Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mitologia Celta

+7
Ser ou Não Ser
Ave de Rapina
Simão, o Mago
Legolas
William de Baskerville
Marco Polo
Larry Bi
11 participantes

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Sir Galahad 17/1/2024, 13:46

Os galatas formavam guardas pessoais e unidades de elite de Herodes, Cleopatra e Caligula!
Sir Galahad
Sir Galahad

Mensagens : 513

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Legolas 17/1/2024, 13:49

Sobre a Galácia

Esclarecendo ainda que a Galácia dos celtas (muito instável politicamente) correspondia apenas parte da região centro-oeste do que seria ela como Província Romana, o que ocorreu ao tempo do governo do Imperador romano Otávio Augusto quando justamente então o rei Amintas dos Galátas (não confundir com o macedônio Amintas) veio a falecer em 25 a.C. (o Império Romano dava seus primeiros passos ainda já que surgiu ao mundo em 27 a.C)

Agora que eles fossem a esta altura já mais gregos que celtas, haja visto que mesmo o nome do monarca carregava uma raiz antroponômica grega?

Até pode ser que em seus costumes estivessem bem helenizados (tal como os gauleses do sul ficaram a seu tempo romanizados), só que não estavam totalmente descaracterizados como cultura celta na medida em que o idioma gálata preservou-se intacto até pelo menos o século IV d.C como pode ser atestado a estes respeito segundo o depoimento de Jerônimo de Strídon ou ´São Jerônimo´ que observou que os habitantes da região detinham um idioma peculiar bem antigo trazido por seus ancestrais (adite-se muito semelhante ao que seria falado na época pelo o povo de Trier no que é hoje a Renânia alemã)

Diga-se que mesmo etnicamente nota-se que até hoje a população de Ancara, em tese descendentes dos gálatas, guarda mais características caucasianas do que semitas tal como se vê em Istambul, por exemplo.

Aliás, o que motivou o deslocamento dos celtas até aquela região se deu menos (na minha opinião) por razão de investidas calculadas em busca de domínio territorial e mais por motivo pura e simplesmente de ´fuga´ do território do qual eram originários. (via de regra creio que boa parte do deslocamento migratório no período lateliano se deu tão-somente por motivação dos celtas estarem fugindo de inimigos mais hostis representados por tribos germanas e nórdicas)
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Legolas 17/1/2024, 13:51

A origem dos centauros

Sobre esta invasão celta a Grécia que fala o colega acima é interessante observar que existe a teoria de que a visão dos celtas montados a cavalo teria originado o mito do centauro, ser quimérico metade cavalo e metade homem. (outros falam que a origem seriam os hititas)

Há também discussão se houve mesmo esta invasão de Breno ao Oráculo de Delfos, onde aproveita bem a ocasião para expressar todo seu menosprezo e escárnio as divindades gregas, sendo há os que digam que os responsáveis pelo templo teriam sido os persas bastante tempo depois.

Os gregos também tem sua versão mítica a respeito da criação da Galácia que pode ser vista aqui no tópico em ´A origem da Galácia pelos gregos´ pelo Hermes Trismegistus.
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Legolas 17/1/2024, 13:52

Uma versão

Em relação aos gálatas atuando como guarda pessoal e unidade de elite para personalidades históricas tais como Herodes e Cleópatra resta salientar uma versão mais digamos ´mística-esotérica´dos eventos onde vincula-se o saber druídico destes celtas com a tradição esotérica grega, egípcia e hebraica com a emergente religião da época: cristianismo

Tudo isto teria criado uma doutrina pra lá de sui generis do qual alegam serem portadores ordens iniciáticas tais como a F.R.C, a A.M.O.R.C e a Sociedade Teosófica.
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Legolas 17/1/2024, 13:56

