse lá onde fosse a terra-natal dos Tuatha Dé Danann, figura incontroverso que lá haviam quatro prósperas cidades:

- Falias,
- Findias,
- Gorias,
- Murias.

De cada qual respectivamente veio um objeto de poder:

- Lia Fáil / Pedra do Destino de Falias que tinha o poder de ver o futuro e o passado, servir como meio de descobrir se uma pessoa falava a verdade e como forma de ver os lugares mais distantes sem estar lá presente; (esta era guardada em segredo de todos e só usado em momentos muito importantes)

- uma espada de Findias que era tão leve leve no manuseio quanto afiada ao ponto do mais diminuto corte causar a morte e ser capaz de atravessar a mais sólida das armaduras e destruir qualquer escudo ao meio como se fosse de papel; (Nuada Mão de Prata ficou seu guardião)

- uma lança de Gorias que era dotada de vida própria e tão sedenta de sangue que era necessário guarda-la a sete-chaves com um pano amarrado na sua ponta totalmente embebido de um poderoso narcótico; (Lugh era o responsável por ela)

- um caldeirão de Murias onde podia ser retirado (ou depositado) uma quantidade infinita de alimentos, bem como tinha o poder de dar remédios de ação curativa quase que milagrosa. (Dagma que era o seu protetor)
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Mensagem por Legolas 29/6/2021, 06:34

Uma curiosidade a respeito das divindades celtas é que elas nas lendas tinham um cotidiano normal de qualquer mortal e mesmo podiam se machucar seriamente ou até morrer. O que rendia a eles super-poderes era o chamado Banquete das Eras onde a comida era feita naquele caldeirão especial que citei (tudo isto acompanhado de uma cerveja de mágica e curativas propriedades feita por Gobniu em celebração da festa).

A citar Nuada que teve seu braço amputado no campo de batalha (depois reimplantado numa prótese de prata feita por Diancecht e recuperado milagrosamente pelos irmãos Miach e Airmid) e posteriormente morto em combate.

Mesmo no Sidh a ação do tempo os atingiria, porque depois há a inclusão de relatos onde se encontram Sidhs abandonados e semi-destruídos tal como seus moradores há muito tempo tivessem morrido.
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Mensagem por Legolas 29/6/2021, 06:41

Cosmogênese Celta - correção

Fazendo aqui uma pequena correção: os celtas partem do Leste em direção ao Oeste, isto é, do local onde nasce o Sol para ir em direção em que ele se põe. Nesta perspectiva o ponto mais a Leste seria a foz do Danúbio e no extremo oposto o mais a Oeste são as ilhas britânicas.
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Mensagem por William de Baskerville 29/6/2021, 13:34

Legolas escreveu:Uma curiosidade a respeito das divindades celtas é que elas nas lendas tinham um cotidiano normal de qualquer mortal e mesmo podiam se machucar seriamente ou até morrer.
Não só dos celtas: o mesmo se aplicava a muitas outras mitologias pagãs, se não todas: é só com filosofias racionalistas e idealistas de tipo platônico que isso se torna inconcebível.

Na mitologia nórdica, Balder foi morto, Odin ficou caolho e Tyr ficou maneta.

Na mitologia egípcia, Osíris é morto e despedaçado.

Na mitologia grega, a deusa Métis é morta (engolida por Zeus), Dioniso é morto e ressuscitado, Urano é castrado e Hefesto fica aleijado (não nessa ordem, mas vocês pegaram a ideia...)

Na mitologia indiana, Shiva usa o terceiro olho para incinerar a cabeça do filho Ganesha em um ataque de fúria e depois, arrependido, implanta uma cabeça de elefante no lugar.
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Mensagem por William de Baskerville 29/6/2021, 13:36

Legolas escreveu:O nome Breasil derivaria do gaélico bress (abençoar)
Essa é uma falsa etimologia, ou "etimologia popular". A Hy Brazil ou Hy Breasail (ilha de Breasal, o guerreiro) foi identificada pelos monges eruditos com as "Ilhas Abençoadas" (Fortunatae), os Campos Elísios dos gregos e romanos, mas a origem do nome é outra. Não existe o gaélico bress ("abençoar" é beannaigh ou coisric) e o inglês bless é uma palavra de origem germânica, derivada de blood (pelo costume pagão de derramar sangue nos altares).
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Mensagem por Legolas 29/6/2021, 18:24

Que Guerreiro?

Estava perguntando a um amigo celtista que é mais chegado nestas questões linguísticas do que eu e ele me explica que no caso beannaigh é Gaélico Escocês enquanto no Gaélico Irlandês seria beannacht.

Detalhes a parte, quero só salientar que coloquei uma explicação entre várias as, digamos, mais razoáveis ou palatáveis que conheço. Agora isto tal como disse de Breasal ser um Sidh cujo nome significa "chefe dos guerreiros", pois ele reinaria sobre os guerreiros mortos (mais ou menos como Odin no Walhalla) é algo que totalmente desconheço.

Mesmo até porque, invocando de novo meu amigo celtista como consultor informal, guerreiro em gaélico é gaiscíoch ou laoch, bem como também que mais próximo tem como nome remotamente parecido como Breasall ou Breasail seria o lendário druida Bressal Etarlan.

Ocorre que Bressal Etarlan nunca em vida foi guerreiro, seja chefe dos guerreiros, nem dono de qualquer Sidh, Tir ou Hy, tampouco reinava sobre guerreiros mortos (nem nenhum deus ou deusa fazia isto até onde recorde).