Em detalhes

Lendo a data que o Sir Galahad citou eu confesso que fiquei encucado, isto é, vinha na minha mente algo a respeito só que não definia bem o que era. (memória já tá falhando, sinal que a idade já tá fazendo suas cobranças) Recordava que não podia ser a Galácia nesta época parte do Império Romano pelo motivo simples que não havia ainda historicamente o dito Império, mas... daí vasculhei nas minhas anotações e achei isto aqui:

´O nome geográfico e político da Galácia é usado em dois sentidos. O primeiro significado designa o Planalto da Anatólia Central entre o Ponto, a Bitínia, e a Licaônia. O nome deriva dos gauleses que invadiram a Macedônia, Grécia e Ásia Menor em 279 a.C e anos seguintes; finalmente eles se estabeleceram na Anatólia, onde formaram um reino. Em 64 a.C a Galácia tornou-se um estado dependente de Roma, e nos anos seguintes o território do reino foi ampliado pelas regiões vizinhas. No segundo sentido, Galácia designa a província romana da Galácia, estabelecida em 24 a.C, depois da morte do último rei, Amintas: Incluía a região da Galácia e as regiões da Pisídia, Panfília, e parte da Licaônia, Depois desta data, o nome Galácia foi usado para designar a província.´

FONTE : MACKENZIE, J.L. Dicionário Bíblico. / Paulinas p.369

Quer dizer, cronologicamente a Galácia perde sua soberania para Roma já ao tempo que ela era ainda República (no ano 64 a.C) e posteriormente com a morte do último rei dos Gálatas (no ano 25 a.C) e já ao tempo do Império Romano é que ela se transforma em sua Província.

Seguindo esta linha de eventos no 22 a.C três povoados foram transformados em cidades no interior da Galácia por força de decreto imperial, recebendo cada qual os nomes correspondentes a três maiores tribos gálatas da época. (ainda não achei quais seriam os nomes, quem souber favor falar)
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Ave de Rapina 17/1/2024, 14:01

Sobre Paulo e Tiago

No cristianismo nascente do oriente próximo a fé cristã estava trelada à aceitação da fé judaica, uma vez que os do caminho (nome dado aos membros da seita nascente) eram nada além de judeus que acreditavam ter testemunhado o cumprimento de uma profecia antiga dos hebreus...

Mas essa conjuntura começa a mudar quando da conversão de Paulo... é de conhecimento público que as formas atuais do cristianismo são devidas à teologia do apóstolo Paulo, mas qual foi a grande diferença que ele fez?

Ele descolou o cristianismo do judaísmo e o fez baseado em uma escola profética reconhecida pela ortodoxia judaica... Paulo extinguiu a observancia da torah entre os cristãos, mas não sem antes passar por problemas com os outros apóstolos...

Tiago representava um partido que não acreditava ser possível ser cristão sem ser judeu, e apesar de Paulo ter recebido dos apóstolos de Jerusalem licença para pregar o evangelho aos gentios, Tiago ainda assim sentiu-se incomodado com o conteúdo da pregação de Paulo, e por conta disso enviou um grupo de homens atrás de Paulo, seguindo-o, a fim de "consertar" a pregação de Paulo naquilo que Tiago a considerava deficiente...

Pois bem, a carta aos galatas é uma resposta de Paulo a esses emissários de Tiago, que haviam passado pela Galácia e tentado desfazer a pregação de Paulo, a eles Paulo responde reafirmando a não necessidade de ser judeu para ser cristão...
Ave de Rapina
Ave de Rapina

Mensagens : 335

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Legolas 17/1/2024, 14:03

Desta corrente dos partidários de Tiago terminaram surgindo seitas como dos chamados ´Ebionistas´ (séculos I e III d.C) que firmando na ideia da necessidade de ser judeu para ser cristão partiram para elaborar uma doutrina que negava a natureza divina de Jesus como Filho de Deus (tese que é seguida também pelos ´adocionistas´) para no lugar situa-lo com Profeta quem sua vinda e martírio anuncia o restabelecimento do Reino de Israel e onde todos os autores do Novo Testamento (com exceção de Mateus) eram situados como apostatas (renegados da fé verdadeira)

O curioso que a Igreja de Tiago era mais diretamente controlada pelos próprios apóstolos em Jerusalém (após suplantados por um sinédrio de anciões), enquanto a Igreja de Paulo corria frouxo de qualquer controle externo mais rigoroso. Quer dizer pela lógica Tiago tinha mais chance de vencer Paulo e sua doutrina do que o inverso.
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Legolas 17/1/2024, 14:05

Ah, sim... Como Paulo conseguiu a façanha de vencer adversários tão fortes quanto Tiago? No texto bíblico encontra-se a explicação, ele mesmo diz :

"Embora eu seja livre e não pertença a homem algum, eu faço-me escravo de todos, para conquistar os mais que puder" (Coríntios 9:19).

E faz isto ´Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei.´
(Coríntios 9:21)

Quer dizer, Paulo não se fez rogado de assumir os costumes pagãos quando bem fosse necessário na intenção de assim melhor cumprir seu papel missionário de converte-los a nova fé.

Aos críticos como Tiago ao fazer isto Paulo abriu a guarda demais e perdeu o rumo, criando ao final uma religião que talvez não tivesse nada haver com aquela pregada por Jesus e fosse por demais sincrética com costumes pagãos. (celtas inclusive)

Aliás, coube ao Paulo que ao final a religião fosse chamada de ´Cristã´ já que os seguidores originários de Jesus de Nazaré assim não se auto-denominavam.

Ao meu ver, a doutrina pauliana serviu semente para o que seria muito tempo depois a Igreja Católica, isto é, emergida de um governo pagão de bases imperialistas tal como era o Império Romano que a ela se associou para firmar-se politicamente.
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Sir Galahad 17/1/2024, 14:06

Perfeito.
Legolas me faz um favor, outro grande formatador do que se tornaria a Igreja catolica como a conhecemos no seculo II era Irineu, bispo de Lugdunum, o que esse cara tinha de celta? Nao acho muita coisa. vc acharia?
Sir Galahad
Sir Galahad

Mensagens : 513

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Legolas 17/1/2024, 14:20

São Irineu

Segundo consta na origem Irineu (Santo Irineu para os católicos) era grego e teve como principal mentor o Bispo Policarpo (São Policarpo) que foi discípulo de ninguém menos do que o próprio João Evangelista (São João Evangelista), o que de outra forma representa dizer que como grego ele teve contato com as principais (ditas) ´heresias´ quanto também por seu pupilo de quem foi era um continuador da chamada tradição joanica. (permeado de visões do Fim do Mundo, parusia e coisas do gênero tal como poderia ser esperado de alguém seguidor do autor Livro da Revelação do Apocalipse)

Agora é verdade que ele foi bem além do que seus mentores em termos intelectuais visto que não só transcendeu em muito a tradição joanica quanto fincou pé em relação a ´novidades teológicas´ com quem travava contato . Tudo isto sem virar um apologista de reações violentas contra a heresia, muito pelo contrário sempre foi uma voz em prol do diálogo entre a Igreja do Oriente e a do Ocidente tal como o maior defensor da postura que a heresia se ´curava´ com o esclarecimento trazida pela iluminação do Espírito Santo.

Nesta forma que Irineu chegou a bispo de Lugdunum, travando contatos com pessoas que viviam uma região onde várias crenças se estabeleciam tal como heresias eram criadas ao sabor do momento. Tudo isto sem render-se ao apelo fácil de combater as heresias pela excomunhão, submeter conversões a força e nunca negando-se a ouvir os argumentos do outro lado.

Infelizmente apesar de haver registro de Irineu ter produzido em vida uma rica obra teológica, comparável bem mais tarde só com São Tomás de Aquino ou Santo Agostinho, apenas sobreviveu intacto o livro ´Adversus Haereses´ onde ele nomeia como ´grande heresia´ a chamada ´gnose´ (termo que ele foi o primeiro a usar para designar uma série de seitas surgidas nas sombras da Igreja do Oriente) e especifica as várias correntes que vieram a aparecer por sua inspiração.