Daria para explicar mais um pouco de onde deduziu que Hy Breasall fosse ilha do guerreiro ou mesmo falar quem seria este chefe dos guerreiros?
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Mensagem por Legolas 29/6/2021, 18:28

Olha, não é só com a presença de filosofias racionalistas e idealistas de tipo platônico, tal como diz William, de que se torna inconcebível a digamos perenidade das divindades.

A regra é que os deuses sejam imunes e não compartilhem do mesmo destino e estilo de vida dos reles humanos, porém, como toda regra comporta exceções só que estas não são tamanhas e nem tão frequentes ao ponto de dizer que era encarado como normal que as divindades ficassem doentes, ferissem de modo fatal, corressem o risco de ficarem aleijadas ou mesmo morressem por advento de velhice.

Esta lógica, ficando foco de atenção na Europa, só se quebra no caso de divindades nórdicas, germânicas ou mesmo celtas onde a finitude da existência dos deuses não era de toda afastada como acontecimento normal.

Por conta disto se Osíris é despedaçado ele mais adiante tem sua integridade corporal restaurada e volta a ficar vivo por ações de Ísis, o mesmo se dá com Ganesha que tem sua cabeça depois de decepada substituída por uma cabeça de elefante e assim por diante.

Aliás, figura curioso que justamente onde foi o berço destas filosofias racionalistas e idealistas de tipo platônico também não alimentassem os mesmos tipos de conceitos que depois vieram influenciar gerações futuras na interpretação de sua realidade. Mas, opinião é opinião.......que seja.

Mas claro, aqui estamos no terreno frágil da opinião e da interpretação subjetiva de mitologias, bem como também uma avaliação meio pessoal de crenças, valores e conceitos oriundos de uma realidade estranha à nossa. Ciência Exata decerto isto aqui não é. Wink
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Mensagem por William de Baskerville 29/6/2021, 19:24

Legolas escreveu:Esta lógica, ficando foco de atenção na Europa, só se quebra no caso de divindades nórdicas, germânicas ou mesmo celtas
Só?! Se acrescentar as gregas (castração de Urano etc.) o que é que sobrou das mitologias europeias?

Por conta disto se Osíris é despedaçado ele mais adiante tem sua integridade corporal restaurada e volta a ficar vivo por ações de Ísis
Você deveria saber que não fica. Ísis não conseguiu recuperar os órgãos genitais de Osíris e por isso ele não pôde ser ressuscitado. Ficou como deus dos mortos, reinando sobre o Amenti (o além).
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Mensagem por William de Baskerville 29/6/2021, 19:28

Legolas escreveu:Daria para explicar mais um pouco de onde deduziu que Hy Breasall fosse ilha do guerreiro ou mesmo falar quem seria este chefe dos guerreiros?
mini Vocabolario celtico-francese
http://www.melegnano.net/celti/francel01b069.htm Brisso-ualos
Nom d’homme : « Celui qui mène au combat » ?
Etymologie
Prénoms Irlandais Bressual/Bresal
Cf (Brestelo : Combat)
Correspondance
* Brestelo/Brusio : Combat
* Ualos : Meneur



Origin of Bressal
http://www.surnameweb.org/Bressal/surname-origin.htm Origin of Bressal, Meaning of Bressal

Origin: The Irish surname Brazil and it's variants are anglicized forms of the Gaelic 'O'Breasail'. The name is of patronymic orgin, derived from the first name of the father of the initial bearer. In this instance, the name indicates 'son of Breasail', an ancient Gaelic personal name derived from the Gaelic 'bres' meaning 'stife or brave and strong in conflict'.
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Mensagem por William de Baskerville 29/6/2021, 19:29

Sobre Breasal como rei do outro mundo:

http://www.fantompowa.net/Flame/brazil.htm In the Welsh and Cornish myths, Bresal was a High King who made his home in the Otherworld "which is sometimes called Hy- or I-Breasal in his honor". Like in the Irish myth, "His world is visible on only one night every seven years". Thus, it is clear that the Celts of Galicia, Cornwall, Wales, Ireland and sailors from England all knew of the legend of the lost land of Brazil.

The Celtic Encyclopedia

http://books.google.com.br/books?id=bsNuTKJ9w4QC&pg=PA384&lpg=PA384&dq=breasal+death+otherworld&source=web&ots=YkmigXjgRo&sig=_er6l5LBTFMZHo8XckA7IbINcg0&hl=pt-BR&sa=X&oi=book_result&resnum=2&ct=result

veja Breasal Etarlam (pág. 384)
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Mensagem por Larry Bi 29/6/2021, 23:03

Hi, Brazil

Estamos desviando o tópico. Estamos passando do assunto para um novo combate sem sentido. Como todos aqui sabem, existem muitas interpretações sobre esses assuntos. Mais ainda sobre as terras "imaginárias"do que qualquer outro. Tróia (dizem que foram, no mínimo, sete), Atlântida, Hy-Breasel e por aí vai. Ninguém aqui vai resolver esse impasse. Não há verdade sobre o assunto. Mas, como mais vale um gosto do que um caminhão de abóbora, criemos um novo tópico! Mas neste, vamos tentar algo mais teórico, menos apegado a "eu sei, você não sabe". Enfim, vamos construir! Os argumentos que eu propus, pouquíssimas vezes eu os vi em trabalhos sobre os celtas. Quem viu, que acrescente. Quem não viu, que ajude na construção de um. Chega de rame-rame, vamos elaborar!!!!
Larry Bi
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