Assim, realmente ele tinha pouco de celta mesmo...
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Legolas 17/1/2024, 14:22

Uma história de amor........ celta.

Finn mac Cumhaill era o nome de um valoroso guerreiro que tinha em seu comando outros não menos valentes combatentes que em grupo o seguiam e em sua honra ostentavam o nome de Fenianos.

Ele era filho do corajoso Cumhaill e da bela Muirné cujo os encantos faziam páreo duro com os profundos conhecimentos místicos que lhe foram legados por seu pai que era ninguém menos do que Tadg mac Nuadat, um dos maiores druidas que a Irlanda já viu e cujo a herança de sangue criaria vínculos de descendência com os próprios Tuatha Dé Danann.

Como fruto desta união Finn tinha herdado de seus pais a força de Cumhail e a inteligência ( e beleza ) de Muirné, não por menos ele era invencível no campo de batalha, admirado por seu povo . louvado em sua valentia até por reis e cobiçado por todas as mulheres. ( e mesmo por futuros sogros (as) que o viam como genro ideal para suas filhas )

A idade avançava e escolher uma esposa se fazia necessário para dar continuidade a sua linhagem e por forças alheias a sua vontade,derivada mais de acordos políticos do que a vontade de seu coração, Finn teve a encantadora Gráinne como sua prometida o que garantiria uma prole com origem social calcada na antiga aristocracia irlandesa do qual infelizmente o nosso herói não possuía.

Ocorre que eles não se amavam, o casamento fruto do arranjo político e mesmo a diferença de idade não era da menores. Assim nesta condição quando Gráinne travou contato com o jovem Diarmuid Ua Duibhne o amor não tardou a acontecer.

Sim, porque o jovem Diarmuid desfrutava do convívio do casal num nível de intimidade enorme pelo fato que ele era tomado como filho fosse pelo próprio Finn e por outro lado a jovem Gráinne como toda moça de ´´boa família´´ era mantida desde a tenra infância afastada de qualquer contato masculino no intento de assim manter-se casta e pura para seu futuro esposo.

Não tardou para o amor de Diarmuid e Gráinne se consumar, tornando como derradeira solução dos jovens amantes fugirem...
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Legolas 17/1/2024, 14:23

Para melhor entender

Falamos de uma época onde a Irlanda encontrava-se organizada numa incipiente confederação de 04 Reinos rivais, onde Tara figurava como um poder simbólico que buscava harmonizar os conflitos na medida do possível a partir da autoridade esvaziada de uma triarquia decadente dos ´´Reis Supremos´.

Outrora Tara era toda-poderosa e seus Reis Supremos entronizados em meio de uma grandes cerimonia que marcava a união deles misticamente ( ou mesmo carnalmente segundo alguns ) com as divindades do panteão celta. Assim, os Reis Supremos representavam os deuses entres os homens ou mesmo eram o elo de contato privilegiado com o Outro-Mundo.

Ocorre que poder dos Reis-Supremos antes era assentado em bases militares e não situando apenas como algo meramente figurativo e de teor altamente mistico-religioso cujo o respeito era bastante vacilante seja por conta dos interesses conflitantes dos reis dos quatros reinos ou mesmo por descrença dos súditos dos antigos ritos e deuses.

Neste contexto, surgiram os Fenianos que arregimentado pessoas de todos os quatro reinos e ignorando qual fosse sua origem social partiam para defender a todos por toda a Irlanda.

O casamento de Finn com Gráinne era promissor na medida que ela sendo filha de um dos Reis Supremos ( Cormac mac Airt ) poderia ele unir numa só pessoa o Poder Espiritual de Tara com o Poder Militar dos Fenianos de modo que não restaria aos 04 Reinos do que submeter-se a nova autoridade constituída.
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Legolas 17/1/2024, 14:23

Para entender melhor ainda.

A respeito do Triângulo Amoroso entre Finn, Gráinne e Diarmuid existem mais de uma versão onde é modificado desde a ordem dos eventos até detalhes secundários. Assim temos :

- Diarmuid ora situa-se como primo de Finn, seja como seu sobrinho , filho adotivo ou meramente figura como grande amigo ;
- o primeiro encontro de Diarmuid com Gráinne se dá na sua viagem para ser apresentada ao seu futuro marido,pelo contrário se veêm pela primeira vez no que seria sua ´´festa de noivado´´ ou ainda tudo ocorre quando já está casada.
-Finn estaria se casando pela primeira vez , seja já seria viúvo com filhos ou mesmo veio se casar depois de tudo isto ;
-Fergus e Ossian ( filhos de Finn ) já seriam nascidos e em outras versões ainda não;
- Diarmunid é causa da traição, Gráinne que maliciosamente o seduziu ou bem ambos foram vítimas de um encantamento malicioso
- Na fuga de Diarmunid com Gráinne eles contaram com ajuda de alguns deuses ( Lêr, por exemplo ), noutra a salvação foi a astúcia de Diarmunid e por fim o sucesso se deu devido a misericórdia de Finn.

O básico é que houve uma traição conjugal e por conta dela uma divisão entre os Fenianos na medida em que alguns ficaram ao lado de Diarmunid o que minou gradualmente a autoridade de Finn e o respeito do Povo para com ele.

Assim no lugar de ser arquitetado uma união política-institucional da Irlanda sob os auspícios de Finn , fazendo uma junção entre Poder Espiritual de Tara e o´´ Manu Militare´´ dos Fenianos , vemos o inverso onde Finn termina morrendo em combate( por volta do ano 283 ) e os Fenianos extintos após vencidos na Batalha de Babhra. ( no ano de 284 )

No final os Reis Supremos lhe fazem oposição e buscam apoio numa aliança duvidosa entre os Reinos de Munster/Cúige Mhumhan( terra-natal de Gráinne ), Ulster /Cúige Uladh, Connacht /Cúige Chonnacht e Leinster /Cúige Laighean que deixam a rivalidade de lado pra dar com combate a Finn e aos Fenianos.
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Sir Galahad 17/1/2024, 14:24

E no fim já há fatos bem documentados?

E os Fenianos sao varridos no final, com o Eire voltando a fragmentação politica de fato até que Edward I, normando já dono de toda GraBritania desembarca no Eire,nao?
Sir Galahad
Sir Galahad

Mensagens : 513

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Sir Galahad 17/1/2024, 14:25

Conn MacCormac MacArt, no seculo III, quase unifica temporariamente o Eire, usando taticas romanas aprendidas no tempo em que ficou na Britania Romana, nao?
Sir Galahad
Sir Galahad

Mensagens : 513

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Legolas 17/1/2024, 14:25

Uma história de Amor - continuação

Ao final se registra uma fuga espetacular do casal Diarmuid e Gráinne com os Fenianos e o próprio Finn em seu encalço onde é relatado uma caça no melhor estilo de gato e rato onde de um lado temos vitalidade do apaixonado Diarmuid se revelando um desafio poderoso a astucia do furioso marido triado Finn .

Ao final o casal de jovens amantes quando encurralados em seu abrigo na mata pelos Fenianos recebem uma pequena ajuda dos deuses, ficando Gráinne invisível pela obra da magia para que pudesse fugir dali e deixar Diarmuid tranqüilo para lutar.

O abrigo tinha várias entradas, oito salvo engano, ficando cada grupo de Fenianos de guarda junto as portas para que Diarmuid não escapasse enquanto aguardavam a chegada do próprio Finn ao local para dar a ordem de atacar sem piedade o jovem traidor.

Ocorre que cada grupo que fazia guarda nas portas do abrigo eram divididos na sua origem ( com cada qual pertencendo a um clã e reino distinto ) e lá a lealdade deles seja em relação a Finn , mesmo a Diarmuid ou ao seus irmãos de armas entre Fenianos começou a vacilar. Sim, porque alguns se colocavam fiéis a toda prova ao líder Finn, outros nutriam franca simpatia a Diarmuid e alguns queriam simplesmente aproveitar a oportunidade para se vingar de ambos.
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Legolas 17/1/2024, 14:26

Uma história de Amor -Final

Sabe-se lá percebendo esta situação de ´´rebelião´´ a flor da pele entre os Fenianos o fato que Finn não deu a ordem de ataque como era esperado para no lugar colocar-se em desafio para duelar sozinho com Diarmuid.

Por seu Diarmuid, talvez inspirado por um forte ardil percebendo a situação periclitante ali presente, não encarou o desafio e disse que se o seu coração o fez trair Finn com sua noiva também através da voz do coração não podia negar para si mesmo que nunca seria capaz de levantar a espada contra Finn mesmo que isto dependesse sua própria vida e dito tal coisa largou de suas armas diante do espanto dos presentes para prontamente ficar de joelhos em posição de ser executado sem esboçar reação alguma .

Como reação depois de ouvir isto, num lance não menos dramático de reviravolta de enredo tão comum as lendas celtas , Finn termina saltando de suas armas ao chão fazendo menção que também não podia partir para o duelo.

De toda forma havia ali um impasse quase que insolúvel que envolvia a honra de ambos, onde tanto não era possível deixar Diarmuid simplesmente ir embora com Gráinne e nem Finn deixar sem resposta aquela traição.

Daí os deuses surgem trazendo de volta magicamente Gráinne, alguns falam que o próprio Lugh, intervindo na situação inspirados na forte honra que Finn e Diarmuid revelaram naquele momento tão crucial e conseguem selar a paz entre os dois. O resto para o casal foi na base : ´´ E foram felizes para sempre ´´ Desde é claro nunca mais aparecessem as vistas de Finn e os Fenianos bem como também partissem em exílio da Irlanda.
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Legolas 17/1/2024, 14:27

Sr Galahad:

Sim, ao final os Fenianos são totalmente destruídos. Porém, a fragmentação política sempre foi uma constante no Eire / Irlanda tal como fosse uma ´´maldição´´deixada como legado cultural dos celtas que padeciam deste mal cronicamente.

Ocasionalmente ao longo da História da Irlanda surge momentos de relativa estabilidade trazida pela mãos seja de ´´estrangeiros´´ ou expoentes da política local, só que é tudo meio a´´ força ´´ do que fruto de um consentimento coletivo de que a união nacional se fazia necessária.

Aliás, diga-se de passagem que crises de legitimidade do poder sempre foram de longa data obstáculos para definição de uma autoridade regularmente constituída na Irlanda que fosse perene e duradoura. - creio que só unem-se no futebol, para beber uma boa cerveja ou no ódio aos ingleses, não necessariamente nesta ordem ! Smile

O engraçado que esta ´´instabilidade irlandesa´´ tá projetando raízes e seus efeitos nefastos agora na União Européia, haja visto o rechaço recente por parte da República do Eire por via de plebiscito popular da adesão do país do chamado ´´ Tratado de Lisboa´´- algo que vai brecar reformas institucionais e representar um retrocesso sem paralelo na organização da UE como bloco supra-nacional.
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Marco Polo 17/1/2024, 14:29

Posso estar enganado, mas me lembro de ter lido sobre essa história com uma leve diferenciação de nomes, a saber, que o líder da coalizão de tribos se chamava Fionn, tendo a coalizão mesma o nome de Fianna, e sendo Finn, o pai de Fionn. De qualquer forma, a história por você retratada permanece, bem como os outros nomes envolvidos.
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Legolas 17/1/2024, 14:49

Morrigan e o Amor

Em relação ao panteão celta não é possível dizer que esta ou aquela divindade fosse vinculada estritamente a uma certa característica onde fosse possível designa-la de ´deusa do amor´, ´deus da guerra´ ou coisa que o valha.

Assim Morrigan amava sim com tanta volúpia quanto com fúria partia para o combate, só que não dá para concluir que por conta disto fosse uma divindade voltada ao culto destes atributos mesmo até que os celtas que a reverenciavam ritualisticamente o faziam tendo em vista a encara-la como uma digamos ´fonte de inspiração´.

Aliás, pela lógica das crenças celtas as divindades não teriam respeito por quem lhes se pusesse ao seus pé para em total submissão render-lhe culto e e tampouco estavam ali para realizar os desejos dos seus fiéis em troca de oferendas. Por conta disto originalmente não faziam imagens de seus deuses pela ideia que seria absurdo poder representa-las e uma arrematada tolice render homenagem a estátuas. (na mesma razão não construíam santuários)

Fugi um pouco do assunto, voltemos a ele...
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Legolas 17/1/2024, 14:52

Se entre os gregos a ideia de ´amor´ se revestia na forma de ´Ágape´, ´Eros´ e ´Philia´ por seu lado entre os celtas havia a noção de ´Anam Cara´(seria uma palavra de raiz gaélica onde ´Anam´ quer dizer ´alma´ e ´cara´ significa ´amigo´)

Para alguns a ideia de ´Anam Cara´ tem uma conotação espiritual (´alma gêmea´), outros aludem um sentido sexual de amor homoerótico latente em seu uso e por fim há os que falam de ser expressão do sentimento inato de camaradagem que só surge entre pares num campo de combate que entregam a própria vida aos cuidados do outro para que juntos lutem sem hesitação contra um inimigo comum.
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Legolas 17/1/2024, 14:53

A título de curiosidade :

Morrigan só foi vencida no campo de batalha apenas uma única vez em toda sua divina existência, a saber quando enfrenta Cuchulainn (uma espécie de semideus e herói celta ao estilo de Hércules dos gregos)

Ocorre que justamente Cuchulainn representa aquele que foi seu grande e e derradeiro amor, amor este que nunca foi correspondido para grande frustração da deusa que teve todos homens que assim desejou. (e talvez mulheres também)

A questão é que se Morrigan ama Cuchulainn porque ele a venceu no campo de batalha ou este nunca teria conseguido tal façanha porventura ela não o amasse?

De toda maneira mais curiosa é a reação de Morrigan a esta decepção amorosa, já que recolhe-se ao Sidh (um recanto de descanso eterno para as divindades) e vai assumindo ao longo do tempo características mais que tipicamente vampirescas na qualidade de "Rainha Fantasma" ou "Rainha dos Mortos-Vivos" , perdendo por completo a imagem de grande guerreira e luxuriosa mulher que detinha de outrora.

Pois é, também os deuses sofrem as mazelas de um amor não correspondido.
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Legolas 17/1/2024, 14:57

O fato é que o normalmente encarado genericamente como ´divindades celtas´ o são na verdade deuses e deusas integrantes do panteão de divindades de tribos celtas insulares. ( leia-se Irlanda, principalmente )

Mesmo os Tuatha Dé Danann parecem ser uma mescla de divindades de vários tribos celtas (por exemplo, Brigith era da tribo dos Brigantes) que por alguma razão ao se associarem fizeram uma versão sincrética de suas crenças fazendo a divindade de cada tribo se transformar numa espécie de membros comuns de uma ´ Grande Família´ de divindades ( ou tribo divina )

Quanto as divindades primevas dos celtas continentais de regiões originárias dos seus primeiros núcleos de povoamento só dá pra especular. Quem sabe Tutatis, Cenn Cruach ou Cernunnos fossem exemplares destes deuses.
Legolas
Legolas

Mensagens : 348

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Celta - Página 5 Empty Re: Mitologia Celta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos